Sua língua na Internet

 

sm.

1. Fibra comprida e delgada de matéria têxtil (fio de algodão)

2. Qualquer porção de material flexível, de diâmetro regular e muito reduzido em relação ao comprimento (fio de arame, fio de cabelo)

3. Gume, corte: O fio do punhal

4. Qualquer coisa tênue ou frágil (tb. Fig.) (fio d'água, fio de esperança)

5. O que é colocado em série ou de maneira encadeada (tb. Fig.): Seguia o fio de sua memória

6. Corrente muito fina de metal precioso: Penteado ornado com fios de prata

7. Fig. Que é quase inaudível: Um fio de voz

8. Cabo fino, estreito e maleável, us. em comunicações: O fio do telefone

9. Tip. Lâmina metálica com a qual se faz traços; FILETE

10. Tip. Traço que se imprime com essa lâmina

[F.: Do lat. fium,i.]


A fio
1 Continuadamente, seguidamente: Trabalhou sete dias a fio.


A fio comprido
1 Estendido (ou deitado) de costas no chão.


A fio de espada
1 À força; com violência.


Bater um fio
1 Fam. Telefonar, conversar por telefone.


De fio a pavio
1 Do início ao fim.


Fioa fio
1 Um por um, seguidamente; detalhe por detalhe: Contestou, fio a fio, todas as acusações.


De fio a pavio
1 Do início ao fim.


Fio a prumo
1 Ver Fio de prumo


Fio de Ariadne
1 Fig. Caminho (método, raciocínio, medida etc.) que leva a uma saída (de lugar, problema, situação difícil etc.). [Alusão ao episódio da mitologia grega no qual Ariadne dá a Teseu um novelo para que desenrole o fio à medida que avança no labirinto do Minotauro, o que lhe permite achar o caminho de volta.]


Fio de coluna
1 Tip. Fio fino entre duas colunas em textos de periódicos, livros etc.


Fio de Escócia
1 Têxt. Fio algodão muito us. na indústria de meias, por sua resistência.


Fio de nota
1 Tip. Fio fino horizontal que separa texto de uma nota de rodapé.


Fio dental
1 Fio us. para remover restos de alimento de entre os dentes e da gengiva. [Cf.: fio-dental.]


Fio de pedra
1 Linha que marca a divisibilidade de rochas compactas ou de granulação fina.


Fio de prumo
1 Cons. Fio com um peso em uma de suas extremidades, us. em construção para conferir a verticalidade de um elemento, como coluna, parede etc.
2 Fio ou cabo, ger. graduado, que tem preso a uma das extremidades um peso, us. para medir a profundidade da água (em fio, lago, represa, mar etc.).


Fio de vela
1 Marinh. Fio que se obtém da torção de fios muito finos.


Fio isolado
1 Elet. Fio elétrico revestido de material isolante.


Fio nu
1 Elet. Fio elétrico sem revestimento isolante.


Fio terra
1 Elet. Fio que liga circuito ou aparelho elétrico à terra (às vezes por meio de conexão com materiais condutores que chegam à terra, como canos de água), para desviar para a terra fugas de corrente do circuito ou aparelho (por pico de tensão, curto-circuito etc.), com isso evitando choques e danos.


No fio
1 Gasto pelo uso, surrado (roupa).


Perder o fio à meada
1 Lus. Ver Perder o fio da meada.


Perder o fio da meada
1 Perder (por desorientação, esquecimento etc.) a sequência ou continuidade de ideia, relato etc.


Por um fio (de cabelo)
1 Quase, por um triz (ver em triz): Escapou por um fio.
2 No limite; próximo de (se romper): O casamento deles está por um fio.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Continuidade

Substantivo

sequência,ininterrupção,seguimento,prosseguimento,constância,perenidade,andamento,encadeamento,encadeação,conexão,concatenação,progressão,continuação,prolongamento,mantenimento,manutenção,manutenência,consecução,sucessão,enfiada,gradação,escala,marcha,gama,prossecução,procissão,cortejo,préstito,coluna,comitiva,cavalgada,caravana,aparato,processional,linha de batalha,genealogia,linhagem,raça,descendência;fila,renque,aleia,bulevar,ala,fileira,coxia,carreira,andaina,cordão,linha,rosário,terço,fieira,fio,alinhamento,arruamento,colunata,avenida,boulevard,cadeia,corrente,chorrilho,enxame;série,enfiada,correnteza,estirão,réstia,dízima periódica.

Adjetivo

contínuo,imutável,invariável,monótono,rotineiro,porfioso,consecutivo,subsecutivo,progressivo,sucessivo,gradual,gradativo,serial,seriário,inintercepto,ininterceptado,ininterrupto,ininfracto,inquebrado,seguido,prolongado,ininterminente,irremitente,inteiro,íntegro,inconsútil,linear,perene,perenial,indefesso,constante,incessante,incansado,incansável,permanente,perpétuo,vitalício,endêmico,processional,inteiriço,indissolúvel.

Verbo

continuar,formar uma série,encadear,alar,alinhar,arruar,prolongar,prosseguir,estar de pé,desfilar,suceder-se,seguir(-se),concatenar-se,alcançarem-se uns aos outros,estender-se,desenvolver-se,desenrolar-se,desenovelar-se,derramar-se,estirar-se,alongar-se;marchar a um de fundo,seguir uma progressão.

Advérbio

continuamente,invariavelmente,rotineiramente,consecutivamente,progressivamente,sucessivamente.;de contínuo,sempre,sem intermitência,sem desfalecimento,sem eclipse,de tenente;de uma tirada,de uma assentada,de uma cajadada;por fila singela,de um fôlego,uno spiritu,em bica,à formiga,a fio,a eito.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fraqueza

Substantivo

debilidade,analose,consunção patológica,enfraquecimento,depauperamento,acracia,malácia,debilidade,atenuação,atonia,agasturas,laxação,lassidão,relaxação,frouxidão,frouxeza,frouxidade,acidia,tibieza,mornidão,langor,languidez,desalento,desânimo,desvigor,apatia,morbidez,enervação,enervamento,abatimento,decadência,desmedrança,inanição (impotência);enfezamento,enfraquecimento,alquebramento,atrofia,raquitismo,alquebre,debilitação,remissão,impotência;depressão,enfermidade,efeminação,feminação,feminilidade,desfalecimento,quebranto,prostração,caquexia,fragilidade,flacidez,inatividade;estiolamento;declínio,perda,diminuição,aniquilação das forças,hipostenia;delicadeza,estado melindroso,invalidez,decrepitude,anemia,astenia,anervia,adinamia;compleição fraca,compleição delicada;fio,castelo de cartas,buriti,aranhiço,cataplasma,alfenim,alma de chicharro,verdizela,pessoa magra;infante;inválido,maricas,maricão,podão,covarde;cebola,seresma,homem velho.

Adjetivo

fraco,grácil,delgado,delicado,fino,frágil,irresistente,débil,tênue,imbele,impotente;enervado,lasso,gasto,mole,molangueiro,molangueirão,quebradiço,amarrado ao leito,preso ao leito,combalido,valetudinário,afracado,abatido,alquebrado,infracto,amarroado,enfraquecido,claudicante,combalido,languescido,emurchecido,emagrecido,alquebrado,exaurido,atrofiado,flácido,adinâmico,astênico,chocho,franzino,tenro,raquítico,desmedrado,petisseco,mimoso,vidroso,falto de forças,apômaco,incapaz,efeminado,clorótico,exangue,insubstancial,vaporoso,mesquinho,lânguido,vacilante,barbalhoste,sem préstimo,fracalhão,fraquete,fraqueiro,mal compleicionado,quebrado,trêmulo,estropiado,decrépito;paralítico,coxo,derreado,rengo,fraco das pernas,manqueba,claudicante;vagaroso,atônico,hipostênico,atrófico,frio,mórbido,morbífico,enfermo,anêmico;doente,langoroso,languinhento;cansado,rendido,decadente,resvalante,murcho,fanado,márcido,sem seiva,quebradiço,inanido,inanimado,debilitado,gasto;de fraca compleição.

Verbo

ser (fraco & adj.);ser mesmo uma galinha,brochar,estar um podão,cair,desmoronar,esmigalhar-se,ceder,cambalear,vanguejar,vacilar,tremer,coxear,claudicar,desmaiar,languescer,fraquear,fraquejar,desfalecer,definhar,desmedrar,languir,estiolar-se,esvaecer,perder o vigor,murchar-se,fanar-se,pender,murchecer-se,emurchecer-se,desfalecer,emagrecer;declinar,pender,estar com um pé na cova (velhice);ter os braços mortos;pedir quartel,estar por um fio (doente);deperecer,andar por arames,descair de fome,não poder consigo,descaírem os joelhos,não poder com uma gata pelo rabo (pop.),amorrinhar-se,não aguentar;tremer,tremelicar,trepidar,amarroar;tornar (fraco & adj.);enfraquecer,enfraquentar,pôr alguém em estaleiro,alfeninar,amorrinhar,alquebrar,depauperar,anemiar,afracar,desfortalecer,exinanir,abater,dessangrar,debilitar,exaurir,atenuar,combalir,entibiar,atibiar,quebrantar,infirmar,tolher o desenvolvimento de,enfezar,desmedrar,privar de forças,inanir,relaxar,atrofiar,enervar,entorpecer,remitir,afrouxar,enfrouxecer,amainar,aleijar,laxar,desvirilizar,tornar impotente;aluir,abalar,prejudicar,minar,solapar,concutir,enlanguescer,sopitar,debilitar,embrandecer,dizimar,alfenar,efeminar,feminar,insensibilizar,derrear,derrengar,gastar,mettre de l’eau dans son vin,amolecer,amolentar,destemperar,mangrar.

Advérbio

fracamente,debilmente,tenuemente,lassamente,combalidamente,abatidamente,apaticamente,flacidamente,flacidamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Vida

Substantivo

existência,vitalismo,vitalidade,vitalização;sopro,aura,fio vital;animação,conjunto das funções orgânicas,respiração,respiráculo,fôlego,bafo,hálito,resfôlego,recolho,vivificação,revivificação,vida futura (destino),Prometeu,Arqueu,existência,luz,fio,teia,estame,estambre da vida;a peregrinação deste mundo;livro da vida,livro dos viventes,nascedouro,nascença,ser,nascimento;(ciência da vida): zoobia,biologia.

Adjetivo

vivo,vivente,palpitante,quente,respirante,animado,ativo,nado,natal,vital,vivífico,vivificante,vivificativo,prometeano.

Verbo

estar (vivo e adj.);espirar,não ter ainda os seus dias cheios,ter lume no olho,viver,respirar,subsistir (existir),vegetar,palpitar,pulsar o coração,ter vida,estar com vida,nascer,vir ao mundo,sair à luz;abrir os olhos ao dia,abrir os olhos à luz;começar a ter vida exterior,sair do ventre materno,dar à luz (produzir),procriar;dar a vida a alguém,dar a existência a alguém;animar,aviventar,vivificar,vitalizar.

Advérbio

em vida,vivamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Interpretação

Substantivo

inteligência,interpretação simples e racional,definição,maneira,dedução,inferição,dilucidação,dilucidamento,decodificação,ilação,soltura,explanação,desenvolvimento,exposição,explicação,solução,significado,significação;enunciativa (ant.),prelucidação,deslinde,deslindamento,elucidação,conclusão,desembrulho,exegética,resposta,esclarecimento,aclaramento,destrinço,enarração (ant.),glosa,hermenêutica,cabala,observações,cotas;versão,trasladação;tradução livre,tradução literal,tradução servil;chave,cifra,contracifra,segredo,novelo,fio,rastilho (indicação);burro,pai velho;código,cifrante,exegese,metáFrase,paráFrase,exposição,comentário;série de notas,série de críticas,série de explicações,série de esclarecimentos;comento,inferência (dedução);ilustração,desenvolvimento,exemplificação,anotação,nota,escólio,scholium,apostila,esclarecimento,chave do enigma;sintomatologia,semiologia,mistagogia,metoposcopia,paleografia (filologia);acepção,luz,leitura,construção;equivalente,sentido equivalente;significado,sinônimo,analogia,aposição.

Adjetivo

explanatório,expositório,interpretativo,dedutivo,conclusivo,explanativo,ilustrativo,elucidativo,exemplificativo,exegético,explicativo,explicatório,hermenêutico,literal,parafrástico,metafrástico,significativo,sinônimo,equivalente.

Verbo

interpretar,dilucidar,elucidar,deduzir,concluir,inferir,explicar,enuclear,glosar,definir,subentender,dar a razão de,traduzir,paraFrasear,transverter,dar saída;trasladar,passar,verter para;comunicar o sentido de,apreciar uma coisa na sua aplicação e inteligência,apegar-se à letra de um texto,tomar num sentido,descobrir;descobrir o sentido de;ler,decifrar,destrinchar,deletrear,soletrar,desembrulhar,destoldar;desembuçar,esclarecer,levar um raio de luz ao recesso de,desempanar,solver,deslindar,destramar,destecer;desenvincilhar,deslindar a meada;dar a chave de,achar a chave de;destramar,destrinçar,desenredar,escarrapichar,desemaranhar,desenriçar,clarificar,desassombrar,solucionar,aplanar,desenlaçar,resolver,ler nas entrelinhas,dar no ponto,esmiuçar,desdobrar;achar a causa,dizer a causa;derramar luz nova,projetar luz nova,lançar luz nova;levar luz,desanuviar,desenturvar,desaranhar,aclarar,rasgar o véu,descaroçar,dar no chiste,desempoeirar,desentenebrecer,desenevoar,desurdir,rolar,ilustrar,exemplificar,objetivar,desdobrar,desenrolar,precisar a causa,desenvolver,ampliar,amplificar,expor,comentar,glosar,bordar comentários,anotar,apostilar,popularizar (tornar inteligível);tomar,compreender,aceitar,receber,admitir num sentido particular;penetrar,ser dado a entender que.

Advérbio

explanatoriamente,isto é,por outra,por outras palavras,a saber,por exemplo,verbi gratia;id est;videlicet,queremos dizer,em outros termos,rigorosamente falando,em termos simples,em linguagem clara,em português claro,ou mais simplesmente,sem rodeios.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instrumento

Substantivo

instrumental,maquinaria,maquinismo,aparelho,aparelhagem,mecanismo,engenho;dispositivo,implemento,aprestos,ferramenta,ferramental,rodagem,utensílio,equipagem,máquina,turbina,malacate,silenciosa,tesadeira,petrechos,material,apeira,apeiragem,levadeira,roldana,polé,cadernal,moitão,aparato,acessórios,trapiche,draga,cegonha,nora,estanca-rios;arnês,arreios,albarda,adereços,equipamento,arreamento,reposte,móveis,contenças,traste,alfaia,copa,recâmara,mobília,aparelho de casa,metais,parafernais,tarambecos (pertences);poder mecânico,zoncho,alavanca,arriel,barra,braço,pegadouro,cabo,pega,membro;alavanca intermóvel,alavanca interpotente,alavanca interfixa,alavanca interresistente,panca,travão,pé-de-cabra,gazua,zontró,remo,manúbrio,manivela,alçaprema,bimbarra,prensa,guilherme,pedal,sarilho,cabrestante (levantamento);roda (rotação);plano inclinado,cunha,calço,parafuso,gatilho,mola,mola real,aziar,punho,asa,haste,lâmina,peia,cana do leme,leme,chave de parafuso,recortilha,carretilha;martelo,martelete,martinete,marreta,corte,fio,gume (instrumento cortante);perfurador;bate-estacas;parafuso de pressão,parafuso de chamada;dentes;prego,corda (unir);cavilha (pendurar);suporte;colher (veículo);armas;remo (navegação);instrumento óptico,instrumento cirúrgico,instrumento elétrico,instrumento eletrônico,microscópio,telescópio;instrumento musical,material de escritório,calculadora,computador,teclado,monitor,programa;rádio,televisão,(aparelho de) som,estéreo,gravador;máquina fotográfica,câmera digital,filmadora;telefone,rádio,interfone,celular,walkie-talkie,i-pod,i-pad,tablet,mp-3,smartphone,pda.

Adjetivo

instrumental;mecânico,maquinal,braçal,braquial.

Verbo

montar,armar,funcionar,desmontar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.