Sua língua na Internet

 

(o.fi.ci.al)

a2g.

1. Que vem do governo, de uma autoridade competente ou é por ela reconhecido (documento oficial).

2. Relativo aos membros do governo ou da administração pública (comitiva oficial).

3. Que emana de autoridade pública (nota oficial).

4. Que faz parte do governo ou tem permissão legal para representá-lo.

5. Que se torna público segundo regras convencionadas.

6. Que é reconhecido pela tradição e dotado de autoridade, mesmo não sendo original.

7. Que é reconhecido como o principal entre outros de papel parecido ou igual.

8. Pej. Que é apresentado como verdadeiro por autoridade do governo ou por quem tem reconhecida credibilidade: O ministro e o engenheiro apresentaram a versão oficial dos fatos.

sm.

9. Aquele que tem um ofício ou emprego.

10. Trabalhador que tem conhecimento profundo de seu ofício.

11. Em certos ofícios, trabalhador que pertence a uma categoria abaixo do mestre (oficial de marcenaria).

12. Funcionário administrativo ou judicial que exerce determinadas funções, como fazer citações, intimações etc. (oficial de justiça).

13. Militar das Forças Armadas, ou da polícia, que tem patente superior à de aspirante ou, na Marinha de Guerra, de guarda-marinha.

14. Dignatário de certas ordens onoríficas.

15. Ant. Pessoa que, a bordo de um navio, desempenhava tarefas de importância.


[Pl.: -ais.Col.: quadro, oficialidade.]

[F.: Do lat. officialis, e. Hom./Par.: oficiais (fl. de oficiar).]


Oficial combatente
1 Mar.G. Oficial do Corpo da Armada ou do Corpo de Fuzileiros Navais.
2 Mil. Oficial da Infantaria, ou da Cavalaria, ou da Artilharia, ou oficial engenheiros em um unidade de Engenharia de Combate.


Oficial da reserva
1 Bras. Aspirante-a-oficial formado em curso preparatório especial para estudantes acima do nível médio, para ele convocados como forma de prestar seu serviço militar; oficial miliciano.
2 Oficial de tropa que se transferiu para a reserva.


Oficial de dia
1 Mil. Aquele designado para comandar uma unidade e ser por ela responsável durante 24 horas; oficial de inspeção.


Oficial de diligências
1 Jur. Ver Oficial de justiça.


Oficial de inspeção
1 Mil. Ver Oficial de dia.


Oficial de justiça
1 Jur. Funcionário da justiça encarregado de apresentar aos destinatários arrestos, citações, intimações, notificações, penhoras etc. emitidos por autoridade judiciária; oficial de diligências.


Oficial de registro
1 Jur. Bras. Serventuário privativo e vitalício, responsável por um ofício de registro público (de pessoas físicas e jurídicas, títulos e documentos etc.).


Oficial de ronda
1 Aquele encarregado durante certo período da fiscalização de postos de guarda d guarnições militares, estacionamentos etc.


Oficial intermediário
1 Bras. O que tem posto de capitão no Exército, na Aeronáutica e na Polícia Militar, e de capitão-tenente na Marinha de Guerra.


Oficial miliciano
1 Ver Oficial da reserva (1).


Oficial subalterno
1 O que tem posto de primeiro ou segundo-tenente.


Oficial superior
1 O que tem posto de major, ou tenente-coronel ou coronel no Exército, na Aeronáutica e na Polícia Militar, ou de capitão de corveta, ou capitão de fragata ou capitão de mar e guerra na Marinha de Guerra.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Agente

Substantivo

profissão,prestação de serviço,ofício;fazedor,ator,promotor,promovedor,executor,ministrante,ministrador,perpetrador,mandatário,praticador,praticante,operador,prático,acionador,atuador,obreiro,operário,fautor,feitor,abelha,formiga,a próvida formiga,a laboriosa abelha,uma negra de trabalho,safra,os braços úteis,criada para todos os serviços;pau mandado;pau para toda colher,pau para toda obra;homem para tudo,faz-tudo,fac totum;totum contimens,arbitrista,jornaleiro,diarista,fabricador,fabricante,fabro (poet.),braceiro,artista,profissional,empreiteiro,demiurgo,lenheiro,lenhador,aguadeiro,mercenário,capanga,simples instrumento;mineiro;fator,artífice = opífice (desus.),mesteiral ou mesteirial (ant.),artesano,obrador,oficial,manufator,arquiteto,arquitetor;barbeiro,(termos depreciativos): barbeirola,fígaro,esfola-caras,sarrafaçal,carpinteiro,rapa-tábuas;construtor,edificador,maçon,mação,pedreiro,calceteiro,emboçador,tarefeiro,alvanel,alvanéu,alvanir,alvenel,alvener,alveneiro,alvenéu,ladrilheiro,ladrilhador,ferreiro,caldeireiro,forjador,Vulcano,alfageme,armeiro,ensamblador,aceiro,agulheiro,funileiro,bate-folhas;joalheiro,ourives,aurífice,eborário,ganhadeiro,ganhão,ganha-pão,ganha-dinheiro,mariola,governadeira,trabalhadeira,agenciador,lapidário,armoreiro,marmorário,medalheiro ou medalhário,lampianista,limpa-candeeiro,limpa-chaminés,marcheteiro,embutidor,latoeiro,picheleiro,marceneiro,marcheteiro,ebanista,tanoeiro,esteireiro,chapeleiro,relojoeiro,tecelão,passamaneiro,cutileiro,pirotécnico,pirobolista,moleiro,organeiro,rolheiro,serralheiro;costureiro,alfaiate,costureira,sapateiro,acolchoadeiro,acaseadeiro,caseadeiro,abotoadeiro,marmoto,padeiro,pasteleiro,maquinista,mecânico,engenheiro,agrimensor,rendeiro,industrial,arqueador,pontoneiro,queijeiro,pareador,fogueiro,foguista,funileiro,lanterneiro,penteeiro,ministro;agricultor,agrônomo,administrador,analista de sistemas,programador,contador,economista,antropólogo,sociológo,cientista político,comunicador social,desenhista industrial,desginer,urbanista>,paisagista,advogado,juiz,prestador de serviços,esportista,técnico,mecânico,químico,eletricista,motorista,piloto,marinheiro,militar,biólogo,farmacêutico,enfermeiro,fisioterapeuta,fonoaudiólogo,historiador,escritor,jornalista,lexicógrafo,filólogo,editor,gráfico,músico,artista plástico,cineasta,médico,veterinário,publicitário,matemático,físico,estilista,nutricionista,dentista,pscicólogo,psicanalista,pedagogo,professor,agente de viagens,criado;representante;procurador,deputado;cooperador,colaborador,auxiliar;cúmplice,participante,participador,partícipe,particeps criminis;dramatis personæ.

Adjetivo

braçal,mecânico.

Verbo

agenciar,trabalhar,produzir,prestar serviços,ser profissional;cumpliciar,participar de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Quorum pars magna fui.

Conjunção

Amo

Substantivo

senhor,dominador,patrão,superior,promulgador,referendário,mandante,sancionador,comandante,general,coronel,caudilho,chefe,caudel,cabeça,capitão,cabo,morubiba,morubixaba,cacique,pajé,aqueme (ant.),dembe,xeque,maioral,váli,decano,nomarca (Egito),governador,alvazil ou alvazir (ant.),alcaide,ditador,líder (diretor);condestável,timoneiro;mandachuva,chefão,figurão,magnata,corifeu,chefia;potentado,potestade,senhor,suserano,soberano,monarca,usurpador,tirano,autocrata,déspota,oligarca;cabeça coroada,pontífice,imperador,imperante,rei,majestade,ungido do Senhor,dinasta,protetor,presidente,estatôlder,doge,governante;governador,presidente,césar,kaiser,autocrata,czar,fuehrer,duce,sultão ou soldão,califa,faraó (ant.),negus,xá,padixá,sofi ou cã,lama,micado,dairo,daimio,cubo,inca,jacatá;príncipe,duque (nobreza);arquiduque,eleitor,landgrave,rajá,emir;imperatriz,rainha,sultana,czarina,princesa,infanta,duquesa,margravina,dogaressa,landgravina;regente,camerlengo,vice-rei,exarco,exarca,palatino,quediva,hospodar,paxá ou baxá,imã,bei,naire,xerife,guazil,tetrarca,heptarca,cônsul,procônsul,harmosta (ant.),senescal,centúnviro,duúnviro,triúnviro,quatuórviro,decênviro,sátrapa,etnarca,mandarim,grão-vizir,nababo,sabaio,marajá,burgrave,burgomestre,laird (proprietário);regedor,vílico,castelão,tuxaúa,tubixaba,autoridade,poderes,governo,os órgãos da nação,poderes constituídos,estado-maior,autoridade em exercício,encarnação da autoridade,sol,governo,regime,executivo;(autoridades militares): oficialidade,generalíssimo,condestável,comandante-chefe,estratego (ant.),marechal,marechal de campo,general de divisão,general de brigada,naire (Índia),tenente-general,governador das armas,comandante da região,brigadeiro,coronel,quingentário (gôdos),tenente-coronel,major,capitão,anadel,centúrio,centurião,almocadém (ant.),primeiro-tenente,segundo-tenente,alferes,oficial,brigada,vago-mestre,intendente,primeiro-sargento,segundo-sargento,cadete,aspirante,furriel,cabo,anspeçada;ajudante de campo,fiscal,comandante,vinteneiro (ant.),corneta-mor,guarda-mor,adail,manipulário ou manipular;estado menor;(autoridades civis): ministro,governador,presidente,secretário,chanceler,intendente,prefeito,governador da cidade,chefe de polícia,arconte,preboste,magistrado,síndico,alcaide,burgomestre,corregedor,sargento-mor,ouvidor,juiz de fora,senescal,mordomo,veador da casa régia,vereador,diretor,reitor,maire,condestável,oficial (executivo);(autoridades navais): talassiarca (ant.),almirante,capitão-mor dos mares,vice-almirante,comodoro,capitão de fragata,capitão de mar e guerra,capitão-tenente,comandante,oficialidade,guarda-marinha,grumete;autoridades eclesiásticas.

Adjetivo

triunviral,duunviral.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Jurisdição

Substantivo

judicatura,administração da justiça,magistratura (autoridade);poder de administrar a justiça,executivo,juidiciário,polícia,foro,alcaidaria,castelaria,meirinhado,pretoria,julgado,catualia,oficial,juiz;tribunal;municipalidade,corporação,concelho,posta,bailiado,xerifado,intendente,catual,condestável,juiz de paz,bailio,alcaide,castelão,meirinho,sargente (ant.),oficial de justiça,citote (ant.),galfarro,beleguim,malsim,bufo,galopim,policial,rondador,esbirro,quadrilheiro,naique,alguazil,lictor,guarda civil,maceiro,bedel,guarda-menor,guarda-mor,recrutador,cobrador de sisas,siseiro,arqueador,coletor;empregado do fisco,guarda aduaneiro,guarda da alfândega,guarda-barreira,alfandegueiro;edil,vereador,posse comitatus.

Adjetivo

executivo,administrativo,municipal,causídico,forense,judicativo,judicatório,jurídico,inquisitório,inquisitorial.

Verbo

julgar,presidir um julgamento.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Exatidão

Substantivo

fato,luz,evidência,verdade,realidade (existência);simples questão de fato,natureza (princípio);veras,evangelho,ortodoxia;oráculo,autenticidade,veracidade;as cores nítidas da realidade;rigidez,justeza,correção,exação,certeza,segurança,acuidade,precisão,delicadeza,miudeza,severidade,rigor,precisão matemática,pontualidade,sensibilidade,precisão de maquinismos,minudência,minuciosidade,regularidade;autografia,ipsissima verba,texto,as mesmíssimas palavras;verdade singela,verdade sóbria,verdade verdadíssima,verdade absoluta,verdade nua,verdade crua,verdade pura,verdade sincera,verdade honesta,verdade rigorosa,verdade austera,verdade intrínseca,verdade incontestada,verdade luminosa,verdade inconcussa,verdade limpa;nuda veritas;breve de marca,realismo,naturalismo.

Adjetivo

real,positivo,efetivo,vero,atual (existente);verdadeiro,verídico,oracular,veraz,certo;seguro;substancialmente verdadeiro,categoricamente verdadeiro,matematicamente verdadeiro;fiel à letra,indiscutível,irrefragável;irrecusável,inequívoco,incontestável,veraz;iniludível,irrefutável,testemunhável,inideal,inimaginado;exato,irrepreensível,inatacável,incensurável,rigoroso,definido,definito,preciso,categórico,cabal,terminante,frisante,justo,reto,correto,regular,estrito,aproximado (semelhante);literal,servil,textual,conforme à letra,fielmente reproduzido,inexorável,inconcusso,próprio,rígido,puro,limpo,escrupuloso (consciencioso);estreme,severo,fiel,religiosamente exato,matemático,científico,geométrico,sabido,inerrante,infalível,indefectível,minucioso,fino,feito com todo o escrúpulo e atenção,genuíno,formal,legal,autêntico,lídimo,legítimo,da gema,garantido,insuspeito,inequívoco,ortodoxo,oficial,ex-officio;natural,são,provado,demonstrado,reconhecido,de prova experimentada,bem fundado,conhecido,sabido,inadulterado,fundado,sólido,substancial,substancioso,tangível,palpável,visível,válido,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,insofismável,acima de toda prova,que os fatos não contradizem,fidedigno,que mais de perto priva com a verdade,legítimo de Braga.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);ser verdade,ser a questão,resistir a toda prova,desafiar contestação,inspirar confiança,não temer contradita;não admitir ilusões,não comportar ilusões;fazer fé,ser (genuíno e adj.);ir com o compasso na mão,ter muita sensibilidade;tornar verdadeiro,provar verdadeiro;tirar a prova dos noves,verificar com a maior minuciosidade,desfabular,exatificar,precisar,minuciar,substanciar;rebulir,retocar,corrigir,chegar à verdade (descobrir);obter resultado rigorosamente exato;tornar exato,corrigir,dar quinau,retificar.

Advérbio

realmente e adj.;verdadeiramente,bofé (ant.),na realidade,em carne e osso,deveras,com todas as veras,com toda a verdade (veracidade);certamente;atualmente,exatamente,ao justo,ad amussim,regularmente,perfeitamente,sem requinte de sofisma,de traço em traço,verbatim,varbatim et litteratim;totidem verbis;sic,à letra,ao pé da letra = verbum pro verbo,literalmente,ipsimis verbis;ad unguem,na íntegra,sem discrepar uma coma,ad verbum = sem mudar uma palavra,sem pospor ou antepor uma vírgula,com todos os ff e rr,tim-tim por tim-tim,ponto por ponto,p a pá,santa Justa,miudamente,com todo o rigor,no seu justo valor,sem refolhos,com toda a exatidão,a compasso = com exatidão rigorosa,propriamente dito;sem tirar nem pôr,em suas verdadeiras cores,sob todos os aspectos,sob qualquer prisma que se encare,em todo o caso,de qualquer maneira,à risca,à toda prova,rigorosamente falando,realmente,de fato,com efeito,a bem dizer,para bem dizer,por bem dizer;em boa,em sã consciência;resvés,à média,à justa,na conta,a ouro e fio.

Provérbio

Interjeição

Frase

O fato é. O caso é. Ita est = assim é.

Conjunção

Trabalho

Substantivo

coisa,cuidado,ocupação,negócio,trabalheira,ministério,posto,emprego,posição,múnus,afazeres,quefazer,faina,coisas a fazer,agenda,tarefa,penso,operosidade,obra,comissão,missão,projeto,plano,plano de negócio,incumbência,encargo,encomenda,lugar,dever;mércia,obrigação,merceologia,mercadologia,marketing,vendas;papel,rôle,função,atribuição,exercício,tirocínio,prática,divisão departamento,repartição,ramo,esfera,órbita,setor,província,campo;profissão,ofício,mester,arte,mister,ocupação,função,posto,especialidade,sujeição;empresa;ônus,gravame,trabalho diário;vocação,rumo de vida,modo de vida,carreira,ambição,projeto de vida,capacidade de trabalho;trabalho;premência dos negócios;comércio,indústria,serviços,profissão liberal;financiamento,custo,margem,rentabilidade,lucro,déficit,balanço,crédito,débito,operação,investimento,custeio;otimização,reciclagem,informatização,automação,estruturação,logística,planejamento,estratégia,tática;aperfeiçoamento,especialização;estímulo,incentivo,competitividade,participação,dinâmica,metodologia,organização,organograma,cronograma,planilha,cronograma,orçamento;.

Adjetivo

profissional,oficial,funcional,ocupado (trabalho ativo).

Verbo

negociar,empresar,empreender,interprender passar,empregar,despender,gastar,ocupar o tempo;empregar-se em,ocupar-se com,empreender;abraçar,adotar,seguir uma carreira,entrar em carreira;especializar-se,reciclar-se,aperfeiçoar-se,realizar-se,realizar;aplicar-se,entregar-se,dedicar-se,empenhar-se,consagrar-se a;voltar as vistas para,sacrificar-se por,destinar-se a;dirigir um negócio,gerenciar,administrar,conduzir transações;efetuar transações,fazer transações;enfeirar,estabelecer-se,envolver-se em,cuidar de,servir,dedicar-se à sua tarefa,trabalhar na sua profissão,exercer a profissão de,comerciar,sargentear,agenciar,funcionalizar-se,ferrejar,sinalizar,sochantrear,clinicar,exercer a clínica,advogar,quitandar,tratar de,ocupar-se com os seus negócios,professar,servir como,ser,trabalhar como;desempenhar os deveres,desempenhar o cargo,desempenhar as funções de;fazer as vezes de,fazer o papel de;ocupar um emprego,ocupar um cargo;ter um emprego,desfrutar um emprego;ser o detentor de um cargo,gastar a vida em,estar de plantão;estar ocupado,estar atarefado;viver em grande azáfama,ter nas mãos,ter nos ombros,suportar o peso de,incumbir-se,encarregar-se,responsabilizar-se,demerger-se (ant.),assumir,avocar,chamar a si,tomar conta,passar um negócio pelas mãos de,empregar,dar ocupação a alguém;dar serventia a,dar serviço a,dar trabalho a.

Advérbio

profissionalmente e adj.;em mãos,em execução,na bigorna,em andamento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Autoridade

Substantivo

poder,força,mando,mão,pulso,braço,rédea,poderio,senhorio,jurisdição,influência,arbítrio,patronato,patronado,preeminência,preponderância,soberania,supremacia,hegemonia,governo,ordem de coisas,sobregoverno,favor,valimento,crédito,prestígio,prerrogativa,atribuição,competência,alçada,direito;política,elevada investidura;nau,galera do Estado;direito divino,prerrogativa de sangue;direitos dinásticos,direitos civis,direitos incorpóreos,direitos pessoais;autoritarismo,absolutismo,totalitarismo,jus nocendi,poder temporal,braço temporal,braço secular;comando,império,domínio,dominação,predomínio,predominação,predominância,ascendência,férula,reino,reinado,suserania,senhoria,chefado,chefatura,chefia,regência,poder,trono supremo,capitania,governalho,governo (direção);fiscalização,batuta,inspiração,proteção,garras,freio,bandeira,punho de ferro (rigor);cetro;cargo,posto,posição,poleiro;pasta,bastão do mando (insígnia);ascensão,elevação,ascenso,subida,acesso ao trono,acesso ao poder;hierarquia,graduação,patente,regime,governo,dinastia,realeza,ditadura,protetorado,califado,arcontado,arciprestado,feudalismo,daimiato,sistema feudal,triarquia,tetrarquia,tetrafalangarquia,dinarquia,heptarquia,pentarquia,poliarquia,oligarquia,poligarquia,senescalia;consulado,proconsulado,duunvirato,duunvirado,trisarquia,triunvirato,quadrunvirato,quintunvirato,centunvirato,sextunvirato,triarquia = trirregno,quinquevirato,quatuorvirato,decenvirato,quindecenvirato,regência trina,governo provisório,presidência,administração,prefeitura,magistratura,talassocracia,nababia;império,monarquia,braço real,realeza,realismo;monarquia absoluta,monarquia constitucional,monarquia representativa,monarquia hereditária,monarquia parlamentar;totalitarismo,unitarismo,federalismo;república unitária,república parlamentar,república federativa;presidencialismo,parlamentarismo,republicanismo,monarquismo;aristocracia,pornocracia,aristodemocracia,oclocracia,timocracia,etocracia,estratocracia,mesocracia,autocracia,pedantocracia,vulgocracia,democracia,dulocracia,teocracia,ginecocracia,tribunocracia,burocracia;social-democracia;sacerdotalismo,cesarismo,clericalismo,governo de saia,capitalismo,militarismo,preponderância de elemento militar,demagogia;socialismo,comunismo,sovietismo,bolchevismo,maximalismo,coletivismo,fascismo,nazismo,nazifascismo,integralismo (delegação de poderes): comissão;deputado;permissão,estado,reino,corpo político,posse comitatus;autoridade;judicatura;gabinete;sede de governo,sede de autoridade,capital,quartel-general,metrópole,corte,capital federal;(aquisição de autoridade): posse,compromisso,coroação,sagração,acessão,instalação;usurpação;(ciência do governo dos povos): política.

Adjetivo

autoritário,dominante,reinante,imperante,regente e dominador,administrador e v.;predominante,preponderante,influente,governante,governativo,imperioso,zeloso de suas prerrogativas,executivo,administrativo,oficial,oficioso,ex-officio,taxativo,peremptório,absoluto,supremo,arbitrário (compulsório);severo,rigoroso;real,realengo,régio,reguengo,regalengo,realista,reiuno,soberano,suserano,cetrígero,monárquico,imperial,imperatório,principesco,diademado,proconsular,consular,presidencial,oligárguico,pedantocrático,oclocrático,mesocrático,autocrático,democrático,protetoral,dinástico,federativo,unitário,representativo,governamental,liberal,conservador,hierárquico,ditatorial,marxista,comunista,bolchevista,socialista,maximalista.

Verbo

autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.

Advérbio

autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção