Sua língua na Internet

 

(em.per.rar)

v.

1. Tornar(-se) difícil de mover; TRAVAR [td. : A falta de óleo emperrou as engrenagens.] [int. : Essa gaveta sempre emperra]

2. Fig. Dificultar a realização ou o progresso de; não progredir. [td. : A oposição ameaça emperrar a votação das reformas.] [int. : As negociações emperraram]

3. Fig. Provocar limitação moral ou intelectual em. [td. : A educação muito rígida emperrou o pedagogo.]

4. Fig. Fazer ficar ou ficar calado; EMBATUCAR [td. : A surpresa o emperrou.] [int. : A menina emperrou durante uma semana.]

5. Tornar perro (2), provocar teima ou obstinação em (alguém) [td. : O primeiro insucesso não o desanimou, ao contrário, emperrou -o, e ele insistiu nas tentativas.]

[F.: em-2 + perro + -ar2. Ant. ger.: desemperrar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Estabilidade

Substantivo

intransmutabilidade,subsistência,imutabilidade,intransmissibilidade,inalterabilidade,constância,manutência,manutenência,fixidez,conservadorismo,solidez,incomutabilidade,equilíbrio estável,irrevogabilidade,imobilidade,rotina,tradicionalismo,culto das tradições,imobilismo,fixura,fixidade,cronicidade,vitalidade,consistência,persistência,preservação,emperramento,firmeza,firmidão,segurança,rigidez,anquilose,acampsia,hibernação,aplomb,permanência;obstinação;irredutibilidade;alicerce,rochedo,torre,montanha,granito,penedo.

Adjetivo

imutável,imudável,imodificável,incristalizável,inalterável,inabalável,estacionário,perpétuo,constante,persistente;indispensável,permanente;indeclinável,inflexionável,inexterminável,inconjugável,invariável,indesviável,inabalável,incontrastável,irrevogável,inextirpável,incalcinável,inquebrantável,inerradicável,irretratável,irrevocável,intransmutável,incomutável,irreformável,indeformável,incongelável,imóvel,seguro,emperrado,perene;consistente,fixo,fixado,firme,assente,sólido,imoto,inconcusso,inconsunto,maciço,arraigado,fundo,radicado,inveterado,velho;rotineiro,crônico,obstinado;fatal,irremediável,imperecível,insuscetível de mudança,sem direito nem avesso,insimplificável,indelével,intransferível,incorrutível,inconversível,inflexível,irremovível,inamovível,inconsuntível,invertível,inextinguível,irredutível,irreduzível,indestrutível,indecomponível,indivisível.

Verbo

estar (firme & adj.);ter a solidez do granito;ficar,permanecer firme;persistir,afrontar a tempestade,subsistir,estabelecer-se,imobilizar-se,anquilosar-se,ossificar-se,fossilizar-se,inalterar,endurecer,emperrar,afixar-se,consolidar-se,preservar-se,firmar-se,tomar pé,assentar-se em bases sólidas,fundamentar-se,assentar a tenda;lançar raízes,fincar-se,arraigar-se,enraizar-se;fazer seu quartel general em,fazer sua tenda em;estacionar-se,inveterar-se,encruar,construir sobre um rochedo,firmar,perpetuar,atar.

Advérbio

imutavelmente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Repouso

Substantivo

imobilidade,inamovibilidade,calma,paro (ant.),quietação,quietude,sossego,pacacidade,pacatez,placidez,fleugma,pachorra,serenidade,tranquilidade,estagnação,inércia,apatia,abulia,impassibilidade,parada,paralisação,paralisia,imobilização,imobilismo,fixidez,fixidade,catalepsia,quietismo,sedentariedade,sedentarismo,descanso,paz,remanso,calmaria,bonança,silêncio,sono (inatividade),acalmia,jazida;pausa,ponto (cessação),embargo,suspensão,demora,lugar de repouso,pousada,bivaque,lar,travesseiro (suporte),porto (refúgio),meta (chegada),poste,estaca,pilar,estátua,penedo,rochedo.

Adjetivo

quieto,quedo,quiescente,intrêmulo,aquedado,tranquilo,sossegado,acalmado,calmo,sereno,plácido,impassível,desruidoso,bonançoso,inativo,remansoso,remansado,inerrante,imóvel,imoto,hirto,fixo,sem pestanejar,sedentário,estacionário,jacente,suspenso,irremovível,firme,estático,inamovível,intransferível,intransportável,estagnado,parado,apático,abúlico,estatelado,morto,imudável,imutável,percluso,dormente,pousado,assentado,imóvel como uma estátua,firme e quedo como um rochedo;surto,fundeado,ancorado.

Verbo

repousar,estar (quieto e adj.);descansar,jazer,dormir,adormecer,aquedar-se;ficar imóvel,permanecer imóvel,jazer imóvel;acarrar-se,imobilizar-se,emperrar,quedar,estacionar,parar,estacar,embicar,deter-se,demorar-se,esbarrar,tropeçar,criar limo,criar lodo,apodrecer,enferrujar-se,estagnar,quieta non movere;ficar só,ficar às moscas,aderir;ficar imóvel como um poste,ficar imóvel como uma estaca;não dar um passo,parecer estátua,não tugir nem mugir,não mover uma palha;repousar nas amarras;estar surto,estar fundeado;lançar âncora,lançar ferro,tomar pouso,estar sobre ferro;estar à âncora,estar à capa;repousar sobre os seus louros;acalmar,amainar,abrandar,aquietar,sossegar,parar,deter.

Advérbio

quietamente e adj.;nem para frente nem para trás;nem para cima nem para baixo,a pé firme,a pé quedo.

Provérbio

Interjeição

alto!,para!,basta!.

Frase

Conjunção

Falta

Substantivo

escassez,insucesso,carência,déficit,lacuna,naufrágio,declinação da derrota,trabalho em vão,irrealização;incompletude,deficiência,imperfeição,insuficiência,desvio,inconoclusão,estacionamento;tresmalho.

Adjetivo

inatingido,inatingível e v.;inacessível,ingalgável,inabordável (fechado),inalcançado,inalcançável;lacunar,deficitário,carente,insuficiente.

Verbo

não atingir a meta,parar na sua marcha,encalhar,soçobrar,ficar no papel,desaparecer,remar contra a maré,errar o alvo,extraviar-se,tresmalhar-se,sumir-se,perder-se,fracassar,atrasar-se,inatingir,empacar,ficar dentro de sua órbita,cingir-se,conformar-se,limitar-se,restringir-se,circunscrever-se,não sair de sua esfera,inexceder-se,desistir em meio do caminho,desencontrar,emperrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Deselegância

Substantivo

desprimor,desalinho,inductilidade,rigidez,tesura,dureza,emperramento,as cordas ásperas da prosa,artificialidade,imperfeição;barbarismo,vulgaridade,chularia,chulice,chulismo,gíria;solecismo;maneirismo (afetação);cataglotismo = emprego de palavras extravagantes,sordida verba = expressões triviais,culteranismo,gongorismo,eufemismo,preciosismo (estilo floreado);cacofonia,hiato,cacolexia,cacologia léxica,cacologia sintática,plebeísmo,monotonia,ressonância,monofonia,tautofonia,monologia,batologia,tautometria = demasiada simetria,perissologia;univocalismo,rotacismo,sigmatismo,zetacismo,mutacismo,psitacismo,deltacismo,lambdacismo,pornografismo,sínquise,datismo = emprego exagerado de sinônimos,cacozelia;sesquipedalia verba = palavras que quebram os dentes,palavras que deslocam as mandíbulas.

Adjetivo

inelegante,deselegante,desaprimorado,sem graça,desenxabido;desguedelhado,desalinhado,descomposto,descuidado,duro,agreste,desgrenhado,desflorido,seco,emperrado,constrangido,forçado,artificial,inculto,bárbaro,grosseiro,massudo,pesado,manco,coxo,arrieirático,intolerável,malcozinhado,abrutado,chato,pernóstico,picaresco,grotesco,desabrido,chulo,incolor,injucundo,chocho,desprovido de ligeireza,que não conhece a vivacidade,antieufônico,túrgido,bombástico;gongórico,empolado,adubado de plebeísmos.

Verbo

ser (deselegante e adj.);desagradar ao ouvido,tornar (deselegante e adj.);desflorir,desflorecer,desflorar,desataviar,desalinhar o estilo,emperrar,desprimorar,desguedelhar,afear.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção