Sua língua na Internet

 

(bar.ra)

sf.

1. Peça longa, estreita e sólida, us. para fixar, apoiar etc

2. Metal. Bloco de metal fundido, em forma de barra (1) (barra de ouro)

3. Bloco compacto, ger. retangular, de algum material; porção sólida, em forma de tablete, de certos artigos de consumo (sabão em barra): Comeu várias barras de chocolate.

4. Peça reta, estreita, alongada e rígida de madeira, metal, gelo etc.

5. Numa roupa, tira de tecido ou outro material us. como enfeite ou acabamento; BARRADO; DEBRUM; FAIXA

6. P.ext. Cons. Decor. Qualquer acabamento que serve de enfeite ou arremata ou circunda algo (barras de azulejos); ARREMATE; BANDA

7. O mesmo que bainha

8. Vest. A parte inferior de uma roupa (barra da saia); FÍMBRIA

9. Esp. Aparelho de ginástica constituído de uma peça cilíndrica horizontal, ger. de ferro, cujas pontas se fixam em dois suportes verticais

10. Dnç. Espécie de corrimão roliço de madeira, metal etc. preso horizontalmente ao longo de uma ou mais paredes de uma sala de dança ou ginástica para servir de apoio em certos exercícios [Tb. barra fixa.]

11. P.ext. Dnç. A série de exercícios feitos nessa barra: A aula de hoje não teve barra

12. Art.gr. Traço em diagonal (/) us. convencionalmente para separar números ao escrever datas (dia, mês e ano), endereços (número de edifício e número de um apartamento), frações (numerador e denominador), para separar versos de um poema quando escritos na mesma linha, etc.

13. Geog. Entrada de baía; EMBOCADURA

14. Bras. Gír. Qualquer coisa ou situação difícil, árdua; EMBARAÇO; ESTORVO; PROBLEMA: Desistiu do concurso quando percebeu que a barra estava difícil

15. Bras. Gír. O mesmo que barra-pesada

16. Mob. Armação de cama sem cabeceira

17. Jur. Grade de madeira que separa os magistrados do público, nos tribunais [Mais us. no pl.]

18. Geog. Banco ou coroa de areia e outros sedimentos que os rios trazem e depositam no local em que desembocam

19. Geog. Depósito de aluvião, paralelo à costa, no local onde há equilíbrio entre a corrente marítima e a fluvial

20. Her. Listra que atravessa diagonalmente o escudo, do canto superior direito para o lado inferior esquerdo

21. Mat. Sinal colocado sobre os símbolos dos elementos de um conjunto para indicar uma operação de associação desses elementos

22. Est. Sinal colocado sobre o símbolo de uma variável para indicar uma estimativa da sua média aritmética

23. Inf. Faixa longa e estreita da interface gráfica de um programa, que pode conter menus e outras informações, além de servir para deslocar horizontal ou verticalmente, na tela, o conteúdo apresentado

24. Inf. Cada um dos elementos do código de barras

25. PB Nuvem carregada que, ao pôr do sol, aparece no horizonte

26. SP Parte inferior da copa da laranjeira, quase ao nível do solo

27. Lud. Jogo infantil, de pegar, em que cada jogador corre para desafiar determinado adversário, batendo três vezes na sua mão e fugindo depois em direção ao próprio campo, perseguido pelo adversário; depois de acolhido, um dos companheiros persegue o oponente que lhe estava no encalço

sm.

28. Fig. Pessoa vigorosa, forte, poderosa

29. Mús. Sarrafo de madeira no interior de alguns instrumentos musicais, como piano, violino etc.

30. Tip. Parte da frente da caixa tipográfica

[F.: Do lat. vulg.*barra 'travessa, tranca de fechar porta'. Par./Hom.: barra, barras (sf. e pl.), barra, barras (fl. de barrar).]


Aguentar a barra
1 Suportar ou superar situações difíceis, penosas etc., mobilizando esforços, paciência e capacidade de resistência


Barra de botões
1 Inf. Na interface gráfica de aplicativo, faixa com ícones que permite acesso mais rápido às ferramentas de trabalho do programa; barra de ferramentas.


Barra de compasso
1 Mús. Traço vertical que separa dois compassos na pauta musical.


Barra de direção
1 Mec. Em veículo automotivo, a barra (1) que transmite o movimento rotatório do volante à caixa de direção, para orientar as rodas na direção pretendida.


Barra de ferramentas
1 Ver Barra de botões.


Barra de menu
1 Inf. Em interface de aplicativo, faixa horizontal contendo palavras que representam grupos de possíveis opções de operação pelo usuário, e que ger. se desdobra, cada uma, numa lista dessas operações quando nela se clica com o mouse.


Barra de rolagem
1 Inf. Em interface de aplicativo, barra horizontal ou vertical com um botão que faz rolar o conteúdo da janela no sentido horizontal ou vertical.


Barra de tarefas
1 Inf. Em interface de aplicativo, faixa (ger. horizontal e no pé da janela) com botões e ícones que abrem, ao clicar do mouse, links, programas, arquivos etc.


Barra dupla
1 Art.gr. Sinal representado por duas barras verticais paralelas (||), us. como elemento de separação entre textos.
2 Mús. Barra de compasso dupla (duas paralelas), que indica o fim de um trecho musical.


Barra fixa
1 Dnç. Ver barra (10, 11) [Tb. apenas barra.]
2 Esp. Equipamento de ginástica masculina que consiste numa barra horizontal apoiada, a 2,5m de altura, em duas hastes verticais, na qual o ginasta se pendura para dar início a série ininterrupta de exercícios (giros, acrobacias, paradas de mão etc.).


Barra limpa
1 Pop. Situação, evento, pessoa etc. que não devem trazer problemas, dificuldades ou perigos.


Barra ônibus
1 Eng. Elet. Barra us. para transportar uma grande corrente elétrica ou para conectar vários circuitos de uma só vez.


Barra pesada
1 Bras. Fig. Pop. Coisa, situação ou pessoa difícil de ser enfrentada, que ameaça ou traz perigo, que oprime: As crises familiares foram barra pesada (para os irnãos) [Tb. apenas paralelas.]


Barras assimétricas
1 Esp. Equipamento de ginástica feminina que consiste em duas barras cilíndricas, horizontais, paralelas e a diferentes alturas do solo, utilizando-se das quais a ginasta executa exercícios de giro, acrobacias, troca de barras etc.


Barras paralelas
1 Esp. Equipamento de ginástica masculina que consiste em duas barras roliças de madeira, paralelas, suportadas em hastes verticais a 1,70m de altura, nas quais se o ginasta se apoia nas mãos e nos braços para executar, sem interrupção, giros, acrobacias, paradas de mão etc.


Forçar a barra
1 Ir além dos limites do que é razoável ou sensato; exagerar.
2 Fazer grande esforço, empenhar-se muito.


Segurar a barra
1 Bras. Pop. Ver Aguentar a barra. [Tb. apenas sujar.]


Sujar a barra
1 Bras. Pop. Fazer (alguém) algo que prejudica, desprestigia a si mesmo ou outrem
2 Surgir ou ocorrer dificuldade, situação difícil.


Uma barra
1 Gír. Situação, fato ou pessoa difícil, complicada, penosa.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Resto

Substantivo

sobejos,migalhas,sobras,excedente,excesso,remanescente,ensancha,sarandalhas,maravalhas,aparas,diferença,resíduo,resquício,fragmento,cisalhas,ramentos (ant.),caídos,coto,toco,arnela,barra,pé de vinho,fezes,varredura,lixo,rapalha,litargírio,rabeira,biscatos,restolho,relíquia,despojos,magma,impureza,sedimento,aluvião,sujidades;jorra,cuim,sarro,refugo;outo,rebotalho,cigalho,cinzas,carusma,detritos,destroços,ruínas,ossada,ossaria,ossama,esqueleto,caveira,saldo,crescidos,escória,complemento,escorralha,escorralho,escorralhos,fundagem,fundalha,fundalho,superfluidade;marroxo,sobressalente,sobrevivente,o mais,o restante,restojo,gato,pisca,ponta.

Adjetivo

restante,remanente,remanescente,subsecivo,resíduo,deixado,sedimentar,sedimentário,sobrevivente,supervivente,subsistente,sobrevivo,excedente,passante,líquido,supérfluo;abandonado.

Verbo

restar,ficar,sobrar,ficar de sobra,sobrerrestar,remanescer,ficar além do necessário,sobre-exceder,sobreviver,subsistir,sobejar.

Advérbio

restantemente,remanentemente,remanescentemente,subscecivamente & adj..

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Limite

Substantivo

linda,linde,marca,linha,divisa,discrime,discrímen,confins,termo,enoclave,fronteira,raia,arraia,fimento,afimento (ant.),contérmino,extrema,extremadela,extremidade,sesmo (ant.),terminação,barra,barreira,meta,risca,remate,término,órbita,baliza,marco,pinoco,cipo,colunelo,bões = marcos de pedra,fradépio,mogo,padrão,piqueta,malhão;marco primordial,marco principal,marco terminal,marco condutor,marco testemunha;linha divisória,linha divisora,linha demarcadora;circunvalação,linha de cumeada,talvegue;pilares,colunas de Hércules;Rubicão,barbeito = outeiro divisório.

Adjetivo

limitado,limítrofe,definido,contérmino,terminal,fronteiro,fronteiriço,confinante;raiano,arraiano,confinal,finítimo,limitativo comarcão,comarcante,lindeiro.

Verbo

limitar (estar contíguo),demarcar,balizar,delimitar,divisar,estremar,lindar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Rio

Substantivo

deflúvio,flume ou flúmen (poét.);água corrente,viva,doce;borbotão,cachão,borbulhão,repuxo,escoamento,afusão,jorro,jorramento,esguicho,esguichadela,bica,zicho,jato,jacto,golfada,jet d’eau,gorgolão,gorgolhão,dimanação,difluência,descento da maré,Gulf-stream,subcorrente;revessa = corrente marinha,corrente submarína;mãe;tromba d’água,manga d’água;serpes de cristal,catadupa,assonjo (ant.),catarata,cascata,levada,salto,cachoeira,queda d’água,itupava = itupeba = itupeva,ravina,corredeira,despenho,caudal;Niágara,Iguaçu,Paulo Afonso,cataclismo,débâcle,cheia,enchente,undação,inundação,dilúvio,chuva,rega (pop.),garna,garoa,relento,sereno,orvalho,rocio,molhe-molhe,chuvisco,merugem,meruginha,chuvisqueiro,molinha,moinha,bruega,aguaceiro,borraceiro,estilicídio,stillicidium,gotejar,gota,pingos,borrifos,salpicos,peneira;pancada,corda,pazada d’água;chuvada,chuvarada,temporal,tempestade,salseiro,salsada,bátega d’água,chuveiro,pirajá,cordoada,corrente,correnteza,lada,curso,influxo,fluxo,afluência,fluência,fluidez;maré,ressaca,caudal,raudal (ant.),rolheiro,torrente,olheiro,olheirão;ribeira,ribeirada,fonte,fontainha,olho-d’água,chafariz,arroio,ribeiro,ribete = regato,córrego,regueira,regueiro,ribeirinho,manancial,manadeira,manadeiro,matriz,riacho,ribeirada,braço,esteiro,ria,enxurro,regadeira,enxurrada,lava,lavada,rega,pena d’água;afluente,tributário,contribuinte,vassalo,súdito,aliado,irmão gêmeo,onda,enciclia,remoinho,sorvedouro,vórtice,maremoto,absorvedouro,turbilhão,voragem,Maëlstrom,vaga,vagalhão,carneiro,carneirada,mareta,levadia,marulhada,quebrança,enchia,fola,encapeladura,saca,marejada,maresia,fluxo e refluxo,rafa (ant.),maré cheia,preamar,esto,contramaré,baixa-mar,maré vazia,vazante,macaréu,pororoca;chapeleta,aguagem,transbordamento,confluência,reunião,junção,barra,ligação,juntura,comporta;represa,eclusa;(ciência dos líquidos em movimento): hidrodinâmica,hidráulica,potamografia,hidromecânica,hidrometria;pluviometria;ombrômetro,pluviômetro,udômetro,irrigação,alagamento,bomba,tomadoura,nora,estanca-rios,cegonha,regador,aguador,aríete,carneiro,bombacho,chupela,chupadouro,seringa.

Adjetivo

fluente,fluido,diluente,afluente,correntio,corrente,largífluo,trépido,blandífluo,serpejante;fluminense,flumíneo,fluvial,fluviátil,chuvoso,nimbífero,nimboso,pluvial,pluvioso,pluviátil,molinhoso,ribeirinho,justafluvial,setênfluo (poét.),multifluente;caudaloso,diluvioso,unduloso,grande,grosso,soberbo,nubígeno,flutuoso,undoso,fontal,fontanal,fontanário ou fontenário,desaguador,derramado e v.;aparcelado,revolto,espadanado,vorticoso,caudal,torrentoso,turbinoso,undante,undoso = caudaloso,undífero,undíssono,undífluo,undíflavo,torrencial,cabedal,principal,marulhoso,tempestuoso,pateiro,piscoso,venoso,venífluo.

Verbo

correr,difluir,fluir,passar,escoar-se,derivar,serpear,ondear,arroiar,gorgolhar,rebentar,zichar,refluir,sair em borbotões,precipitar-se em torrentes;ir,deslizar,vazar,esguichar,espipar,sair de jato,jorrar,golfar = resfolegar,espirrar,repuxar,espadanar,chapinhar,fazer a água repuxo,sair em repuxo,esparrinhar,borbotar,sair,nascer,manar,brotar,escorrer;gotejar,golfar,golfejar,gorgolar,gotear,pingar,porejar,destilar,filtrar,desbordar,espraiar,transbordar,derramar-se,regurgitar,desestagnar,abundar;sair da madre,do leito,verter,correr em jorro,bofar,regar,encharcar,inundar,alagar,lançar,deitar,botar,entornar,despejar,sair,espargir,despargir,efundir,infundir,acachoar,cachoar,escachoar,formar cachão,marulhar,irrigar,sangrar,molhar,transbordar,fazerem as águas revessa,tempestear,tempestuar,chover;chover azagaia,chover copiosamente,chover por uma pá velha,chover a cântaros,chover a canivetes;cair água a cântaros,diluviar,pingar,cair garna,garnar,chuvinhar,chuviscar,peneirar,molinhar,chover molinha,merujar (pop.);correr para,afluir para,lançar-se em,precipitar-se em,descarregar-se,despejar-se,dessangrar-se,perder-se,levar o tributo de suas águas a,fundir-se com,misturar suas águas com as de,descarregar suas águas em,descabeçar (a maré);(fechar o jorro): estancar,estagnar,represar,açudar (fechar),obstruir.

Advérbio

fluentemente e adj.;em bica,a cântaros,a torrentes,copiosamente,torrencialmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instrumento

Substantivo

instrumental,maquinaria,maquinismo,aparelho,aparelhagem,mecanismo,engenho;dispositivo,implemento,aprestos,ferramenta,ferramental,rodagem,utensílio,equipagem,máquina,turbina,malacate,silenciosa,tesadeira,petrechos,material,apeira,apeiragem,levadeira,roldana,polé,cadernal,moitão,aparato,acessórios,trapiche,draga,cegonha,nora,estanca-rios;arnês,arreios,albarda,adereços,equipamento,arreamento,reposte,móveis,contenças,traste,alfaia,copa,recâmara,mobília,aparelho de casa,metais,parafernais,tarambecos (pertences);poder mecânico,zoncho,alavanca,arriel,barra,braço,pegadouro,cabo,pega,membro;alavanca intermóvel,alavanca interpotente,alavanca interfixa,alavanca interresistente,panca,travão,pé-de-cabra,gazua,zontró,remo,manúbrio,manivela,alçaprema,bimbarra,prensa,guilherme,pedal,sarilho,cabrestante (levantamento);roda (rotação);plano inclinado,cunha,calço,parafuso,gatilho,mola,mola real,aziar,punho,asa,haste,lâmina,peia,cana do leme,leme,chave de parafuso,recortilha,carretilha;martelo,martelete,martinete,marreta,corte,fio,gume (instrumento cortante);perfurador;bate-estacas;parafuso de pressão,parafuso de chamada;dentes;prego,corda (unir);cavilha (pendurar);suporte;colher (veículo);armas;remo (navegação);instrumento óptico,instrumento cirúrgico,instrumento elétrico,instrumento eletrônico,microscópio,telescópio;instrumento musical,material de escritório,calculadora,computador,teclado,monitor,programa;rádio,televisão,(aparelho de) som,estéreo,gravador;máquina fotográfica,câmera digital,filmadora;telefone,rádio,interfone,celular,walkie-talkie,i-pod,i-pad,tablet,mp-3,smartphone,pda.

Adjetivo

instrumental;mecânico,maquinal,braçal,braquial.

Verbo

montar,armar,funcionar,desmontar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Divertimento

Substantivo

entretém (pop.),passatempo,diversão,recreação,entretimento,entretenimento,desenfado,solaz,espairecimento,encanto,feitiço,esporte,desporto,brinco,alegrias,alívio,distração,desenfado,caçoada,graça,gracejo,troça,pilhéria,gargalhada;jocosidade,bufonaria,truanice,arlequinada,funambulismo,espírito;zombaria,chocarrice,chalaça,travessura,filistria = brincadeira,maganeira,maganice,rapaziada,estroinice,escapadela,gazeio,diabrura,traquinada,traquinice,loucura,farra,bandarra,farrancho,noitada,festarola,folia,recreio,folguedo,pândega,pangalhada,jogo,retouço,pepineira,patuscada,suciata,reinação,rapioca,franciscanada,funçanata,festa de arromba,folgança,manta (fam.),festa de comes e bebes,bangalé,regabofe,regalório,festim,função,bródio,comezaina,dicongo,banzé,bambochata;balada,naite,chopada,boemia,happy hour;beberronia,festa rija,axé,olodum,lambada,rasgada,luau;forrobodó,forró,pagode,gafieira,galhofaria,seresta,serão,sarau,rap,hip-hop,disco,techno,funk,funque,serração da velha,trebelho,dança,street-dance,pastorela,bolero,regadinho,pavana,chico da ronda,fandango,benzinho-amor,tirana,tatu,serrana,lundum,dunfa,samba,partido-alto,cancã,sarambeque,salsifre (gír.),arrasta-pé,sapateado,minueto,cateretê,valsa,polca,fox-trot,one-step,cake-walk,solo,galope,mazurca,gavota (ant.),jiga,saco de areia,pírrica (ant.),quadrilha,lanceiros,schottisch,tarraga (ant.),zambra (ant.),russiana,polaca,siciliana,saltarelo,tarantela,varsoviana,romaica,contradança,galharda (ant.),cotillon,mourisca,sueca,passa-pé (ant.),feliz meu bem,charamba (Açôres),siva savoanos,maxixe,cachucha,sapateado,chula,baião,xaxado,terolero,sarabanda,soirée,baile,chacoina (ant.),reunião,tertúlia,chá-dançante,balha,bailarico = balancê,ciranda,cirandinha,seroada;(dança de negros): batuque,xiba,caxambu,chica,cumbé,quimbetes,sarambeque,bendenguê,tanglomanglo,etc.;festival,repasto = banquete,convívio,festança,festa,folia,festejo,solenidade (sarau);bródio,gala,prândio (poét.),banquete;cegada,carnaval,entrudo,micareta,amaríntias,agonais,atelanas,heráclias,saturnais,amburbiais,armilústrio,ateneias,ambarvais,circense,piquenique,fête champêtre,festa campestre,eleutérias,arraial,cavalhadas,férias,volta,tour,passeio,giro,turismo,excursão,acampamento,camping;cavalgata,alcanzia,argolinha,pampolinha,mamulengos,regozijo;jubileu,aniversário,centenário,bodas de prata (celebração),bodas de ouro;fogueira,quadrilha,feu de joie,bilbode,fogo de alegria,levantamento de mastro,cocanha = pau de sebo,feriado;dia de grande gala,dia de pequena gala;dia santificado,dia festival,dias gordos;lugar de diversão: teatro,cinema,arena,estádio,jardim,passeio público,logradouro,parque de diversões,parque,hipódromo,praia,montanha;jogos circenses,desportos atléticos,atletismo,natação,ginástica,torneio,pugilismo;corrida,patinação,críquete,law-tennis,beisebol,peteca,futebol,vôlei,basquete remo,iatismo,surfe,wind-surf,triatlo,body boarding,kitesurf,esqueite,motonáutica;ciclismo,motociclismo,canoagem,balonismo,montanhismo,rapel,hipismo;judô,jiu-jitsu,taekwondo;tiro,arco e flecha,pesca;jogos olímpicos,jogos florais,jogos juvenais,jogos de prenda;olimpíada,rapa,barra,petisca,percha (para ginástica),cabra-cega,almolina (ant.),gato-sapato,arreburrinho = jangada,maste,às escondidas,teté,jogo dos cantinhos,saltinvão,tirolico-tico,raiola,papagaio = pandorga,bilhar,partida,bilharda,palamalho,palamalhar,toque-emboque,cartas,bisca,lambida,whist,espenifre (ant.),bacará,ozórias,pacau,loto,besigue,bóston,assalto;jogos de tabuleiro,dados,xadrez,ludo,damas,trique-traque,gamão,dominó,tocadilho;víspora,bingo;monopólio,banco imobiliário,go,voltarete,passa-dez;jogos de carta,pôquer,buraco,pontinho,pif-paf,bridge,paciência;jogo,jogata,marimbo,chincalhão,búzio,busca-três,chilindrão,cucarne,carnita,quinquilharia,brinquedos,pé-coxinho,dixes,aiaia,boneca,boneco,pião,piorra,pitorra,lanterna mágica,gaita,figurarias,zigue-zigue,cega-rega,trincolhos,brincolhos,rebatinha,funçanista,funcionista,convidado,bailador,bailão,bailariqueiro,fandangueiro,folgazão,regalão,balhadeira,folião,conviva,estroina,comensal,anfitrião;palavras cruzadas,cruzadismo,charada,charadismo,sudoku;internet,jogos online,orkut,messenger,twitter,facebook;farrista,boêmio,brincalhão,bon-vivant,epicurista.

Adjetivo

divertido,divertidor,pitoresco,recreativo,desenfadadiço,agradável;pândego,rapioqueiro,patusco,bexigueiro,festeiro,brincalhão,moinante,gaiteiro,convival,convivial,lusório,gracioso,magano,fandangueiro,festival,festivo (poét.),estroina,reinadio,folgazão,jovial,jucundo,festejador,divertido e v.;desenfadativo.

Verbo

divertir,distrair-se,farrear,desenjoar,espairecer,desenfadar-se,desentediar,recrear-se,folgar,fazer arraial,entregar-se às distrações,curtir,aproveitar,tripudiar,entreter-se,alegrar-se,jardinar (pop.),passear,fazer avenida;entreter,matar o tempo;passear;pascer,apascentar o pensamento;deleitar-se afugentar os cuidados;escorraçar a tristeza,afugentar a tristeza;afogar as mágoas desipere in loco,ir de charola,foliar,garrir,folgazar,trebelhar (desus.),pandegar,patuscar,esbaldar-se,flostriar,passar vida alegre e folgada = pimpar,bosquejar,cabrejar,levar vida de abade,brincar,traquinar,retouçar,saltar,estrinchar,empinar um papagaio,garotar,sair do sério,banquetear = repastar,jogar entrudo,entrudar,dançar,regambolear,baiar,dar à perna,mazurcar,sapatear,valsar,polcar,sarabandear,bailar,balhar,batucar,sambar;pintar o sete,pintar a manta;pintar e bordar.

Advérbio

por tafularia,por divertimento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.