Sua língua na Internet

 

(en.ga.no)

sm.

1. Erro que se comete ao agir, falar ou pensar, por descuido ou ignorância: Cometeu um engano ao julgar mal o rapaz.

2. Logro para induzir ao erro; EMBUSTE

3. Estado de quem foi enganado: Vive no engano de que ela vai voltar.

4. Ilusão, devaneio: achou que tinham tocado a campainha, mas foi engano.

5. Ato de descuido; DESATENÇÃO: Cortou metade do cabelo da irmã por engano. [ Antôn.: atenção, cuidado. ]

6. Ato de traição; DESLEALDADE; INFIDELIDADE: Só soube do engano após a separação. [ Antôn.: fidelidade, lealdade. ]

[F.: Dev. de enganar. Hom./Par.: engano (fl. de enganar)]


Cair/ir num/no engano
1 Deixar-se enganar.
2 Antq. Constatar que cometeu engano.


Ledo engano
1 Engano que se cometeu ou em que se incorreu de boa-fé, sem intenção.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Adv?rbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjun??o

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o

Imaginação

Substantivo

originalidade,invenção,criação,inventiva,engenho,ideação,arquitetação,fantasia,mente,pensamento,inspiração,presunção,verve,onirismo;imaginação ardente,imaginação ousada,imaginação fecunda,imaginação profícua,imaginação irrequieta,imaginação impressionável,imaginação viva,imaginação fértil,imaginação brilhante,imaginação exaltada,imaginação ativa,imaginação enérgica,imaginação escaldante,imaginação engenhosa,iimaginação nventiva,imaginação impetuosa;capricho,sonhada fantasia,afiguração,prefiguração,cisma,ilusão de alma criação do espírito,ideologia,nefelibatismo;frenesi,êxtase,romantismo,romancismo,romanticismo,utopia,sonho,idílio,doce sonho de poeta,alucinação,miragem,ideal,idealidade,idealismo,concepção,idealização,cogitação,excogitação,contensão do espírito,páramos dos sonhos,regiões dos devaneios;asas da fantasia,voos da fantasia,surtos da fantasia;voo do espírito,elevação do espírito;visão,quimera,nugacidade,devaneio,engano,capricho,ficção,mito,lenda,fantasmagoria,sombra,superstições,minhocas,fantasia imaginativa,fantasma,avejão,romance,extravagância,ente de razão,pesadelo,castelo no ar,arquitetura da imaginação,viagem à lua,chateau en Espagne,Atlante,milênio,país das fadas,romance de capa e espada,obra de ficção (romance);ilusão (erro);ilusão de óptica;fata morgana,mil e uma noites,le pot au lait,fogo-fátuo;vapores (nuvem);esforço de imaginação,exagero;mateotecnia,mateologia,mitismo,mitografia;idealista,teórico,teorista,romancista,fabulista,poeta,devaneador,visionário,sonhador,aerobata,nefelibata,utopista,ideólogo,nubívago,cismador,sonâmbulo,quimerista,fantasista,fantasiador.

Adjetivo

imaginado e v.;imaginário,fantasioso,aéreo,bene trovato;construído no ar,construído na areia;alheado,cismador,devaneador,cismático,imaginativo,original,inventivo,criativo,produtivo e v.;fértil,fecundo,engenhoso,de imaginação fecunda,imaginoso,imaginário,fictício,cerebrino,umbrátil,comentício,fabuloso,romântico,vaporoso,romanesco,fantasioso,fantasista,fantasiador,idílico,mítico,mitológico;caprichoso,antojadiço,extravagante,entusiástico,utópico,utopista,conjetural,quimérico,quixotesco,poético;figurado,ideológico;ideal,etéreo,irreal,virtual,concebido pelo pensamento,vago,indefinido,indefinível,indefinito,insubstancial;ilusório;idealístico,fantasmagórico,visionário,fantástico.

Verbo

imaginar,fantasiar,visionar visualizar,arquitetar,bolar (pop),ter imaginativa fecunda,pintar na imaginação,antolhar,antojar,conceber,formar no espírito,idear,idealizar,sonhar,figurar,entressonhar,dar a seres imaginários nome e habitação,fabular,poetizar,romanizar,romancear,ser engenhoso,ser fértil,criar,produzir,gerar,cunhar,quimerizar,inventar,fabricar,improvisar,criar qualquer coisa nova,engenhar,engendrar,construir castelos de dourada quimera,dar largas à imaginação;parafusar,dar tratos à bola,excogitar,conjeturar,presumir,supor,revolver no pensamento,referver a cabeça em projetos,vagar,vaguejar,vaguear,cogitar,fazer profundas cogitações,ter boas ideias,dar rédeas à imaginação;soltar a imaginação,dessoltar a imaginação;entregar-se ao devaneio,mergulhar-se no devaneio;estar nos espaços imaginários,viajar nos espaços imaginários;embalar ilusões;voar nas asas da fantasia,adejar nas asas da fantasia;encher a alma de ilusões,povoar a alma de ilusões,embeber-se em vagas reflexões,invocar espírito,figurar-se,representar-se,imaginar-se,flutuar no espírito,nascer do cérebro,desenhar-se,sugerir;maquinar,devanear,ver em espírito,encabeçar-se,encasquetar-se,cismar,borboletear,afagar a imaginação,pintar na imaginação,planear na fantasia,prefigurar,roubar-se à vida material.

Adv?rbio

imaginadamente e adj.;em imaginação,na fantasia,in mente,no pensamento,mentalmente,no íntimo da alma.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Falsidade

Substantivo

inautenticidade,falsia,falsídia (pop.),falsificação,falácia,compostura,falseamento,refalseamento,alteração,contrafação,decepção;inverdade;mentira (546),lícia,artimanha,desfiguração,astúcia;mendacidade,perjúrio,invenção,fabricação,enganação,conto do vigário,enganação,sub-repção,colusão,conluio,cambalacho,conciliábulo;falso colorido,ouropel,diamante artificial,pechisbeque,talco,exagero,prevaricação,equívoco,evasiva,evasão,subterfúgio,ilusão,fraude,fraudulência,barataria,embuste,embustaria,embromação,embustice,aleivosia,comedela,charlatanismo,charlatanaria,engano,batota,peça,ciganice,ciganaria,ciganada,treta,garatusa,cacha,suggestio falsi (mentira);mistificação (ocultação);burla,perfídia,deslealdade,traconismo,deslealdade,pretexto,cor,sofisma,brete,armadilha,cilada,simulacro,simulação,artifício,meandros da fraude,fingimento,ficção,rebuço,prestidigitação,manigância,escamoteação,burlaria,paliação,refolhamento,melúria;vacuidade,exterioridade,aparências,duplicidade,insinceridade,tartufice,tartufismo,hipocrisia,jacobice,impostura,imposturia,imposturice = endrômina,hipocrisia refalseada,manto da hipocrisia,bioquice,jesuitismo,francesismo,farisaísmo,maquiavelismo,farsa,comédia,pantomima,sepulcro caiado,canto de sereia,belas palavras,boas palavras;palavras açucaradas,palavras adocicadas,palavras melífluas;lágrimas de crocodilo,lágrimas de mostarda,falaciloquência,aparência enganosa,redobre,doblez,velhacaria,velhacada,bigotismo,cantilena,estratégia,estratagema,tática,triças,ardil,ardileza,enredo,adulação,carícias de gato,beijo de Judas,abraços de tamanduá,candongas,gualdipério,traição (má fé);desonestidade;afirmação errônea;amigo de Peniche (fam. iron.),amigo urso (enganador).

Adjetivo

falso,inautêntico,enganoso,enganador,falaz,falacioso,falace,vão,inverídico,fajuto,fictício,refolhado,mendaz,falsífico,refalsado,refalseado,frauduloso,fraudatório,fraudulento,doloso,pseudo,desonesto,infiel,caramboleiro,interesseiro,impostor,balofo,evasivo,vazio,insincero,estudado,Parthis mendacior,ordinário,perjuro,pérfido,traiçoeiro,desleal;fingido,aparente,ficto,fictício,suposto;ajesuitado,hipócrita,doble ou dobre,bilíngue,jesuítico,jacóbeo,refece,farisaico,recobre,tartufo,mistificador,maquiavélico,sorrelfo,retrincado = dissimulado,encapotado,disfarçado,pretenso,soi-disant,vulpino,felino,caviloso,de duas línguas,de duas faces,de duas opiniões,de dois corações,ancípite (poét.),Jano bifronte,tracônico,dúplice,bifronte,retrincado,traiçoeiro,malicioso,afiado na malícia,ardiloso,rebuçado,colusório,colusivo,burlão,burlador,burloso,arteiro,estratégico,artificioso (velhaco);espúrio;mentiroso;santarrão,silingórnio (vulg.),de olhar meigo,melífluo,de palavras açucaradas,dulcíloquo,versutíloquo = que fala com artifício,falaciloquente,falsificado e v.;sedutor,circeu (ant.).

Verbo

ser falso e adj.;ter dois corações,ser mentiroso e;mentir;pretextar,impingir histórias,embrulhar,engrolar,engrupir,jurar falso,perjurar,tartuficar,levantar falso testemunho,imposturar,maquiavelizar,farsantear,citar de falso,refalsar,falsear,falsificar,contrafazer,perverter,distorcer,improvisar,forjar,desfigurar,adulterar,calabrear,alterar,deturpar,desconceituar,batizar (o vinho,a gasolina),iludir,desfigurar um fato,alterar a verdade,dar falsa interpretação;prevaricar,claudicar,equivocar,sofismar,blefar,embromar,empulhar,chicanar,fazer trocadilhos,répondre en normand,enfeitar,trapacear,tergiversar,usar de artifício,não agir com honestidade,tapear,mutilar a verdade,vir com rodeios,soprar quente e frio,morder e soprar,agir da má fé,cavilar,maliciar,retrincar,deitar para mal,truncar;envernizar,colorir,encapotar,disfarçar,mascarar,refolhar,lustrar,dissimular,cobrir uma coisa com a sombra de,estudar um jeito compungido,dar falso colorido,fazer vista baixa,dar cor à mentira,encobrir intentos,emprestar falso colorido a,emprestar rósea aparência a,vestir,bordar,exagerar;inventar,fabricar,forjar,forgicar,burlar,enganar,ludibriar,incubar,tramar,fantasiar,romancear;gritar: pega ladrão!;não ser dos pecos na arte de embair,atabafar,colorear,capear,fazer acobertar,acafelar mentiras,rebuçar plano sinistro,encobrir,fingir,fazer um falso jogo,fazer crer,fazer duplo jogo,fazer um papel,refolhar-se,representar uma farsa,esconder o jogo,fazer mostras de,afetar;fazer-se passar por,encorujar-se,aparentar,aparentar integridade de Catão,fazer-se de Catão,simular,paliar,passar por,apresentar-se como,vender bulas,rebuçar-se,cobrir-se com o manto de,representar de,bancar,aparentar de virtuoso,rebuçar-se em,arrogar-se em,fantasiar-se de,fraudar,contrafazer-se,obliquar,pescar de agacho,falar com hipocrisia,ajesuitar-se,faire des pattes de velours;tirar sardinha com a pata do gato,tirar sardinha com a mão dos outros;encarnar a hipocrisia,envolver-se no manto da hipocrisia,chorar por um olho azeite e pelo outro vinagre,afivelar ao rosto a máscara da hipocrisia,dar o beijo na face com a espada escondida,embiocar-se,velejar sob bandeira falsa,hastear bandeira falsa,jogar a pedra e esconder a mão,ambiguas in vulgum spargere voces,andar por atalhos,trucar de falso,fazer o mal e a caramunha,meter das gordas a alguém,coonestar,honestar,salvar as aparências,desnaturar.

Adv?rbio

falsamente % adj,à la Tartufe,vero procul = com falsidade,por subrepção,a título de,com a cor de,sob a capa de,atrás da capa da hipocrisia,ao envés,de envés;com velhacaria,à socancra,pela sonsa,com dissimulação;só na aparência.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Astúcia

Substantivo

picaria,velhacaria,velhacada,solapa,finura,tato,manganilha = artimanha,endrômina,engenhoca,obrepção,versúcia (des.),gíria,cabe,trincafio = manha,raposia,esperteza,jogo,malícia,malignidade,arrebito,ronha = saberete,trampolina,arteirice,tropelia,lanço,redobre,ardil,ardileza,truque,cavilação,engenho,tática,treta,estratégia,estratagema,mutreta,esparrela,cachimanha,sagacidade,perspicácia,nariz,invenção,enrascadela;artifício,ciganice,sonsa,sonsice,destreza,desteridade,sutileza,arte,indústria,alicantina,engano,manobra,contemporização,intenção secreta,impostura,lábia,marralhice,tentativa,golpe,cambalacho,chicana,tramoia,trampolinagem,manobra,obra,ribaldaria,tratantada,empalhação,trapaça,armação,empalmação,escamotação,escamoteação,escamoteagem,esperteza saloia,solércia,traça,manha,socapa,habilidade de finório,matreirice,insídia,ocultação;dissimulação,duplicidade,má fé,o olho vesgo da má fé,trabalho de sapa,rodeios,evasiva,subterfúgios,entressolhos,política,politicalha,maquiavelice,maquiavelismo,aulicismo;falas melífluas,maquinação,gambito,meneio,saca-trapos,trama (plano);evasiva,embuste,embromação,logro,fraude;falcatrua,engodo,trambique,dobrez ou doblez;conto do vigário,ruse de guerre,dolos de guerra,diplomacia,finesse,mentira;tour de force,tricas,travessura,espièglerie,cadena,rede,armadilha;arapuca,cilada,enredo,mexerico,tramoia,negócios de comadre,alcovitice,intrigas;Ulisses,Maquiavel,raposa,zorra = raposa velha e muito sabida,raposo,golpelha (ant.),matuto,judeu,maquiavelista,merlim,finório,alambre,passarinho,astuto,rato pelado,cágado,cala,alicantineiro,treteiro,demo,pássaro bisnau,pássaro de bico amarelo,fistor,rosca,homem de muitos entressolhos,bichaço,meninó,abelha-mestra,socancra,socarrão,malho,embusteiro;diplomata,manobreiro,enredador,intrigante,envolvedor,agulha ferrugenta,miscrador,embrulhador,mexeriqueiro,onzeneiro,sorrelfa,sota,madre Celestina,olhos maganos,nau de espécie,politicão,politiqueiro,politicante;trambiqueiro,golpista,bilontra,cambalacheiro,escroque,falcatrueiro,trampolineiro.

Adjetivo

astucioso,velhaco,velhacaz,velhacão,versuto,pícaro,macaco,fino,astucioso,sorrateiro,velhaco escanado,redobre,astuto,sabido = finório,trincado de malícia,manhoso,gajo,farejador,gírio,enganador,trapaceiro,marralheiro,cacório,solerte,retrincado,maligno,malandro,malicioso,marreco,marraxo,falaz,fraudulento,traiçoeiro,sonso,sonsinho;artificioso,engenhoso,hábil;sutil,raposino,raposeiro,felino,gatesco,gatesgo,vulpino,fingido,dissimulado,pilantra,ressabiado,ressabido,ataimado,taimado,matreiro = tricoso,mangoso,insidioso,socarrão,arteiro,mitrado,iniludível,maquiavélico,maquiavelista,azougado,eruditus artificio simulationis = perito em fingimento,trêfego,fino como coral,beliz,endiabrado,ladino,esperto,sagaz,enganoso,pisa-mansinho,mija-mansinho,sansadorninho;estratégico,diplomático,político,ardiloso,vigarista,estratagemático,cadimo,caviloso,ob-reptício,lagarteiro (pop.),furtivo;enganador;farejador,capcioso,gaio,espertalhão,intrigante,mexeriqueiro,enredador,treitento,maranhoso.

Verbo

ser (astuto e adj.);ser de estrela e beta,ser da breca,ser das pontinhas,ter arte,ter muitos entresseios,ter lábia,ter palavreado,manobrar,astuciar,raposinhar,alcovitar,enredar,mexericar,planear;usar de rodeios,usar de manha;contemporizar,adotar a tática fabiana,reculer pour mieux sauter;dar o gambito,beber azeite,enganar;trambicar,chicanar,empalmar,escamotear,dar golpe,passar a perna,meter das gordas a alguém;tocar os pauzinhos,meter os pauzinhos;dissimular,velhaquear,jogar com pau de dois bicos,saber mais do que as cobras,defender com igual denodo pró e contra,andar com pezinhos de lã;usar de treta,urdir a intriga,intrigar,ter o talento solerte dos velhacos,maquiavelizar,fazer-se saloio,fazer as coisas pela calada,arraposar-se,envelhacar-se,fazer seu jogo,dançar de urso,trabalhar disfarçadamente,fazer jogo com alguém,encandear,colher de emboscada,surpreender;não deixar meter o dedo na boca,ambiguas in vulgum spargere voces,meter os cães na moita e assobiar-lhes de fora,ficar com o santo e a esmola,jogar lanças falsas contra alguém,minar,boicotar,solapar,socavar,mexericar,politicar,enredar,andar à orelha de alguém;meter os cães à nora,meter os cães na vinha,tirar sardinha com a mão do gato,saber de que pé coxeia,saber as linhas com que se cose.

Adv?rbio

velhacamente e adj.;sorrateiramente,debaixo dos panos,com a mão de gato,à gatesga,de sorrate,com pés de lã,à sorrelfa,pela sonsa,à calada,com refinada sagacidade,com pezinhos de lã,debaixo de mão,por tralhas-malhas = por tralhas ou malhas.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Confiar, desconfiando;Mettere la coda dove non va il capo.

Conjun??o

Insucesso

Substantivo

falimento,falência,bancarrota,fiasco,naufrágio,frustração,burla,malogro,arruinamento,degringolada,débâcle,esborralhada,derrocada,desmoronamento,profligação,brutum fulmen,aborto,parto prematuro = móvito,perecimento (inutilidade);ineficácia,ineficiência,falência,impotência;fubeca,fubecada;esforços vãos,esforços baldados,esforços improfícuos,esforços perdidos,esforços estéreis;baldão,tiro avesso,tiro pela culatra;desastre,fracasso,decepção,dura realidade,desilusão,desengano,escarmento,transtorno,ruína,perdição,fiasco,erro,engano;falta,omissão,ilusão,escorregadela,tropeção,claudicação,passo em falso,faux pas,negócio furado,bévue,contrariedade,inabilidade;embaraço;acidente,desfortuna,infortúnio,rachadura,colapso,desmoronamento,bancarrota,golpe;explosão,encalhe,encalhação;golpe infeliz,golpe desastrado,golpe errado,golpe antiestratégico,golpe antipolítico;repulsa,derrota,revés,desdita,desventura,vicissitude,vaivém,viravolta,desistência,sujeição,xeque-mate,baque,desastre;tropelias da sorte;queda;sorte de Ícaro,trabalho de Sísifo,tormento de Sísifo,tormento de Faetonte;ruína,naufrágio (destruição);tiro de misericórdia,dobre a finados,pá de cal,insolvência;affaire flambée,frustrador e v.

Adjetivo

malsucedido,morto no nascedouro,frustrâneo,frustrante,infrutífero,vão,improfícuo,frustrado e v.;gorado,baldado,inútil;falho,infausto,infeliz;abortício,abortivo,naufragoso,choco,ineficaz,ineficiente (impotente);manco,coxo,décousu,insuficiente;de águas mornas,em agraço,malogrado,encruado,encalhado,soçobrado,naufragado,mangrado,metido a pique,axorado,derrotado;roto,vencido,desbaratado,amolgado;acabadiço,acabado,perdido,desfeito,falho,arruinado,falido;morto,flambé,gualdido,ferido de morte,destruído;frustrado,descarrilado,fora dos eixos,em deplorável condição,estultificado,bestificado,vitimado,fulminado,sacrificado,desalentado,desanimado,desiludido,desesperançado,malgradado = contrafeito;desgarrado (erro);fora dos cálculos de alguém;atirado fora;incompleto;de efeito contraproducente,contraproducente,que não corresponde à expectativa,mal-afortunado,malventuroso,mal-andante,malfadado,desafortunado,desastroso,desastrado,funesto,mofento,caliginoso.

Verbo

falir,malograr,mangrar,não vingar,não ter sorte,gorar,abortar,não passar de cepa torta,encalhar,rodar pela água abaixo,desconcertar;ficar em nada,dar em nada;morrer à nascença,ficar em água de bacalhau,faltar ao fim colimado,pecar,não passar de projeto,reduzir-se a pó,esbarrondar-se,baquear,cair,desmoronar,tombar,ruir por terra,serem improfícuos todos os esforços,ficar a chupar dedo,fracassar,atolar,desmanchar-se;já ter nascido com a vulnus insanabile;com a ferida mortal;ficar a distância formidávele acessível somente daqui a cem anos,tornar-se em fumo,virar fumaça,evaporar-se,ir por água abaixo,dar com tudo em vaza-barris,descair da causa,falhar,mentir a,não corresponder a,estar acabado,explodir,sair uma coisa burlada;morrer à casca,morrer à nascença;ficar no papel,frustrar,soçobrar,ser malsucedido e adj.;ser infeliz,ter mau êxito,dar ao demo a cardada,ir abaixo;ficar a ver navios,ficar em seco,fazer esforços inutilmente;trabalhar em vão,ad gloriam;perder o trabalho,perder a cartada,perder o preço e o feitio,perder o tempo e o feitio,perder o seu latim;errar o lanço,não tirar proveito de,querer fazer do quadrado redondo (impossibilidade);sair torto,sair em vão,surtir mal,rolar a pedra de Sísifo (inutilidade);fazer as coisas pela metade (incompleto);perder terreno (recuar);deslograr,malhar em ferro frio = verbare lapidem,errar o alvo,escorregar,tropeçar,cometer erros;ter entrada de leão e saída de sendeiro,levar na cuia,coxear,mancar,hesitar,titubear,perder o equilíbrio,destribar-se,errar o salto,perder as passadas,ensaboar o queixo do burro,fazer esforços para se erguer,fazer fiasco,encalhar;forçar o tempo,remar contra a maré,meter-se em alhadas,conhecer dias difíceis (adversidade);ser derrotado;perder a batalha,sofrer sério revés,abandonar o campo,cair presa de,afocinhar,sucumbir;ficar barrado,ficar de pior partido,dar com o navio nos cachopos,ver por um óculo,ver os seus planos desfeitos,roer os ossos,ir buscar lã e sair tosquiado,saltar da sartã e cair nas brasas,passar de porqueiro a porco (piorar);descambar no ridículo,perder a partida,bater a outra porta,encravar-se,semear ventos e colher tempestades (imprevisão);ficar sucumbido,patear,dar-se por vencido,arrear bandeira,espantar a caça;andar para trás os negócios a alguém,mudarem-se as setas em grelhas,entornar-se o caldo,entortar-se o negócio,rebentar na mão,não pegar a lábia,voltar-se o feitiço contra o feiticeiro,sair o tiro pela culatra,sair a emenda pior do que o soneto;perder boa ocasião para ficar inativo,perder boa ocasião para ficar calado;frustrar,baldar,inutilizar,empregar com mau resultado,fraudar,iludir,desarmar,desaviar,arruinar,desarranjar,tresandar = transtornar,furar,embaraçar,burlar,crestar as esperanças;falsar,contrariar,desfavorecer,desfazer,destruir;derrocar;desconcertar os planos de alguém;ser reprovado,levar bomba,ficar chumbado,apanhar chumbo no exame,ser mal sucedido no exame;abortar,malparir.

Adv?rbio

infrutiferamente e adj.;em vão = pro vano,debalde,vãmente,em vão,em balde,re infecta,nada de novo,inutilmente,sem resultado,em pura perda,infelizmente,malpecado.

Prov?rbio

Interjei??o

adeus minhas encomendas!.

Frase

Tudo está perdido;Salve-se quem puder;Parturient montes (decepção);Lá foi, ou lá vai tudo quanto Marta fiou;Isto tem mandinga;Isto tem caveira de burro;Os seus estratagemas voltam-se contra ele um a um;Só trouxe no bojo o cabedal de suas boas intenções;Não tugiu nem mugiu;Os seus esforços resolveram-se em pó;De boas intenções está ladrilhado o inferno.

Conjun??o