Sua língua na Internet

 

fiar1 (fi.ar)

v.

1. Ser o fiador ou abonador de; ABONAR; AFIANÇAR [td. : Fiou o amigo na compra da casa: Eu fio sua aptidão para o cargo.]

2. Ter fé ou confiança em; CONFIAR [td. : Todos fiamos que o rapaz não volte ao vício.] [tr. + em : Fiava em tudo o que o marido dizia: fiar -se em Deus.]

3. Entregar (algo a alguém) sob confiança. [tdi. + a : Fiava todos os seus livros aos seus amigos.]

4. Vender fiado ou a crédito. [td. : Era um comerciante que não fiava nada.] [ti. + a : O dono da padaria só fia aos parentes.] [tdi. + a : Fiou ao vizinho alguns quilos de arroz.] [int. : Se ele fia, é porque confia.]

5. Deixar por conta do arbítrio; ARBITRAR [tdi. + a : Fiava sua vida aos caprichos do marido.]

6. Contar com. [tr. + em : Fiava completamente em seus pais.]

[F.: Do lat. *fidare por fídere 'fiar-se, confiar'. Hom./Par.: fio (fl.), fio (sm.); fieis (fl.), fiéis (a2g.sm.[pl.]).]

fiar2 (fi.ar)

1. Transformar (matéria têxtil ou filamentosa) em fio. [td. : fiar a lã.] [int. : Ela ainda fia, sabia?]

2. Urdir (tecido ou trama) com fios; TECER [td. : fiar um pulôver.]

3. Zool. Secretar ou produzir (fios). [td. : A aranha fia a substância com que tece a teia.] [int. : A larva do bicho-da-seda fia para formar o casulo.]

4. Fig. Urdir trama; ENGENDRAR; MAQUINAR [td. : Vivia de fiar intrigas e mexericos.]

5. Serrar (madeira etc.) no sentido longitudinal. [td. : Usou um serrote para fiar a prancha de ponta a ponta.]

6. Puxar (metais) à fieira. [td. : É preciso adelgaçar o metal para fiá -lo.]

[F.: Do lat. fílare 'fiar, entrelaçar' . Hom./Par.: Ver fiar1.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Plano

Substantivo

esquema,desenho,projeto,design,arquitetura,traçado,proposta,sugestão,resolução,opinião,alvitre,precaução;premeditação;tenção;sistema;organização;germe (causa);investigação,informação,coleta de dados,objetivação,esboço,traço,borrão,minuta,rascunho,esqueleto,arcabouço,carcaça,anteprojeto,bosquejo,compecilho,delineamento,cópia,prova,segunda prova,planilha,cronograma,fluxograma,revisão;programa,plataforma,prognóstico,prospecto,protocolo,cartaz,placard,ordem do dia,cardápio;papel,política (linha de conduta);método,recurso,previsão,probabilítica,estatística;invenção,incubação,elaboração,expediente,receita,fórmula,segredo,artifício,descoberta,estratégia,tática,dolos da guerra,ardil,estratagema;peça (decepção);alternativa,escapatória,mudança (substituição);trunfo,última cartada;medida,passo,golpe;acompanhamento,feed-back,retroalimentação,realimentação,adaptação;golpe de audácia,golpe de mestre,dama,rei,valete,cavalo de batalha,artilharia pesada,golpe de estado,golpe feliz,golpe ousado,golpe certeiro,jogo acertado,jogo atrevido,manobra bem inspirada,ideia luminosa;intriga,teia,cabala,mexerico,milongas,maranha,baralha,enredo,malhoada,trapalhada,tramoia,armadilha,arapuca,malha,malhada,meada,atrapalhada,cambolhada de grelos,onzenice,enliço,envoltas;trama,conciliábulo,conspiração,conluio,conchavo,conjura,conjuração,conspirata (fam.),urdidura,maquinação,urdume,entrecho,estratégico,estrategista,tracista,maquinador,planejador,projetador,projetista,arquiteto,arquitetor,empreiteiro,artista,promotor,organizador,conjurador,conspirante,conspirador,conjurado,mexeriqueiro,onzeneiro,intrigante.

Adjetivo

planejado e estratégico,tático,planejador e v.

Verbo

planear,planejar,desenhar,bosquejar,detalhar,formar,compor,imaginar,idear,idealizar,excogitar,fazer o plano de,fantasiar,esboçar,arquitetar,fabricar,confingir,maquinar,fraguar,forjar,forgicar,cunhar,artificiar,inventar,fingir,preparar,projetar,chocar,atentar,delinear,gizar,traçar,tramar,preconceber,premeditar,conchavar,preestabelecer,predeterminar;manobrar,engenhar um plano,engendrar um plano,tecer um plano,estabelecer um plano;deitar suas linhas,lançar suas linhas;sonhar,guisar,concertar,preconceber,preestabelecer,preparar um plano;amadurecer um plano;urdir,fiar,conjurar,minar,enliçar,enredar,mexericar,cabalar,conspirar,intrigar;pôr um rastilho,intrigar;sistematizar,organizar,arranjar;dirigir,amadurecer,mancomunar-se com,combinar com,estar de inteligência com.

Advérbio

em vias de preparação;em estudo,em apreço,sub-jove,na bigorna,no tapete,em incubação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fiança

Substantivo

fiadura,fiadoria,satisdação,garantia,abonação,abonamento,empenho,penhor,arras,segurança,garantia,aval,garantia de aval,obrigação,compromisso,debenture,hipoteca,sinal,seguro;depósito,caução,gage (ant.),refém,satisdação;promissória,crédito,ápoca;letra de câmbio,letra da terra;palavra (promessa);aceite,endosso,abono;fiador,responsável,garante,garantidor,abonador,respondente,avalista,caucionário,caucionante,segurador;fiador bastante,fiador idôneo;autenticação,verificação,autorização,certificado,registro;cópia autenticada,estampilha;recibo,quitação,resgate,liberação,ajuste de contas,amortizamento,liquidação,descarga;título,documento,instrumento,escritura,ato,papel,pergaminho,testamento,cédula de testamento,testamento de mão comum,codicilo,última vontade,fideicomisso;aluguel,arrendamento,aforamento,enfiteuse,anticrese.

Adjetivo

caucionado e v.;pignoratício,codicilar,fidejussório,fideicomissório,reversal.

Verbo

prestar fiança,dar fiador,satisdar,fazer caução,segurar,caucionar,penhorar,apenhorar,empenhorar,dar em penhor,pendurar,empenhar,pôr no prego,hipotecar;obrigar sua palavra,obrigar seu crédito;segurar com fiança,embuticar;deixar de seu penhor,depositar de seu penhor;segurar,servir de fiador,garantir,responder por,responsabilizar-se por,caucionar-se,fiar,penhorar,obrigar-se por;afiançar,uma dívida;endossar,aceitar,honrar;alugar,alquilar (ant.),subarrendar,arrendar,enfiteuticar,sublocar;tomar em arrendament,dar em arrendamento;aforar,afretar,emprestar sobre penhores;correr por conta de alguém.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Venda

Substantivo

vendição,redibição,vazão,saída,extração,consumo fornecimento,exportação,alienação,alienabilidade,vendibilidade;oferta;venda a retalho,venda por grosso,venda por atacado,venda a varejo;retrovendição;leilão,praça,hasta pública;vendedor,exportador,alheador,alienador,mercador;pregoeiro,leiloeiro;oferta (p.op. a procura).

Adjetivo

vendível,vendável,exportável,mercável,negociável;alheável,disponível,alienável,de grande procura.

Verbo

vender,pôr à venda,dispor de,alienar,alhear,impingir,reduzir a dinheiro;converter em metal sonante,negociar;redibir;oferecer,ofertar;comerciar,comercializar,disponibilizar,lançar,fornecer,colocar,distribuir;dar,deixar por;dispor de,levar ao mercado,colocar no mercado;exportar,efetuar a venda,regatar,mascatear,atavernar,arratelar,arrobar,revender,retrovender,vender à rasa;pôr em leilão,pôr em hasta pública;almoedar;pôr a preço,pôr em preço;fazer leilão,leiloar,entregar a quem mais der,deitar no leilão;pôr a laços,meter a laços;fazer veniaga de;pôr em praça,vender em praça;pracear,tirar alguém do lanço,chiscar = picar o lanço,cobrir o lanço a alguém,levantar o lanço,entregar o ramo,sub-hastar,vender às rebatinhas,fiar.

Advérbio

sob o martelo,ao correr do martelo,à venda,em hasta pública,em lanço,em leilão,a quem mais der;a prazo,à vista,a dinheiro,a prestação,fiado,financiado,no cartão,parcelado.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Crédito

Substantivo

confiança,fiança,fé,fieza,venda a crédito,confiança na solvabilidade;fidúcia,abono,alma do comércio;crédito público,crédito comercial,crédito agrícola,crédito industrial;carta de crédito,hipoteca,empenho,debênture,haver (p. op. a deve),capital flutuante;vale,duplicata,promissória,saldo,superavit;cartão de crédito,cartão de débito;caução,garantia,lastro,penhor;credor,prestamista,arrendador,credor hipotecário,usurário;banco,financeira,carteira,Cerasa.

Adjetivo

creditador,empenhado,dado a penhor,creditório,creditício.

Verbo

ter crédito,ser financiável,ter bom nome na praça;abrir conta-corrente,abrir crédito,creditar,acreditar;lançar no crédito,lançar na conta do haver;pôr na conta de;dar crédito,fiar,afiançar,parcelar,pendurar,debitar,creditar uma conta;lançar um artigo no débito,lançar um artigo no crédito,estar no desembolso de;ser credor de.

Advérbio

a crédito,fiado,financiado,parcelado;a prestação,no cartão;por conta de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção