Sua língua na Internet

 

(cha.ve)

sf.

1. Utensílio de metal que aciona a lingueta de fechaduras e permite abrir e fechar portas, gavetas, cadeados etc

2. Mec. Qualquer ferramenta, que pode ter diversas formas e tamanhos, que serve para apertar e desapertar, regular, fixar, prender e soltar parafusos, porcas, partes de equipamentos, máquinas, motores etc.: chave de parafusos: chave de boca: chave inglesa: chave de roda

3. Mús. Peça móvel de instrumento de sopro que, acionada pelo instrumentista, abre ou fecha orifícios mudando com isso a altura da nota emitida: as chaves de uma clarineta/de um oboé

4. Mús. Ferramenta para afinar instrumentos de corda (harpa, piano), ao girar as cravelhas em que se fixam as cordas dando-lhes mais ou menos tensão

5. Elet. Eletrôn. Mec. Peça, dispositivo, pequena alavanca etc. que, isoladamente ou entre outras num painel, aciona ou interrompe um circuitoque por sua vez aciona ação elétrica, eletrônica, mecânica etc.: a chave da ignição: Já substituí o fusível, ligue a chave da luz, por favor.

6. Peça usada para dar corda em carrilhões ou relógios de parede

7. Símbolo ou insígnia de posse, de livre acesso a algo: O prefeito entregou-lhe a chave da cidade

8. Nos problemas de palavras cruzadas, charadas etc., palavra ou expressão que sinaliza a decifração de certa palavra que consta no problema

9. Ideia, pensamento ou conceito que conduz à compreensão de algo, à solução de um problema etc.: Aquela carta foi a chave para eu descobrir o ardil

10. Esp. Golpe usado em luta corporal para imobilizar o adversário cingindo-o com braço(s)s ou perna(s)

11. Esp. Esquema tático ou modo de organizar a defesa ou o ataque nos esportes de equipe, como futebol, voleibol etc.

12. Esp. Em campeonatos ou torneios, cada grupo de equipes que devem competir entre si para determinar quais equipes do grupo se classificam para a fase seguinte

13. Inf. Senha que permite acessso a um sistema, programa, dados, site etc.

14. P.ext. Fig. Aquilo que permite o acesso a algo, condição, lugar etc.: Probidade e honestidade são a chave para o respeito e a credibilidade.

15. Sinal gráfico (\) que indica a convergência de vários itens num grupo para um só atributo ou classificação etc. ou para abranger diferentes objetos ou termos numa só designação [Cf. parêntesis e colchete.]

16. Fer. Em ferrovia, mecanismo que desloca os trilhos para permitir desvios no rumo de um composição

17. Turfe Agrupamento, para efeito de apostas em duplas, de cavalos inscritos num mesmo páreo

18. Bras. Cavilha de ferro que atravessa a parte superior do fuso do lagar, prendendo-lhe a pedra ou o peso, pelo veio.

19. Mil. Lugar estrategicamente importante por dominar um território e cuja posse faculta melhor defesa ou ataque

20. Transmissão comercial de um negócio: Recebeu bela quantia pela chave da loja.

21. Liter. Abertura ou fechamento de texto literário, esp. de um soneto

22. Arq. Elemento central na parte superior de uma abóbada ou construção e que lhe serve de suporte

23. Elemento ou conjunto de elementos que serve para decifrar um codigo, uma criptografia etc.

24. Esp. No xadrez, lance inicial de um problema enxadrístico, ao qual a sequência de lances conduz ao resultado que é a solução do problema

25. A largura do pé

26. Espaço entre o polegar e o indicador da mão; a palma da mão

27. Des. Mús. O mesmo que clave

[F.: Do lat. clavis.]


A sete chaves
1 Bem trancado.


Chave Allen
1 Mec. Ferramenta em forma de um prisma hexagonal (ger. dobrado em 90o) que se pode encaixar em cavidade sextavada na cabeça de um parafuso Allen (tipo de parafuso com essa cavidade na cabeça).


Chave bifásica
1 Elet. Interruptor elétrico com duas entradas e duas saídas.


Chave bipolar
1 Elet. Interruptor elétrico para dois circuitos independente, ou para os dois lados de um mesmo circuito.


Chave de abóbada
1 Arq. A pedra ou bloco que, na parte central e mais elevada de um arco ou de uma abóbada, arremata sua estrutura, consolidando-a.


Chave de boca
1 Mec. Ferramenta para apertar ou desapertar parafusos ou porcas de cabeça quadrada ou hexagonal; tem na extremidade (ou em ambas as extremidades) mandíbulas que podem abraçar, lateralmente, a porca ou a cabeça do parafuso.


Chave de braço
1 Em lutas corporais, movimento ou golpe que consiste em torcer para trás e imobilizar o braço do adversário.


Chave de cano
1 Mec. Ferramenta para apertar ou desapertar canos, tubos, luvas, e outras peças redondas, por meio das mandíbulas que tem em uma das extremidades.


Chave de corrente
1 Mec. Ferramenta para apertar e desapertar tubos e porcas de tamanho grande, por meio de uma corrente de rolos de comprimento ajustável.


Chave de estria
1 Mec. Ferramenta para apertar e desapertar parafusos e porcas, por meio de um anel em uma extremidade que agarra a porca ou a cabeça do parafuso em toda a sua periferia.


Chave de fenda
1 Mec. Ferramenta para apertar e desapertar parafusos, cuja extremidade chanfrada se introduz em fenda na cabeça do parafuso, para fazê-lo girar.


Chave de grifa
1 Mec. Ferramenta para apertar e desapertar parafusos tubos, luvas, canos e outras peças redondas, por meio de mandíbulas cuja distância entre elas é ajustável (de acordo com o diâmetro da peça) por rosca sem fim que corre paralelamente à direção do cabo. [Tb. apenas grifa.]


Chave de onda
1 Eletrôn. Interruptor giratório com vários terminais, us. em circuitos diversos com vários componentes.


Chave de ouro
1 Liter. Poét. Trecho final, especialmente belo ou que faz bom efeito, numa redação ou narrativa escrita, numa obra literária ou poesia.
2 Conclusão feliz (de um acontecimento), remate bem-sucedido.


Chave de parafuso
1 Mec. Ver Chave de fenda.


Chave de porca
1 Mec. Ferramenta para apertar e desapertar porcas (ger. as que fixam as rodas de automóveis), por meio de uma cabeça oca com as paredes internas sextavadas, que envolve a porca, também sextavada, ajustando-se perfeitamente a seus lados.


Chave de roda
1 Mec. Ferramenta para apertar e desapertar as porcas que fixam as rodas de um veículo automotivo, em forma de cruz, com uma chave de porca em cada uma das quatro pontas das barras, para apertar e desapertar as porcas das rodas dos automóveis.


Chave eletrônica
1 Eletrôn. Circuito mais de uma entrada, capaz de selecionar o sinal de uma das entradas e encaminhá-lo a sua única saída.


Chave falsa
1 A que abre uma fechadura diferente daquela à qual originalmente se adapta.


Chave inglesa
1 Mec. Chave de boca com a distância entre as mandíbulas regulável por meio de uma rosca em espiral.


Chave mestra
1 Chave especial, que abre qualquer das portas de um edifício, de um andar, de uma firma etc.


Chave monofásica
1 Elet. Interruptor elétrico com uma entrada e uma saída.


Chave Philips
1 Ferramenta para apertar e desapertar parafusos em cuja ponta há filetes em forma de cruz, que se adaptam a reentrâncias em forma de cruz de parafusos Philips.


Fechar com chave de ouro
1 Encerrar algo com êxito, de maneira bem-sucedida: Fechou o recital com chave de ouro tocando a Apassionata.


Meter na chave
1 Prender, aprisionar, encarcerar; passar na chave, passar a chave em.


Passar a chave em
1 Ver Meter na chave.


Passar na chave
1 Ver Meter na chave.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Causa

Substantivo

motivo,origem,procedência,nascença,processão,proveniência,vida,princípio,mãe,nascimento,elemento,objeto,fator,razão,respeito;causa geradora,causa ocasionadora (autor);semente,sementeira,primum mobile,vera causa,causa causans,fundamento,móbil,mola real,título,agente,força motriz,alicerce,base;primitiva,fons et origo,fonte,primórdio,matriz,manadeiro,manancial,cabeceira,gênese,embriogenia,embrião,vergôntea,broto,teta,geração,paternidade;genitura,pivot,eixo,chave,alavanca;razão por que,pé,princípio fontanal,causa final (intenção);les dessous des cartes,corrente submarina,influência,rudimento,ovo,germe,plúmula,embrião,rebento,rebentão,renovo,grelo,botão,gema,raiz,radix,radical,étimo,núcleo,tronco,estirpe,linhagem,raça,raiz mestra,ascendência,viveiro,alfobre,cuna,incunábulo,berço,pátria,nascedouro,minadouro,ventre,ninho,nidus,terra natal,foco,mãe pátria,causalidade,produção.

Adjetivo

causal,causado & v.;original,primitivo,primário,primordial,aborígine,radical,matriz,fundamental,embrionário,in embryo,in ovo,germinal,embriogênico,congênito,natural,seminal,natural de,filho de,terrantês de;causador & v.;implicatório,gerativo,determinante,propiciante,causativo,produtor,suscitador,provocador,promovedor,determinante,originador.

Verbo

ser a causa de,azar (ant.),causar,decidir,trazer;fazer nascer,fazer brotar;ocasionar,acarrear,acarretar,implicar,envolver,significar,originar,importar,ficar,produzir,procriar,fabricar;frutar,dar origem,dar motivo,dar margem,dar razão,dar ocasião;ter culpa de,trazer no bojo,ser sementeira de,ter como resultado,surtir,ser responsável por,atear,acender,suscitar,acirrar,levantar,provocar,excitar,dar lugar a,infundir,abrir a porta a,abrolhar,desabrolhar,redundar em,ser a causa determinante,promover,provocar,levantar,engendrar,criar;instituir,fomentar,introduzir,inspirar,semear,procurar,induzir,gerar,germinar,agomar,levar a,tender a;contribuir,influir,motivar,despertar,evocar,proporcionar,oferecer,dar;fazer pender,inclinar a balança;atear o facho de;terem origem comum,emanar,derivar sua origem de.

Advérbio

originalmente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Sublata causa, tollitur effectus.

Conjunção

Melodia

Substantivo

harmonia,ritmo,andamento,sonância,maviosidade,orquestra,suavidade,concordância,concerto,consonância,concento,sinfonia,compasso,medida,rima (poesia),melifluidade,doçura,sonoridade,harpa-eólia,timbre,metal,acento,toada,entoação,entoamento,tonalidade,tom,semitom,conjuntivo,homofonia,enarmonia,eufonia,assonância,escala,gama,mensura,diapasão,lamiré;escala diatônica,escala cromática,escala maior,escala menor (harmônica e melódica),enarmônica,octacordo,chave,corda,batuta;tônica,supertônica,mediante,subdominante,dominante,superdominante,sensível modulação,som,intervalo,acorde,clave (de sol, de fá, de dó),arpejo,harpejo,trinado,número,temperamento,afinação,síncope,síncopa,preparação,suspensão;pentagrama,pauta,espaço,intervalo,apótomo,tempo,segundo,divisão de compasso,pausa,fermata,apogiatura,apojatura,appogiato,appogiatura,semidítono,semidiapasão,nota musical,notação,mocha (ant.),sustenido,dobrado sustenido,bemol,dobrado bemol,bequadro;figura,breve,semibreve,mínima,semínima,colcheia,semicolcheia,fusa,semifusa,tremifusa,contrassujeito,contrarresposta;pianíssimo,piano,forte,fortíssimo,staccato,ligado,legato;adágio,andante,presto,prestíssimo;concórdia,harmonia,uníssono,unissonância;(ciência da harmonia): harmonia,melografia,ritmopeia,contraponto,harmonômetro,metrônomo,sonômetro,tonômetro,música,melomania;compositor,harmonista,contrapontista,intéprete,virtuose,maestro,regente,concertista,solista,instrumentista.

Adjetivo

melódico,harmônico,acromático,cromático,diatônico,maior,menor,aumentado,diminuto,conceituoso,harmonioso,consono,consonante,uníssono,sinfônico,homófono,isófono,assoante,musicado,compassado,cadenciado,rítmico,cadencioso,diatônico,monorrítmico,polirrítmico,cromático,enarmônico,subgrave;compasso binário,compasso ternário,compasso quaternário;melodioso,módulo,modal,numeroso,canoro,canoroso,formoso,mavioso,angélico,de anjo,musical,músico,afinado,temperado,acordado,bem soante,doce,suave,meigo,terno,enternecedor,enamorado,sonoro,sonoroso,brando,melífluo,dulcífico,dulcíloquo,sonante,aflautado,abemolado;ameno,encantador,belo,mago,torneado,delicioso (causador de prazeres),delicado,mimoso,argentino,de prata,cristalino,mélico (poét.),privilegiado,desgarrado,dulcíssono,garganteado.

Verbo

ser harmonioso e soar bem no ouvido,arrebatar,comover,enlevar;harmonizar,afinar,temblar,temperar,entoar,modular,afrautar,consonar,bemolar,abemolar,melodiar,desnasalar,desnasalizar,sustenizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Interpretação

Substantivo

inteligência,interpretação simples e racional,definição,maneira,dedução,inferição,dilucidação,dilucidamento,decodificação,ilação,soltura,explanação,desenvolvimento,exposição,explicação,solução,significado,significação;enunciativa (ant.),prelucidação,deslinde,deslindamento,elucidação,conclusão,desembrulho,exegética,resposta,esclarecimento,aclaramento,destrinço,enarração (ant.),glosa,hermenêutica,cabala,observações,cotas;versão,trasladação;tradução livre,tradução literal,tradução servil;chave,cifra,contracifra,segredo,novelo,fio,rastilho (indicação);burro,pai velho;código,cifrante,exegese,metáFrase,paráFrase,exposição,comentário;série de notas,série de críticas,série de explicações,série de esclarecimentos;comento,inferência (dedução);ilustração,desenvolvimento,exemplificação,anotação,nota,escólio,scholium,apostila,esclarecimento,chave do enigma;sintomatologia,semiologia,mistagogia,metoposcopia,paleografia (filologia);acepção,luz,leitura,construção;equivalente,sentido equivalente;significado,sinônimo,analogia,aposição.

Adjetivo

explanatório,expositório,interpretativo,dedutivo,conclusivo,explanativo,ilustrativo,elucidativo,exemplificativo,exegético,explicativo,explicatório,hermenêutico,literal,parafrástico,metafrástico,significativo,sinônimo,equivalente.

Verbo

interpretar,dilucidar,elucidar,deduzir,concluir,inferir,explicar,enuclear,glosar,definir,subentender,dar a razão de,traduzir,paraFrasear,transverter,dar saída;trasladar,passar,verter para;comunicar o sentido de,apreciar uma coisa na sua aplicação e inteligência,apegar-se à letra de um texto,tomar num sentido,descobrir;descobrir o sentido de;ler,decifrar,destrinchar,deletrear,soletrar,desembrulhar,destoldar;desembuçar,esclarecer,levar um raio de luz ao recesso de,desempanar,solver,deslindar,destramar,destecer;desenvincilhar,deslindar a meada;dar a chave de,achar a chave de;destramar,destrinçar,desenredar,escarrapichar,desemaranhar,desenriçar,clarificar,desassombrar,solucionar,aplanar,desenlaçar,resolver,ler nas entrelinhas,dar no ponto,esmiuçar,desdobrar;achar a causa,dizer a causa;derramar luz nova,projetar luz nova,lançar luz nova;levar luz,desanuviar,desenturvar,desaranhar,aclarar,rasgar o véu,descaroçar,dar no chiste,desempoeirar,desentenebrecer,desenevoar,desurdir,rolar,ilustrar,exemplificar,objetivar,desdobrar,desenrolar,precisar a causa,desenvolver,ampliar,amplificar,expor,comentar,glosar,bordar comentários,anotar,apostilar,popularizar (tornar inteligível);tomar,compreender,aceitar,receber,admitir num sentido particular;penetrar,ser dado a entender que.

Advérbio

explanatoriamente,isto é,por outra,por outras palavras,a saber,por exemplo,verbi gratia;id est;videlicet,queremos dizer,em outros termos,rigorosamente falando,em termos simples,em linguagem clara,em português claro,ou mais simplesmente,sem rodeios.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instrumentalidade

Substantivo

auxílio,meio,intermédio.;subordinação,subserviência,mediação,intervenção,interposição,médium,intermediário,canal,veículo,órgão,porta-voz,sarabatana,mão,braço,instrumento,ferramenta,ferramental,aparelho,dispositivo,equipamento;agente,agenciador,institor,preposto,subordinado,agência;degrau,rastilho de pólvora,ministro,executor,criado,parteira,obstetriz,assecla,interventor,mediador,patas de gato,pessoa de levar e trazer,alcoviteiro,cabo eleitoral;chave,gazua,pé-de-cabra,passe-partout,abre-sésamo,passaporte,salvo-conduto;instrumento;expediente (plano);meios.

Adjetivo

instrumental,útil;ministerial,subserviente,interventor,intermédio,intermediário,interposto,interventivo,intervindo.

Verbo

instrumentalizar,servir de instrumento,contribuir para,mediar,servir de (interventor e subst.);ser instrumento dócil,ser um pau mandado,ser pau para toda obra.

Advérbio

através de,por entre,pelo centro de,mediatamente,por intermédio de,por intervenção de,por interposta pessoa,com a ajuda de,da mão de,por mão de,por meio de;à força de,a poder de,à custa de,mediante,em atenção a,com intervenção de,per fas et nefas,por meios lícitos ou ilícitos,com razão ou sem ela,legal ou ilegalmente,por quaisquer meios,sem escolha de meios,de um modo e de outro,por esta ou qualquer outra via,direta ou indiretamente,por que,por meio do qual,com a ajuda de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Importância

Substantivo

seriedade,magnitude,vasteza,vastidão,consequência,consideração,ponderação,peso,estimação,apreço,cotação,monta,valor = valia,proporção,poder,momento,marca,valimento,qualidade,relevância,repercussão,porte,vulto,tomo;coisa de entidade,coisa de tomo;alcance,significação,interesse,ênfase;grandeza;merecimento,superioridade;vulto,realce,corpo,relevo,notabilidade;eminência,influência,preponderância;valor (bondade);utilidade;ascendência,poderio,colosso;solenidade,gravidade,graveza,imponência,brilho,ostentação,premência,urgência;questão de vida e morte,de honra,coisa de pressa;memorabilia,notabilia,maxime memorabilia omnium,grandes feitos,feriado;ponto capital,o ponto,o essencial,o eixo,a substância;o principal,o rijo,a força,o grosso,o miolo,o forte;o bonito,o mais engraçado de;o suco,a essência,o veio,o melhor da passagem,o grosso de,o melhor da história,o alfa e o ômega,o princípio e o fim,o sopro vital,coroa e chave,pedra fundamental,pedra angular,oitava maravilha;parte essencial,parte importante,parte proeminente,parte principal;meia batalha,sine qua non,sal,coração,alma,pevide,caroço,núcleo,casca,nó,chave,matéria prima,trunfo;o ponto fundamental,o ponto essencial,o ponto mais interessante;o mais vital de seus órgãos,substância,medula,âmago,titela,prima donna,chefe,notabilidade,chefe da orquestra,personagem,lord,entidade luminar,luzeiro,chavão,homem de representação,figurão,vip,vulto,colosso,gigante,herói;ponto de mira,homem influente.

Adjetivo

importante,de (importância e subst.);severo,magno,relevante,grande,alto prócero,graúdo,poderoso,influente,prestigioso,grave,sério,ponderoso,que tem tomo,de porte,considerável,momentoso,material,que não se pode desprezar,meditável,indispensável,ruidoso,egrégio,longitroante,graduado;conceituado,eminente,machucho,ilustre;cardeal = principal,relevante,de primeira plana,preeminente,saliente,impreenchível,inescurecível,insubstituível,largo,assinalado,inapreciável,memorável,inopinado,inopinável,incrível,solene,soado,que se presta a muitos comentários,de verdadeiro e positivo interesse,imponente,impressivo,impressível,impressionante,comovente,estupendo;interessante,tudo,essencial,básico,basilar,radical,preponderante,vital,funcional,fundamental,primacial,primário,insuprimível,absorvente,empolgante,precípuo,máximo,palpitante,profundo,capital,extraordinário,de primeira ordem;de grande valia,de grande repercussão,de grande monta,de grande significação;de assento e sobremão,precioso,valioso,considerável,significativo,sugestivo,sensacional,invulgar,pouco comum,rumoroso,de circunstância,de respeito,memorial,de machucha,de peso,de pulso,de merecido destaque,de palpitante atualidade,de grande projeção,de largo fôlego,cotado,alto,dominante,sublime,de alto coturno,qualificado;respeitado,respeitável,excepcional,de alto bordo,superior;considerável;polpudo,de importância vital,de suma importância,de verdadeiro e positivo interesse,inolvidável,supremo,ciclópico,grado,primordial,central,raro;nobre,dominante.

Verbo

ser (importante e adj.);ser alguém,ser alguma coisa,fazer ruído,ser alvo dos olhares e da atenção geral;merecer a atenção,atrair a atenção;ser digno de atenção,enlevar,empolgar,encantar,prender o espírito,fazer vista,levar os olhos,excitar a curiosidade,dar muito que falar,entrar em conta;fazer sensação,fazer estardalhaço;guiar os passos a alguém,ser de peso,ser de ver,avantajar-se,influenciar,não precisar de ser comentado,tocar de perto,sobrelevar de importância,preponderar,pesar na balança,dar nas vistas,ser de toda a atualidade,causar sensação,ocupar um lugar de decisivo relevo,interessar a,fazer ao caso,dar muito que falar,ter grande significação,repercutir,importar,significar,ressaltar,realçar,ressair,sobressair,campar,campear,brilhar,destacar-se,tomar colo,distinguir-se,avantajar-se em importância,primar,ter a primazia,relevar,fiar fino,avultar,merecer acolhimento,chamar a atenção;dar no goto,cair no goto;deixar no espírito boa impressão,vir à tona,tomar a dianteira,aquilatar,exercer decisiva influência;prender os olhos,refletir-se em,repercutir;abalar,sacudir,deixar tudo mais na sombra;assumir gravidade;atribuir,ligar,dar importância;apreçar,importar-se com,fazer caso de,ter consideração,dar o ser a,interessar-se por,tomar interesse por,empenhar-se,inquietar-se,preocupar-se,sublinhar,dar relevo a,esbater,grifar;pôr em itálico,pôr em versal,pôr em letras garrafais,pôr em letras de fogo;acentuar,assinalar,fazer cabedal de,(indicar);fazer estardalhaço em torno de,levantar grande celeuma,agitar a opinião,focalizar,tomar grandes proporções,tomar vulto,crescer de importância,abrilhantar,tornar saliente,cunhar.

Advérbio

momentosamente e adj.;acima de tudo,por excelência,sobretudo,principalmente,jamais,mormente,maxime,maximamente,para coroar a obra,de capa e espada,para nunca mais ser esquecido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Refúgio

Substantivo

aufúgio (poét.),santuário,tugúrio,recolhimento,retiro,refúgio,valhacouto,esconderijo,couto,guarida,praça-forte,fortaleza,baluarte,cidadela,forte;casamata,trincheira;paládio,último reduto,chave,prisão;asilo,quartel de saúde,muxara,reconditório,condessilha,diversório,franquia,guarida,latíbulo (esconderijo);sanctum sanctorum (reclusão);madrilheira,madrigueira;porto,anteporto,pouso,ancoradouro,surgidouro de livre tença,ancoragem,abrigada,abrigadouro,abrigo,fortim,prégua,dique,mota,amota,molhe,marachão,maracha,cais,paredão,muralha,euripo,talha-mar,quebra-mar,socairo,recôncavo,cobertura,guarda-fogo,guarda-quedas,paraquedas,para-vento,manica,manícula,biombo,antepara,anteparo,guarda-vista,antolhos,guarda-raios,para-raios;manto,escolta,guarda-costas;proteção,égide,escudo,armadura;elmo,colete à prova de balas;blindagem,guarda-chuva,guarda-sol,para-sol,adufa,broquel,escudo,pala,guarita = vedeta,vigilante,sentinela,vigia,patrulha,guarda-avançada,surdista,nômina;navio de conserva;parede;pombeira,âncora de salvação,âncora de montante;âncora de misericórdia,âncora sagrada,ancoreta,galga,fateixa;suporte;obstáculo;lastro foguetão;espicho,válvula;lâmpada de segurança;lâmpada de Davy;meio de fuga,salva-vidas,salvo-conduto,passaporte,seguro;salvaguarda (proteção),tábua de salvação,polícia,guarnição;patrulha;morcego = vigilante noturno.

Adjetivo

Verbo

refugiar-se,homiziar-se,abrigar-se,asilar-se;enchoçar-se,enlapar-se,acolher-se ao quartel de saúde,acoitar-se,acolher-se,escudar-se,proteger-se,achegar-se,pôr-se a salvo,salvar-se,lançar-se nos braços de,andar a monte,acorrer,acudir.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insígnia

Substantivo

cetro,diadema,insígniaemblema de autoridade,distintivo,a real vara,regalia,manto,bastão de império,púrpura,vara,vara branca (dos juízes),vara vermelha (dos vereadores),bastão de comando,bandeira;hábito,pasta,tridente,estandarte;trono,sólio,curul,cátedra,divã,tiara,trirregno (do Vaticano),vara = báculo,chapéu cardinalício,mitra = ínfula,anel,tricórnio,baldaquino,dossel,cadeira,borla,capelo,barrete,trábea (ant.),vara,toga,garnarcha,arminho,manto,beca,veste talar,loba,farda,charlateira,galões,bordados,dragonas,banda,divisas,agulheta (de general),anel,coroa,anadema,barrieira (ant.),tage,grinalda,tirso (de Baco),caduceu,tridente,condecoração;comenda,medalha,sinete;selo,leme,rédeas,habena (poét.),fasces,gineta,armas,chave,penacho.

Adjetivo

reitoral,tridêntio,tridentífero,diademado;purpural.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Prisão

Substantivo

cárcere,chifanga,ferros d’El-Rei,calabouço,jaça,aljube,masmorra,penitenciária,detenção,enxovia,xilindró,arrecadação,estufilha,presídio,presídio de segurança máxima,xadrez,xilindró (gír.),cubículo,prisão domiciliar,estado-maior,solitária,surda,sala livre,casa de correção,casa de reclusão,estação,retenção,oubliettes,fortaleza,torre,Bastilha,casinha,cadeia,vagarosa (gír.),a casa das três esquinas (Porto),a casa de pouca farinha,menagem,casamata,estabelecimento penal,ergástulo,estarim,presiganga,sagena,sejana,in pace,clausura,cela,catasta,Fernando Noronha,Limoeiro,cafua (para estudantes),gaiola,atundo,capoeira,aprisco,curral,encerra,redil,chousal,chouso,estrebaria,torçal,presépio,covil,leoneira,antro,jaula,cávea,harém,anfitálamo,senzala,ferros,manilha,algemas,corrente,gargalheira,grilhões,ferropeias,cadeias,tronco,anginhos,cepo,pelourinho,adobe,pega,grilheta,braga,toste (ant.);camisa,camisola,colete de força;betilho,jugo,canga,cofo,mordaça,açaimo,açamo = fiscela,focinheira,cabresto,cabrestão,cabrestilho,coleira,refreadouro,cabeção,barbicacho,brida,rédea,habena,barbilho,gamarra,liame,vínculo,peia,laço,muçurana,corda (amarração);ferrolho,chave,cadeado,grade,muralha,parede;internação,reclusão,toque de recolher,estado de sítio,confinamento,gueto.

Adjetivo

carcerário,presidiário,prisional.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção