Sua língua na Internet

 

(sal.to)

sm.

1. Ação ou resultado de saltar, lançar-se; PULO

2. Movimento brusco com o qual um corpo se eleva do solo para cair verticalmente ou para vencer um espaço mais ou menos extenso numa direção qualquer

3. Movimento rápido com elevação acima de uma superfície por efeito de queda ou de reflexão: A bola deu três saltos

4. Mudança brusca de situação, de condição (para algo muito superior ou para algo muito inferior)

5. Movimento de ricochete

6. Queda d'água que existe na corrente de um rio; CATARATA

7. Passagem brusca sem graus intermediários: "... A anotação seguinte dava um novo salto no tempo..." (Ana Maria Machado, A audácia dessa mulher))

8. Porção saliente na sola dos calçados sob o calcanhar; TACÃO

9. Art.gr. Trecho, lacuna que se suprimiu, omitiu por erro na composição

10. Mús. Subida repentina de voz fora do mesmo compasso

11. Rede para apanhar certos peixes, como a tainha, que saltam para fora da água

12. Em jogos de cartas, parada em que se joga três cartas contra uma

13. Padreação (do touro ou do cavalo)

14. Ato de roubar; ASSALTO; PILHAGEM

[F.: Do lat. saltus, us.]


A salto
1 Lus. Ilegalmente (diz-se do ato de cruzar fronteiras sem autorização).


Dar o salto
1 Lus. Fugir a serviço militar.


Dar um salto a/em
1 Bras. Ir a algum lugar por pouco tempo; dar um pulo a: Vou dar um salto na farmácia.


Dar um salto em
1 Mar. Arriar ou soltar um pouco (cabo, vela etc.).


De salto
1 Num pulo.
2 De repente.


De salto alto
1 Fig. Pop. Us. para dar ideia atitude ou comportamento de quem é vaidoso, orgulhoso, autossuficiente, e que por isso deixa de estar atento e de se esforçar, o que leva ou pode levar a um ' tropeço', um fracasso, uma decepção etc.


Jogar de salto alto
1 Fut. Bras. Gír. Jogar displicentemente, por acreditar-se superior, por superestimar suposta superioridade.


Salto à vara
1 Atl. Lus. Ver Salto com vara.


Salto com queda livre
1 Esp. Salto de paraquedar no qual na maior parte da descida o paraquedas não é aberto, só o sendo a certa altura do chão.


Salto com vara
1 Atl. Prova de atletismo que consiste em ultrapassar, sem derrubar, um leve sarrafo horizontal apoiado, na maior altura possível, em duas hastes verticais, correndo e saltando, com técnica própria, com o impulso de uma longa vara flexível que o atleta finca no chão. [Sin. Lus: salto à vara.]


Salto de prateleira
1 Salto de calçado com borda saliente.


Salto de pulga
1 Fam. Distância muito curta: Daqui até a esquina é um salto de pulga.


Salto em altura
1 Atl. Prova de atletismo que consiste em ultrapassar, sem derrubar, um leve sarrafo horizontal apoiado, na maior altura possível, em duas hastes verticais, saltando sobre ele com técnica própria, depois de tomar impulso numa corrida.


Salto em comprimento
1 Atl. Lus. Ver Salto em distância.


Salto em distância
1 Atl. Prova de atletismo que consiste em saltar a maior distância possível depois de correr para tomar impulso e impulsionar o corpo pisando numa tábua de madeira (sem ultrapassá-la), para cair numa caixa de areia. [Sin. Lus.: salto em comprimento.]


Salto ornamental
1 Esp. Salto de trampolim ou de plataforma, ger. em piscina, durante o qual se realizam acrobacias. [Sin. Lus.: salto para a água.]
2 Modalidade esportiva na qual o atleta pratica salto ornamental (1), marcando pontos pela qualidade das acrobacias e pela postura ao mergulhar na água.. [Nesta acp., mais us. no pl.]


Salto para a água
1 Esp. Lus. Ver Salto ornamental.


Salto triplo
1 Atl. Prova de atletismo semelhante ao salto em distância, mas na qual o atleta dá três saltos em sequência, sem interrupção: o primeiro partindo da tábua, caindo sobre o pé que deu o impulso; o segundo, caído sobre o outro pé; o terceiro caindo sobre qualquer dos pés, ou os dois, na caixa de areia. [Sin. Lus.: triplo salto.]


Triplo salto
1 Atl. Lus. Ver Salto triplo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Omissão

Substantivo

exclusiva,ressalva,exceção,inadmissão,inadmissibilidade,pretermissão,omissão,pulo,salto,silêncio,supressão,expulsão,eliminação,repúdio,rejeição,divórcio,exílio,banimento,proscrição;restrição,separação,segregação,isolamento,corte,dispensa,demissão,exoneração.

Adjetivo

excluído,exclusivo,excluso,inincluído,disperso,inadmitido,inadmissível,inaceito,inaceitável,eliminado,dispensado,demitido,eliminador,eliminatório,eliminável,excluível,barrável,segregágel,segregável & v.;exceto,afora,salvo,sem entrar na conta,excluindo,tirante,menos,salvante;.

Verbo

ser excluído,ficar de fora,não ganhar admissão,extravagar,andar fora do número,excluir,barrar,deixar fora,vedar a entrada,varrer do cenário,rejeitar,recusar,afastar,desviar,tirar,deserdar,privar de,prescindir,passar sem,dispensar,abstrair-se de,refugar,desprezar;expulsar,esquadrilhar,eliminar,desalistar,dar baixa,repelir,distanciar,segregar,negligenciar;banir;demitir,exonerar,desjungir;extirpar,passar por cima,pretermitir,sotopor,postergar,largar de mão,omitir,pular,suprimir,glosar,cortar,tesourar,excetuar;passar em silêncio,passar em claro;deixar no tinteiro,joeirar,capinar,peneirar,esgraminhar,mondar.

Advérbio

com exceção de,com exclusão de;exclusive,fora,à parte;pondo de parte,pondo de lado;abstraindo-se de,a menos que,a não ser que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Revolução

Substantivo

bouleversement,derrocada,esborralhada,conflagração,incêndio,subversão,transposição de polos,desmoronamento,viravolta,giravolta,reviravolta,preposteração,soçobro,desmoronamento (destruição);trambolhão,cambadela,cambalhota,crise,peripécia;mudança súbita,mudança radical,mudança orgânica,mudança completa;mudança de fond en comble,mudança de alto a baixo,mudança de fio a pavio;golpe de estado,coup d’état,reversão,inversão de valores,salto,saltada,salto mortal,mergulho,imersão,queda repentina,choque,explosão,espasmo,convulsão,revulsão,tempestade,ciclone,grisu,furacão,vendaval,tornado,ciclone,lufada,terremoto,tremor de terra,terramoto,maremoto,tsunâmi,sismo,cataclismo,dilúvio,varinha de fada.

Adjetivo

revolucionário,subversor,subversivo,eversor,eversivo,remodelador,transformador,convulsionador.;sísmico,sismal,ciclônico,radical.

Verbo

revolucionar,desencadear-se a revolução,operar grande transformação,transformar,convulsionar,revolver,subverter,preposterar,inverter a ordem,transmudar,mudar a face,criar novas diretrizes,traçar novos rumos,mudar,sofrer alteração profunda na sua estrutura,romper com o passado,calcar aos pés a rotina,algemar a praxe,derrocar,abalar os alicerces,rentear a praxe,criar nova mentalidade,abrir novos horizontes,remodelar,refundir,revirar,não deixar pedra sobre pedra,soçobrar,submergir,afundar,ruir,desmoronar,trabucar.

Advérbio

revolucionariamente,subversivamente,rebeladamente,radicalmente;por arte mágica.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Violência

Substantivo

agressividade,imoderação,bruteza,brutalidade,protérvia,inclemência,intensão,intensidade,veemência,impetuosidade,enfurecimento,fúria,força,poder,ímpeto,furor,loucura,insânia,braveza,desespero,cólera,ira,raiva,rancor,fervor,açodamento,arrebatamento,efervescência,ebulição,fervura,fervedura,turbulência,fragor,tumulto,confusão,algazarra,le diable à quatre,uma dos diabos;severidade;fereza,ferocidade,rábia,furiosidade,embravecimento,estrebuchamento,assanhamento,madria,encapelamento,sanha,rompante,exacerbação,exacerbamento,irritação,irritamento,desvairamento,insânia,exasperação,malignidade,acesso,paroxismo,vasca,orgasmo,eretismo,coup de main,ultraje,arranco,choque,abalo,quebrança,espasmo,convulsão,histerismo,tremor,paixão,excitabilidade;acesso de fúria,rebentina,rebentinha,inquietação;erupção,irrupção,explosão,arrebentação,rompante,estouro,salto,descarga,detonação;conflagração,incêndio,tumulto,agitação,desordem;fermento;marouço,tempestade,borrasca,procela,serranias do mar,fervedouro,furacão,redemoinho,maremoto,terramoto,terremoto,tremor de terra,trovão,trovoada,fulminação,sideração,raio,fogo do céu,ceráunia,fúria,dragão,demônio,tigre,pantera,onça,as fúrias infernais,sorores vipereæ,Megera,Eumênides,Tisífone,Alecto,louco,tresloucado;fera;come-brasas,fanfarrão.

Adjetivo

violento,agressivo,imoderado,desabrido,desfeito,protervo,veemente,quente,agudo,afiado,penetrante,áspero,rude,cortante,arrogante,brusco,abrupto,impertinente,impetuoso,torrentoso,tormentoso,tormentório,turbulento,irrequieto,desordenado,agitado,convulso,estrondoso,vascoso,marulhoso,louco,de mil diabos,raivoso,revolto,aparcelado,arrebentadiço,tumultuoso,tumultuário,descabelado;estrepitoso,ruidoso,borrascoso,proceloso,flutuoso,tempestuoso,extravagante,rolado,roleiro,encrespado,crespo,cavado,encarneirado,irado,iracundo;enfurecido,enraivecido,desvairado,irado.;endiabrado,aloprado,endemoniado,voraz,sôfrego,indócil,irrefreável,indômito,indomável,insofrido,frenético,desatinado,desvairado,enfurecido,bravo,bravio,ferino,titânico,selvagem,montaraz,insano;desesperado;sanhoso,sanhudo,convulsionário,furioso,furente,enfurecido,desapoderado,irritado,histérico,iroso,assanhado,assanhadiço,embravecido,agressivo,exacerbado,aceso,alteroso,medonho,desabrido,ríspido,despedrado,fremente,fremebundo,fogoso,acalorado,renhido,encarniçado,fero,feroz,grosso,empolado;feroz como um tigre,feroz como uma hidra de cem cabeças,imane,descompassado,excitado,indomado,indomesticável,irreprimível,incoercível,inextinto,inextinguível,insaciável,ignívomo,ignipotente,ignífero,desenfreado,desencabrestado,desembestado,veloz;incontido,infrene,ingovernável,insubmisso,obstinado,imitigável,incontrolável,implacável,insofreável,irremediável,intolerável;espasmódico,convulsivo,epiléptico,epileptiforme,explosivo,detonante,tempestuoso;forte,em febre,febril,febricitante,tonante,tonitroante;arrebatado,desabusado,férvido,árdego,inquieto,agitado,impaciente,fulgural,fulmíneo,grande,rábico,sísmico,de força e de brutalidade.

Verbo

ser violento,violentar,efervescer,doidejar,tornar-se impetuoso,partir para cima,agredir,intensar-se,quebrar a paz,precipitar-se,desvairar-se,correr desvairadamente,investir,assaltar,acometer,levantar tempestades,tempestuar,fremir,bramir,bramar,bradar,estrondear,rebramar;redemoinhar,turbilhonar,alterar-se,tornar-se irado;arrevessar,torvelinhar,debater-se,espinotear,estortegar,revolver-se,estrebuchar-se,espernear,agritar-se convulsivamente;raivecer,raivejar,enfurecer-se,enraivecer,enraivecer-se,irar,irar-se,raivar de cólera,rugir como leão,ferver,referver,bravear,bravejar,esbravear,esbravecer,esbravejar,embravecer,encolerizar-se,derrubar,vociferar,estalar,desencadear,explodir,estourar,rebentar,detonar,arrebentar,ir aos ou pelos ares,voar pelos ares;encarneirar-se,encapelar-se,encarapelar-se,empolar-se,crescer e recrescer a onda de,tomar freio nos dentes,desfrear-se,desbridar-se,desencabrestar-se,desembestar-se;desenfrear-se,soltar,arremessar-se impetuosamente,romper (o mar) em flor,estar de levadia,emparedarem-se as ondas,assoberbar-se,tumultuar,crescer em fúria,sacudir os vagalhões,soluçar em grandes tremores,arrombar,romper,levar de vencida,despedaçar,espatifar,descomedir-se,desmoderar-se,exceder-se,irromper,ir fora das marcas,desmedir-se,descompassar-se,desmesurar-se,soltar-se,meter a mão até o cotovelo;não respeitar os limites,exceder os limites,pintar o sete;passar,transpor as raias;correr desenfreadamente,desesperar,prorromper,disparatar,destampar,endemoninhar-se,ficar endemoninhado;fazer das suas,fazer algumas do diabo,fazer coisas do arco da velha,pintar o caneco,desgrenhar,destelhar,descolmar,despir;tornar (violento & adj.);aguçar,agitar,acelerar,ensofregar,excitar,incitar,avivar,urgir,estimular,irritar,inflamar,acender,suscitar,fomentar,agravar,piorar,exasperar,enfurecer,marfar,exacerbar,encarniçar,desatinar,convulcionar,revolucionar,enlouquecer,desvairar,conflagrar,incendiar;jogar lenha na fogueira;abanar o fogo,abanar as chamas,abanar as labaredas;trazer combustível para a fogueira,trazer gravetos para a fogueira;atiçar,açular,oleum addere canino.

Advérbio

violentamente,agressivamente,desabridamente,veementemente,asperamente,arrogantemente,bruscamente,impetuosamente,turbulentamente,convulsamente,agitadamente,desatinadamente,convulsivamente & adj.;com grande força,de assalto,à força,à fina força,de repelão,de repelo,de roldão,vis et armis;à ponta de espada,de baioneta;à toute outrance,em doida sanha,sacudidamente,em lutas e contrações nervosas,rijamente,num delírio de louco,acaloradamente,às mãos ambas;com desespero,com ímpeto,de chapuz,em borbotões,em cachão,de arrancada,em cheio,a/com mão armada;.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Altura

Substantivo

alteza,altitude,alto,elevação,eminência,protuberância,supereminência,pujança,proceridade,proeminência,estatura,celsitude,magnitude,sublimidade,excelsitude;desnível,colosso,planura,rechã,planalto,platô,araxá,meseta,espigão,montanha,espinhaço,serra,serrania,cordilheira,trono,coxilha,montanha,monte,contraforte,morro,colina,mamilo,outeiro,cerro,montículo,montijo,cole,tufo;pico,topo,crista,ponto culminante;pedranceira,penela,corcovo,emposta de terra,salto,lomba,penha,mamelão,outeirinho,padrasto,cabo,promontório,farelhão,penhasco,barroco,barroca,barrocal,cabril,alcantil,alcantilada;Himalaia,Andes,Alpes,Itatiaia,Pireneus,Pão de Açúcar,Corcovado,morraria,neves perpétuas,rochedo,fraga,pico,píncaro,cume,escarpa,lombada,cadeia de rochedos,penhascal,morraria;torre,albarrã,pilar,coluna,estátua,torso,obelisco,monumento,palmeira,arranha-céu,sobrado = tabuado,flecha,agulha,observatório,minarete,zigurate,almádena,campanile,campanário,miradouro,miramar,mirador,mirante,belvedere,torreão,torrinha,ameia,tombadilho,zimbório,coruchéu,cimalha,cornija,padieira,verga (de janela),cós (de vestido),varapau;mastaréu,mastro,epídromo (ant.),mastro real,mastro grande,mastro real do traquete;mastro real da gata ou da mezena,mastro do gurupés,mastro composto,mastro de cocanha = pau de sebo,gávea,vela-maria,poleiro,alcândora;baobá = adansônia,jequitibá,carvalho,roble,homem alto,amurada = vibordo,entablamento,friso,arquitrave,maré cheia,preamar = esto,nascente,cabeceira;oreografia,orografia,orologia,orognosia,sistema orográfico,ponto culminante,tontura,vertigem.

Adjetivo

alto,celso,excelso,preexcelso,sublime,augusto,sublimado,prócero,altívago,picoso,morrudo,enfesto,supino,etéreo,elevado,acroceráunio,sobrecabado (p. us.);sumo;levantado,levantadiço,gigantesco,altaneiro,altívolo,patagão,patagônio,remontado,grandalhão,alto como um varapau,crescido,grande;torreado,torreante,suspenso,pendente,soberbo,planáltico,septícole,montês,montesino,montesinho,montano,montanhês,montaraz,montanhesco,colinoso,acidentado,penhascoso,montanhoso,alpino,alpestre,nubívago,espigado (gigantesco),proeminente,eminente,acoruchado,intransponível,ingalgável,inatingível,inabordável,invencível,sobreposto,assobradado,supereminente,imponente,majestoso,altivo,caligante = vertiginoso,alteroso,esguio,cimeiro,sobrejacente,pujante,nevado,nevoento,nevoso,obeliscal,monumentoso,monumental,altícomo,alticolúnio,que se eleva acima do último remígio de asa;oreográfico,orográfico,orológico,orogênico.

Verbo

altear(-se),ser (alto e adj.);ameaçar o céu,ir-se às nuvens,desafiar as nuvens,tocar o azul,beijar o céu;torrear,torrejar,elevar-se,topetar,erguer-se,levantar-se,alcantilar-se,estar sobranceiro,sobrancear,dominar,tremular,voar muito alto,adejar,remar,esvoaçar,pairar,remontar o voo,sublimar,sobressair,suspender-se,pender sobre,estar eminente a,ficar a cavaleiro,sobrepujar,sobrelevar,ultrapassar (superioridade),subir,cavalgar,culminar,içar,alar,augir,erigir,hastear,destacar-se,dominar pela altura,assoberbar,sobrancear,sobrar,ficar mais alto que,estar proeminente,ascender,empoleirar-se,assomar-se,engrimpar-se,encarapitar-se,embarrar-se = encumear-se,alcandorar-se,encomoroçar-se;empinar,grimpar andar,estar nos bicos dos pés;sobrenadar,guindar,tornar mais alto,sobradar,ensobradar,assobradar,desnivelar,levantar.

Advérbio

altamente e adj.;para cima,sobre,na parte superior,num nível elevado,em cima,em lugar superior,a cavaleiro,às cavaleiras,às cavalitas,às cavalinhas,a montante,acima,suso (desus.),sóbolo,sóbola (ant.),por cima de,arriba,de cima,do alto,do céu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inversão

Substantivo

eversão,subversão,preposteração,reviravolta,reviramento,introversão,retroversão,contraposição,antítese,inverso,reverso,avesso,enviés,cambalhota,revulsão,arlequinada,salto,cabriola,pirueta,trambolhão,viravolta,emborco,ordem inversa = resmuda;transposição,anástrofe,metátese,hipérbato,sínquise,tmese,diácope,antimetábole,antimetalipse,antimetátese,hysteron,proteron,palindromia,palíndromo.

Adjetivo

invertido e v.;avesso,avessado,torto,errado,prepóstero,revoluto,revolto,reverso,(contrário),aposto,eversor,eversivo,subversor,subversivo,reversal,reversível.

Verbo

inverter,estar (invertido e adj.);virar,revirar,preposterar,voltar de cima para baixo,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,girar,virar de borco,emborcar,virar-se em sentido contrário,trambolhar,ficar de cabeça para baixo,plantar bananeira,ficar às avessas;pôr de avesso,avessar,envessar,reversar,revessar,contraverter,transverter,subverter,interverter,retroverter,introverter,transtrocar,revolver,revolucionar;turbar,perturbar,transtornar,dar cambalhota,transpor,alternar,deborcar,emborcar,entornar,arrepiar.

Advérbio

invertidamente e adj.;de dentro para fora,de cima para baixo,de pernas para cima,de cabeça para baixo,de ponta cabeça,de chapuz,de borco,de revesilho,de revés,de arrepio,às avessas,pelo avesso,a pospelo,contra o correr do pelo,às canhas,a contrapelo,ao revés,sans dessus dessous;in adversum = em sentido contrário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agitação

Substantivo

movimento irregular = euripo,reboliço,tremor,tremelique,movimento,rebolado,implacidez,agitação convulsiva,meneio,requebro,saracoteio,revolvimento,sacudida,sacudidela,sacudidura,chouto,encapeladura,encrespadura,encrespamento,fervura,ebulição;solavanco,abalo,choque,trepidação,ziguezague,chocalhada,estremecimento,frêmito,evecção;perturbação,comoção,tumulto,desordem,sururu,confusão,mexonada,espalhafato,subsultus,salto,atetose,tremura,delírio,coreia,dança de S. Guido,clonismo,disbasia,emprostótono,espasmo,convulsão,contração dos nervos,eclampsia ou eclâmpsia,ataxia,gota coral,epilepsia,hieranose,opilência,carfologia,agonia,estertores,pestanejo;arritmia,perturbação da ordem,mutabilidade;inquietação,fervedouro,efervescência,cachotage,sacudidela,sacudidura,tempestade,procela,tempo grosso,temporal,tormenta,tromba,onda gigante,turbilhão,arrebentação,sorvedouro,voragem,remoinho (vento);turbulência.

Adjetivo

agitado e v.;trêmulo,ondulante,convulso,convulsivo,convulsionário,clônico,epiléptico,epileptiforme,espasmódico,carfológico,inquieto,fermentativo,fervente,incoordenado,desordenado,arrítmico,irregular,dessultório,atetósico.

Verbo

agitar(-se),ser (agitado e adj.);choutar,sacudir,brandir,manejar,menear,tremer,estremecer,vibrar,tiritar,remexer,revolver,brincar;estorcer-se,debater-se,pernear,espernear,espinotear,pinotear,estrebuchar,escabujar,barafustar,bracejar,esbracejar,chapejar,chapinhar,chapinar,contorcer-se,desembestar;espojar-se,espolinhar-se,pestanejar,cambalear,requebrar-se,saracotear,piruetar,retouçar-se;dançar,tripudiar,sapatear,ziguezaguear,doidejar,mariposear,borboletear,alear (desus.),bambalear-se,perturbar-se,entontecer,encrespar-se,encapelar-se,ser o joguete das ondas e dos ventos,vogar ao sabor da corrente;fermentar,aborrascar-se,esfervilhar,efervescer,ferver,ebulir,escumar,borbulhar,escachoar,referver,ferventar,chocalhar,sacolejar,agitar,vascolejar,ferver em cachão,saltitar,subsultar;convulsar,convulsionar,espasmar,bater com as asas,abalar,desnatar.

Advérbio

agitadamente e adj.;per saltum,bruscamente,em convulsões,por acessos,subsultum,aos saltinhos,aos trambolhões;aos trancos e barrancos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Rio

Substantivo

deflúvio,flume ou flúmen (poét.);água corrente,viva,doce;borbotão,cachão,borbulhão,repuxo,escoamento,afusão,jorro,jorramento,esguicho,esguichadela,bica,zicho,jato,jacto,golfada,jet d’eau,gorgolão,gorgolhão,dimanação,difluência,descento da maré,Gulf-stream,subcorrente;revessa = corrente marinha,corrente submarína;mãe;tromba d’água,manga d’água;serpes de cristal,catadupa,assonjo (ant.),catarata,cascata,levada,salto,cachoeira,queda d’água,itupava = itupeba = itupeva,ravina,corredeira,despenho,caudal;Niágara,Iguaçu,Paulo Afonso,cataclismo,débâcle,cheia,enchente,undação,inundação,dilúvio,chuva,rega (pop.),garna,garoa,relento,sereno,orvalho,rocio,molhe-molhe,chuvisco,merugem,meruginha,chuvisqueiro,molinha,moinha,bruega,aguaceiro,borraceiro,estilicídio,stillicidium,gotejar,gota,pingos,borrifos,salpicos,peneira;pancada,corda,pazada d’água;chuvada,chuvarada,temporal,tempestade,salseiro,salsada,bátega d’água,chuveiro,pirajá,cordoada,corrente,correnteza,lada,curso,influxo,fluxo,afluência,fluência,fluidez;maré,ressaca,caudal,raudal (ant.),rolheiro,torrente,olheiro,olheirão;ribeira,ribeirada,fonte,fontainha,olho-d’água,chafariz,arroio,ribeiro,ribete = regato,córrego,regueira,regueiro,ribeirinho,manancial,manadeira,manadeiro,matriz,riacho,ribeirada,braço,esteiro,ria,enxurro,regadeira,enxurrada,lava,lavada,rega,pena d’água;afluente,tributário,contribuinte,vassalo,súdito,aliado,irmão gêmeo,onda,enciclia,remoinho,sorvedouro,vórtice,maremoto,absorvedouro,turbilhão,voragem,Maëlstrom,vaga,vagalhão,carneiro,carneirada,mareta,levadia,marulhada,quebrança,enchia,fola,encapeladura,saca,marejada,maresia,fluxo e refluxo,rafa (ant.),maré cheia,preamar,esto,contramaré,baixa-mar,maré vazia,vazante,macaréu,pororoca;chapeleta,aguagem,transbordamento,confluência,reunião,junção,barra,ligação,juntura,comporta;represa,eclusa;(ciência dos líquidos em movimento): hidrodinâmica,hidráulica,potamografia,hidromecânica,hidrometria;pluviometria;ombrômetro,pluviômetro,udômetro,irrigação,alagamento,bomba,tomadoura,nora,estanca-rios,cegonha,regador,aguador,aríete,carneiro,bombacho,chupela,chupadouro,seringa.

Adjetivo

fluente,fluido,diluente,afluente,correntio,corrente,largífluo,trépido,blandífluo,serpejante;fluminense,flumíneo,fluvial,fluviátil,chuvoso,nimbífero,nimboso,pluvial,pluvioso,pluviátil,molinhoso,ribeirinho,justafluvial,setênfluo (poét.),multifluente;caudaloso,diluvioso,unduloso,grande,grosso,soberbo,nubígeno,flutuoso,undoso,fontal,fontanal,fontanário ou fontenário,desaguador,derramado e v.;aparcelado,revolto,espadanado,vorticoso,caudal,torrentoso,turbinoso,undante,undoso = caudaloso,undífero,undíssono,undífluo,undíflavo,torrencial,cabedal,principal,marulhoso,tempestuoso,pateiro,piscoso,venoso,venífluo.

Verbo

correr,difluir,fluir,passar,escoar-se,derivar,serpear,ondear,arroiar,gorgolhar,rebentar,zichar,refluir,sair em borbotões,precipitar-se em torrentes;ir,deslizar,vazar,esguichar,espipar,sair de jato,jorrar,golfar = resfolegar,espirrar,repuxar,espadanar,chapinhar,fazer a água repuxo,sair em repuxo,esparrinhar,borbotar,sair,nascer,manar,brotar,escorrer;gotejar,golfar,golfejar,gorgolar,gotear,pingar,porejar,destilar,filtrar,desbordar,espraiar,transbordar,derramar-se,regurgitar,desestagnar,abundar;sair da madre,do leito,verter,correr em jorro,bofar,regar,encharcar,inundar,alagar,lançar,deitar,botar,entornar,despejar,sair,espargir,despargir,efundir,infundir,acachoar,cachoar,escachoar,formar cachão,marulhar,irrigar,sangrar,molhar,transbordar,fazerem as águas revessa,tempestear,tempestuar,chover;chover azagaia,chover copiosamente,chover por uma pá velha,chover a cântaros,chover a canivetes;cair água a cântaros,diluviar,pingar,cair garna,garnar,chuvinhar,chuviscar,peneirar,molinhar,chover molinha,merujar (pop.);correr para,afluir para,lançar-se em,precipitar-se em,descarregar-se,despejar-se,dessangrar-se,perder-se,levar o tributo de suas águas a,fundir-se com,misturar suas águas com as de,descarregar suas águas em,descabeçar (a maré);(fechar o jorro): estancar,estagnar,represar,açudar (fechar),obstruir.

Advérbio

fluentemente e adj.;em bica,a cântaros,a torrentes,copiosamente,torrencialmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Recife

Substantivo

rochedo,bancos,vaus cegos,burgalhão,bancos de areia,sirtes,baixio,formiga,coral,alfaque,chapeirão;terreno resvaladiço,resvaladio,resvaladouro,areia movediça,plano inclinado,escolho,cachopo,penhasco,baixos,baixios,vau,parcéis,êuripo,restingas,cratera,algar,despenhadeiro,garganta,sorvedouro,vórtice,precipício,derribadouro,fojo,voragem,sumidouro,maelstrom,vaza-barris;esbarrondadeiro,barranco,barrocal,cilada,antro,recôncavo,encame,covil,antro do leão,leoneira,vespeiro (emboscada);armadilha;abismo,báratro,pego,tragadouro,cachoeira,corredeira,rebojo,torvelinho,fervedouro,maresia,marulhado,salto,mar proceloso,redemoinho,procela,borrasca,esparçal;tempestade,temporal,furacão,tufão,ciclone,tornado,raios,dilúvio,enchente;terremoto,erupção,maremoto,tsunâmi,tremor de terra;tempestade no ar,turbulência,despressurização,falha mecânica,erro humano;imprudência,alcoolismo,desrespeito à sinalização,excesso de velocidade,imperícia,neblina,ofuscamento;acidente caseiro,desatenção,manutenção deficiente,imprevidência;violência urbana,criminalidade,tráfico,corrupção,vício,toxicomania,formação de quadrilha,miséria,educação precária,ensino precário,exploração,desemprego,crise social;espada de Dâmocles (incubação);rastilho de pólvora,ninho de vespas;o gigante,o cão que dorme;botafogo,geringonça,hidra,excetra,lobo à porta,cobra na relva,casa de marimbondo,mouro na costa.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Latet anguis in herba;Proximus ardet Ucalegon.

Conjunção

Salto

Substantivo

saltada,salteada,pulo,pincho,pinote,galão,corcovo,curveta,upa,sacão,safanão,rabanada,gambade,gambado,cabriola,tranco,guinada,meia volta,travessura,cambalhota,cambadela,solavanco,reviravolta,salsifré;salto beduíno,salto mortal;veado,canguru,onça,cabra,cabrito,rã,gafanhão,gafanhoto,pulga,saltador,salta-valados,saltão,pulantissátiros,saltadouro,pula-pula;salto em altura,salto em distância,salto triplo,salto com vara;salto com queda livre;salto ornamental jeté,cabriole,balloné.

Adjetivo

saltitante,saltatriz,saltante,saltador,saltão,saltarelo,saltarilho,saltígrado,caprissaltante,pulante,pulador e v.

Verbo

saltar,pular,esgarabulhar,subsultar (poét.),saltitar,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,dar cambalhotas,dar cambotas,corcovear,caracolar,curvetear,saltaricar,saltarilhar,galgar de um pulo,dançar,dar à perna,cabritar-se,encabritar-se,pernear,espernear,caprissaltar.

Advérbio

aos saltos,às upas,aos pinotes,de salto,aos pulos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção