Sua língua na Internet

 

(ar.te)

sf.

1. Capacidade e aptidão do ser humano de aplicar conhecimentos e habilidade na execução de uma ideia, de um pensamento; essa aplicação e essa execução: Esse quadro revela toda a arte de da Vinci. [Cf. teoria, ciência.]

2. Atividade criadora do espírito humano, sem objetivo prático, que busca representar as experiências coletivas ou individuais através de uma impressão estética, sensorial, emocional, como tal apreendida por seu apreciador [Designa esp. as belas-artes, contrapondo-se à ciência e à tecnologia. Cf. estética.]

3. Produto dessa atividade: obras de arte.

4. Conjunto de preceitos, regras, técnicas etc. indispensáveis à realização de qualquer atividade criadora, ofício etc; esses preceitos etc. aplicados à alguma atividade, algum ofício etc.: arte de pintar: arte da ourivesaria.

5. Cada campo específico dessa atividade e de seu produto, de acordo com o tipo de expressão estética e sensorial, os meios de realizá-la etc.: a arte da música, da poesia, da escultura etc.

6. Conjunto das obras de arte de um povo, país, época, artista etc. (arte brasileira; arte clássica).: exposição da arte de Rodin

7. Obra, tratado que contém os preceitos e as regras de alguma arte (5): Arte Poética, de Aristóteles

8. Artifício, engenho, esmero na criação de algo, p.op. à naturalidade: Este prato foi preparado com muita arte

9. Modo jeitoso de fazer algo, aptidão; JEITO: Tinha uma arte toda sua para convencer

10. Habilidade, perícia na concepção ou realização de algo: Com que arte ela executou os movimentos na barra assimética!

11. Bras. Travessura, traquinice: As crianças andaram fazendo arte.

12. Capacidade, jeito, habilidade para enganar, seduzir; ARTIMANHA; ASTÚCIA: Com muita manha e muita arte conseguiu engabelar o público

13. Art.gr. Original (ilustração e texto) em fase de leiaute ou de arte-final.

14. Edit. Jorn. Publ. Editoria ou setor responsável pela preparação de ilustrações, gráficos, diagramas de página, anúncios, cartazes, folhetos, letreiros etc. [Tb. editoria de arte (Jorn.).]

15. Publ. Conjunto das atividades que visam à apresentação visual de peças publicitárias.

16. Cada um dos aparelhos de pesca em que se empregam redes: arte de arrasto; de xávega. [Nesta acp., tb. us. no pl.]

[F.: Do lat. ars, artis. Ideia de ' arte': -aria (carpintaria).]


Arte abstrata
1 A que se expressa em formas puramente estéticas, sem pretender a representação física de pessoas, objetos, paisagens etc., portanto não figurativa; abstracionismo.


Arte cibernética
1 Art.pl. Expressão artística do séc. XX, por meio de tecnologias tais como as da informática, da reprografia, da holografia etc.


Arte cinética
1 Art.pl. Expressão artística por meio de elementos móveis, acionados por motor ou manualmente.


Arte conceitual
1 Art.pl. Corrente artística (a partir da década de 1960) ancorada mais em conceito,s como propostas artísticas, do que em cada obra em si mesma.


Arte concreta
1 Ver Arte abstrata.
2 Expressão artística surgida na Europa na década de 1930 e baseada na ' concretização' visual de seus conceitos estéticos e intelectuais.


Arte de vanguarda
1 Forma de arte que privilegia a inovação, ou seja, o rompimento com padrões anteriores, seja na forma, seja no conteúdo da obra de arte.


Arte dramática
1 O teatro, desde a dramaturgia até a arte do espetáculo teatral.


Arte figurativa
1 Art.pl. A que, ao contrário da arte abstrata, visa à representação de seus temas em formas reconhecíveis visualmente.


Arte marcial
1 O conjunto de técnicas, movimentos e gestos de defesa e ataque individual, com ou sem o uso de armas ou outros implementos.


Arte moderna
1 O conjunto e os conceitos das expressões artísticas a partir do Renascimento (séc. XV).
2 Termo genérico que designa as escolas e obras de arte do fim do séc. XIX até a década de 1940.


Arte naval
1 Mar. Estudo das partes e componentes do navio, das técnicas de seu funcionamento e conservação, e das manobras nele e com ele realizadas [Cf.: marinharia.]


Arte performática
1 Art.pl. Forma de expressão artística em que a produção artística é feita, pelo artista, como um espetáculo para o público.


Arte plumária
1 Em sociedades indígenas, a que se faz pela combinação de pllumas coloridas.


Artes aplicadas
1 As que se expressam na produção ou combinação de objetos artesanais ou industriais.


Artes decorativas
1 As que se ocupam da decoração de interiores, usando mobiliário, tapeçarias, objetos etc.


Artes de reprodução
1 Art.gr. As que se baseiam na reprodução de um original pela impressão a partir de chapa, ou matriz. [Nelas se incluem a gravura, a tipografia etc.]


Artes do espetáculo
1 As que se expressam na exibição e talentos e desempenhos diretos do artista, como o teatro, o cinema, o circo etc.


Artes gráficas
1 Art.gr. O conjunto de técnicas e meios empregados na impressão de livros, revistas, cartazes etc.


Artes liberais
1 Termo que designa, a partir do séc. I, os campos de saber então considerados merecedores da atenção do homem: aritmética, arquitetura, astronomia, geometria, gramática, lógica, medicina, música e retórica.
2 P.ext. Na Idade Média, conjunto das matérias ensinadas nas escolas.
3 P.ext. Atividades cujo exercício se baseia no conhecimento sistemático de técnicas próprias, e na inteligência e discernimento de quem as exerce (medicina, advocacia etc.).


Arte plásticas
1 As que empregam elementos visuais como expressão: o desenho, a pintura, a gravura, a escultura, etc.


Fazer arte
1 Fazer traquinagem, travessura.


Por artes de berliques e berloques
1 Miraculosamemte, de maneira inexplicável, por mágica ou como que por mágica.


Por artes do diabo
1 Por desgraça.


Sétima arte
1 O cinema.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Representação

Substantivo

representamento,imitação;ilustração,delineação,delineamento,pintura;imagem,símbolo,retrato,efígie,camafeu,meio-busto,meio-corpo,lapisada,vera-efígie,iconografia,iconologia,desenho,arte,belas-artes,estatuária,escultura;gravura;fotografia,daguerreotipia,filme,videoteipe,DVD,blu-ray;radiografia,logotipo,logomarca,holograma,holografia,telefoto,personificação,corporalização,corporificação,encarnação,drama,cena,teatro,cinema;hierodrama,quadro,estampa,esboço,esquissa,esquisso,esquisseto,oleografia,oleogravura,grafito,risco,esboço,maquete,painel,retábulo,calco,cópia;imagem;imagem viva,imagem perfeita,imagem acabada,imagem fiel;ícone,retrato,semelhança,verdadeira imagem,fac-simile,reprodução,similaridade;figura,boneca,boneco,escorço,figurino,figurilha,forma,manequim,jagodes,monha,modelo,padrão,títere,polichinelo,marionete,mamulengo,fantocini,fantoche,figura de cera,busto = torso,estátua,estatueta;glifo,hieroglifo,geroglifo,anaglifo,inscrições lapidares,lapidária,diagrama,ideograma,monograma,ideografia;símbolo,marca,signo;geodésia,esfera terrestre = poma,cartografia,carta topográfica = estereorama,mapa,planta,carta,atlas,mapa-múndi,planisfério = analema,planiglobo,cósmico,uranorama,croquis,projeção,alçado,monteia,elevação,representação gráfica,gráfico,curva de nível,contorno,esquema,vista (pintura);plástica,mareorama (neol.).

Adjetivo

representativo,representador e v.;representável,ilustrativo,imitativo,figurativo,à semelhança de;fac-similar,gráfico;hieroglífico,geroglífico,analemático,iconográfico,icônico,esquemático,lapidário,representado,pintado ao natural,escarrado (pop).

Verbo

representar,delinear,gizar,pintar,montear,riscar,traçar,tracejar,desenhar,bosquejar,esboçar,esquissar,bordar,lavrar,retratar,efigiar,fotografar,daguerreotipar,filmar,gravar,televisionar,estampar,figurar,radiografar,adumbrar,incorporar,corporalizar,ser a imagem de = traduzir,encarnar,materializar,corporificar,configurar,emblematizar,descrever;copiar,modelar,moldar,plasmar;dar uma ideia animada de,dar uma ideia viva de,dar uma ideia exata de,dar uma ideia sensível de,dar uma ideia inteligente de;adornar,ilustrar,simbolizar,traduzir,definir,representar-se sob,aparecer sob a forma de,representar (teatro);imitar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Trabalho

Substantivo

coisa,cuidado,ocupação,negócio,trabalheira,ministério,posto,emprego,posição,múnus,afazeres,quefazer,faina,coisas a fazer,agenda,tarefa,penso,operosidade,obra,comissão,missão,projeto,plano,plano de negócio,incumbência,encargo,encomenda,lugar,dever;mércia,obrigação,merceologia,mercadologia,marketing,vendas;papel,rôle,função,atribuição,exercício,tirocínio,prática,divisão departamento,repartição,ramo,esfera,órbita,setor,província,campo;profissão,ofício,mester,arte,mister,ocupação,função,posto,especialidade,sujeição;empresa;ônus,gravame,trabalho diário;vocação,rumo de vida,modo de vida,carreira,ambição,projeto de vida,capacidade de trabalho;trabalho;premência dos negócios;comércio,indústria,serviços,profissão liberal;financiamento,custo,margem,rentabilidade,lucro,déficit,balanço,crédito,débito,operação,investimento,custeio;otimização,reciclagem,informatização,automação,estruturação,logística,planejamento,estratégia,tática;aperfeiçoamento,especialização;estímulo,incentivo,competitividade,participação,dinâmica,metodologia,organização,organograma,cronograma,planilha,cronograma,orçamento;.

Adjetivo

profissional,oficial,funcional,ocupado (trabalho ativo).

Verbo

negociar,empresar,empreender,interprender passar,empregar,despender,gastar,ocupar o tempo;empregar-se em,ocupar-se com,empreender;abraçar,adotar,seguir uma carreira,entrar em carreira;especializar-se,reciclar-se,aperfeiçoar-se,realizar-se,realizar;aplicar-se,entregar-se,dedicar-se,empenhar-se,consagrar-se a;voltar as vistas para,sacrificar-se por,destinar-se a;dirigir um negócio,gerenciar,administrar,conduzir transações;efetuar transações,fazer transações;enfeirar,estabelecer-se,envolver-se em,cuidar de,servir,dedicar-se à sua tarefa,trabalhar na sua profissão,exercer a profissão de,comerciar,sargentear,agenciar,funcionalizar-se,ferrejar,sinalizar,sochantrear,clinicar,exercer a clínica,advogar,quitandar,tratar de,ocupar-se com os seus negócios,professar,servir como,ser,trabalhar como;desempenhar os deveres,desempenhar o cargo,desempenhar as funções de;fazer as vezes de,fazer o papel de;ocupar um emprego,ocupar um cargo;ter um emprego,desfrutar um emprego;ser o detentor de um cargo,gastar a vida em,estar de plantão;estar ocupado,estar atarefado;viver em grande azáfama,ter nas mãos,ter nos ombros,suportar o peso de,incumbir-se,encarregar-se,responsabilizar-se,demerger-se (ant.),assumir,avocar,chamar a si,tomar conta,passar um negócio pelas mãos de,empregar,dar ocupação a alguém;dar serventia a,dar serviço a,dar trabalho a.

Advérbio

profissionalmente e adj.;em mãos,em execução,na bigorna,em andamento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Habilidade

Substantivo

aptitude,aptidão,expertise,poder,especialização,capacitação,suficiência,engenho,jeito,arte,tato,modo,destreza,indústria,maneira,astúcia,manha,esperteza,viveza de engenho,inventiva,proficiência,capacidade,competência,estratagema,peloticas,ardileza,facilidade,sagacidade,perspicácia;tino,atilamento,tática,acerto,artifício,sutileza,escamoteação,empalmação,mestria,perícia,bossa,excelência,ambidestreza,floreio,prestidigitação;maroma,malabarismo;conhecimentos;dotes,flexibilidade,predicados,tineta,talento,vocação,gênio,prenda,dom,condão,saber,ciência,tecnicismo,técnica,ética profissional,o dedo do artista,jeito,pendor,queda,veia,gosto,inclinação,tendência,mãos professas em;sabedoria,savoir faire,sagacidade;discrição (cautela);finura,diplomacia,tino,centelha,velhacaria;conduta;ars celare artem,habilitações,bulas,partes,faculdade,inteligência,idoneidade,mérito,merecimento,agudeza de espírito,perspicácia,atividade;invenção (imaginação);curiosa felicitas,qualificação,habilitação,proficiência;obra-prima,golpe de mestre,tour de force,golpe feliz.

Adjetivo

hábil,habilidoso,destro,cadimo,ágil,jeitoso,safo,azado,maneiroso,industrioso,indústrio (ant.),próprio,ativo;engenhoso,pronto,vivo,qualificado,capacitado,grande,versado,proficiente,exímio,ressabido,amestrado,adestrado,galopado,perito,professo,esperto,fino,gaio,atilado,de recursos,azougado,condecorado,premiado,laureado,refinado,chapado,mitrado;escanado,conhecido,experimentado,encanecido em,perito em = taful de,abalizado,de mão cheia,provecto,de patente,traquejado,de circo,taful,suficiente,feito,prático,versado,matriculado,matraqueado,exercitado,afeito a,competente,perfeito em,capaz,capacíssimo,eficiente,talhado para,que se recomenda pela sua capacidade,capaz de,fadado a grandes destinos,esperançoso,prometedor,promissor,que promete muito,treinado,digno da missão que lhe deram,aparelhado para,idôneo,conveniente,artificioso,dedáleo,talentoso,prendado,perfeito,inventivo;astuto;sutil,vivo,sagaz,penetrante;matreiro,de mão cheia,de muito boas prendas,milagrento (pop.),de mãos de prata,ambidestro,seguro,desembaraçado;técnico,artístico,profissional,científico,aprimorado,genial.

Verbo

ser (hábil e adj.);ser senhor de,ter pendor para,ter aptidão para,ser dotado de aptidão para,revelar certa aptidão para,usufruir de certa aptidão para,ter inclinação para,ter jeito para,ter dedo para,ter dedos de prata,ter olhos na ponta dos dedos,ter dedos de fada,ser um flecheiro para,ter o instinto de,ter talento,ser talentoso,ser mestre e remestre na arte de,fazer milagres,ser veterano em,ter boas mãos,saber seu papel,saber do seu ofício = entender de lagares de azeite,ser taful no seu ofício,ter tento,ter conta e juízo,ter,ser dotado de,usufruir de,estar ao seu alcance,dar provas de,ter bom olho,ter lume no olho,ter dedo,ajeitar-se,ter posses para,poder,estar no caso de,estar talhado para,não precisar de andadeiras,ser um azougue;ser boa tesoura (alfaiate) = talhar bem = ter bela tesoura;saber o que dizer,saber ser homem,saber levar a barca a bom termo,dirigir sua barca com tento,scire quid valeant humeri quid ferre recusent,ver onde está o vento,navegar com todos os ventos,saber de que lado sopra o vento,ter tática da vida,andar com sapatos de feltro,não desandar no sentido oposto ao,ficar com o santo e a esmola,não ir contra o vento,encarar as coisas pelo lado positivo,não meter a cabeça na boca do leão,não comprar nabos em sacos,não malhar em ferro frio,segurar o golpe,vibrar golpe certeiro,encarrilhar um negócio,assentar a mão;tirar vantagem,tirar proveito,colher vantagem,colher proveito,usufruir vantagem,usufruir proveito;aproveitar-se de;acertar no alvo (sucesso);fazer da necessidade uma virtude,carregar pedra enquanto descansa (oportunidade);dar no vinte;uno saltu duos apros capere = de uma cajadada matar dois coelhos;tornar hábil e adj.;traquejar,sazonar,traquear,matraquear,adestrar,amestrar,habilitar,aptar,aptificar,capacitar,azougar,exercitar,industriar,adequar,prendar.

Advérbio

habilmente e adj.;bem;com habilidade,secundum artem,suo Marte,com mão de mestre,a toda a prova,à altura de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Emisit ore caseum;deixou cair o queijo.

Conjunção

Astúcia

Substantivo

picaria,velhacaria,velhacada,solapa,finura,tato,manganilha = artimanha,endrômina,engenhoca,obrepção,versúcia (des.),gíria,cabe,trincafio = manha,raposia,esperteza,jogo,malícia,malignidade,arrebito,ronha = saberete,trampolina,arteirice,tropelia,lanço,redobre,ardil,ardileza,truque,cavilação,engenho,tática,treta,estratégia,estratagema,mutreta,esparrela,cachimanha,sagacidade,perspicácia,nariz,invenção,enrascadela;artifício,ciganice,sonsa,sonsice,destreza,desteridade,sutileza,arte,indústria,alicantina,engano,manobra,contemporização,intenção secreta,impostura,lábia,marralhice,tentativa,golpe,cambalacho,chicana,tramoia,trampolinagem,manobra,obra,ribaldaria,tratantada,empalhação,trapaça,armação,empalmação,escamotação,escamoteação,escamoteagem,esperteza saloia,solércia,traça,manha,socapa,habilidade de finório,matreirice,insídia,ocultação;dissimulação,duplicidade,má fé,o olho vesgo da má fé,trabalho de sapa,rodeios,evasiva,subterfúgios,entressolhos,política,politicalha,maquiavelice,maquiavelismo,aulicismo;falas melífluas,maquinação,gambito,meneio,saca-trapos,trama (plano);evasiva,embuste,embromação,logro,fraude;falcatrua,engodo,trambique,dobrez ou doblez;conto do vigário,ruse de guerre,dolos de guerra,diplomacia,finesse,mentira;tour de force,tricas,travessura,espièglerie,cadena,rede,armadilha;arapuca,cilada,enredo,mexerico,tramoia,negócios de comadre,alcovitice,intrigas;Ulisses,Maquiavel,raposa,zorra = raposa velha e muito sabida,raposo,golpelha (ant.),matuto,judeu,maquiavelista,merlim,finório,alambre,passarinho,astuto,rato pelado,cágado,cala,alicantineiro,treteiro,demo,pássaro bisnau,pássaro de bico amarelo,fistor,rosca,homem de muitos entressolhos,bichaço,meninó,abelha-mestra,socancra,socarrão,malho,embusteiro;diplomata,manobreiro,enredador,intrigante,envolvedor,agulha ferrugenta,miscrador,embrulhador,mexeriqueiro,onzeneiro,sorrelfa,sota,madre Celestina,olhos maganos,nau de espécie,politicão,politiqueiro,politicante;trambiqueiro,golpista,bilontra,cambalacheiro,escroque,falcatrueiro,trampolineiro.

Adjetivo

astucioso,velhaco,velhacaz,velhacão,versuto,pícaro,macaco,fino,astucioso,sorrateiro,velhaco escanado,redobre,astuto,sabido = finório,trincado de malícia,manhoso,gajo,farejador,gírio,enganador,trapaceiro,marralheiro,cacório,solerte,retrincado,maligno,malandro,malicioso,marreco,marraxo,falaz,fraudulento,traiçoeiro,sonso,sonsinho;artificioso,engenhoso,hábil;sutil,raposino,raposeiro,felino,gatesco,gatesgo,vulpino,fingido,dissimulado,pilantra,ressabiado,ressabido,ataimado,taimado,matreiro = tricoso,mangoso,insidioso,socarrão,arteiro,mitrado,iniludível,maquiavélico,maquiavelista,azougado,eruditus artificio simulationis = perito em fingimento,trêfego,fino como coral,beliz,endiabrado,ladino,esperto,sagaz,enganoso,pisa-mansinho,mija-mansinho,sansadorninho;estratégico,diplomático,político,ardiloso,vigarista,estratagemático,cadimo,caviloso,ob-reptício,lagarteiro (pop.),furtivo;enganador;farejador,capcioso,gaio,espertalhão,intrigante,mexeriqueiro,enredador,treitento,maranhoso.

Verbo

ser (astuto e adj.);ser de estrela e beta,ser da breca,ser das pontinhas,ter arte,ter muitos entresseios,ter lábia,ter palavreado,manobrar,astuciar,raposinhar,alcovitar,enredar,mexericar,planear;usar de rodeios,usar de manha;contemporizar,adotar a tática fabiana,reculer pour mieux sauter;dar o gambito,beber azeite,enganar;trambicar,chicanar,empalmar,escamotear,dar golpe,passar a perna,meter das gordas a alguém;tocar os pauzinhos,meter os pauzinhos;dissimular,velhaquear,jogar com pau de dois bicos,saber mais do que as cobras,defender com igual denodo pró e contra,andar com pezinhos de lã;usar de treta,urdir a intriga,intrigar,ter o talento solerte dos velhacos,maquiavelizar,fazer-se saloio,fazer as coisas pela calada,arraposar-se,envelhacar-se,fazer seu jogo,dançar de urso,trabalhar disfarçadamente,fazer jogo com alguém,encandear,colher de emboscada,surpreender;não deixar meter o dedo na boca,ambiguas in vulgum spargere voces,meter os cães na moita e assobiar-lhes de fora,ficar com o santo e a esmola,jogar lanças falsas contra alguém,minar,boicotar,solapar,socavar,mexericar,politicar,enredar,andar à orelha de alguém;meter os cães à nora,meter os cães na vinha,tirar sardinha com a mão do gato,saber de que pé coxeia,saber as linhas com que se cose.

Advérbio

velhacamente e adj.;sorrateiramente,debaixo dos panos,com a mão de gato,à gatesga,de sorrate,com pés de lã,à sorrelfa,pela sonsa,à calada,com refinada sagacidade,com pezinhos de lã,debaixo de mão,por tralhas-malhas = por tralhas ou malhas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Confiar, desconfiando;Mettere la coda dove non va il capo.

Conjunção

Deleite

Substantivo

jocosidade,humor,deleitação,atratividade,suavidade,amenidade,amabilidade,delicadeza,urbanidade,aprazibilidade,benignidade,consideração,apreço,atenção,agrado,favor,generosidade,bondade;divertimento;atração;atraimento,sedução,encanto,fascinação,fascínio,magia,feitiço,deslumbramento;carinho,carícia,beijo,abraço,afeto,amor,amizade,solidariedade,fidelidade,lealdade,aconchego,conforto,paz,tranquilidade;sucesso,êxito,admiração,elogio,respeito;prosperidade,riqueza,segurança,seguridade,garantia,despreocupação;fineza,obséquio,lisonja,palavras de mel,beleza;arte,doces,manjar;maná,alimento celeste,sustento do espírito,maviosidade,doçura,dulcidão,agrado,aprazimento,prazimento,regalo,regalório (prazer físico);mimo;guloseima,gulodice,sauce piquante.

Adjetivo

prazenteiro,prazeroso,aprazerado,agradável,letífico,fruitivo,delicioso,cariciativo,saboroso,saborido,donairoso,inefável,insinuante,insinuativo,fagueiro,desenfadadiço,galante,deleitável,deleitoso,letificante,aprazente,favorito,gozoso,ameno,amorável,alegre;hilariante,hilare (poét.),grato,gostoso,formoso;belo,vistoso,inexprimível,atrativo,atraente,cobiçável,feiticeiro,interessante,suave,mavioso,encantador,de rosas,recreativo,confortável,conchegativo,aprazível,macio,mimoso,namorado,empíreo,paradisíaco,edênico,prazente,abençoado,cordial;providencial,satisfatório,dulcíssimo,dulçoroso,açucarado,doce,dulcífico,dulcíssono,nectáreo;saboroso;engraçado,agridoce,voluptuoso,sensual,orgástico;absorvente,empolgante,sedutor,tentador,esurino,matador,conquistador,embriagador,inebriante,reanimador;fascinador,risonho,encantador,cheio de enlevos,lindo,deslumbrante,ditoso,surpreendente,mágico,cativante,irresistível,ladro,extasiante,arrebatante,que acende êxtase,adorável,seráfico,divino,celeste,celestial,paradisíaco,edênico;simpático,invejável,refrescante,refrigerante,mavioso,terno,enternecedor,brando,delicado,melodioso,fino,suavizante,mitigante,provocante,provocativo,provocatório,antimelancólico.

Verbo

dar prazer,causar prazer,produzir prazer,ministrar prazer,proporcionar prazer,gerar prazer,infundir prazer;agradar,encantar,deliciar,deleitar,letificar,rejubilar,lisonjear,seduzir,contentar;cativar,encadear,apossar-se de,prender,empolgar,absorver,fascinar,prender com feitiços,ser um dos encantos da vida,dar coca,surpreender,enfeitiçar,apetitar,embeiçar,enlevar,encher os olhos,satisfazer,arroubar,transportar,arrebatar,extasiar,atrair de modo irresistível,alhear,entusiasmar,dar um verde a alguém,beatificar,letificar,glorificar,abençoar,abendiçoar,saciar,prazer,aprazer,amenizar,comprazer,adular,prazentear,desapoquentar,bem-aventurar,bem-afortunar,aguçar o paladar;regalar,ser um regalo para o espírito,prender o coração,satisfazer o espírito,recrear,desconfranger,fazer as delícias de,arrebatar os corações,impressionar bem,falar ao coração;fazer gosto,dar gosto;fazer furor,subjugar,ser um gozo para o espírito,seduções,atrair a atenção,inebriar,embelezar,dar no goto,excitar a admiração;prender o coração,subjugar o coração,cativar o coração;embevecer,refrescar,desassombrar,popularizar,desenfear,favorecer,suavizar,desenfastiar,desenevoar,colorir,desanuviar,alegrar,recrear,pascer,regozijar,levar sedução ao espírito de,contentar;captar as simpatias,ganhar as simpatias,atrair as simpatias,aliciar as simpatias;impressionar agradavelmente,alegrar o espírito,apagar a sede,induzir;interessar;granjear afeto,granjear simpatia;prevenir em favor de,formosear,adoçar,emelar,enflorar,ir ao encontro dos desejos de,fazer bem ao coração,estimular (excitar);agradar,dourar a pílula,confeitar,tornar agradável.

Advérbio

prazenteiramente e adj.;ao gosto,ao sabor,ao contentamento,ao paladar de;a gosto,a contentamento,a aprazimento de;molemente;de chupeta.

Provérbio

Interjeição

Frase

Decies repetita placebit.

Conjunção