Sua língua na Internet

 

(des.nor.te. ar)

v.

1. Fazer perder ou perder o norte, a direção, o rumo [td. : A escuridão desnorteou a ciclista] [int. : Chegada a noite, desnortearam-se na floresta: O motorista desnorteou em meio à neblina]

2. Fig. Perturbar(-se), aturdir(-se) [td. : "...a pergunta da baronesa desnorteou -a um pouco." ( Machado de Assis , A mão e a luva) ] [int. : A revelação a fez desnortear -se: A família desnorteou quando soube do diagnóstico]

[F.: des- + nortear.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Adv?rbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjun??o

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o

Loucura

Substantivo

espírito desequilibrado,espírito tarado,espírito desorganizado,espírito anormal,espírito conturbado,espírito prejudicado;insânia,insanidade,doidice,demência,transtorno,perturbação mental,amência,louquice,acromania,monomania,insensatez,insipiência,mania,balda,obsessão,ideia fixa,maluquice,maluqueira,pancada na bola,desequilíbrio,alienação mental,acesso de loucura = veneta,vesânia,arvoamento,alucinação,amok,loucura rematada;furor,fúria,furiosidade,frenesi,variedade,vareio,delírio,incoerência,desvaire,desvairo,desvairança,desvario,tresvario,desatino,veneta,licantropia,perturbação das faculdades mentais,monomania religiosa = zelotipia,zoantropia,ulofobia,vertigem,deslumbramento,atordoamento,insolação,coup de soleil;neurose,psicopatia,psicose,esquizofrenia,bipolaridade,pmd (psicose maníaco-depressiva);fanatismo,enfatuação,nervosismo,estúrdia,singularidade,excentricidade,originalidade,hidromania,demonomania,piromania,letomania,teomania,cleptomania,dipsomania,paranoia,abulia,hipocondria;histeria,histerismo,nosomania,nosofobia,loucura circular,espírito povoado de alucinações,imbecilidade;colete de força,derrama,raiva,hidrofobia,rábia,rebentina,rebentinha;cão danado,hidrófobo,preado,raivoso,derramado.

Adjetivo

louco,reloucado,demente,insipiente,doido,doido varrido,vesano,vesânico,amente (ant.),lunático,visionário,maluco,adoidado,zorate ou zorato,maníaco,monomaníaco,alienado,aluado,aveado = avenado,ataroucado,avariado do juízo;mentecapto,captus mente,privado da razão,aloucado,alucinado,amalucado,lelo,telhudo,tenebricoso,esconso de miolo,varrido,rematado,desbolado,paranoico,nosomaníaco,adoidado,insensato,desatremado,desarvorado,desarrazoado,zoina,azoinado,zoantropo;teomaníaco,licantropo,endemoninhado,possesso,seposo,ab-reptício,exaltado,demoníaco,obsesso,endiabrado,excêntrico,doidarrão,original,extravagante,deliroso,delirante,frenético,furibundo,tresvariado,enlouquecido e v.;estonteado,desaurido,irresponsável,arvoado,tresloucado,destrambelhado,destabocado,desatinado,tonto,desvairado,matuto,cismático,sandeu,desapoderado,tarado,desequilibrado = desnorteado = desaustinado,desorientado,desatremado,larvado (fam.);coribântico,ditirâmbico,macabro,rábido,raivoso,furioso,vertiginoso,apavorante,feroz,caprichoso,estúrdio,desesperado,desorientador (incerto);fanático,enfatuado,singular,apatetado,aparvalhado;hidrófobo,derramado,preado,rábido,raivoso,furioso,rábico.

Verbo

enlouquecer;ser louco,estar (louco e adj.);viver numa bruma impenetrável de demência,ter aduela de menos,ter um parafuso a menos,ter pancada,ter pancada na mola,ter telha,ter lua,ser um pouco ferido na asa,debater-se nas trevas da demência,ter bolha,não dizer coisa com coisa,dar com a cabeça pelas paredes,fazer desatinos,padecer da cabeça,estar de cabeça virada,não regular bem,não regular a bola a alguém,ter macaquinhos no sótão,ter o juízo fora do lugar,sofrer desarranjo mental,estar fora de si,estar com o miolo mole;visionar,sofrer das faculdades,enlouquecer,malucar,adoidar,endoidecer,amentar (ant.);perder o juízo,perder a cabeça,perder o uso da razão;desatremar,ourar,alucinar-se,alienar-se,louquejar,desassisar,ataroucar,desarranjar-se o cérebro a alguém,dar volta o juízo a alguém,dementar-se,dar em doido,sofrer da bola,tresvariar,desatinar-se,esturdiar,ter acesso de furor,enfurecer-se,sandejar,ensandecer,tresloucar,macavencar,esmaniar,ter acessos de mania;transverter,transtornar,turvar o juízo;alhear a razão,deixar eclipsar-se no espírito a luz da razão,doidejar,destemperar,sair fora de si,praticar despropósito,descarrilar,obscurecer o juízo a alguém,variar,delirar,tornar louco e adj.;enlouquecer,tresloucar,mandar alguém para as palhas;perturbar o juízo a alguém,alterar o juízo a alguém;mover o juízo a alguém,desmiolar,descerebrar,dementar,amentar,desmiolar,fazer perder o juízo a alguém,desvairar,desatinar,alucinar,desassisar,aturdir,estontear,dar voltas ao miolo a alguém,desorientar,desnortear,entontecer,danar,derramar-se,ficar hidrófobo.

Adv?rbio

loucamente e adj.;como um possesso,tête exaltée,tête montée.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

A moléstia avassalou-lhe o espírito. A bola não lhe regula bem.

Conjun??o

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Adv?rbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Prov?rbio

Interjei??o

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjun??o

Desensino

Substantivo

desensinamento,desserviço,má orientação,desorientação,carência de método;caminho errado,caminho tortuoso,caminho resvaladiço;ensino falho,ensino defeituoso,ensino ineficiente;informação capciosa,informação ilusória,informação tendenciosa;sofisma;colégio de Laputa,cego conduzindo outro cego,perversão,amoralização,desevangelização,contrapropaganda;espírito-santo de orelha.

Adjetivo

desinstruído e desinstrutivo,antipedagógico,antididático,desinstruidor,desserviçal.

Verbo

desensinar,desinstruir,deseducar,desedificar,desadestrar,desservir,desincutir,embrutecer,povoar de trevas,espancar a luz,desevangelizar,dissolver os depósitos da educação,desletrar,perverter,infiltrar na alma preceitos condenáveis,mumificar,fazer contrapropaganda,empobrecer o espírito,descatequizar;dar uma noção ou uma definição errônea de;transviar aos mais ruinosos erros;ambiguas in vulgum spargere voces;infecundar o ensino,embaralhar o ensino,esterilizar o ensino;pregar aos peixes,pregar no deserto,ensinar o padre-nosso ao vigário,dogmatizar,enganar,desencarreirar,desencaminhar,desorientar,desnortear,enfarinhar = dar noções superficiais a,complicar,tornar ininteligível e;plantar a incerteza;mistificar (ocultar);ensinar errado.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Piscem natare doces.

Conjun??o

Excitação

Substantivo

inflamação,aquecimento,incendimento,excitamento,rebate,concitação,incitação,incitamento,acicate,estimulação,irritação;fomento,suscitamento,instigação,açulamento,galvanismo,provocação,inspiração,alento,infecção = contágio moral,intoxicação,animação,alvoroto,motinada,trêmito,frêmito,agitação,agito,efervescência,fervilhamento,perturbação,secussão,subjugação,arroubamento,enlevamento,arrebatamento,deslumbramento,alento,álcool (bebidas espirituosas);afrodisíaco,cantárida,ginseng,guaraná,catuaba;haxixe,êxtase,unção,impressionamento;casus belli,paixão;estremecimento.

Adjetivo

excitado e v.;trabalhado por,em pé de guerra,em estado febril,quente,em estado de excitação,abrasado,aceso,incendido,acalorado,férvido,com lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante,sôfrego,flamejante,chamejante,chispante,fervente,fremente,fervilhante,ebuliente,fumegante,espumante,espumoso,espúmeo,espumífero,espumígero,demoníaco,raivoso,frendente,beliscado em seu amor próprio,apaixonado,delirioso,delirante,febril,cego de,mordido de,cevado;transportado,arrebatado,transido,desarvorado,incendido,sobressalteado,vibrante,tomado,austinado,eivado de;frenético,tresloucado,alucinado,louco,desvairado,fora de si;prestes a estourar,prestes a arrebentar;exaltado,desesperado,encarniçado,ferrenho,fero,feroz,sanhudo;inflamado,possuído de,febricitante,alvoroçado,altanado;perdido,éperdu,batido pelas tempestades de,selvagem;excitador,excitante,excitatório,estimulante,atiçador e v.;impressivo,férvido,quente,escaldante,capitoso,caloroso,enérgico,veemente,instante,imponente,?que o peito acende e a cor ao gesto muda?,sensacional,comovente,importante;inspirativo,irritativo,irritante,túrbido,turbativo,histérico;picante;apetitoso,provocante,provocador,provocativo,de Tântalo,esurino,aperitivo.

Verbo

excitar,afervorar,acalorar,fervorar,assanhar,ouriçar,afetar,tocar,falar ao coração,comover,render,enternecer,sensibilizar,beliscar,retinir = causar viva impressão,impressionar,estarrecer,chocar,abalar,alentar. amolgar,causar impressão no ânimo de,ferir,despertar interesse,sacudir,repruir,inspirar,apaixonar,incentivar,enfogar,eletrizar,galvanizar,abrasar,embriagar,alvoroçar,pôr em fogo,entreturbar,estimular;aquecer,fazer ferver o sangue;despertar,soprar,instigar,espicaçar,acicatar,encarniçar,açular,atiçar,acicatar,esporear,acoroçoar,concitar,acordar,estremunhar,encher de zelo e atividade,meter em brio,vulcanizar,despertar a emotividade,turbar,turvar,turvejar,acender,encalmar,encandecer,ativar;atear,soprar o fogo;inflamar,incendiar,alimentar,fomentar;abanar o fogo,abanar as chamas,abanar as labaredas;lançar azeite ao fogo (agravar);lançar combustível,aviventar,avivar,reavivar,suscitar,incitar = agarrochar,reanimar,instar,fluir,animar,encorajar,levantar do letargo;levar sangue novo,trazer sangue novo,introduzir sangue novo;infundir vida nova,apressar,acelerar,aguçar,embravear,levantar o ânimo de,incitar o coração,apetitar,excitar o apetite,desenfastiar;agitar,ferir os sentimentos de;vibrar uma corda,ir direito ao coração,incitar o coração a,bulir com o coração,tocar no ponto nevrálgico,aguilhoar,picar os ânimos,ferretoar os ânimos,impulsionar os ânimos,revolver os ânimos,fundir o gelo de,virilizar as tibiezas,abanar os caracteres,flabelar os caracteres,solevantar os caracteres,absorver,tocar,empolgar,dramatizar;prender a atenção,fixar a atenção,prender o espírito;intoxicar,embriagar,fazer girar a cabeça,dar coca;penetrar o coração,invadir o coração,avassalar o coração;acordar a sensibilidade adormecida,despertar do letargo;fascinar,fanatizar,alucinar,arrebatar,enfeitiçar,enlevar,arroubar,extasiar (dar prazer);agitar,deturbar,hipnotizar,perturbar,magnetizar,desnortear,turbar,tresnoitar,não deixar dormir,transtornar,tirar o sono,petrificar,abalar,lançar na estupefação,atrapalhar,assarapantar,sarapantar,desencadear,sublevar,espantar,alarmar,acordar o cão que está dormindo,alvorotar,irritar,esquentar,bater os acicates,avivar,acirrar,excitar ao desespero = levar à afinação de,atiçar,aguçar,provocar,acalorar,enfurecer;fazer mossa,pisar as esporas;ser excitado e adj.;fuzilar,espumar,raivar,entregar-se a,pôr-se a,prorromper em,desmanchar-se em,chamejar,faiscar,ruborizar-se,enrubescer-se,sair de si,sair fora de si,quebrar as soltas,inflamar-se,perder as estribeiras,ficar devairado;estar em brasa,tomar fogo.

Adv?rbio

excitadamente e adj.;com as faces incendidas,em febre,acaloradamente,afervoradamente,com o rosto rosado de comoção.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Gelar o sangue nas veias;Ferver o sangue nas veias;Bater o pulso violento e febril;Bater o coração com intensidade,Pulsar o coração com intensidade.

Conjun??o