Sua língua na Internet

 

(a.ti.tu.de)

sf.

1. Maneira de portar-se, de agir ou de reagir, em função de uma disposição interna e de uma situação específica ou genérica; COMPORTAMENTO; CONDUTA; PROCEDIMENTO: Qual foi a atitude dele ante tais fatos?: "...mais do que nunca, disposto a conservar a sua austera atitude de homem fino;..." (Aluísio Azevedo, Girândola de amores))

2. P.ext. Maneira arrojada, desinibida e confiante de proceder ou de enfrentar as situações; DECISÃO; INTREPIDEZ; OUSADIA: À seleção brasileira faltou decisão, faltou atitude

3. Manifestação de um intento ou propósito; DISPOSIÇÃO; INTENÇÃO; INTUITO: "É o sopro do Criador, numa atitude repleta de amor." (Gonzaguinha, "O que é, o que é"))

4. Modo afetado de agir ou de se comportar, que não condiz com os verdadeiros sentimentos ou disposições; AFETAÇÃO: Essa fleugma, essa impassividade é só atitude

5. Modo de posicionar o corpo; POSE; POSTURA: Ajoelhavam-se e persignavam-se, em atitude de adoração

6. Art.pl. Postura, pose (e o que elas expressam) com que o artista plástico concebe e realiza as figuras que cria em sua obra

7. Modo de ser ou pensar em relação a algo ou alguém: Qual é sua atitude quanto a esse programa de governo?

8. Astnáut. Posição, situação ou orientação de aeronave, foguete, míssil ou satélite artificial em relação a ponto de referência, tomada pela inclinação de seu eixo em relação a esse ponto

9. Dnç. Posição do balé clássico, no qual o corpo se apoia em uma das pernas, esticada, enquanto a outra se eleva, com o joelho dobrado.

10. Psi. Tendência básica de comportamento, disponível para situações hipotéticas, e alimentada por experiência adquirida

[F.: Do lat. actitudo, inis, pelo it. attitudine e pelo fr. attitude.]


Atitude de voo
1 Aer. Situação ou posição de aeronave em relação ao vento


Tomar uma atitude
1 Adotar energicamente um procedimento para enfrentar e superar situação desfavorável, para reagir a um desafio etc.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Circunstância

Substantivo

situação,localização,particularidade,temperatura,fase,posição,ponto,positura,postura,condição,pé,estado,disposição,atitude,lugar,termo,regime,classe,categoria,status,ocasião,oportunidade,contexto,conjuntura,congeminência,contingência,lance,transe,emergência,passagem,caso,crise;vicissitude,últimas,lance decisivo;predicamento,peripécia,aperto,embaraço,momento;momento psicológico,crítico.

Adjetivo

circunstancial,dado,condicional,provisional,crítico,provisório,passageiro,efêmero,ocasional,modal,contingente,eventual,acidental,adventício.

Verbo

Advérbio

circunstancialmente,circunstancialmente & adj.,sob o império das circunstâncias,como vão as coisas,conforme der o dado,conforme soprar o vento,segundo as circunstâncias,por essa razão,segundo,conforme;em circunstâncias,em circunsâncias & subst.,assim,desse modo;por esse modo,dessa maneira,consoante,sendo esse o caso,assim sendo;assim considerando,tendo em vista essa circunstância;no rumo em que as coisas vão,nesse estado de coisas,condicionalmente,contanto que,no caso de,na hipótese se,se tal suceder,se isto se verificar,se isto se der,nessa conjuntura,em tal caso;a menos que,sem que,conforme as circunstâncias,a ocasião,o momento;como Deus for servido,pro re nata.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça dépend.

Conjunção

Situação

Substantivo

posição,colocação,localização,topografia,localidade,status,coordenadas geográficas,latitude,longitude,altitude;condição,local,ponto de vista,posto,atitude,pose,postura,aspecto físico,fisiografia;lugar,sítio,estação,sede,venue,paradeiro,cabeça,quartel-general,locale,topografia,geografia,corografia,topologia,toponímia,topotesia (descrição de lugar imaginário),topônimo,toponomástica.

Adjetivo

situado,sito,assento,posto,localizado,plantado,locado (e outros particípios dos verbos que figuram no verbete;consagrado pela sua situação.

Verbo

estar (situado e adj.);ficar,demorar,erguer-se,admirar-se em,pousar,assentar-se,levantar-se,elevar-se,repousar,jazer,ter sede.

Advérbio

in loco,in situ,no meio desse cenário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Aparecimento

Substantivo

afloramento,surgimento,aparição,manifestação,advento;superfície,fenômeno,espetáculo,exibição,surto,vislumbre,viso,aparência,simulacro,catadura,continência (ant.);cena,cenário,coup d'œil,golpe de vista,look-out,vista,prospecto,mostra,mostrança,panorama,perspectiva,quadro,paisagem,ostentação,exposição,feira,mise-en-scène,encenação;afastamento da cortina,afastamento do velário;reaparecimento,fantasma (ilusão de óptica),pompa,aparato,teatro ambulante,sombras chinesas,magia,mágica branca,lanterna mágica,fantascópio,fantasmatoscópio,fantasmagoria;diorama,neorama,poliorama,cosmorama,uranorama,georama,totilimúndi,jogo de cena,luxo (ostentação),insígnia (indicação),aspecto,talhe,porte,contenho,semblante,facies,feição,face,configuração,feitio,forma,aparência,antojo,exterior,mostra,exterioridade,trajo,vestuário,cor,imagem,ar,compleição,matiz,presença,expressão,aspecto,ponto de vista,prosopografia;lineamento,traços gerais,trait,traço,linhas,esboço,perfil,contorno,cara,fisionomia,rosto,semblante,metoposcopia,postura,posição,atitude,pose.

Adjetivo

aparente,ostensivo,descoberto,escancarado,evidente,patente,visível. ostensório;fantasmagórico.

Verbo

aparecer;ser,tornar-se visível;parecer,sembrar (ant.),semelhar-se,ter ares de;apresentar aspecto,ter aspecto,trazer aspecto,exibir aspecto,tomar aspecto,apresentar aparência,ter aparência,trazer aparência,exibir aparência,tomar aparência,assumir a aparência ou o aspecto de;fazer uma figura,aparentar,configurar (-se),apresentar-se aos olhos,mostrar-se,nascer,assomar,surgir,emergir,deseclipsar,reaparecer,entremostrar.

Advérbio

aparentemente e adj.;como que,como se,com todas as aparências,prima facie,na aparência,à primeira vista,ao primeiro lance ou golpe de vista,ao primeiro aspecto,sob este prisma,por esse lado,neste particular,aos olhos de,à vista do observador,de modo que (fam.),parece que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ação

Substantivo

execução,preenchimento,efetuação,desempenho,realização,prática,perpetração,laboração,exercício,exercitação,mudança,operação,promoção,evolução,trabalho (esforço);praxe,procedimento diligência,(conduta);atuação,trabalho manual,labutação,feitio,ocupação;agência;trabalho braçal,braçagem;ato,feito,gesto,postura,atitude,passo,empresa,rasgo,tirada,façanha,fazimento,proeza,heroísmo,começo de execução,transação,negócio,maneira de agir,lance,processos,medidas,providências,passos,golpe,pancada,golpe de mestre,coup de main,golpe de estado,tour de force;mão de obra,iniciativa,laboriosidade,obra,realização (complemento);golpe feliz (plano);empreendedor,realizador,ator (executor);res nom verba,parte ativa,movimentação,manobra.

Adjetivo

operoso,laborioso,ativo,empreendedor,dinâmico,de iniciativa,operante,em operação;in flagrante delicto,em flagrante,ativo.

Verbo

fazer,executar,aviar,acabar (completar);promover,pôr em obra,manobrar,obrar,realizar,efetivar,praticar,pôr em prática,efetuar,proceder,processar,pôr em execução,desempenhar,preencher,levar a efeito,cumprir,dar execução,satisfazer,cometer,perpetrar,pôr-se a,deitar-se a,exercer,exercitar,manobrar,prosseguir,levar por diante,funcionar,laborar,labutar,trafegar,exercer seu mister,proceder a,jogar,prodigalizar,agenciar,promover diligências,empregar-se,executar sua tarefa,servir como (negócio);trabalhar;aplicar-se a,entrar de corpo e alma na campanha,entregar-se,dedicar-se a,votar-se,consagrar-se,cultivar,seguir sua trajetória,talhar sua conduta;aviar,mostrar-se,dar provas de,despachar;agir,atuar,mover-se,mexer-se,agitar-se,mexer os pauzinhos,desadormecer,movimentar-se,sair da sua impassibilidade;desferir um golpe,dar um golpe,vibrar um golpe;tomar sobre os ombros (empreender);ocupar-se de,interessar-se por,cuidar de,colaborar,contribuir,destampar-se a,desmanchar-se em,desfazer-se em,levar a bom termo (consumar);ser homem de ação,esganar-se,ser agente;tomar parte em,ter parte ativa,participar,representar notável papel em,compartilhar,ter que ver com,ser parte proeminente,ser magna pars,participar de,ter o seu quinhão,tomar parte ativa em,entrar em,ser participante,cooperar,envolver-se em.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

mãos à obra!.

Frase

Conjunção

Conduta

Substantivo

vida,existência,vivenda;sistema de vida,modo de vida;gênero de vida,comportamento,procedimento (ação);ocupação;tática,processo,jogo,regra,esetatuto,código,política,habilidade,estratagema,estratégia,plano;cuidados domésticos,gestão,gerência,superintendência,liderança,regência,administração,governança,secretariado,ménage,regime,economia,governo (direção);execução,manipulação,tratamento,carreira,trajetória,órbita;vida pública,vida privada;proceder,norma,linha,diretriz,modos,princípios,regra de procedimento,porte,teor de conduta,ações,atos,antecedentes,precedentes,postura,presença,maintien,atuação,orientação,costume,tradição,cultura,etos,éthos,ética,atitude,propósito,modos de obrar;linha de conduta,linha de ação;papel,prática,maneira de agir,método,vereda.

Adjetivo

Verbo

conduzir-se,comportar-se;efetuar,executar,fazer realizar,agir,proceder,atuar,desempenhar,cumprir,levar a efeito,realizar,acabar,levar a bom termo;pôr em execução,pôr em prática;servir de;proceder,portar-se,haver-se,conduzir-se,operar,obrar,regrar-se,desobrigar-se,andar bem,andar mal;levar uma vida de,fazer um jogo;escolher,adotar uma orientação;traçar uma norma,orientar os passos,proceder com,politicar,conduzir,dirigir;ser sua vida uma linha reta entre ... e ...

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção