Sua língua na Internet

 

(in.to.xi.car)

[cs]

v.

1. Impregnar(-se) com substância tóxica; causar envenenamento ou envenenar(-se). [td. : O camarão estragado intoxicou toda a família.] [int. : A criança intoxicou -se, mas foi socorrida imediatamente: Remédios em excesso também intoxicam. Antôn.: desintoxicar ]

2. Fig. Causar aborrecimento a ou sentir-se perturbado com. [td. : A presença da ex-mulher intoxicava -o.] [tr. + com : Intoxicou -se com fofocas.]

[F.: in-1 + tóxico + -ar2 .]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Insalubridade

Substantivo

sezonismo,endemia,paludismo,malária,tifoemia,impaludismo;contágio,contaminação,morbidez,pestilência,podridão,putrefação,sezão,quartã,maleita,porto sujo,porto suspeito;ar mau,impuro,podre,empestado,viciado,envenenado;ar cheio de gases mefíticos,mefitismo;exalações mefíticas,emanações mefíticas,emanações pútridas,emanações infectas;ação violenta do clima,miasma,matadouro,matadeiro,morredouro,região da morte,sepulcro,sepulcrário,sepultura,cemitério,região inóspita,região de ar podre.

Adjetivo

insalubre,doentio,prejudicial à saúde,malsão,insalubérrimo,insalutífero,pestífero,pútrido,contagioso,mortífero,mortal;mefítico,azótico,pestilento,pestilencial,pestilencioso,pestilente,pernicioso,nocivo;nóxio,mórbido,morboso,morbífico,morbígeno,morbígero,morbíparo,ruim;deletério,envenenado,envenenador,venéfico,venenífero,veneníparo,venenoso,virulento,peçonhento,viroso,impróprio;irrespirável,intolerável,inabitável,podre,pestoso,corru(p)to,viciado,tóxico,áspero,rude,deletério,infeccionador,contaminador,epidêmico,endêmico;doentio,acerbo,sezonático,maleitoso,assolado por epidemias,paludoso,miasmático,suspeito,abiótico,destruidor;de águas sediças,que veicula a morte,inóspito,amaldiçoado,maldito,tábido,tabífico.

Verbo

ser (insalubre e adj.);matar,ceifar vidas,exalar emanações pútridas,envenenar,empestar,apestar,pestilenciar,pestiferar,contagiar,corromper,viciar,combalir o organismo,miasmar,infetar,inficionar,intoxicar,contaminar,apegar a doença a alguém,rebalsar-se;tornar insalubre e insalubrificar;reinar,grassar,lavrar,assolar,devastar,despovoar,ermar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Veneno

Substantivo

peçonha,tóxico,droga,crack,cocaína,heroína,haxixe,ópio,LSD,maconha,canabis sativa,álcool,fumo,envenenamento,apeçonhamento,intoxicação,toxemia,toxidade,peste,maldição;desgraça;ruindade;flagelo,tara,damnosa hereditas,venenosidade;sofrimento,aguilhão,espinho,acúleo,dente,dardo,sarça,espinheiro,urtiga;mancenilha,toxina,vírus,arsênico;rosalgar,ácido prússico;cianídrico,bicloreto de mercúrio,solimão,antimônio,tártaro emético,nicotina,estramonina,estricnina,cianeto,bromo,água tofana;bororé,sarin,agente biológico,arma biológica,arma química,miasma,azoto,nitrogênio,gás deletério,mefitismo,malária,impaludismo,sezonismo,gás asfixiante,peste,mancenilha,manipueira,cicuta,abioto,cegude,beladona,meimendro,acônito,euforbiáceas,apocalbase;coxo,secreção,poção venenosa;poção letífera,uirari,ticuna,curare,trovisco,troviscada,embude,timbó;upa japicaí,(ciência dos venenos): toxicologia,teriacologia;toxicografia;ofidismo,ferrugem,gusano,cupim,caruncho,alforra,cárie,podridão,cancro,torpedo;víbora (ente malfazejo);demônio.

Adjetivo

pernicioso,tóxico,venenoso,venenífero,viroso,virulento,peçonhento;rosalgarino,estricnínico,mefítico,pestífero.

Verbo

envenenar,empeçonhar,apeçonhentar,empeçonhentar,propinar veneno,toxicar,intoxicar,corroer,impaludar,minar,embudar,enviscar,ervar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Excitação

Substantivo

inflamação,aquecimento,incendimento,excitamento,rebate,concitação,incitação,incitamento,acicate,estimulação,irritação;fomento,suscitamento,instigação,açulamento,galvanismo,provocação,inspiração,alento,infecção = contágio moral,intoxicação,animação,alvoroto,motinada,trêmito,frêmito,agitação,agito,efervescência,fervilhamento,perturbação,secussão,subjugação,arroubamento,enlevamento,arrebatamento,deslumbramento,alento,álcool (bebidas espirituosas);afrodisíaco,cantárida,ginseng,guaraná,catuaba;haxixe,êxtase,unção,impressionamento;casus belli,paixão;estremecimento.

Adjetivo

excitado e v.;trabalhado por,em pé de guerra,em estado febril,quente,em estado de excitação,abrasado,aceso,incendido,acalorado,férvido,com lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante,sôfrego,flamejante,chamejante,chispante,fervente,fremente,fervilhante,ebuliente,fumegante,espumante,espumoso,espúmeo,espumífero,espumígero,demoníaco,raivoso,frendente,beliscado em seu amor próprio,apaixonado,delirioso,delirante,febril,cego de,mordido de,cevado;transportado,arrebatado,transido,desarvorado,incendido,sobressalteado,vibrante,tomado,austinado,eivado de;frenético,tresloucado,alucinado,louco,desvairado,fora de si;prestes a estourar,prestes a arrebentar;exaltado,desesperado,encarniçado,ferrenho,fero,feroz,sanhudo;inflamado,possuído de,febricitante,alvoroçado,altanado;perdido,éperdu,batido pelas tempestades de,selvagem;excitador,excitante,excitatório,estimulante,atiçador e v.;impressivo,férvido,quente,escaldante,capitoso,caloroso,enérgico,veemente,instante,imponente,“que o peito acende e a cor ao gesto muda”,sensacional,comovente,importante;inspirativo,irritativo,irritante,túrbido,turbativo,histérico;picante;apetitoso,provocante,provocador,provocativo,de Tântalo,esurino,aperitivo.

Verbo

excitar,afervorar,acalorar,fervorar,assanhar,ouriçar,afetar,tocar,falar ao coração,comover,render,enternecer,sensibilizar,beliscar,retinir = causar viva impressão,impressionar,estarrecer,chocar,abalar,alentar. amolgar,causar impressão no ânimo de,ferir,despertar interesse,sacudir,repruir,inspirar,apaixonar,incentivar,enfogar,eletrizar,galvanizar,abrasar,embriagar,alvoroçar,pôr em fogo,entreturbar,estimular;aquecer,fazer ferver o sangue;despertar,soprar,instigar,espicaçar,acicatar,encarniçar,açular,atiçar,acicatar,esporear,acoroçoar,concitar,acordar,estremunhar,encher de zelo e atividade,meter em brio,vulcanizar,despertar a emotividade,turbar,turvar,turvejar,acender,encalmar,encandecer,ativar;atear,soprar o fogo;inflamar,incendiar,alimentar,fomentar;abanar o fogo,abanar as chamas,abanar as labaredas;lançar azeite ao fogo (agravar);lançar combustível,aviventar,avivar,reavivar,suscitar,incitar = agarrochar,reanimar,instar,fluir,animar,encorajar,levantar do letargo;levar sangue novo,trazer sangue novo,introduzir sangue novo;infundir vida nova,apressar,acelerar,aguçar,embravear,levantar o ânimo de,incitar o coração,apetitar,excitar o apetite,desenfastiar;agitar,ferir os sentimentos de;vibrar uma corda,ir direito ao coração,incitar o coração a,bulir com o coração,tocar no ponto nevrálgico,aguilhoar,picar os ânimos,ferretoar os ânimos,impulsionar os ânimos,revolver os ânimos,fundir o gelo de,virilizar as tibiezas,abanar os caracteres,flabelar os caracteres,solevantar os caracteres,absorver,tocar,empolgar,dramatizar;prender a atenção,fixar a atenção,prender o espírito;intoxicar,embriagar,fazer girar a cabeça,dar coca;penetrar o coração,invadir o coração,avassalar o coração;acordar a sensibilidade adormecida,despertar do letargo;fascinar,fanatizar,alucinar,arrebatar,enfeitiçar,enlevar,arroubar,extasiar (dar prazer);agitar,deturbar,hipnotizar,perturbar,magnetizar,desnortear,turbar,tresnoitar,não deixar dormir,transtornar,tirar o sono,petrificar,abalar,lançar na estupefação,atrapalhar,assarapantar,sarapantar,desencadear,sublevar,espantar,alarmar,acordar o cão que está dormindo,alvorotar,irritar,esquentar,bater os acicates,avivar,acirrar,excitar ao desespero = levar à afinação de,atiçar,aguçar,provocar,acalorar,enfurecer;fazer mossa,pisar as esporas;ser excitado e adj.;fuzilar,espumar,raivar,entregar-se a,pôr-se a,prorromper em,desmanchar-se em,chamejar,faiscar,ruborizar-se,enrubescer-se,sair de si,sair fora de si,quebrar as soltas,inflamar-se,perder as estribeiras,ficar devairado;estar em brasa,tomar fogo.

Advérbio

excitadamente e adj.;com as faces incendidas,em febre,acaloradamente,afervoradamente,com o rosto rosado de comoção.

Provérbio

Interjeição

Frase

Gelar o sangue nas veias;Ferver o sangue nas veias;Bater o pulso violento e febril;Bater o coração com intensidade,Pulsar o coração com intensidade.

Conjunção