Sua língua na Internet

 

(de.sa.cer.tar)

v.

1. Desregular (aparelho, equipamento etc.). [td. : O contato com a água desacerta meu relógio.]

2. Entrar em discordância; desentender-se [td. : China e Japão desacertaram-se durante as negociações.]

3. Tirar de (algo), ou perder o acerto (ordenação, ritmo etc.). [td. : O tumulto durante a corrida desacertou -lhe o passo] [int. : A bateria da escola de samba desacertou -se]

4. Não acertar; ERRAR [td./ int. : Acostumou-se a desacertar (as respostas de inglês).]

[F.: des - + acertar. Ant. ger.: acertar. Hom./Par.: desacerto (fl.), desacerto (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o

Mau uso

Substantivo

malfeito,mau emprego,desserviço,má aplicação,desacerto;aplicação infeliz,aplicação errônea,aplicação desacertada,aplicação desastrada;abuso,prática abusiva,exploração,deturpação,demasia,desatino,profanação,sacrilégio,prostituição,judiaria,desidificação,escândalo,desperdício;tabagismo;tirania;manteiga em nariz de cão;anel em focinho de porco.

Adjetivo

malfeito,mal-empregado,abusivo,remissivo,prostituidor e v.;escandaloso.

Verbo

usar mal,empregar mal,aplicar mal;mal-usar,desservir,abusar de,fazer mau uso de,atirar pérolas aos porcos,desacertar,servir-se mal de,explorar,profanar,desconsagrar,prostituir,poluir,violar,desedificar,desconsagrar,corromper,profligar,malsinar,comprometer;deitar para o mal,deitar a perder,arrastar para a lama,passar as raias de,arruinar,sobrecarregar,esbanjar;desperdiçar;estropiar,desvirtuar (interpretação errônea);perverter,prevaricar,contraverter,deturpar,desfigurar,transtornar,adulterar,sofisticar,desnaturar,envenenar,avessar,retrincar,rebaixar,deprimir,aviltar,desprestigiar,lanhar,truncar,desfear,ofuscar,rafar,dar-se o pé a alguém,rolar todos os diques,descomedir-se,demasiar-se,exceder-se,desatinar-se,exorbitar,prevalecer-se de;negociar o talento,negociar a consciência (improbidade);andar o mundo às avessas.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Abusus non tollit usum;um abuso não autoriza outro.

Conjun??o