Sua língua na Internet

 

(con.tra.tem.po)

sm.

1. Acontecimento inesperado e inoportuno que modifica o desenrolar esperado de uma ação ou fato ou que os impede: O defeito no equipamento causou-nos um pequeno contratempo no trabalho.

2. P.ext. Aquilo que serve de obstáculo ou de empecilho para algo, ger. causando perda de tempo, gasto maior de energia, etc.

3. P.ext. Situação desfavorável ou desvantajosa: Morar longe do local de trabalho é um contratempo.

4. Fig. Aquilo que contraria ou aborrece; CONTRARIEDADE

5. Mús. Em um compasso musical, o tempo fraco, isto é, correspondente às notas executadas sem acentuação ou intensidade maior; tb.: padrão rítmico que consiste em fazer os sons produzidos corresponderem à parte fraca, não acentuada, do compasso, havendo pausas nos tempos fortes. [Cf., nesta acp., síncope.]

6. Cin. Telv. Intervalo entre as falas de dois atores

7. Ant. Dnç. Um dos passos do minueto

[F.: Do it. contrattempo ou de contra- + tempo.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Inoportunidade

Substantivo

intempestividade,extemporaneidade,inconveniência;tempo impróprio,tempo inadequado;ocasião inoportuna,ocasião infeliz,ocasião desfavorável;prematuração,precocidade,madrugada,descabimento,destempero,estouvamento,precipitação,impertinência,gafe,rata,pontapé,contratempo,acidente,imprevisto,intrusão,anacronismo.

Adjetivo

inoportuno,despropositado,impróprio,inconveniente,inadequado;prematuro,temporão,verde,precoce,desassazonado,antecipado (cedo);extemporâneo,imaturo,defasado,anacrônico,disparatado,desagradável,infeliz,inauspicioso,impropício,malpropício,mal-venturoso,mal-afortunado,desastroso,funesto,sinistro,nocivo,fatal,ruinoso;nefasto,negregado,intempestivo,tardio;mal à propos,impertinente.

Verbo

ser (intempestivo & adj.);vir tarde,vir fora de tempo,ser um desastre,não ser o momento azado,não vir a pelo,descaber,não ter jeito,chegar na maré da tarde;perder,deixar passar,atirar fora,enxotar,deperdiçar uma boa ocasião,bobear,dormir no ponto;fazer uma coisa a contratempo,perder o tempo (inatividade);arrombar uma porta aberta,chover no molhado,malhar em ferro frio,passar à história,chegar quando Inês já era morta,pôr trancas à porta depois de roubado;tornar inoportuno,despropositar,impropriar,entardecer.

Advérbio

inoportunamente & adj.;ante diem,prematuramente,antessazão,antetempo,ao destempo,fora de ocasião,desapropósito,cedo;tarde,demasiado tarde,ao atar das feridas;fora de hora,fora de horas,de propósito,da monção;com precipitação,sem vir ao caso,temporãmente,em má hora,aramá.

Provérbio

Interjeição

a boas horas!,é tarde!,aramá!,non possumus!.

Frase

Falo em alhos e respondes em bugalhos;Asno morto, cevada ao rabo;Depois da morte, o médico;Non erat his locus.

Conjunção

Acaso

Substantivo

escança,esquença,azar,indeterminação,casualidade da sorte,dita,ventura,sorte,fado,fadário,estrela,fatalidade,vis magna,força maior,situação,acidente,acidência,incidência,jogo da fortuna,horóscopo,vicissitude,felicidade,encontro,eventualidade,contingência;lances,caprichos,pontapé,dedo do destino;milagre,bambúrrio,sancadilha;destino;jogo de sortes,rifa,víspora,loteria,jogo;aposta,sentença dos dados,sorte-grande,loto,loteria,megassena,raspadinha;reveses,bafejo da fortuna;lansquené,lansquenete,infidelidade da sorte;sortes Virgilianæ,probabilidade,perspectiva,contratempo,especulação,cálculo das probabilidades,plausibilidade.

Adjetivo

casual,fortuito,ventureiro,acidental,acidentário,vicissitudinário,ocasional,aleatório,fortuito,eventual,contingente,imprevisto,incerto,vindiço,adventício,chegadiço,sem causa justificada,incidente,incidental,inopinado;improvocado,indeterminado,indefinito,indefinido,impremeditado,imprevisto,inintencional;possível;qualquer.

Verbo

acontecer;ocorrer casualmente,adergar ou adregar,dar-se a alguém a sorte,caber a alguém a sorte,ser o destino de;estar destinado a alguém,acertar casualmente,propiciar a sorte a alguém,aventurar,arriscar,encontrar,deparar-se a alguém,topar,dar de rosto,sair a alguém o prêmio;tocar a alguém,cair a alguém,caber a alguém;vir a talho de foice,ser surpreendido,cair para trás,ser uma surpresa.

Advérbio

casualmente & adj.;por acaso,por encontro,por acontecimento,ao acaso,à sorte,a esmo,a monte,ao montão,ao léu,à toa,à aventura,à faca,às cegas,às tontas,ao Deus dará,a Deus e à ventura,por milagre,Deum virtute,com a ajuda dos deuses.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Perigo

Substantivo

erre (na loc. por um erre = por pouco),escolho,risco,crime,ameaça,sequestro,assalto,terrorismo,atentado,lance,aperto,agrura,tornilho,apuro-colisão,insegurança,inseguridade,ventura,fortuna,contratempo,enrascada,cilada,emboscada,armadilha,transe,soçobro,precariedade,resvaladura,instabilidade;indefensibilidade,periculosidade,desarrimo,desamparo,desabrigo,dia crítico,seteno,exposição;vulnerabilidade,lado fraco,calcanhar de Aquiles,espada de Dâmocles,hora de crise,época anormal,crise;situação angustiosa,situação desesperadora;transe,gravidade,estreito,conjuntura difícil;(corrida perigosa): salto nas trevas (impetuosidade),salto no escuro;marcha para o desconhecido,facilis descensus Averni;salvamento milagroso;motivo de alarma,fonte de perigo;(aproximação do perigo): aves agoureiras,presságio,rugido do leão,nuvens negras no horizonte,aviso;alarma;ameaças de trovoadas;(sensação do perigo): apreensão,receio,temor,mal-estar,intranquilidade,sobressalto,alvoroço,desassossego,inquietação,angústia,desconfiança,medo,calafrio,arrepio,tremura,tremor,palidez,frio (sensação de frio);ilíade,odisseia.

Adjetivo

perigoso,periculoso,em perigo,cheio de perigos,barrancoso,audacioso,arriscado,aventuroso,venturoso,arrojado,temerário,crítico,grave,periclitante,voraginoso,inseguro,sinistro,aparcelado,escampado,desabrigado,desacoitado,desamparado,abandonado,perdido;desprotegido,acometível,desarmado,nu,indefeso,indefensível,indefensável,insustentável,inerme,desguarnecido,fraco;desprevenido,descalço,desapercebido;vulnerável,abordável,exposto a,expugnável,aberto a (sujeito a);infortificável,assaltável,sem proteção;penhascoso,precípite,precipitoso,despenhoso,recifoso,navífrago,naufragoso,ameaçador,minaz,minacíssimo,proceloso,tempestuoso,agitado,vorticoso,tredo,traiçoeiro,insidioso,falso,acidentado,precário,melindroso,mal-parado,apurado,angustioso,angustiador,angustiante,inquietador,supremo,amargurado,escorregadiço,escorregadio,escorregável,resvaladiço,lábil;preso por um fio,jogado aos dados;vacilante,instável,sem firmeza,abaladiço,que ameaça desabar;reduzido aos últimos extremos,malfadado,alarmante;explosivo,aventureiro;ousado;angustioso,difícil.

Verbo

estar em (perigo e subst.);estar à dependura,não comportar vacilações,pôr-se em ocasião de;estar entre a cruz e a água benta,estar entre a cruz e a caldeirinha,inter sacrum et saxum stare = estar entre a bigorna e o martelo,ver-se em terrível colisão,ver a morte de perto,pedir socorro,apitar,correr o risco de,apoiar-se em frágil caniço,sentir o terreno fugir-lhe aos pés;auribus lupum tenere = segurar o lobo pelas orelhas,andar nos cornos do touro;lançar-se,aventurar-se;achar-se em boa,estar em água até o pescoço,arder entre dois fogos,resvalar para um perigo,guardar-se da mosca e ser comido da aranha,arriscar-se,pôr-se em risco,expor-se,atrever-se,continuar desamparado,correr graves riscos,estar à beira de um precipício;pisar sobre um vulcão,dormir sobre um vulcão;estar o perigo à espreita,pôr a vida a preço,abalançar-se ao maior perigo,andar mouro na costa;brincar com pólvora,brincar com fogo;estar por um fio,estar com a corda no pescoço,ir para o matadouro;expor-se a perigo,a risco;estar em perigo,estar em risco;perigar,periclitar,bulir com casa de marimbondos,sentar-se num barril de pólvora,ser a segurança palavra vã,trazer perigo no seu bojo,pôr em perigo,fiar-se alguém aos perigos de,arriscar,soçobrar,pôr em risco,adejar,emboscar,ameaçar,pairar como ameaça,pôr em contingência,perturbar a tranquilidade,comprometer,acordar o cão que dorme,desagasalhar,desarmar,desguarnecer,desabrigar,desarrimar,desproteger,meter alguém em boa,pôr a perigo,acorrer;provar fortuna,expor-se a,arriscar-se,atirar-se,abalançar-se,estar preso por um fio,erigir-se em ameaça,constituir uma ameaça,ameaçar;angustiar,afligir,armar cilada a (enganar).

Advérbio

perigosamente e adj.;com a corda no pescoço,entre a parede e a espada,entre o malho e a bigorna,entre Cila e Caribdes = inter sacrum et saxum,com o credo na boca,à borda do abismo,entre a cruz e a água benta,entre a cruz e a caldeirinha,em último recurso,em recurso extremo,a pique,em campo aberto,em campo raso.

Provérbio

Interjeição

Deus me livre!,Deus te livre!,Deus nos livre!,Socorro! Valha-me Deus!.

Frase

Incidit in Scyllam qui vult vitare Charybdim;Mami tua res agitur paries dum proximus ardet;Pôr as barbas de molho;É assim que o diabo gosta.

Conjunção

Dificuldade

Substantivo

fragosidade,impraticabilidade,inexequibilidade,escabrosidade,onerosidade,laboriosidade (impossibilidade);trabalho árduo,canseira;tarefa ingente,tarefa hercúlea,tarefa augiana,tarefa sisifiana,tarefa pesada;auso (poét.),ossos do ofício,percalços,bicho de sete cabeças,bico de obra,desfiladeiro,dilema,as pontas aceradas do dilema,aresta;senão,porém (como subst.),mas (como subst.),distrição,embaraço,resistência,algemas,contrariedade,agrura,atribulação,contratempo,transtorno,vicissitude,borrasca,embates da adversidade,embaraço,aperto,espinho,apertura,pedreira,atritos,cólicas,posição falsa,perplexão,perplexidade (incerteza);pesadelo,tormento,implicância,lance difícil,segredo,inibitória,complicação,assados,imensa e atribulada série de dificuldades,corda na garganta,embrulhada,atrapalhada,talas,alhada,carrapata,maranha,imbroglio,pedra no caminho,pedra no sapato,atrapalhação,complicador,engasgo,espinha,delicadeza,nó;nó cego,nó górdio,busílis;caminho escorregadiço,caminho tortuoso,caminho resvaladiço;atritos;questão delicada,questão irritante,questão complicada,questão embaraçosa;vexata questio,maromba,tamanduá,bordão de nós,cachoeira,dignus vindice nodus,rede,malha,cipoal,dédalo,labirinto,agulha em palheiro,meada de difícil desenredo,espinha na garganta,osso difícil duro de roer,pons asinorum,dente de coelho,quê,Rubicão,estreitezas,enleio,apuro;lance arriscado,lance apertado = tornilho;maranha,entaladela,rascada,enrascada,estreito,custo,trabalho,pena,quindim,conjuntura difícil,passo extremo,choque,situação crítica,crise,prova,provação,incômodo,transe,trabalho,pensão,emergência,água fervente,ninho de vespas,casa de marimbondo,atoleiro,cul-de-sac,beco sem saída = angiporto,betesga,problema de difícil solução,camisa de onze varas,entrave (obstáculo);resistência,algemas,abrolhos,espinhos.

Adjetivo

difícil,dificultoso,forte,penoso,tormentoso,duro,rude,árduo,insano,improbo,molesto,molestoso,abrolhado,abrolhoso,árdego,laborioso,trabalhoso,enfadonho,tedioso,oneroso,perigoso,hercúleo,formidável,embaraçoso,intrincado ou intricado,dilemático,alto,transcendente,que não pode ser tratado com luvas de pelica,de fazer suar o topete,complicado,complexo;labiríntico,dedáleo,meandroso,fadigoso,de água arriba,de costa arriba,mais fácil de se dizer do que se fazer,pedregoso,espinhoso,espim,espíneo,poliacanto,sarçoso,arrevesso,duro de,impidoso (ant.),austero,moroso,bicudo,cheio de responsabilidade,grande,impossível;desajeitado,pesado,insuave,encruado,ingovernável,indócil,intratável,indomável,impraticável,inexequível,obstinado;inacessível,horrível,fatigante,esgotante,extenuante,titânico,ruim,mau,escabroso = fragífero,áspero,fragoso,fragueiro,rude,exagitado,ingrato,nodoso,ínvio,não trilhado,nunca dantes navegado,íngreme,duvidoso,precário,enredoso,fosfóreo,fosfórico,implexo,complicado;desesperado;custoso,insano,cansativo,exaustivo,capaz de extenuar o ânimo mais robusto;implicante,embaraçante (incerto);delicado,melindroso;eriçado,emaranhado,cheio,ouriçado,crivado,pontilhado,assediado de dificuldades;malabárico,reduzido à última extremidade,engaranhado,embaraçado.

Verbo

dificultar,ser (difícil e adj.);ter o seu quê,ter rugas na cara,dar que suar,dar águas pela barba a alguém,fazer suar,fazer suar o topete,fazer suar a bom suar,ver-se em calças pardas,ter suas coisas,haver canas e canetas,custar caro,ser da breca,custar os dentes da boca,custar os olhos da cara,custar ameixas de conserva,atormentar,fazer o pesadelo de;cortar uma volta,testar a paciência,desafiar a paciência,atrapalhar,obstar;ser impossível;apresentar sérias dificuldades,enfrentar dificuldades;lutar com dificuldades,arcar com dificuldades,afrontar dificuldades,arrostar dificuldades;ficar perplexo;emaranhar-se,prender-se,enriçar-se,embaraçar-se,tropeçar,ter que ver,lutar com desvantagem contra,debater-se,esbracejar,entaliscar-se,andar às apalpadelas;estar à brocha,ver-se à brocha;ver-se em enleio,ver-se em apuros;não encontrar o trincho,estar com o baraço na garganta,nadar entre o rolo e a ressaca,lutar com marés contrárias e ventos ponteiros,dançar as tripecinhas;dar em duro,dar em seco;nadar contra a corrente,remar contra a maré;crescer a onda,não achar um furo ao negócio;estar metido em boas,estar metido em boa carrapata (pop.);meter-se em filistrias,meter-se em fofas,meter-se em camisa de onze varas,meter-se em cavalarias altas,ter uma espinha atravessada na garganta,ver-se gago,ver-se em calças pardas,estar no mato sem cachorro,pisar sobre ovos;ver-se em pancas,andar em pancas;perder seu latim,encravar-se,encravilhar-se,atolar-se,ver-se grego,ver-se azul,turvarem-se os horizontes,não saber para onde ir (incerteza);ver uma bruxa;tornar (difícil e adj.);enodar,dificultar,fazer delongas,complicar,encravilhar,entalar,agravar,comprometer,empeçar,eriçar de dificuldades,onerar,gravar,abrolhar,levantar dificuldades,pôr em carestia,promover obstáculos,obstaculizar,emaranhar,embaraçar,contrariar,assoberbar,atrapalhar,estorvar,apertar,meter alguém em boa,colocar em apuro,meter em danças,aviar.

Advérbio

dificilmente e adj.;a custo,a trancos e barrancos,a más penas,às duras,arrastadamente,em apuro,mal,adur (ant.),in extremo;à custa de suor,à custa de fadiga;entre dois fogos,entre Cila e Caríbdis;aux abois,au bout de son latin,com dificuldade,a custo,mal,a martelo,contra a corrente,à rebours,invita Minerva,em talas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Primo avulso, non deficit alter;as dificuldades vêm uma após outra;Agora é que são elas;Aqui é que a porca torce o rabo;Aí é que pega o arado;Aí bate o ponto;Aí é que é o diabo;Temos obra!;Aí está o tu autem;Dá-lhe a água pela barba,Mais pode Deus que o Diabo.

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Dolorimento

Substantivo

confrangimento,aflição,angústia,dor,incômodo,incomodidade,cuidados,prova,provação,agrura,atribulação,dissabor,inflição,golpe,punhalada,fardo,carga,ônus,gravame,peso,maldição,anátema,desprazer,injustiça,perseguição,abuso,incêndio,flagelo,peste,vexame (malevolência);avania,vexação,judiaria,opressão,sobrecarga,albarda,acinte,pirraça,sainete,mortificação,severidade,acerbidade,aperreação,pesadelo,efialta,dandão,tormento,inquietação,ulceração,calamidade,catástrofe,tragédia,desgraça,cataclismo,hecatombe,pogrom,Holocausto;lazeira,mar de angústias,ralação,raladura,suplício,causticação,cheque,contrariedade,trauma,traumatismo,ferida,cutilada;solavanco,setada,infestação,flagelação,desfortuna,infortúnio,malaventura,ninho de vespas,casa de marimbondos,cancro,úlcera,chaga,acúleo,espinho,aguilhão,escorpião (ente malfazejo);lepra,cautério,dardo,seta,punhal (armas);tortura,sevícia,martírio,cruciato,ecúleo,açoite (instrumento de punição);acidente,desastre,sinistro;désagrément,esclandre,escândalo,absinto;fonte de dissabores,fonte de contrariedades,fonte de desgostos;borrasca,quebra-cabeça,contratempo,molestação,malignidade;desmancha-prazeres,pirraceiro (homem ruim).

Adjetivo

doloroso,dolorido,atribulador,sensível,angustioso,atroz,dorido,dolorífico,fulminante,amofinador,que contende com os nervos,alanceador,traumático,aflitivo = congoxoso,pungente,pungitivo,excruciante,cruciante,sensitivo,compungitivo,lancinante,acerbo,consternador,injucundo,despeitoso,desagradável,desprazível,repugnante,amargo,amargoso,inconvidativo,assustador,agudo,penetrante,desinquietador,desinquietante,duro,incômodo,incomodativo,molesto,indesejável,mau,grande,ruim,obnóxio,perigoso,infortunado,funesto,deplorável,deplorando,miserando,miserável,nefasto,infausto,aterrador,brutal,inaceitável,inadmissível,impopular,dessatisfatório,desajeitado,infeliz,inconfortável,desanimador,depressor,aviltante,triste,aborrecido,glacial,inglório,ingrato,melancólico,merencóreo,meditativo,patético,falto de vida e de animação,acabrunhante,contristador,magoativo,irritante,opressor,porta-penas (poét.),remordaz,remordedor,opressivo,implacável,desolador,lamentável,lacrimável,desgraçado,roedor,tétrico,lúgubre,lôbrego,funestador,funesto,funéreo,funeral,funerário,macabro,calamitoso,atormentativo,flagelativo,molesto,molestoso,irritante,irritativo,fétido,vulnerante,vulnerativo,agravante,sério,grave,mortificante,chocante,adurente,amofinador,anabrótico = corrosivo,esfolador,acintoso,vexatório,oneroso,gravoso,fastidioso,enfadonho,displicente,tedioso,pestilencial,importuno,impertinente,aborrecível,insuave,tormentoso,incômodo,conquassivo,trabalhoso,onusto,danoso,prejudicial,nocivo,birrento,inaturável,intolerável,insuportável,incomportável,impossível,inaudito,feio,insofrível,que não se pode aturar e;dessaudoso,capaz de tentar um santo,suficiente para enlouquecer alguém,terrificante,monstruoso,metuendo (poét.),medonho,fero,terrífico,terrível,infernal,assustador,apavorante,pavoroso,espantoso,inominável,formidável,abominável,odioso,execrável,hórrido,horrífero,horrífico,horripilante,horroroso,horrendo,horrente,tremendo,miserando,infando,repulsivo,hediondo,repelente,enjoativo,detestável,ofensivo,nauseabundo,nojento,nojoso,abjeto,revoltante,repulsivo,engulhoso,asqueroso,vil (ruim);feio;desanimador,aguado,desenxabido,insosso,enfastioso,penoso,fastidioso,rude,áspero,frio,ríspido,cortante,diro,cruel,crudelíssimo,atroz,desumano,severo,cáustico,causticante,dilacerante,envenenado,peçonhento,ruinoso,desastroso,fatal,negro,negregado,tenebroso,caliginoso,aziado,atro,ferrugíneo.

Verbo

causar dor,infligir dor,produzir dor,ocasionar dor,provocar dor;penar (ant.),ferir,amachucar,machucar,contundir,apertar,aguilhoar (dor física);traspassar,cravar o coração,golpear,lancear,lancinar,chagar,retalhar,torturar,seviciar,flagelar,traspassar,chocar,condoer,afligir,amuar,acabrunhar,pungir,pôr albardas a alguém,atormentar,confranger,compungir,magoar = sovinar,amofinar,ralar,tratear,molestar,penalizar;ferir o coração,ofender o coração,chocar o coração,irritar o coração;desconjurar,lançar em profunda tristeza,confranger a alma,infernizar,melindrar,desconsolar;despedaçar o coração,lacerar o coração,vulnerar o coração,escalavrar o coração,torturar o coração,oprimir o coração,ulcerar o coração,rasgar o coração,partir o coração;ser um dia de juízo,sangrar,arrancar lágrimas,chamar lágrimas aos olhos,desconfortar,desalentar;causar dó,causar enternecimento;causar pesar,martirizar,atribular,setear,magoar,alancear,picar o coração,triturar o coração,lancinar,pesar,tormentar,remorder,cruciar,escarificar,escarnificar,exulcerar,faretrar = ferir com flecha,sarjar,atenazar,calamocar,macerar,matar,pisar,dardejar;pisotear,espezinhar,esmagar;cravar um punhal no coração de;apunhalar,navalhar;funestar = tornar infeliz,miserar,desconsolar,atristar;contristar,melancolizar,entristecer,consternar,enlutar,desgostar = afelear,aborrecer,implicar com,preocupar,incomodar,importunar,perturbar,infortunar,infelicitar,aguar um prazer,desagradar,desprazer,inquietar,desinquietar,agoniar,desassossegar,roer,vexar = arpar = mortificar = lhanar,supliciar,judiar;(vulgar) sacanear,encher,encher o saco,azucrinar,aporrinhar,abespinhar,incomodar,atazanar,apoquentar,abufelar,aperrear,enfadar,ralar,maçar,empestar,infestar,perseguir,escorraçar,afugentar,devorar,angustiar,congoxar,amargurar,desventurar,enturvar,afetar,negrejar,nublar,convulsionar,roubar o sossego a alguém,sobrecarregar,gravar,onerar,retalhar,retraçar,arrasar a alguém os olhos de lágrimas,minar,moer,morder,irritar,provocar,afiar,exasperar,experimentar,pôr à prova a paciência de,frenesiar,enfrenesiar,afugentar,escorraçar,enxovalhar,maltratar,agravar,contrariar,marfar,ofender;cansar,fatigar,impressionar mal,encolerizar,meter o ferro a alguém = fazer pirraça,pôr o baraço na garganta de alguém,causticar,atribular;tocar na ferida,tocar na matadura,enoitecer,enlutar,oprimir;maltratar,atucanar,aferrar,assaltar,bater (castigar);enjoar,causar náuseas,ansiar,enojar,revoltar,causar repulsa,feder,incorrer no rancor de,fazer mau estômago,enfastiar,produzir sentimento penoso,verminar,horrorizar,horripilar,arrepiar,amedrontar,gelar o sangue,eriçar os cabelos,desvelar = tirar o sono a,colocar mais um prego no caixão de,não fazer bom estômago a alguém.

Advérbio

dolorosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

hinc illœ lachrymœ!.

Frase

Conjunção