Sua língua na Internet

 

(fe.char)

v.

1. Tapar, vedar a abertura de ou em [td. : Fechar o zíper.Fechar porta/ janela/ buraco.]

2. Unir as partes de [td. : fechar um guarda-chuva]

3. Cicatrizar [int. : A ferida custou a fechar.]

4. Impedir a passagem ou acesso por; OBSTRUIR [td. : fechar uma rua] [td. : O semáforo fechou para os pedestres] [tdr. + para : Fecharam o viaduto para os caminhões.] [int. : Cuidado, o sinal vai fechar.]

5. Manter(-se) dentro de; TRANCARFIAR(-SE) [td. : À noite, fechavam o gato na saleta.] [tr. + para : Fechou-se no quarto para repousar.]

6. Finalizar, concluir [td. : fechar um acordo/uma conta]

7. Encerrar ou interromper o expediente ou o funcionamento (de) [td. : Eles só fecham a loja às 20h.] [td. : O restaurante fechou por falta de clientes.]

8. Inf. Int. Remover da tela por meio de comando [td. : fechar um programa / um arquivo]

9. Fig. Tornar-se retraído, circunspecto, insensível; RETRAIR-SE [int. : Ela se fecha diante de estranhos.] [tdi. + a : Fechou o coração aos problemas dos amigos.]

10. Tornar-se escuro e/ou chuvoso (o tempo) [int. : O tempo fechou de repente.]

11. Colocar limites em [td. : Um longo muro fechava a casa.]

12. Fazer a conta final de [td. : Fechou o balanço do semestre.]

13. Passar na frente de (pessoa, veículo etc.), prejudicando seu avanço [td. : O ônibus acelerou e fechou o táxi.]

14. Colocar(algo) em lugar ou recinto fechado [] [: Fechou as joias na gaveta.]

15. Cercar, assediar [tda. : As tropas fecharam os guerrilheiros na planície.]

16. Ter fim; CONCLUIR(-SE) [int. : Fecharam -se as inscrições.]

[F.: fecho + -ar. Hom./Par.: fecha (fl.), fechas (fl.), fecha (sm. [pl.]); fechais (fl.), fechais (sm.[pl.]); fecharia ( fl.), fecharias (fl.), fecharia (sf. [pl.]); fecho (fl.), fecho (sm. fl.), feches (fl.), feixe (sm. [pl.])]


Fechar com
1 Bras. Apoiar, concordar com, ficar a favor de (alguém): Neste caso, vou fechar com você, lutaremos juntos.


Fechar éclair
1 Ver Fecho ecler.


Fechar ecler
1 Bras. Tipo de fecho (us. em roupa, mala, bolsa etc.) em que dentes em ambas as partes que se devem unir ou separar vão se engatando ou desengatando à medida que se passa um cursor sobre eles; zíper.


Fechar pedrês
1 Arq. Fecho de correr, no qual uma haste se embute na soleira ou na verga da porta.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Circunscrição

Substantivo

limitação,confinamento,delimitação,marcação,demarcação,cercadura,deslindamento,cerca,valado,aceiro,embalagem,encerramento,circunvalação,orladura,fronteira.

Adjetivo

circunscrito,circunocluso,circumurado;sepultado em,imerso em,enterrado em;apertado,comprimido,enquistado,engaiolado,enocluso,fechado,fechado num círculo de ferro,barrado,agironado,espeguilhado e v.

Verbo

circunscrever,limitar,apertar,comprimir,confinar,lindar,delimitar,marcar,demarcar,apintalhar,separar,dividir,extremar,restringir,abalizar;cravar,assentar-marcos;cravar lindes,balizar,delinear,gizar,cintar,emarjar,traçar a extrema entre,fixar os limites de,extremar os confins de,fechar,deslindar a extrema de,rodear,emparedar,murar,circundar,cingir,precintar,aceirar,encintar,encarcerar,encaniçar;de grades,cercar de balaústres,cercar de sebes;balaustrar,valar,circunvalar,apalancar,envalar;abraçar,estreitar,precingir,envolver,margear,marginar,cairelar,debruar,orlar,enastrar,tarjar,embainhar,guarnecer,acairelar,atorçalar,bordar,agaloar,espiguilhar,rendar,apassamanar,franjar,fimbrar,emoldar,emoldurar,encaixilhar,contornar,enquadrar,guarnecer de (franja e;aureolar,nimbar..

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Acabamento

Substantivo

complemento,completamento,encerramento,execução,remate,fecho,finalização,despacho,desfecho,consumação,ultimação,desenredo,culminação,fatura,feitura,conclusão,terminação,termo,arremate,remate (fim);êxito,sucesso,perfazimento,término,limite (chegada);preenchimento,liquidação,epílogo,desenlace,denouément,catástrofe,maturidade;resultado,final,golpe final;último retoque,última demão,coroamento,coup de grâce,selo,golpe de misericórdia,tiro de misericórdia,cúpula do edifício,chave da abóbada,fato consumado,fait accompli,selo,gradinada,pá de cal,ponto final.

Adjetivo

complementar,complementário,completivo,conclusivo,integrante,final,finalizante,concluso,total,completo,perfeito,perficiente,acabado,consumado,cabal,íntegro,inteiro;de um perfeito acabado,pronto (preparação).

Verbo

acabar,efetuar,efetivar,ir a cabo,levar a cabo,encerrar,realizar,acabar,finalizar,perfazer,cerrar,terminar,completar,complementar,fechar,inteirar,integrar,rematar,arrematar,concluir,coroar;daro remate a,pôr o remate a;atilar,consumar,conseguir,levar a salvamento,dar por concluído,parar;levar a cabo,levar ao fim;pôr o selo a;dar a última demão,dar os últimos retoques,dar a última pincelada,dar o último toque;acertar a última demão,pôr o ponto final,retocar,ultimar,fazer ponto,fechar,pôr fim,inteirar,preencher,amadurar,amadurecer,sazonar;trazer à maturidade,trazer à perfeição;aperfeiçoar,estampilhar,selar,sigilar,escanhoar,fazer,elaborar,executar,cumprir,aviar,satisfazer,levar a efeito,pôr em prática,despachar,polir,limar,gradinar,destocar,levar as coisas às do cabo = queimar os últimos cartuchos,culminar;chegar ao zênite,chegar ao seu termo,chegar ao seu ocaso;morrer de velhice,morrer de morte natural;percorrer toda a sua trajetória,completar sua revolução sideral;atingir ao alvo,atingir a sua meta;cumprir sua missão,cumprir seu fadário;fechar o perímetro,chegar ao calvário.

Advérbio

complementarmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Actum est. Finis coronat opus;Consumatum est;C’en est fait;Fogo, viste linguiça;Dito e feito;Aqui se cerra a história;Tenho dito;Está encerrada a sessão;Ite,missa est.

Conjunção

Descortesia

Substantivo

mau ensino,impolítica,má-criação,maneiras abrutadas,impolidez,despolidez,deselegância,desprimor,indelicadeza,desatenção,insuavidade,alarvaria,rustiquez,rusticidade,falta de afabilidade,desafabilidade,desamabilidade,inurbanidade,incivilidade,desmesura,aspereza,rispidez,rispideza,rudez,rudeza,secura,frialdade,grossaria,grosseria,grossidão (ant.);rabuge,rabinice,serranice,despeito,desrespeito;procacidade,impudência,barbarismo,barbárie,brutalidade,galegada (pej.),chavasquice,severidade,rigidez,austeridade,acerbidade,asperidade,malcriadez (pop.),desabrimento,acrimônia,fortidão,selvatiquez,selvajaria,intratabilidade,virulência,mordacidade,respostada ou repostada,revirete;resposta má,resposta torta,resposta grosseira,resposta incivil;monossílabos,recusa,não;palavras ásperas,palavras agressivas;linguagem imparlamentar;linguagem áspera;linguagem rude;linguagem grosseira;linguagem >arrieirada ou arreeirada,aspereza de palavras,insolência,impudência;semblante carregado,semblante severo;cenho de poucos amigos,cara de poucos amigos;aspecto carrancudo,aspecto torvo;carranca,testa enrugada,olhar severo,olhar sisudo,focinheira (fig.),urso (fig.),broma,pastrano,bruto,brutamontes,troglodita (fig.),hipopótamo (fig.),animal,animalaço,leão (fig.),aldeão,chambão,matulão,arrepia-cabelo,mazorro,mazorral,beduíno,casca-grossa,cascão,antipático,grosseirão,estúpido;homem de cascão grande,homem de mau cascão;carroceiro,bicho do mato,grosseiro,javardo,malas caras,malabruto,alarve,burguês,respondão,regateira (f.),resmungão,rezingão,quitandeira.

Adjetivo

seco,rude = fragueiro,descortês,malgalante,inurbano,incivil,tarimbeiro,rústico;mal-educado,malcriado,malcomportado,malprocedido,mal-ensinado;saloio,saiaguês,impolido,indelicado,antipático,desamável,inculto,grosso,irreverente,irreverencioso,rezingueiro,agalegado,achavascado,chavasco,chavasqueiro,beluíno (fig.),brutal,desconversável,supercilioso,mazorral,descarinhoso,descaroável,incerimonioso,descerimonioso,bestial,ríspido,acerbo,áspero,atavernado,charro,de casca grossa,lanzudo,lapão,assaloiado,inamável,desamável;avaqueirado,desgracioso,bruto,safado,descarado,impudente,tarasco,desabrido,acrimonioso,intratável,grosseirão = sáfio,pastrano,desatencioso,mal-humorado,díscolo,incivilizado,incivilizável,selvagíneo,selvagem,selvático,sáfaro,secarrão,irreverencioso,mordaz,contumelioso,pontudo,respondedor,respondão,labrego,lapuz,rugoso,agreste,bordalengo,estúpido;abrutado,brusco,arisco,extramontado,austero,inacessível,intratável,dessociável,inatingível,inabordável,rabugento,irritadiço;agressivo,brutal,injurioso,ofensivo,pesado,afrontoso,arrogante,acre,agro,arrieirático ou arreeirático,deselegante,inelegante,desaprimorado.

Verbo

ser (rude e adj.);ser homem de casca áspera;tratar com descortesia,descortejar,não ter tomado chá em pequeno,não ter educação,nem princípios;tomar liberdades,insultar;irreverenciar,mostrar a porta a,voltar as costas a,negar a mão a alguém,acoimar de apodos injuriosos,receber com cerimônia glacial,desabrir-se (irritar-se);agalegar-se,revelar mau humor;fechar,fazer carranca;cerrar a porta a alguém,dar a alguém com a janela na cara,ficar sério com alguém,secar-se com alguém,proceder mal,maltratar,tratar alguém a contrapelo,ofender,melindrar,receber mal,resmungar,rezingar,engrilar,resmonear,rosnar,respingar,levantar a grimpa = responder com modo altaneiro,grimpar,repontar,falar a alguém com sete pedras na mão,romper em excessos;responder asperamente,responder acremente,responder com uma vênia seca e silenciosa;atabernar-se,asselvajar-se.

Advérbio

descortesmente e adj.;em termos irreverentes,de raspão,de repelão,à bruta,sem cerimônia,de lança em riste,com (incivilidade e subst.);de porrete à esquina = com azedume.

Provérbio

Interjeição

Frase

Rus merum hoc quidem est;é a grosseria em pessoa.

Conjunção