Sua língua na Internet

 

(mar.gem)

sf.

1. Faixa de terreno que acompanha a linha divisória entre a terra e as águas de um lago, rio ou mar; BEIRA

2. Faixa que acompanha o perímetro de uma superfície; BORDA; ORLA

3. Art.gr. Partes em branco numa folha de papel escrita ou impressa: "...Sete a oito batidas além da margem do papel..." (Othon Garcia, Comunicação em prosa moderna))

4. Fig. Medida ou proporção da diferença verificada entre dois resultados: Ganhou a corrida com grande margem sobre o segundo colocado.

5. Medida ou proporção de diferença aceitável entre um resultado e um padrão (margem de lucro/de erro).

6. Fig. Possibilidade ou oportunidade de um acontecimento, situação etc.; ENSEJO: Não queremos deixar margem a dúvidas.

7. Agr. Leira de terra lavrada entre dois sulcos.

8. Econ. Diferença entre o valor de um crédito concedido e o valor dos bens penhorados em garantia desse crédito.

9. Art.pl. Espaço de papel livre que circunda um desenho ou gravura.

10. Bot. A parte mais externa em volta de um órgão foliáceo.


[Pl.: -gens.]

[F.: Do lat. margo, inis. Ideia de 'margem': margin(i)- (marginal).]


À margem
1 Em lugar ou posição separados; em relativo isolamento; de parte; de lado: Não vou participar, vou ficar à margem.


À margem de
1 Junto ao lado ou a beira de (externamente): Deitou para descansar à margem da estrada.
2 Como comentário a, no que tange a, a respeito de: À margem dessa decisão, devo dizer que é inoportuna e perigosa.
3 Fig. Sem conexão com coisas ou pessoas, ou participação em grupo, ação, acontecimentos; fora do âmbito de: Sempre esteve à margem de tudo que se fazia na empresa.
4 Sem considerar o mérito de: Não era a hora de tratar do caso, à margem de qualquer outra motivação.


Dar margem a
1 Dar motivo, ensejo a, proporcionar.


Deitar/pôr à margem
1 Descartar, desprezar, abandonar.


Margem continental
1 Geog. Geol. Zona compreendida entre o litoral e o alto-mar.


Margem da cabeça
1 Art.gr. A margem superior de uma página.


Margem de lucro
1 Econ. Diferença entre o valor apurado na venda de produto (ou da totalidade de produtos), menos o custo direto de produção do(s) produto(s) (esta é a margem de lucro bruto), menos as despesas variáveis e as despesas fixas (esta á a margem de lucro líquido).


Margem dianteira
1 Art.gr. A margem lateral externa da página de um livro, oposta à que está junto à lombada.


Margem direita
1 Num curso d'água, a margem à direita de quem olha da nascente para a jusante.


Margem do pé
1 Art.gr. A margem inferior de uma página.


Margem esquerda
1 Num curso d'água, a margem à esquerda de quem olha da nascente para a jusante.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Terra

Substantivo

solo,chão,a nossa mãe comum,Geia,terreno,terra firme,continente,território,região,país,península,quersoneso,delta,cabo,farelhão,pontal,promontório,cabedelo,istmo,língua de terra,braço de terra,planalto,planura,chapada,chapadão,litosfera,xerografia,orosfera = parte sólida da superfície terrestre,costa,fralda do mar,fralda marítima,borda,termo,praia;abas (de um rio),ribada,margem,beira,beirada,lado,falésia,riba,ribanceira,ribeira,ribança,barranco;marinha,ripa (ant.),mangue,borda de água,litoral,ribamar,leixão,beira-mar,dunas,terra de aluvião,mesopotâmia,panasqueira,oásis,clareira,subsolo;gleba,lote,torrão,leiva,gupiara,margueira,leira,olga,barro,argila,greda,marga,marna,marno;monte,montanha,cordilheira,colina,coxia,cerro,combro,morro,outeiro,serra,duna,rocha,rosca,rocado,penedo,penedia,fraguedo,penha,penhasco,despenhadeiro,desfiladeiro,península,istmo,restinga,cabo,promontório;barroco,cascalho,gnaisse,massapé ou massapê,pedrouço,propriedade.

Adjetivo

terrestre,terráqueo,terrenal,terreno,térreo,terral,terreal,terrenho,telúrico,continental,sobreterrestre,subaéreo,litoral,litório = salgadiço;marginal,ribeirinho,justafluvial,aluvial,aluviano,terreno,mundial,bímare,territorial,peninsular,ístmico,deltoide,margoso,marnoso,oasiano,apenedado,apenhascado,penhascoso,pedregoso,saxoso,sáxeo,pedregulhento,pedral,bimarginado,bojador.

Verbo

desembarcar,pôr o pé em terra,pisar terra firme.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Trabalho

Substantivo

coisa,cuidado,ocupação,negócio,trabalheira,ministério,posto,emprego,posição,múnus,afazeres,quefazer,faina,coisas a fazer,agenda,tarefa,penso,operosidade,obra,comissão,missão,projeto,plano,plano de negócio,incumbência,encargo,encomenda,lugar,dever;mércia,obrigação,merceologia,mercadologia,marketing,vendas;papel,rôle,função,atribuição,exercício,tirocínio,prática,divisão departamento,repartição,ramo,esfera,órbita,setor,província,campo;profissão,ofício,mester,arte,mister,ocupação,função,posto,especialidade,sujeição;empresa;ônus,gravame,trabalho diário;vocação,rumo de vida,modo de vida,carreira,ambição,projeto de vida,capacidade de trabalho;trabalho;premência dos negócios;comércio,indústria,serviços,profissão liberal;financiamento,custo,margem,rentabilidade,lucro,déficit,balanço,crédito,débito,operação,investimento,custeio;otimização,reciclagem,informatização,automação,estruturação,logística,planejamento,estratégia,tática;aperfeiçoamento,especialização;estímulo,incentivo,competitividade,participação,dinâmica,metodologia,organização,organograma,cronograma,planilha,cronograma,orçamento;.

Adjetivo

profissional,oficial,funcional,ocupado (trabalho ativo).

Verbo

negociar,empresar,empreender,interprender passar,empregar,despender,gastar,ocupar o tempo;empregar-se em,ocupar-se com,empreender;abraçar,adotar,seguir uma carreira,entrar em carreira;especializar-se,reciclar-se,aperfeiçoar-se,realizar-se,realizar;aplicar-se,entregar-se,dedicar-se,empenhar-se,consagrar-se a;voltar as vistas para,sacrificar-se por,destinar-se a;dirigir um negócio,gerenciar,administrar,conduzir transações;efetuar transações,fazer transações;enfeirar,estabelecer-se,envolver-se em,cuidar de,servir,dedicar-se à sua tarefa,trabalhar na sua profissão,exercer a profissão de,comerciar,sargentear,agenciar,funcionalizar-se,ferrejar,sinalizar,sochantrear,clinicar,exercer a clínica,advogar,quitandar,tratar de,ocupar-se com os seus negócios,professar,servir como,ser,trabalhar como;desempenhar os deveres,desempenhar o cargo,desempenhar as funções de;fazer as vezes de,fazer o papel de;ocupar um emprego,ocupar um cargo;ter um emprego,desfrutar um emprego;ser o detentor de um cargo,gastar a vida em,estar de plantão;estar ocupado,estar atarefado;viver em grande azáfama,ter nas mãos,ter nos ombros,suportar o peso de,incumbir-se,encarregar-se,responsabilizar-se,demerger-se (ant.),assumir,avocar,chamar a si,tomar conta,passar um negócio pelas mãos de,empregar,dar ocupação a alguém;dar serventia a,dar serviço a,dar trabalho a.

Advérbio

profissionalmente e adj.;em mãos,em execução,na bigorna,em andamento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Receita

Substantivo

rendimento,faturamento,insumo,entrada,haver (p. op. a deve),quantia recebida,renda,censo,fruto,foro,margem,resultado,lucro líquido,reembolso,benefício,produto,ganho;acheganças,achega,subsídio;percepção,cobrança;aluguel,juros,prêmio,pensão,censo,mesada,laudêmio,pitança,vencimentos,remuneração,soldo,salário,honorários,comissões,pró-labore,ordenados,sabidos,arras,montepio,meio soldo,prêmio,dotação,alimentos,alfinetes,emolumento;tontina,cevadeira,pingadeira.

Adjetivo

lucrativo,rendoso,polpudo,pingue,rico,opimo,chorudo,proveitoso.

Verbo

receber;arrecadar,levantar,fazer entrar em cofre,coletar,cobrar,perceber,auferir,ganhar;tirar,arrancar,derivar de;adquirir;tomar;render,produzir;dar de lucro,de rendimento;pingar;trazer bom rendimento,fazer bom rendimento,aproveitar,fazer conta,lucrar,tirar lucros;ter rasca na assadura,levar rasca na assadura;provir de,derivar de (ser recebido).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção