Sua língua na Internet

 

momento1 (mo.men.to)

sm.

1. Curto espaço de tempo: "Frei Dinis contemplou-a alguns momentos nesse estado e pareceu comover-se..." (Almeida Garrett, Viagens na minha terra.))

2. Período de tempo durante o qual ocorre algo: "Era o bobo que nesse momento imperava despótico..." (Alexandre Herculano, O bobo.))

3. O instante exato em que algo sucede; MINUTO: "O alienista caminhou para a varanda da frente e chegou ali no momento em que a rebelião também chegava e parava, defronte, com as suas trezentas cabeças..." (Machado de Assis, "O Alienista", in Papéis avulsos.))

4. Ocasião oportuna; ENSEJO; OPORTUNIDADE: "O cunhado aproveitou o momento para desterrar-lhe da casa todos os livros de certo porte..." (Machado de Assis, "Verba testamentária", in Papéis avulsos.))

5. Situação, circunstância: "...o momento era grave, e dificilmente podia o espírito esquivar-se à reflexão intermitente..." (Machado de Assis, Iaiá Garcia.))

6. Est. Valor médio calculado a partir de uma distribuição de frequências (ou de probabilidades), us. para fornecer descrições resumidas da distribuição estudada

7. Fís. Produto da massa de um corpo por sua velocidade [Símb.: P]

8. Fís. Produto vetorial de uma força aplicada num ponto e o vetor posição desse ponto (sua distância ao fulcro ou eixo de rotação)

[F.: Do lat. momentum,i. Ideia de 'momento': -fase]


A todo momento
1 Frequentemente, seguidamente, sem cessar: A todo momento olhava para a porta, na esperança de vê-la chegar.


De momento a momento
1 Seguidamente e a intervalos: Consultava o relógio de momento a momento.


Do momento
1 Que, neste momento, está na moda, tem sucesso ou prestígio, destaque etc.: Ela é, sem dúvida, a diva do momento.


Momento angular
1 Fís. Gandeza física de uma partícula representada pelo produto de seu vetor de posição por seu vetor de momento linear, que por sua vez é o produto da massa da partícula pelo vetor de sua velocidade; momento cinético.


Momento cinético
1 Fís. Ver Momento angular


Momento de dipolo
1 Fís.-quím. Produto do valor absoluto das cargas num dipolo (grupo de duas cargas de mesmo valor mas com sinais contrários) pela distância que as separa


Momento de força
1 Fís. Momento (8)


Momento de inércia
1 Fís. Grandeza física que mede a resistência de um corpo que gira em torno de um eixo à mudança de velocidade dessa rotação. É o somatório dos produtos da massa de cada partícula pelo quadrado de sua distância ao eixo [Símb.: I]


Momento linear
1 Fís. Momento (7)


Num momento
1 Já já, de imediato, sem demora


Por momentos
1 Durante curto espaço de tempo, por alguns instantes: A estação esteve por momentos fora do ar.

momento2 (mo.men.to)

a.

1. P.us. Que faz momices

[F.: momo + -ento]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Circunstância

Substantivo

situação,localização,particularidade,temperatura,fase,posição,ponto,positura,postura,condição,pé,estado,disposição,atitude,lugar,termo,regime,classe,categoria,status,ocasião,oportunidade,contexto,conjuntura,congeminência,contingência,lance,transe,emergência,passagem,caso,crise;vicissitude,últimas,lance decisivo;predicamento,peripécia,aperto,embaraço,momento;momento psicológico,crítico.

Adjetivo

circunstancial,dado,condicional,provisional,crítico,provisório,passageiro,efêmero,ocasional,modal,contingente,eventual,acidental,adventício.

Verbo

Advérbio

circunstancialmente,circunstancialmente & adj.,sob o império das circunstâncias,como vão as coisas,conforme der o dado,conforme soprar o vento,segundo as circunstâncias,por essa razão,segundo,conforme;em circunstâncias,em circunsâncias & subst.,assim,desse modo;por esse modo,dessa maneira,consoante,sendo esse o caso,assim sendo;assim considerando,tendo em vista essa circunstância;no rumo em que as coisas vão,nesse estado de coisas,condicionalmente,contanto que,no caso de,na hipótese se,se tal suceder,se isto se verificar,se isto se der,nessa conjuntura,em tal caso;a menos que,sem que,conforme as circunstâncias,a ocasião,o momento;como Deus for servido,pro re nata.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça dépend.

Conjunção

Tempo

Substantivo

duração,período,decurso,transcurso,prazo,fase,lapso de tempo,estação,temporada,quadra,tempo intermediário,entrementes,comenos,entremeio,ínterim,intervalo,mediação,intermissão,intermitência,ínterim,interlúnio,interstício,interregno,entremez,entreato,trégua;era,época,ocasião,sazão,idade,estádio,ano,data,década,período;momento,instante,átimo,horas,dias;.

Adjetivo

permanente eee,perene,eterno,durável.

Verbo

durar,datar,continuar,remanescer,persistir,perdurar,perpassar,marcar,fixar,determinar,precisar;encher,ocupar o tempo;passar o tempo,gastar o tempo,consumir o tempo,matar o tempo,levar o tempo;aproveitar a oportunidade;dar tempo ao tempo;ficar inativo;correr,decorrer,transcorrer,passar,voar.

Advérbio

permanentemente,perenemente,eternamente,duravelmente;sempre,durante,no correr do tempo,dia por dia,no tempo de,quando,então,no entanto,no entrementes,nesse entrementes,nesse comenos,nesse entremeio,nesse ínterim,ad interim,nesta mesma ocasião,pendente lite,de dia,in diem,de dia a dia,de die in diem,de hora a hora,todas as horas,sempre,até,todo o tempo,todo o santíssimo dia,todo o decurso do ano,a cada hora,de sol a sol,entre dois sóis,para sempre;ano do mundo,anno Domini,a.D;anno ante Christum,a.C,anno urbis canditae,A.U.C,anno regni,hégira,sob,sob o reinado de,era um dia;era uma vez,numa bela manhã.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fugaces labuntur anni;Eunt anni,fogem os anos.

Conjunção

Transitoriedade

Substantivo

marcescência,evanescência,fluxibilidade,efemeridade,temporalidade,fugacidade,celeridade,brevidade,impermanência,presteza,voo,perecimento,momento,instante,palhetada,prontidão,interregno,obra de um instante,lapso de tempo,fugazes pés,unha negra,bolha de sabão,amizade de barca,missa de caçador,visita de médico,rosas de Malherbe,sonho,nuvens de agosto,meteoro,estrela cadente,velocidade;instantaneidade;mutabilidade,piscar de olhos,átimo.

Adjetivo

transitório,passadiço,lábil (poét.),volante,frágil,precário,contingente,provisório,interino,factício,provisional,fluxo,fluxível,fluxionário,passageiro,momentâneo,instantâneo,temporal,temporário,temporâneo,precipitado;fugaz como um sorriso,fugaz como uma estrela cadente;fugitivo,célere;espasmódico,episódico,efêmero,decíduo,morredor,morredouro,morrediço,perecível,perecedouro,perituro,mortal,extemporâneo,sumário,apressado;repentino,lesto,lestes,pronto,finito,fungível,enejo,aneiro,setemesinho,perfunctório,marcescente,marcescível,melindroso,impermanente,amovível,rápido como o pensamento,instantâneo.

Verbo

ser (transitório & adj.);passar,voar,galopar,fugir,correr,correr a bom correr;evanescer,evaporar,murchar,desbotar,perecer;durar como um sonho,durar como as rosas de Malherbe;passar como sombra,passar como nuvem;não durar três padre-nossos,ser um almoço,medir poucos passos do berço à sepultura,morrer à nascença,ser obra de um instante,desfazer-se como o sal n’água;já ter nascido com a vulnus,com a insanabile,com a immedicabile;estar por um fio,já ter os dias contados,estar ferido de morte,encurtar,abreviar,apressar,adiantar,antecipar,acelerar,não perder tempo,temporalizar,efemerizar;afogar na nascença,temporalizar.

Advérbio

transitoriamente,precariamente,contingentemente,provisoriamente,efemeramente,momentaneamente,perfunctoriamente,instantaneamente.;por alguns instantes,por algum tempo,en passant,in transitu,de passagem,em trânsito,em curto espaço de tempo,logo,cedo;na véspera de,à beira de,in articulo,num rufo,num átimo,num pronto,por agora,antequanto,sem mais tardar,imediatamente,uno spiritu,de um fôlego,de uma assentada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instantaneidade

Substantivo

fugacidade,rapidez,imediatismo,prontidão,momento,instante,explosão,vai-não-vai,minuto,segundo,piscar de olhos,abrir e fechar d’olhos,triz,ápice,átimo,relâmpago,raio,sopro,estouro,momento psicológico,palhetada,relance.

Adjetivo

instantâneo,imediato,repentino,momentâneo,presentâneo,súbito,ligeiro,rápido,fulminante,ab-rupto,brusco,violento,rápido como o pensamento,que tem a duração do relâmpago,passageiro,elétrico,veloz,transitório,fugaz,pronto,espasmódico,temporal,temporário.

Verbo

ser (instantâneo & adj.);mostrar-se momentaneamente,ralampadejar,relampaguear,relampejar,relancear,explodir,estourar.

Advérbio

instantaneamente,imediatamente,repentinamente,momentaneamente,subitamente,rapidamente,fulminantemente,ab-ruptamente,bruscamente,em menos de um minuto,presto,subito,instanter,de um golpe,de um fato,de supetão,como um tiro;de uma cajadada,num abrir e fechar de olhos,num simples volver de olho;num relance de olhos,num rápido lance de vista,de um salto,uno saltu,de um rasgo,imediatamente,logo,de pronto,em um instante,da noite para o dia,a lume de palha,sem tirte nem guarte,num pronto;de pronto,sem aviso;sem dizer: água vai,sem perda de tempo,às duas por três,num ápice,num triz,num átimo,num santiâmen (vulg.),como por encanto,vai senão quando,eis senão quando,num momento,de improviso,numa volantina,de esfusiote,quebradamente,de repente,de chofre,de peso,de chapuz,num ai,sacudidamente,de afogadilho,de arrancada,de arrebate (ant.),num átimo de tempo,num vai não vai,no mesmo instante,de impensado,em uma volta de mão;de passagem,de uma assentada,de salto,ab abrupto,à queima-roupa,à mão tenente,ato contínuo,à queima bucha,na bucha;sem prestanejar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Dito e feito.

Conjunção

Oportunidade

Substantivo

ocasião,azo,razão,ensejo,ansa,entrada,monção,vez,vagar,léu,lazer;ocasião favorável,ocasião propícia,chance,brecha;comenos,conjuntura de circunstâncias favoráveis,lance,momento,ocorrência de tempo,acerto,tempo próprio,conveniência,cabimento,aberta,circunstância,campo livre,pó de cantiga (fam.),obra de circunstância,licença,faculdade,liberdade,ensancha,entrada,maré do carvoeiro;oportunidade favorável,oportunidade feliz,oportunidade áurea,oportunidade benvinda,oportunidade auspiciosa;o momento conveniente,o momento psicológico,o momento crítico;crise,tempo,maré,conjuntura,tempestividade.

Adjetivo

oportuno,justo,azado,frisante,favorável,propício,presente,adequado,de bom ensejo,feliz,ditoso,benvindo,abençoado,excelente;venturoso;conveniente;providencial,providente,promissor,prometedor,próprio,hábil,tempestivo,imprematuro,sazonado,maduro,crítico,auspicioso,obiter dicta,talhado de molde.

Verbo

ser (oportuno & adj.);vir a talho de foice,como talhado de molde,a talho,a jeito,ao pintar,à própria hora,ao caso;ter seu lugar,não ser deslocado;vir a pelo,vir a propósito;ser bem cabido,ser ouro sobre azul,estar a calhar,vir a calhar,cair a sopa no mel,dar ocasião a,ocasionar ensejo de,aproveitar-se da ocasião,lançar mão de uma aberta,agarrar a ocasião pelas repas,malhar no ferro enquanto está quente,aproveitar o momento psicológico,não deixar resvalar a ocasião,ensejar,agarrar a oportunidade pelo cabelo,azar-se;tornar (oportuno & adj.);proporcionar,apropositar,facilitar,facultar,battre le fer sur l’enclume,bater com a vara na cabeça da cobra,prendre la balle au bond,propiciar.

Advérbio

oportunamente & adj.;na quadra,na estação,na época conveniente;em boa hora,em bem nascida hora;a boas horas,agora ou nunca,a ponto,a ponto dado,à certa confita,na ocasião aprazada,a propósito,a pelo,à propos,en passant,pro re nata,pro hac vice,entre parênteses,ad rem,a talho de foice,ad hoc,ao pintar da faneca,de molde,na ocasião própria,em havendo vagar,a tempo,em tempo,de feição,a calhar,a jeito,ao pintar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Carpe diem;Occasionem cognosce;Quando há vento, molha-se a vela;Quando te derem um porquinho, acode logo com o baracinho;Commodita est consideranda,é preciso estudar a oportunidade.

Conjunção

Morte

Substantivo

fim,falecimento,mortório,defunção,trespasse,traspasse,fenecimento,falimento,passamento,dissolução,desenlace,desfecho,desaparecimento,termo fatal,ocaso,crepúsculo,partida,óbito,repouso,perda,quitação peremptória,trânsito,finamento (fim),cessação,extinção,fim da vida terrena;o instante decisivo,o desfecho fatal,sombra do túmulo,as sombras da morte,o eterno descanso,última jornada,derradeira pulsação da vida;sentença,leito de morte;o instante supremo,o momento supremo;canto de cisne,rigor mortis,praia estigiana,o lago irremeável;sono dos mortos,sono dos justos,sono do trespasse,sono da morte,sono do esquecimento,sono do túmulo,sono do repouso;último sono,eterno sono;trevas da morte eterna;foice,gadanha,garras da morte,sombra da morte,leito da morte;repouso,sábado eterno,outra vida,a morada eterna,eternidade;morte aflitiva = cacotanasia;Libitina,Parcas;morte;eutanásia,distanásia,necrologia,necrológio,obituário,encomendação,momento,vigília (ant.),de profundis,necrolatria,necrodulia = culto dos mortos,ferais;morte natural,morte prematura,morte trágica,morte violenta,coéfora,vice-morte,véu da morte;olhos envidraçados,olhos vidrados;a crise formidável do derradeiro transe;estado carótico,estado agonizante,estado comatoso;a última hora,crocidismo,agonia,cárus,paroxismo,estertor,carfologia,cascalheira,a vítrea palidez;face cadavérica,face hipocrática;visita da saúde,arquejo;vascas da agonia,últimas ânsias da agonia;arranco,os últimos paroxismos,a hora suprema;os últimos arrancos,os últimos arquejos;moribundo,semicadáver,alma aflita e vasquejante.

Adjetivo

morto,esmorecido,frio,inerte,sem vida,que Deus tenha na sua glória,falecido,extinto,cuja memória nos é cara,finado,saudoso,ceifado na mais rútila existência,inânime,inanimado,gélido,hirto,exânime,enregelado,mortal,manio = que não deixa descendente;abintestado,que não fez testamento;que Deus tenha em glória,que Deus lhe dê a glória,abiótico,amortalhado,comoriente,moribundo,vascoso,desfalecido,semivivo,semimorto,morrediço,morrinhoso,morrento,semiânime,exânime,exanimado,entre vivo e morto,desenganado,pré-agônico.

Verbo

morrer,expirar,perecer,morder a terra,sucumbir,acabar-se,atar as cardas,cessar de viver,encontrar a morte,falecer,exalar o derradeiro alento,finar-se,ir-se,fenecer,passar,desaparecer;ir-se para o céu,ir-se para os anjinhos,ir-se para Deus;terminar os dias,perder a vida,perder-se;descer ao túmulo,descer à sepultura,render o espírito a Deus,tombar sem vida,adormecer para sempre,alar-se para a mansão celeste;subir ao céu,subir às regiões etéreas,subir à abóbada etérea,subir ao assento etéreo,descansar no regaço do Senhor,repousar à beira do sepulcro;despedir a alma,despedir a vida,despedir o espírito;passar desta vida para a outra,pagar o censo comum,pagar o censo à morte,ser arrebatado do número dos vivos,baixar às regiões do sepulcro,bater a pacuera (pop.),dar os fios à teia,dar contas a Deus,desencarnar-se,quitar a vida terrena,cair sem sentido no seio frio da morte,dar o último arranco,estar em glória,ir ad patres,dormir o sono da noite sem horas,ir para a mansão dos justos,render o mortal corpo à morte,depor a vida,deixar a prisão de limo de seu desterro,fechar os olhos,ir para bom lugar,estar no tribunal divino,dar o último suspiro,cerrar os olhos à luz,dormir o sono do verdadeiro repouso,largar os ossos,ganhar a glória,ir-se puxando,dormir no gélido sudário,partir para o imenso Incognoscível,fugir do mundo,fazer a viagem do outro mundo,encher a sua idade;deixar a vida,deixar o mundo,deixar viúva e filhos,ser riscado do livro dos viventes,sentir a última dor,ser chamado ao tribunal do Deus,soar a hora fatal;despir-se das prisões da carne,despir-se do invólucro mortal;dormir em Deus,dormir no Senhor,arrancar,aniquilar-se,descansar em paz;morrer sem dizer ai Jesus,morrer de morte natural;soar a última hora,soar a derradeira hora,soar a extrema hora;arrevessar a alma,ir-se como um passarinho,ceifar a foice da morte a vida a alguém,surpreender a morte a alguém;levar Deus para si,chamar Deus para si;pagar o tributo à natureza;dar a alma a Deus,dar a alma ao diabo;deixar na orfandade,dar o sangue por alguém,sacrificar a existência,pagar com a vida,dar a ossada,cair morto;tomar passaporte para o céu,tomar passaporte para o inferno;espichar o pernil,esticar o pernil,esticar as canelas;ir para as malvas,viajar sem chapéu (pop.),deixar órfãos,orfanar;jazer,estar morto;não dar mais sinal de vida,estar agonizante,vasquejar,agonizar,esmorecer,baquear,arrancar;ficar a pedir confissão,ficar a pedir o céu;ter a morte à cabeceira,estar ferido de morte,estar próximo a dar a alma a Deus,sentir as asas da morte roçarem-lhe frias pela fronte,debater-se nas vascas da morte;estar nas ânsias da morte,estar com a candeia na mão,estrebuchar nos derradeiros estertores,contorcer-se,chegar a sua hora,estar a despedir,ter a sua hora chegada,estar com padre à cabeceira,projetar a agonia sua sombra sobre,soar a hora fatal a alguém,estar em artigo de morte,estar abarbado com a morte,serem chegados os fados de alguém,estar no cabo;soltar-se,esvair-se em sangue;estar à porta da eternidade,envidraçarem-se os olhos a alguém;estar nas últimas,estar por um fio a vida de alguém;estar entre a vida e a morte,ir-se conocluindo,abeirar-se a morte ameaçadora e lúgubre;estar prestes a habitar com os mortos,estar prestes a dar à casca;receber o Viático,receber os últimos sacramentos,fechar os olhos a alguém;estar prestes a comparecer perante o tribunal de Deus.

Advérbio

post obit,post-mortem,in articulo mortis,em artigo de morte,in extremis,à hora da morte,à hora derradeira,in actu moriendi,com um pé na sepultura.

Provérbio

Interjeição

Frase

Os seus dias estão avaramente contados;Quando já lhe fogem os últimos lampejos da vida;A vida está por um fio;Que a terra lhe seja leve;Requiescat in pace;Descanse em paz;Que o Senhor se compadeça de sua alma;Æternum vale!;Deus lhe fale na alma;Deus tenha sua alma em glória;Aequo pulsat pede;Sic itur ad astra.

Conjunção

Importância

Substantivo

seriedade,magnitude,vasteza,vastidão,consequência,consideração,ponderação,peso,estimação,apreço,cotação,monta,valor = valia,proporção,poder,momento,marca,valimento,qualidade,relevância,repercussão,porte,vulto,tomo;coisa de entidade,coisa de tomo;alcance,significação,interesse,ênfase;grandeza;merecimento,superioridade;vulto,realce,corpo,relevo,notabilidade;eminência,influência,preponderância;valor (bondade);utilidade;ascendência,poderio,colosso;solenidade,gravidade,graveza,imponência,brilho,ostentação,premência,urgência;questão de vida e morte,de honra,coisa de pressa;memorabilia,notabilia,maxime memorabilia omnium,grandes feitos,feriado;ponto capital,o ponto,o essencial,o eixo,a substância;o principal,o rijo,a força,o grosso,o miolo,o forte;o bonito,o mais engraçado de;o suco,a essência,o veio,o melhor da passagem,o grosso de,o melhor da história,o alfa e o ômega,o princípio e o fim,o sopro vital,coroa e chave,pedra fundamental,pedra angular,oitava maravilha;parte essencial,parte importante,parte proeminente,parte principal;meia batalha,sine qua non,sal,coração,alma,pevide,caroço,núcleo,casca,nó,chave,matéria prima,trunfo;o ponto fundamental,o ponto essencial,o ponto mais interessante;o mais vital de seus órgãos,substância,medula,âmago,titela,prima donna,chefe,notabilidade,chefe da orquestra,personagem,lord,entidade luminar,luzeiro,chavão,homem de representação,figurão,vip,vulto,colosso,gigante,herói;ponto de mira,homem influente.

Adjetivo

importante,de (importância e subst.);severo,magno,relevante,grande,alto prócero,graúdo,poderoso,influente,prestigioso,grave,sério,ponderoso,que tem tomo,de porte,considerável,momentoso,material,que não se pode desprezar,meditável,indispensável,ruidoso,egrégio,longitroante,graduado;conceituado,eminente,machucho,ilustre;cardeal = principal,relevante,de primeira plana,preeminente,saliente,impreenchível,inescurecível,insubstituível,largo,assinalado,inapreciável,memorável,inopinado,inopinável,incrível,solene,soado,que se presta a muitos comentários,de verdadeiro e positivo interesse,imponente,impressivo,impressível,impressionante,comovente,estupendo;interessante,tudo,essencial,básico,basilar,radical,preponderante,vital,funcional,fundamental,primacial,primário,insuprimível,absorvente,empolgante,precípuo,máximo,palpitante,profundo,capital,extraordinário,de primeira ordem;de grande valia,de grande repercussão,de grande monta,de grande significação;de assento e sobremão,precioso,valioso,considerável,significativo,sugestivo,sensacional,invulgar,pouco comum,rumoroso,de circunstância,de respeito,memorial,de machucha,de peso,de pulso,de merecido destaque,de palpitante atualidade,de grande projeção,de largo fôlego,cotado,alto,dominante,sublime,de alto coturno,qualificado;respeitado,respeitável,excepcional,de alto bordo,superior;considerável;polpudo,de importância vital,de suma importância,de verdadeiro e positivo interesse,inolvidável,supremo,ciclópico,grado,primordial,central,raro;nobre,dominante.

Verbo

ser (importante e adj.);ser alguém,ser alguma coisa,fazer ruído,ser alvo dos olhares e da atenção geral;merecer a atenção,atrair a atenção;ser digno de atenção,enlevar,empolgar,encantar,prender o espírito,fazer vista,levar os olhos,excitar a curiosidade,dar muito que falar,entrar em conta;fazer sensação,fazer estardalhaço;guiar os passos a alguém,ser de peso,ser de ver,avantajar-se,influenciar,não precisar de ser comentado,tocar de perto,sobrelevar de importância,preponderar,pesar na balança,dar nas vistas,ser de toda a atualidade,causar sensação,ocupar um lugar de decisivo relevo,interessar a,fazer ao caso,dar muito que falar,ter grande significação,repercutir,importar,significar,ressaltar,realçar,ressair,sobressair,campar,campear,brilhar,destacar-se,tomar colo,distinguir-se,avantajar-se em importância,primar,ter a primazia,relevar,fiar fino,avultar,merecer acolhimento,chamar a atenção;dar no goto,cair no goto;deixar no espírito boa impressão,vir à tona,tomar a dianteira,aquilatar,exercer decisiva influência;prender os olhos,refletir-se em,repercutir;abalar,sacudir,deixar tudo mais na sombra;assumir gravidade;atribuir,ligar,dar importância;apreçar,importar-se com,fazer caso de,ter consideração,dar o ser a,interessar-se por,tomar interesse por,empenhar-se,inquietar-se,preocupar-se,sublinhar,dar relevo a,esbater,grifar;pôr em itálico,pôr em versal,pôr em letras garrafais,pôr em letras de fogo;acentuar,assinalar,fazer cabedal de,(indicar);fazer estardalhaço em torno de,levantar grande celeuma,agitar a opinião,focalizar,tomar grandes proporções,tomar vulto,crescer de importância,abrilhantar,tornar saliente,cunhar.

Advérbio

momentosamente e adj.;acima de tudo,por excelência,sobretudo,principalmente,jamais,mormente,maxime,maximamente,para coroar a obra,de capa e espada,para nunca mais ser esquecido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção