Sua língua na Internet

 

(la.do)

sm.

1. Parte ou região lateral de qualquer coisa, em relação a uma linha divisória e a outra parte ou região (o lado ocidental): Fique deste lado da rua: o fígado fica no lado direito do corpo.

2. Qualquer das faces de um objeto, de um sólido etc; SUPERFÍCIE: os lados de um cubo.

3. Direção, rumo: "- Se eu soubesse ao menos para que lado mora ela!" (José de Alencar, A pata da gazela.))

4. Espaço, lugar à direita ou à esquerda de algo ou alguém: Sente-se aqui a meu lado.

5. Partido, grupo de pessoas com a mesma posição, opinião etc; FACÇÃO: Passou para o lado conservador.

6. Aspecto, ângulo: o lado moral de uma questão.

7. Linha de parentesco (lado materno); PARTE

8. Geom. Cada uma das duas linhas que formam um ângulo; qualquer das linhas que formam um polígono

[F.: Do lat. latus,eris]


Ao lado de
1 Próximo de (algo ou alguém) e na direção da esquerda ou da direita, sem estar nem à frente nem atrás.: Sentou-se ao lado do amigo.: A árvore está ao lado da casa.
2 Fig. Us. para dar ideia de concordância com, ou apoio ou favorecimento a (outrem), em oposição a terceiros; do lado de: Nesta questão fico ao lado dos alunos, para o que der e vier.
3 Comparado com: Sua tarefa é fácil, ao lado da minha.


Cortar pelos dois lados
1 Bras. Tabu Ser homossexual ativo e passivo.


De lado
1 De esguelha, enviesadamente.
2 Sobre o flanco, um lado do corpo: dormir de lado.


De lado a lado
1 De ponta a ponta, de um extremo a outro.


Do lado de
1 Ver Ao lado de (2): Estou do seu lado e não abro.


Lado a lado
1 Um ao lado do outro, um junto ao outro; ombro a ombro: Trabalharam o dia inteiro lado a lado, mas sem se falarem.


Lado da Epístola
1 Litu. Nas igrejas, o lado direito do altar (do ponto de vista dos que assistem à missa); epístola (4). [Opõe-se a lado do evangelho.]


Lado de laçar
1 RS O lado do cavalo no qual se conduz e arremessa o laço (ger. o direito).


Lado de montar
1 RS O lado do cavalo por onde se monta (ger. o esquerdo).


Lado do Evangelho
1 Nas igrejas, o lado esquerdo do altar (do ponto de vista do público), de onde são lidos os evangelhos, na missa. (O lado direito é o lado da epístola.)


Olhar de lado
1 Olhar com desprezo, ou com desconfiança.


Pôr de lado
1 Desconsiderar, não dar atenção a, não levar em conta: Pôs de lado o relatório e redigiu outro.
2 Deixar (algo) para ser considerado depois: Vou pôr de lado esta proposta para ler com calma depois.
3 Separar como reserva: Todo mês conseguia pôr de lado algum dinheiro.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Lateralidade

Substantivo

lado,deslado,parte,flanco,esguelhão,vazio,costa,ilhal,ilharga,costado,arca do navio,bombordo,estibordo,ala esquerda,ala direita,asas,perfil,fonte,têmpora,região temporal,parietais;costela,costaneira (ant.),lombo,rim,ísquio,costão,quadril,anca,cadeiras,hipocôndrio,silhão;contrafosso,oitão,empena,sotavento,barlavento,banda,borda,bordada;(pontos do horizonte): leste,sul,norte,oeste;direita,esquerda.

Adjetivo

lateral,travesso,latâneo (ant.),marginal,de revés,colateral,ilhargueiro,parietal,flanqueador,de flanco,costeiro,paralelo,posteroinferior,de muitos lados,trilateral,oriental,ocidental,norte,sul.

Verbo

ladear,estar de banda,flanquear,marchar ao lado,escoltar,marchar paralelamente;andar de lado,andar de esguelha;costear,perlongar,margear,marginar,ir ao longo de,fraldejar,contornar,prolongar,ir ao longo de.

Advérbio

lateralmente e adj.;à banda,ao lado de,ao par,junto de,ombro a ombro,perto de,a sota-vento,a barlavento,de lado,de ilharga,sobre o flanco,paralelamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Direitura

Substantivo

direiteza,retidão,retitude,entesadura,direção,inflexibilidade,semigola,semirreta,segmento de reta,vetor;perpendicularidade,ortogonalidade;linha reta,linha direita;eixo,diâmetro,secante,tangente,bissetriz,altura,base,perpendicular,raio,corda,lado,alinhamento,endireitamento,galgação,subtendente,subtensa,horóptero,ortodromia,traço reto.

Adjetivo

direito,reto,retiforme,retilíneo,retígrado,retificado e v.;direto,que não se desvia,que segue uma direção dada,subtenso,ortodrômico.

Verbo

endireitar,ser reto,não ter curvas nem inflexões;seguir reto,aprumar para,dirigir-se para (direção),retificar,graminhar,alinhar,bornear,galgar,perfilar,desencurvar,descurvar,desentortar,destorcer,desempenar = desengalapar,desdobrar,desencolher,entesar,esticar,desamolgar,subtender.

Advérbio

diretamente e adj.;em linha reta,sem torcer caminho,de flecha,na mesma direção,sem curvas nem inflexões.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Terra

Substantivo

solo,chão,a nossa mãe comum,Geia,terreno,terra firme,continente,território,região,país,península,quersoneso,delta,cabo,farelhão,pontal,promontório,cabedelo,istmo,língua de terra,braço de terra,planalto,planura,chapada,chapadão,litosfera,xerografia,orosfera = parte sólida da superfície terrestre,costa,fralda do mar,fralda marítima,borda,termo,praia;abas (de um rio),ribada,margem,beira,beirada,lado,falésia,riba,ribanceira,ribeira,ribança,barranco;marinha,ripa (ant.),mangue,borda de água,litoral,ribamar,leixão,beira-mar,dunas,terra de aluvião,mesopotâmia,panasqueira,oásis,clareira,subsolo;gleba,lote,torrão,leiva,gupiara,margueira,leira,olga,barro,argila,greda,marga,marna,marno;monte,montanha,cordilheira,colina,coxia,cerro,combro,morro,outeiro,serra,duna,rocha,rosca,rocado,penedo,penedia,fraguedo,penha,penhasco,despenhadeiro,desfiladeiro,península,istmo,restinga,cabo,promontório;barroco,cascalho,gnaisse,massapé ou massapê,pedrouço,propriedade.

Adjetivo

terrestre,terráqueo,terrenal,terreno,térreo,terral,terreal,terrenho,telúrico,continental,sobreterrestre,subaéreo,litoral,litório = salgadiço;marginal,ribeirinho,justafluvial,aluvial,aluviano,terreno,mundial,bímare,territorial,peninsular,ístmico,deltoide,margoso,marnoso,oasiano,apenedado,apenhascado,penhascoso,pedregoso,saxoso,sáxeo,pedregulhento,pedral,bimarginado,bojador.

Verbo

desembarcar,pôr o pé em terra,pisar terra firme.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.