Sua língua na Internet

 

banda1 (ban.da)

sf.

1. Parte lateral, ou disposta lateralmente; lado

2. Restr. Parte (esp. a lateral) ou metade de alguma coisa; esp. cada uma das duas partes de algo que se divide ou parece dividido longitudinalmente (uma banda de maçã)

3. Conjunto musical formado por instrumentistas, esp. o que executa marchas militares, marchinhas populares etc. (nesse caso, formado princ. por instrumentos de sopro e de percussão) ou músicas pop (formado princ. por instrumentos eletricamente amplificados e ger. acompanhando cantor ou cantora)

4. Grupo que se forma ou se põe à parte dentro de grupo maior; turma, facção

5. Qualquer conjunto de pessoas, animais ou coisas; bando

6. Inclinação da embarcação para um dos bordos, ger. causada pela distribuição irregular da carga transportada ou por uma guinada de direção; adernamento

[F.: Posv. do provç. banda. Hom./Par.: banda (fl. bandar e sm.).]


À banda
1 Deslocado, inclinado ou caído para o lado


Banda cabaçal
1 Folcl. CE Banda com pífaros e tambores; o mesmo que zabumba ou terno de zabumba


Banda de música
1 Banda (3) formada por instrumentos de sopro e percussão, para acompanhar marchas e desfiles militares, ou que toca em solenidades, apresentações públicas etc.
2 Hist. Bras. Grupo de deputados udenistas, que faziam ruidosa e agitada oposição ao governo federal nos anos 1950 e início dos 1960


Banda marcial
1 Banda (3) composta por metais e tambores.


Comer da banda podre
1 Pop. (Ter de) passar por sofrimentos, dificuldades, situações desagradáveis, decepções.


Dar uma banda
1 SP Pop. Dar um passeio; dar uma volta.


Pôr de banda
1 Separar (algo que não se quer) ou deixar de lado; abandonar


Sair/saltar de banda
1 Bras. Pop. Escapulir-se; esquivar-se ou ir embora furtivamente; sair de fininho.
2 P.ext. Evitar certa situação ou não enfrentar algum perigo; cair fora
3 FIg. Evitar dificuldades, com esperteza

banda2 (ban.da)

1. Faixa de tecido que serve de acabamento a uma roupa; BARRA

2. Cinta dos oficiais do Exército

3. Faixa ou listra larga

4. Her. Faixa diagonal, da esquerda para a direita, da largura da terça parte do brasão.

5. Inf. Telc. Faixa contínua de frequências us. para transmissão de dados via internet [Da gama de frequências utilizáveis em determinado canal depende, basicamente, a capacidade de enviar e receber dados, medida segundo uma taxa de bits por segundo -- quando maior ou mais larga a banda, maior a taxa, ou, em termos práticos, mais 'rápida' a troca de dados. Us. ger. na loc. banda larga.]

[F.: Do fr. bande (fr. ant. bende), 'faixa', 'lista'.]


Banda cambial
1 Econ. Faixa de oscilação de valores de câmbio da moeda de um país, ger. fixada pela autoridade monetária desse país.


Banda de absorção
1 Fís. Região de frequências ou comprimentos de onda em que se verifica elevado índice de absorção de uma radiação.


Banda de condução
1 Fís. Faixa de energia em material condutor ou (sobretudo) semicondutor, para a qual, ao aplicar-se um campo elétrico ao material, cria-se corrente elétrica (possibilitada pelo deslocamento dos portadores de carga, como elétrons e buracos)


Banda de condutividade
1 Fís. Ver Banda de condução.


Banda de emissão
1 Fís. Num espectro de emissão, faixa num intervalo de frequências na qual se dá emissão de energia, e por isso apresenta-se brilhante.


Banda de energia
1 Fís. Conjunto de níveis de energia muito próximos ocupado por elétrons dos átomos de um material. [Tb. apenas banda.]


Banda de frequência
1 Fís. Faixa de frequências entre dois limites pré-fixados; faixa de frequências.


Banda de ressonância
1 Fís. Conjunto de frequências numa estreita faixa em volta de uma frequência de ressonâncias, em espectro de emissão ou de absorção.


Banda de rodagem
1 Mec. A área da superfície do pneu, em forma de faixa circular, que fica em contacto com o solo quando a roda gira.


Banda desenhada
1 Lus. Ver História em quadrinhos. [Provavelmente do fr. bande dessinée.]


Banda de valência
1 Fís. Faixa dos estados de energia dos elétrons de valência de átomos isolados de um material.


Banda de vídeo
1 Telv. Faixa de frequência dos sinais de vídeo.


Banda do cidadão
1 Telc. Faixa de frequências reservada para uso de particulares, esp. radioamadores.


Banda fundamental
1 Fís. Faixa das transições do estado de menor energia vibratória de uma molécula para seu primeiro estado excitado.


Banda larga
1 Int. Termo que designa uma faixa para transmissão de dados para a internet com capacidade nominal acima de 128kbs (128 mil bytes por segundo). [Ver banda (5).]


Banda magnética
1 Cin. Faixa ao longo de filme (a película) na qual se registram magneticamente os sons (falas, músicas, ruídos de cena etc.) que devem acompanhar as imagens. [Cf.: Banda óptica.]


Banda óptica
1 Cin. Parte da película cinematográfica, na forma de uma faixa lateral, em que se registram os sons por meio de modulação luminosa fotográfica. [Cf.: Banda magnética.]


Banda passante
1 Eletrôn. Faixa de frequências com atenuação por filtro praticamente inexistente.

banda3 (ban.da)

Bras.

1. Movimento ligeiro de uma das pernas, dado ger. de modo inesperado ou como um golpe de luta por alguém que está de pé, deslocando o pé de apoio da pessoa que quer derrubar; RASTEIRA

2. Fig. Traição inesperada, que abala muito, e esp. a que alija alguém de sua posição ou situação

[F.: Do quimb. dibanda, 'pernada', posv.]


Dar uma banda
1 Fig. Gír. Enganar ou trair (alguém); passar a perna, dar uma rasteira.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Lateralidade

Substantivo

lado,deslado,parte,flanco,esguelhão,vazio,costa,ilhal,ilharga,costado,arca do navio,bombordo,estibordo,ala esquerda,ala direita,asas,perfil,fonte,têmpora,região temporal,parietais;costela,costaneira (ant.),lombo,rim,ísquio,costão,quadril,anca,cadeiras,hipocôndrio,silhão;contrafosso,oitão,empena,sotavento,barlavento,banda,borda,bordada;(pontos do horizonte): leste,sul,norte,oeste;direita,esquerda.

Adjetivo

lateral,travesso,latâneo (ant.),marginal,de revés,colateral,ilhargueiro,parietal,flanqueador,de flanco,costeiro,paralelo,posteroinferior,de muitos lados,trilateral,oriental,ocidental,norte,sul.

Verbo

ladear,estar de banda,flanquear,marchar ao lado,escoltar,marchar paralelamente;andar de lado,andar de esguelha;costear,perlongar,margear,marginar,ir ao longo de,fraldejar,contornar,prolongar,ir ao longo de.

Advérbio

lateralmente e adj.;à banda,ao lado de,ao par,junto de,ombro a ombro,perto de,a sota-vento,a barlavento,de lado,de ilharga,sobre o flanco,paralelamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Circunferência

Substantivo

circularidade,redondeza,orbe,rotundidade,círculo,aro,arco,virola,bambolê,resplendor,auréola,parasselene = halo = nimbo,área,fotosfera,estema = coroa,diadema,barrieira,argané,arganel,annulus,anel,anete,rodela,argola,disco,elo,anilha,manilha,armela (ant.),bracelete,sortela,sortelha = sortilha,pulseira;leque,claraboia,óculo,roda,rodeta,ciclo,cicloide,órbita,zóster,zona,arelhana;cinto,cinta,cinturão,cintilho,cós,banda,faixa,boldrié,rosário,grinalda,colar,afogador,laço,coleira,gargalheira,gargantilha,colarinho,solitário,rodopio,elipse,oval,elipsoide,epiciclo,epicicloide,meridiano,paralelo,trópicos;equador,paralelo,trópico de Câncer,trópico de Capricórnio,círculo polar ártico,círculo polar antártico;semicírculo,oitante,quadrante,sextante,setor (meia-lua),ciclômetro,compasso,cintel = cisel.

Adjetivo

redondo,rotundo;circular,ágono,rodado,rotulado,rotiforme,anular,orbicular,coronal,coronífero,oval,encíclico,elíptico,oblongo,oboval,obóveo,obovoide,areolado,areolar,aureolar,discoide,moniliforme,alequeado,esférico.

Verbo

arredondar,redondar,redondear,tornar redondo e adj.;circular,descrever um círculo,envidilhar,aureolar,nimbar,circundar,toucar,alequear.

Advérbio

redondamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Impulso

Substantivo

ação,impulsão,jacto/jato,supetão,molime,molímen,força,borbotão,impulsiva,ímpeto,impetuosidade,lanço,arranco,arrancada,tesão,tesura,jaculação,jáculo (ant.),jorro,esguincho,arremesso,lançamento,lançadura,projeção,explosão (violência),disparo;sacão,tirão,socate,empurrão,empuxo,empuxão,puxão,repelão,arranque,rompante,sacadela,sacalão,safanão;secussão,percussão,concussão,abalo,choque,encontro,encontrão,topo = embate,atração,colisão,abalroamento,recontro,umbigada,topada,tope,carambola,élan,carga (ataque),murro,traspés,bofetão,golpe,golpada,palmada,pancada = zurbada = toque,bordoada,fubecada,porrada,piparote,chulipa,cambapé,alçapé,pontapé,biqueirada,rasteira,banda,sancadilha,soco,direto,cruzado,jab,upercut,coice,cotovelada,ruade,rabanada,marrada,cornada,gaitada (pop.),bote,cutilada (dor física),estocada,martelada,espadeirada,cajadada,calamocada;malho,martelo,escoda,martelete,picadeira,marra,picão,mascoto,marrão,martinete,picareta,solinhadeira,camartelo,malho,malhote,mangual,maço,soquete,espadela,atacador,aríete,carneiro,bimbarra,macaco,bordão,cajado,cacheira,cacete,porrete,moca (pop.),clava,maça,machado,percussor,percutor;soqueira,soco-inglês,cassetete (ciência das forças mecânicas) dinâmica,dinamismo,alavanca,roldana,plano inoclinado;.

Adjetivo

impulsor,impulsivo,impelente,percussor,percutor,percuciente,coiceiro,coiceador,martelador,malhador e v.;dinâmico,impelido e v.;maleiforme.

Verbo

impusionar,dar um (impulso e subst.);vibrar um (golpe e subst.);impelir,impulsar,pulsar,empurrar,fincar,jogar,lançar,arremessar,propelir,propulsar,desembestar,projetar,pinchar,sacudir,atirar,jacular,alijar,remessar,disparar,desenfrechar;despedir,desfechar,vibrar,pespegar,chimpar,dar,desferir,aplicar,assentar,enfiar o braço,atingir,atropelar,cuspir,desmontar,abalroar,descavalgar,marrar,malhar,bater com o malho,chocar,embater,colidir,esbarrar,topar,ir de encontro,bater de encontro,encontrar-se com;cascar,bater,triturar,percutir,pisar,ferir,lanhar,calcar,recalcar,esmurrar,sovar,arrebentar;soquetear,concutir,abalar,martelar,batucar (fam.),golpear,atassalhar,coicear,jogar de garupa,escoicear,escoicinhar,patear,respingar,rezingar,recalcitrar,dar bote,espadelar,estomentar,chicotear.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Direção

Substantivo

banda,sentido,rumo,vetor,marcação,tramontana = guia,rota,roteiro,via,endireito,diretriz,derrota,baliza,orientação,bordada,inoclinação (da agulha),declinação,polaridade,alvo,mira,objetivo,desígnio,finalidade,propósito,fito,intenção,tenção,intuito,colimação,pontaria,governo,governamento,anorteamento,governalho;leme,bússola,agulha de marear,temão,calamita (ant.),retriz,remígio,flecha,estrela do norte,estrela polar = tramontana = cinosura,pontos do horizonte,pontos cardeais,pontos colaterais,pontos subcolaterais,arcturo,setentrião,levante,oriente,nascente,soão (ant.),sul,meio-dia,ábrego (ant.),poente,ocaso,ocidente,vésper,meias partidas,linha de colimação,azímute,és-sueste (E.S.E.),norte (N.),nor-nordeste (N.N.E.),nor-noroeste (N.N.W. ou N.N.O.),noroeste (N.W. ou N.O.),oeste (O.),sul (S.),sueste (S.E.),su-sueste (S.S.E.),su-sudoeste (S.S.W. ou S.S.O.),sota-vento (S.V.),sudoeste (S.W. ou S.O.),oés-noroeste (W.N.W. ou O.N.O.),oeste (W. ou O.),oés-sudoeste (W.S.W. ou O.S.O.),este (E.);rumos da rosa de agulha,rumos da rosa dos ventos;náutica;farol,farolim,fanal,caminho,corrume (pop.),trajetória,órbita,curso,estrada,rota,alinhamento,meridiana,traita,endereço,sobrescrito.

Adjetivo

dirigido (e v.) para;destinado para/a,diretivo;direcional,orientado,vetorial;setentrional,norte,meridional,sul,oriental,evo (poét.),levantino,ocidental,ocíduo,hespérico;Adv,Prep. para,a caminho de,em busca de,em demanda de,para a parte de,a barlavento,através de,com escala por,por meio de,por via de,em todas as direções,em todos os quadrantes,aos quatro ventos do horizonte,do lado do meio dia;do norte e subst.,quaquaversum = de todos os lados,à veia d’água;ao endireito de = na direção de.

Verbo

dirigir-se,direcionar,aproar,ir a caminho de,ir direito a,ir direito como um fuso,ir de ponto em branco para;carregar sobre a direita,carregar sobre a esquerda,guiar-se,demandar,buscar,ir em procura de,tomar rumo para,rumar para,talhar derrota para,proar,proejar,abicar,bordejar,fazer o navio rasto para;encaminhar-se,enveredar-se,seguir o norte,destinar-se;tender para,inoclinar para,pender para,apontar para,assestar para;colimar,visar,bornear = pôr em linha de pontaria,voltar as armas contra,fazer pontaria,alvejar,virar-se,estar voltado para,governar,manobrar,dirigir,rotear,marear,tripular,pilotar,pilotear,guiar,marinhar,sulaventear,barlaventear,sotaventear,nordestear,anordestear,nonoestar,nortear,anortear,suestar,sudoestar,conduzir para,inoclinar a proa para,dirigir os passos para,orientar-se,reaviar-se,determinar o oriente,reconhecer a situação do lugar,fazer o navio cabeça,sobrescritar,endereçar;apontar para,mirar,objetivar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Música

Substantivo

a linguagem dos sons,a arte apolínea,sol e dó (pop.),música vocal,vocalismo,canto,salmo,salmodia,ária,tono,cantiga,desafio,moda,modinha,descante,canto,cantoria,cântico,cantadela,canção,tonadilha,tonilho,madrigal,desgarrada,modilho,malaguenha (esp.),vocalizo,vocalise,monodia,solfejo;melopeia,aulodia;ópera,opereta,cantata,oratório,cantochão,canto gregoriano;bravura,recitativo,orfeão,coro,coral,solfeggio;solfejo,baixo,barítono,tenor,alto,contralto,soprano;música instrumental;recital,sarau musical;tom,toada,soada,acorde,arpejo,tocata,musicata,harmonia,toque,janeiras,arromba,neuma,magana,cantilena,nana,arrulho,arrolo,serrana (Beira),romanza,romança,serranilha,rondó,rondeau,zangurriana (depr.),pastorale,pastoral,seguidilha,cavatina,rapsódia,trêmulo,grupeto,trilo,trinado,garganteio,fantasia,variação,noturno,séptuor,sinfonia,concerto,concertino,concerto grosso,suíte,ouverture,abertura,música de balé,divertimento,prelúdio,mazurca,valsa,introdução,cadência,fuga,contrafuga,serenata,serenada,sonata,sonatina,quátuor,ditirambo,barcarola,epinício,composição,guitarrada,moteto,pancadaria,musiqueta (depr.),fungagá,banda,musicata (pop.),filarmônica,sinfônica,orquestra,orquestra de câmera,camerata,banda,charanga,jazz-band,tocarola,pot-pourri,fanfarra,capricio,capricho,tarambote (pleb.),chimarrita,pandorga (depr.),hino,acroama,poema,cançoneta,balada,minueto,marcha fúnebre,música marcial,música de dança (valsa,minueto,mazurca etc. );música de câmera,solo,dueto,duo,trio,quarteto,quinteto,sexteto,septeto,séptuor,octeto,antífona,acompanhamento;partitura,compositor,harmonista,arranjador,maestrino,maestro,regente,libretista,mensuralista,músico,musicólogo,musicógrafo,musicômano,musicomania;melômano,(gêneros musicais,eruditos sublinhados) abertura,ouverture,acid jazz,afoxé,afrobeat,arrocha,ars antiqua,avant-garde metal,alternativos,hip hop,metal,rock,ambiente,anarcho-punk,axé,baião,baile funk,balada,balé,barroco,batucada,bebop,bel canto,blue,bolero,boogie woogie,bossa nova,bumba meu boi,calipso,cantata,cantiga,canto livre (fado),canção napolitana,capoeira,carimbó,cavatina,cha-cha-cha,música de câmera,chamamé,charanga,chorinho,choro,clássica,concerto,concerto grosso,concreta,country,czarda,cueca,debka,disco,dixieland,electro,electropop,eletrônica,europop,experimental,fado,fandango,flamenco,folk,forró,frevo,fuga,funk,gavotte,go go,gospel,guarânia,habanera,hard rock,heavy metal,hip hop,hora,incidental,jazz,kabuki,klezmer,lambada,lied,lundu,madrigal,magnificat,mambo,maracatu,maxixe,mazurca,merengue,minueto,milonga,minimalista,modinha,metalcore,metal progressivo,MPB,nordestina,neofolk,new wave,noturno,nu metal,nu soul,ópera,opereta,oratório,pagode,partido alto,poema sinfônico,polca,polonaise,pop,pop folk,pop punk,prelúdio,punk,ragtime,rap,rapsódia,rave,reggae,renascentista,requiém,rockabilly,rock and roll,roque,roque progressivo,rumba,salsa,samba,samba-canção,samba-reggae,schottisch,serial,sinfonia,sonata,soul,spiritual,suíte,swing,suíngue,tango,tarantela,techno,tocata,tuíste,twist. valsa,vaudevillle,zarzuela.

Adjetivo

musical,orfeico,instrumental,vocal,lírico,harmonioso,grave,sobgrave,monorrítmico,septívoco.

Verbo

compor,executar e,tocar,interpretar,improvisar;afinar,instrumentar,orquestrar,preludiar,esmorzar.

Advérbio

adagio,largo,largheto,andante,andantino,alla capella,maestoso,moderato,allegro,allegretto,spirituoso,vivace,veloce,presto,prestissimo,capriccioso,scherzo,scherzando,legato,staccato,crescendo,diminuendo,rallentando,affettuoso,obbligato,pizzicato,con brio,sfogato,pianinho,pianíssimo,muito brandamente,à surdina,pausadamente,sforzando,smorzando,à desgarrada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Multos capit musica.

Conjunção

Instrumentos musicais

Substantivo

instrumental;banda,orquestra,pancadaria,fanfarra,música de capela.

Adjetivo

heptacordo,tetracórdio,octacordo,septicorde,septíssono.

Verbo

fazer-se ouvir,tocar,executar,interpretar,solar,acompanhar,percutir,dedilhar,tanger,soprar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Indicação

Substantivo

representação,denotação e v.;coindicação,referência,simbolização,ícone,iconografia,simbolismo,semiologia,semiótica,semiografia,linguagem;metáfora,lineamento,feição,talhe,fisionomia,aspecto,linha,pinta,característica,sinais característicos,varinha adivinhatória,meios de reconhecimento,diagnose,diagnóstico,atributos;qualidades,sinal,fístula,cicatriz,cicatrícula,símbolo,indício,pista,evidência,viso,índex,índice,indicador,divisa,indículo,lembrança,cunho,prova,assomo,amostra,vestígio,mossa,expoente,nota,sintoma,eussemia,sinais coindicantes,presságio,pródromo;repertório,tipo,modelo,espécimen,exemplar,algarismo,emblema,insígnia,distintivo,epígrafe,título,cabeçalho,rubrica,deixa,moto,mote,legenda,lema,iniciais;cifrão,meneio,gesto,acionado,gesticulado,gesticulação,sinalização,tique;requebro,requebro de voz;requebro de olhos,mímica,aceno,trejeito,gatimanhas,pestanejo,piscadela,piscar de olhos,olhar,momice,negaça,fosca,fosquinha,inclinação de cabeça,encolhimento de ombros,cotovelada,puxão,dactiologia,dactilonomia,sinais maçônicos,sinais telegráficos,telégrafo semafórico,quirologia,pantomima,pantomina,alusão,vaga insinuação,meia palavra = dictum sapienti;advertência,sinal,semáforo,luz azul,foguete,torre de observação,almenara,fogueira;facho,marca,resenha,linha,ferra,trema,cimalha,diérese,ápice,risco,raia,guarda,cetras,asterisco,estrelinha,antígrafo,itálico,grifo,sopontadura,anotação,chamada,rabisca,garatuja,penada,óbelo,pingo,ponto,acento,sinal diacrítico,letra vermelha,cedilha,acento circunflexo,impressão,vestígio,estampa;ceráunio,(para identificação): sinal característico,linha-d'água,contraprova,contramarca,contrassenha,contrassinal,tergo,duplicata,entalhe,cartel,etiqueta,bilhete,carta,letra,contador,téssera,santo e senha,cartão,testemunha,fiador,abonador,pegada,rasto,encalço,estampa;marca da fábrica,assinatura,firma,cetras,chancela,endereço,sobrescrito,fecho,cartão de visita;credenciais,atestado,certificado,sinal manual,impressões digitais,sinalética,cifra,selo,sigilo (des.),sinete,contrasselo,carimbo,mutra (ant.),escrita,autógrafo,original,visto,reconhecimento de firma,inscrição,endosso,cunho,logotipo,logomarca,signo,timbre,papel timbrado,passa-palavra,shibboleth;abre sésamo,bandeira,bandeirola,miqueletes,vexilo,pavilhão,jack,estandarte,águia,guião,flâmula,alferena,pluma,galhardete,lábaro,auriflama,balsão,balsa (ant.),flâmula sagrada,pavilhão,signa,sina,pendão das quinas,as águias romanas,as águias francesas,manípulo,quadra,tougue,crescente,torniquete,heráldica,brasão,cimeira,armas,escudo,cota de armas,broquel,chaveirão,armorial,libré,uniforme,penacho,cocar,roseta,laço de fita,divisas,tope,bordados,galão,banda,dragonas,epaulette,grinalda,capela,véu,hábito,sotaina,aliança,medalha;venera,(de localidade): farol,fanal,facho,boia de luz,monte de pedras,cruz,marco,mastro,ponteiro,mão de relógio,seta;cata-vento,marco condutor,flecha,mão,pilares de Hércules,crista das montanhas,baliza,boia,estrela polar,estrela do norte,Pequena Ursa,bússola,guia,orientação,endereço,direção,denominação,latitude e longitude,coordenadas geográficas,tabuleta,placa;chapa;notificação (informação);anúncio;patognômica,voz de comando,chamada,toque de reunir,alarma,sino;grito;exposição (explicação);prova;modelo.

Adjetivo

indicador,indicatório,indicativo,designativo,simbólico,denotativo,conotativo,diacrítico,característico,especificativo,representativo,típico,modelar,exemplar,figural,figurativo,pantomímico,patognômico,sintomático,demonstrativo,diagnóstico,exponencial,monumental,emblemático,lemático,armorial,individual;reconhecido,apontado,indigitado,assinalado por;reconhecível por;denotável,indelével,autográfico,quirológico,itálico.

Verbo

indicar;ser o sinal,ser o símbolo de;denotar,conotar,significar,mostrar,provar,dar indício de,exprimir,sinalizar,dizer,falar,definir,indiciar,encaminhar,designar,inculcar,indigitar,cotar;representar,encarnar,aludir,personificar,simbolizar,ser a fotografia de,figurar,dar bem a medida de,tipificar,expressar,adumbrar,ser o expoente de,marcar,ferretear,gravar,carimbar,estampar,mutrar (Ásia),rotular,etiquetar,ferrar,pôr uma marca em,assinalar,sinalar,chapar,riscar,pingar,cedilhar,traçar,tracejar,acentuar,pontuar,aspar,virgular,selar,sigilar,contramarcar;delinear,gizar,imprimir,gravar,estampar,estereotipar,abrir,lavrar,exarar,apontar,mostrar;fazer um sinal,dar sinal a,acenar,gesticular,sacudir a cabeça,acotovelar,dar de olho a alguém,piscar a alguém o olho,trocar olhares com,piscar os olhos,falar à esconso,bracear,bracejar,acionar,pestanejar,sacudir os ombros;agitar uma bandeira,içar uma bandeira,desenrolar uma bandeira,desfraldar uma bandeira,implantar uma bandeira,alvorar uma bandeira;agitar um lenço,capear,dar aviso (informação);dar sinal de alarma,tocar a rebate,rufar o tambor;soarem os clarins,soarem as trombetas;soltar um grito de alarma;assinar,selar,reconhecer a firma,atestar;sublinhar (dar importância);chamar a atenção para;abular,referendar;chancelar,timbrar,tarjar.

Advérbio

em sinal de,com penhor de,simbolicamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ecce signum. Ex ungue leonem. Ex pede Herculem. Ex digito gigas: pelo dedo se conhece o gigante. Ab uno disce omnes.

Conjunção

,.

Partido

Substantivo

facção,dúnia,grupo,clã,fração,dissidência,parcialidade,seara,rancho,ranchel,bloco,bando,gente,sequela,banda,bandeira,claque,tropa,falange,legião,séquito,comitiva,súcia,clique,chusma;horda,turma,pandilha,malta,grei,matilha,grupelho,panelinha,soldadesca,patrulha,rebanho,igrejinha,comunidade,comunhão,corpo,associação,sociedade,agremiação,seio,regaço,sociedade,confraria,aljama,arquiconfraria,sodalício,irmandade,conferência,corporação,grêmio,cenáculo,companhia;estabelecimento,firma,casa,sindicato,trust,comandita,instituto,instituição,liga,união,aliança,pacto,coligação,federação,confederação,hansa,hexápole,cabala,conluio,camarilha,contubérnio,quadrilha,camorra,conspiração,maçonaria,espírito de classe (cooperação);dramatis personnæ,elenco.

Adjetivo

unido,solidário,ligado;faccionário,gremial,federal,federativo,hanseático,associado,mediatizado;presos por,ligados por,unidos por,atados por.

Verbo

unir-se,ligar-se,assentar praça nas fileiras de,aderir a,reunir-se,congregar-se (cooperar);cerrar fileiras;formar um partido,organizar um partido;desfraldar uma bandeira,associar-se,suciar-se,arranchar-se,solidarizar-se,parcializar;incorporar(-se),agremiar(-se),sindicalizar(-se).

Advérbio

de mãos dadas,ombro a ombro,lado a lado,en masse,sob a mesma bandeira,no mesmo time,da mesma panelinha.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ataque

Substantivo

interpresa,atacadura,acometida,repelão,assalto,estrupada,arremesso,remesso,cometida,arremetida,remetida,venida,avançada,investida,surtida,algara,bateria,saltada,salteada,achegada,arremetedura,arremetimento,remetedura,remetimento,avançada,bote,aproches,marrada = topetada;ofensiva,blitzkrieg;impugnação,agressão,atentado,ofensa,injúria,acometimento,cometimento,incursão,raide,fossado,incurso (ant.),invasão,irrupção,correria,infestação,tractos de polé,estrapade,coice,ruade,soco,murro,rasteira,banda,coup de main,raid,excursão,golpe,almogavaria,encamisada;assalto,assaltada,rebate,abordada,abordagem,abalroada,escalada,bloqueio,escalamento,pontaria,carga,bombardeio,cerco,sítio,assédio,canhoneio,fogo,surriada,tiro = jáculo = arremesso,descarga,esfuziada,saraivada,tiroteio = troada,fuzilaria,varejo,mosquetaria,arcabuzaria,metralhada,tiro de artilharia = jaculação,fusilade,balaço,balázio,sabotagem,sabotador,terrorismo,terrorista,coriscada de pelouros,canhonaço,canhonada;fogo por filas,fogo por pelotões,fogo de atiradores,tiro cego,chumbada;carga de cavalaria,carga de infantaria;carga cerrada,feu d’enfer,troada,mosquetaço,morteirada,pancada,golpe,estocada,punhalada,pranchada,verdascada,vergalhada,espadeirada,baionetada,adagada,lançada,cutilada,cornada,escornada,marrada,coice,murro,coque,espetadela,espetada,bardada,arrochada,paulada,cajadada,cacetada,cacheirada,calamocada,marretada esmechada,setada,battue,razia,gaziva,gazia,devastação,assolação,jacquerie,dragonnade,dragonada,matança,noite de S. Bartolomeu,vésperas sicilianas,devastação;expedição,campanha,gazua,cruzada,arrancada;assaltante,atacante,agressor,invasor,assediador,cercador,sitiante,sitiador,escalador,salta-valados,ofensor;(arte de ataque e defesa): areotectônica,poliorcética;míssil,artilharia,canhão,bombardeiro,tanque,carro de combate,torpedo,submarino,torpedeiro,bomba,arma nuclear,bomba atômica,armas químicas,armas biológicas.

Adjetivo

atacante,atacador,agressor,agressivo,invasor,rompente,assaltante,expugnador e v.;metralhador,obsidente,obsidional,sitiante,ofensivo,turrífrago.

Verbo

atacar,interprender,saltear,assaltear,agredir,inquietar,apoquentar,ofender,carregar sobre,investir sobre,investir contra,cair sobre,impugnar,opugnar,acometer,arremessar-se sobre;arremeter a,arremeter contra;atentar contra,cometer,dar combate,esforçar-se por dominar,empenhar-se contra,repontar;despenhar-se,lançar-se sobre;dar uma avançada,fazer uma avançada;intentar uma interpresa sobre,abalroar,remeter desfrechar;servir o inimigo de flechadas,de tiros;picar a retirada do inimigo,assumir a ofensiva,desenvolver a ação ofensiva,atirar-se a alguém,pegar-se com alguém,agredir;arrancar com algué,ou contra alguém;espaldear,vibrar o primeiro golpe,carregar sobre,atirar a primeira pedra;brandir a espada,desferir a espada;travar da espada,tirar da espada;desembainhar a espada,atracar-se com alguém;avançar contra,marchar contra,romper as hostilidades,dar bateria a,invadir,sair a alguém,sair de encontro a,flanquear,ladear,acossar,sabotar;bater,carmear,sovar,zurzir,zagunchar,espadeirar;abaionetar,alancear,lancear,golpear,esborcelar,esborcinar,medir as costelas a alguém,verdascar,chibatear,bater com verdasca,anavalhar,estoquear,acutilar,acuchilar,afrechar,frechar ou flechar,ferir,vibrar um golpe,retalhar,esmechar,esmurrar,esmurraçar,escacholar,espetar,esbofetear,alanhar,zupar = marrar,encornar,escornar,escoicear,escoicinhar,afocinhar,castigar;vir às mãos,tomar-se de mão,brigar com,irem às vias de fato,pôr-se em contato com,travar luta corporal,empunhar uma arma,armar-se;dirigir um golpe,arrojeitar,justar,entrar em justa,esgrimir,floretear,jogar as armas,jogar o florete,alvejar,setear,atirar,alvejar com tiro,fazer disparo,disparar uma arma,abrir fogo,despejar os canhões,bombardear,esbombardear,bombear,canhonear,acanhonear,mosquetear,crepitar a fuzilaria,espingardear,arcabuzar,dar descarga,metralhar,bloquear,estabelecer o bloqueio,torpedear,meter a pique,afundar,abordar,expugnar fortaleza,abrir brecha,encarar-se com o inimigo,varrer as ameias;apedrar,apedrejar,lapidar,trabucar,atirar pedras,setear,faretrar,frechar ou flechar,sitiar,obsidiar;pôr cerco,apertar cerco,obstringir o cerco;cercar,acurralar,encurralar,assediar,escalar trincheiras,minar,sabotar,sapar,arpar,arpoar,farpear,picar,bandarilhar,tourear,tourejar,assolar,devastar,ermar.

Advérbio

na ofensiva,de lança em riste.

Provérbio

Interjeição

Avante! ao inimigo! Ao ataque!.

Frase

Conjunção

Insígnia

Substantivo

cetro,diadema,insígniaemblema de autoridade,distintivo,a real vara,regalia,manto,bastão de império,púrpura,vara,vara branca (dos juízes),vara vermelha (dos vereadores),bastão de comando,bandeira;hábito,pasta,tridente,estandarte;trono,sólio,curul,cátedra,divã,tiara,trirregno (do Vaticano),vara = báculo,chapéu cardinalício,mitra = ínfula,anel,tricórnio,baldaquino,dossel,cadeira,borla,capelo,barrete,trábea (ant.),vara,toga,garnarcha,arminho,manto,beca,veste talar,loba,farda,charlateira,galões,bordados,dragonas,banda,divisas,agulheta (de general),anel,coroa,anadema,barrieira (ant.),tage,grinalda,tirso (de Baco),caduceu,tridente,condecoração;comenda,medalha,sinete;selo,leme,rédeas,habena (poét.),fasces,gineta,armas,chave,penacho.

Adjetivo

reitoral,tridêntio,tridentífero,diademado;purpural.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção