Sua língua na Internet

 

ir1

v.

1. Dirigir-se (andando ou viajando) a, locomover-se, deslocar-se de um ponto para outro [ta. : Nunca foi ao Nordeste.] [int. : Lá se vai o helicóptero.Ver nota na locução Ir atrás de]

2. Sair ou partir [int. : Já (se) vai, Marcelo?]

3. Seguir certo caminho, direção ou orientação, com algum objetivo ou visando uma ação [tr. + a, em, por : Ela foi por aquela estrada: Os policiais foram ao/no encalço do ladrão]

4. Transferir-se ou mudar-se [ta. : A capital foi para Brasília.]

5. Ser despachado, remetido ou conduzido; ser posto em [int. : A encomenda já foi.]

6. Fazer-se presente; COMPARECER; FREQUENTAR [ta. : Não pôde ir à reunião: Não costuma ir a festas.]

7. Prolongar-se, estender-se, ou levar, conduzir (tb. Fig.) [ta. : A conversa foi até o sol raiar: Seu humor vai da melancolia ao arrebatamento.]

8. Chegar a; ATINGIR [ta. : Este mês as despesas foram à estratosfera: o desejo foi além do que esperara.]

9. Dar início, ou passar [tr. + a : Vamos ao que interessa.]

10. Ir de encontro a, ou investir [tr. + contra : O carro foi contra o poste.]

11. Ter simpatia por; SIMPATIZAR [tr. + com : Foi logo com a cara dela.]

12. Harmonizar-se, combinar [tr. + com : Este quadro não vai (bem) com a mobília.]

13. Decorrer, passar ou perfazer [tr. + para : Vai para dez anos que me formei.] [int. : Vão -se os dias.]

14. Acabar ou extinguir-se [int. : Já (se) foi o tempo da delicadeza.]

15. Morrer, falecer [int. : Nada fez contra a doença, e foi -se.]

16. Destinar-se a, ficar para, ou caber a [tr. + para : O prêmio irá para o filme russo.]

17. Pautar-se ou deixar-se levar por [tr. + com, em, por : Vai sempre pela cabeça dos outros: Não na conversa dele.]

18. Acontecer, suceder [ta. : Agora quer saber o que vai pela Alemanha.]

19. Sair-se, ou achar-se [ta. : Júlia foi muito mal no vestibular: Seus pais vão bem?]

20. Estudar para, seguir a carreira de [ti. + para : Ela não quis ir para a medicina.]

21. Agir ou comportar-se [tp. : Assim, as crianças não vão bem.]

22. Agir sem pensar e de um momento para o outro (us. como intensificador) [int. : Ele foi e deu-lhe um beijo na boca.]

23. Ter relações sexuais com [ti. + com : Ela ia com todo o mundo.]


[NOTA.: Us. tb. como v. auxiliar: a) seguido de v. no infinit., com o sentido de 'mover-se a': Eles foram passear; b) seguido de v. no infinit., para exprimir tempo futuro: O escritor va i ser homenageado; c) seguido de v. no gerúndio, para indicar, em conjunto com o v. principal, ação continuada ou progressiva: A praga ia devastando as plantações.]

[F.: Do lat. ire.]


Ir atrás de
1 Perseguir: Foi atrás do punguista até alcançá-lo [Note-se a diferença no uso de ir atrás de neste exemplo da locução, com sentido de perseguir, e na frase: Viajei de ônibus, e fui atrás do motorista (na qual o verbo ir tem o sentido da acp 1 (locomover-se viajando), seguido de adjunto adverbial atrás do motorista),]

ir2    

1. Sigla de Imposto de Renda.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Posterioridade

Substantivo

ulterioridade,continuidade,sucessão,posteridade,sequência,subsequência,continuação,pós;posição,superveniência,futuridade;sucessor;resto,postumária,sobrevivência;descendência,prole,caçula,filho póstumo.

Adjetivo

subsequente,seguinte,imediato,ulterior,póstero,posterior,consecutivo,pospositivo,post-nato,pós-nato,pós-diluviano,póstumo,posteiro,futuro,superveniente,sucessor,sobrevivente,supérstite.

Verbo

seguir;subseguir;vir,ir,ser depois;acompanhar as pegadas de,sobrevir,sobrechegar,suceder-se,encontrar o caminho já desbravado,ser anunciado,renovar-se,pospor-se,sobreviver.

Advérbio

subsequentemente,ulteriormente,posteramente,posteriormente,consecutivamente,futuramente,supervenientemente.;depois,em seguida,logo depois,depois disso,desde,depois que,desde então,daí por diante,mais tarde,ato contínuo,logo imediatamente,desde esse tempo,desde logo,para logo,a partir de,a datar de;ao cabo de,ao fim de;com o correr do tempo,passante.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Continuação

Substantivo

continuidade,firmeza,persistência,insistência,constância,prosseguimento,progresso,ininterrupção;permanência;perseverança,mantenimento,manutenção,manutenência;repetição;dois pontos,praxe,rotina.

Adjetivo

continuado & v.;ininterrupto,invariável,persistente,porfioso,firme;imorredouro,perene,perpétuo;inestancável,inconversível,inconvertível,incristalizável,incongelável,indissolúvel,indestronável,inexterminável,infindável,irrevogável,invariável,inintermitente,indetido.

Verbo

continuar,ir adiante,ir em frente,prosseguir,progredir,não fazer alto,não se deter;não conhecer obstáculos,levar de vencida todos os diques,perseverar,persistir,manter sua trajetória;ir,levar por diante,ir direito a,chegar ao fim da linha,não recuar,seguir,ficar de pé,manter o fogo sagrado,reiterar;perpetuar,conservar,cultivar,continuar a,não deixar perecer,manter o stare decisus,sustentar,conservar,conservar ileso,conservar em bom estado,não quebrar.

Advérbio

continuadamente & adj.

Provérbio

Interjeição

avante!.

Frase

Nolum leges Angliæ mutari;Vestigia nulla retrorsum;Labitur et labetur.

Conjunção

Resistência

Substantivo

reação,renitência,insubmissão,oposição,contraposição,contrariedade;choque,colisão,embate,encontro,conflito,enfrentamento,confronto,interferência,relutância,rebeldia,rebeldaria,parede,insurreição,greve,atrito,reação,retroação,recuo;contrapeso,contrabateria,neutralização;oposição voluntária;resistência voluntária;repressão;vis inertiæ,obstáculo;firmeza,durabilidade;estoicismo.

Adjetivo

resistente,insubmisso,antagônico,conflituoso,contencioso,adverso,inabalável,inaliável,incombinável,inconciliável,qui hurlent de se trouver ensemble,que não se adjetivam,chocante,renitente,reacionário,contrário.

Verbo

resistir,entesar,renitir,ferir,ofender,ir de encontro,reagir contra,repugnar,rebater,ilidir,colidir,chocar,abalroar,esbarrar com,embater,dar de rosto,contrariar,ser contrário,ser reciprocamente oposto,opor-se;lutar contra,conflitar,abrir conflito com;ir,militar contra;resistir voluntariamente;impedir;restringir;recuar;desfazer,desmanchar,desmantelar,neutralizar,contrapesar,contrabalançar,tolher o desenvolvimento,comprimir,atrofiar,sufocar,abafar.

Advérbio

antagonicamente & adj.;posto que;a despeito de;contra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Horizontalidade

Substantivo

planície,plano,plano horizontal,estrato,pronação,supinação,decúbito,ressupinação,prostração,círculo azimutal,horizonte,nível,jorrão,aterro,nivelação,planície,terraço,platô,estrado,mesa,toalha,tapete,terrapleno,terraplenagem,planura uniforme.

Adjetivo

horizontal,chato,prato,plano,liso,chaníssimo,que não conhece ondulações,de uma horizontalidade monótona,aluvial,aluviano,de aluvião,calmo como a superfície de um lago,como um espelho,sem relevo,sem desigualdade,sem ondulação,estendido,de bruços,deitado de costas,deitado de bruços,supino,ressupino;estatelado no chão e v.,prostrado,estendido ao comprido,ressupinado,em decúbito,recumbente,procumbente,decumbente;jacente.

Verbo

horizontalizar,ser (horizontal e adj.);ser de uma horizontalidade monótona,não ter altos e baixos;tornar (horizontal e adj.);,desinoclinar,alhanar,igualar,aflorar,aplanar,colocar num mesmo plano,enristar,alisar,respaldar,rasourar,assoalhar,terraplenar,aterrar;medir o chão com o corpo,deitar-se;estirar-se,estender-se no chão;debruçar-se;ir,bater com o nariz no chão;estatelar as costelas no chão,estatelar-se,cair de chapa,dar com o corpo em terra;cair de cangalhas,de fio comprido;cair redondamente no chão,ir à terra,lamber a poeira,ir com a cara no chão;beijar o chão,beijar a santa,escarrapachar-se,recumbir,procumbir,chapar,ir de ventas ao chão,afocinhar,esparralhar-se,coser-se com a terra;rodar,chapar-se o cavalo com alguém;prostrar,derribar,abater,deitar por terra.

Advérbio

horizontalmente e adj.;sem a menor inoclinação,paparriba;de barriga,de papo para o ar;de bruços,de costas,de borco,de catrâmbias.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descida

Substantivo

descimento,descenso,descensão,declive,queda,trambolhão,estatelamento,boléu,caída,caimento,descaída,tombo,cambalhota,baque,pancada,despenho,esboroo,esboroamento,desabe,desabamento,decadência,declinação,cadência,precipitação,gotejamento,chuva,granizada,saraiva;escorregadela,resvaladura,tropicão,tropeção,procidência = prolapso,derrocada,avalanche,declividade (plano inoclinado),nadegada,culapada,cuzapada,cuada,batecu.

Adjetivo

descendente,descensional,caduco,cadente,cadivo,peristáltico,decíduo,descente,tombador.

Verbo

descer,descender,cair,tombar,sucumbir;ir,vir de queda em queda;redescender,rolar,vir abaixo,despencar,malhar de um sítio abaixo,ir ladeira abaixo,culapar,cair de fio comprido,despenhar-se,precipitar-se,lançar-se por ladeira abaixo,trambolhar,estatelar-se,declinar,descair,caminhar para o ocaso;gravitar,obedecer às leis da gravidade,depositar-se,submergir,afundar,sumir-se,chapuzar,afundir,naufragar,soçobrar,mergulhar,desmoronar = trabucar,esbarroar,esboroar,desboroar,esbarrondar,esborralhar,ruir,destribar-se,atirar-se,resvalar,tropeçar,escorregar;desmontar,descavalgar,apear-se,saltar,desempoleirar-se,destronar-se,destrepar,desengrimpar-se,desencarapitar-se,desencumear-se,desalcandorar-se,desencomoroçar-se,desfaiar-se;abater-se,cair sobre a presa;gotejar,pingar,baixar,vasar,descabeçar (a maré),abaixar-se.

Advérbio

descendentemente e adj.;de escantilhão,de tombo em tombo,ladeira abaixo,de cambalhota,de chapuz.

Provérbio

Interjeição

zumba!,cachapuz!,truz!.

Frase

Conjunção

Rio

Substantivo

deflúvio,flume ou flúmen (poét.);água corrente,viva,doce;borbotão,cachão,borbulhão,repuxo,escoamento,afusão,jorro,jorramento,esguicho,esguichadela,bica,zicho,jato,jacto,golfada,jet d’eau,gorgolão,gorgolhão,dimanação,difluência,descento da maré,Gulf-stream,subcorrente;revessa = corrente marinha,corrente submarína;mãe;tromba d’água,manga d’água;serpes de cristal,catadupa,assonjo (ant.),catarata,cascata,levada,salto,cachoeira,queda d’água,itupava = itupeba = itupeva,ravina,corredeira,despenho,caudal;Niágara,Iguaçu,Paulo Afonso,cataclismo,débâcle,cheia,enchente,undação,inundação,dilúvio,chuva,rega (pop.),garna,garoa,relento,sereno,orvalho,rocio,molhe-molhe,chuvisco,merugem,meruginha,chuvisqueiro,molinha,moinha,bruega,aguaceiro,borraceiro,estilicídio,stillicidium,gotejar,gota,pingos,borrifos,salpicos,peneira;pancada,corda,pazada d’água;chuvada,chuvarada,temporal,tempestade,salseiro,salsada,bátega d’água,chuveiro,pirajá,cordoada,corrente,correnteza,lada,curso,influxo,fluxo,afluência,fluência,fluidez;maré,ressaca,caudal,raudal (ant.),rolheiro,torrente,olheiro,olheirão;ribeira,ribeirada,fonte,fontainha,olho-d’água,chafariz,arroio,ribeiro,ribete = regato,córrego,regueira,regueiro,ribeirinho,manancial,manadeira,manadeiro,matriz,riacho,ribeirada,braço,esteiro,ria,enxurro,regadeira,enxurrada,lava,lavada,rega,pena d’água;afluente,tributário,contribuinte,vassalo,súdito,aliado,irmão gêmeo,onda,enciclia,remoinho,sorvedouro,vórtice,maremoto,absorvedouro,turbilhão,voragem,Maëlstrom,vaga,vagalhão,carneiro,carneirada,mareta,levadia,marulhada,quebrança,enchia,fola,encapeladura,saca,marejada,maresia,fluxo e refluxo,rafa (ant.),maré cheia,preamar,esto,contramaré,baixa-mar,maré vazia,vazante,macaréu,pororoca;chapeleta,aguagem,transbordamento,confluência,reunião,junção,barra,ligação,juntura,comporta;represa,eclusa;(ciência dos líquidos em movimento): hidrodinâmica,hidráulica,potamografia,hidromecânica,hidrometria;pluviometria;ombrômetro,pluviômetro,udômetro,irrigação,alagamento,bomba,tomadoura,nora,estanca-rios,cegonha,regador,aguador,aríete,carneiro,bombacho,chupela,chupadouro,seringa.

Adjetivo

fluente,fluido,diluente,afluente,correntio,corrente,largífluo,trépido,blandífluo,serpejante;fluminense,flumíneo,fluvial,fluviátil,chuvoso,nimbífero,nimboso,pluvial,pluvioso,pluviátil,molinhoso,ribeirinho,justafluvial,setênfluo (poét.),multifluente;caudaloso,diluvioso,unduloso,grande,grosso,soberbo,nubígeno,flutuoso,undoso,fontal,fontanal,fontanário ou fontenário,desaguador,derramado e v.;aparcelado,revolto,espadanado,vorticoso,caudal,torrentoso,turbinoso,undante,undoso = caudaloso,undífero,undíssono,undífluo,undíflavo,torrencial,cabedal,principal,marulhoso,tempestuoso,pateiro,piscoso,venoso,venífluo.

Verbo

correr,difluir,fluir,passar,escoar-se,derivar,serpear,ondear,arroiar,gorgolhar,rebentar,zichar,refluir,sair em borbotões,precipitar-se em torrentes;ir,deslizar,vazar,esguichar,espipar,sair de jato,jorrar,golfar = resfolegar,espirrar,repuxar,espadanar,chapinhar,fazer a água repuxo,sair em repuxo,esparrinhar,borbotar,sair,nascer,manar,brotar,escorrer;gotejar,golfar,golfejar,gorgolar,gotear,pingar,porejar,destilar,filtrar,desbordar,espraiar,transbordar,derramar-se,regurgitar,desestagnar,abundar;sair da madre,do leito,verter,correr em jorro,bofar,regar,encharcar,inundar,alagar,lançar,deitar,botar,entornar,despejar,sair,espargir,despargir,efundir,infundir,acachoar,cachoar,escachoar,formar cachão,marulhar,irrigar,sangrar,molhar,transbordar,fazerem as águas revessa,tempestear,tempestuar,chover;chover azagaia,chover copiosamente,chover por uma pá velha,chover a cântaros,chover a canivetes;cair água a cântaros,diluviar,pingar,cair garna,garnar,chuvinhar,chuviscar,peneirar,molinhar,chover molinha,merujar (pop.);correr para,afluir para,lançar-se em,precipitar-se em,descarregar-se,despejar-se,dessangrar-se,perder-se,levar o tributo de suas águas a,fundir-se com,misturar suas águas com as de,descarregar suas águas em,descabeçar (a maré);(fechar o jorro): estancar,estagnar,represar,açudar (fechar),obstruir.

Advérbio

fluentemente e adj.;em bica,a cântaros,a torrentes,copiosamente,torrencialmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção