Sua língua na Internet

 

mola1 (mo.la)

sf.

1. Mec. Tec. Peça elástica, ger. de metal e em forma de espiral, que dá flexibilidade e serve para amortecer ou produzir impulso (molas do chassis, molas do colchão).

2. Mecanismo que impulsiona ou dá resistência a peças de uma engrenagem, por meio de pressão (mola da porta, mola do relógio).

3. Fino arame em forma de arco, com uma abertura estreita, us. para apertar peças.

4. Feixe de lâminas de metal sobrepostas, que suportam peso da carroceria de um veículo e amortecem trepidações eventuais.

5. Fig. Aquilo que impulsiona algo; o que é causa ou motivo principal; ESTÍMULO; IMPULSO; INCENTIVO; MÓVEL: O conhecimento é a mola do progresso. [ Antôn.: desestímulo. ]

6. Lus. Pregador de roupa.

7. Pop. Intelecto, mente, entendimento; INTELIGÊNCIA

[F.: Do it. molla. Ideia de: mol-.]

mola2 (mo.la)

1. Tipo de farinha de trigo, ou bolo feito de trigo, us. pelos antigos romanos em cerimônias sacrificiais

2. Obst. Pat. Tumor, ou massa carnosa, que se forma no útero por degeneração de um ovo ou da placenta

[F.: Do lat. mola, red. de mola salsa 'massa salgada #####]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Junção

Substantivo

ligamento,inseparabilidade,indissolubilidade,liga,associação,nexo,travação,deligação,aplicação de ligaduras,ligação,ligadura,ligame,ligâmen,fusão,enlace,união,complexão,encadeamento,conexão,aliança,amarração,aperto,anexação,acoplamento,coagmentação,conjunção,cópula,juntura,atadura,liação,soldadura,arreatadura,cravação,ensamblagem,ensambladura,ensamblamento,pregagem,pregadura,pregamento,pregamento deee v..;adstrição,emparelhamento,casamento;infibulação,afivelação,abocamento,anastomose,inosculação,sindesmose,fibulação,sínfise,comunicação,concatenação,compaginação,reunião;laçada,colagem,grudadura,costura,comissura,sutura,juntura;articulação,junta,patela,rótula,pivô,gonzo,quício,bisagra,dobradiça,eixo,mola,braçadeira,macha-fêmea,coiceira,apontoado,cosedura,chuleio,ponto,pesponto,anel,elo,encavo,encaixe,calço.

Adjetivo

junto,anexo,conjunto,conjugado,unido.;atado,enodado,enredado,preso,ilaqueado;compacto,maciço,inteiriço,inconsútil,comprimido,firme,fixo,sólido,inabalável;estreitamente ligado,intimamente ligado,evisceralmente ligado,travado,indissolúvel,inseparável,íntimo,indesatável,seguro,férreo,êneo,brônzeo,insecável,indestrutível,imperecível,indescosível,irretalhável,incindível,infracionável,insegregável,ilacerável;unitivo,vinculatório,conjuntivo,copulativo,conectivo,sutural,sinfisiano,infuso,de conjunto.

Verbo

juntar,unir,jungir,liar,ligar,agregar,acoplar,copular,encastalhar,apertar,obstringir,anexar,coagmentar,combinar,fundir,germanar,irmanar,englobar,reunir,associar,somar,aliar,entear,entrelaçar,conjuntar,casar,acasalar;incorporar,conjugar,envencilhar,emparelhar,emparceirar,amatalotar (depr.),cingir,atar,reatar,enodar,vincular,acorrentar,algemar,amarrar,atracar,aferrolhar,encadear,pregar,chumbar,prender,ajoujar,atrelar,encorrear,amatilhar,arrochar,agarruchar,agarrunchar,atochar,segurar,encaixar,atrusar,engonçar,conchavar,agarrar,apeirar,encambulhar,encangalhar,atracar,aferrar,arpoar,entrançar,enredar,entralhar,entretecer,laquear,ilaquear,laçar,enlaçar,enlear,emaranhar,enredar;travar,abraçar,embrulhar,encintar,enrolar,montar,pinar,cravejar,cravar,embutir,ensamblar,emalhetar,encastoar,cilhar,abarbelar,aboiar,prender à boia,envincilhar,abrochar,grampar,acolchetar,chavetar,afivelar,infibular,agrilhoar,engastar,engastalhar,enganchar,engranzar,apresilhar,cavilhar,arreatar,arrematar,arrochar,articular,atacar,entarraxar,aparafusar,parafusar,faixar,precintar,fincar,gatear,encadernar,brochar,compagenar;pear,acabramar,apedar (ant.),manear,manietar,maniatar,manuatar,encabrestar,abotoar,coser,suturar,costurar,alinhavar,cerzir,pontear,pespontear,chulear,tachonar,soldar,solidificar,grudar,betumar,cimentar,argamassar,colar,enviscar,enfardar,encaixotar,enfeixar.

Advérbio

juntamente,conjuntamente,firmemente,solidamente,solidamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Força

Substantivo

tenacidade,fortaleza,vigor,capacidade,resistência,possança,potência,vitalidade,poder;energia;luxo,viço,exuberância de seiva,luxúria,agraço;força física,força muscular,força bruta;potestade,potência,verdor,verdura,solidez,elastério,elasticidade,tom,tensão,tonicidade,tônico,mola,solidez;corpulência,eucrasia,organização robusta,corpanzil,proceridade,corpulência,aspecto varonil,varonilidade,virilidade,formas alentadas,muscularidade,pujança das formas,robustidão,robusta compleição,constituição atlética,robustez,ombro,musculatura,musculosidade,musculação,malhação,esteroide,fisioculturismo;rijeza,firmeza,florescência,louçania,brilho,nervo,nervosidade,músculo,tendão,muque,pulso,braço,músculos de aço;atlética,atletismo,ginástica,halterofilismo,acrobacia;diamante,ferro,aço,carvalho,aroeira,cerne,granito,atleta,púgil,pugilista,lutador,combatente;gladiador,tamanhão,taludão,gigante,atlante,homem de três tornozelos,touro,toureiro,barra (fam.),leão,machacaz,granadeiro,manipanso,onça,pretalhão,negralhão,richarte,Atlas,Atlante,Hércules,Titã,Anteu,Sansão,Ciclope,Golias,Super-Homem,Hulk;fragata,matronaça,mulheraça,mulherão,varoa (ant.),virago,marimacho;estática,dinâmica;mecânica;dinamômetro;quilogrâmetro.

Adjetivo

forte,possante,pujante,sarado,poderoso,valoroso,forçoso,vigoroso,loução,enérgico,másculo,fornido,sólido,resistente,durável,que desafia a ação do tempo,de alvenaria,diamantino,adiamantino,êneo,férreo,endurecido;irresistível,invicto,invencível,inconquistado,inconquistável,inexterminável,inextirpável,insaciável,encarniçado,renhido,entranhado,profundo,inquebrantado,inquebrantável,esmagador,inesmagável,ossífrago,numeroso,opressivo,acabrunhante,soberano,irredutível,onipotente,rebelde,indomado,indomável,indomesticável,varonil,válido,atlético,membrudo,titânico,hercúleo,agigantado;fornido de carne,de membros;carnoso,carnudo,de formas alentadas,ciclópico,dinâmico,reforçado,refeito,harto,robusto,potens corpori,macho,atlantiano,muscular,musculoso,malhado,compleicionado,compleiçoado,espadaúdo,carregado de espáduas,encorpado,braceiro;dobrado de ossos,de carne,corpulento,taludo,viripotente,solidamente constituído,braçudo,bem compleicionado,afeito a todos os contratempos,na plenitude da força,acamato,dotado de organização robusta;inenfraquecido,inquebradiço,inabalado,inconsuntível,inexaurível,inesgotável,holossídero,que é todo de ferro;reconstituinte,refetivo,tonificante,fortificante;forte como um leão,como uma onça & subst.

Verbo

ser (forte & adj.);ser homem de nervo,ser um barra,ser de canelos,ser de ferro,ser de constituição forte e robusta,ter bom sangue,ter uma figura musculosa,aguentar,suportar,resistir,fazer face,durar;tornar (forte & adj.);malhar,dar força,fortalecer,fortalezar,aviventar,roborar,roborizar,confortar,avigorar,vigorar,revigorar,refazer,fortalegar,fortificar,enfibrar,inervar,tonificar,desenervar,nutrir,masculinizar,reforçar,secundar,reanimar,reconstituir,retemperar,desentibiar,substanciar,guarnecer,enrobustecer,robustecer,prestigiar,temperar,endurecer,enrijar,enrijecer,solidificar,recrutar,vivificar,infundir novas energias,consolidar,alicerçar,cimentar,argamassar,estreitar,reanimar,desentorpecer,alentar,desadormecer,desadormentar,refocilar;adquirir forças,cobrar forças;invalescer,apotentar,fornir,pulsear,medir forças,apetrechar,armar,guarnecer,proteger,abrigar,defender.

Advérbio

fortemente,possantemente,pujantemente,poderosamente,valorosamente,vigorosamente,energicamente,solidamente,resistentemente,inquebrantavelmente,irredutivelmente,onipotentemente;à força,à fina força;a todo o pulso (obrigatoriedade),velim, nolim;por bem ou por mal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Elasticidade

Substantivo

dilatabilidade,tom,fofice,elastério,ductilidade,mola,ressalto,reflexo,pulo,movimento de restituição,reação;borracha,caucho,elastômero,barba de baleia,elástico,goma-elástica,barbatana,bola de marfim.

Adjetivo

elástico,extensível,dilatável,espichável,esticável,retesável,dúctil,fofo;elastomérico.

Verbo

elastificar,elastizar,elastecer,ser (elástico e adj.);ter a elasticidade da borracha,fazer saltar (a mola),recuar,esticar,espichar,retesar,retrair-se e dilatar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instrumento

Substantivo

instrumental,maquinaria,maquinismo,aparelho,aparelhagem,mecanismo,engenho;dispositivo,implemento,aprestos,ferramenta,ferramental,rodagem,utensílio,equipagem,máquina,turbina,malacate,silenciosa,tesadeira,petrechos,material,apeira,apeiragem,levadeira,roldana,polé,cadernal,moitão,aparato,acessórios,trapiche,draga,cegonha,nora,estanca-rios;arnês,arreios,albarda,adereços,equipamento,arreamento,reposte,móveis,contenças,traste,alfaia,copa,recâmara,mobília,aparelho de casa,metais,parafernais,tarambecos (pertences);poder mecânico,zoncho,alavanca,arriel,barra,braço,pegadouro,cabo,pega,membro;alavanca intermóvel,alavanca interpotente,alavanca interfixa,alavanca interresistente,panca,travão,pé-de-cabra,gazua,zontró,remo,manúbrio,manivela,alçaprema,bimbarra,prensa,guilherme,pedal,sarilho,cabrestante (levantamento);roda (rotação);plano inclinado,cunha,calço,parafuso,gatilho,mola,mola real,aziar,punho,asa,haste,lâmina,peia,cana do leme,leme,chave de parafuso,recortilha,carretilha;martelo,martelete,martinete,marreta,corte,fio,gume (instrumento cortante);perfurador;bate-estacas;parafuso de pressão,parafuso de chamada;dentes;prego,corda (unir);cavilha (pendurar);suporte;colher (veículo);armas;remo (navegação);instrumento óptico,instrumento cirúrgico,instrumento elétrico,instrumento eletrônico,microscópio,telescópio;instrumento musical,material de escritório,calculadora,computador,teclado,monitor,programa;rádio,televisão,(aparelho de) som,estéreo,gravador;máquina fotográfica,câmera digital,filmadora;telefone,rádio,interfone,celular,walkie-talkie,i-pod,i-pad,tablet,mp-3,smartphone,pda.

Adjetivo

instrumental;mecânico,maquinal,braçal,braquial.

Verbo

montar,armar,funcionar,desmontar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Suficiência

Substantivo

o bastante,o suficiente,o quantum satis,o quantum sufficit,o necessário,o preciso,o indispensável,satisfação,completamento;mediocridade (termo médio);enchimento;plenitude,plenidão,abastança,bastança,multiplicidade,saciedade,copiosidade,influxo,força,fluxo,manancial,fonte,abundância = preamar pelas ervas,fluência,afluência,fartura,farteza,teta (p. us.),amplitude,opulência,mó,provisão,quantidade,número,cópia,fartadela,profusão,pujança,possança,prodigalidade,orgia,fertilidade;exuberância;apojadura,riqueza,Utopia,Terra da Promissão,Nova Canaã,as Hespérides,corno de abundância,corno de Almateia,século de ouro,país de cocanha,cornucópia,mineira,mina;pomos de ouro,natureza fecunda cascatas de leite e mel,transbordamento,cheia,enchente (grande quantidade);preamar;repleção (redundância);saciedade;sortimento,recheio,soma,chuva,mata,ondas de,série,rosário,formidável rede de,ordem,mola,montão,mouroço ou moirouço,floresta,selva,torrente,enfiada,infinidade,fula,monturo,pilha,monte,roda,chuveiro,oceano,pélago,manancial,um apontoado de,um feixe de,um fervedouro de,um palco de,granizo de,rio,chuva de,saraivada,saraiva,mancheia,enxurrada,grande cópia,rima,ruma,viveiro,enxame,cabazada,uma efusão de,plêiade,manucodiata,constelação,galeria,abada,braçada,avalanche,alude,colar,encadeado.

Adjetivo

suficiente,bastante,necessário e suficiente,que farte,indeficiente,razoável,aceitável,sofrível,acima do medíocre,tolerável,adequado,proporcionado,satisfatório,regular,tangível,sensível,medido,temperado,moderado;cheio (completo);amplo,abundante,abundoso,opimo,torrencial,multíplice,variado,pleno,grosso,diluvial,lauto,rico,largo,copioso,torrencioso,amazônico,opíparo,repleto,facultoso,rico,pujante,inesgotável,inextinguível,inexausto,inexaurível,bem provido,bem abastecido,pejado,atravancado,abastoso,farto,liberal,dadivoso,generoso,grande,intenso,ilimitado,numeroso,inumerável,sobejo,inexterminável,fecundo;irrestrito,sem limites,sem termos,desmedido,imoderado,pródigo;luxuriante;opulento,não precisado,largífluo,multífluo,multifluente,infindo,regalado,pingue,gordo,chorudo,suculento,polposo,recamado,nada pobre,pesado,assoberbado,ilustrado,maciço,fecundo,repleto,repassado,impregnado,vibrante,prenhe,cravejado,opulentado,constelado,abarrotado,recamado,palpitante,transbordante,gafado,eivado,verminado,atestado,cheio de.

Verbo

ser (suficiente e adj.);bastar,bastar a,ser tanto quanto é necessário,satisfazer,ser apenas o necessário,corresponder ao que se deseja,abundar,ser mimoso de,descarecer,exuberar,formigar,enxamear,ferver,fervilhar,estar fervilhando de,regurgitar,trasbordar,correr a flux,ser o refúgio e a morada de,fartar,pulular,chover,sobrar,verter por muitas bicas,ter muito pano para mangas,ser um abismo de,possuir um grande fundo de,atestar,encher;rolar,nadar em;tornar-se caudaloso,assanhar-se,opulentar-se.

Advérbio

suficientemente e adj.;abastosamente,sobejamente;assaz,bastante,harto,muito,a dar com um pau,em barda = em grande quantidade,cem por cento,aos montes,com abundância,com mãos pródigas,a contento de todos,ad libitum,sem usura,à ufa,aos borbotões,à beça (pop.),aos montões,em abundância = a tute = a barrisco,em barda,a rodo,por grosso,por junto,por atacado,avonde (ant.);à farta,à larga,a flux,a frouxo,às lufadas,em pinha,em caudais,às pastas,em alta escala,aos milhares,em alto grau,em força,de grande,em grande escala,aos molhos,sem conta nem peso,à regalona,às braçadas,até a saciedade,à regalada,à tripa forra,de sobejo.

Provérbio

Interjeição

basta!,não mais!,chega!.

Frase

Isto não me faz míngua.

Conjunção