Sua língua na Internet

 

(ga.ran.ti.a)

sf.

1. Ação ou resultado de garantir.

2. Ato ou compromisso verbal que assegura o cumprimento de obrigação ou promessa: Deu a garantia de que não vai faltar.

3. Documento que certifica a qualidade de um bem num prazo determinado e compromete o comerciante, em caso de problema, a providenciar reparos sem ônus para o consumidor.: O aparelho tinha garantia.

4. P.ext. Período de vigência desse documento.: O vídeo parou de funcionar, mas está na garantia.

5. Algo de valor que se oferece para certificar o pagamento de um empréstimo: Deu o carro como garantia.

[F.: Do fr. garantie.]


Garantia de evicção
1 Jur. Garantia na qual se compromete entregar ao adquirente o objeto da aquisição, ou indenização compatível, caso venha a se comprovar direito de terceiro sobre o bem.


Garantia fidejussória
1 Jur. Ver Garantia pessoal.


Garantia fiduciária
1 Jur. Garantia dada por meio de alienação fiduciária (ver no verbete alienação).


Garantia pessoal
1 Jur. A que beneficia pessoalmente aquele a quem é dada; garantia fidejussória.


Garantia real
1 Jur. A que se baseia na entrega de bem real a credor, em caso de não pagamento da dívida.


Garantia solidária
1 Jur. Garantia dada por grupo, de modo que o credor possa garantir de qualquer deles o cumprimento da obrigação.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Evidência

Substantivo

(de uma parte),fatos,a lógica dos fatos,premissas,dados,data proecognita,fundamentos,antepredicamentais,razão justificativa,considerando,indicação;critério,prova;testemunho,testificação,atestação,depoimento,demonstração;exame,documentação,admissão;autoridade,garantia,abono,fiança,del credere,credencial,diploma,certificado,atestado,certidão,registro;documento,papel,peça justificativa,escritura,título,papéis,caução,papelada,penhor (fiança);assinatura,selo (identificação);testemunha;testemunha juramentada;depoente,respondente,fiador;prova oral,prova documental,prova plena,prova semiplena,prova circunstancial,prova de outiva,prova de ouvido,prova extrínseca,prova intrínseca,prova cumulativa,prova ex parte,prova presuntiva;prova (demonstração);evidência secundária,confirmação,roboração,corroboração,asseveração,apoio,carta confirmatória,sobrecarta,ratificação;autenticação,reconhecimento de firma,compurgação,comprovação;testemunha visual,testemunha de ouvido,testemunha auricular,testemunha presencial;citação,cita,referência,alusão.

Adjetivo

evidente,mostrador e v.;indicativo,indicatório,indicador,denotador,revelador,dedutivo;estribado,fundado,baseado,alicerçado em;roborante,comprovativo,corroborativo,certificativo,roborativo,certificatório,confirmatório,comprobatório,elucidante,testemunhal,esclarecedor,conteste,substancioso,substantífico,que tem tomo.

Verbo

evidenciar,ser evidente,mostrar,patentear,revelar,demonstrar,arrazoar,indicar,denotar;implicar,envolver,revelar,respirar;ser de peso,falar,dizer por si,ser muito eloquente,falar bem alto,valer por volumes;esclarecer,elucidar,projetar luz,dirimir dúvidas,discorrer,depender de,confiar em,contar com,repousar confiança em,dar testemunho;aduzir,produzir testemunho;testificar,depor,prestar declarações,testemunhar,atestar,certificar,garantir,abonar,reconhecer;selar,sigilar,sobrescrever,tornar válido,validar;confirmar,robustecer,ratificar,roborar,roborizar,corroborar,fortalecer,instruir,firmar,alicerçar,fundamentar,basear,reforçar,substanciar,motivar,justificar,provar o alegado,endossar,dar por firme e valioso,confirmar = solidar,contra-assinar,apoiar,sustentar,defender;produzir,trazer,aduzir,expor,exibir,apresentar,citar,oferecer,mencionar,avançar,trazer a campo,reportar-se a,trazer à baila,chamar a Juízo,referir-se a,basear-se,aludir-se,pegar-se a,remeter-se,reportar-se,estribar-se,ater-se,fundamentar-se,apelar para,invocar o testemunho de,obtestar,pôr em cena,trazer para o plenário,alegar,pleitear;acarear,afrontar,confrontar testemunhas;coletar,amontoar,armazenar provas;documentar,estabelecer,autenticar,legalizar,legitimar,reconhecer a firma,verificar,citar artigos e parágrafos,lançar mão de,apegar-se a,utilizar-se de.

Advérbio

evidentemente e adj,por inferência,segundo o testemunho,no dizer de,no sentir de,no julgar de,mais uma razão,a fortiori,com maior soma de motivos,em corroboração,em fé do que,em confirmação de,valeat quantum;ao compasso de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Segurança

Substantivo

segureza,seguridade,garantia,paládio,salvaguarda,firmeza,asilo,refúgio = efúgio,alfama,guarida,abrigo,resguardo,fieldade;inexpugnabilidade,incolumidade,inconquistabilidade,invulnerabilidade,salvatério,recado = recato = condessilha,bafejo,defesa,ensombro = broquel = proteção,arrimo,âncora,manto,amparo,escora,conchego,encosto,encostes,seguro;guarda,égide,escudo,fortaleza,muralha,sombra,vigilância,policiamento,fiscalização,protutela,tutela,tutoria,patronato,patrocínio,padroado,custódia,defesa,defensa,auspícios,preservação;salvo-conduto,cartaz (ant.),escolta,comboio,escudo;carta de segurança,guarda;anjo custódio,anjo da guarda,tutelar;deus,nume,anjo,divindade tutelar;padroeiro,genius loci,anjo protetor,espírito familiar;protetor,defensor,campeão,paladino,salvador,redentor,padrinho,patrono,paraninfo,guardador,guarda-costas,rafeiro,cão,guardião,duenna,chaperon,aio,tutor,tutriz,Cérbero,policial,sentinela,guarnição,vigia,surdista,guarda-noturno,guarda-freios,guarda-joias,guarda-avançada;vigilante,batedor (aviso);guarnição;polícia,âncora,precaução;cautela,prudência,previdência,prevenção,quarentena,cordão sanitário,lazareto,lugar seguro. (sensação de segurança): sossego,euforia,tranquilidade,paz,confiança,bem-estar.

Adjetivo

seguro,sossegado,protegido,tranquilo,sorridente,confiante,reparado,salvo,abrigado,escudado,blindado pela couraça de,sob a égide de,livre de perigos,invulnerável,inatacável,imperdível,intangível,inexpugnável,inconquistável,armado de ponto em branco (defesa);em segurança,protegido e v.;cavendo tutus,imolestado,“onde terá segura a curta vida”,são e salvo,são e escorreito (preservado);à prova de fogo,ileso (perfeito);sem perigo e;protetor,protetório,defensor,redentor,salvador,tutelar,custódio,preventivo,tuitivo,preservativo;digno de confiança;capnófugo,abrigoso,policial,quarentenário,protetoral.

Verbo

segurar,assegurar,garantir,estar (seguro e adj.);estar fora do jogo;estar em boas mãos,em foto (ant.);ver de palanque,dormir confiante na fé dos tratados,estar a embarcação em foto,tornar seguro e adj.;acautelar,segurar,pôr fora de perigo,prevenir,acautelar,proteger,guardar,vigiar,tutelar,defender,escudar,amparar,salvaguardar,ressalvar,garantir,preservar;livrar,salvar,remir,redimir;pôr em cobro,pôr a bom recato,pôr a salvo;aconchegar,agasalhar,acolher,recolher,acoitar,homiziar,refugiar-se,abrigar,resguardar de,acobilhar,defender,livrar,dar resguardo a,guardar,custodiar,aceirar,murar (circunscrever);pôr a coberto,acobertar,murar contra,anteparar (defesa);guardar as costas a alguém,pôr em lugar seguro,desengolfar,esconder,encobrir,encouraçar,cobrir,apadrinhar,flanquear,quarentenar,desinçar,escoltar,comboiar,guarnecer,vigiar;montar guarda,montar sentinela;patrulhar,policiar,rondar,roldar (ant.),atalaiar,precatar-se;tomar precaução (preparar-se para);procurar (refúgio e subst.);asilar-se,recatar-se,guardar-se de,não se expor a perigos,salvar-se em água de bacalhau,acoitar-se,broquelar-se,abroquelar-se,enconchar-se,fortificar-se,entrincheirar-se,solapar-se,buscar escape,buscar amparo,confugir a;reparar o golpe.

Advérbio

seguramente e adj.;em bom recato,a bom recato,em seguro,sobre seguro,com esperança;livre de risco,livre de perigo;são e salvo,a seu salvo,a salvo,a salvamento,à cautela,para que não haja risco;sob o broquel,sob o manto protetor de,sob as asas protetoras de,sob o dossel,à sombra de,a coberto de,fora das malhas de,em terreno seguro,sob a couraça de,em terreno firme,em boas mãos,em terra firme.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Promessa

Substantivo

proposta,palavra,fé;prometimento,palavra de honra,palavra de rei;juramento,jura,compromisso,promissão,jura,protesto,voto (afirmação);profissão,profissão de fé,protestação,asseveração,empenho,obrigação (contrato);penhor,arras,segurança,garantia,plácito,proposta;voto;palavra dada,palavra empenhada;obrigação contraída;belas palavras,boas palavras,policitação;Acadina (mit.),promitente,vovente.

Adjetivo

promitente e v.;promissor,promissório,reversal,votivo,afiançado,prometido,empenhado;sob selo,sob juramento;prometido e v.;apalavrado,ajustado,combinado,comprometido.

Verbo

prometer;afirmar verbalmente,afirmar por escrito;tomar o compromisso de,propor-se,comprometer-se,obrigar-se,garantir,asseverar,dar sua palavra (de honra),penhorar,dar esperanças de,prestar juramento;assumir o compromisso,assumir a responsabilidade,assumir o encargo de;empenhar a palavra,comprometer a palavra;obrigar-se por juramento;obrigar a fé,obrigar sua fé;ajuramentar-se,protestar,fazer protestos de,professar,ficar responsável;tomar sobre si,tomar à sua conta,tomar sob a sua responsabilidade;avocar-se;montes auri polliceri = prometer mundos e fundos,prometer mares e montes,prometer montes de ouro;acenar com,dar esperanças de;assegurar,afiançar,garantir,jurar,apalavrar,prometer em contrato;atestar (dar testemunho);adjurar,intimar em nome de Deus,receber um juramento;ajuramentar uma testemunha,juramentar uma testemunha;esconjugar,fazer alguém jurar,deferir compromisso,contrair obrigação,ficar como fiador,prestar fiança;assinar como fiador,afiançar;fazer promessas falazes,cacarejar e não pôr ovos.

Advérbio

sob palavra,sob juramento,à fé de quem sou,sob minha palavra de honra,por minha honra.

Provérbio

Interjeição

assim Deus me ajude!.

Frase

Palavra de rei não volta atrás.

Conjunção

Fiança

Substantivo

fiadura,fiadoria,satisdação,garantia,abonação,abonamento,empenho,penhor,arras,segurança,garantia,aval,garantia de aval,obrigação,compromisso,debenture,hipoteca,sinal,seguro;depósito,caução,gage (ant.),refém,satisdação;promissória,crédito,ápoca;letra de câmbio,letra da terra;palavra (promessa);aceite,endosso,abono;fiador,responsável,garante,garantidor,abonador,respondente,avalista,caucionário,caucionante,segurador;fiador bastante,fiador idôneo;autenticação,verificação,autorização,certificado,registro;cópia autenticada,estampilha;recibo,quitação,resgate,liberação,ajuste de contas,amortizamento,liquidação,descarga;título,documento,instrumento,escritura,ato,papel,pergaminho,testamento,cédula de testamento,testamento de mão comum,codicilo,última vontade,fideicomisso;aluguel,arrendamento,aforamento,enfiteuse,anticrese.

Adjetivo

caucionado e v.;pignoratício,codicilar,fidejussório,fideicomissório,reversal.

Verbo

prestar fiança,dar fiador,satisdar,fazer caução,segurar,caucionar,penhorar,apenhorar,empenhorar,dar em penhor,pendurar,empenhar,pôr no prego,hipotecar;obrigar sua palavra,obrigar seu crédito;segurar com fiança,embuticar;deixar de seu penhor,depositar de seu penhor;segurar,servir de fiador,garantir,responder por,responsabilizar-se por,caucionar-se,fiar,penhorar,obrigar-se por;afiançar,uma dívida;endossar,aceitar,honrar;alugar,alquilar (ant.),subarrendar,arrendar,enfiteuticar,sublocar;tomar em arrendament,dar em arrendamento;aforar,afretar,emprestar sobre penhores;correr por conta de alguém.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Empenhamento

Substantivo

empenho,encostadela,penhor,fiança,garantia,mutuação,penas emprestadas,plágio,plagiato;desembargo,devedor,cabedaleiro,cabedeleiro,mutuário,mutuatário,facadista,arrendatário,comodatário,plagiário.

Adjetivo

Verbo

tomar emprestado,contrair empréstimo,responsabilizar-se pelo pagamento de;levantar empréstimo,levantar dinheiro;endividar-se,sangrar,dar uma facada,dar sangria a alguém;alugar,tomar de aluguel,tomar;empenhar,penhorar,pôr no prego;alugar por milha,por hora,por dia,etc.;despir um santo para vestir outro,tomar emprestado de Pedro para pagar a Paulo,arrendar,morder (gír.).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Crédito

Substantivo

confiança,fiança,fé,fieza,venda a crédito,confiança na solvabilidade;fidúcia,abono,alma do comércio;crédito público,crédito comercial,crédito agrícola,crédito industrial;carta de crédito,hipoteca,empenho,debênture,haver (p. op. a deve),capital flutuante;vale,duplicata,promissória,saldo,superavit;cartão de crédito,cartão de débito;caução,garantia,lastro,penhor;credor,prestamista,arrendador,credor hipotecário,usurário;banco,financeira,carteira,Cerasa.

Adjetivo

creditador,empenhado,dado a penhor,creditório,creditício.

Verbo

ter crédito,ser financiável,ter bom nome na praça;abrir conta-corrente,abrir crédito,creditar,acreditar;lançar no crédito,lançar na conta do haver;pôr na conta de;dar crédito,fiar,afiançar,parcelar,pendurar,debitar,creditar uma conta;lançar um artigo no débito,lançar um artigo no crédito,estar no desembolso de;ser credor de.

Advérbio

a crédito,fiado,financiado,parcelado;a prestação,no cartão;por conta de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Deleite

Substantivo

jocosidade,humor,deleitação,atratividade,suavidade,amenidade,amabilidade,delicadeza,urbanidade,aprazibilidade,benignidade,consideração,apreço,atenção,agrado,favor,generosidade,bondade;divertimento;atração;atraimento,sedução,encanto,fascinação,fascínio,magia,feitiço,deslumbramento;carinho,carícia,beijo,abraço,afeto,amor,amizade,solidariedade,fidelidade,lealdade,aconchego,conforto,paz,tranquilidade;sucesso,êxito,admiração,elogio,respeito;prosperidade,riqueza,segurança,seguridade,garantia,despreocupação;fineza,obséquio,lisonja,palavras de mel,beleza;arte,doces,manjar;maná,alimento celeste,sustento do espírito,maviosidade,doçura,dulcidão,agrado,aprazimento,prazimento,regalo,regalório (prazer físico);mimo;guloseima,gulodice,sauce piquante.

Adjetivo

prazenteiro,prazeroso,aprazerado,agradável,letífico,fruitivo,delicioso,cariciativo,saboroso,saborido,donairoso,inefável,insinuante,insinuativo,fagueiro,desenfadadiço,galante,deleitável,deleitoso,letificante,aprazente,favorito,gozoso,ameno,amorável,alegre;hilariante,hilare (poét.),grato,gostoso,formoso;belo,vistoso,inexprimível,atrativo,atraente,cobiçável,feiticeiro,interessante,suave,mavioso,encantador,de rosas,recreativo,confortável,conchegativo,aprazível,macio,mimoso,namorado,empíreo,paradisíaco,edênico,prazente,abençoado,cordial;providencial,satisfatório,dulcíssimo,dulçoroso,açucarado,doce,dulcífico,dulcíssono,nectáreo;saboroso;engraçado,agridoce,voluptuoso,sensual,orgástico;absorvente,empolgante,sedutor,tentador,esurino,matador,conquistador,embriagador,inebriante,reanimador;fascinador,risonho,encantador,cheio de enlevos,lindo,deslumbrante,ditoso,surpreendente,mágico,cativante,irresistível,ladro,extasiante,arrebatante,que acende êxtase,adorável,seráfico,divino,celeste,celestial,paradisíaco,edênico;simpático,invejável,refrescante,refrigerante,mavioso,terno,enternecedor,brando,delicado,melodioso,fino,suavizante,mitigante,provocante,provocativo,provocatório,antimelancólico.

Verbo

dar prazer,causar prazer,produzir prazer,ministrar prazer,proporcionar prazer,gerar prazer,infundir prazer;agradar,encantar,deliciar,deleitar,letificar,rejubilar,lisonjear,seduzir,contentar;cativar,encadear,apossar-se de,prender,empolgar,absorver,fascinar,prender com feitiços,ser um dos encantos da vida,dar coca,surpreender,enfeitiçar,apetitar,embeiçar,enlevar,encher os olhos,satisfazer,arroubar,transportar,arrebatar,extasiar,atrair de modo irresistível,alhear,entusiasmar,dar um verde a alguém,beatificar,letificar,glorificar,abençoar,abendiçoar,saciar,prazer,aprazer,amenizar,comprazer,adular,prazentear,desapoquentar,bem-aventurar,bem-afortunar,aguçar o paladar;regalar,ser um regalo para o espírito,prender o coração,satisfazer o espírito,recrear,desconfranger,fazer as delícias de,arrebatar os corações,impressionar bem,falar ao coração;fazer gosto,dar gosto;fazer furor,subjugar,ser um gozo para o espírito,seduções,atrair a atenção,inebriar,embelezar,dar no goto,excitar a admiração;prender o coração,subjugar o coração,cativar o coração;embevecer,refrescar,desassombrar,popularizar,desenfear,favorecer,suavizar,desenfastiar,desenevoar,colorir,desanuviar,alegrar,recrear,pascer,regozijar,levar sedução ao espírito de,contentar;captar as simpatias,ganhar as simpatias,atrair as simpatias,aliciar as simpatias;impressionar agradavelmente,alegrar o espírito,apagar a sede,induzir;interessar;granjear afeto,granjear simpatia;prevenir em favor de,formosear,adoçar,emelar,enflorar,ir ao encontro dos desejos de,fazer bem ao coração,estimular (excitar);agradar,dourar a pílula,confeitar,tornar agradável.

Advérbio

prazenteiramente e adj.;ao gosto,ao sabor,ao contentamento,ao paladar de;a gosto,a contentamento,a aprazimento de;molemente;de chupeta.

Provérbio

Interjeição

Frase

Decies repetita placebit.

Conjunção

Direito

Substantivo

juro = jus,privilégio,regalia,prerrogativa,imunidade,atribuição,pertença,competência,jurisdição,alçada;faculdade,poder,privilégio;título,pretensão,merecimento,o devido,legitimação,legitimidade,liberdade,franquia,foros,revalidação,sanção,autoridade,garantia;autorização;constituição (lei);patente,inviolabilidade,inalienabilidade,imprescritibilidade,inamissibilidade,incessibilidade,intransmissibilidade,jurisprudência,ciência do direito e das leis,romanismo;reclamante,reivindicador,queixoso,querelante;apelante,recorrente,agravante,arrestante,embargante,inventariante.

Adjetivo

qualificado para,digno de,merecedor de,talhado para,privilegiado,permitido,sancionado,consagrado,garantido,autorizado,ordenado,prescrito,constitucional,conferido por lei,regulamentar,prescritível,presuntivo;absoluto,inatacável,irrevogável,inalienável,intransmissível,inabdicável,imprescritível,inamissível,inviolável,sacrossanto,sagrado,intangível,inamovível,indestronável,incessível;devido,justo,digno,condigno,(altamente) merecido,permissível;legal,lícito,não vedado,invedado,legítimo,verdadeiro,justo,exato,honesto,em regra,inexcepcional,equitativo;apropriado,plausível,correto,requerido,decoroso,conforme ao decoro,decente,nobre,nomotético.

Verbo

ter direito,título a;caber a,tocar a,competir a,estar na lista para,ter feito jus a,ser inestendível a,merecer,ser digno de,estar talhado para,remerecer,ser merecedor de,assistir o direito a,ter carradas de direito,impor-se,ser de direito restrito,tornar-se digno de;exigir,reclamar,recorrer (para),apelar (para),querelar,embargar,arrestar,confiscar,não transigir,não ceder uma linha,assumir,avocar,defender os seus direitos,fazer questão de,desafiar,vindicar;reivindicar os seus direitos,fazer valer os seus direitos;pretender,pleitear,arrogar,arrogar-se com o direito de,substanciar,sustentar,responder com a dignidade de seus direitos;dar direitos,conferir direitos;qualificar,autorizar;santificar,legalizar,ordenar,canonizar,prescrever,repartir,privilegiar,dar cuique suum = dar o seu ao seu dono,fazer observar,pôr em vigor;ter em vigor,estar em vigor;estar de pé,viger,vigorar,vigorizar,não estar prescrito,legitimar,desbastardar,revalidar,autenticar,legalizar;ter um direito,usar de um direito,usar de suas atribuições;ser da sua alçada,tocar a,pertencer a,cumprir a,impender a,incumbir a,caber a,ser credor de,estar a cargo de.

Advérbio

devidamente e adj.;em forma,em devida forma,ex-officio,de jure,de juro e herdade = por direito de herança,jure divino = por direito divino,Dei gratia,por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,por delegação popular,jure et facto,em direito,em bom direito;segundo as regras do direito,segundo as regras da justiça,segundo as regras da equidade.

Provérbio

Interjeição

Frase

O estudo do direito seria inútil, se a justiça não pudesse ser reduzida a ato. (Pereira e Sousa.).

Conjunção