Sua língua na Internet

 

(cor.ren.te)

a2g.

1. Que corre, flui sem obstáculo (água corrente)

2. Que está em curso ou em vigor (ano corrente, moeda corrente)

3. Fig. Que é aceito e us. por muitos, ou admitido como certo: expressão de uso corrente.

4. Conhecido de todos; NOTÓRIO; PROPALADO: O comentário corrente é que o casal já está vivendo junto.

sf.

5. Movimento constante, ou de alguma duração, das águas ou do ar em determinada direção (corrente marítima, corrente fria); CORRENTEZA

6. Série de elos ger. feitos de ferro ou aço, us. para prender fortemente; CADEIA; GRILHÃO

7. Série de elos desse tipo mas delicados, de metal nobre, us. como enfeite à volta do pescoço, pulso, tornozelo; CORDÃO

8. Elet. Movimento de cargas elétricas em determinada direção; fenômeno relacionado à presença da energia elétrica em um material condutor (corrente contínua)

9. Cadeia de pessoas ou coisas interligadas: Formaram uma corrente de amor.

10. Conjunto ideias similares (ou de pessoas que as sustentam) a respeito de determinado assunto, ou dentro de uma atividade, um campo de conhecimento etc.; DIVISÃO; FACÇÃO; SUBGRUPO: O conflito foi entre as duas correntes principais.

11. Carta ou mensagem, ger. anônima, distribuída com promessas e ameaças que dependem de os destinatários a repassarem a certo número de pessoas

sm.

12. O que é usual ou corriqueiro: O corrente era o fingimento.

[F.: Do lat. currens,entis.]


Ao corrente de
1 Informado sobre, a par de.


Contra a corrente
1 Em oposição à opinião ou às posições da maioria.


Corrente alternada
1 Elet. Corrente elétrica que inverte (alterna) ciclicamente sua direção e sua intensidade. [Símb.: ac, ca, AC ou CA.]


Corrente ativa
1 Elet. Num circuito de corrente alternada, componente que está em fase com a tensão; corrente wattada.


Corrente contínua
1 Elet. Corrente elétrica cuja direção é sempre a mesma (sem alternar o sentido), e cuja intensidade é constante, ou varia muito pouco. [Símb.: CC ou DC.]


Corrente de aberração
1 Oc. Fís. Corrente de águas do mar paralela à costa, resultante de arrebentações ou de barras que lhe são oblíquas.


Corrente de ar
1 Movimento de ar num espaço fechado, causado por uma abertura; ar encanado.
2 Movimento do vento em certa direção.
3 Movimento de ar na troposfera, em sentido vertical.
4 Movimento de ar nas camadas mais altas da atmosfera.


Corrente de deriva
1 Oc. Fís. Movimento lento de águas do mar, causado por ventos fracos.


Corrente de Foucault
1 Elet. Corrente induzida num condutor por um campo magnético variável.


Corrente de indução
1 Elet. Corrente induzida por um fluxo magnético variável; corrente induzida.


Corrente de lava
1 Geol. Jazida antiga de lava que, ao endurecer, preservou a forma com correu ou escorreu.


Corrente de maré
1 Oc. Fís. Movimento das águas do mar no sentido horizontal, durante o fluxo ou o refluxo da maré.


Corrente de meteoros
1 Astron. Ver Chuva de meteoros.


Corrente de refluxo
1 Oc. Fís. Corrente de águas do mar que se afasta da costa.


Corrente de rolos
1 Tec. Corrente feita de rolos metálicos articulados, us. para transmitir esforços intensos.


Corrente dewattada
1 Eng. Elet. Ver Corrente reativa.


Corrente eficaz
1 Elet. A intensidade de uma corrente alternada que, num intervalo de tempo, aquece um resistor no mesmo grau de uma corrente alternada que percorre o mesmo resistor no mesmo intervalo de tempo.


Corrente elétrica
1 Elet. Fluxo de carga elétrica através de um condutor. [Tb. apenas corrente.]
2 A intensidade de tal fluxo. [Símb.: I. Tb. apenas corrente.]


Corrente estelar
1 Astron. Conjunto de estrelas com movimento similar e situadas na mesma região do céu.


Corrente induzida
1 Elet. Ver Corrente de indução.


Corrente lacustre
1 Movimento das águas de um lago por ação do vento.


Corrente marinha
1 Oc. Ver Corrente marítima.


Corrente marítima
1 Movimento das águas oceânicas em certa direção.


Corrente polifásica
1 Eng. Elet. Corrente elétrica composta, produzida por um gerador, que apresenta tensões alternadas senoidais com diferenças de fase constantes.


Corrente reativa
1 Eng. Elet. Componente de um circuito de corrente alternada, que está em quadratura com a tensão; corrente dewattada.


Corrente trifásica
1 Eng. Elet. Corrente elétrica produzida por um gerador trifásico, que forma simultaneamente três tensões alternadas com uma diferença de fase constante, igual a 120°.


Corrente wattada
1 Eng. Elet. Ver Corrente ativa.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Continuidade

Substantivo

sequência,ininterrupção,seguimento,prosseguimento,constância,perenidade,andamento,encadeamento,encadeação,conexão,concatenação,progressão,continuação,prolongamento,mantenimento,manutenção,manutenência,consecução,sucessão,enfiada,gradação,escala,marcha,gama,prossecução,procissão,cortejo,préstito,coluna,comitiva,cavalgada,caravana,aparato,processional,linha de batalha,genealogia,linhagem,raça,descendência;fila,renque,aleia,bulevar,ala,fileira,coxia,carreira,andaina,cordão,linha,rosário,terço,fieira,fio,alinhamento,arruamento,colunata,avenida,boulevard,cadeia,corrente,chorrilho,enxame;série,enfiada,correnteza,estirão,réstia,dízima periódica.

Adjetivo

contínuo,imutável,invariável,monótono,rotineiro,porfioso,consecutivo,subsecutivo,progressivo,sucessivo,gradual,gradativo,serial,seriário,inintercepto,ininterceptado,ininterrupto,ininfracto,inquebrado,seguido,prolongado,ininterminente,irremitente,inteiro,íntegro,inconsútil,linear,perene,perenial,indefesso,constante,incessante,incansado,incansável,permanente,perpétuo,vitalício,endêmico,processional,inteiriço,indissolúvel.

Verbo

continuar,formar uma série,encadear,alar,alinhar,arruar,prolongar,prosseguir,estar de pé,desfilar,suceder-se,seguir(-se),concatenar-se,alcançarem-se uns aos outros,estender-se,desenvolver-se,desenrolar-se,desenovelar-se,derramar-se,estirar-se,alongar-se;marchar a um de fundo,seguir uma progressão.

Advérbio

continuamente,invariavelmente,rotineiramente,consecutivamente,progressivamente,sucessivamente.;de contínuo,sempre,sem intermitência,sem desfalecimento,sem eclipse,de tenente;de uma tirada,de uma assentada,de uma cajadada;por fila singela,de um fôlego,uno spiritu,em bica,à formiga,a fio,a eito.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Eventualidade

Substantivo

sobrevença,evento,acontecimento,vicissitude,acaecimento (desus.),passo,caso,passagem,lance,aventura,episódio,ocorrência,conjuntura,acidente,incidente,negócio,coisa,transação,procedimento,fato,questão de fato,fenômeno,fato consumado,advento;recontro,peripécia,caso estranho e imprevisto,circunstância particular,casualidade,acaso,situação,condição,crise,emergência,contingência,consequência,vaivém,viravolta,circunstância acidental;mundo,vida,coisa,existência,afazeres;coisas,negócios em geral;estado dos negócios,ordem do dia;marcha,desenrolar,preamar,corrente,onda,maré dos acontecimentos;sucedenho,sucesso,sucedido,sucedimento;os altos e baixos,os altibaixos da vida,os altibaixos da fortuna;a boa e a má andança,a alternativa de bens e de males,o fluxo e refluxo da sorte.

Adjetivo

incidente,eventual,acidental,incidental,acidentado,casual,circunstancial,contingente,vicissitudinário,fortuito,adventício,aleatório,randômico,avindo;cheio de incidentes,cheio de peripécias;pontilhado de peripécias.

Verbo

acontecer,acaecer (desus.),haver,dar-se,proceder,suceder,calhar,acertar,adregar,sobrevir,correr,sobrechegar,ocursar,ocorrer,surgir,vir,realizar-se,verificar-se,entrecorrer,sair,ter lugar (fam.),realizar-se,consumar-se,apresentar-se,desenrolar-se,passar-se,ser passado,intervir,transcorrer,nascer,brotar,ter a sua marcha,encontrar,topar,deparar-se a alguém,deparar-se com alguém,marrar,experimentar,provar;tocar por sorte,ser a sorte de alguém,ser o destino de alguém;ser o fadário de alguém;passar por (sentir);ser teatro de.

Advérbio

acidentalmente,incidentemente,incidentalmente,casualmente,circunstancialmente,contingentemente,fortuitamente,adventiciamdente,aleatoriamente,randomicamente.;em questão,em tela,sobre o tapete,subjudice,dado o caso,no caso em que,no caso de,caso,a não (seguido de um verbo no infinito);na hipótese de,na eventualidade de;no curso natural das coisas,no curso ordinário das coisas,no curso forçado das coisas,como as coisas vão indo,nesse andar,quando for caso que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Movimento

Substantivo

movimentação,mobilidade,moção,animação,agitação,inquietação = saracote,desassossego,rabeadura;mexonada,travessura,traquinice,traquinada,rabinice,tropelia,mudança,deslocamento,rolamento,deslizamento,escorregamento,ida,vinda,subida,ascensão,descida,descenço,corrente,curso,carreira,fluxo e refluxo,vaivém,evolução;cinesia,cinética,cinemática,estereodinâmica;passo,marcha,jornada,longada,andar,caminhada,passada,corrida,progressão,andadura,cadência,percurso,transição,trajeto,trajetória;transporte,frete,carreto,velocidade,aceleração;locomobilidade,locomotividade,locomoção,viagem,trânsito,turismo,azáfama,lufa-lufa,inquietação (mutabilidade),amobilidade,leis do movimento;hiperatividade,traquina,tareco,triquetraz,menino da pá virada;motor,força motriz,motriz,dromomania,automatismo,ambulatório.

Adjetivo

movente e v.;movedor,móvel,movível,movido,movediço,levadiço,volante,móbil,motriz,motório,instável;hiperativo,dinâmico,impaciente,pressuroso,solícito,nervoso,irrequieto,mudável,mutável,mercurial,semovente,andejo,andarejo,andeiro,andante,multívago,notívago,noturno,pervígil,orbícola,orbívago,errante,peripatético,giratório,circunvago,circunvagante,erradio,errático,ligeiro,ágil,levantado,levantadiço,remexido,locomotor,locomóvel,locomotivo,buliçoso,mexediço,trêfego,inquieto,desinquieto,travesso,traquinas,peralta,folgazão,rabeador,desassossegado,insofrido,sôfrego,impaciente.

Verbo

movimentar(-se),estar em (movimento e subst.);deslocar-se,remexer-se,mexer-se,agitar-se,bulir,mobilizar(-se),dar sinal de vida,locomover-se,fraldear = caminhar,apressar-se,mover-se,abalar-se,andar,transitar,passar,fugir;voar,esvoaçar,adejar,pairar,remar,escorregar,deslizar,resvalar,vanguejar,perpassar,vagar;correr,andar Seca e Meca;vagabundear,propagar-se,deambular,divagar,andejar,peregrinar,vaguejar,circunvagar,correr a coxia,andar de déu em déu,não ter paragem = andar em bolandas,conservar-se em movimento,rabear = estar inquieto,ter bicho carpinteiro,esgarabulhar,estar sempre com o pé no ar;estar com a pulga,estar com a mosca;ser da pele do diabo,ter arestins,não criar mofo,não criar limo,não parar quieto,estar com bicho-carpinteiro,percorrer,medir,vencer,palmilhar,perlustrar,desfilar,impulsionar;dar,imprimir,comunicar movimento;acionar,impelir,propulsar,mobilizar.

Advérbio

movediçamente e adj.;em marcha,a caminho.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Rio

Substantivo

deflúvio,flume ou flúmen (poét.);água corrente,viva,doce;borbotão,cachão,borbulhão,repuxo,escoamento,afusão,jorro,jorramento,esguicho,esguichadela,bica,zicho,jato,jacto,golfada,jet d’eau,gorgolão,gorgolhão,dimanação,difluência,descento da maré,Gulf-stream,subcorrente;revessa = corrente marinha,corrente submarína;mãe;tromba d’água,manga d’água;serpes de cristal,catadupa,assonjo (ant.),catarata,cascata,levada,salto,cachoeira,queda d’água,itupava = itupeba = itupeva,ravina,corredeira,despenho,caudal;Niágara,Iguaçu,Paulo Afonso,cataclismo,débâcle,cheia,enchente,undação,inundação,dilúvio,chuva,rega (pop.),garna,garoa,relento,sereno,orvalho,rocio,molhe-molhe,chuvisco,merugem,meruginha,chuvisqueiro,molinha,moinha,bruega,aguaceiro,borraceiro,estilicídio,stillicidium,gotejar,gota,pingos,borrifos,salpicos,peneira;pancada,corda,pazada d’água;chuvada,chuvarada,temporal,tempestade,salseiro,salsada,bátega d’água,chuveiro,pirajá,cordoada,corrente,correnteza,lada,curso,influxo,fluxo,afluência,fluência,fluidez;maré,ressaca,caudal,raudal (ant.),rolheiro,torrente,olheiro,olheirão;ribeira,ribeirada,fonte,fontainha,olho-d’água,chafariz,arroio,ribeiro,ribete = regato,córrego,regueira,regueiro,ribeirinho,manancial,manadeira,manadeiro,matriz,riacho,ribeirada,braço,esteiro,ria,enxurro,regadeira,enxurrada,lava,lavada,rega,pena d’água;afluente,tributário,contribuinte,vassalo,súdito,aliado,irmão gêmeo,onda,enciclia,remoinho,sorvedouro,vórtice,maremoto,absorvedouro,turbilhão,voragem,Maëlstrom,vaga,vagalhão,carneiro,carneirada,mareta,levadia,marulhada,quebrança,enchia,fola,encapeladura,saca,marejada,maresia,fluxo e refluxo,rafa (ant.),maré cheia,preamar,esto,contramaré,baixa-mar,maré vazia,vazante,macaréu,pororoca;chapeleta,aguagem,transbordamento,confluência,reunião,junção,barra,ligação,juntura,comporta;represa,eclusa;(ciência dos líquidos em movimento): hidrodinâmica,hidráulica,potamografia,hidromecânica,hidrometria;pluviometria;ombrômetro,pluviômetro,udômetro,irrigação,alagamento,bomba,tomadoura,nora,estanca-rios,cegonha,regador,aguador,aríete,carneiro,bombacho,chupela,chupadouro,seringa.

Adjetivo

fluente,fluido,diluente,afluente,correntio,corrente,largífluo,trépido,blandífluo,serpejante;fluminense,flumíneo,fluvial,fluviátil,chuvoso,nimbífero,nimboso,pluvial,pluvioso,pluviátil,molinhoso,ribeirinho,justafluvial,setênfluo (poét.),multifluente;caudaloso,diluvioso,unduloso,grande,grosso,soberbo,nubígeno,flutuoso,undoso,fontal,fontanal,fontanário ou fontenário,desaguador,derramado e v.;aparcelado,revolto,espadanado,vorticoso,caudal,torrentoso,turbinoso,undante,undoso = caudaloso,undífero,undíssono,undífluo,undíflavo,torrencial,cabedal,principal,marulhoso,tempestuoso,pateiro,piscoso,venoso,venífluo.

Verbo

correr,difluir,fluir,passar,escoar-se,derivar,serpear,ondear,arroiar,gorgolhar,rebentar,zichar,refluir,sair em borbotões,precipitar-se em torrentes;ir,deslizar,vazar,esguichar,espipar,sair de jato,jorrar,golfar = resfolegar,espirrar,repuxar,espadanar,chapinhar,fazer a água repuxo,sair em repuxo,esparrinhar,borbotar,sair,nascer,manar,brotar,escorrer;gotejar,golfar,golfejar,gorgolar,gotear,pingar,porejar,destilar,filtrar,desbordar,espraiar,transbordar,derramar-se,regurgitar,desestagnar,abundar;sair da madre,do leito,verter,correr em jorro,bofar,regar,encharcar,inundar,alagar,lançar,deitar,botar,entornar,despejar,sair,espargir,despargir,efundir,infundir,acachoar,cachoar,escachoar,formar cachão,marulhar,irrigar,sangrar,molhar,transbordar,fazerem as águas revessa,tempestear,tempestuar,chover;chover azagaia,chover copiosamente,chover por uma pá velha,chover a cântaros,chover a canivetes;cair água a cântaros,diluviar,pingar,cair garna,garnar,chuvinhar,chuviscar,peneirar,molinhar,chover molinha,merujar (pop.);correr para,afluir para,lançar-se em,precipitar-se em,descarregar-se,despejar-se,dessangrar-se,perder-se,levar o tributo de suas águas a,fundir-se com,misturar suas águas com as de,descarregar suas águas em,descabeçar (a maré);(fechar o jorro): estancar,estagnar,represar,açudar (fechar),obstruir.

Advérbio

fluentemente e adj.;em bica,a cântaros,a torrentes,copiosamente,torrencialmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Prisão

Substantivo

cárcere,chifanga,ferros d’El-Rei,calabouço,jaça,aljube,masmorra,penitenciária,detenção,enxovia,xilindró,arrecadação,estufilha,presídio,presídio de segurança máxima,xadrez,xilindró (gír.),cubículo,prisão domiciliar,estado-maior,solitária,surda,sala livre,casa de correção,casa de reclusão,estação,retenção,oubliettes,fortaleza,torre,Bastilha,casinha,cadeia,vagarosa (gír.),a casa das três esquinas (Porto),a casa de pouca farinha,menagem,casamata,estabelecimento penal,ergástulo,estarim,presiganga,sagena,sejana,in pace,clausura,cela,catasta,Fernando Noronha,Limoeiro,cafua (para estudantes),gaiola,atundo,capoeira,aprisco,curral,encerra,redil,chousal,chouso,estrebaria,torçal,presépio,covil,leoneira,antro,jaula,cávea,harém,anfitálamo,senzala,ferros,manilha,algemas,corrente,gargalheira,grilhões,ferropeias,cadeias,tronco,anginhos,cepo,pelourinho,adobe,pega,grilheta,braga,toste (ant.);camisa,camisola,colete de força;betilho,jugo,canga,cofo,mordaça,açaimo,açamo = fiscela,focinheira,cabresto,cabrestão,cabrestilho,coleira,refreadouro,cabeção,barbicacho,brida,rédea,habena,barbilho,gamarra,liame,vínculo,peia,laço,muçurana,corda (amarração);ferrolho,chave,cadeado,grade,muralha,parede;internação,reclusão,toque de recolher,estado de sítio,confinamento,gueto.

Adjetivo

carcerário,presidiário,prisional.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Existência

Substantivo

existibilidade,tudo que vibra e palpita,realeza,realidade,positividade,atualidade,subsistência,presença,ente,ser,forma,silhueta,pegadas,vulto;permanência,estabilidade,conservação das coisas;vida,vivência;objetividade,palpabilidade,fato,fato consumado;realidade gélida,realidade pura,realidade palpável,realidade fria,realidade indiscutível;exatidão;concretização,materialização,corporificação;concrescibilidade,materialidade;presença;coexistência;.

Adjetivo

existente,existente & V.,vivente,existencial,vital,real,positivo,efetivo,absoluto,verdadeiro,prevalente,substancial,substantivo,exato;cuja existência não se contesta,concrescível,inextinto,ativo,em erupção,em movimento,vivo;corrente,inexausto,imperecível,palpável,material,inideal,infantasiado,concreto;de existência concreta,impotencial.

Verbo

Existir,ser,haver,subsistir,estar,permanecer,viver,conservar sua força ou ação,continuar a ser,ficar em pé,perdurar,fazer-se sentir,prevalecer,persistir,desenvolver-se,crescer;medrar,pulular,florescer,reinar,imperar,dominar,aparecer;começar;respirar,palpitar,vibrar,ter vida,ocorrer;vegetar,produzir;vigorar,viger,viçar,estar de pé,estar em vigor;sorrir,alvejar,negrejar,correr,soprar,erguer-se;contemplar-se,admirar-se,encontrar-se,notar-se,ver-se,ostentar-se em.

Advérbio

realmente,realmente & adj.,de fato,efetivamente,concretamente,na realidade,sob o sol,sub sole,sub-Jove,sub divo,de facto,ipso facto,em carne e osso,em voga.

Provérbio

Interjeição

Frase

Reclama seu direito a um lugar ao sol,Corresponde à existência concreta;É portador de existência física.

Conjunção

Tempo presente

Substantivo

atualidade,tempo atual,tempo de agora,século XXI,o corrente ano,o corrente mês,o ano da graça de ....,os tempos que correm;o presente.

Adjetivo

presente,atual,corrente,fluente,andante,reinante,existente,contemporâneo,que corre,hodierno,de hoje,de agora,este mesmo,este,recente,vigente;síncrono,coetâneo.

Verbo

atualizar,sincronizar.

Advérbio

presentemente,neste instante,neste momento,em ponto,agora,agora mesmo,já,hic et nunc,desta feita,a esta hora,a estas horas,hoje;no momento em que falo,no momento em que escrevo;em nossos dias;nos tempos que correm,nos tempos em que andamos,nos dias de hoje,em nossos dias;até o presente,ao presente,de presente,por enquanto,ainda há bocadinho,por hora,por agora,pro hac vice,desta vez,por esta vez,há nada,recentemente,ainda agora,há muito pouco tempo,in presente,recém.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Conhecimento

Substantivo

noção,notícia,ciência,informação,instrução,familiaridade,cognição,intimidade,trato íntimo,contato,compreensão,apreensão,percepção,depreensão,intuição,razão,preconição,apercepção,aperceptividade,cognoscibilidade,apreciação;luz,esclarecimento,iluminação,vislumbre,reflexo,brilho,lampejo,cheiro,suspeita,impressão (ideia);descoberta;sistema de conhecimentos,soma de conhecimentos,conjunto de conhecimentos;ciência,filosofia,pansofia,acrosofia,hipótese,teoria,teórica,concepção,etiologia,árvore do saber,classificação das ciências,pandecta,doutrina,corpo de doutrina,ciclopédia,enciclopédia,escola (sistema de opiniões);esfera dos conhecimentos humanos,república das letras,Atenas (linguagem);erudição,eruditismo;fundura de conhecimentos,profundeza de conhecimentos;cabedal científico,saber,sabença,ilustração,instrução variada,sabedoria,capacidade,sapiência,mestria,competência,primazia,preparo,conhecimentos sólidos e variados,sabença (pop.),polimatia,leitura,cultura,estudo,talento,literatura;paixão pelas letras,paixão pelos livros;bibliomania,soma de conhecimentos,habilitação,educação;proficiência,competência,perícia (habilidade);educação liberal;gnose,conhecimento profundo;conhecimento imenso,conhecimento sólido,conhecimento variado,conhecimento completo,conhecimento esmerado,conhecimento acroático,conhecimento acroamático,conhecimento enciclopédico;poliglotismo,poliglotia,veredicto = opinião abalizada,luzes;bagagem literária,bagagem científica;cavalo de batalha,onisciência,diletantismo,rudimentos (começo);dotes intelectuais,pantologia;progresso da ciência,avanço da ciência.

Adjetivo

conhecedor de,sabedor e v.;sagez (ant.),cognitivo,acromático,polimático,sabedor de,cônscio de,ciente de,informado de,familiarizado com,acompadrado com,versado em,au fait,au courant,não alheio a,inteirado de;emérito,entendido,proficiente,expert,versado,enfronhado,diplomado,provecto,lido,forte em;familiar com,ressabido = erudito,sabido,douto,abalizado,sábio,sapiente,omnilíngue,poliglótico,ilustrado,doutíloquo,competente,de força,culto,instruído,habilitado,instruto,que pensa,multiciente,que estuda e que analisa,iluminado,iluminista;de pulso,de muito fundo,multíscio,multisciente,perleúdo (depr.),eminente,preclaro;esclarecido,pensante,letrado,graduado,solidamente educado,centificamente preparado,escolástico,profundo,triglota,poliglota,bilíngue,trilíngue,bibliomaníaco,onisciente,polímato,polígrafo,perito (hábil);sapie,ncial,algêmio,provado,demonstrado,sabido,verificado,cógnito,conhecido,notório,público,visível;paladino,apurado,recebido,consagrado,patente,que todo estudante sabe,manifesto,vulgar,comum,conhecido,trilhado,usado,corrente,proverbial,familiar,sediço,banal,trivial,exotérico,corriqueiro,mais velho que o azeite e o vinagre,palmar,grande,determinado,noto,magistral,precógnito,cognoscível;familiar como os dedos das mãos,familiar como os vocábulos de uso diário;nocional,filomático.

Verbo

conhecer,ressaber,saber,ter noção de;saber de ciência própria,saber por dentro e por fora,escrutar,vir às mãos,ser sabedor de,trazer nas palmas da mão,ter consciência de,estar senhor de,estar a par de,ter saber à légua,possuir saber à légua;saber ao claro,saber de cor e salteado,saber de ciência certa;saber pela raiz,ler de cadeira;petiscar alguma coisa de,saber de auditu,saber de oitiva;capacitar-se,conceber,aprender,perceber,estudar,informar-se,fisgar,compreender,entender,pôr o dedo em cima,apreciar,sondar,devassar,penetrar,reconhecer,enfronhar-se em,discernir,apreender,depreender,senhorear,assenhorear,experimentar,inteirar-se de;chegar ao conhecimento de,vir ao conhecimento de;familiarizar-se com,dominar,penetrar o íntimo segredo de;estar ciente,estar farto de saber,estar ao fato de,andar ao corrente,descobrir;conhecer plenamente,>conhecer de perto,>conhecer como ninguém,conhecer >como aos próprios dedos,>conhecer muito de perto,>conhecer intimamente;ter perfeito conhecimento de,acompadrar-se,connaître le dessous des cartes,nadar de braçada,ter visão clara,chegar ao seu conhecimento;falar de cátedra,pontificar,ilustrar-se,enriquecer seus conhecimentos intelectuais,ser (erudito e adj.);ser um repertório de,ser um abismo de erudição,ser uma mina de saber,ser uma biblioteca viva;recomendar-se pela sua capacidade,ter capelo em,ser versado em,saber uma coisa ad unguem,ter suas provas feitas,ter um nome feito;revelar vasto cabedal de conhecimentos,revelar grande profundidade de conhecimentos;possuir uma vastidão de conhecimentos,ser muito inteligente em,ser um dos melhores conhecedores de,ser mestre;eruditar = mostrar erudição;ser o forte de,não ter segredos para,abalizar-se,ilustrar-se;filosofar.

Advérbio

sabedoramente,sabidamente,notoriamente e adj.;com erudição e subst.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inteligibilidade

Substantivo

compreensibilidade,perceptibilidade,clareza,diafaneidade,transparência,simplicidade,singeleza,luminosidade,distinção,lucidez,perspicuidade,legibilidade,linguagem clara;precisão;certeza;meia palavra para um sábio,elucidário,glossário,expositor,vocabulário,mateologia.

Adjetivo

inteligível,compreensível,acessível,legível,comezinho,abarcável,interpretável,discernível,penetrável e v.;evidente,perceptível,concebível,atingível,fácil,claro;claro como o dia,claro como a própria evidência;transparente como a gaze,lúcido,dilúcido,perspícuo,nítido,límpido,cristalino,límpido como cristal,chão,simples,caseiro,líquido,transparente,diáfano,luminoso,fácil de se compreender,inequívoco,palpável,inescurecível,manifesto,patente,aberto,à altura de cérebros indoutos,popularizado e v.;singelo,natural,inquestionável,incomplexo,distinto,explícito,inequívoco,unívoco,definido (preciso);corrente,enucleado;gráfico,expressivo (significativo);legível,reconhecível,óbvio;iniludível;ilustrativo (explanatório).

Verbo

ser (inteligível e adj.);falar por si,dizer a sua própria história,jazer à superfície,dar nos olhos,ser de uma transparência cristalina,dizer tudo,entrar pelos olhos a dentro,perceber-se facilmente;não deixar lugar para dúvida,não deixar margem para dúvida,não deixar brecha para dúvida;dar nos olhos,não oferecer dificuldades,estar ao alcance de,dispensar qualquer comentário,projetar seu clarão;tornar (inteligível e adj.);pôr ao alcance de,evidenciar,popularizar,simplificar,assingelar,distinguir,classificar,clarificar,clarear,transparentar,aclarar,objetivar;ilustrar,explanar com exemplos;dilucidar,elucidar,esclarecer,exemplificar,enuclear,iluminar,alumiar;dirimir dúvidas,dissipar dúvidas;projetar luz sobre,entrar por,explicar;rasgar os véus que encobrem,desentenebrecer;levar um raio de luz a,desembrulhar,desenredar,desenrascar,destrinçar,pôr em pratos limpos,pôr os pingos nos ii;pôr o preto no branco;compreender,entender,sentir,cair na conta que,abranger,alcançar,apreender,fisgar,apanhar,assenhorear-se de,senhorear-se de,atingir a,penetrar,perceber,ver claro e pronto,discernir,abarcar com o pensamento,ter visão nítida de,apanhar no ar;não precisar dizer,saltar logo aos olhos;ser óbvio que.

Advérbio

inteligivelmente e adj.;em linguagem singela,à face da letra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Apparet id etiam cœco = até um cego veria isto.

Conjunção

Publicidade

Substantivo

divulgação,difusão,disseminação,marketing,propaganda,exposição,visibilidade,exibição,publicação,editoração,propagação,propalação,derrama,circulação,curso,promulgação,transmissão,edição,buzinação,trombeteamento,alardeamento,pronunciamento;notoriedade,grito,barulho,vox populi,boato (notícias);dessegredo;imprensa,veículo,mídia,prelo,jornal,periódico,papelata (depr.),papelucho (depr.),pasquim (depr.),jornaleco (depr.),corsário,folícula (depr.),gazeta,folha,quinzenário,hebdomadário,semanário,matutino,vespertino,diário,mensário,papelejo (depr.),pastelão (depr.);revista,fôlder,pôster,encarte,folheto,panfleto,volante,rádio,televisão,videoclipe,internet,banner editor,publicador,publicitário,marqueteiro,jornalismo,periodismo,redação,redator,circular;carta,ofício-circular;manifesto,anúncio,reclame,cartaz,indoor,outdoor,display,exibidor,boletim,encíclica,informação;gazetilha,local,suelto,editorial,tiragem;jornalista,colaborador;depreciativos: foliculário,pasquineiro,periodiqueiro,plumitivo.

Adjetivo

publicado e v.;difundido,alardeado,badalado (fam.),corrente;em circulação,público,conhecido,onipatente,solene,manifesto,patente,noto,grande,flagrante,refinado (manifesto);trombeteado,achocalhado,encíclico,comentado,rezado,exotérico;anunciativo,anunciante,anunciador;editor,editoral,editorial.

Verbo

publicar,tornar (público e adj.);ir aos jornais,estampar,fazer conhecido (informação);falar de,fazer praça de;dar à estampa,mandar à estampa;espalhar,devassar,divulgar,pôr na rampa,propalar,disseminar,semear,difundir,propagar,inocular,revelar,noticiar,comunicar,lançar aos quatro ventos,trazer a público,mandar imprimir,fazer gemer os prelos,pregoar,apregoar,proclamar,vulgarizar,publicar urbi et orbi,expor,expender,enunciar,emitir,editar,editorar,dar à luz,expedir;transmitir aos leitores,fazer almoeda,badalar sob fortes rubricas,arengar,servir de arauto,lançar bando,tocar trombeta,rufar tambores,anunciar,apregoar,gritar à boca aberta,badalar (fam.),trombetear,zunzunar,levar um livro ao prelo,derramar,trazer a público,fazer pregão de alguma coisa;fazer propaganda,fazer reclame;afixar cartaz;pôr em público,pôr em letras de forma;pôr notícias em circulação,soltar grito de alarma;fazer vogar,circular;pôr em evidência,trabalhar a imagem estar (publicado e adj.);sair,estampar-se,publicar,ser público e notório,sair à luz,vir a saber-se;andar de boca em boca,correr de boca em boca,voar de boca em boca;circular,vogar,vir à luz da publicidade,sair a público;andar na berra,andar nas bocas do mundo;ser de todo o ponto sabido;andar de mão em mão,andar nas mãos de todos;ser fama,ser voz corrente,ser notório,ser do domínio público;propagar-se como incêndio.

Advérbio

publicamente e adj.;às sabidas,às claras,de portas abertas,à face do mundo,muito a descoberto,muito à vista,de rosto descoberto,à fiveleta;em público,em público e raso,sem rebuço,sem reserva,rotamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Notícia

Substantivo

nova,novidade,nota,informação;razão,referência,aviso,comunicado,punhado de notícias;noticiário,noticioso,informativo;fait divers;linguiça,tripa;alvitre,conselho,mensagem,recado,cabograma,despacho,marconigrama,radiograma,telegrama,satélite,telefonema,carta,comunicação;jornal,telejornal,rádio,radiojornalismo,telejornalismo,reportagem,relato,boletim,crônica,noticiário;manchete,versão = boato,soada,toada,cacha,falácia,fosquinha,conversa,falatório,parlatório,rumor,ruge-ruge,atoada,atoarda,a voz pública,fama,zum-mum,a voz corrente do boato,grita,murmúrio,murmuração,local,sussurro,dizem,ouvi dizer,disse me disse,escândalo,palestra,chocalhice,fuxico,tagarelice,mexerico,fofoca,fofocagem,trica,onzenice,coscuvilhice,díxemes,díxeme-díxeme (pop.),mexericada,intriga,urdimaça,enredo;corrilhos,o evangelho,o assunto do dia;o prato do dia,o tema de todas as palestras,o assunto necessário ao comentário do dia,o herói do dia,más notícias,correio de Jó,pantim;pavorosa,notícia sensacional,notícia fresca,notícia triste,notícia pavorosa,notícia alvissareira,notícia espaventosa;notícia borborinhante,notícia fantasiosa,rebate falso,notícia falsa,balela,abafarete,canard,peixe,barriga,um lampejo de novidades;segredo de polichinelo,divulgador,jornalista,repórter;narrador,comentarista,cesta-rota,saco-roto = boateiro,novidadeiro,porta-voz,noticiador,passador = noveleiro,porta-novas,noticiador,noticiarista,zizaneiro,gazeteiro,bisbilhoteiro,calhandreiro,coscuvilheiro,chocalheiro,chocalho,onzeneiro,tagarela,conversador,coscuvilheira,intriguista;novelista,alvíçaras;evangélias.

Adjetivo

noticioso,informativo;linguaraz,linguareiro,linguarudo,loquaz,parlador,mexeriqueiro,fofoqueiro,mexeriqueiro,boateiro,chocalheiro,bisbilhoteiro,palreiro,flutuante,corrente,dominante,em circulação,na boca de todos;que sacode a cidade,que preocupa a cidade,que agita a cidade.

Verbo

noticiar,ser boateiro,propalar,divulgar,informar,comunicar,relatar,reportar;zizaniar,andar com chocalho,alviçarar,transpirar;correr de boca em boca,voar de boca em boca;vogar,circular,vagar nos ares,divulgar-se,cair no domínio público,espalhar-se,zunzunar,constar,propalar-se,rotejar-se,saber-se,soar na boca do povo,andar na boca do povo,ser o Evangelho do dia,passar por certo,estar na ordem do dia,soar um rumor,divulgar-se,ser o assunto para o comentário da semana,soar uma nova aos ouvidos de,mexericar,intrigar,fofocar,intrigar,onzenar,onzenear,bisbilhotar,enredar,coscuvilhar,grassar a notícia,murmurar-se,rosnar-se,rumorejar-se,propalar-se,correr voz entre,correr voz de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Hábito

Substantivo

costume,vezo,moda,uso,usança,prática,manhas,forma,voga,prática constante e consagrada,sistema,padrão,mesmice,toada,modo,maneira,praxe,precedentes,rotina,senda,enga,doito (ant.),soeiras,costumeiras,costumagem,tradição,tradicionalismo,provincianismo;costume ou hábito geral,velho,imemorial,natural,tradicional,inveterado,arraigado;trilha batida,caminho trilhado;chavão;prescrição,usança,observância,procedimento,tenência,convencionalismo,etiqueta;ordem permanente,conformidade;misoneísmo;ramerrão,rotina,ramerrame,nhenhenhém;cantochão,ladainha,cantilena,caminho coimbrão,estrada coimbrã,velha escola,veteris vestigia flammæ,laudator temporis acti,esnobismo,esnobe,a maioria,sebastianista,geral,parrana,praxista,tradicionário,tradicionalista,saudosista,pé de boi,misoneísta,burocrata,regra,norma,treita medida,precedentes,toupeira,pragmática,burocracia,fórmulas burocráticas,formalidade,longo tirocínio,pegada,batida;cacoete,assiduidade;treinamento (educação);aclimatação,segunda natureza,radicação,ceva,cevo = treina;perícia;calejamento.

Adjetivo

habitual,normal,sacramental,sólito,indispensável,guisado (ant.),costumado,useiro e vezeiro,costumeiro,batido,repetitivo,costumário,consueto,assíduo,prescritivo,consuetudinário,tradicional,cadimo = usual,da vida diária,pragmático,do estilo,de praxe,geral,miúdo,ordinário,comum,frequente,vulgar,ramerraneiro,rotineiro,banal,curial,trivial,sediço,usado,cotidiano,que se repete todos os dias,diário,cotio,regular,recebido,estabelecido,aceito,consagrado,admitido,corrido,corriqueiro,corrente,dominante,bem palmilhado,bem conhecido,familiar,clássico,inveterado;conforme;segundo o costume,a rotina,a praxe;em voga;habituado,acostumado,avezado,afeito,atreito,adito,preso,dado,amoldado,dedicado,arrimado,o hábito de,retrógrado,misoneico,antiprogressista,conservador,reacionáro,fixo,casado,arraigado e v.;enxertado,permanente,intrínseco.

Verbo

habituar(-se),acostumar(-se),adaptar(-se),estar (acostumado e adj.);não estranhar,achar muito natural;adotar um costume;pisar,seguir,palmilhar a vereda batida;stare super antiquas vias,imobilizar-se,anquilosar-se,não evoluir,recuar = ter ideias contrárias ao progresso,não sair da trilha,marcar passo,conservar os seus antigos hábitos,inveterar,afazer,dispor,avezar,amoldar,aguerrir,aguerrear,conformar,familiarizar,banalizar,aclimar,aclimatar,nacionalizar,ensinar,educar;impor-se (ant.),acompanhar,treinar,domesticar,amadrinhar,amansar,adestrar,afreguesar,criar à mão,engar,cevar,saginar,encarnar,encarniçar;adquirir,contrair,tomar o costume;cair no costume,afeiçoar-se,aderir,ficar adito a,entregar-se a,adaptar-se a,ser habitual,vir à moda,tornar-se uso,generalizar-se,criar raízes,radicar-se,arraigar-se,enraigar-se,passar a costume,estar (curtido e v.);ir à enga.

Advérbio

habitualmente e sempre;geralmente,diariamente,de cote,como de costume,como é praxe,ad usum,a uso de,à moda de,segundo o costume,instar omnium = como toda gente,à usança,de costume,por costume = de more;in morem,na maioria dos casos,por via de regra,geralmente,de regra,muitas vezes,quase sempre,as mais das vezes,cada vez que,sempre que,sistematicamente,por sistema,por formalidade,de profissão;segundo a regra,o costume,a lei de;more suo,more solito.

Provérbio

Interjeição

Frase

Cela s’entend;Isto é de regra;O regular é fazer;O costume faz lei;Quod fere fieri solet;o que acontece geralmente.

Conjunção

Corrente

Substantivo

corrente d’água,corrente de ar.

Adjetivo

Verbo

correr e,fluir,jorrar;soprar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção