Sua língua na Internet

 

(cor.da)

[ó]

sf.

1. Utensílio mais ou menos longo, flexível e resistente, feito com fios ou fibras torcidos ou entrelaçados e us. para amarrar, laçar, puxar

2. Fio grosso de tripa, crina ou fibra us. para retesar armas de arremesso, como o arco.

3. Fio, ger. de arame, em que se estende roupa para secar.

4. Esp. Lud. Pedaço de corda (1) leve e de tamanho conveniente, que se faz girar entre os pés e a cabeça segurando-o pelas extremidades, devendo-se saltar por sobre ele para deixá-lo passar entre os pés e o chão a cada volta; us. como brinquedo, ou para exercícios físicos (pular corda)

5. Mús. Fio de tripa, seda, náilon, aço que produz som quando dedilhado, friccionado, percutido.

6. Fio encurvado ou mola, ger. de aço, que são torcidos para, ao se distenderem, acionar o mecanismo de relógio mecânico, brinquedo etc. [Ver tb. as expr. dar corda e estar com toda a corda.]

[F. Do lat. chorda.]


A corda e a caçamba
1 Fig. Joc. Pessoas muito amigas, inseparáveis.


Com a corda no pescoço
1 Em dificuldades (ger. financeiras), em apuros.


Corda bamba
1 Corda sobre a qual se apresentam, equilibrando-se, malabaristas, funâmbulos etc.
2 Fig. Situação muito instável, difícil e perigosa.


Corda de recitação
1 Mús. Em canto gregoriano, a nota sobre a qual se desenvolve a linha melódica.


Corda dorsal
1 Emb. Estrutura de células, em formato de bastão, que constitui o eixo do qual se desenvolverá o embrião.


Corda do tímpano
1 Anat. Ramo do nervo facial que inerva as glândulas salivares e a parte anterior da língua.


Cordas vocais
1 Anat. Ver Corda vocal.


Corda vocal
1 Anat. Antq. Antiga denominação de prega vocal, cada uma de quatro membranas existentes na laringe (duas falsas e duas verdadeiras), que (as verdadeiras), ao vibrar, produzem a voz e seus sons.


Dar corda (a/em)
1 Fazer entrar em tensão a corda (6) ou mola (de um dispositivo mecânico, relógio, brinquedo etc.) para que transmita movimento ao mecanismo e faça-o funcionar.
2 Dar a (alguém) pretexto ou deixa para falar, agir, namorar etc.: Quer que ele conte tudo? É só (lhe) dar um pouco de corda: Queria namorar o rapaz e deu -(lhe) toda a corda possível.


Estar com toda a corda
1 Estar animado, ativo, sem inibições.
2 Falar sem parar, excitadamente.
3 Estar em grande agitação, cheio de disposição ou energia


Roer a corda
1 Faltar a um compromisso; deixar de fazer o combinado; abandonar um projeto ou negócio.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Direitura

Substantivo

direiteza,retidão,retitude,entesadura,direção,inflexibilidade,semigola,semirreta,segmento de reta,vetor;perpendicularidade,ortogonalidade;linha reta,linha direita;eixo,diâmetro,secante,tangente,bissetriz,altura,base,perpendicular,raio,corda,lado,alinhamento,endireitamento,galgação,subtendente,subtensa,horóptero,ortodromia,traço reto.

Adjetivo

direito,reto,retiforme,retilíneo,retígrado,retificado e v.;direto,que não se desvia,que segue uma direção dada,subtenso,ortodrômico.

Verbo

endireitar,ser reto,não ter curvas nem inflexões;seguir reto,aprumar para,dirigir-se para (direção),retificar,graminhar,alinhar,bornear,galgar,perfilar,desencurvar,descurvar,desentortar,destorcer,desempenar = desengalapar,desdobrar,desencolher,entesar,esticar,desamolgar,subtender.

Advérbio

diretamente e adj.;em linha reta,sem torcer caminho,de flecha,na mesma direção,sem curvas nem inflexões.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Rio

Substantivo

deflúvio,flume ou flúmen (poét.);água corrente,viva,doce;borbotão,cachão,borbulhão,repuxo,escoamento,afusão,jorro,jorramento,esguicho,esguichadela,bica,zicho,jato,jacto,golfada,jet d’eau,gorgolão,gorgolhão,dimanação,difluência,descento da maré,Gulf-stream,subcorrente;revessa = corrente marinha,corrente submarína;mãe;tromba d’água,manga d’água;serpes de cristal,catadupa,assonjo (ant.),catarata,cascata,levada,salto,cachoeira,queda d’água,itupava = itupeba = itupeva,ravina,corredeira,despenho,caudal;Niágara,Iguaçu,Paulo Afonso,cataclismo,débâcle,cheia,enchente,undação,inundação,dilúvio,chuva,rega (pop.),garna,garoa,relento,sereno,orvalho,rocio,molhe-molhe,chuvisco,merugem,meruginha,chuvisqueiro,molinha,moinha,bruega,aguaceiro,borraceiro,estilicídio,stillicidium,gotejar,gota,pingos,borrifos,salpicos,peneira;pancada,corda,pazada d’água;chuvada,chuvarada,temporal,tempestade,salseiro,salsada,bátega d’água,chuveiro,pirajá,cordoada,corrente,correnteza,lada,curso,influxo,fluxo,afluência,fluência,fluidez;maré,ressaca,caudal,raudal (ant.),rolheiro,torrente,olheiro,olheirão;ribeira,ribeirada,fonte,fontainha,olho-d’água,chafariz,arroio,ribeiro,ribete = regato,córrego,regueira,regueiro,ribeirinho,manancial,manadeira,manadeiro,matriz,riacho,ribeirada,braço,esteiro,ria,enxurro,regadeira,enxurrada,lava,lavada,rega,pena d’água;afluente,tributário,contribuinte,vassalo,súdito,aliado,irmão gêmeo,onda,enciclia,remoinho,sorvedouro,vórtice,maremoto,absorvedouro,turbilhão,voragem,Maëlstrom,vaga,vagalhão,carneiro,carneirada,mareta,levadia,marulhada,quebrança,enchia,fola,encapeladura,saca,marejada,maresia,fluxo e refluxo,rafa (ant.),maré cheia,preamar,esto,contramaré,baixa-mar,maré vazia,vazante,macaréu,pororoca;chapeleta,aguagem,transbordamento,confluência,reunião,junção,barra,ligação,juntura,comporta;represa,eclusa;(ciência dos líquidos em movimento): hidrodinâmica,hidráulica,potamografia,hidromecânica,hidrometria;pluviometria;ombrômetro,pluviômetro,udômetro,irrigação,alagamento,bomba,tomadoura,nora,estanca-rios,cegonha,regador,aguador,aríete,carneiro,bombacho,chupela,chupadouro,seringa.

Adjetivo

fluente,fluido,diluente,afluente,correntio,corrente,largífluo,trépido,blandífluo,serpejante;fluminense,flumíneo,fluvial,fluviátil,chuvoso,nimbífero,nimboso,pluvial,pluvioso,pluviátil,molinhoso,ribeirinho,justafluvial,setênfluo (poét.),multifluente;caudaloso,diluvioso,unduloso,grande,grosso,soberbo,nubígeno,flutuoso,undoso,fontal,fontanal,fontanário ou fontenário,desaguador,derramado e v.;aparcelado,revolto,espadanado,vorticoso,caudal,torrentoso,turbinoso,undante,undoso = caudaloso,undífero,undíssono,undífluo,undíflavo,torrencial,cabedal,principal,marulhoso,tempestuoso,pateiro,piscoso,venoso,venífluo.

Verbo

correr,difluir,fluir,passar,escoar-se,derivar,serpear,ondear,arroiar,gorgolhar,rebentar,zichar,refluir,sair em borbotões,precipitar-se em torrentes;ir,deslizar,vazar,esguichar,espipar,sair de jato,jorrar,golfar = resfolegar,espirrar,repuxar,espadanar,chapinhar,fazer a água repuxo,sair em repuxo,esparrinhar,borbotar,sair,nascer,manar,brotar,escorrer;gotejar,golfar,golfejar,gorgolar,gotear,pingar,porejar,destilar,filtrar,desbordar,espraiar,transbordar,derramar-se,regurgitar,desestagnar,abundar;sair da madre,do leito,verter,correr em jorro,bofar,regar,encharcar,inundar,alagar,lançar,deitar,botar,entornar,despejar,sair,espargir,despargir,efundir,infundir,acachoar,cachoar,escachoar,formar cachão,marulhar,irrigar,sangrar,molhar,transbordar,fazerem as águas revessa,tempestear,tempestuar,chover;chover azagaia,chover copiosamente,chover por uma pá velha,chover a cântaros,chover a canivetes;cair água a cântaros,diluviar,pingar,cair garna,garnar,chuvinhar,chuviscar,peneirar,molinhar,chover molinha,merujar (pop.);correr para,afluir para,lançar-se em,precipitar-se em,descarregar-se,despejar-se,dessangrar-se,perder-se,levar o tributo de suas águas a,fundir-se com,misturar suas águas com as de,descarregar suas águas em,descabeçar (a maré);(fechar o jorro): estancar,estagnar,represar,açudar (fechar),obstruir.

Advérbio

fluentemente e adj.;em bica,a cântaros,a torrentes,copiosamente,torrencialmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Melodia

Substantivo

harmonia,ritmo,andamento,sonância,maviosidade,orquestra,suavidade,concordância,concerto,consonância,concento,sinfonia,compasso,medida,rima (poesia),melifluidade,doçura,sonoridade,harpa-eólia,timbre,metal,acento,toada,entoação,entoamento,tonalidade,tom,semitom,conjuntivo,homofonia,enarmonia,eufonia,assonância,escala,gama,mensura,diapasão,lamiré;escala diatônica,escala cromática,escala maior,escala menor (harmônica e melódica),enarmônica,octacordo,chave,corda,batuta;tônica,supertônica,mediante,subdominante,dominante,superdominante,sensível modulação,som,intervalo,acorde,clave (de sol, de fá, de dó),arpejo,harpejo,trinado,número,temperamento,afinação,síncope,síncopa,preparação,suspensão;pentagrama,pauta,espaço,intervalo,apótomo,tempo,segundo,divisão de compasso,pausa,fermata,apogiatura,apojatura,appogiato,appogiatura,semidítono,semidiapasão,nota musical,notação,mocha (ant.),sustenido,dobrado sustenido,bemol,dobrado bemol,bequadro;figura,breve,semibreve,mínima,semínima,colcheia,semicolcheia,fusa,semifusa,tremifusa,contrassujeito,contrarresposta;pianíssimo,piano,forte,fortíssimo,staccato,ligado,legato;adágio,andante,presto,prestíssimo;concórdia,harmonia,uníssono,unissonância;(ciência da harmonia): harmonia,melografia,ritmopeia,contraponto,harmonômetro,metrônomo,sonômetro,tonômetro,música,melomania;compositor,harmonista,contrapontista,intéprete,virtuose,maestro,regente,concertista,solista,instrumentista.

Adjetivo

melódico,harmônico,acromático,cromático,diatônico,maior,menor,aumentado,diminuto,conceituoso,harmonioso,consono,consonante,uníssono,sinfônico,homófono,isófono,assoante,musicado,compassado,cadenciado,rítmico,cadencioso,diatônico,monorrítmico,polirrítmico,cromático,enarmônico,subgrave;compasso binário,compasso ternário,compasso quaternário;melodioso,módulo,modal,numeroso,canoro,canoroso,formoso,mavioso,angélico,de anjo,musical,músico,afinado,temperado,acordado,bem soante,doce,suave,meigo,terno,enternecedor,enamorado,sonoro,sonoroso,brando,melífluo,dulcífico,dulcíloquo,sonante,aflautado,abemolado;ameno,encantador,belo,mago,torneado,delicioso (causador de prazeres),delicado,mimoso,argentino,de prata,cristalino,mélico (poét.),privilegiado,desgarrado,dulcíssono,garganteado.

Verbo

ser harmonioso e soar bem no ouvido,arrebatar,comover,enlevar;harmonizar,afinar,temblar,temperar,entoar,modular,afrautar,consonar,bemolar,abemolar,melodiar,desnasalar,desnasalizar,sustenizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Azorrague

Substantivo

= zeribando,açoite,estafim (ant.),chambrié,manopla,habena,látego,rabicho de um cabo,chabuco (ant.),chicote,tagante,rebenque,flagelo,taca,chiqueirá,verdasca,vergalho,vergasta,guasca,correia,rabo de tatu,vara,pau,chibata,casca de vaca,rodício,roseta,vergueiro,instrumento de suplício,rebém,arrebém,relho,zaguncho,manguá,pingalim,piraí,bacalhau,ligeira,cipó;escarpes,grelha,cruz,cruz de S. André,cúleo,escúleo,aspa,leito de Procusto,poste,pelourinho,picota,falaca,ferrete,garfo,aziar,catasta,caluete ou calvete,polé,garrucha,estrapado,carda (ant.),cavalete,torniquete,potro,túnica molesta,cadafalso,patíbulo,forca,golilha,machado,segure (ant.),corda,baraço,guilhotina,luneta,cadeira elétrica,garrote,cárfia (entre os turcos),tronco,anjinhos,grilheta,suplício da roda;casa de correção;tambo (ant.),gemônias (hist.);báratro,rocha Tarpeia,alva dos padecentes,carocha,saltimbarca,sambenito,camisa de onze varas,palmatória = tira-teimas = férula = Santa Luzia,menina de cinco olhos,maria-vitória,santa-vitória;undecênviro,carcereiro,executor,carrasco,ministro da morte,saião,sagião (ant.),algoz,executor de alta justiça,punidor,exemplador,castigador e v.;lictor,carnífice (ant.),verdugo,degolador,descabeçador,crucificador,zurzidor e v.;justiceiro = quem ""faz justiça pelas próprias mãos"";justiçado,vítima,paciente,supliciado,forçado,calceta,galé,galeote,condenado às galés,grilheta;letra exicial;Gemônias,Gólgota,queimadouro;pregão vitatório.

Adjetivo

patibular.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção