Sua língua na Internet

 

(mas.sa)

sf.

1. Porção de material sólido ou pastoso, ger. para determinado fim (massa de porcelana)

2. Concentração de uma substância, que forma um conjunto unificado: "... a cabeça no regaço do cadáver, que mantinha nas mãos a massa dos seus cabelos de ouro..." (João do Rio, História de gente alegre))

3. Cons. Material pastoso, quando fresco, feito a partir de cimento, areia e água, us. para dar aderência e revestimento a construções; ARGAMASSA

4. Fig. Grupo numeroso de pessoas; MULTIDÃO: A massa se concentrou na entrada do estádio

5. Cul. Material pastoso e maleável, quando cru, feito à base de farinha e algum líquido (água, leite etc.), us. na confecção de salgados, bolos etc. (massa foliada)

6. Cul. Alimento (p.ex., macarrão, lasanha) feito com massa (rodízio de massas)

7. Fís. Quantidade de matéria que constitui um corpo, medida em quilogramas [Símb.: m]

8. Gír. Dinheiro: "...Hoje é o fato positivo, o dinheiro, o dinheiro! O bago! A massa! A rica massinha da nossa alma, menino!..." (Eça de Queirós, Os Maias))

interj.

9. MG N.E. Muito bom

[F.: Do gr. maza pelo lat. massa]


Desmanchar a massa do sangue
1 SP Pop. Adoecer de lepra.


Em massa
1 Em grande número, na totalidade ou quase totalidade; formando grupo que se comporta de modo coeso; maciçamente: Os alunos compareceram em massa ao debate. O público, em massa, reagiu contra o aumento dos preços.


Estar na massa do sangue
1 Lus. Fig. Fazer parte do modo de ser de alguém, da natureza da pessoa; ser (tipo de comportamento, tendência, disposição, etc.) característico de alguém; estar (conhecimento, hábito ou outra característica adquirida) inteiramente assimilado, incorporado de modo profundo. [No Brasil diz-se Estar no sangue.]


Massa acústica
1 Fís. Fator de resistência do ar à propagação de perturbação sonora; inertância.


Massa atômica
1 Fís.-quím. Massa de um átomo medida em função da massa padrão de 1/12 da massa de um átomo do carbono 12. [Tb., imprecisamente, peso atômico.]


Massa cinzenta
1 Bras. O cérebro.
2 Inteligência.


Massa comum
1 Jur. Conjunto dos bens de mais de uma pessoa, sem distinção de pertinência.


Massa corrida
1 Cons. Massa que tem como base o gesso, ou similar, aplicada sobre uma superfície para dar-lhe um acabamento plano e liso antes de ser pintada.


Massa crítica
1 Fís. Nucl. Quantidade mínima de material físsil de certa substância, suficiente para que se mantenha uma reação nuclear em cadeia.
2 Fig. Quantidade mínima necessária de algo para que se possa obter a partir dele determinados resultados.


Massa de vidraceiro
1 Massa à base de alvaiade, us. para fixar vidros em sua moldura de suporte (em janelas, p.ex.).


Massa em repouso
1 Fís. Massa de um corpo em repouso medida dentro do sistema de referência no qual está em repouso.


Massa específica
1 Fís. Para cada corpo ou substância, a massa da unidade de volume desse corpo ou substância.


Massa falida
1 Jur. A situação jurídica da totalidade de bens, créditos, dívidas etc. de um negócio, empresa, pessoa etc. cuja falência foi declarada.


Massa folhada
1 Cul. Massa que se abre com o rolo em camadas dobradas, intercaladas com manteiga, que depois de assada se apresenta como camadas de folhas bem finas, us. no preparo de biscoitos, doces etc.


Massa gravitacional
1 Fís. A massa de um corpo sob a ação da gravidade, medida pelo quociente do módulo de seu peso pelo módulo da aceleração da gravidade.


Massa grossa
1 Argamassa para emboçar parede, teto etc; cafelo.


Massa inercial
1 Fís. Massa de um corpo a partir da segunda lei de Newton, pela qual a resultante de todas as forças aplicadas num corpo num certo momento é igual ao produto de sua massa pela sua aceleração.


Massa molecular
1 Fís.-quím. Soma das massas atômicas de todos os átomos componentes de uma molécula, tendo, portanto, como unidade, 1/12 da massa atômica do carbono 12. [Tb., impropriamente, peso molecular.]


Massa podre
1 Cul. Bras. Tipo de massa que se quebra e esfarela com facilidade, us. em tortas, empadas etc.


Massa puba
1 Cul. N. N.E. A que se faz com a mandioca cevada (ver cevar [7]). [Tb. apenas puba.]


Massa tenra
1 Cul. Lus. Massa aberta e muito afinada com rolo, us. como invólucro de pastéis.


Massa volumar
1 Fís. Ver Massa específica.


Massa volumétrica
1 Fís. Ver Massa específica.


Ter (algo) na massa do sangue
1 Lus. Fig Caracterizar-se alguém por (certo comportamento, tendência, modo de pensar, etc.).
2 Ter grande familiaridade ou forte afinidade com (algo); ser profundo conhecedor de (um assunto, uma atividade, etc.).

Explore seu vocabulário com o Aulete

Grandeza

Substantivo

quantia,quantidade,magnitude,magnificência,pujança,tamanho,abundância,fartura,profusão,munificência;multidão;imanidade,imensidão,imensidade,vasteza,vastidão,amplidão,enormidade,imensurabilidade,imensurabilidade & adj.;fundura,profundidade,infinito;poder,força,intensidade,agudeza,plenitude,esplendor,importância;graveza,gravidade,incredibilidade,o máximo,mundos e fundos,coisas e lousas,montes de ouro,reunião;o grau de,grande quantidade,roda,rima,montão,parga,pilha,pecúlio,mole,volume,peso,extensão,mundo,montanha,massa,abalada,rosário,saraivada,carrada de,tarraçada,monte,cabazada,moroiço,taco,número,acervo,enchente,fardo,amontoado,cheia,dilúvio,rosal,rol,rolo,pacote,série,estoque;embrulho,remessa,ruma,pratalhaz,carregação,carregamento,arroba,alqueire,tonelada,quilômetro,uns bons pares de;sudário,estendal,monturo,quadrilha.

Adjetivo

grande,palmar,maior;considerável,alenado,avultado,vultoso,crescido,graúdo,quantioso,acima do par,volumoso;amplo,largo,lato,tanto,vasto,rasgado,abundante;cheio,pleno,plenário,forte,intenso,são,pesado,completo,profundo,alto,assinalado,incontestável,inacabável;sonoroso,clangoroso,escandaloso,estrepitoso,retumbante,ruidoso;muitos;imenso,desabalado,enorme,urca ou urco,extremo,desordenado,tremendo,abracadabrante,excessivo,extravagante,imane,fantástico,monstruoso,grandíssimo,fero;grandioso,esmensurado,monumental,descomunal,colossal,estupendo,prodigioso,surpreendente;inarrável,inenarrável,incrível,inimaginável,incalculável,maravilhoso;descabelado,formidável,formidante (poét.),renhido,encarniçado,sobrenumerável,infinito,irrestrito,ilimitado;fabuloso,inaudito,terrível,importante;impressionante,imponente,respeitável,valioso,decisivo,de exceção,numeroso,absoluto,positivo,decidido,inequívoco,essencial,perfeito,acabado,notável;digno de nota,digno de menção;subido,extraordinário,transordinário,inapreciável,gordo,pingue,grosso,ingênito,desmedido,descomedido,desmarcado,descompassado,desmesurado,infrene,sobre-humano,interminável,tantíssimo,sobrenatural,fidagal,entranhado,mortal;gigantesco,despropositado,fora do comum,ciclópico,agudo,tremendo,formidando,horrendo,ideal,insuportável,inadmissível,indeclarável,inextirpável,inextinguível,invencível,invejável,mirabolante,dantesco,sem precedentes,penoso,doloroso,desenvolvido,extenso,vasto,não acanhado,refinado,de marca,de marca G,de marca maior,maior da marca,fenomenal,peregrino,invulgar,quantitativo.

Verbo

ser (grande & adj.);transcender,não conhecer limites,estar à prova de fogo,aumentar;ocupar uma grande área,pulular,fervilhar;avultar,dilatar-se;ir longe,perder-se de vista,esfervilhar aos centos,revestir proporções assombrosas.

Advérbio

grandemente,grandemente & adj.;muito,muitíssimo;exatamente;decididamente,inequivocamente,irrefragavelmente,matematicamente,fatalmente,pura e simplesmente,solidamente,seriamente,essencialmente,visceralmente,fundamentalmente,radicalmente,pronunciadamente,sensivelmente;plenamente,inteiramente,integralmente,absolutamente,redondamente,totalmente,ricamente,completamente;abundantemente;largamente;grandemente,sobremodo,sobremaneira,deveras,muito,bastante,intensamente,altamente,enormemente,supinamente,piramidalmente,nimiamente,sobradamente,sobejamente,incalculavelmente,vivamente,em alta escala;maximamente,exaustivamente,até a ponta dos cabelos,até mais não poder,em assombrosa quantidade,em barda,às braçadas;em subido grau,em sumo grau;até a medula dos ossos,no cúmulo,no auge,no apogeu,no zênite,em toda a plenitude,até os olhos,até as orelhas,a morrer,até mais não (seguido de um verbo no infinito);poderosamente,preeminentemente,desmesuradamente,sumamente,superlativamente,superiormente;infinitamente,ilimitadamente,em toda a extensão da palavra;particularmente,especialmente,singularmente,curiosamente,ordinariamente,comumente,notavelmente,assinaladamente,principalmente,enfaticamente,egregiamente,vantajosamente,admiravelmente,estupendamente,de maneira toda especial,a olhos vistos;peculiarmente,anomalamente,escandalosamente,anormalmente,grotescamente,fantasticamente,prodigiosamente,abusivamente,exclusivamente,excetuadamente;violentamente,agressivamente,imoderadamente,furiosamente;desesperadamente,loucamente,endiabradamente,caprichosamente,estrondosamente,veementemente,fanaticamente,desenfreadamente;tibericamente,iradamente,raivosamente,colericamente,despoticamente,atramente,descabeladamente,obstinadamente;penosamente,tristemente,amargamente,cruelmente,desgraçadamente,lamentavelmente,lamentosamente,horrivelmente,lugubremente,pobremente,plangentemente,clamorosamente,funereamente,melancolicamente,tetricamente,sombriamente,lutuosamente;mortificantemente;otimamente,deliciosamente,festivamente,solenemente,exultantemente,alegremente,gostosamente,prazenteiramente,deleitosamente,gratamente;feericamente,satisfatoriamente,encantadoramente,ledamente,jubilosamente,sorridentemente;diabolicamente,nocivamente,perversamente,infernalmente,satanicamente,zangadamente,endemoninhadamente,perniciosamente,truculentamente,desumanamente,despoticamente,ferozmente,iniquamente,maldosamente,impiedosamente,sadicamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Todo

Substantivo

totalidade,conjunto,íntegra,somatório,integridade,total,inteireza,plenitude,completude,ensemble,coletividade,universalidade,unidade;completamento,todo,tudo,um,a unidade,agregado,complexo,o grosso,o montante,soma,bolo,tout ensemble,comprimento e largura,o alfa e o ômega,massa,corpo,compages,tronco,esqueleto,armação,ossada,ossatura,arcabouço,estrutura;a parte maior,a parte principal,a parte mais favorecida;parte essencial;a parte do leão,o melhor bocado,o comprido e o curto.

Adjetivo

todo,total,íntegro,integral,inteiro,global,completo;um,uno,inquebrado,indiviso,impartilhado,inconsútil,inteiriço,monóxilo,imutilado,incoarctado,irrepartido,irrestrito,indissolvido,indiluto,indestruído,inconsunto,perfeito;impartilhável,indivisível,inconsuntível,inconsumível,irrepartível,infrangível,inquebrável,inseparável,insé(c)til,que se não divide,indecomponível,indissolúvel.

Verbo

formar em um todo,constituir em um todo,reunir em um todo;integrar,integralizar,arredondar,completar,complementar,repletar,inteirar,inteiriçar,adunar,aunar (ant.),incorporar,unificar,tornar uno e indivisível,amontoar,coacervar,agregar,reunir;totalizar.

Advérbio

totalmente.;inteiramente,integralmente,completamente;em cheio,em grosso,englobadamente,por atacado,por grosso,por encheio,por junto,em globo,em bloco,em massa,em peso,de altamala,na totalidade,in-extenso,por extenso,en bloc,de monte a monte,na íntegra,in integrum,por inteiro;sem lhe faltar um jota,sem lhe faltar um til;de alto a baixo,dos pés à cabeça,de lés a lés,de fio a pavio,de cabo a rabo,de alfa a ômega.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Concavidade

Substantivo

depressão,afundamento,curvatura,recuo,retraimento,entresseio,vácuo,cavidade,baixada,bolsão,cavado,reentrância,massa,seio,ângulo reentrante;cova,covinha,fossa,chanfro,chanfradura,encavo,côncavo,nicho,recorte,recorte dentado,entalho,intaglio,talisca (fenda),goivado,goivadura,cova = escavação,buraco,búrica,desatêrro,mina,mineira,alvado,mossa,lacuna,tórax = arca do peito,sulco,escaravalho,caveto,alma do padeiro,cova do ladrão,croca,pelve,pélvis;copo,xícara,chávena,bacia,cálice,escudela,cratera,poncheira,alvéolo,(receptáculo),funil,infundíbulo;vale,convales,valeiro,valejo,bacia,clareira,caverna,subterrâneo,bocaina,cava,socava,enseada,anco,angra,baía,furna,gruta,lapa,caverna,antro,hipogeu,recôncavo,beco sem saída,cul de sac,solapa,nicho,arco,golfo,glifo,barroca,barranco.

Adjetivo

côncavo,deprimido e v.;,que recua,oco,vazio,cavo,covo,cavernoso,esponjoso,poroso,celular,unilocular,olhento,alveolar,orbitário,pélvico,infundibular,infundibuliforme,celuliforme,crateriforme,campaniforme,campanulado,abobadado,oculado,reentrante,escavado,chanfrado.

Verbo

ser (côncavo e adj.);afunilar-se,deprimir,abaixar,arquear,abobadar,chanfrar,escavar,ablaquear,ablaquecer,socavar,solapar,esgaivar,esburacar,esfuracar,furacar,ocar,cavoucar,concavar,minar,aprofundar,cavar,recavar,desaterrar,desbarrancar,abrir,encaldeirar,goivar,vazar,recortar,amolgar,alcantilar,amossegar,amorsegar,desentulhar,perfurar (abrir),desfundar,enfunilar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Matéria

Substantivo

materialidade,materialização,materialismo,corporeidade,corporalidade,substancialidade,carne,corpo e sangue,plenum,condição física;impermeabilidade,tangibilidade,visibilidade,palpabilidade,audibilidade;tudo que tem corpo e forma,corpo,substância;matéria bruta,matéria-prima;massa,molécula,átomo,próton,partícula,antipartícula,antimatéria,bóson,méson,quark,elétron,préon,píon,glúon,eta,léptron,múon,hádron,material,essência;acelerador de partículas,cíclotron;quintessência,elemento,princípios,parênquima,substratum,hilo,hilogenia,corpus pabulum,corporatura,organização,compleição;(ciência da matéria): física,astrofísica,física nuclear,química,somática,somatologia,filosofia natural,filosofia experimental,ciências físicas,filosofia positiva,fisicismo,materialismo,substancialismo,darwinismo,transformismo,materialista,materialão (depr.),darwinista,físico,transformista;objeto,artigo,coisa,algo,fazenda,cabedal.

Adjetivo

material,concreto,corpóreo,corporal,físico,somático,somatoscópico,visível,extensível,ponderável,sensível,palpável,tangível,pesado,tátil,substancial,objetivo,inespiritual,assexo,assexual,assexuado,materialista,darwinista,materializador e v.;materializante e v.;mundano,mundanário,mundanal.

Verbo

ser (material e adj.);ter corpo e forma,ocupar lugar no espaço,materializar,substantificar,dar forma concreta a,concretizar,objetivar,palpabilizar,corporizar,corporificar,corporalizar,substancializar,encarnar,humanar,humanizar,transumanar,tornar carne,tornar forma humana.

Advérbio

materialmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gravidade

Substantivo

gravitação,atração universal,quintalada,peso,pesadume,pesadumbre,carregação,carregamento,peso específico,peso absoluto,peso relativo,densidade,ponderabilidade,atratividade,pressão;lei de Newton;massa,tara,arrecova,carga,ônus,fardo,fardete,bagagem,fardelagem,madeiro,trambolho,sobrecarga,sobrepeso,cruz,contrapeso,chumbo,lastro,lastração,pesagem;ponderação,preponderação;medidas de peso: tonelada,quintal,arroba,libra,quilo,arrátel,onça,marco,sêxtulo,oitava,escrópulo,grama,manjelim,quilate;balança,pesadora,romana;(ciência da gravidade): estática,barologia,barimetria.

Adjetivo

gravitacional,pesado e v.;grave,sujeito à lei da gravidade,grávido,carregado,onusto,sobrecarregado,pesado como chumbo,pesadão,esmagador,insuportável,intolerável,intransportável,importátil,preponderante,ponderoso,ponderável,incômodo,fatigante,exaustivo,extenuativo,extenuante,maciço,plúmbeo,premente,oneroso.

Verbo

gravitar,pesar,ser (pesado e adj.);estar sujeito à lei da gravidade,atrair,ser atraído,ir ao fundo,exercer pressão,puxar para baixo,descer,afundar,premer,preponderar,oprimir,comprimir,esmagar,achatar,prensar,imprensar,carregar,sopesar,tomar o peso de = pesar,arrobar,aquilatar,vergar-se,ajoujar,dobrar-se,gemer;tornar pesado,onerar,apresentar-se,chumbar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Densidade

Substantivo

solidez,resistência,impenetrabilidade,impermeabilidade,incompressibilidade,encorpadura,aglutinação,compacidade,imporosibilidade,indissolubilidade,coesão,consistência,dureza,grossura,espessura,espessidão,crassície,crassidade,condensação,concreção,caseação,bastura,bastidão,bastida,solidificação,inspissação,coalhadura,coagulação,compactação,petrificação (endurecimento),cristalização,precipitação,depósito,depositório,precipitado,magistério (quím.);indivisibilidade,indestrutibilidade,indissolvabilidade,infusibilidade,infragibilidade,grumecência,corpo sólido,massa,bloco,alvenaria,macéria,concreto,conglomerado,bolo,pedra;grumo,coalho,coalhada,coalheira,mingau,calombo,coágulo,grúmulo,osso,cartilagem,condro,caramelo.

Adjetivo

denso,crasso,grosso,grassento,espesso,basto,compacto,ramoso,ramudo,impenetrável,massudo,sólido,solidificado,concreto,coerente,firme,resistente,coesivo,coeso,maciço,cerrado,farto,substancial,aglomerado,incompressível,impermeável,impenetrável,tapado,fechado,imporoso,encorpado e v.;concreto (duro),cristalizante = isônomo;cristalino,cristalizável,grumoso,granuloso,coalhado,opaco,coagulatório,coagulante,anojal,indissolúvel,insolúvel,ilíquido,indivisível,impartível,inséctil,infusível,infrangível.

Verbo

adensar,ser (denso e adj.);tornar ou tornar-se (sólido e adj.);solidar,solidificar,consolidar,concretar,concretizar,espessar,condensar,inspissar,glomerar,conglomerar,aglutinar,compactar,coalhar,enqueijar,sorar,agrumular,coagular,encarapinhar,talhar,grumar,grumear,congelar,candilar,encandilar,cristalizar,sublimar,encaramelar,engrumar,engrumecer;fazer presa,precipitar,aderir,pegar-se,petrificar (endurecer),empolmar,separarem-se as partes coaguláveis das serosas,decompor-se,engrossar,encorpar,embastecer,unir,cerrar,comprimir,prensar,imprensar,premer,estreitar,soquetear,calcar,recalcar,concentrar,atulhar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Pasta

Substantivo

carnosidade,massa,polpa,quimo,coalhada,papas,arrobe,geleia,pudim,artomel,cataplasma = malagma,grumo,coalho,cosmético.

Adjetivo

pastoso,polposo,suculento,grumoso,carnoso,carnudo,polpudo,torroso,carniforme,musculoso,pultáceo.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Humanidade

Substantivo

os viventes;humanismo,solidariedade,convivência;tolerância,fraternidade;a raça humana,a família humana,a espécie humana,a natureza humana;audax Japeti genus;genus humanum;gens humana;os mortais,os vivos,os humanos,os racionais,os homens;os seres pensantes,os bímanos,o gênero humano,gente,povo,etnia,massa,o vulgo,geração,mortalidade,carne,mundo,planeta,toda a gente,todo o mundo,totilimúndi (fam.);ser pensante,ser coletivo,ser inteligente,ser humano;homem,microcosmo,pessoa,vivente,personagem,indivíduo,sujeito,criatura,o animal que ri,animal racional,o próximo,sujeitório (depr.),mortal,alguém,alma,mão,coração,cérebro,criatura terrestre,filho de Deus,cabeça,indivíduo;comportamento,linguagem,cultura,ética,relacionamento;rei do mundo,rei do universo,rei da criação;dramatis personæ,meco,tipo,vulto,figura,personalidade,outrem,cavalheiro,gentleman,lady. dama,senhor;fulano,fuão,zé dos anzóis,zé da véstia,beltrano,beltrão,sicrano,um tal quidam,um quid,patrazana,vulto;povo,população,pessoas,casta,multidão,turba,público,sociedade,mundo,as nações,coletividade,comunidade em geral,comunidade,colônia,classe;massa popular,massa anônima;nação,tribo,nacionalidade,república,corpo político;terráqueo,cosmopolita,cidadão,concidadão,compatriota,conterrâneo,os quirites.

Adjetivo

humano,humanal,humanitário,pessoal,individual,coletivo,universal,nacional,internacional,mundial,planetário,terráqueo,mundanal,mundano,mundável (ant.),civil,cívico,social,cosmopolita,orbícola,unissexuado,celícola,mortal,bípede,bímano;antropológico,sociológico,cultural.

Verbo

humanar,humanizar;ser mortal,ser terra.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Material

Substantivo

cabedal,remonte,matéria-prima,matéria bruta,matéria,massa,tijolo = lingueta,mazarize,adobe,enrocamento,cimento,metal,pedra,borracha,plástico,polímeros,sintéticos,pozolana,argila,sosso,tepe,barro,louça;concreto,uralite,cal,areia,sable ou saibro,madeira,maxicote,alvenaria;minério,mineral,derivados do petróleo,sola,borneira,pirogranito,argamassa;materiais,fornecimentos,víveres,munição,combustível,móveis e utensílios,pábulo (alimento);munições (armas);contingentes,muda,reforço,bagagem (propriedade pessoal);meios.

Adjetivo

cru,bruto (não preparado);de madeira,mineral,vegetal,metálico,plástico,orgânico,inorgânico,laterício.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção