Sua língua na Internet

 

(po.si.ti.vis.mo)

sm.

1. Condição ou estado do que é positivo: Seu positivismo era contagiante.

2. Fil. Doutrina filosófica de Auguste Comte (1798-1857), que propõe fazer das ciências experimentais o modelo por excelência do conhecimento humano em substituição às especulações metafísicas ou teológicas; COMTISMO; FILOSOFIA POSITIVA

3. P.ext. Fil. Cada uma das doutrinas inspiradas pelo comtismo, e que se caracterizariam pelo cientificismo, pelo emprego da metodologia quantitativa e pela hostilidade ao idealismo.

4. Ling. Postura adotada por certos linguistas que consideram os fatos da linguagem apenas como fenômenos a serem descritos, independentemente dos falantes que os empregam. [Cf. antimentalismo.]

[F.: Do fr. positivisme. Ideia de: - por.]


Positivismo lógico
1 Fil. Movimento ou corrente filosófica, iniciados no século XX, cujas principais características são o cientificismo e a perspectiva empirística (como no positivismo) e a aplicação de métodos e análises da lógica formal e matemática.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Adv?rbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjun??o

Heterodoxia

Substantivo

erro;falsa doutrina,impureza,impuridade,cisma,apostasia,arrenegação,abjuração,ateísmo;heresia,anticristianismo,neocatolicismo,saduceísmo,fanatismo,sectarismo,iconoclasmo,sabatismo,bibliolatria,angelolatria,sabelianismo,zoomorfismo,puritanismo,secularismo,sincretismo,babismo,paganismo = gentilismo,etnicismo,ecletismo,seitas religiosas,teologismo;galicanismo,antipapismo;Reforma,protestantismo,luteranismo,arianismo = doutrina que negava a divindade de Cristo e a Santíssima Trindade,erastianismo,calvinismo,huguenotismo,quaquerismo ou quacrismo,a Sociedade dos Amigos,metodismo,anabatismo,acefalismo,nestorianismo,sabeísmo,sabelianismo,ritualismo,originismo,deísmo,teísmo,materialismo,antropomorfismo,antropoteísmo,positivismo,monofisismo,espiritismo,latitudinarianismo;judaísmo conservador,judaísmo libeal,judaísmo reformista;religião reformada,igreja reformada;alta Igreja,baixa Igreja,anglo-catolicismo;igreja livre,anglicanismo,luteranismo,igreja grega cismática,infidelidade,puseyismo,mormonismo,zwinglianismo,wiclefismo ou wycliffista,hussitismo;mitologia,diteísmo,triteísmo,politeísmo,dualismo,confucionismo,vixnutismo,zendicismo,nazaretismo,moiseísmo,judaísmo,islamismo,muçulmanismo,maometismo,sufismo,bramanismo,budismo,hinduísmo,sivaísmo ou shivaísmo,nanequismo,sabianismo,gnosticismo,hilozoísmo,xintó ou xintoísmo,zoolatria;xintoísta,islamista,sufista,sectário,seguidor,herege,infiel,apóstata,renegado,arrenegado,díscolo,pagão,gentio,sabeísta,idólatra,andrólatra,anticristo,anticristão,severiano,antipapa,antipapista,politeísta,antropoteísta,panteísta,antropomorfista,espírita,espiritista,catabatista,heresiarca,alogiano,álogo,antitrinitário,angélico = angelita,ebionista,albigense,cristómaco,monofista,apolinarista,acefalita,triteísta,angelólatra,sabeliano,céptico;latitudinário,cismático,anticlerical;dissidente,separatista,sacramentário,não conformista,huguenote,anglicano,protestante,reformado,agiômaco,biblista,congregacionalista,independente,episcopaliano,presbiteriano,luterano,calvinista,metodista,zwingliano,anabatista,batista,mormonista ou mórmon,wiclefista ou wycliffista,hussita,puseísta ou puseysta,ritualista,sandemaniano,antinomiano,svedenborgiano,puritano,supralapsário,zoroastrista ou zoroastriano,abraamianos,abraamitas,abstinente,helvidiano,apolinarista,anomiano;confucionista,judeu,gente de nação,moiseísta,hebreu,islamita,sunita,agareno,muçulmano,mosleme,moslemita,osmanli,vixnutista,xeíta,brâmane,budista,parce,mago,gimnosofista,guebro,adorador do fogo,fetichista,sabiano,gnóstico,saduceu,rosa-crucianista ou rosa-cruzista;antidicomarianita.

Adjetivo

Verbo

proferir ou dizer blasfêmias (= palavras que insultam o sagrado,ou contrariam aquilo que se entende por sagrado) Adj. heterodoxo,herético,impuro,profano,inortodoxo,anticanônico,extracanônico,anticristão,antidogmático,antievangélico,anticatólico,antimonacal,antimonástico,cismático,dissidente,secular;pagão,étnico,gentílico,diteístico,triteístico,panteístico,politeístico,judaico,maomético,maometano,mafamético,moslêmico,muçulmano,budista,protestante,evangélico,fanático;supersticioso;idólatra;visionário.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o