Sua língua na Internet

 

(en.car.go)

sm.

1. Obrigação ou compromisso atribuídos a alguém; INCUMBÊNCIA; RESPONSABILIDADE: Educar crianças é encargo dos pais e da escola.

2. Cargo, ocupação ou função.

3. Tributo, taxa, imposto (encargo fiscal)

4. Condição onerosa, obrigação maçante, não gratificante; FARDO; MAÇADA; ÔNUS

5. Fig. Sentimento de culpa, inquietação, arrependimento por alguma ação; REMORSO: Carregava em seu espírito aquele pesado encargo.

[F.: Do port. ant. encarrego, dev. de encarregar.. Ant. nas acps. 1 e 4: desencargo. Hom./Par.: encargo (sm.), encargo (fl. de encargar).]


Encargo de família
1 Jur. Responsabilidade pela orientação, manutenção e comportamento da família.


Encargos sociais
1 Econ. Obrigações impostas por lei e assumidas pelas empresas para constituir fundos de assistência social e para atender a certas necessidades de seus empregados.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Trabalho

Substantivo

coisa,cuidado,ocupação,negócio,trabalheira,ministério,posto,emprego,posição,múnus,afazeres,quefazer,faina,coisas a fazer,agenda,tarefa,penso,operosidade,obra,comissão,missão,projeto,plano,plano de negócio,incumbência,encargo,encomenda,lugar,dever;mércia,obrigação,merceologia,mercadologia,marketing,vendas;papel,rôle,função,atribuição,exercício,tirocínio,prática,divisão departamento,repartição,ramo,esfera,órbita,setor,província,campo;profissão,ofício,mester,arte,mister,ocupação,função,posto,especialidade,sujeição;empresa;ônus,gravame,trabalho diário;vocação,rumo de vida,modo de vida,carreira,ambição,projeto de vida,capacidade de trabalho;trabalho;premência dos negócios;comércio,indústria,serviços,profissão liberal;financiamento,custo,margem,rentabilidade,lucro,déficit,balanço,crédito,débito,operação,investimento,custeio;otimização,reciclagem,informatização,automação,estruturação,logística,planejamento,estratégia,tática;aperfeiçoamento,especialização;estímulo,incentivo,competitividade,participação,dinâmica,metodologia,organização,organograma,cronograma,planilha,cronograma,orçamento;.

Adjetivo

profissional,oficial,funcional,ocupado (trabalho ativo).

Verbo

negociar,empresar,empreender,interprender passar,empregar,despender,gastar,ocupar o tempo;empregar-se em,ocupar-se com,empreender;abraçar,adotar,seguir uma carreira,entrar em carreira;especializar-se,reciclar-se,aperfeiçoar-se,realizar-se,realizar;aplicar-se,entregar-se,dedicar-se,empenhar-se,consagrar-se a;voltar as vistas para,sacrificar-se por,destinar-se a;dirigir um negócio,gerenciar,administrar,conduzir transações;efetuar transações,fazer transações;enfeirar,estabelecer-se,envolver-se em,cuidar de,servir,dedicar-se à sua tarefa,trabalhar na sua profissão,exercer a profissão de,comerciar,sargentear,agenciar,funcionalizar-se,ferrejar,sinalizar,sochantrear,clinicar,exercer a clínica,advogar,quitandar,tratar de,ocupar-se com os seus negócios,professar,servir como,ser,trabalhar como;desempenhar os deveres,desempenhar o cargo,desempenhar as funções de;fazer as vezes de,fazer o papel de;ocupar um emprego,ocupar um cargo;ter um emprego,desfrutar um emprego;ser o detentor de um cargo,gastar a vida em,estar de plantão;estar ocupado,estar atarefado;viver em grande azáfama,ter nas mãos,ter nos ombros,suportar o peso de,incumbir-se,encarregar-se,responsabilizar-se,demerger-se (ant.),assumir,avocar,chamar a si,tomar conta,passar um negócio pelas mãos de,empregar,dar ocupação a alguém;dar serventia a,dar serviço a,dar trabalho a.

Advérbio

profissionalmente e adj.;em mãos,em execução,na bigorna,em andamento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Comissão

Substantivo

encargo,encomenda,tarefa,incumbência;outorgação,delegação,sub-rogação,substabelecimento,transmissão de poderes;subdelegação,designação,assinação,nomeação,nomeadura,eleição,provimento,colação (ant.),procuração,mandato,autorização,legação,missão,enviatura,embaixada,deputação,agência,mandato apostólico,mandato imperativo;recado,ônus,gravame,encargo,brevet,diploma,título,exequatur,carta branca,credencial,provisão,permissão;colação de grau,formatura,graduação universitária,licenciatura,ordenação,sagração,imposição das mãos,instalação,inauguração,investidura,ascensão,coroação,entronização,recondução,aclamação,proclamação,vice-regência,regência;vice-rei,delegado;representante (deputado);comissário,comissionista,constituinte,comitente,cometente,cliente,eleitor.

Adjetivo

comissionado e v.;em comissão,em missão especial,graduado,sub-rogador,sub-rogatório,sub-rogante,provisional.

Verbo

comissionar,encarregar de comissão,encargar,distinguir com,expedir como comissário,deputar,delegar,transmitir por delegação,sub-rogar,consignar,designar,conferir o cargo de,escalar,nomear,escolher,incumbir,confiar,encomendar,cometer,meter o jogo nas mãos de alguém,dar plenos poderes;revestir de plenos poderes,armar de plenos poderes;confiar a alguém o manejo de um negócio,deputar todos os poderes em,mandar,dar por encargo,proclamar,aclamar,autorizar (permitir);subdelegar,remeter,encarregar,enviar,despachar,acreditar,legar,nomear,instituir,ajuramentar,pôr por,investir das funções,designar,prover alguém num cargo,prover um cargo,investir,dar posse,dar investidura,empossar,investir das funções de autoridade,coroar,ordenar,conferir ordens,conferir o sacramento da ordem,tonsurar,sagrar,impor o chapéu cardinalício,purpurar,fazer imposição do pálio,sagrar,ungir,colar o grau,conferir os graus universitários,licenciar,provisionar,abrir a boca aos cardeais,colar,empregar,colocar,dar um osso a roer a alguém,passar procuração,substabelecer os poderes,vigorar,pôr em vigor;ser comissionado e adj.;representar,exercer os poderes conferidos,desempenhar um mandato,ficar no lugar de,substituir,fazer as vezes de,ter por missão,ser encarregado de;receber a incumbência,receber o encargo;suprir a falta de,obter um buraco,assinar o expediente;.

Advérbio

per procuratione,em nome de,por ordem de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Despesa

Substantivo

dinheiro que sai,custo,custa,custas,custeio,manutenção,desembolso,dispêndio,gasto,expensa,consumo,importe,sumpto,sustento,mão de obra,circulação,preço;pingadeira;saída,deve (p. op. a haver),débito (importância despendida): pagamento;paga (remuneração);peita;salário,soldada,diária,honorário,subsídio,ajuda de custo,achega,estipêndio,joia,propina,carceragem,tributo,contingente,quota,coleta,contribuição,donativo;acheganças,ordenado,vencimentos,pagamento adiantado,antecipação,adiantamento,abono,arras,sinal,luvas,penhor,depósito,prestação,foro,ônus,encargo,gravame,mantença,anuidade,anualidade,mensalidade,ordinária,dízimo,primícias,emprego de capital,compra;obrigação,taxa,tarifa,imposto,over-head.

Adjetivo

gastador e gasto e suntuário,suntuoso,caro,dispendioso.

Verbo

gastar,gualdir,despender,esbrizar,sacrificar,empatar,aplicar,empregar,pagar;desembolsar,consumir,abrir a bolsa,abrir os cordões da bolsa,adiantar,sangrar,sofrer uma sangria,sumir-se o dinheiro na voragem de,dar cabo de,empandeirar,remunerar;manter,sustentar,subscrever (dar);subsidiar,contribuir;investir,injetar recursos.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Preço

Substantivo

valor estimativo,valor pecuniário,valor intrínseco,preço sugerido;importe,custo,custa,feitio,pedido,aluguer,aluguel,porte,frete,carreto,recova,recovagem,salário (remuneração);equivalente,avaliação,avaliamento,cotação,preçário,rasa;sobrepreço,superfaturamento;tabela. planilha,cotação,tarifário;imposto,direitos,taxa,tarifa,imposição,tributo,ônus,gravame,cota,quota,participação,encargo,contribuição voluntária;imposto de consumo,imposto de renda;novos e velhos direitos,octroi,finta,capitação,alvitre,derrama,direitos alfandegários,sisa,imposto indireto,imposto territorial,quinto,quarteirão,alcavala,finta,derrama,dízimo,décima,gabela,guiagem,fogal,portagem,direito de barreira,peagem (ant.),pedágio,resgate,tarifa,pauta,direitos pautais,corretagem,comissão,frete,fretamento,maquia,foro,arrendamento;reajuste,indexação,inflação,deflação;valor,avaliação,avaliamento,almotaçaria;preço corrente preço fixo,preço vil,preço justo,preço de mercado;pechincha,achado;almotacé.

Adjetivo

caro,exorbitante,inacessível,escorchante,acessível,astronômico,regateado,apreçado e v.;mercenário,venal,consumível,vendível,ad valorem,líquido.

Verbo

apreçar,marcar preço,pôr preço,fixar preço;cotizar,taxar o valor de,avaliar em,cotar,almotaçar,cobrar,exigir,levar,pedir,não deixar por menos de,encabeçar,levar,maquiar,penhorar;assumir custo,assumir despesa,arcar com;importar em,custar,subir a,descer a;comprar por,vender por;valer,equivaler,regular,montar em,montar a,atingir a,chegar,avaliar,reputar,estimar,calcular em,orçar em;pechinchar,regatear,negociar,ratinhar;fintar,lançar a finta;superfaturar,sobrecarregar (de impostos),espremer,escorchar,esfolar,extorquir sobrecarregar,gravar,onerar de tributos;coletar,tributar,impor tributos,cotizar ou quotizar.

Advérbio

à razão de,ao preço de,quanto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Festa acabada, músicos a pé;Quem não canta, dança.

Conjunção