Sua língua na Internet

 

(me.di.da)

sf.

1. Ação ou resultado de medir; MEDIÇÃO

2. Grandeza conhecida e determinada que se toma como base para a avaliação de outras grandezas do mesmo gênero (medida de capacidade).

3. Recipiente de grandeza determinada com que se medem grãos, farinhas, líquidos etc.

4. A quantidade contida nesse recipiente: Você vai usar duas medidas de açúcar e uma de farinha.

5. A grandeza calculável de qualquer objeto: Tomar a medida de um colarinho.

6. Postura contida e refletida em uma situação; COMEDIMENTO; MODERAÇÃO: Saber agir com medida.

7. Tudo o que pode servir para avaliar ou apreciar a qualidade ou importância de alguém ou algo; GRAU: Suas palavras deram-me a exata medida de seu desespero.

8. Ação que se faz para produzir ou evitar algo; DISPOSIÇÃO; PROVIDÊNCIA: A prefeitura tomou várias medidas para evitar novas enchentes.

9. Fig. Dimensão ou quantidade que serve como parâmetro de comparação; PADRÃO; REGRA: Guia-se por suas medidas.

10. Fig. Limite, termo: Ele já passou da medida, faça-o parar.

11. Fita ou tira que reproduz a altura de uma imagem santa: Ganhou uma medida do Senhor do Bonfim.

12. Tip. Fio que indica a altura exata da página.

13. Tip. Tamanho de página, coluna, ilustração etc., expressa ger. em cícero, paicas ou pontos tipográficos.

14. Jur. Meio us. judicialmente como prevenção (medida cautelar).

[F.: fem.substv. de medido. Ideia de 'medida', usar pref.2metr(o)- e suf. -metria e -metro]


À medida de
1 De acordo com, conforme, segundo: A remuneração será calculada à medida dos resultados obtidos.


À medida que
1 Enquanto, conforme, à proporção que: Á medida que lia, mais espantado ficava. [Indica que algo vai ocorrendo paralelamente a outra ação ou circunstância, ou como decorrência delas. Não confundir com Na medida em que, muitas vezes impr. us. com esta conotação.]


Em certa medida
1 De certo modo, até certo ponto: A reação indignada dele foi, em certa medida, justificável.


Em que medida
1 Até onde, até que ponto, em que proporção: Ainda não dá para saber em que medida esse escândalo vai afetar seu prestígio.


Encher as medidas
1 Ser suficiente, satisfazer totalmente: O show encheu as medidas, nada deixou a desejar.
2 Atingir ou superar o limite do suportável: Essa arrogância dele já me encheu as medidas.


Medida cautelar
1 Jur. Ato jurídico que garante preventivamente a manutenção de fato de uma situação, de um direito etc., até ato jurídico definitivo quanto à questão; medida preventiva.


Medida cominatória
1 Jur. Ato jurídico que obriga o cumprimento de ordem judicial, como a imposição de uma multa.


Medida de segurança
1 Jur. Ação jurídica que substitui ou complementa pena, com caráter mais defensivo do penalizado que punitivo, com base no potencial perigo que o comportamento deste representa para si (como internação, restrição de acesso a patrimônio etc.)
2 Ação ou providência que se toma, por cautela ou prudência, com o objetivo de garantir que não haja contratempos resultantes de imprevistos: Por medida de segurança, vamos levar um segundo pneu sobressalente.


Medida preventiva
1 Jur. Ver Medida cautelar.


Medida provisória
1 Jur. Pol. Ato com força de lei tomado pelo presidente da República para casos urgentes e relevantes, com vigência imediata e provisória, com prazo para ser submetido ao Congresso Nacional para que o converta em lei ou o rejeite. [Abrev.: MP.]


Na medida em que
1 Na mesma proporção em que, na mesma medida em que: Na medida em que você estudar, suas notas vão melhorar. [Muitas vezes impr. us. com a conotação de À medida que.]


Não ser de meias medidas
1 Ser enérgico ao decidir, não hesitar em ir até o fim em algo.


Não ter meia medida
1 Não ter moderação ou comedimento, ser radical.


Por medida de
1 Por razões de, por motivo de: Por medida de segurança, coloque o cinto. [Tb. apenas por.]


Sob medida
1 Cortado, costurado, confeccionado de acordo com medidas tiradas especificamente do cliente a que se destina (diz-se de roupa, calçado, etc.).
2 P.ext. Fig. Perfeitamente adequado (a uma situação, como solução de um problema ou uma dificuldade etc.).

Explore seu vocabulário com o Aulete

Grau

Substantivo

grado,padrão,calibrador,altura,elevação,potência,expoente,ápice,amplitude,espaço,âmbito,extensão,fundura,calibre,passo,gradação,proporção,craveira,cunho,alcance,esfera,ordem,bitola,medida,remate;ponto;marca,furo,escopo,termo;intensidade,agudeza,aperto,rigor,força,plenitude,eficiência,grandeza,apogeu,auge;quantidade,sensível.

Adjetivo

comparativo,gradual,gradativo,progressivo,proporcional.

Verbo

Advérbio

comparativamente,comparativamente & adj.;pouco a pouco,palmo a palmo,gota a gota,aos pouquinhos,às pinguinhas,pinga por pinga,um a um,à formiga,por graus,de grau em grau,gradativamente,de degrau em degrau,dentro dos limites,em certo grau,até certo ponto,às avançadas,aos pedaços,a prestação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Regularidade

Substantivo

normalidade,harmonia,regra,proporção,eutaxia,ordem,medida,compasso,ritmo,batuta,proporcionalidade,precisão de relógio,constância,pontualidade,rigorosidade,uniformidade,exatidão;método,observância;atenção,rotina,rotineira,uso,usança,costume,ramerrão,chavão,mesmice,obviedade;fórmula,lei,nomia,chapa,código,palavras rituais,preceito,praxe,estilo,formalidade,dídia,pragmática,ritual,regimento,roteiro;ditame,analogia,caso análogo,nota tônica,padrão,paradigma,modelo,calibrador,exemplo,precedente,molde,protótipo;princípio,conformidade,teorema,axioma,provérbio,norma,teor,esteira,bitola,craveira,natureza,postulado,ordem das coisas;condição normal,condição ordinária;lei procustiana,lei dos medas e dos persas,princípios basilares,preceituário.

Adjetivo

regular,uniforme,corriqueiro,costumeiro,cediço,habitual,usual,banal,comum,óbvio,ordinário,trivial,usitado,vulgar,constante,proporcional,harmônico,normal,normativo,inalterável,imutável,imudável,permanente,eterno,sacrossanto,sagrado,metódico,sistemático,moente e corrente,pautado,consagrado pela lei e pelo uso,geralmente recebido,uniformemente admitido.

Verbo

Advérbio

regularmente,uniformemente,corriaqueiramente,costumeiramente,habitualmente,usualmente,comumente,ordinariamente,ordinariamente & adj.;a preceito,com todas regras,por via de regra,sempre assim,como é de praxe,sem exceção,em voga.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Número

Substantivo

símbolo,algarismo,cifra,cifrão;número inteiro,número fracionário,número redondo,número decimal,número comensurável,número incomensurável,dígito,mônada,fórmula,função,série,parcela,soma,somatório,resto,excesso,diferença,minuendo,diminuendo,subtraendo,diminuidor,produto,resultado;produto parcial,produto total;multiplicando,multiplicador,fator,coeficiente,dividendo,divisor,quociente,resto,submúltiplo;parte,alíquota,fração,número misto,numerador,denominador,decimal;dízima periódica simples,dízima periódica composta;medida,unidade de;número primo,número múltiplo,número par,número ímpar,nones ou nunes;parnão,arranjo,permutação,combinação,sinal somatório;razão ou relação;razão por diferença,razão por quociente,proporção;razão aritmética,geométrica;potência,expoente,base,quadrado,cubo;raiz quadrada,raiz cúbica,radical,índice,logaritmo,cologaritmo,antilogaritmo,módulo,equação,termo,coeficiente,raiz,parâmetro,abscissa,ordenada;matriz,determinante;cálculo diferencial,cálculo integral,cálculo infinitesimal;limite,derivada,método das fluxões.

Adjetivo

numeral,numerativo,arábico,romano,complementar,suplementar,divisível,divíduo,numérico,numerativo,dimidiato,aliquota,aliquanta,primo,equimúltiplo,múltiplo,submúltiplo,fracionário,divisional,mensurável,imensurável,comensurável,proporcional,exponencial,diferencial,fluxionário,integral;complexo,incomplexo;positivo,negativo,nulo,racional,irracional,real,imaginário,impossível,infinito.

Verbo

Advérbio

proporcionalmente,numericamente,racionalmente,calculadamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Numero Deo impare gaudet.

Conjunção

Melodia

Substantivo

harmonia,ritmo,andamento,sonância,maviosidade,orquestra,suavidade,concordância,concerto,consonância,concento,sinfonia,compasso,medida,rima (poesia),melifluidade,doçura,sonoridade,harpa-eólia,timbre,metal,acento,toada,entoação,entoamento,tonalidade,tom,semitom,conjuntivo,homofonia,enarmonia,eufonia,assonância,escala,gama,mensura,diapasão,lamiré;escala diatônica,escala cromática,escala maior,escala menor (harmônica e melódica),enarmônica,octacordo,chave,corda,batuta;tônica,supertônica,mediante,subdominante,dominante,superdominante,sensível modulação,som,intervalo,acorde,clave (de sol, de fá, de dó),arpejo,harpejo,trinado,número,temperamento,afinação,síncope,síncopa,preparação,suspensão;pentagrama,pauta,espaço,intervalo,apótomo,tempo,segundo,divisão de compasso,pausa,fermata,apogiatura,apojatura,appogiato,appogiatura,semidítono,semidiapasão,nota musical,notação,mocha (ant.),sustenido,dobrado sustenido,bemol,dobrado bemol,bequadro;figura,breve,semibreve,mínima,semínima,colcheia,semicolcheia,fusa,semifusa,tremifusa,contrassujeito,contrarresposta;pianíssimo,piano,forte,fortíssimo,staccato,ligado,legato;adágio,andante,presto,prestíssimo;concórdia,harmonia,uníssono,unissonância;(ciência da harmonia): harmonia,melografia,ritmopeia,contraponto,harmonômetro,metrônomo,sonômetro,tonômetro,música,melomania;compositor,harmonista,contrapontista,intéprete,virtuose,maestro,regente,concertista,solista,instrumentista.

Adjetivo

melódico,harmônico,acromático,cromático,diatônico,maior,menor,aumentado,diminuto,conceituoso,harmonioso,consono,consonante,uníssono,sinfônico,homófono,isófono,assoante,musicado,compassado,cadenciado,rítmico,cadencioso,diatônico,monorrítmico,polirrítmico,cromático,enarmônico,subgrave;compasso binário,compasso ternário,compasso quaternário;melodioso,módulo,modal,numeroso,canoro,canoroso,formoso,mavioso,angélico,de anjo,musical,músico,afinado,temperado,acordado,bem soante,doce,suave,meigo,terno,enternecedor,enamorado,sonoro,sonoroso,brando,melífluo,dulcífico,dulcíloquo,sonante,aflautado,abemolado;ameno,encantador,belo,mago,torneado,delicioso (causador de prazeres),delicado,mimoso,argentino,de prata,cristalino,mélico (poét.),privilegiado,desgarrado,dulcíssono,garganteado.

Verbo

ser harmonioso e soar bem no ouvido,arrebatar,comover,enlevar;harmonizar,afinar,temblar,temperar,entoar,modular,afrautar,consonar,bemolar,abemolar,melodiar,desnasalar,desnasalizar,sustenizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Poesia

Substantivo

a gaia ciência,a língua harmoniosa do espírito,tuba poética,Musas,camenas (poét.);Calíope,Parnaso,Hélicon,Piérides,Egéria,fonte piéria,florais;versificação,rítmica,prosódia,ortometria,hinologia,harmonia,assonia,assonância;poemeto,poema,monômetro,monóstrofe,rapsódia,poema épico,poema heroico,epopeia,epítase,carne,ode;ode pindárica,ode sagrada,ode moral,ode filosófica,ode sáfica;epinício,idílio,poesia lírica,invitatório,écloga,pastoral,pastorela,bucólica,ditirambo,anacreôntica,soneto,soneto com estrambote,sonetilho,rondó,rondeau,madrigal,cançoneta,recitativo,monódia,elegia,elegíada,hino,canção,balada,cântico,fados,modinhas,trova,quadrinha,lundu,seguidilha,redondilhas;lamentação,epitáfio,copla,nênia,solau,epicédio,cantata,gênero pastoril,vilancete,vilancico,poesia anacreôntica,piscatória,esparsa,epitalâmio,canto genetlíaco,acróstico,silva,mote,glosa,improviso,improvisata,estrambote,quinteto,quintilha,sextina,sextilha,setilha,septena,nona,tetrástico,monóstrofe,centão,silo,sátira,antissátira,sirvente ou sirventesca,paródia,epigrama = monóstico,hemistíquio,estribilho,refrão,verso intercalar;veros ad unguem;poesia dramática,poesia lírica;ópera,zarzuela,antologia,disjecti membra poetæ,música;invocação,invocatória,invitatória,versaria,versalhada;verso leonino,verso errado,verso destemperado,verso manco,verso anódino,verso octonado,verso de pé quebrado,verso feito à candeia,verso feito ao sabor e no estilo das trovas populares;ceráunio;versaria exótica,versaria torcida,versaria alambicada;canto,dístico,verso,linha,quadra,terceto,quarteto,quinteto,quintilha,estrofe,estância,antiestrofe,rima,rima soante,rima rica,cadência,ritmo,pé,medida,metro,métrica,rípio,acento,acentuação;antepasto,anapesto,dímetro,antibáquio,anfíbraco,anfímaco,dáctilo,espondeu,troqueu,coreu,jambo,molosso,falêucio ou falécio,hexâmetro,tetrâmetro,pentâmetro,heptâmetro,galiâmbico,coriambo,baquio,braquissílabo,pirríquio,alexandrino,verso de arte maior,verso menor,pé dáctilo,pé espondeu e tribreve,tríbraco,palimbaquio;elegia;verso elegíaco,poesia (elegíaca e adj.);poeta,laureado,filho das Musas,filho de Apolo,cantor,bardo,trovador,trovista,rapsodo,rapsodista,aedo (ant.),cíclico,menestrel,coplista,lírico,seresteiro,improvisador,repentista,rimador,cisne,favorito das Musas,versificador,sonetista,glosador,metrificador,silógrafo,hinista,hinólogo,hinógrafo,elegiógrafo,cancionista,epigramatista,ecloguista;cultor das Musas,poetismo,Musas,as nove irmãs,Horácio,o venusino;Homero;poetastro,poetaço,semipoeta,quase poeta,poeta de assobio,rimador sem estro,versejador,soneteiro,poeta de água doce,poeta bordalengo,versista,metrômano,genus irritabile vatum = a raça irritadiça dos poetas;licença,liberdade poética;mania metrificadora,metrorreia,metromania,lira,inspiração,entusiasmo poético;estro,gênio poético;plectro,egéria,Odeon.

Adjetivo

poético,lírico,melodioso,harmonioso,doce,ritmado,cadenciado,épico,ditirâmbico,aônio,cataléctico,elegíaco,jâmbico,espondaico,trocaico,trilongo,trímetro,anapéstico,amebeu,proceleusmático,sáfico,pindárico,versífico,tetrástico,dactílico,alcaico,adônico,anacíclico,glicônico,hínico,heptassílabo,hendecassílabo,asclepiadeu,falécio,falêucio,heroico,heroicômico,madrigalesco,metrômano,metroníaco,portalira,monométrico,monóstrofo,trilongo,anacíclico,esdrúxulo,dactílico,monóstico,monorrimo,monorrítmico,escoico,piério,homérico,camoniano,pindárico.

Verbo

poetar,poetizar,versejar,versificar,versar;compor versos,escrever versos;epigramatizar,madrigalizar;escandar,escandir versos;sonetar,sonetear,tercetar,fazer belas rimas,subir ao Parnaso,rimar,trovar,aconsoantar;tanger a lira,dedilhar a lira;coprar,coprejar,decantar,celebrar,cantar,glosar um mote,metrificar;estar atacado de metromania,pindarizar,parodiar,rimar alhos com bugalhos,espojar-se pela poesia,rimar invita Minerva,fazer versos sem metrificação.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Plano

Substantivo

esquema,desenho,projeto,design,arquitetura,traçado,proposta,sugestão,resolução,opinião,alvitre,precaução;premeditação;tenção;sistema;organização;germe (causa);investigação,informação,coleta de dados,objetivação,esboço,traço,borrão,minuta,rascunho,esqueleto,arcabouço,carcaça,anteprojeto,bosquejo,compecilho,delineamento,cópia,prova,segunda prova,planilha,cronograma,fluxograma,revisão;programa,plataforma,prognóstico,prospecto,protocolo,cartaz,placard,ordem do dia,cardápio;papel,política (linha de conduta);método,recurso,previsão,probabilítica,estatística;invenção,incubação,elaboração,expediente,receita,fórmula,segredo,artifício,descoberta,estratégia,tática,dolos da guerra,ardil,estratagema;peça (decepção);alternativa,escapatória,mudança (substituição);trunfo,última cartada;medida,passo,golpe;acompanhamento,feed-back,retroalimentação,realimentação,adaptação;golpe de audácia,golpe de mestre,dama,rei,valete,cavalo de batalha,artilharia pesada,golpe de estado,golpe feliz,golpe ousado,golpe certeiro,jogo acertado,jogo atrevido,manobra bem inspirada,ideia luminosa;intriga,teia,cabala,mexerico,milongas,maranha,baralha,enredo,malhoada,trapalhada,tramoia,armadilha,arapuca,malha,malhada,meada,atrapalhada,cambolhada de grelos,onzenice,enliço,envoltas;trama,conciliábulo,conspiração,conluio,conchavo,conjura,conjuração,conspirata (fam.),urdidura,maquinação,urdume,entrecho,estratégico,estrategista,tracista,maquinador,planejador,projetador,projetista,arquiteto,arquitetor,empreiteiro,artista,promotor,organizador,conjurador,conspirante,conspirador,conjurado,mexeriqueiro,onzeneiro,intrigante.

Adjetivo

planejado e estratégico,tático,planejador e v.

Verbo

planear,planejar,desenhar,bosquejar,detalhar,formar,compor,imaginar,idear,idealizar,excogitar,fazer o plano de,fantasiar,esboçar,arquitetar,fabricar,confingir,maquinar,fraguar,forjar,forgicar,cunhar,artificiar,inventar,fingir,preparar,projetar,chocar,atentar,delinear,gizar,traçar,tramar,preconceber,premeditar,conchavar,preestabelecer,predeterminar;manobrar,engenhar um plano,engendrar um plano,tecer um plano,estabelecer um plano;deitar suas linhas,lançar suas linhas;sonhar,guisar,concertar,preconceber,preestabelecer,preparar um plano;amadurecer um plano;urdir,fiar,conjurar,minar,enliçar,enredar,mexericar,cabalar,conspirar,intrigar;pôr um rastilho,intrigar;sistematizar,organizar,arranjar;dirigir,amadurecer,mancomunar-se com,combinar com,estar de inteligência com.

Advérbio

em vias de preparação;em estudo,em apreço,sub-jove,na bigorna,no tapete,em incubação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Medida

Substantivo

medição,comensurabilidade,mensura (p. us.),comparação,meças,avaliação,avaliamento,louvação,apreciação,estimativa,cálculo,orçamento,cômputo,suputação,cordeação,numeração;arqueação,arqueamento,estatística,censo,recenseio,recenseamento,demografia,cadastro,cadastragem,quilometragem,cubagem,pesagem,afilamento,aferição,aferimento,aritmologia,estatmética = uso de pesos e medidas;metrologia,metrografia,sistema métrico decimal,estereometria,pesos,medidas,escala,jarda,bitola,padrão,calibrador,arquétipo,craveira,estalão,darmadeira,escantilhão,petipé,régua,cadeia,decâmetro,metro,vara,teiga,compasso,bússola,medidas de capacidade,estere;padrão,unidade,metro,decímetro,centímetro cúbico;alqueire,canada,litro,almude,côngio (ant.),índice;medidas agrárias,hectare,adival,arpente (ant.),alqueire = aguilhada,saca,courela (ant.),geira;escala,graduação,nônio,vernier,paquímetro,calibre,micrômetro (pequenez);anemômetro,dinamômetro,termômetro,barômetro,gônio (244),pirômetro,estádia,párea;marco divisório (limite);balança (peso);coordenadas terrestres,coordenadas celestes,coordenadas equatoriais,coordenadas polares,geográficas,coordenadas cartesianas;ordenada,abscissa,latitude,longitude,ascensão,declinação,altura,distância zenital,altitude,azímute;geometria,estereometria,astrometria,hipsometria,gromática = agrimensura,agrimecoordenadas nsão,geodesia,longimetria,ortometria,altimetria;armila,esfera armilar,astrolábio;agrimensor,geômetra,engenheiro topográfico,topógrafo,engenheiro,medidor,aquinhoador,abalizador,afilador,aferidor,aquilatador,avaliador,lotador,varador.

Adjetivo

métrico,mensurável,comensurável,geodésico,estimativo,apreciável,computável,medível,dimensível,agrimensório,topográfico,cadastral.

Verbo

medir,mensurar,avaliar,fazer orçar,balizar,esmar,apodar,contar,cotar,dimensionar,reastrear,rasar,calcular,lotar;computar pela estimativa,computar pelo grosso;quilometrar,suputar (ant.),coletar,taxar,agrimensar,cordear,alqueirar,apreciar,estimar;avaliar a esmo,avaliar a olho;ateigar,comensurar,varejar = varear,pesar,arrobar,lançar na balança,arromanar,quilatar,aquilatar,aplicar o compasso,arquear,cubiçar,cubar,sondar,maquiar,almudar,calibrar,tomar a média;graduar,aferir,afilar,recensear,cadastrar,fazer o cadastro,parear.

Advérbio

a granel,sem conta nem peso,a lota,por estimativa,a olho,a esmo,à orça;mathematicis racionibus = segundo os cálculos matemáticos;por cálculo aproximado,em número redondo,aproximadamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção