Sua língua na Internet

 

(sa.cu.dir)

v.

1. Agitar(-se) fortemente, ou abalar(-se). [td. : No transe, ela se sacudia toda: "... despertei a Hortênsia, sacudindo -a pelo ombro." ( Josué Montello , Sempre serás lembrada) ]

2. Abanar, menear de um lado para o outro. [td. : sacudir a cabeça/o lenço.]

3. Balançar o corpo; REQUEBRAR(-SE); SARACOTEAR [td. : A passista sacudia -se ao som da batucada.]

4. Limpar (de poeira, de sujeira miúda etc.) agitando. [td. : sacudir uma toalha.] [tdr. + de : Sacudiu a poeira da roupa.]

5. Lançar fora; livrar-se de. [td. : Sacudiu os restos de lixo.] [tdr. + de : Sacudiu o lixo da lata para dentro do saco.]

6. Retirar de si; REPELIR [tdr. + de : Sacudiu do coração as más intenções.]

7. Retirar por meio de movimentos repetidos; BALANÇAR [td. : Sacudiu o arbusto para espantar o pássaro.]

8. Fig. Provocar ou causar excitação, estímulo; DESPERTAR; ESTIMULAR [td. : O grito da torcida sacudiu o time.]

9. Causar abalo, comoção; COMOVER; IMPRESSIONAR [td. : A morte do Papa João Paulo II sacudiu a sociedade.]

10. Fazer levantar; ACORDAR [td. : Sacudiu a filha cedo para o colégio.]

[F.: Do lat. succutere.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Impulso

Substantivo

ação,impulsão,jacto/jato,supetão,molime,molímen,força,borbotão,impulsiva,ímpeto,impetuosidade,lanço,arranco,arrancada,tesão,tesura,jaculação,jáculo (ant.),jorro,esguincho,arremesso,lançamento,lançadura,projeção,explosão (violência),disparo;sacão,tirão,socate,empurrão,empuxo,empuxão,puxão,repelão,arranque,rompante,sacadela,sacalão,safanão;secussão,percussão,concussão,abalo,choque,encontro,encontrão,topo = embate,atração,colisão,abalroamento,recontro,umbigada,topada,tope,carambola,élan,carga (ataque),murro,traspés,bofetão,golpe,golpada,palmada,pancada = zurbada = toque,bordoada,fubecada,porrada,piparote,chulipa,cambapé,alçapé,pontapé,biqueirada,rasteira,banda,sancadilha,soco,direto,cruzado,jab,upercut,coice,cotovelada,ruade,rabanada,marrada,cornada,gaitada (pop.),bote,cutilada (dor física),estocada,martelada,espadeirada,cajadada,calamocada;malho,martelo,escoda,martelete,picadeira,marra,picão,mascoto,marrão,martinete,picareta,solinhadeira,camartelo,malho,malhote,mangual,maço,soquete,espadela,atacador,aríete,carneiro,bimbarra,macaco,bordão,cajado,cacheira,cacete,porrete,moca (pop.),clava,maça,machado,percussor,percutor;soqueira,soco-inglês,cassetete (ciência das forças mecânicas) dinâmica,dinamismo,alavanca,roldana,plano inoclinado;.

Adjetivo

impulsor,impulsivo,impelente,percussor,percutor,percuciente,coiceiro,coiceador,martelador,malhador e v.;dinâmico,impelido e v.;maleiforme.

Verbo

impusionar,dar um (impulso e subst.);vibrar um (golpe e subst.);impelir,impulsar,pulsar,empurrar,fincar,jogar,lançar,arremessar,propelir,propulsar,desembestar,projetar,pinchar,sacudir,atirar,jacular,alijar,remessar,disparar,desenfrechar;despedir,desfechar,vibrar,pespegar,chimpar,dar,desferir,aplicar,assentar,enfiar o braço,atingir,atropelar,cuspir,desmontar,abalroar,descavalgar,marrar,malhar,bater com o malho,chocar,embater,colidir,esbarrar,topar,ir de encontro,bater de encontro,encontrar-se com;cascar,bater,triturar,percutir,pisar,ferir,lanhar,calcar,recalcar,esmurrar,sovar,arrebentar;soquetear,concutir,abalar,martelar,batucar (fam.),golpear,atassalhar,coicear,jogar de garupa,escoicear,escoicinhar,patear,respingar,rezingar,recalcitrar,dar bote,espadelar,estomentar,chicotear.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Expulsão

Substantivo

emissão,efusão,ejeção,ejaculação,rejeição,repulsão,extrusão,eversão,descarga,evacuação,descomida,vomição,vômito,golfada = gorgolão,eructação,arroto,ventosidade,peido (pleb.),traque,flato dos intestinos,ventosidade com estrépito;cuspidela,cuspidura,escarro;sangria,flebotomia,paracentese,exania,prolapso,escoamento,esgoto,despejo,evisceração,deportação,banimento,relegação,extradição,desalojamento.

Adjetivo

emitente,emitido e v.;expulsor,expultriz,expulsório,ejetor.

Verbo

dar saída a,ejetar,exalar,evaporar,lançar fora,extravazar,esvaziar,dar vazão,limpar,sacudir,despejar,entornar,segregar,expelir,deitar fora,ejacular,excretar,emitir,dardejar,descarregar,abrir as comportas,rejeitar,desaceitar,refugar,desacolher,repelir,lançar de si,afugentar,efundir,esguichar,seringar,derramar,suar,soprar,golfar,golfejar;fazer sair = eliciar,chasser,mandar para os diabos,mandar às favas,plantar batatas,bugiar;correr a toque de caixa,atirar longe,varrer de,eliminar,escovar,espanar,riscar de,desinçar,descarregar,desatacar,trancar a porta,livrar-se de,desonerar-se de,descarregar-se de,descartar-se de,libertar-se de,eximir-se de,sacudir de si,despir-se de;expulsar,pôr na rua,fazer desocupar o beco,pôr fora de casa,despedir,trancar a matrícula,desencovar,desalojar,desembrenhar,despovoar,relegar,banir,deportar;esvaziar,desencher,vazar,desaguar,drenar,expurgar,desentranhar,eviscerar,desenformar,desenfornar,desenterrar,desentesourar,desinternar,dessepultar,exumar,desencravar,desenvasar,desatolar,desatascar,desempegar,desarraigar,libertar de,parir,vomitar,desabafar o estômago,arrevessar ou arrevezar,bolsar;ter náuseas,ter ânsias,engulhar,expectorar,escarrar,gosmar,consertar a garganta,assoar-se,moncar,cuspir,cuspinhar,cuspilhar,salivar,esputar,urinar,fazer uma necessidade,satisfazer a uma necessidade fisiológica,evacuar,defecar,fazer cocô (vulg.),cagar (vulg.),desalagar,dar de corpo (pop.),descomer,bostar,cagar (pleb.),obrar,dejetar,borrar;desonerar,exonerar,limpar,aliviar o ventre,aliviar os intestinos;estrabar,vazar,zourar = ter diarreia,ir à privada = escagaçar-se,escarrinhar-se,dar de ventre;desembaular,desemalar,desenfardar,desembalar,desensacar,desenvasilhar,desembarrilar,desencaixotar,desembrenhar,desempalhar,desempacotar,desalforjar,desembrulhar,ressumbrar,desencaixar,desenfrascar,desengarrafar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Oscilação

Substantivo

bambaleio,bamboleio,pulsação,vibração,libração,cambaleio,tique-taque,ducto,balouço,balouçamento,balan^cê,balanceio,nutação,ondulação,bamboleadura,saracoteio,rebolado,balanço,balanceamento,latejamento,latejo,pulso,alternação,inambulação,vaivém,ida e vinda,fluxo e refluxo,altos e baixos,gangorra,jiga-joga,jogo de empurra,flutuação,vacilação,cadência,ritmo,sístole,diástole;onda,ondulação,vibração,movimento vibratório,arfada,arfagem,abano,abanamento,agitação,dança,quadrilha,retouça,redouça,bambão,corda bamba,lançadeira,balanceiro,balancim,pêndulo,cadeira de balanço,rede.

Adjetivo

oscilante,oscilatório,regular,compassado,inquieto,perturbativo,bamboleante ou bambaleante,ondulatório e v.;vibratório,vibrante,rítmico,arfante,arquejante,palpitante,pulsante;pendular,balanceado.

Verbo

oscilar,vibrar,librar,balançar,balancear,balouçar,enredouçar,retouçar,redouçar,embalar,banzear,nutar,alternar,ondear,ondular;pulsar,latejar,palpitar;rebater,later,compassar,menear,rebolear-se,caranguejolar,jogar,fremir,ir e vir,abalançar,boiar,modular,bailar,balhar,arfar,arquejar,cadenciar,tremer,retremer,curvetear,aluir,cambalear,passar e repassar,encher e vazar,subir e descer;saracotear,requebrar,rebolar brandir,sacudir,sacolejar,vascolejar,manejar,cambalear,flutuar,vacilar,mover-se para uma e outra parte = incensar,sargentear (pop.),bambalear,bambolear.

Advérbio

oscilantemente e adj.;daqui para ali = pendularmente,para diante e para trás,de um para outro lado,a dar e dar = em movimento de oscilação,bamboleando-se.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agitação

Substantivo

movimento irregular = euripo,reboliço,tremor,tremelique,movimento,rebolado,implacidez,agitação convulsiva,meneio,requebro,saracoteio,revolvimento,sacudida,sacudidela,sacudidura,chouto,encapeladura,encrespadura,encrespamento,fervura,ebulição;solavanco,abalo,choque,trepidação,ziguezague,chocalhada,estremecimento,frêmito,evecção;perturbação,comoção,tumulto,desordem,sururu,confusão,mexonada,espalhafato,subsultus,salto,atetose,tremura,delírio,coreia,dança de S. Guido,clonismo,disbasia,emprostótono,espasmo,convulsão,contração dos nervos,eclampsia ou eclâmpsia,ataxia,gota coral,epilepsia,hieranose,opilência,carfologia,agonia,estertores,pestanejo;arritmia,perturbação da ordem,mutabilidade;inquietação,fervedouro,efervescência,cachotage,sacudidela,sacudidura,tempestade,procela,tempo grosso,temporal,tormenta,tromba,onda gigante,turbilhão,arrebentação,sorvedouro,voragem,remoinho (vento);turbulência.

Adjetivo

agitado e v.;trêmulo,ondulante,convulso,convulsivo,convulsionário,clônico,epiléptico,epileptiforme,espasmódico,carfológico,inquieto,fermentativo,fervente,incoordenado,desordenado,arrítmico,irregular,dessultório,atetósico.

Verbo

agitar(-se),ser (agitado e adj.);choutar,sacudir,brandir,manejar,menear,tremer,estremecer,vibrar,tiritar,remexer,revolver,brincar;estorcer-se,debater-se,pernear,espernear,espinotear,pinotear,estrebuchar,escabujar,barafustar,bracejar,esbracejar,chapejar,chapinhar,chapinar,contorcer-se,desembestar;espojar-se,espolinhar-se,pestanejar,cambalear,requebrar-se,saracotear,piruetar,retouçar-se;dançar,tripudiar,sapatear,ziguezaguear,doidejar,mariposear,borboletear,alear (desus.),bambalear-se,perturbar-se,entontecer,encrespar-se,encapelar-se,ser o joguete das ondas e dos ventos,vogar ao sabor da corrente;fermentar,aborrascar-se,esfervilhar,efervescer,ferver,ebulir,escumar,borbulhar,escachoar,referver,ferventar,chocalhar,sacolejar,agitar,vascolejar,ferver em cachão,saltitar,subsultar;convulsar,convulsionar,espasmar,bater com as asas,abalar,desnatar.

Advérbio

agitadamente e adj.;per saltum,bruscamente,em convulsões,por acessos,subsultum,aos saltinhos,aos trambolhões;aos trancos e barrancos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Importância

Substantivo

seriedade,magnitude,vasteza,vastidão,consequência,consideração,ponderação,peso,estimação,apreço,cotação,monta,valor = valia,proporção,poder,momento,marca,valimento,qualidade,relevância,repercussão,porte,vulto,tomo;coisa de entidade,coisa de tomo;alcance,significação,interesse,ênfase;grandeza;merecimento,superioridade;vulto,realce,corpo,relevo,notabilidade;eminência,influência,preponderância;valor (bondade);utilidade;ascendência,poderio,colosso;solenidade,gravidade,graveza,imponência,brilho,ostentação,premência,urgência;questão de vida e morte,de honra,coisa de pressa;memorabilia,notabilia,maxime memorabilia omnium,grandes feitos,feriado;ponto capital,o ponto,o essencial,o eixo,a substância;o principal,o rijo,a força,o grosso,o miolo,o forte;o bonito,o mais engraçado de;o suco,a essência,o veio,o melhor da passagem,o grosso de,o melhor da história,o alfa e o ômega,o princípio e o fim,o sopro vital,coroa e chave,pedra fundamental,pedra angular,oitava maravilha;parte essencial,parte importante,parte proeminente,parte principal;meia batalha,sine qua non,sal,coração,alma,pevide,caroço,núcleo,casca,nó,chave,matéria prima,trunfo;o ponto fundamental,o ponto essencial,o ponto mais interessante;o mais vital de seus órgãos,substância,medula,âmago,titela,prima donna,chefe,notabilidade,chefe da orquestra,personagem,lord,entidade luminar,luzeiro,chavão,homem de representação,figurão,vip,vulto,colosso,gigante,herói;ponto de mira,homem influente.

Adjetivo

importante,de (importância e subst.);severo,magno,relevante,grande,alto prócero,graúdo,poderoso,influente,prestigioso,grave,sério,ponderoso,que tem tomo,de porte,considerável,momentoso,material,que não se pode desprezar,meditável,indispensável,ruidoso,egrégio,longitroante,graduado;conceituado,eminente,machucho,ilustre;cardeal = principal,relevante,de primeira plana,preeminente,saliente,impreenchível,inescurecível,insubstituível,largo,assinalado,inapreciável,memorável,inopinado,inopinável,incrível,solene,soado,que se presta a muitos comentários,de verdadeiro e positivo interesse,imponente,impressivo,impressível,impressionante,comovente,estupendo;interessante,tudo,essencial,básico,basilar,radical,preponderante,vital,funcional,fundamental,primacial,primário,insuprimível,absorvente,empolgante,precípuo,máximo,palpitante,profundo,capital,extraordinário,de primeira ordem;de grande valia,de grande repercussão,de grande monta,de grande significação;de assento e sobremão,precioso,valioso,considerável,significativo,sugestivo,sensacional,invulgar,pouco comum,rumoroso,de circunstância,de respeito,memorial,de machucha,de peso,de pulso,de merecido destaque,de palpitante atualidade,de grande projeção,de largo fôlego,cotado,alto,dominante,sublime,de alto coturno,qualificado;respeitado,respeitável,excepcional,de alto bordo,superior;considerável;polpudo,de importância vital,de suma importância,de verdadeiro e positivo interesse,inolvidável,supremo,ciclópico,grado,primordial,central,raro;nobre,dominante.

Verbo

ser (importante e adj.);ser alguém,ser alguma coisa,fazer ruído,ser alvo dos olhares e da atenção geral;merecer a atenção,atrair a atenção;ser digno de atenção,enlevar,empolgar,encantar,prender o espírito,fazer vista,levar os olhos,excitar a curiosidade,dar muito que falar,entrar em conta;fazer sensação,fazer estardalhaço;guiar os passos a alguém,ser de peso,ser de ver,avantajar-se,influenciar,não precisar de ser comentado,tocar de perto,sobrelevar de importância,preponderar,pesar na balança,dar nas vistas,ser de toda a atualidade,causar sensação,ocupar um lugar de decisivo relevo,interessar a,fazer ao caso,dar muito que falar,ter grande significação,repercutir,importar,significar,ressaltar,realçar,ressair,sobressair,campar,campear,brilhar,destacar-se,tomar colo,distinguir-se,avantajar-se em importância,primar,ter a primazia,relevar,fiar fino,avultar,merecer acolhimento,chamar a atenção;dar no goto,cair no goto;deixar no espírito boa impressão,vir à tona,tomar a dianteira,aquilatar,exercer decisiva influência;prender os olhos,refletir-se em,repercutir;abalar,sacudir,deixar tudo mais na sombra;assumir gravidade;atribuir,ligar,dar importância;apreçar,importar-se com,fazer caso de,ter consideração,dar o ser a,interessar-se por,tomar interesse por,empenhar-se,inquietar-se,preocupar-se,sublinhar,dar relevo a,esbater,grifar;pôr em itálico,pôr em versal,pôr em letras garrafais,pôr em letras de fogo;acentuar,assinalar,fazer cabedal de,(indicar);fazer estardalhaço em torno de,levantar grande celeuma,agitar a opinião,focalizar,tomar grandes proporções,tomar vulto,crescer de importância,abrilhantar,tornar saliente,cunhar.

Advérbio

momentosamente e adj.;acima de tudo,por excelência,sobretudo,principalmente,jamais,mormente,maxime,maximamente,para coroar a obra,de capa e espada,para nunca mais ser esquecido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Excitação

Substantivo

inflamação,aquecimento,incendimento,excitamento,rebate,concitação,incitação,incitamento,acicate,estimulação,irritação;fomento,suscitamento,instigação,açulamento,galvanismo,provocação,inspiração,alento,infecção = contágio moral,intoxicação,animação,alvoroto,motinada,trêmito,frêmito,agitação,agito,efervescência,fervilhamento,perturbação,secussão,subjugação,arroubamento,enlevamento,arrebatamento,deslumbramento,alento,álcool (bebidas espirituosas);afrodisíaco,cantárida,ginseng,guaraná,catuaba;haxixe,êxtase,unção,impressionamento;casus belli,paixão;estremecimento.

Adjetivo

excitado e v.;trabalhado por,em pé de guerra,em estado febril,quente,em estado de excitação,abrasado,aceso,incendido,acalorado,férvido,com lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante,sôfrego,flamejante,chamejante,chispante,fervente,fremente,fervilhante,ebuliente,fumegante,espumante,espumoso,espúmeo,espumífero,espumígero,demoníaco,raivoso,frendente,beliscado em seu amor próprio,apaixonado,delirioso,delirante,febril,cego de,mordido de,cevado;transportado,arrebatado,transido,desarvorado,incendido,sobressalteado,vibrante,tomado,austinado,eivado de;frenético,tresloucado,alucinado,louco,desvairado,fora de si;prestes a estourar,prestes a arrebentar;exaltado,desesperado,encarniçado,ferrenho,fero,feroz,sanhudo;inflamado,possuído de,febricitante,alvoroçado,altanado;perdido,éperdu,batido pelas tempestades de,selvagem;excitador,excitante,excitatório,estimulante,atiçador e v.;impressivo,férvido,quente,escaldante,capitoso,caloroso,enérgico,veemente,instante,imponente,“que o peito acende e a cor ao gesto muda”,sensacional,comovente,importante;inspirativo,irritativo,irritante,túrbido,turbativo,histérico;picante;apetitoso,provocante,provocador,provocativo,de Tântalo,esurino,aperitivo.

Verbo

excitar,afervorar,acalorar,fervorar,assanhar,ouriçar,afetar,tocar,falar ao coração,comover,render,enternecer,sensibilizar,beliscar,retinir = causar viva impressão,impressionar,estarrecer,chocar,abalar,alentar. amolgar,causar impressão no ânimo de,ferir,despertar interesse,sacudir,repruir,inspirar,apaixonar,incentivar,enfogar,eletrizar,galvanizar,abrasar,embriagar,alvoroçar,pôr em fogo,entreturbar,estimular;aquecer,fazer ferver o sangue;despertar,soprar,instigar,espicaçar,acicatar,encarniçar,açular,atiçar,acicatar,esporear,acoroçoar,concitar,acordar,estremunhar,encher de zelo e atividade,meter em brio,vulcanizar,despertar a emotividade,turbar,turvar,turvejar,acender,encalmar,encandecer,ativar;atear,soprar o fogo;inflamar,incendiar,alimentar,fomentar;abanar o fogo,abanar as chamas,abanar as labaredas;lançar azeite ao fogo (agravar);lançar combustível,aviventar,avivar,reavivar,suscitar,incitar = agarrochar,reanimar,instar,fluir,animar,encorajar,levantar do letargo;levar sangue novo,trazer sangue novo,introduzir sangue novo;infundir vida nova,apressar,acelerar,aguçar,embravear,levantar o ânimo de,incitar o coração,apetitar,excitar o apetite,desenfastiar;agitar,ferir os sentimentos de;vibrar uma corda,ir direito ao coração,incitar o coração a,bulir com o coração,tocar no ponto nevrálgico,aguilhoar,picar os ânimos,ferretoar os ânimos,impulsionar os ânimos,revolver os ânimos,fundir o gelo de,virilizar as tibiezas,abanar os caracteres,flabelar os caracteres,solevantar os caracteres,absorver,tocar,empolgar,dramatizar;prender a atenção,fixar a atenção,prender o espírito;intoxicar,embriagar,fazer girar a cabeça,dar coca;penetrar o coração,invadir o coração,avassalar o coração;acordar a sensibilidade adormecida,despertar do letargo;fascinar,fanatizar,alucinar,arrebatar,enfeitiçar,enlevar,arroubar,extasiar (dar prazer);agitar,deturbar,hipnotizar,perturbar,magnetizar,desnortear,turbar,tresnoitar,não deixar dormir,transtornar,tirar o sono,petrificar,abalar,lançar na estupefação,atrapalhar,assarapantar,sarapantar,desencadear,sublevar,espantar,alarmar,acordar o cão que está dormindo,alvorotar,irritar,esquentar,bater os acicates,avivar,acirrar,excitar ao desespero = levar à afinação de,atiçar,aguçar,provocar,acalorar,enfurecer;fazer mossa,pisar as esporas;ser excitado e adj.;fuzilar,espumar,raivar,entregar-se a,pôr-se a,prorromper em,desmanchar-se em,chamejar,faiscar,ruborizar-se,enrubescer-se,sair de si,sair fora de si,quebrar as soltas,inflamar-se,perder as estribeiras,ficar devairado;estar em brasa,tomar fogo.

Advérbio

excitadamente e adj.;com as faces incendidas,em febre,acaloradamente,afervoradamente,com o rosto rosado de comoção.

Provérbio

Interjeição

Frase

Gelar o sangue nas veias;Ferver o sangue nas veias;Bater o pulso violento e febril;Bater o coração com intensidade,Pulsar o coração com intensidade.

Conjunção