Sua língua na Internet

 

(es.pi.char)

v.

1. Esticar(-se), estender(-se). [td. : Os meninos espicharam o pescoço para ver a moça passar: Espichou -se para limpar a janela]

2. Crescer, ficar mais alto. [int. : Nossa, como esse menino espichou!]

3. Deitar-se, esticando-se. [td. : Espichou -se à sombra de uma árvore.]

4. Fig. Fazer ficar ou ficar mais comprido; fazer durar ou durar mais tempo; ALONGAR(-SE); ENCOMPRIDAR(-SE); ESTENDER(-SE); PROLONGAR(-SE) [td. : Espichou a história até que os filhos adormecessem] [int. : A conversa espichou -se por toda a noite.]

5. Fig. Economizar (dinheiro, recursos) ou obter acréscimo ou suplemento (ao dinheiro ou aos recursos que já havia) [td. : "Resmungava, rezingava, numa aflição, tentando espichar os recursos minguados" ( Graciliano Ramos , Vidas Secas) : "Di [Cavalcanti], para espichar os cobres magros que lhe mandava o"Correio da Manhã", trabalhava como desenhista de modas." ( , Folha de S.Paulo, 13/02/1982, em http://almanaque.folha.uol.com.br/ilustrada_13fev1982.htm) ]

[F.: espicho + -ar2. Hom./Par.: espicho (fl.), espicho (sm.); espicha(s) (fl.), espicha(s) (sf.[pl.]); espiche(s) (fl.), espiche(s) (sm.[pl.]).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Abertura

Substantivo

franquia,franqueamento,rasgão,rasgadela,rasgadura,rutura ou rotura,permeabilidade,rasgo,brecha,falha;buraco,cavado,escavação,aberta,fresta,fenda,frincha,fisga,greta,rachadela,fieira,furo,forame,cova,rombo,arrombadela,perfuração = transfixão,rima,fissura,cissura,fundo (de agulha),encaixe,juntura,porosidade;sorvedouro,fojo,pego,voragem,bocejo,boqueada,oscitação,deiscência,vão,buco,festão,janela,fenestral,postigo,guichê,luneta,claraboia,lumieira;olho de boi,escotilhão,escotilha,gelosia,rótula,persiana;entrada,portela,portelo,pórtico,portal,porta,portinhola = risbordo (de navio),ombreira,portaló,porta-cocheira,portão,respiro,respiradouro,chupeta,chupadouro,orifício,óculo,nascedouro,ostíolo,portuchos;venta,boca,bocaça,bocarra,garganta,traqueia,tubeira,grameiras,goela,fauce,focinho,piloro,cóclea,pórtico,portada,porteira,poterna,cancela,gargalo,alçapão,arcada,passagem,passadiço,caminho,vereda,serviço,serventia,servidão,travessa,beco,tubo,canudo,bocal,cano,chaminé,mina,canal,canalículo,broca,escatel,repuxo,torneira,funil,meato,ducto,infundíbulo,túnel,poço,cisterna,oviduto;fístula,ferida,incisão,cirurgia,colostomia,traqueostomia,laparoscopia,bisturi;galeria,corredor,aleia,avenida,clareira,enseio,túnel;calibre,ilhó,portucha,botoeira,poro,peneira,crivo,criva,ralo,joeira,malha,micrópilo,boquelha,hiato,penetração,trepanação,terebração,empalação,acupuntura,punção,trado (instrumento perfurador).

Adjetivo

aberto,escancarado e v.;aberto de par em par,invedável,invedado,ventilado,profundo,fenestrado,esburacado,hiulco,hiante,oriforme;entreaberto,oscitante,patente,franqueado,multívio,pátulo,bipatente,dístomo,bucal,bucelário,tubular,canular,fistulado,enfistulado,fistuloso,fenestral,transitável,pérvio,desimpedido,acessível;desabrigado,descampado,escampo,escampado,permeável,poroso,ilimitado,incircunscrito,fendido,roto,crivado,enfrestado,frestado,esburacado,milfurado,furaminoso,enfunilado,afunilado,infundiliforme,vascular,esponjoso,poroso,clástico,folicular,cribiforme,faviforme,vesicular,vesiculoso.

Verbo

abrir,estar (aberto e adj.);desabotoar,desabrochar,desacolchetar,escancarar,desimpedir,fenestrar,franquear,entreabrir,soabrir,tornar franco,rasgar,perfurar,esviscerar,descerrar,ventilar,arejar,desasselar,deslacrar,deschancelar,desfechar,descancelar,abrir caminho,desbravar,romper,arreganhar,bocejar,oscitar,boquejar;furar,perfurar,cavar,escavar,escarvar,picar,penetrar,terebrar,empalar,transfixar,puncionar,punçar,espetar,trepanar,lancear,lancetar,apunhalar,esfaquear,escalpelar,escalpelizar,anavalhar,traspassar,atravessar,assovelar,sovelar,tradear,verrumar,enfiar,brocar,broquear,crivar,desenrolhar,desrolhar,desarrolhar,destapar,destampar,destoldar,descobrir,desabafar,afunilar,enfunilar,acanutar,encanudar,desbatocar,desentupir,desobstruir,minar,espichar,esgarçar,arrombar,abrir a passagem por,dar serventia,descercar,dessitiar,desbloquear,levantar o cerco.

Advérbio

abertamente e adj.

Provérbio

Interjeição

abre-te Sésamo!.

Frase

Conjunção

Elasticidade

Substantivo

dilatabilidade,tom,fofice,elastério,ductilidade,mola,ressalto,reflexo,pulo,movimento de restituição,reação;borracha,caucho,elastômero,barba de baleia,elástico,goma-elástica,barbatana,bola de marfim.

Adjetivo

elástico,extensível,dilatável,espichável,esticável,retesável,dúctil,fofo;elastomérico.

Verbo

elastificar,elastizar,elastecer,ser (elástico e adj.);ter a elasticidade da borracha,fazer saltar (a mola),recuar,esticar,espichar,retesar,retrair-se e dilatar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Exagero

Substantivo

exageração,expansão,exorbitância;hipérbole,hiperbolismo = auxese = diasirmo,tensão,colorido,caricatura,extravagância (absurdo);barão de Munchausen,franja,babado,enfeites,enxertos,bordados,acréscimos,tautometria,excesso,tempestade num copo d’água,muita trovoada e pouca chuva (much ado about nothing),;espanholada,espalhafato,estardalhaço,muito barulho por nada,extrapolação,abuso,jactância;linguagem afetada;figura de discurso;esforço da fantasia,esforço da imaginação;falso colorido;agravação;cominheiro.

Adjetivo

exagerado e afetado,franjado,bombástico;hiperbólico,de andas,fabuloso,maravilhoso,estapafúrdio,extravagante,estrambótico,espalhafatoso,apaixonado,desnorteado,energúmeno,excessivo,outré.

Verbo

exagerar,magnificar,empilhar,amontoar,acrescentar,agravar,amplificar;atribuir proporções exageradas,engrandecer,sobredourar,avultar,exaltar;hiperbolizar,sobrecarregar,sobre-erguer,sobre-exaltar,sobremaravilhar,sobrepujar,sobrelouvar,sobredeprimir;passar além dos limites,passar além da marca;despassar,extrapolar,exorbitar,codilhar,fazer o máximo de,acentuar com exagero;levar as coisas muito longe,levar as coisas a ponto de;prometer montes de ouro,prometer mundos e fundos = fazer grandes gabões,fazer um cavalo de batalha,fazer de um argueiro um cavaleiro,espichar,encompridar,usar de microscópio,ocupar-se com o maravilhoso,exceder Herodes em crueldade,exceder S. Vicente na caridade,ser mais realista que o rei,ser mais papista que o papa,entregar-se de corpo e alma a,falar descomedidamente,prender-se com bagatelas,fazer grande espalhafato,fazer grande estardalhaço;ser exagerado e adj.;sofrer de poliopia;encarecer,inculcar,colorir,bordar,florear,mentir;enfeitar,acrescentar,alardear;ameaçar a terra,ameaçar o mar,ameaçar o mundo e o céu.

Advérbio

exageradamente e adj.;à outrance,fora dos limites.

Provérbio

Interjeição

Frase

São mais as vozes que as nozes;A fama excede a realidade;A montanha pariu um rato..

Conjunção