Sua língua na Internet

 

(char.ru.a)

sf.

1. Espécie de arado grande, puxado manualmente, por animal ou, modernamente, por máquina, ger. com jogo dianteiro e, originalmente, uma só aiveca

2. Fig. A vida, o trabalho do campo

3. P.ext. Designação dada a aparelhos semelhantes à charrua (1), de tração mecânica, us. para trabalhos no solo ou, p.ex., em capeamentos e calçamentos

4. Ant. Mar. Grande navio de guerra com três mastros, fundo chato e grande porão, us. para transporte de tropas, víveres, munição etc.

5. Joc. Navio ou automóvel grande e lento

[F.: do fr. charrue 'id', do lat. carruca 'espécie de arado munido de rodas'.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agricultura

Substantivo

hortigranjeiro,(tb. adj.),hortifrutigranjeiro (tb. adj.),ceres,lavoura,granjearia,amanho,cultivo,cultura,decrua,decruagem,lavra,lavrança,lavragem,lavrada,fabrico,limpa,alimpa,derrubada,arada,aração,adil,pousio,granjeio,aral,jardinagem;silvicultura,horticultura,fruticultura,cerealicultura,triticultura,viticultura,vinicultura,orizicultura,rizicultura,cacauicultura,cafeicultura,citricultura,cotonicultura,fumicultura,oleicultura,olericultura,olivicultura,silvicultura,sojicultura,arboricultura,floricultura,praticultura,arvicultura;hidrocultura,hidropônica;vinhataria,vindima,colheita,messe,safra,seara,esmonda,monda,mondagem,roteadura,mondadura,rotearia = arroteadura,barbeito,caldeira,surriba = desbravamento,achega,amontoa,queimada,cachada,sacha,sachadura,poda,espoldra,desbaste,semeadura,irrigação,sementeira,sega,segadura,ceifa,enxerto = oculação,ambulacro,arrebanho,alporque,mergulhia,mergulhão,tanchão,agronomia,agrologia,agronometria,geoponia,topiaria;arado,aradouro,vessadouro,araveça,piscola,lavego,labrego,grade,gradagem,gradador,pulverização,secatório,ancinho,garfo,forcado,podão,podoa,podadeira,marraco,rabela,rabiça,rabelho,segadeira,escardilho,foice,sacho,sachola,enxada,cacumbu,sega,segão,alvião,alferce,alferça,bidente (ant.),gadanho,gadanheira,roçadoura,charrua,trifólia,semeador,calibrador,rachadeira,torpilha,serpete;trator,colheitadeira,campônio,campino,camponês,rústico,praticultor,silvicultor,arboricultor,agricultor,(ver tb. todas as ..culturas para obter os ..cultores),horticultor,olivicultor,viticultor,vitivinicultor,pomicultor,floricultor,vinicultor,lavrador,vinheiro,vinhateiro,vinhadeiro,seareiro,arroteador,segador,vindimador,vindimeiro,agrícola,vaicia (Índia),arvícola,fazendeiro,roceiro,cultivador,pomareiro,quinteiro,granjeiro,cavão,cavador,caipira,jeca,maltês,sementeiro,hortelão,legumista;produtor,a classe produtora,colono,arborista,jardineiro = topiário,fruticultor,rachador,lenhador,lenheiro,viveirista,seringueiro,morador,campo,agro,semeadouro,prado,roça,belga = coirela,cortinha,parque = tapada,espojeiro,horta,veiga,várzea,vergel,pomar,viveiro de plantas,alfobre;jardim,horto botânico;estufa,estufim,canteiro,cômoro,alegrete,parterre,avenida,arboretum,eira,quinta (morada),(propriedade),vinha,vinhedo,vinhadego,vinhal,vinhataria,parreiral,canavês,canaveira,canavial,laranjal,cafezal,jabuticabal,coqueiral,bananal,trigal,cerejal,ameixal,ameixial,olival,natio,ferrageal,adubo,moliço,morraça,nateiro,marga,estrume,adubo,fertilizante,seba,terriço.

Adjetivo

agricultor,rurícola,lavrador;agrícola,orizícola,hortícola,hortigranjeiro (tb. subst.),hortifrutigranjeiro (tb. subst.),vinícola,sepícola,muscícola,cultor,lavradeiro,pastoral,campesino,campesinho,campestre,rural,varzino,arval,campeiro,campino,semental,sementeiro,semeador e v.;almargeado,messório,vindimo,vindimal;arável,agriculturável,semeável,fértil,rural,rústico,silvestre,agrário,fundiário,pomareiro.

Verbo

agricultar,cultivar,granjear,restivar,rusticar,desmaninhar,amanhar,arrotear,rotear,arromper (ant.),fabricar,franquir,desbravar,barbechar,alqueivar,bouçar,laborar,semear,sementar,plantar,tanchar,empampanar,emparrar,emparreirar,vidar,alporcar,derraigar,derreigar,pulverizar,desbastar,irrigar,roçar,segar,ceifar,foiçar,escardear,escardilhar,decruar,surribar,cavar,redrar,arrendar;sacholar,escavar,sachar,mondar,chapodar,podar,espoldrar,retanchar,desramar,esnocar,gadanhar,romper,arar,charruar,lavrar,vessar,deslavrar,gradar,gradear,desloucar,ciscar,retalhar a terra com o arado,afofar,encaldeirar,animar de granjas as solidões,mondar,esmondar,capar,esladroar,escardilhar,esgraminhar,capinar,escalrachar,aricar;forragear,forrejar,hortar,envidilhar,empar,fazer mergulhia de (videiras),ajardinar,encanteirar,desterroar,ancinhar (prov.),enxertar,abacelar,arrebanhar,aplanar os camalhões,vindimar,colher,eslagartar,estrumar,fertilizar,adubar,estercar,margar;arborizar,florestar,povoar de árvores.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção