Sua língua na Internet

 

(ma.gi. a)

sf.

1. Arte, ciência ou prática que supostamente pode produzir fenômenos extraordinários e não naturais, por intermédio de fórmulas e manipulações, seres fantásticos, rituais bizarros etc.; BRUXARIA; FEITIÇARIA: Recorreu à magia para ter sucesso: Acredita em magia.

2. Fig. Qualquer efeito difícil de explicar ou que não pareça natural: Perdiam de 4x0 e viraram o jogo? Que magia foi essa?

3. Fig. Sensação de prazer, enlevo, fascínio, ou a capacidade de provocar tal sensação; ENCANTO; SEDUÇÃO: A magia do primeiro beijo.

4. Ant. Fil. Rel. Religião ou doutrina dos magos; MAGISMO

5. Antr. Conjunto de saberes, crenças e práticas, institucionalizados dentro de um grupo social, ref. e inerentes a forças impessoais ou indecifráveis na natureza, na sociedade ou nos indivíduos

[F.: Do gr. mageía,as. Sin. ger.: mágica]


Magia branca
1 Magia praticada com propósitos de elevação espiritual ou de realização do bem, e que supostamente recorre a entidades sagradas ou benéficas.
2 Designação por vezes dada à prática da umbanda.


Magia imitativa
1 Ação mágica cuja suposta eficácia está ligada à produção de fatos que se assemelham, por imitação, aos efeitos que se quer obter ou às causas naturais desses efeitos.


Magia negra
1 Prática de magia com intenção de prejudicar outrem, ou que supostamente recorre a forças ou entidades maléficas; necromancia, nigromancia.


Magia simpática
1 Ação mágica supostamente eficaz à distância, realizada por meio da manipulação de objetos diretamente relacionados ao objeto ou pessoa sobre os quais se quer atuar.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Influência

Substantivo

influxo,influição,sopro,repercussão,eco,importância;peso,pressão,mão,preponderância,predominância,hegemonia,soberania,poder,prevalência,poderio,domínio,valimento,predomínio,predominação,predominança,atuação,contato,autoridade,supremacia,preeminência,ascendência,ação,superioridade;prepotência,despotismo,reinado,império,prestígio,crédito,premência,dominação,governo;capacidade,poder);calor,fascínio,fascinação,atração,magnetismo,alfridária,simpatia,magia,encanto,quebranto,suporte;alavanca,papel saliente;proteção,patronato,patrocínio,padroado,protetorado,amparo,auspícios;pistolão,lobby,lóbi,lobismo,lobista,mensalão,q.i. (quem indicou),corrupção;árbitro,senhor absoluto,farol,fanal,guia,condutor de homens,líder,cacique,mandachuva,mandão,machucho,macota,primates,primatas,optimates,magnata,potentado,régulo;homem de representação,homem de quotiliquê (burl.);trunfo,dunga,coronel;homem de posição,homem de destaque,homem de grande projeção;chefe de orquestra,personagem,vulto,herói;homem do dia,homem da época;campeão.

Adjetivo

influente,machucho,importante;prestigioso,popular,conhecido,predominante,prevalente,imperioso,poderoso,prepotente,onipotente,soberano,dominante,dominador,imperante,avassalador,convincente,arrebatador,indutor,ascendente.;reinante,hegemônico,lobista.

Verbo

influir,influenciar,ser (influente & adj.);ter (influência & subst.);pesar,decidir,fazer pender a balança,suscitar;exercer,fazer pressão;fazer lóbi;mover,remexer,magnetizar,induzir,fazer peso,enraizar-se,estender sua esfera de ação a,ganhar pé,entusiasmar;deitar raiz,lançar raiz,criar raiz,mobilizar,penetrar,prevalecer,predominar,preponderar,sobrepujar,avassalar,assenhorear-se de,subjugar,cativar,reinar,dominar,imperar,reger,governar,dominar a vontade de,ganhar a dianteira,empolgar,ter manifesta superioridade sobre,fazer sentir sua ação,conquistar ascendência sobre,incidir,refletir-se,atuar sobre,ungir,convencer,persuadir,arrebatar,fascinar,induzir,eletrizar,magnetizar,comover,ser sempre ouvido,fazer ouvir a sua voz,representar papel saliente;ser elemento decisivo,ser elemento preponderante;dar cartas,estabelecer a moda,ser o árbitro de,ter ação,ser o primeiro em predomínio,impor-se a,puxar os cordões,ser mandachuva;sofrer,sentir a influência de;deixar-se influenciar,obedecer,cair sob o peso de,ressentir-se de,curvar-se,submeter-se,dobrar a cerviz a.

Advérbio

influentemente,prestigiosamente,predominantemente,prevalentemente,imperiosamente,soberanamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Aparecimento

Substantivo

afloramento,surgimento,aparição,manifestação,advento;superfície,fenômeno,espetáculo,exibição,surto,vislumbre,viso,aparência,simulacro,catadura,continência (ant.);cena,cenário,coup d'œil,golpe de vista,look-out,vista,prospecto,mostra,mostrança,panorama,perspectiva,quadro,paisagem,ostentação,exposição,feira,mise-en-scène,encenação;afastamento da cortina,afastamento do velário;reaparecimento,fantasma (ilusão de óptica),pompa,aparato,teatro ambulante,sombras chinesas,magia,mágica branca,lanterna mágica,fantascópio,fantasmatoscópio,fantasmagoria;diorama,neorama,poliorama,cosmorama,uranorama,georama,totilimúndi,jogo de cena,luxo (ostentação),insígnia (indicação),aspecto,talhe,porte,contenho,semblante,facies,feição,face,configuração,feitio,forma,aparência,antojo,exterior,mostra,exterioridade,trajo,vestuário,cor,imagem,ar,compleição,matiz,presença,expressão,aspecto,ponto de vista,prosopografia;lineamento,traços gerais,trait,traço,linhas,esboço,perfil,contorno,cara,fisionomia,rosto,semblante,metoposcopia,postura,posição,atitude,pose.

Adjetivo

aparente,ostensivo,descoberto,escancarado,evidente,patente,visível. ostensório;fantasmagórico.

Verbo

aparecer;ser,tornar-se visível;parecer,sembrar (ant.),semelhar-se,ter ares de;apresentar aspecto,ter aspecto,trazer aspecto,exibir aspecto,tomar aspecto,apresentar aparência,ter aparência,trazer aparência,exibir aparência,tomar aparência,assumir a aparência ou o aspecto de;fazer uma figura,aparentar,configurar (-se),apresentar-se aos olhos,mostrar-se,nascer,assomar,surgir,emergir,deseclipsar,reaparecer,entremostrar.

Advérbio

aparentemente e adj.;como que,como se,com todas as aparências,prima facie,na aparência,à primeira vista,ao primeiro lance ou golpe de vista,ao primeiro aspecto,sob este prisma,por esse lado,neste particular,aos olhos de,à vista do observador,de modo que (fam.),parece que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fraude

Substantivo

falsidade;artificialidade,inverdade;papironga = logro,codilho,canudo (pop.),delusão,ouropel,falcatrua,embaçadela = pulha,ribaldia,ribaldaria,guilha,dolo,escatima,fraudulência,peça,traficância,alcavala,embuste,trampolinice,charlatanice,velhacaria;hipocrisia;embeleco,artifício,malícia,artimanha,carambolice;batota,maroteira,blefe,caramilho,marosca,galezia,mofatra,maçada,manganilha,tranquibérnia,tranquibernice,trampa,garatusa,falácia,negaça,falcatrua,tolã (pop.),tolina (chul.),tratantada,manivérsia,trama,cavilação,escamoteação,baldrocas,trocas e baldrocas,intrujice,impostura,ligeireza de mão,prestidigitação,esperteza,passe-passe,magia;conjuro,esconjuro,pantomima,pantomimice,pantomina,maquinação,enredo,enzona,intriga,cambalacho,pelotica,arte mágica,pala;passe,manobra,truque,lisonja,chicana,rabulice,superchreie,burla,dolo,trapaça,cambapé,alçapé,rasteira,laço,armadilha,igrejinha,chirinola,tramoia,lógica,lábia,ardil,solércia,gambito,lamúria,cantilena,candonga,contos,treita,tratantada,tratantice,embófia,patranha,furto;armadilha = flexuosæ fraudes,trapa,tralha,esparrela,mutreta,ratoeira,apeiro de caçador,alçapão,arriosca,fojo,varredouro,engenhoca,chiqueiro,aranhol,armazelo,abarga,arapuca,socapa,sorrelfa,arataca,alares,rela,laço,gambérria,engenhoca,aboiz ou boiz ou buiz,lucão,brete,lousão,alçaprema,guelricho,rede,xareta,chumbeira,tarrafa;alvitana,caneiro,endiche,jiqui,redenho,algerife,jarere ou jererê,meinhos;rasca,saltadouro,singeleira,botirão,champil,bogueiro,acedares candombe,isca,cevo,aliciação,engodo,chamariz,reclamo,agude,agúdea,guet-apens,cilada,emboscada;teia de aranha,visgo,lambujem,lobo com pele de ovelha (548);disfarce,mascarado,penas emprestadas;macaqueação (imitação);cópia;contrafação,falsificação.

Adjetivo

fraudulento,inverídico,forjado;ardiloso,fraudador,charlatão,intrujão;vazio,destituído de fundamento;longe da verdade,mentido,vão,pérfido,fementido,falso como os juramentos de jogador,infundado,bene trovato,inventado,factício,supositício,supositivo,artificial,fictício,suposto,postiço,especioso,artefato,inautêntico,ilegítimo,apócrifo,postiço,bastardo,espúrio,dissimulatório,capcioso,pseudo,irrisório,aparente,mendaz,pretenso,pretendido,colorido,retrincado,dissimulado;soi-disant;falaz,delusório,ilusor,ilusório,ilusivo,enganoso,enganador,circeu (ant.),tranquiberneiro,deluso,delusório,fraudulento,doloso,caramboleiro,negaceiro,leonino,frauduloso,sonso,socancra,pisa-mansinho,manhoso,sotranção,candongueiro,caviloso,prestigioso,logrativo,tratante,embelecador,trapaceiro,cigano,defraudador = gramponau (ant.),embusteiro,tramposo,maranhoso,trampolineiro,enredador,solerte,intriguista,socarrão,salafrário,ardiloso;trapaceiro,enganado,embaçado.

Verbo

enganar,empandeirar,codilhar,lograr,iludir,iliçar,engranzar,engrazular;ferrar o mono,ferrar um logro a alguém;enrolar,abusar de,mistificar,pintar,defraudar,escatimar,subjicere alicui verbo duas res = dar dois sentidos à mesma palavra,deitar poeira nos olhos de alguém,embaçar,dar palha,ir com escala pela ingenuidade de alguém,trincar a sedela a alguém,ludibriar,embalar com promessas,tartuficar,embrulhar,tolinar,deixar alguém em branco,pregar uma peça,meter à pala alguém,pregar palas a alguém,enfiar alguém pelo fundo de uma agulha,empepinar,engarapar,encravar,engazupar,tirar a lã a alguém;chupar o sangue,chupar os ossos a alguém;lesar,embair,engabelar,embair a boa fé dos incautos,explorar a credulidade de alguém,bigodear,ilaquear,carambolar,ludibriar,enviscar,encandear = fascinar com falsas doutrinas,deludir,engodar,seduzir,apanhar,negacear,desencaminhar,desencarreirar,falcatruar,atrair,induzir,cevar;intrujar,intrujir,defraudar,armar a forca a alguém;aldravar,batotear,baldrocar,trapacear,trastejar,meter agulhas por alfinetes;dar gato por lebre,vender gato por lebre;abusar da credulidade de,palear,albardar,fazer troca dolosa,frustrar,charlatanear,carambolar,trampolinar,intrigar,escamotear,empalmar,tranquiberniar,marimbar,enredar alguém com perguntas hábeis,entrajar-se no manto de,lisonjear,embancar,embelecar,empulhar,embarrilar,caurinar,burlar,embrulhar,dourar a pílula,confeitar,encobrir,dissimular;capear um engano com outro engano,artificiar,emburricar,pintar o grilo,armar arriosca,armar (n.),pôr cilada,pôr isca ao anzol,cevar,armar a gambérria,engrampar,urdir armadilha,engendrar,tramoiar,iscar,fazer cair no laço,atabucar (ant.),colher alguém no brete,maquinar laços,armar uma peça;pregar uma peça;pespegar uma peça,chimpar uma peça;passar o conto do vigário a alguém,atocaiar,socavar,solapar,minar;ser enganador;apanhar no laço,ter a arte de,ter a insídia da serpente,ter muita lábia,ser de presilha;ultrapassar em astúcia,exceder em astúcia;mentir;perverter (interpretação tendenciosa);desencaminhar (errar).

Advérbio

sob falsas aparências,detrás da capa de,sob o rótulo de,por artes de berliques e berloques,por modo de osga,com dissimulação,à sorrelfa,pela calada.

Provérbio

Interjeição

Frase

O recado que trazem é de amigo.;Mas debaixo o veneno vem encoberto (Camões).,Isto traz água pelo bico.,Mete-lhe o dedo na boca.,Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.,Aqui há coisa encoberta.,Aqui há dente de coelho.,Quis vult decipi decipiatur = quem quer ser enganado, que o seja.

Conjunção

Deleite

Substantivo

jocosidade,humor,deleitação,atratividade,suavidade,amenidade,amabilidade,delicadeza,urbanidade,aprazibilidade,benignidade,consideração,apreço,atenção,agrado,favor,generosidade,bondade;divertimento;atração;atraimento,sedução,encanto,fascinação,fascínio,magia,feitiço,deslumbramento;carinho,carícia,beijo,abraço,afeto,amor,amizade,solidariedade,fidelidade,lealdade,aconchego,conforto,paz,tranquilidade;sucesso,êxito,admiração,elogio,respeito;prosperidade,riqueza,segurança,seguridade,garantia,despreocupação;fineza,obséquio,lisonja,palavras de mel,beleza;arte,doces,manjar;maná,alimento celeste,sustento do espírito,maviosidade,doçura,dulcidão,agrado,aprazimento,prazimento,regalo,regalório (prazer físico);mimo;guloseima,gulodice,sauce piquante.

Adjetivo

prazenteiro,prazeroso,aprazerado,agradável,letífico,fruitivo,delicioso,cariciativo,saboroso,saborido,donairoso,inefável,insinuante,insinuativo,fagueiro,desenfadadiço,galante,deleitável,deleitoso,letificante,aprazente,favorito,gozoso,ameno,amorável,alegre;hilariante,hilare (poét.),grato,gostoso,formoso;belo,vistoso,inexprimível,atrativo,atraente,cobiçável,feiticeiro,interessante,suave,mavioso,encantador,de rosas,recreativo,confortável,conchegativo,aprazível,macio,mimoso,namorado,empíreo,paradisíaco,edênico,prazente,abençoado,cordial;providencial,satisfatório,dulcíssimo,dulçoroso,açucarado,doce,dulcífico,dulcíssono,nectáreo;saboroso;engraçado,agridoce,voluptuoso,sensual,orgástico;absorvente,empolgante,sedutor,tentador,esurino,matador,conquistador,embriagador,inebriante,reanimador;fascinador,risonho,encantador,cheio de enlevos,lindo,deslumbrante,ditoso,surpreendente,mágico,cativante,irresistível,ladro,extasiante,arrebatante,que acende êxtase,adorável,seráfico,divino,celeste,celestial,paradisíaco,edênico;simpático,invejável,refrescante,refrigerante,mavioso,terno,enternecedor,brando,delicado,melodioso,fino,suavizante,mitigante,provocante,provocativo,provocatório,antimelancólico.

Verbo

dar prazer,causar prazer,produzir prazer,ministrar prazer,proporcionar prazer,gerar prazer,infundir prazer;agradar,encantar,deliciar,deleitar,letificar,rejubilar,lisonjear,seduzir,contentar;cativar,encadear,apossar-se de,prender,empolgar,absorver,fascinar,prender com feitiços,ser um dos encantos da vida,dar coca,surpreender,enfeitiçar,apetitar,embeiçar,enlevar,encher os olhos,satisfazer,arroubar,transportar,arrebatar,extasiar,atrair de modo irresistível,alhear,entusiasmar,dar um verde a alguém,beatificar,letificar,glorificar,abençoar,abendiçoar,saciar,prazer,aprazer,amenizar,comprazer,adular,prazentear,desapoquentar,bem-aventurar,bem-afortunar,aguçar o paladar;regalar,ser um regalo para o espírito,prender o coração,satisfazer o espírito,recrear,desconfranger,fazer as delícias de,arrebatar os corações,impressionar bem,falar ao coração;fazer gosto,dar gosto;fazer furor,subjugar,ser um gozo para o espírito,seduções,atrair a atenção,inebriar,embelezar,dar no goto,excitar a admiração;prender o coração,subjugar o coração,cativar o coração;embevecer,refrescar,desassombrar,popularizar,desenfear,favorecer,suavizar,desenfastiar,desenevoar,colorir,desanuviar,alegrar,recrear,pascer,regozijar,levar sedução ao espírito de,contentar;captar as simpatias,ganhar as simpatias,atrair as simpatias,aliciar as simpatias;impressionar agradavelmente,alegrar o espírito,apagar a sede,induzir;interessar;granjear afeto,granjear simpatia;prevenir em favor de,formosear,adoçar,emelar,enflorar,ir ao encontro dos desejos de,fazer bem ao coração,estimular (excitar);agradar,dourar a pílula,confeitar,tornar agradável.

Advérbio

prazenteiramente e adj.;ao gosto,ao sabor,ao contentamento,ao paladar de;a gosto,a contentamento,a aprazimento de;molemente;de chupeta.

Provérbio

Interjeição

Frase

Decies repetita placebit.

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção

Bruxaria

Substantivo

bagata = bruxedo,prestigiação,prestidigitação,passe-passe,prejuízos,superstição,astrosia,abusão,preconceitos,crendices,crendeirice;artes ocultas,ciências ocultas;ocultismo,teosofia,teosofismo,artemages ou artes mágicas,crisopeia,magia,cabala,arte negra,necromancia,necrolatria,nigromancia,ariolomancia,teurgia,taumaturgia,tiptologia,astrologia,lemúrias. demonologia,demonografia,demonomancia,demonolatria,demonomania,diabrura,sibilismo,feitiçaria,feiticismo,gronga,feitiço = salgação,chamanismo (Ásia),vampirismo,esconjuro,conjuro,adjuração,demonifúgio = exorcismo,mesmerismo,magnetismo animal,passe,quebranto,coisa-feita,olhado,enguiço,ensalmo,benzedura;clarividência,cleromancia,vidência,teosofia,sematologia ou semasiologia = comunicação de espíritos por meio de corpos ou objetos inanimados,espiritismo,mesa giratória,psicografia,sortilégio,ordália ou ordálio,juízo de Deus,sortes Virgilianæ,sortes Homerica,sortes Sanctorum,adivinhação;responso.

Adjetivo

mago,mágico,místico,feiticeiro,cabalístico,ensalmeiro,ensalmador,prestigioso,milagreiro,milagrento,taumaturgo,sortílego,talismânico,amulético,mesmeriano,nicromântico,conjurado,demonífugo,teosófico,esotérico.

Verbo

praticar (a feitiçaria e subst.);adjurar,conjurar,esconjurar,eliciar,exorcismar,desendemoninhar,encantar,fascinar,enfeitiçar,embruxar,emburricar,magnetizar,sugestionar;invocar espíritos,cabalar,responsar,rezar responso,amentar,mandingar,enguiçar,dar enguiço a,fazer trabalho para,pôr macumba em,pôr mau-olhado em;deitar,dar quebranto a alguém;saludar,ensalmar,salgar,desenguiçar,desembruxar,desencantar,desenfeitiçar,dessalgar,esconjurar um mal;tomar passe(s).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Encantamento

Substantivo

magia,prestígio,benzedura,exorcismo,esconjuro,bagata,mágica diabólica,feitiço,venefício,mandinga,amavios,elixir,filtro,hipômanes,quebranto,astrobolismo,cabala,responso,nômina,tanglomanglo ou tangolomango,malefício,abracadabra,signo de salomão,signo-salomão,amuleto,figa,olhado,mau-olhado,contrafeitiço,carranca,caranchona,inárculo,alfridária,nosomântica,talismã,astróbolo,tambarane,astroíte (ant.),cornino,fetiche,varinha de condão,varinha mágica,abascanto,filactério ou filactérias,vara,lâmpada de Aladim,caduceu,anaia,quimbembeque(s),mandraca.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção