Sua língua na Internet

 

(ta.ra)

sf.

1. Perversão, esp. sexual; DEPRAVAÇÃO: Foi acusado de ter tara por adolescentes

2. Interesse exagerado; OBSESSÃO: "...meu sangue basco, minha tara poética me tornam, mais que o comum dos mortais, sensível, medieval..." (Antonio Callado, Reflexos do baile))

3. Defeito: as taras da natureza humana

4. Desequilíbrio mental, falha intelectual

5. Falha de fabricação, defeito: a tara da moeda

6. Abatimento que se dá por estimativa ao peso de qualquer gênero por causa da caixa ou saco em que vai embalado: a tara dos barris de manteiga: a tara dos sacos de café

7. Pop. Defeito (físico ou mental) hereditário

8. Peso de um veículo, sem carga

9. Hip. Defeito ou vício aparente numa cavalgadura, que reduz o seu valor

[F.: Do it. tara.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Intrinsecabilidade

Substantivo

inerência,hereditariedade,tara,atavismo,essencialidade,intimidade,subjetividade,fundo,essência,veio,quinta-essência,âmago,imo,encarnação,imanência,persistência,quididade,especialidade;seiva,elementos vitais,suco,medula,tutano,vísceras,entranhas,alma,coração,sangue,cerne,durame,força,energia,virtude,substância,espinha dorsal,miolo;composição,contexto,contextura,princípio,natureza,constituição,caráter,tipo,qualidade,apanágio,disposição,predisposição,bossa,atributo,gênio,requinte,índole,predicado,feição,temperamento,qualidade inata,crase,hábito,diátese,espírito,humor,dom,capacidade,poder;fisionomia,semblante;aspecto,particularismo,particularidade;idiossincrasia,tendência,instinto,inclinação,pendor,queda;sintoma.

Adjetivo

intrínseco,subjetivo,íntimo,radical,básico,fundamental,essencial,visceral,precípuo,quididativo,normal,conato,congênito,ínsito,de nascença,nado,nato,inato,nativo,nadível,inerente,inadquirível,nascidiço,encarnado,hereditário,herdado,imanente,implantado,privativo,especial;permanente,constante,imutável,interno;constitutivo,orgânico,natural,característico,indicativo;“que a natureza fez assim de nascimento”,atávico,especificativo,invariável,incurável,inauferível,invaporável,irradicável,inextirpável,inabdicável,inalienável,inalterável;arraigado,inartificial,inadmissível,imperdível,anímico,idiossincrásico,qualitativo.

Verbo

estar no sangue,estar na massa do sangue;ser inerente;ser inerente & adj.,inerir,vir a alguém de casta,não poder separar-se de,ser herdado;dormir e acordar com,pertencer a alguém “como o riso à inocência;como o aroma à flor”,ser qualidade essencial,ser adjetivo explicativo;constituir uma segunda natureza.

Advérbio

intrinsecamente,intrinsecamente & adj.;na substância,no fundo,na essência;praticamente,virtualmente,visceralmente.

Provérbio

Quod natura datur nemo negare potest. Quem torto nasce,tarde ou nunca se endireita,O pelo muda a raposa,mas o natural não o despoja;O que o berço dá,só o túmulo o leva.

Interjeição

Frase

Conjunção

Diminuição

Substantivo

decréscimo,decremento,decrescimento,redução,queda,minoração,simplificação,subtração;abatimento,encolhimento,baixa,desfalque,tara,descida,coarctação,contração;restrição,limitação,encurtamento;extenuação,enfraquecimento,empobrecimento,abaixamento,declínio,declinação,decadência,amputação,baixamar,vazante,descida;refluxo,depreciação,deterioração,míngua,escassez,pioramento;mitigação,moderação,atenuação;aférese,síncope,haplologia,polissíntese,apócope.

Adjetivo

diminuído,decrescente,declinante,diminuível,diminuidor;diminuto,inaumentado,inaumentável,redutível,reducente.

Verbo

diminuir,decrescer,desfalcar-se,adelgaçar-se,fundir-se,apoucar-se,declinar,descer;languescer,arrefecer,afrouxar,amainar;definhar,minguar,recuar suas fronteiras,escassear,decair,ir num decrescendo contínuo,ir numa progressão decrescente,perder volume;abaixar,baixar,decair,desentumecer,estar no quarto minguante,estar em minguante,ir em diminuição,percorrer a escala descendente,diminuir de ponto,ananicar-se,sofrer redução;tornar menor,diminuir,resumir,abreviar,condensar,esbanjar,encurtar;amputar,mutilar,podar,coarctar,cercear,limitar,circunscrever,restringir,atalhar,contrair;minorar,tirar,retirar,mitigar,atenuar,enfraquecer,desagravar,abrandar,serenar,sofrear,modicar,moderar;simplificar,dilacerar,entibiar,apoucar,acanhar,estreitar,apertar,fraquear,fraquejar,subtrair.

Advérbio

declinantemente,decrescentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gravidade

Substantivo

gravitação,atração universal,quintalada,peso,pesadume,pesadumbre,carregação,carregamento,peso específico,peso absoluto,peso relativo,densidade,ponderabilidade,atratividade,pressão;lei de Newton;massa,tara,arrecova,carga,ônus,fardo,fardete,bagagem,fardelagem,madeiro,trambolho,sobrecarga,sobrepeso,cruz,contrapeso,chumbo,lastro,lastração,pesagem;ponderação,preponderação;medidas de peso: tonelada,quintal,arroba,libra,quilo,arrátel,onça,marco,sêxtulo,oitava,escrópulo,grama,manjelim,quilate;balança,pesadora,romana;(ciência da gravidade): estática,barologia,barimetria.

Adjetivo

gravitacional,pesado e v.;grave,sujeito à lei da gravidade,grávido,carregado,onusto,sobrecarregado,pesado como chumbo,pesadão,esmagador,insuportável,intolerável,intransportável,importátil,preponderante,ponderoso,ponderável,incômodo,fatigante,exaustivo,extenuativo,extenuante,maciço,plúmbeo,premente,oneroso.

Verbo

gravitar,pesar,ser (pesado e adj.);estar sujeito à lei da gravidade,atrair,ser atraído,ir ao fundo,exercer pressão,puxar para baixo,descer,afundar,premer,preponderar,oprimir,comprimir,esmagar,achatar,prensar,imprensar,carregar,sopesar,tomar o peso de = pesar,arrobar,aquilatar,vergar-se,ajoujar,dobrar-se,gemer;tornar pesado,onerar,apresentar-se,chumbar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Imperfeição

Substantivo

deficiência,defeito,defectividade,deficiência,mediocridade e adj.;inaptidão (deficiência);censurabilidade,defectibilidade,pecabilidade (ruindade);imaturidade;precariedade,irregularidade,falta,mas,senão,lacuna,quebra,perda,defeito = manqueira,buraco,escatima,fraqueza;balda,eiva,tara,tinha,tacha,manha,míngua,ponto fraco,calcanhar de Aquiles,parafuso frouxo,nódoa,labéu,tacha,pecha,jaça,mácula,erva,eiva,omissão,buraco,rasura,rachadura;brecha;torcedura;sombra,desprimor,vício,tropeço,nódoa;não grande coisa.

Adjetivo

imperfeito,defectivo,coxo,manco,defeituoso,falho,lacunar,lacunoso,mal alinhado,antuviado (p. us.),faltoso,tosco,grosseiro,chavasco (p. us.),impuro,manchado,fendido,rachado,deforme,malfeito,tarado,torto;desprimorado,desprimoroso,deteriorado;pecaminoso (ruim);frágil;insuficiente;mal cozinhado,cru (não preparado);incompleto;inferior;manicurto,manopla,mãozudo,pencudo,pernicurto,pernilongo,esgaivotado,abaixo do padrão,abaixo do par;ordinário,grosseiro,rudimentar,mal-acabado,mal-ajambrado,precário,medíocre,tal e quejando,somenos,modesto,mero,obscuro,tolerado,perpassável = tolerável,digno de indulgência,passável,secundário,menos perfeito,de segunda (classe),segundo,quase bom,regular,sofrível,imperfectível,eivado de.

Verbo

ser (imperfeito e adj.);ter muitas falhas,ressentir-se,não estar muito católico,oferecer faltas e lacunas,rarear,ter uma sombra que o enturva,coxear,deixar (muito) a desejar,ter suas desvantagens,apresentar muitos senões,macular,deformar a pureza de suas linhas,sombrear,desprimorar,imperfeiçoar.

Advérbio

imperfeitamente e mal;quase,um tanto,um quê de,proximamente,pouco menos,como se,dentro de determinados limites,apenas,regularmente,sofrivelmente,assim assim;imperfeitamente e adj.;com pouco esmero,de empreitada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Surgit amari aliquid;Todos têm o seu pé de pavão;Macaco, olha o seu rabo.

Conjunção

Veneno

Substantivo

peçonha,tóxico,droga,crack,cocaína,heroína,haxixe,ópio,LSD,maconha,canabis sativa,álcool,fumo,envenenamento,apeçonhamento,intoxicação,toxemia,toxidade,peste,maldição;desgraça;ruindade;flagelo,tara,damnosa hereditas,venenosidade;sofrimento,aguilhão,espinho,acúleo,dente,dardo,sarça,espinheiro,urtiga;mancenilha,toxina,vírus,arsênico;rosalgar,ácido prússico;cianídrico,bicloreto de mercúrio,solimão,antimônio,tártaro emético,nicotina,estramonina,estricnina,cianeto,bromo,água tofana;bororé,sarin,agente biológico,arma biológica,arma química,miasma,azoto,nitrogênio,gás deletério,mefitismo,malária,impaludismo,sezonismo,gás asfixiante,peste,mancenilha,manipueira,cicuta,abioto,cegude,beladona,meimendro,acônito,euforbiáceas,apocalbase;coxo,secreção,poção venenosa;poção letífera,uirari,ticuna,curare,trovisco,troviscada,embude,timbó;upa japicaí,(ciência dos venenos): toxicologia,teriacologia;toxicografia;ofidismo,ferrugem,gusano,cupim,caruncho,alforra,cárie,podridão,cancro,torpedo;víbora (ente malfazejo);demônio.

Adjetivo

pernicioso,tóxico,venenoso,venenífero,viroso,virulento,peçonhento;rosalgarino,estricnínico,mefítico,pestífero.

Verbo

envenenar,empeçonhar,apeçonhentar,empeçonhentar,propinar veneno,toxicar,intoxicar,corroer,impaludar,minar,embudar,enviscar,ervar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Desconto

Substantivo

abate,abatimento,rebaixa,rebate,rebatimento,redução,ágio,taxa,comissão,primagem,porcentagem,diminuição,dedução,merma,contracâmbio,meio por cento,um ou mais por cento,tara,depreciação,quebras,falhas;desvalorização,deságio;liquidação,queima de estoque,ponta de estoque;desconto racional,por dentro,por fora,comercial.

Adjetivo

descontado e v.

Verbo

descontar,fazer desconto,abater,esquitar,reduzir,deduzir,rebater,taxar,tarar,trocar com desconto,reduzir comissões,tirar,desvalorizar,diminuir,aviltar,depreciar;não levar,não meter em conta;baratear.

Advérbio

com desconto,abaixo do par,à razão de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção