Sua língua na Internet

 
v. tr. || untar de visco (para apanhar pássaros). || (Fig.) Engodar. v. pr. || ficar pegado e preso no visco ou noutra substância pegajosa: A armadilha do brete, e as varas do visco posta junto dele para se enviscarem. (Diogo Fern. Ferrª, Caça de Altanaria, II, 5, c. 1, p. 58, ed. 1899.) || (Fig.) Deixar-se cativar por blandicias, carinhos ou bons modos; ficar preso pelo beiço. || (Fig.) Deixar-se ludibriar com esperanças ou promessas sedutoras. F. En.. . +visco.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Junção

Substantivo

ligamento,inseparabilidade,indissolubilidade,liga,associação,nexo,travação,deligação,aplicação de ligaduras,ligação,ligadura,ligame,ligâmen,fusão,enlace,união,complexão,encadeamento,conexão,aliança,amarração,aperto,anexação,acoplamento,coagmentação,conjunção,cópula,juntura,atadura,liação,soldadura,arreatadura,cravação,ensamblagem,ensambladura,ensamblamento,pregagem,pregadura,pregamento,pregamento deee v..;adstrição,emparelhamento,casamento;infibulação,afivelação,abocamento,anastomose,inosculação,sindesmose,fibulação,sínfise,comunicação,concatenação,compaginação,reunião;laçada,colagem,grudadura,costura,comissura,sutura,juntura;articulação,junta,patela,rótula,pivô,gonzo,quício,bisagra,dobradiça,eixo,mola,braçadeira,macha-fêmea,coiceira,apontoado,cosedura,chuleio,ponto,pesponto,anel,elo,encavo,encaixe,calço.

Adjetivo

junto,anexo,conjunto,conjugado,unido.;atado,enodado,enredado,preso,ilaqueado;compacto,maciço,inteiriço,inconsútil,comprimido,firme,fixo,sólido,inabalável;estreitamente ligado,intimamente ligado,evisceralmente ligado,travado,indissolúvel,inseparável,íntimo,indesatável,seguro,férreo,êneo,brônzeo,insecável,indestrutível,imperecível,indescosível,irretalhável,incindível,infracionável,insegregável,ilacerável;unitivo,vinculatório,conjuntivo,copulativo,conectivo,sutural,sinfisiano,infuso,de conjunto.

Verbo

juntar,unir,jungir,liar,ligar,agregar,acoplar,copular,encastalhar,apertar,obstringir,anexar,coagmentar,combinar,fundir,germanar,irmanar,englobar,reunir,associar,somar,aliar,entear,entrelaçar,conjuntar,casar,acasalar;incorporar,conjugar,envencilhar,emparelhar,emparceirar,amatalotar (depr.),cingir,atar,reatar,enodar,vincular,acorrentar,algemar,amarrar,atracar,aferrolhar,encadear,pregar,chumbar,prender,ajoujar,atrelar,encorrear,amatilhar,arrochar,agarruchar,agarrunchar,atochar,segurar,encaixar,atrusar,engonçar,conchavar,agarrar,apeirar,encambulhar,encangalhar,atracar,aferrar,arpoar,entrançar,enredar,entralhar,entretecer,laquear,ilaquear,laçar,enlaçar,enlear,emaranhar,enredar;travar,abraçar,embrulhar,encintar,enrolar,montar,pinar,cravejar,cravar,embutir,ensamblar,emalhetar,encastoar,cilhar,abarbelar,aboiar,prender à boia,envincilhar,abrochar,grampar,acolchetar,chavetar,afivelar,infibular,agrilhoar,engastar,engastalhar,enganchar,engranzar,apresilhar,cavilhar,arreatar,arrematar,arrochar,articular,atacar,entarraxar,aparafusar,parafusar,faixar,precintar,fincar,gatear,encadernar,brochar,compagenar;pear,acabramar,apedar (ant.),manear,manietar,maniatar,manuatar,encabrestar,abotoar,coser,suturar,costurar,alinhavar,cerzir,pontear,pespontear,chulear,tachonar,soldar,solidificar,grudar,betumar,cimentar,argamassar,colar,enviscar,enfardar,encaixotar,enfeixar.

Advérbio

juntamente,conjuntamente,firmemente,solidamente,solidamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fraude

Substantivo

falsidade;artificialidade,inverdade;papironga = logro,codilho,canudo (pop.),delusão,ouropel,falcatrua,embaçadela = pulha,ribaldia,ribaldaria,guilha,dolo,escatima,fraudulência,peça,traficância,alcavala,embuste,trampolinice,charlatanice,velhacaria;hipocrisia;embeleco,artifício,malícia,artimanha,carambolice;batota,maroteira,blefe,caramilho,marosca,galezia,mofatra,maçada,manganilha,tranquibérnia,tranquibernice,trampa,garatusa,falácia,negaça,falcatrua,tolã (pop.),tolina (chul.),tratantada,manivérsia,trama,cavilação,escamoteação,baldrocas,trocas e baldrocas,intrujice,impostura,ligeireza de mão,prestidigitação,esperteza,passe-passe,magia;conjuro,esconjuro,pantomima,pantomimice,pantomina,maquinação,enredo,enzona,intriga,cambalacho,pelotica,arte mágica,pala;passe,manobra,truque,lisonja,chicana,rabulice,superchreie,burla,dolo,trapaça,cambapé,alçapé,rasteira,laço,armadilha,igrejinha,chirinola,tramoia,lógica,lábia,ardil,solércia,gambito,lamúria,cantilena,candonga,contos,treita,tratantada,tratantice,embófia,patranha,furto;armadilha = flexuosæ fraudes,trapa,tralha,esparrela,mutreta,ratoeira,apeiro de caçador,alçapão,arriosca,fojo,varredouro,engenhoca,chiqueiro,aranhol,armazelo,abarga,arapuca,socapa,sorrelfa,arataca,alares,rela,laço,gambérria,engenhoca,aboiz ou boiz ou buiz,lucão,brete,lousão,alçaprema,guelricho,rede,xareta,chumbeira,tarrafa;alvitana,caneiro,endiche,jiqui,redenho,algerife,jarere ou jererê,meinhos;rasca,saltadouro,singeleira,botirão,champil,bogueiro,acedares candombe,isca,cevo,aliciação,engodo,chamariz,reclamo,agude,agúdea,guet-apens,cilada,emboscada;teia de aranha,visgo,lambujem,lobo com pele de ovelha (548);disfarce,mascarado,penas emprestadas;macaqueação (imitação);cópia;contrafação,falsificação.

Adjetivo

fraudulento,inverídico,forjado;ardiloso,fraudador,charlatão,intrujão;vazio,destituído de fundamento;longe da verdade,mentido,vão,pérfido,fementido,falso como os juramentos de jogador,infundado,bene trovato,inventado,factício,supositício,supositivo,artificial,fictício,suposto,postiço,especioso,artefato,inautêntico,ilegítimo,apócrifo,postiço,bastardo,espúrio,dissimulatório,capcioso,pseudo,irrisório,aparente,mendaz,pretenso,pretendido,colorido,retrincado,dissimulado;soi-disant;falaz,delusório,ilusor,ilusório,ilusivo,enganoso,enganador,circeu (ant.),tranquiberneiro,deluso,delusório,fraudulento,doloso,caramboleiro,negaceiro,leonino,frauduloso,sonso,socancra,pisa-mansinho,manhoso,sotranção,candongueiro,caviloso,prestigioso,logrativo,tratante,embelecador,trapaceiro,cigano,defraudador = gramponau (ant.),embusteiro,tramposo,maranhoso,trampolineiro,enredador,solerte,intriguista,socarrão,salafrário,ardiloso;trapaceiro,enganado,embaçado.

Verbo

enganar,empandeirar,codilhar,lograr,iludir,iliçar,engranzar,engrazular;ferrar o mono,ferrar um logro a alguém;enrolar,abusar de,mistificar,pintar,defraudar,escatimar,subjicere alicui verbo duas res = dar dois sentidos à mesma palavra,deitar poeira nos olhos de alguém,embaçar,dar palha,ir com escala pela ingenuidade de alguém,trincar a sedela a alguém,ludibriar,embalar com promessas,tartuficar,embrulhar,tolinar,deixar alguém em branco,pregar uma peça,meter à pala alguém,pregar palas a alguém,enfiar alguém pelo fundo de uma agulha,empepinar,engarapar,encravar,engazupar,tirar a lã a alguém;chupar o sangue,chupar os ossos a alguém;lesar,embair,engabelar,embair a boa fé dos incautos,explorar a credulidade de alguém,bigodear,ilaquear,carambolar,ludibriar,enviscar,encandear = fascinar com falsas doutrinas,deludir,engodar,seduzir,apanhar,negacear,desencaminhar,desencarreirar,falcatruar,atrair,induzir,cevar;intrujar,intrujir,defraudar,armar a forca a alguém;aldravar,batotear,baldrocar,trapacear,trastejar,meter agulhas por alfinetes;dar gato por lebre,vender gato por lebre;abusar da credulidade de,palear,albardar,fazer troca dolosa,frustrar,charlatanear,carambolar,trampolinar,intrigar,escamotear,empalmar,tranquiberniar,marimbar,enredar alguém com perguntas hábeis,entrajar-se no manto de,lisonjear,embancar,embelecar,empulhar,embarrilar,caurinar,burlar,embrulhar,dourar a pílula,confeitar,encobrir,dissimular;capear um engano com outro engano,artificiar,emburricar,pintar o grilo,armar arriosca,armar (n.),pôr cilada,pôr isca ao anzol,cevar,armar a gambérria,engrampar,urdir armadilha,engendrar,tramoiar,iscar,fazer cair no laço,atabucar (ant.),colher alguém no brete,maquinar laços,armar uma peça;pregar uma peça;pespegar uma peça,chimpar uma peça;passar o conto do vigário a alguém,atocaiar,socavar,solapar,minar;ser enganador;apanhar no laço,ter a arte de,ter a insídia da serpente,ter muita lábia,ser de presilha;ultrapassar em astúcia,exceder em astúcia;mentir;perverter (interpretação tendenciosa);desencaminhar (errar).

Advérbio

sob falsas aparências,detrás da capa de,sob o rótulo de,por artes de berliques e berloques,por modo de osga,com dissimulação,à sorrelfa,pela calada.

Provérbio

Interjeição

Frase

O recado que trazem é de amigo.;Mas debaixo o veneno vem encoberto (Camões).,Isto traz água pelo bico.,Mete-lhe o dedo na boca.,Queres conhecer o vilão? Mete-lhe o bordão na mão.,Aqui há coisa encoberta.,Aqui há dente de coelho.,Quis vult decipi decipiatur = quem quer ser enganado, que o seja.

Conjunção

Veneno

Substantivo

peçonha,tóxico,droga,crack,cocaína,heroína,haxixe,ópio,LSD,maconha,canabis sativa,álcool,fumo,envenenamento,apeçonhamento,intoxicação,toxemia,toxidade,peste,maldição;desgraça;ruindade;flagelo,tara,damnosa hereditas,venenosidade;sofrimento,aguilhão,espinho,acúleo,dente,dardo,sarça,espinheiro,urtiga;mancenilha,toxina,vírus,arsênico;rosalgar,ácido prússico;cianídrico,bicloreto de mercúrio,solimão,antimônio,tártaro emético,nicotina,estramonina,estricnina,cianeto,bromo,água tofana;bororé,sarin,agente biológico,arma biológica,arma química,miasma,azoto,nitrogênio,gás deletério,mefitismo,malária,impaludismo,sezonismo,gás asfixiante,peste,mancenilha,manipueira,cicuta,abioto,cegude,beladona,meimendro,acônito,euforbiáceas,apocalbase;coxo,secreção,poção venenosa;poção letífera,uirari,ticuna,curare,trovisco,troviscada,embude,timbó;upa japicaí,(ciência dos venenos): toxicologia,teriacologia;toxicografia;ofidismo,ferrugem,gusano,cupim,caruncho,alforra,cárie,podridão,cancro,torpedo;víbora (ente malfazejo);demônio.

Adjetivo

pernicioso,tóxico,venenoso,venenífero,viroso,virulento,peçonhento;rosalgarino,estricnínico,mefítico,pestífero.

Verbo

envenenar,empeçonhar,apeçonhentar,empeçonhentar,propinar veneno,toxicar,intoxicar,corroer,impaludar,minar,embudar,enviscar,ervar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção