Sua língua na Internet

 

(rai.o)

sm.

1. Fís. Feixe de luz ou de outra forma de energia radiante (raios do sol; raio de luz).

2. Descarga elétrica no espaço, seguida de relâmpago: Ontem à noite, caiu uma tempestade com muitos raios.

3. Fís. Movimento retilíneo por meio dos qual se propagam as radiações (raio alfa; raio beta; raio gama); RADIAÇÃO

4. Geom. Distância do centro de circunferência ou de esfera a qualquer de seus pontos, meio diâmetro da circunferência.

5. Geom. Distância do centro aos vértices de um polígono regular.

6. Numa roda, cada uma das varetas de comprimento igual que partem de um centro em diferentes direções.

7. P.ext. Distância que vai de um ponto central, ou que se toma como centro, para a periferia; tudo quanto se considera partindo do centro para a periferia: A três léguas de raio não se encontra outro médico: Desenhou uma estrela de cinco raios.

8. Fig. Sinal, mostra, indício (raio de esperança).

9. Fig. Pop. Espécie, tipo: Que raio de coisa é essa?

10. Jur. Perímetro onde determinada coisa se localiza e que se constitui o seu limite.

11. Jur. Divisão territorial que constitui a jurisdição de uma autoridade judiciária.

12. Ict. Filamento ósseo de sustentação das nadadeiras dos peixes.

13. Palavra us. como intensificador com ideia de descontentamento: O raio do proprietário acabou aumentando o aluguel.

interj.

14. Expressão de exclamação, irritação, impaciência, contrariedade etc.: O h! raios, que maçada! [Mais us. no pl.]

[F.: Do lat. radius. Ideia de 'raio', 'radiação': radi(o)1 - (radial; radiano). Hom./Par.: raio (fl. de raiar).]


Raio de ação
1 Mil. Raio de alcance efetivo de uma arma, de um destacamento militar etc.
2 A máxima distância que um navio ou avião ou outro veículo de combate pode alcançar, e voltar ao ponto de partida sem se reabastecer.
3 Fig. Área (espaço físico ou domínio de atividades) em que alguém atua de modo eficaz.


Raio de curvatura
1 Geom.an. Num ponto de uma curva, o módulo do inverso da curvatura.


Raio de giração
1 Fís Na rotação de um corpo em torno de um eixo, raiz quadrada do quociente da inércia do corpo em relação ao eixo pela sua massa. [Ou seja, o quadrado do raio de giração é igual ao momento de inércia dividido pela massa.]


Raio geodésico
1 Geom.an. Raio de uma circunferência geodésica.


Raio laser
1 Fís. Raio luminoso coerente (sempre com o mesmo comprimento de onda e mesma relação de fase) em feixe concentrado, no que resulta grande conservação de energia.


Raio luminoso
1 Ópt. Numa radiação eletromagnética na região visível do espectro, feixe estreito de radiação, imaginável como cada linha perpendicular à frente de onda de radiação.


Raio polar
1 Geom.an. Ver Raio vetor.


Raios alfa
1 Fís.nu. Radiação formada por partículas alfa.


Raios anódicos
1 Fís. Radiação formada de partículas de carga positiva, emitidos por um catodo. aquecido.


Raios beta
1 Fís.nu. Radiação formada por partículas beta.


Raio canal
1 Fís.nu. Radiação formada por íons positivos acelerados, originada em descarga elétrica num tubo com gases rarefeitos; raios positivos.


Raios catódicos
1 Fís. Radiação formada de feixes de elétrons emitidos por um cátodo, num tubo a vácuo.


Raios cósmicos
1 Fís.nu. Ver Radiação cósmica no verbete radiação.


Raios delta
1 Fís.nu. Radiação de elétrons que foram extraídos de átomos por ação de partículas ionizantes e que, por sua vez, podem ter ação ionizante.


Raios gama
1 Fís.nu. Radiação eletromagnética, cujo comprimento de onda oscila entre 10-10 m e 10-14 m, que se verifica quando um núcleo atômico passa a um estado de excitação menor que o inicial.


Raios o partam
1 Expressão interjetiva que expressa extrema irritação, ódio, aversão etc., proferida como praga lançada contra alguém.


Raios positivos
1 Fís. Ver Raios canal.


Raios Roentgen
1 Fís. Ver Raios X.


Raios X
1 Fís. Radiação eletromagnética cujo comprimento é menor que o da radiação ultravioleta, entre 0.001 e 10 nanômetros. [Ver achega enciclopédica ao final do verbete.]


Raios X brancos
1 Fís. Raios X cujos comprimentos de onda abrangem ampla faixa de variação.


Raios X duros
1 Fís. Raios X com comprimento de onda pequeno e alto poder de penetração em certos meios.


Raios X moles
1 Fís. Raios X com baixo poder de penetração.


Raio verde
1 Met. Efêmero clarão verde no horizonte, que ocorre no momento do nascer de um astro ou de seu ocaso, esp. o Sol. [Tema de famoso livro de Júlio Verne.]


Raio vetor
1 Geom.an. Num sistema de coordenadas polares, segmento dirigido do polo ao ponto; raio polar.
2 Num sistema de coordenadas polares, a coordenada linear; raio polar.





O raio é uma descarga elétrica na atmosfera, produzida pela diferença de potencial entre nuvens eletricamente carregadas, ou entre uma nuvem e a terra. Com a movimentação do ar, devido a diferenças térmicas (o ar frio, mais pesado, desce, o ar quente, mais leve, sobe) o atrito entre as moléculas de ar e as de água suspensas gera eletricidade, que se acumula nas nuvens. Quando duas nuvens de potencial elétrico diferente se aproximam o suficiente, uma descarga de eletricidade parte da mais carregada para a menos carregada. Na descarga de uma nuvem para a terra (da nuvem positivamente carregada para a terra, negativa), num determinado momento da descarga, aquele ponto na terra para o qual se dirige a descarga da nuvem carrega-se positivamente e ' devolve' a descarga para a nuvem, fechando o circuito e desenhando um raio potente que desceu e subiu em milionésimos de segundo, com uma voltagem (diferença de potencial) de centenas de milhões de volts. Os para-raios servem para atrair a descarga e a encaminhar com segurança para a terra, sem causar danos. O Brasil é o país com maior ocorrência de raios do mundo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Pouquidão

Substantivo

pouquidade,exiguidade,pequenez,pequenez em tamanho;tenuidade,modicidade,mediocridade,um pouco,um tanto,um quê,pouco;poucochinho,pouquinho,insignificância,irrelevância,modéstia,parcimônia,escassez,carência,penúria,inópia,angústia,estreiteza;moderação,pobreza,miséria;zinho;quantidade diminuta,mínimo,ponto,partícula,corpúsculo,sinal,pinta,mancha,nódoa,tantito,vislumbre,verniz,centelha,faísca,pedacinho,minutiae,minúcias,pontinha,pelotilha,detalhes (fam.),sombra,alguma coisa,talisca,grão,grânulo,glóbulo,pastilha,miúça,mínimo,sorvo,pitada,tinta,gota,baga,bago,pingo,pinga,borrifo,lambisco,salpicadura,dedada,cigalho,migalha,miséria,mica,negalho,lambuzada,lambuzadela,tintura,pacotilho,polegada,úncia,remendo,semente,semínula,nadinho,bocado,lambujem,fragmento,mealha,esgarço,retalho,nesga,estilhaço,lasca,farrapo,trapo,vintém,resquício,vestígio,salpicos,fatia,dedal,quinhão,parcela,aparas,cabelo,pepita,torrão,colher,casca de noz,punhado,fração,gota d’água no oceano,animálculo;bagatela;ninharia,nonada,sombra de outra sombra,tudo-nada,és não és,dose homeopática,quantidade finita,átimo,raio,aparência.

Adjetivo

pouco,escasso,parco,parcíssimo,mínimo,exíguo,insuficiente,irrisório,minguado,modesto,módico,diminuto,diminutivo,pequeno;apoucado,restrito,miúdo,insignificante;tantito,pequenito,desprezível,vil,baixo,tênue,débil,frágil;delgado,leve,limitado,magro;insuficiente,inconsiderável,inapreciável;algum,assim assim,medíocre,sofrível,tolerável,abaixo do par,meão,vazante,moderado,ínfimo,infinitésimo,infinitesimal,sutil,lançadiço,mísero,miserável,homeopático,mero;simples.

Verbo

ser (pouco,ser de dimensões acanhadas & adj.);caber numa casca de noz,diminuir;contrair;escassear,carecer.

Advérbio

escassamente,escassamente & adj.;em pequena escala,em pequena extensão,mal,pouco,às migalhas;imperceptivelmente,miseravelmente,insuficientemente,escassamente,imperfeitamente,parcimoniosamente,debilmente;sofrivelmente,sofrivelmente bem;em parte,tão só,em certo grau,alguma coisa,um tanto,um quê,a desejar,no menos,no máximo,a pouco e pouco,pouco mais ou menos,quando muito,quando menos,ao menos,sequer,pelo menos,quase,vai não vai,por um triz,por um cabelo,apenas,mal,ainda não,parcialmente,restritamente,pura e simplesmente;(ant.),cerca de,perto de,obra de,coisa de,aproximadamente;de modo algum,absolutamente,não,nem por sombra,nem para lá vai,nem assim,nem assado,nada disso,nanja,por forma alguma,de forma alguma,nem pensar,nem por pensamento,em hipótese alguma,nenhumamente,por nenhuma condição,nem à mão de Deus.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instantaneidade

Substantivo

fugacidade,rapidez,imediatismo,prontidão,momento,instante,explosão,vai-não-vai,minuto,segundo,piscar de olhos,abrir e fechar d’olhos,triz,ápice,átimo,relâmpago,raio,sopro,estouro,momento psicológico,palhetada,relance.

Adjetivo

instantâneo,imediato,repentino,momentâneo,presentâneo,súbito,ligeiro,rápido,fulminante,ab-rupto,brusco,violento,rápido como o pensamento,que tem a duração do relâmpago,passageiro,elétrico,veloz,transitório,fugaz,pronto,espasmódico,temporal,temporário.

Verbo

ser (instantâneo & adj.);mostrar-se momentaneamente,ralampadejar,relampaguear,relampejar,relancear,explodir,estourar.

Advérbio

instantaneamente,imediatamente,repentinamente,momentaneamente,subitamente,rapidamente,fulminantemente,ab-ruptamente,bruscamente,em menos de um minuto,presto,subito,instanter,de um golpe,de um fato,de supetão,como um tiro;de uma cajadada,num abrir e fechar de olhos,num simples volver de olho;num relance de olhos,num rápido lance de vista,de um salto,uno saltu,de um rasgo,imediatamente,logo,de pronto,em um instante,da noite para o dia,a lume de palha,sem tirte nem guarte,num pronto;de pronto,sem aviso;sem dizer: água vai,sem perda de tempo,às duas por três,num ápice,num triz,num átimo,num santiâmen (vulg.),como por encanto,vai senão quando,eis senão quando,num momento,de improviso,numa volantina,de esfusiote,quebradamente,de repente,de chofre,de peso,de chapuz,num ai,sacudidamente,de afogadilho,de arrancada,de arrebate (ant.),num átimo de tempo,num vai não vai,no mesmo instante,de impensado,em uma volta de mão;de passagem,de uma assentada,de salto,ab abrupto,à queima-roupa,à mão tenente,ato contínuo,à queima bucha,na bucha;sem prestanejar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Dito e feito.

Conjunção

Violência

Substantivo

agressividade,imoderação,bruteza,brutalidade,protérvia,inclemência,intensão,intensidade,veemência,impetuosidade,enfurecimento,fúria,força,poder,ímpeto,furor,loucura,insânia,braveza,desespero,cólera,ira,raiva,rancor,fervor,açodamento,arrebatamento,efervescência,ebulição,fervura,fervedura,turbulência,fragor,tumulto,confusão,algazarra,le diable à quatre,uma dos diabos;severidade;fereza,ferocidade,rábia,furiosidade,embravecimento,estrebuchamento,assanhamento,madria,encapelamento,sanha,rompante,exacerbação,exacerbamento,irritação,irritamento,desvairamento,insânia,exasperação,malignidade,acesso,paroxismo,vasca,orgasmo,eretismo,coup de main,ultraje,arranco,choque,abalo,quebrança,espasmo,convulsão,histerismo,tremor,paixão,excitabilidade;acesso de fúria,rebentina,rebentinha,inquietação;erupção,irrupção,explosão,arrebentação,rompante,estouro,salto,descarga,detonação;conflagração,incêndio,tumulto,agitação,desordem;fermento;marouço,tempestade,borrasca,procela,serranias do mar,fervedouro,furacão,redemoinho,maremoto,terramoto,terremoto,tremor de terra,trovão,trovoada,fulminação,sideração,raio,fogo do céu,ceráunia,fúria,dragão,demônio,tigre,pantera,onça,as fúrias infernais,sorores vipereæ,Megera,Eumênides,Tisífone,Alecto,louco,tresloucado;fera;come-brasas,fanfarrão.

Adjetivo

violento,agressivo,imoderado,desabrido,desfeito,protervo,veemente,quente,agudo,afiado,penetrante,áspero,rude,cortante,arrogante,brusco,abrupto,impertinente,impetuoso,torrentoso,tormentoso,tormentório,turbulento,irrequieto,desordenado,agitado,convulso,estrondoso,vascoso,marulhoso,louco,de mil diabos,raivoso,revolto,aparcelado,arrebentadiço,tumultuoso,tumultuário,descabelado;estrepitoso,ruidoso,borrascoso,proceloso,flutuoso,tempestuoso,extravagante,rolado,roleiro,encrespado,crespo,cavado,encarneirado,irado,iracundo;enfurecido,enraivecido,desvairado,irado.;endiabrado,aloprado,endemoniado,voraz,sôfrego,indócil,irrefreável,indômito,indomável,insofrido,frenético,desatinado,desvairado,enfurecido,bravo,bravio,ferino,titânico,selvagem,montaraz,insano;desesperado;sanhoso,sanhudo,convulsionário,furioso,furente,enfurecido,desapoderado,irritado,histérico,iroso,assanhado,assanhadiço,embravecido,agressivo,exacerbado,aceso,alteroso,medonho,desabrido,ríspido,despedrado,fremente,fremebundo,fogoso,acalorado,renhido,encarniçado,fero,feroz,grosso,empolado;feroz como um tigre,feroz como uma hidra de cem cabeças,imane,descompassado,excitado,indomado,indomesticável,irreprimível,incoercível,inextinto,inextinguível,insaciável,ignívomo,ignipotente,ignífero,desenfreado,desencabrestado,desembestado,veloz;incontido,infrene,ingovernável,insubmisso,obstinado,imitigável,incontrolável,implacável,insofreável,irremediável,intolerável;espasmódico,convulsivo,epiléptico,epileptiforme,explosivo,detonante,tempestuoso;forte,em febre,febril,febricitante,tonante,tonitroante;arrebatado,desabusado,férvido,árdego,inquieto,agitado,impaciente,fulgural,fulmíneo,grande,rábico,sísmico,de força e de brutalidade.

Verbo

ser violento,violentar,efervescer,doidejar,tornar-se impetuoso,partir para cima,agredir,intensar-se,quebrar a paz,precipitar-se,desvairar-se,correr desvairadamente,investir,assaltar,acometer,levantar tempestades,tempestuar,fremir,bramir,bramar,bradar,estrondear,rebramar;redemoinhar,turbilhonar,alterar-se,tornar-se irado;arrevessar,torvelinhar,debater-se,espinotear,estortegar,revolver-se,estrebuchar-se,espernear,agritar-se convulsivamente;raivecer,raivejar,enfurecer-se,enraivecer,enraivecer-se,irar,irar-se,raivar de cólera,rugir como leão,ferver,referver,bravear,bravejar,esbravear,esbravecer,esbravejar,embravecer,encolerizar-se,derrubar,vociferar,estalar,desencadear,explodir,estourar,rebentar,detonar,arrebentar,ir aos ou pelos ares,voar pelos ares;encarneirar-se,encapelar-se,encarapelar-se,empolar-se,crescer e recrescer a onda de,tomar freio nos dentes,desfrear-se,desbridar-se,desencabrestar-se,desembestar-se;desenfrear-se,soltar,arremessar-se impetuosamente,romper (o mar) em flor,estar de levadia,emparedarem-se as ondas,assoberbar-se,tumultuar,crescer em fúria,sacudir os vagalhões,soluçar em grandes tremores,arrombar,romper,levar de vencida,despedaçar,espatifar,descomedir-se,desmoderar-se,exceder-se,irromper,ir fora das marcas,desmedir-se,descompassar-se,desmesurar-se,soltar-se,meter a mão até o cotovelo;não respeitar os limites,exceder os limites,pintar o sete;passar,transpor as raias;correr desenfreadamente,desesperar,prorromper,disparatar,destampar,endemoninhar-se,ficar endemoninhado;fazer das suas,fazer algumas do diabo,fazer coisas do arco da velha,pintar o caneco,desgrenhar,destelhar,descolmar,despir;tornar (violento & adj.);aguçar,agitar,acelerar,ensofregar,excitar,incitar,avivar,urgir,estimular,irritar,inflamar,acender,suscitar,fomentar,agravar,piorar,exasperar,enfurecer,marfar,exacerbar,encarniçar,desatinar,convulcionar,revolucionar,enlouquecer,desvairar,conflagrar,incendiar;jogar lenha na fogueira;abanar o fogo,abanar as chamas,abanar as labaredas;trazer combustível para a fogueira,trazer gravetos para a fogueira;atiçar,açular,oleum addere canino.

Advérbio

violentamente,agressivamente,desabridamente,veementemente,asperamente,arrogantemente,bruscamente,impetuosamente,turbulentamente,convulsamente,agitadamente,desatinadamente,convulsivamente & adj.;com grande força,de assalto,à força,à fina força,de repelão,de repelo,de roldão,vis et armis;à ponta de espada,de baioneta;à toute outrance,em doida sanha,sacudidamente,em lutas e contrações nervosas,rijamente,num delírio de louco,acaloradamente,às mãos ambas;com desespero,com ímpeto,de chapuz,em borbotões,em cachão,de arrancada,em cheio,a/com mão armada;.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Largura

Substantivo

largueza,anchura,latitude,amplitude,envergadura,diâmetro,calibre,raio;extensão superficial,transversal;espessura,crassice,crassidão,crassidade,corpulência,corpanzil;(homem gordo): richarte,sapo,saco,pesadão,manipanço,masseirão,pipa,pitorra,texugo,tortulho,sapudo,trambolho,urca.

Adjetivo

largo,lato,grande,ancho,espaçoso,vasto,amplo,largueirão,desafogado,campeiro (pop.),imarginado,extenso,extensivo,latitudinário,frouxo,folgado,grosso,mangaz,largo como o estuário do Amazonas.

Verbo

alargar(-se),ser (largo e adj.),estender(-se).

Advérbio

largamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Direitura

Substantivo

direiteza,retidão,retitude,entesadura,direção,inflexibilidade,semigola,semirreta,segmento de reta,vetor;perpendicularidade,ortogonalidade;linha reta,linha direita;eixo,diâmetro,secante,tangente,bissetriz,altura,base,perpendicular,raio,corda,lado,alinhamento,endireitamento,galgação,subtendente,subtensa,horóptero,ortodromia,traço reto.

Adjetivo

direito,reto,retiforme,retilíneo,retígrado,retificado e v.;direto,que não se desvia,que segue uma direção dada,subtenso,ortodrômico.

Verbo

endireitar,ser reto,não ter curvas nem inflexões;seguir reto,aprumar para,dirigir-se para (direção),retificar,graminhar,alinhar,bornear,galgar,perfilar,desencurvar,descurvar,desentortar,destorcer,desempenar = desengalapar,desdobrar,desencolher,entesar,esticar,desamolgar,subtender.

Advérbio

diretamente e adj.;em linha reta,sem torcer caminho,de flecha,na mesma direção,sem curvas nem inflexões.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Velocidade

Substantivo

celeridade,ligeireza,ligeirice,presteza,rapidez,destreza,agilidade,desfilada,fugacidade,carreira vertiginosa,carreira louca,pernada,expedição (atividade),aceleração,(pressa),precipitação;movimento rápido;voo,trote rasgado;corrida,galope,galopada,disparada,meio galope,fuga,marcha forçada,marche-marche,vertigem;asas,pensamento,relâmpago,raio,luz,eletricidade,vento,bala,foguete,míssil,jato,bólide,flecha,seta,dardo,mercúrio,azougue;telégrafo,más notícias,torrente,tufão,ventania,águia,lince,guepardo,antílope,corcel,gazela,veado,galgo,lebre,corça,esquilo,expresso;Mercúrio,Ariel,Camila,papa-léguas.

Adjetivo

veloz,veloce,rápido,apressado e v.;prestes,precípite,arrebatado,apressurado,célere,ligeiro,desembarçado,manipresto,apressado,remeiro,ágil,rapto (poét.),desabalado,impetuoso,violento;alígero,alífero,alipotente,aliveloz,velívolo,levípede,presto,correntio,andador,andadeiro,vivo,esperto,expedito,expresso,ativo,voador,volante,trotador,galopador,galopante,de pé leve,voante;elétrico,telegráfico,rápido como uma (seta e subst.);fugaz,fugidio,fugitivo,vertiginoso,infernal,entontecedor,estonteante,desabrido,louco;fulminis ocior alis = mais veloz que o raio.

Verbo

ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.

Advérbio

velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Luz

Substantivo

raio,clarão,claror,lampejo,relâmpago,claridade,esplendecência,resplandecência,lucidez,esplendidez,luz viva,luzerna,claridade intensa,lume,luzeiro,fulgor,esplendor,deslumbramento,ofuscamento,luzimento,réstea de sol,feixe de luz,aurora;dia,luz do dia,sol (fontes de luz),banho de luz,pincel de luz,luar,brilho,reslumbre,vivacidade,coruscação,nictescência,fulguração,cintilação,radiação,irradiação,refulgência,perfulgência,rutilação,rutilância,esplendidez,fulgência,brilhantismo,iluminação e v,nitidez,nitideza,efulgência,revérbero,lustre,fogo,faísca,scintila,fácula,centelha,fagulha,choina (rég.),faúlha,chispa,feila;faiscar,jactos;golfadas de luz,fagulharia,luminosidade,incêndio,chama (fogo),fogo-fátuo,luz solar;natural,águas,diamante,brilhante,ouropel,lentejoila,joias,ouro,latão,sol,fotografia,heliografia,fotômetro,(ciência da luz): óptica,fotologia,fotometria,diótrica,catótrica,catadiótrica,espectro,espectroscópio,espectrologia;especulária,laser;blu-ray,halo,glória,auréola,nimbo,parélio,fotosfera,coroa luminosa,resplandor;resplendor,reflexão,refração,reflexo,dispersão,luz irreflexa,nictação;tremulina.

Adjetivo

brilhante,aluziado,luminoso,chamejante,flamante,flâmeo,coruscante,esplendente,resplendente,deslumbroso,refulgente,fulgente,fulguroso,rútilo,rutilante,fúlgido,fulgente,ofuscante,encarnado,lucilante,fosforescente,aurifulgente,aurifúlgido,resplendoroso,dardejante,tremeluzente,fuzilante;estrelante,cintilante,prelúcido,nictente,irizante,perfulgente,lúcido,vívido,nítido,iriante,auriluzente,auritrêmulo,brilhante como a prata,gemante = brilhante como as pedras preciosas,preclaro,claro,sem nuvens,micante (poét.),estelante,radioso,deslumbrante,lucífero (poét.),luzidor,luzidio,vivo,incendido,fulmíneo,fulminívomo,açacalado,clarífico,dilúcido,mais claro que a luz do sol;congesto,resplendente de luz;argênteo,argentino,argentador,faulhento,lustroso,lustrino,fotogênico,fotográfico,heliográfico;destoldado e fortemente,fartamente,fulguramente iluminado;claro,desanuviado;anaclástico,refrato,refrangente.

Verbo

alumiar,brilhar,aclarar,alvorar,alvorecer,alvorejar,arcoirisar,arder,arraiar,aurejar,aureolar,aureolizar,aurorar,aurorecer,campar,centelhar,chamear,chamejar,chamejar em fogos de diversas cores,chispar,claraboiar (ant.),clarear,clarejar,constelar,coriscar,coruscar,dardejar,esfuzilar,esplander,esplandecer,esplender,esplendecer;espargir os seus raios,estrelar,estrelejar,fagulhar,faular,faiscar,faulhar,flamear,flamejar,fulgentear,fulgir,fulgurar,fulminar,fuzilar,iluminar,iriar,irisar,irradiar,lampadejar,lampejar,lucilar,luciluzir,luzir,patentear intensa luz,fosforear,fosforejar,fosforecer,pontear,prefulgir,preluzir,radiar,raiar;rebrilhar,refulgir,refulgurar,relampear,relampejar,relampadejar,relampaguear,relumbrar,reluzir,resplandecer,resplendecer,resplender,reverberar,rutilar,centelhar,cintilar,sobredourar,transluzir,tremeluzir,tremulinar,vagalumear,deslumbrar;quebrar os olhos,ferir os olhos;espraiar raios,fazer-se a luz por todos os lados,reluzir de um fulgor vivíssimo;lançar luz,emitir luz;dardejar faíscas,vibrar raios;cegar,ofuscar,ferir a vista;espancar com o seu clarão,argentear,argentar,ter um reflexo argênteo,pratear,abrilhantar,andar pelo céu um luar esquivo,iriar,esbater as trevas,descobrir-se o sol,espelhar,refletir,polarizar-se,refranger,desentenebrecer,aclarar,desescurecer,dessombrar,desanuviar;ser iluminado,receber estrias ou um cálido banho de luz.

Advérbio

brilhantemente e adj.;em áureos reflexos,à claridade albente da lua.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Advérbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Provérbio

Interjeição

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjunção

Ruindade

Substantivo

pravidade,maleficência,ofensa,impiedade,maldade,vilania,canalhice,torpeza,malquerer,nocividade e adj.;virulência,crueldade,irreparabilidade,malignidade,aversão,ódio,rancor,iniquidade,malefício,vingatividade,perversidade,raio,ciclone,furacão,terremoto,vandalismo,destruição;exício,perdição,ruína,morte,cratera,precipício;mancenilha,veneno;rábia,hidrofobia,carcoma,má estrela,mau-caratismo,estrela fatídica,ventos adversos,insídia,amari aliquid,sinistro,mau olhado,jetatura,quebranto,mau tratamento,vexame,tormento,repugnância,avania,molestamento,abuso,opressão,perseguição,ultraje,assalto,violência,seta,mau uso;estenderete,injúria (dano);defeito,vício,abominação (sofrimento);diátese,verminose,pestilência (doença);culpa;depravação;prejuízo,malfeitoria;lama,lodo,vasa,lameirão,o pestilento lameirão de,fezes,flagício,fel,amargor,rigidez,gomeleira,túnica de Néssus,caixa de Pandora,quantidade de coisas ruins: sudário,monturo;as asperezas da vida.

Adjetivo

malévolo,cruel,perverso,ofensivo,nocivo,viroso,agravoso,venenoso,inoficioso,lamentável,nocente,prejudicial,molesto,molestoso,ruim,péssimo,mau,pravo,ruinoso,infesto,funesto = exicial,calamitoso,sinistro,fatal,amaldiçoado,maldito,injurioso,desastroso,deletério,malfeitor,malfazejo,maléfico;íncubo,facinoroso,maligno,malignante,negregado,abominável = vitando,nefasto,reverso,danoso,daninho,danífico,pernicioso;feio,inimigo,maldoso,desvantajoso,devastador,destruidor;infeliz,oneroso,gravoso,ofensor,fastidioso,intolerável,obnóxio,tabífico,desastroso,desastrado,tendencioso,corruptor;virulento,irremissível,irrespirável,venenoso;serpentífero,serpentígero,serpentígeno estiômeno = corrosivo = anabrótico,mortal;insanável,inauspicioso;horrível,hórrido,horripilante,horrendo,horroroso,horrífico,tempestuoso,terrível,pavoroso,apavorante,tétrico,terrível,terrificante,medonho,acintoso,cruel,trágico,atroz,atro,tenebroso,inominável,pecaminoso,insano,criminoso,vergonhoso,repugnante,vexatório,lesivo,desproveitoso,vil,baixo,de carregação,ignóbil,monstruoso,miserável,mísero,nefando,desprezível,soez,abjeto,miserando,tirânico,infame,nefário,indigno de se nomear,mesquinho;chocante,suspeitoso,comprometedor,deteriorado;podre,corrupto = tábido,defeituoso;empecível,empeço,malengendrado,deplorável,lacrimável,imperdoável,lamentável;feio;inclassificável,condenável,passível de censura,desbragado,condenável,inqualificável,indigno,punível,castigável,inconfessável,repreensível;odioso,detestável,abominável,de marca anzol,infando,execrável,ominoso,ultrajante,ultrajoso,sombrio,perigoso,aziago,odiado = inviso,insidioso,ruim como o diabo,que não tem nome,inominável,infernal,mefistofélico,luciférico,demoníaco,diabólico (malévolo);inconveniente;indiscutível,inaproveitável,pesado,incômodo,molesto,chinfrim,reles,soez,pífio (inútil);incompetente;irremediável;fatídico,trágico,sórdido,bruto,imundo,repelente;malignante,pejorativo,safado,incômodo,incomodante,incomodativo.

Verbo

ser (nocivo e adj.);causar dano,infligir dano;danificar,maleficiar,mortificar,prejudicar,lesar,estiolar,combalir,ferir,turbar,golpear,escalavrar,escarapelar,estragar,arruinar,transviar,roer (deteriorar);envenenar até a última fibra,magoar;fazer mal a,infamar,ultrajar,deformar a pureza de suas linhas,desarvorar;agravar,perder,causar dissabor,devastar,assolar,oprimir,onerar,carregar,perseguir,preterir,calcar aos pés,atropelar,pisar,maltratar,torturar,vexar,clamar vingança,manchar as páginas da História,fechar a porta do céu,bradar aos céus,sobrecarregar,vitimar,esmagar,machucar,apestar,empestar,torturar,seviciar,molestar;danar,abusar,ofender,espezinhar,amesquinhar,declinar,abater,rebaixar,peguinhar,corromper a seiva,pôr nódoa,macular;dar que fazer,esbofetear,espancar;violentar,esfaquear,apunhalar,dar mau agouro,trazer desgraça,desgraçar,acutilar,ultrajar,marfar = vulnerar,atagantar,agadanhar;esgadanhar;agatanhar,esgatanhar,escorchar,esgardunhar,arranhar,destruir;roubar;assetear,flechar,faretrar;retalhar,atassalhar,azagaiar,golpear de morte,atentar contra,entoxicar,envenenar,empeçonhar,fazer guerra a,infernar,infestar,apoquentar,esmoucar,irrogar,gangrenar,perverter,viciar,malignar,corromper,abalar,concutir,perpetrar,revoltar,repugnar,provocar conflitos,causar engulhos,dar frutos envenenados,gerar conflitos,causar asco,assanhar desgraças,manchar.

Advérbio

em prejuízo,em detrimento de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Atividade

Substantivo

dinamismo,agência,atuosidade,inciativa,diligência,disposição,empreendorismo,ralé,laboração,açodamento,afã,animação,agito,vida,vivacidade,viveza,espírito,impetuosidade,energia,intimativa;atividade febril,atividade elétrica,atividade devorante,atividade fecunda,atividade estupenda,eficiência,produtividade;agilidade,levidade,esperteza,destreza,desembaraço,prontidão,desenvoltura,travessura,traquinice,traquinada,presteza (velocidade);alacridade,despacho,expedição,afobação,pressa;pontualidade;exercício,laboração,zelo,ardor,fervor,frenesi,fogo,entusiasmo,ímpeto,arrebatamento,envolvimento,veemência,espírito muito dinâmico = perfervidum ingenium;empressement,desvelo,dedicação,empenho,solicitude,carinho,cuidado,iniciativa,calor,viva atenção,vigor (energia física);dedicação (resolução);esforço;indústria,assiduidade,constância,perseverança;assistência,operosidade,laboriosidade (trabalho);vida febril,canseira,fadiga,infatigabilidade,vigilância;vigília,vela,lucubração,noitada,insônia,espertina,pervigília,pervigilium,insomnium,alegria ruidosa,movimento,tumulto,bulício,bole-bole,vaivém,agitação,barulho,inquietação,vida febril,darandina = lufa-lufa,tráfego (pop.),trabalheira,polvorosa,lida,lide,azáfama,bolandas,dobadoura,sarilho,faina,nervosismo,insofrimento,sofreguice,sofreguidão,fervet opus;âmbito,esfera de atividade;região,esfera,departamento,oficiosidade,intromissão,entremetimento,interferência,interposição,os bons ofícios de,intrigas,mexericos;premência dos negócios,lida incessante,fremente e agitada colmeia,tarefa sem repouso,luta sem fim,mercúrio,azougue;dia ferial,dia fasto,dia útil;dia de fazer,dia de trabalho,dia de semana,dia útil;dona de casa,menagère,abelha,faúlha,furão,arranjista,fura-paredes,fura-vidas = videiro,esgarabulhão,safra,azougue,farragulha,arguilheiro,workalchoolic,caxias,aspone,homem de iniciativa,empresário,topa-tudo,faz-tudo,gênio iniciativo,zarelho = entremetido,zaranza,ardeleão,mequetrefe,mexilhão,demonete,traquinas,travesso,fragata,fervilha,gata-borralheira,raio,coração de aço,mouro,lutador,agenciador;fremente e agitada colmeia de abelhas em contínuas demonstrações de atividade.

Adjetivo

ativo,esperto,rabigo,solícito,aguçoso,diligente,agencioso,açodado,agenciador,negocioso,séduto,vivo,videiro,aplicado,assíduo,vivaz,afobado,suarento,canseiroso,afanoso,madrugador,ardente,desvelado,fogoso,lutador,buliçoso,irrequieto,trêfego,dinâmico,multiface,acérrimo,apressado,impaciente,açodado,precipitado,urgente,desenvolto,desacanhado,cuja atividade chega ao auge,potente;atuoso = operoso,laborioso,videiro,trabalhador;ágil,ágil como uma onça,atuário = ligeiro,manipresto,destro,gajeiro,levípede (poét.),solícito,pronto,rápido,expedito,despachado,desembaraçado,lesto ou lestes,lépido,ágil de movimento,pronto e lesto,safo,veloz,febricitante;insone (que não dorme);forte,esforçado = acer in rebus agendis,disposto,denodado,infatigável,incansável,valoroso,inesmorecível,perseverante;estrênuo,porfiado,porfioso,zeloso,desvelado,ardente,fervoroso,fervente,férvido,iniciativo,empreendedor (resoluto);industrioso,assíduo,aturado,frequente,serviçal,indefesso,inquieto,irrequieto,desinquieto,tavanês buliçoso,saltitante,caprissaltante,agitado,fragueiro,febril,afanoso,que não dorme,azougado,fremente,impaciente,insofrido,sôfrego,conseiroso,metediço,chegadiço,ocupado,assoberbado,abarbado,atarefado,azafamado,cheio de azáfama,pressuroso,assafiado,entremetido,intrometido,abelhudo,metediço,adiantado,oficioso,fossão.

Verbo

ser (ativo e adj.),estar (ativo e adj.);ter (atividade e subst.);ferrejar,ocupar-se,agitar-se,mover-se,manobrar,apressar-se,furar paredes,alargar o seu voo,desentorpecer-se,levantar poeira,fazer progressos;trabalhar;consagrar o melhor da sua atividade,esgarabulhar,revolver,persistir,perseverar;exacerbar,desdobrar ao infinito a sua atividade;agitar-se febrilmente,afobar-se,sair do letargo,mover-se,desembotar,desamodorrar,dar razão de si,arregalar os olhos,agir com energias novas,não dormir,ficar vigilante;matar dois coelhos de uma cajadada,fazer de um caminho dois mandados = de eadem fidelia duas pariete dealbare = andar depressa;fazer o possível,fazer prodígios,multiplicar-se,ter o dom da ubiquidade,estar atarefado,ter muito que fazer = não ter mãos a medir,estar sobrecarregado,andar na maromba,fazer diligências,não perder tempo,não ter uma hora de seu,não dispor de tempo,ter todas as horas tomadas,medir o tempo,entregar-se desenfreadamente a,não perder a oportunidade;não sobrar tempo a alguém,lidar,afanar-se,afadigar-se,barafustar,correr,labutar,suar,levar má vida,repartir-se,mal ter tempo de comer,não ter momento de descanso,não criar limo,deitar os bofes pela boca,fervilhar,ver uma bruxa;andar num corrupio,andar num sarilho,andar numa roda-viva,andar numa fona,andar numa lufa-lufa,estar em palpos de aranha;garavotear = mostrar azáfama,estar sempre com o dedo no gatilho,não ter paz nem trégua,não ter trégua nem folga;invocar meios divinos e humanos;fazer do trabalho um prazer,fazer do trabalho uma religião;ser workalchoolic;azougar-se,traquinar = trasguear,abelhar-se (desus.),dedicar-se afanosamente,fazer diligências;não medir sacrifícios,não regatear sacrifícios;vencer incômodos;acordar,despertar,espertar,espertinar,sacudir o sono,desadormecer,desadormentar,desamodorrar,matinar,amanhecer,madrugar,fazer serão,fazer da noite dia,fazer noitadas,tresnoitar,passar a noite em branco,não pregar o olho toda a noite,velar;levar a noite de vela,levar a noite de espertina;atarefar-se,azafamar-se,sobrecarregar-se de trabalho,lutar,insistir,recavar;intrometer-se,zarelhar,entremeter-se,imiscuir-se,bedelhar = meter o bedelho,intervir,meter sua colherada ou as mãos na massa,meter o nariz em tudo,meter o focinho em,meter a foice em seara alheia,meter o bedelho,meter-se em debuxos,meter-se a taralhão,fossar,ir aonde não foi chamado,ativar,desentorpecer,desengrunhir,desentolher,aguçar.

Advérbio

ativamente e adj.;in medio rebus.

Provérbio

Interjeição

olho vivo!,age quod agis!.

Frase

Carpe diem (oportunidade);Uma atividade febril devora a todos;Nulla dies sine linea;Nec mora nec requies;Dito e feito;Veni, vidi, vici;Fervet opus;Melhor é fazer debalde que estar debalde;A atividade elétrica de X. exacerba-se e chega ao auge.

Conjunção

Contenda

Substantivo

lide,contenção,certame,antagonismo,combate,luta,pugna,prélio,campanha,batalha,peleja,arranca-rabo,rota,rivalidade,heteromaquia,competência,beligerância,acrimônia,desavença,oposição,dissensão,divergência,controvérsia,desentendimento,disceptação,desinteligência,discussão acalorada = pega,diatribe,auê,cizânia,pegadilha,desaguisado,polêmica,logomaquia,debate (discussão);inarmonia,rixa,galana,requesta,pendência,renzilha (pop.),pugnacidade,combatividade,litígio,demanda,pendenga,pleito,quizila,porfia,guerra no papel,palavrões,competição,emulação,questão,arrancada,concurso,match,corrida,páreo,steeplechase,handicap,regata,tourada,touromaquia,toureio,tourinha,desporto,pentatlo;confronto,feito d’armas,gentilezas,grandes feitos,pugilato,boxe,pugna,recontro,ação,campeonato,olimpíadas,ginástica,atletismo,esgrima,jogos;justa,torneio,duelo,combate singular = monomaquia,ludo,tiroteio,tenção (ant.),armistrondo,choque (discórdia);choque das armas,rusga,rezinga,retesia,desordem,façanha,arruaça,choldaboldra,tumulto,rolo,turra,efervescência,algazarra,arruído,barulho,bulha,destampatório,combate corpo a corpo,embate,guerra,escarapela,conflito,correria = azaria,estrupada,escaramuça,tropelia,luta intestina,guerrilha,recontro,encontro,reencontro,colisão,encamisada,batalha,refega,refrega,liça,combate naval = naumaquia,satisfação,reparação,passage d’armes,caso de honra,digladiação,gladiatura,apelo às armas (guerra);altercação;agonística;luta encarniçada,luta de vida e de morte;pomo de discórdia;bota-fogo,raia;contendor,atiçador,barulheiro,desordeiro,arreliento,arruaceiro,brigão,colhudo,bulhão,raio,pendenciador,dandão,caceteiro,navalhista,malhador,estoura-vergas,demo,púgil,pugilista,rufião,turuna,valentão,valentaço.

Adjetivo

dado a brigas,púgil,brigador,brigoso,brigante,briguento,esquentado,encrenqueiro,rixoso,de sangue na guelra,insofrido,colérico;turbulento,tavanês,trêfego,desordeiro,perigoso,barulhento,barulheiro,porfioso;competidor,rival,adverso,inarmônico,antagonista,beligerante,combativo,combatente,belicoso,naumáquico,guerreiro,pugnaz,pugnace,mavórtico,dado a pugnas,guerreador,pelejador,batalhador,gladiatório,paléstrico,façanhudo,incorrigível,indisciplinado,insubordinado,inimigo,agonístico.

Verbo

contender,refertar,militar,lidar,contestar,disputar,lutar,guerrear,debater,certar,combater,entrebater-se,esbracejar,pelejar (guerra);ir às lãs com o inimigo,pugnar,gladiar,digladiar,refregar,adversariar,arrostar,enfrentar,terçar armas com,decertar,batalhar,encarniçar-se no combate;lutar arco por arco,lutar peito a peito,escaramuçar,esgrimir,floretear,estar sempre na brecha,bater-se por,dar combate a,punir por,medir armas com,sair a campo,sustentar luta,experimentar as suas forças,dar bateria a,contrabater,provar forças com,medir-se com,preparar-se para a luta;jogar na arena a sorte de;travar-se braço a braço com alguém,travar-se corpo a corpo com alguém;ter-se com,haver-se com,jogar as cristas com,rixar,escarapelar,competir,esmurrar,esmurraçar,socar,dar socos,sovar,esbofetear,entrechocarem-se,escaramuçar,fazer escaramuça,promover desordem = retesiar,andar às guerrilhas,brigar de mãos,agatanhar-se,arrepelar-se,disputar;travar luta corporal,engalispar-se,porfiar,engalfinhar-se,ir às vias de fato,andar às chaças com,atracar-se com,agarrar-se,encontrar-se com,comensurar-se com,provar forças com,cerrar com o inimigo,agarrar,insultar,opor-se;relutar,moer com pancadas;arranhar,unhar,agatanhar,dentar,morder;bater-se em duelo com,quebrar uma lança com,bater-se com,provar lanças,entrar em peleja,fazer armas,justar,tornear,jogar a pancada,esgrimir,correr um par de lanças com,dar satisfação,ter a lança em riste,entrar em pelejas,recorrer às armas;sacar da espada;competir,emular,rivalizar,arruaçar;armar,provocar desordens;implicar-se,tourear ou tourejar.

Advérbio

à porfia,às rebatinhas;à ou de aposta;à competência,de envite,à compita.

Provérbio

Interjeição

Frase

A verbis ad verbera;da palavra para a luta;Uma palavra e um golpe.

Conjunção

Prodígio

Substantivo

curiosidade,raridade,portento,enlevo,maravilha,espetáculo,alba avis,fenômeno,coisa nunca vista,oitava maravilha do mundo,milagreira,assombro,aborto,abismo,milagre,miráculo,grandeza,sublimidade,leão,espetáculo;sinal,monstro;odisseia,bomba,estouro de bomba,erupção vulcânica,meteoro,trovão,ribombar do trovão,corisco,raio,faísca elétrica,fogo do céu,as sete maravilhas do mundo,coisa do arco-da-velha,coisa de arromba,o que as palavras não descrevem,annuns mirabilis;dignus vindice modus.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Stupete, gentes.

Conjunção

Punição

Substantivo

castigo,ensino,ensinadela,correção,emenda,lição,lembrete,preço,escarmenta,escarmento,corretivo,punição física,punição moral,chegadela,sova,surra;coça,reprimenda,repreensão,admoestação,advertência,bronca,carraspana,chamada,ensinadela,dura;escovadela,a justiça humana;justiça divina,folia,flagelo,a ira do Senhor,os flagelos da ira celeste,o gládio do Senhor,disciplina,irrogação,inflição,processo,cominação,imposição de penas;penalidade;excomunhão,retribuição,desforra;raio,Nemésio,justiça retributiva,cautério,açoite;cadafalso (instrumento de punição);prisão,degredo,exílio,ablegação,banimento,desterro,desterramento,expulsão,demissão,exoneração,exoneração a bem do serviço público,exautoração,desautoração,trabalhos forçados;galés,servidão penal,detrusão;exposição pública,flagelação,fustigação,manopla,estrapada,bastinado,argumentum baculinum = convencimento à pancada,palmada,coque,chapeleta,puxão de orelhas,biqueirada,pontapé,pontoada,bolacha,bolachada,latada (pleb.),cachação,coscorrão,sopapo,pescoção,cascudo,bochechada,bochechão,bochecha,sundeque,tapa-olhos,tapa,tapa-boca,soquete,bofete,bofetão,tabefe,lostra (pop.),estampilha (pop.),estalo;data de bofetões,bordoada,asas de pau,relhada,azorragada,pancada,pranchada,sova,tunda,verdascada,lambaba,lategada,muxinga,lançaço,espadeirada,pancadaria,calamocada,paulada,cachamorrada,mocada,cacheirada,golpada (pop.),sapatada,chinelada;pancada,pancada de criar bichos,sova de pauladas,porretada,grossa pancadaria = pola,maçada,maçadura,trochada,carolo,cacholeta,moedela,surra,pisa,malha (pop.),coça;sapeca,zurzidela,varada,varancada,tareia,tosa,sacudidela,chibatada,vergalhada,chicotada,azorragada,tagantada,cosqueadura,uma descarga de pau,murro,soco,soquete,punhada;palmatoada,coup de grâce = golpe de misericórdia,tiro de misericórdia;golpe mortal,demissão,suspensão,repreensão,remoção,multa,tortura,suplício,crurifrágio,tormento,acanaveadura,tornilho;dragonada,pena capital,saioria,linchamento,execução,enforcamento,desmandibulação,decapitação,descabeçamento,degolação,garrote,crucificação,estrapada,empalação,martírio,auto de fé,afogamento,haraquiri,fuzilamento,execução militar,tormento do lagar;esburga-pernas;pôr no micro-ondas (gír. de bandido).

Adjetivo

punido e v.;punidor,punitivo,punitório,pingado (ant.),corretório,corretivo,correcional,penal,cominatório,cominativo,admonitório,punível,corrigível,passível de punição,peadouro (ant.).

Verbo

punir,castigar,justiçar,corrigir,exemplar = fazer exemplo em;infligir castigo,irrogar castigo,impor castigo;ferir,dar uma lição,apenar,acoimar,fazer justiça,fulminar,perseguir,escarmentar,ensinar,bater;varejar,flagelar,vapular,lanhar,açoitar,verberar,atagantar,fustigar,pranchear,zurzir,azorragar,zupar,alombar,deslombar,zimbrar,estafar de pancadas,mover com pancadas,palmatoar,espadeirar,ou espaldeirar,soquear;surrar,vergastar,afagar (irôn.),rebenquear,bater,cosquear,espancar,acajadar,avergoar,maçar,sovar,dar uma tunda,agredir,agredir a chicotes;rachar com açoites,ir aos foles a alguém,tosar,tarear,verdascar,vergalhar,chicotear,zagunchar,chibatar,tangantar,tangantear,carmear;alacranar a carne,apalpar as costelas,bater às desmortes = bater até matar,bater para matar,abordoar,derrear,esquadrilhar,desquadrilhar,desqueixar,descadeirar,desancar,passar a mão pelo pelo de,ir-lhe aos untos;ir à figura de alguém,ir ao pelo de alguém,ir ao físico de alguém;moer os ossos a alguém,pôr a alguém as costelas em molho,deixar alguém bem penteado,sacudir o pé a alguém,pôr as uvas em pisa a alguém,medir as costelas a alguém,pôr alguém em lençóis de vinho,assentar as costuras a alguém,chegar a alguém a roupa ao corpo;ir ao galinheiro a alguém (fig. e chulo),tocar a pavana a alguém,ter a mão leve,ir às costas de alguém,rachar de pancadas,dar uma estafa de pancadas em alguém,regalar com pancadas,tirar o pelo a alguém,malhar,escalar com açoites,garotear o couro a alguém,desasar,fazer vergões,atiçar,coçar,aporrear,aporretar,debrear,cosquear,esmurrar,esbofetear,colafizar,soquetear;pespegar um soco,pespegar murro,impingir um soco,impingir um murro,aplicar um soco,aplicar um murro,aplicar uma bofetada;brindar alguém com uma estafa de chicotadas,buxar um bofetão,apunhar,assentar uma bofetada,desandar com uma bofetada,pôr a alguém os cinco dedos na cara,saltar aos queixos de alguém,assentar a alguém na cara os cinco mandamentos,recompensar alguém da insolência com uma bofetada,encher a cara com bofetadas,amarrotar alguém os queixos a alguém;apedrejar,lapidar,apedrar,golpear;supliciar,decimar,dezimar,quintar,executar,levar ao cadafalso,empicotar,condenar à calceta;eletrocutar,enforcar,colgar,laçar,guilhotinar,descabeçar,decapitar,degolar;esquartejar,espostejar,escarnificar,fuzilar,passar pelas armas,espingardear,arcabuzar,empalar,linchar,apuar,aspar,polear,sambenitar,ensambenitar,dar tratos de polé,melar,garrotar,encarochar,crucificar,dessagrar;suspender de ordens,degradar das ordens sacras,exautorar,desautorar,fulminar excomunhão,acapitular,excomungar;salgar o terreno (para que fique maldito e estéril);banir,pronunciar,condenar,encartar (ant.),exilar,desterrar,degradar ou degredar,ablegar,expatriar,proscrever,expulsar,expelir de sua face;pôr no andar da rua,pôr no ar;despedir,demitir,exonerar,despojar,multar;remoer,suspender,transferir,ser (castigado e adj.);sofrer castigo,vestir a alva dos condenados,subir ao patíbulo,ir à forca,estar no potro,estar a pão e laranja,levar sua conta,levar uma amoladela mestra,chuchar um murro;cumprir a pena,levar a pena,levar boa paga para o seu tabaco;pagar caro,pagar as favas,expiar na prisão sua falta,apanhar grande lição,amolar-se com dez mil réis de multa,apanhar muita castanha,levar nos bitáculos (ant. pop.).

Advérbio

em desforra de,para exemplo e escarmento.

Provérbio

Interjeição

apanha!,trape!,catatraz!,sirva-te isso de lição!,há de sair-lhe dos lombos!,nunca as mãos te doam!,tumba catumba! Dane-se!.

Frase

Pede pœna claudo. Cape premia facti;recebe castigo de teu crime.

Conjunção