Sua língua na Internet

 

(con.de.na.do)

sm.

1. Indivíduo que recebeu condenação, que é ou foi condenado (em qualquer das acepções como adjetivo)

2. Pessoa com doença considerada incurável e letal

a.

3. Que foi declarado culpado e sentenciado com pena: O réu condenado cumprirá pena de dez anos. [+ a : Réu condenado à prisão perpétua. Antôn.: absolvido. ]

4. Fig. Infeliz, desgraçado

5. Diz-se de pessoa que sofre de doença incurável e letal (paciente condenado).

6. Não apropriado (por razões técnicas, éticas etc.): Por usar métodos condenados, fracassou.

7. Bras. Diz-se de construção considerada irrecuperável, prestes a desabar (prédio condenado).

8. Diz-se de qualquer dispositivo ou sistema defeituoso e irrecuperável: Essa instalação elétrica está condenada, não tem mais como consertar.

9. Bras. Muito perverso, malvado (cangaceiro condenado)

[F.: Do lat. condemnatus, ou part. de condenar.]


Como um condenado
1 Muito, demasiadamente: Trabalhava como um condenado para cumprir os prazos.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Preso

Substantivo

prisioneiro,escravo,ilota,cativo,detento,detido,detenu,recluso,detruso,pássaro encarcerado,forçado de galés,condenado,penitenciário,presidiário,grilheta.

Adjetivo

aprisionado e,algemado,acorrentado,agrilhoado,amarrado,encarcerado,enclausurado.

Verbo

estar preso.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Homem ruim

Substantivo

malfeitor;monturo,autor de iniquidades;homem malfazejo;pecador,pecadoraço,desnaturado,perverso;desclassificado,elemento dissolvente,asa negra,pústula,homem de sangue,carnífice,velhaco,vilão,velhacão,velhacaz;patife,churdo,maroto,canibal,celerado,calamitoso,sicário,facínora,facinoroso,malvado,miserável;Caim,matante,reptil,verdugo,carrasco,algoz,víbora,serpente,cobra,tigre,lobo,pantera,fera,besta-fera,bicho-homem,mula,harpia,cascavel;Herodes,Nero,tugue,abutre,monstro,cão,demônio;alma do diabo,homem de mau interior,veneno,réprobo,danado,precito,tição do inferno;diabo em pessoa,diabo em carne e osso,diabo encarnado,dragão,demônio em forma humana,Nana Sahib,cérbero;mulher ruim,mofina (f.),perra,sibila,jararaca,leoa,megera,madrasta,bruxa,tirana,mulherinha,mexeriqueira,comadre,croca;bandido,libertino,mesquinho,indivíduo perigoso e mal-afamado,vagabundo,delinquente,criminoso,marginal,descarado,pilantra,indivíduo que se vendeu ao diabo,indivíduo muito conhecido da polícia,indivíduo que figura sempre nas crônicas policiais,alma danada,cachorro,cão hidrófobo,ovelha tresmalhada,ovelha negra,perjuro,concussionário,pródigo;boa peça (irôn.),capitalis homo = capaz de tudo,rolha,má forma,estupor maligno,indivíduo diplomado em todas as faculdades da perversidade,homem-bicho,freguês,burro frontino,pechoso,rufião,fadista,fanfarrão,brigão,espancador,Jonathan Wild,cangaceiro,desordeiro,incendiário,dinamitista,navalheiro,navalhista,ladrão;assassino;terrorista,traficante,mafioso,político corrupto,policial corrupto,sequestrador,pedófilo;pirraceiro,perseguidor,culpado,réu,vândalo,condenado,forçado,grilheta,homem para tudo,homem pequeno de alma e coração,homem de maus fígados,histrião;indivíduo sem lisura,indivíduo de consciência cauterizada;proscrito,perigoso,alarve,capacho;jagodes,canalha,magano,mariola,biltre,bisca,desclassificado,cão leproso,brejeiro,escuma da terra,cafajeste,refugo da sociedade,malandrim,malandrino,energúmeno,fariseu,urdidor,tração,enredador,tecedor,intrigante,rodilhão = intriguista,mexedor,garabulha,aranha,onzenário,onzeneiro,mexeriqueiro,homem de trazer e levar,urdimaças,maranhoso,alcoviteiro,cáften,Arcades ambo = ambos arcadianos (em referência a quem tem dois senhores,dois gostos) = duas-caras,jogador,taful,fisionomia mordida por vários estigmas de degenerescência.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Homo homini lupus;O homem é o lobo do homem;Erva ruim não a cresta a geada;Vaso ruim não quebra.

Conjunção

Condenação

Substantivo

sentença condenatória,punição,fulminação,pena,prisão,reato (p. us.),culpa;réu,acusado,padecente,paciente,precito,condenado,criminoso,indiciado,culpado,vítima.

Adjetivo

condenado,condenatório,fulminatório (fig.),fulminífero (fig.),precito,culpado;incurso.

Verbo

condenar,declarar culpado,declarar incurso em pena,sentenciar,lavrar a sentença condenatória,mandar incluir no rol dos culpados,indiciar,fulminar,punir;proscrever,sequestrar,confiscar,anovear,desaprovar;acusar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Mutato nomine de te fabula narratur,com outro nome a fábula [anedota ] fala de ti (Horácio, Sátiras).

Conjunção

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Advérbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Provérbio

Interjeição

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjunção

Impiedade

Substantivo

irreligião;pecado;irreverência,blasfêmia,profanidade,profanação,crime de lesa-majestade divina,sacrilégio,ultraje à divindade,zombaria;heresia,desedificação;(falsa piedade): hipocrisia;beatice,beatério,santimonia,carolice,formalismo,farisaísmo,antipapismo,precisianismo,sabatismo,puritanismo,sabatarianismo,odium theologicum = ódio teológico,mundanalidade,fanatismo;preconceito;gnosticismo,endurecimento,apostasia,decadência,queda,perversão,perdição,transvio;pecador;zombador,blasfemo,sacrílego,mundano,profano,puritano,pietista,hipócrita;fanático,energúmeno,santo (irôn.),fariseu,sabatariano,formalista,precisiano,gnóstico,religionário,antipatista,iconômaco,metodista,os maus,os injustos,anticlerical,antipapista,o(s) réprobo(s),o(s) precito(s);os filhos dos homens,filhos de Belial,filhos das trevas.

Adjetivo

ímpio,descrido,descrente,profano,profanador,secular,mundano,laico,secularizado,malsoante,blasfemo,blasfemador,ultrajante,zombador,irreverente,sacrílego,nefando,profanado,maculado,insantificado,irregenerado,endurecido,pervertido,réprobo,precito,maldito,condenado,hipócrita;fingido,santimonioso,farisaico,untuoso,amaldiçoado,excomungado,simoníaco;sob a marca da religião,sob a capa da religião,sob a forma da religião,sob o disfarce da religião.

Verbo

ser (ímpio e adj.);profanar,dessagrar,ridicularizar;desrespeitar;desprezar;infringir;negar a canonicidade dos livros hieráticos,lançar ou dizer ou proferir blasfêmias,dizer sacrilégios,blasfemar,cometer sacrilégios,desedificar,desertar do culto,renegar,apostatar;amaldiçoar a Deus,descrer,embiocar-se = fingir modéstia ou recato,desconsagrar,irreverenciar,desendeusar,temporalizar,secularizar,idolizar;sabadear,sabatizar;santigar-se,santiguar-se,abeatar-se.

Advérbio

impiamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção