Sua língua na Internet

 

(sal.tar)

v.

1. Elevar-se do solo, dar saltos, ou lançar-se de uma lugar para outro; PULAR [int. : Saltou e caiu de cabeça] [ta. : Saltaram para o barco]

2. Quicar (esp. bola). [int. : A bola de pingue-pongue saltava.]

3. Desembarcar. [int. : Saltou no ponto seguinte.]

4. Lançar-se sobre ou investir contra. [ta. : O cão saltou sobre o ladrão.]

5. Brotar, jorrar, irromper. [ta. : Saltaram lágrimas de seus olhos.]

6. Bater, palpitar aceleradamente (o coração, o pulso). [int. : Seu coraçãozinho saltava na expectativa do presente]

7. Ser saliente, ou evidente; RESSAIR; SOBRESSAIR [ta. : Seus olhos saltavam das órbitas: Aquele erro saltava aos olhos.]

8. Não levar em conta, ou passar por cima de; DESPREZAR; OMITIR [td. : Saltou trechos na leitura do livro.]

9. Fig. Passar sem transição, ou não passar por etapas intermediárias. [tr. + de - para/a : Ele salta muito rápido de um assunto para outro.]

10. Desprender-se. [ta. : De repente o botão saltou da camisa.]

11. Lançar-se contra. [ta. : A cobra saltou em seu pescoço.]

12. Passar de condição inferior a superior. [tr. + de - para : Saltou de estagiário para chefe.]

13. Bras. Cobrir (a égua). [td. ]

14. Bras. Pop. Fazer chegar, vir. [td. : Garçom, salta um chope geladinho!]

15. Mudar subitamente de direção (o vento). [ta. : O vento acalmava para, em seguida, saltar ao sul]

[F.: Do lat. saltare. Hom./Par.: salto (fl.), salto (sm.).]


Saltar fora
1 Bras. Pop. Ir embora; sair de um lugar.
2 Fugir; abandonar um lugar para escapar de perigo.
3 Fig. Deixar um grupo, uma organização, etc; desfazer compromisso com outras pessoas, interromper participação numa atividade, etc.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Efeito

Substantivo

consequência,corolário,resulta,resultado,resultante,sequela,tiro,repercussão,derivação,derivado,derivativo,dimanação,fruto,êxito,remate,desenlace,denouément,desfecho,epílogo,solução,conclusão,fim;desenvolvimento,função,dependência,produto,eco,reflexo,repercussão,antícope,projetis,produção,primícias,parto,trabalho,obra,execução,criação,criatura,prole,rebento,sóbole,ceifa,vindima,colheita,safra,messe,seara;fumo,fumaça,aroma;conceito,moralidade,afabulação.

Adjetivo

devido a,resultante de,proveniente de,vindo de,oriundo de,natural de,procedente,emanente,dimanente,promanante,causado por,nativo,originário,provindo,hereditário,profetício,pendente de,dependente de,consequente,fontal,fontanal,derivado de.

Verbo

ser o efeito de,ser o reflexo de;traduzir,dever-se a,originar-se de,ser consequência lógica de,seguir-se,ter origem,nascer,brotar,rebentar;ser proveniente de,oriundo de;sair,resultar,provir,surdir,partir,trazer,derivar,descender,dimanar,manar,proceder,provir,seguir-se como corolário,pender,depender;ser o efeito natural,ser o efeito lógico,ser o efeito forçado de;derivar-se,transverberar,saltar,promanar,emanar,advir,germinar de,ser função de,plantar ventos e colher tempestades,dar em resultado,ser filho de.

Advérbio

consequentemente,devidamente,resultantemente,originariamente,derivadamente,provenientemente;mercê de,graças a,sem dúvida,por força,fatalmente,naturalmente,logicamente,obviamente,forçadamente,matematicamente,indisputavelmente,necessariamente,como consequência,em consequência,por consequência,daí.

Provérbio

Interjeição

Frase

Segue-se que.;Ça/cela va sans dire.

Conjunção

Velocidade

Substantivo

celeridade,ligeireza,ligeirice,presteza,rapidez,destreza,agilidade,desfilada,fugacidade,carreira vertiginosa,carreira louca,pernada,expedição (atividade),aceleração,(pressa),precipitação;movimento rápido;voo,trote rasgado;corrida,galope,galopada,disparada,meio galope,fuga,marcha forçada,marche-marche,vertigem;asas,pensamento,relâmpago,raio,luz,eletricidade,vento,bala,foguete,míssil,jato,bólide,flecha,seta,dardo,mercúrio,azougue;telégrafo,más notícias,torrente,tufão,ventania,águia,lince,guepardo,antílope,corcel,gazela,veado,galgo,lebre,corça,esquilo,expresso;Mercúrio,Ariel,Camila,papa-léguas.

Adjetivo

veloz,veloce,rápido,apressado e v.;prestes,precípite,arrebatado,apressurado,célere,ligeiro,desembarçado,manipresto,apressado,remeiro,ágil,rapto (poét.),desabalado,impetuoso,violento;alígero,alífero,alipotente,aliveloz,velívolo,levípede,presto,correntio,andador,andadeiro,vivo,esperto,expedito,expresso,ativo,voador,volante,trotador,galopador,galopante,de pé leve,voante;elétrico,telegráfico,rápido como uma (seta e subst.);fugaz,fugidio,fugitivo,vertiginoso,infernal,entontecedor,estonteante,desabrido,louco;fulminis ocior alis = mais veloz que o raio.

Verbo

ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.

Advérbio

velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Transcursão

Substantivo

transcurso,transgressão,traspassação,traspassamento,traspasse,trespasse,usurpação,exorbitância,descomedimento,excesso,exacerbação,imperialismo,infração,violação,extravagação,transcendência,transbordo,sobrepujamento,excrescência (redundância),ultrapassagem.

Adjetivo

transgressivo,transgressor e v.;transcendente,exorbitante,imperialista.

Verbo

transgredir,transcorrer,transcursar,traspassar,transcender os limites,transmontar,vingar,sobressaltar,transpor,pular,saltar,galgar,despassar,ultrapassar;passar as marcas,passar as raias;passar além,varar,descompassar,decomedir-se,exceder-se,exacerbar,ir fora das raias,infringir,ir de monte a monte,levar de vencida os diques,romper,arrombar,demasiar-se,desmedir-se,desmesurar-se,sair fora de,esbordar,transbordar,sair da madre,exorbitar,aborbitar,sobre-exceder,desmandar-se,cavalgar,superar,forçar,violentar;saltar a meta,saltar a barreira;ir de foz em foz,invadir,usurpar,passar o Rubicão.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descida

Substantivo

descimento,descenso,descensão,declive,queda,trambolhão,estatelamento,boléu,caída,caimento,descaída,tombo,cambalhota,baque,pancada,despenho,esboroo,esboroamento,desabe,desabamento,decadência,declinação,cadência,precipitação,gotejamento,chuva,granizada,saraiva;escorregadela,resvaladura,tropicão,tropeção,procidência = prolapso,derrocada,avalanche,declividade (plano inoclinado),nadegada,culapada,cuzapada,cuada,batecu.

Adjetivo

descendente,descensional,caduco,cadente,cadivo,peristáltico,decíduo,descente,tombador.

Verbo

descer,descender,cair,tombar,sucumbir;ir,vir de queda em queda;redescender,rolar,vir abaixo,despencar,malhar de um sítio abaixo,ir ladeira abaixo,culapar,cair de fio comprido,despenhar-se,precipitar-se,lançar-se por ladeira abaixo,trambolhar,estatelar-se,declinar,descair,caminhar para o ocaso;gravitar,obedecer às leis da gravidade,depositar-se,submergir,afundar,sumir-se,chapuzar,afundir,naufragar,soçobrar,mergulhar,desmoronar = trabucar,esbarroar,esboroar,desboroar,esbarrondar,esborralhar,ruir,destribar-se,atirar-se,resvalar,tropeçar,escorregar;desmontar,descavalgar,apear-se,saltar,desempoleirar-se,destronar-se,destrepar,desengrimpar-se,desencarapitar-se,desencumear-se,desalcandorar-se,desencomoroçar-se,desfaiar-se;abater-se,cair sobre a presa;gotejar,pingar,baixar,vasar,descabeçar (a maré),abaixar-se.

Advérbio

descendentemente e adj.;de escantilhão,de tombo em tombo,ladeira abaixo,de cambalhota,de chapuz.

Provérbio

Interjeição

zumba!,cachapuz!,truz!.

Frase

Conjunção

Salto

Substantivo

saltada,salteada,pulo,pincho,pinote,galão,corcovo,curveta,upa,sacão,safanão,rabanada,gambade,gambado,cabriola,tranco,guinada,meia volta,travessura,cambalhota,cambadela,solavanco,reviravolta,salsifré;salto beduíno,salto mortal;veado,canguru,onça,cabra,cabrito,rã,gafanhão,gafanhoto,pulga,saltador,salta-valados,saltão,pulantissátiros,saltadouro,pula-pula;salto em altura,salto em distância,salto triplo,salto com vara;salto com queda livre;salto ornamental jeté,cabriole,balloné.

Adjetivo

saltitante,saltatriz,saltante,saltador,saltão,saltarelo,saltarilho,saltígrado,caprissaltante,pulante,pulador e v.

Verbo

saltar,pular,esgarabulhar,subsultar (poét.),saltitar,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,dar cambalhotas,dar cambotas,corcovear,caracolar,curvetear,saltaricar,saltarilhar,galgar de um pulo,dançar,dar à perna,cabritar-se,encabritar-se,pernear,espernear,caprissaltar.

Advérbio

aos saltos,às upas,aos pinotes,de salto,aos pulos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Negligência

Substantivo

ignávia,imprevidência,imprevisão,falta de cuidado,descuido,incuriosidade,desleixo,deleixo,deleixação,deleixamento,frialdade,des caso,imprecaução,falta,falha,preterição,paralipse,desídia,desmazelo,indiligência,invigilância,relaxação,relaxamento,acídia,preguiça,segnícia ou segnície,abandono;inércia,apatia,assinergia,ócio,inação,descompostura,preguiça,indiscrição,indolência,inatividade;ronçaria,roncice,relaxo,desatenção;nonchalance (insensibilidade);laissez-faire,laissez-aller,laissez-passer;lapso,imprudência,indiferença;desalinho (desordem),relaxidão,desmazelo,sujidade;improvidência;inacabamento;inexatidão (erro);bagateleiro,rascão,rascoeiro,desmanchadão,atamancador,sarrafaçal,desmazelado,sebentão;zaranza,cabeça de vento.

Adjetivo

descuidoso,negligente,invigilante,apático,napeiro,descuidado,desaplicado,incurioso,descurioso,desleixado,desmazelado,esmalmado (pleb.),desmedrado,remisso,ignávio,indolente,indiligente,vagaroso;malhadiço,irrefletido,irreflexo,incauto,falho,omisso,ralaço,relaxado,relaxo,relapso;inconsiderado,levantadiço,imponderado,bagateleiro,inconsulto,incircunspecto,imprevidente,imprudente,desacautelado,desapercebido,imprecatado,desprevenido;tardio,serôdio,inativo;inatento;insouciant,desapressado,indiferente;desalinhado (desordenado);sujo;inexato;imprevidente;frouxo,tíbio,friacho,perfunctório,passageiro,superficial,atalhoado,negligenciado e v.;de banda.

Verbo

ser negligente,tornar-se negligente;não tomar cuidado de,deszelar,negligenciar,desleixar-se,tratar com negligência,deixar correr,deixar correr à revelia,deixar correr o marfim,desvigiar,descurar de,não tratar de,transcurar,esquecer-se de,desmazelar-se,desprecatar-se,desacautelar-se,descuidar-se de,descumprir,tornar-se negligente,não ter cuidado em;apatizar-se,adormecer na ociosidade,fazer as coisas pela metade,deixar escapar,dormir no ponto,omitir-se,pôr de parte,perder de vista,desdenhar,suprimir,omitir,preterir,pular,desatender,postergar,sotopor,subpor,esquivar-se,eximir-se,evitar,roncear,desatentar;não tomar em consideração,não tomar no devido apreço;fazer às cegas,fazer às tontas;encolher os ombros,não prestar a devida atenção,dar por paus e por pedras;vacilar,tratar com desprezo;brincar,zombar de,passar ligeiramente sobre,tocar de leve a superfície,olhar de relance;cair em falta,passar em claro,passar em silêncio,pretermitir,saltar por cima de,falhar,fechar os olhos,fazer ouvidos de mercador,ter os ouvidos abetumados,ler a saltar,saltar,não se incomodar com,deixar aos cuidados de alguém,esquecer;ter seus cochilões,dormir,ficar de braços cruzados,atabalhoar,atamancar,atacoar,fazer mal e com precipitação.

Advérbio

negligentemente e adj.;nas coxas,de qualquer maneira,sem cuidado,sem reflexão;de caminho,abstração feita,por alto,de fugida,de leve,ao de leve,com (desleixo e subst.);pro derelicto,ao desbarato,desbaratadamente,à bambalhona = toscamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Supressão

Substantivo

obliteração,deleção,emenda,rasura,canceladura,cancelamento,respançadura,respançamento,raspança,raspadura,raspagem,rasura,riscadura,apagamento,delimento,desarrisca,circundação,tabula rasa,litura,papel em branco,baixa,saída,descarga,anepigrafia,raspador,raspadeira,borracha.

Adjetivo

suprimido,deletado,obliterado e que não deixou vestígio,esgotado,intestado,ab-intestado,esparso,não registrado,irregistrado,dessinalado,anepigráfico.

Verbo

suprimir,apagar,deletar,obliterar,safar,comer,omitir,varrer palavras,pular,saltar,delir,riscar,inutilizar com traços em cruz,despintar,cancelar,expungir,eliminar,limpar,desvanecer,desaverbar,derriscar,riscar,raspar,respançar,descarregar,desarquivar,dar baixa,dar saída,tornar sem efeito,arrancar,desnotar,desarrolar,sonegar,tornar ilegível,não deixar vestígio;declarar nulo e sem efeito,trancar,ficar em branco,desarriscar.

Advérbio

obliteradamente e adj.;em branco.

Provérbio

Interjeição

Dele!.

Frase

Conjunção

Regozijo

Substantivo

alacridade,gáudio,exultação,júbilo,festividade,fanfarra,triunfo,aclamação ruidosa,comemoração,champanhota,gala,divertimentos,parabéns,profalças,cumprimentos,emboras,festas,festejos;jubileu (comemoração);aleluia,Te-Deum;parada militar,ação de graça,congratulação,hosana,ditirambo,declamação,passeata,carreata,vivas,vivório (depr.),frêmito,salva,girândola,fogos de artifício,rojão,tiros de roqueira = roqueirada,foguete,fogueira,foguetaria,foguetório,foguetada,espoucar de foguetes,luminária,iluminação pública,riso,sorriso,hilaridade,risada,chocalhada,rinchada (burl.),rinchavelhada (burl.);fluxo de riso,frouxo de riso;gargalhada estridente,gargalhada gostosa,gargalhada estrepitosa,gargalhada homérica;cascalhada,gaiatice,gaiatada;casquinadas,guinadas de riso;grita jovial,maracá,íris do céu,repique festivo dos sinos,salva,hasteamento de bandeira,epinícias,epinício,Momo,Demócrito,risibilidade;cara de páscoa,cara de riso.

Adjetivo

exultante,triunfante,ovante,laudatício,laudatório,laudativo,que exprime os doces gozos da alma,risonho,ridente,sorridente,risível;radiante,festivo.

Verbo

regozijar-se,alegrar-se;comemorar,festejar,celebrar;agradecer,bendizer os fados,bendizer a sua estrela;render graças a Deus,levantar as mãos ao céu,congratular-se com,bater palmas,fazer diabruras,travessear;louquejar,dançar,brincar,saltar,estrinchar,saracotear,cantar,chilrear,saltitar,dar saltos,exultar de alegria;celebrar o jubileu,celebrar o centenário (comemoração);acender luminárias,embandeirar-se em arco;deitar foguetes,soltar foguetes;desenlutar-se,desanojar-se,depor o luto,foguetear,cantar Te-Deum,rir,sorrir,desabotoar os lábios num sorriso,romper em riso,dar-se ares de riso;escangalhar-se de rir,morrer de rir,rir a bandeiras despregadas,rir à farta,rir até rebentarem as ilhargas,cascalhar;gargalhar,rir às gargalhadas,rir-se às casquinadas,rir-se às cachinadas,rir à socapa,farrear,cair na gandaia,ir para a balada,cair na noite;arreganhar os dentes,arreganhar as tachas,chocalhar o coração,pular o coração a alguém,ter um ar alegre,galhofar,folgazar,fragalhotear,brincar,patuscar,pandegar,fragatear,lamber-se,gracejar,prazentear,folgar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

hurra!,salve!,aleluia!,gloria in excelsis!,hosana!,isto é de morrer!,corra a dança!,ave!.

Frase

Conjunção

Divertimento

Substantivo

entretém (pop.),passatempo,diversão,recreação,entretimento,entretenimento,desenfado,solaz,espairecimento,encanto,feitiço,esporte,desporto,brinco,alegrias,alívio,distração,desenfado,caçoada,graça,gracejo,troça,pilhéria,gargalhada;jocosidade,bufonaria,truanice,arlequinada,funambulismo,espírito;zombaria,chocarrice,chalaça,travessura,filistria = brincadeira,maganeira,maganice,rapaziada,estroinice,escapadela,gazeio,diabrura,traquinada,traquinice,loucura,farra,bandarra,farrancho,noitada,festarola,folia,recreio,folguedo,pândega,pangalhada,jogo,retouço,pepineira,patuscada,suciata,reinação,rapioca,franciscanada,funçanata,festa de arromba,folgança,manta (fam.),festa de comes e bebes,bangalé,regabofe,regalório,festim,função,bródio,comezaina,dicongo,banzé,bambochata;balada,naite,chopada,boemia,happy hour;beberronia,festa rija,axé,olodum,lambada,rasgada,luau;forrobodó,forró,pagode,gafieira,galhofaria,seresta,serão,sarau,rap,hip-hop,disco,techno,funk,funque,serração da velha,trebelho,dança,street-dance,pastorela,bolero,regadinho,pavana,chico da ronda,fandango,benzinho-amor,tirana,tatu,serrana,lundum,dunfa,samba,partido-alto,cancã,sarambeque,salsifre (gír.),arrasta-pé,sapateado,minueto,cateretê,valsa,polca,fox-trot,one-step,cake-walk,solo,galope,mazurca,gavota (ant.),jiga,saco de areia,pírrica (ant.),quadrilha,lanceiros,schottisch,tarraga (ant.),zambra (ant.),russiana,polaca,siciliana,saltarelo,tarantela,varsoviana,romaica,contradança,galharda (ant.),cotillon,mourisca,sueca,passa-pé (ant.),feliz meu bem,charamba (Açôres),siva savoanos,maxixe,cachucha,sapateado,chula,baião,xaxado,terolero,sarabanda,soirée,baile,chacoina (ant.),reunião,tertúlia,chá-dançante,balha,bailarico = balancê,ciranda,cirandinha,seroada;(dança de negros): batuque,xiba,caxambu,chica,cumbé,quimbetes,sarambeque,bendenguê,tanglomanglo,etc.;festival,repasto = banquete,convívio,festança,festa,folia,festejo,solenidade (sarau);bródio,gala,prândio (poét.),banquete;cegada,carnaval,entrudo,micareta,amaríntias,agonais,atelanas,heráclias,saturnais,amburbiais,armilústrio,ateneias,ambarvais,circense,piquenique,fête champêtre,festa campestre,eleutérias,arraial,cavalhadas,férias,volta,tour,passeio,giro,turismo,excursão,acampamento,camping;cavalgata,alcanzia,argolinha,pampolinha,mamulengos,regozijo;jubileu,aniversário,centenário,bodas de prata (celebração),bodas de ouro;fogueira,quadrilha,feu de joie,bilbode,fogo de alegria,levantamento de mastro,cocanha = pau de sebo,feriado;dia de grande gala,dia de pequena gala;dia santificado,dia festival,dias gordos;lugar de diversão: teatro,cinema,arena,estádio,jardim,passeio público,logradouro,parque de diversões,parque,hipódromo,praia,montanha;jogos circenses,desportos atléticos,atletismo,natação,ginástica,torneio,pugilismo;corrida,patinação,críquete,law-tennis,beisebol,peteca,futebol,vôlei,basquete remo,iatismo,surfe,wind-surf,triatlo,body boarding,kitesurf,esqueite,motonáutica;ciclismo,motociclismo,canoagem,balonismo,montanhismo,rapel,hipismo;judô,jiu-jitsu,taekwondo;tiro,arco e flecha,pesca;jogos olímpicos,jogos florais,jogos juvenais,jogos de prenda;olimpíada,rapa,barra,petisca,percha (para ginástica),cabra-cega,almolina (ant.),gato-sapato,arreburrinho = jangada,maste,às escondidas,teté,jogo dos cantinhos,saltinvão,tirolico-tico,raiola,papagaio = pandorga,bilhar,partida,bilharda,palamalho,palamalhar,toque-emboque,cartas,bisca,lambida,whist,espenifre (ant.),bacará,ozórias,pacau,loto,besigue,bóston,assalto;jogos de tabuleiro,dados,xadrez,ludo,damas,trique-traque,gamão,dominó,tocadilho;víspora,bingo;monopólio,banco imobiliário,go,voltarete,passa-dez;jogos de carta,pôquer,buraco,pontinho,pif-paf,bridge,paciência;jogo,jogata,marimbo,chincalhão,búzio,busca-três,chilindrão,cucarne,carnita,quinquilharia,brinquedos,pé-coxinho,dixes,aiaia,boneca,boneco,pião,piorra,pitorra,lanterna mágica,gaita,figurarias,zigue-zigue,cega-rega,trincolhos,brincolhos,rebatinha,funçanista,funcionista,convidado,bailador,bailão,bailariqueiro,fandangueiro,folgazão,regalão,balhadeira,folião,conviva,estroina,comensal,anfitrião;palavras cruzadas,cruzadismo,charada,charadismo,sudoku;internet,jogos online,orkut,messenger,twitter,facebook;farrista,boêmio,brincalhão,bon-vivant,epicurista.

Adjetivo

divertido,divertidor,pitoresco,recreativo,desenfadadiço,agradável;pândego,rapioqueiro,patusco,bexigueiro,festeiro,brincalhão,moinante,gaiteiro,convival,convivial,lusório,gracioso,magano,fandangueiro,festival,festivo (poét.),estroina,reinadio,folgazão,jovial,jucundo,festejador,divertido e v.;desenfadativo.

Verbo

divertir,distrair-se,farrear,desenjoar,espairecer,desenfadar-se,desentediar,recrear-se,folgar,fazer arraial,entregar-se às distrações,curtir,aproveitar,tripudiar,entreter-se,alegrar-se,jardinar (pop.),passear,fazer avenida;entreter,matar o tempo;passear;pascer,apascentar o pensamento;deleitar-se afugentar os cuidados;escorraçar a tristeza,afugentar a tristeza;afogar as mágoas desipere in loco,ir de charola,foliar,garrir,folgazar,trebelhar (desus.),pandegar,patuscar,esbaldar-se,flostriar,passar vida alegre e folgada = pimpar,bosquejar,cabrejar,levar vida de abade,brincar,traquinar,retouçar,saltar,estrinchar,empinar um papagaio,garotar,sair do sério,banquetear = repastar,jogar entrudo,entrudar,dançar,regambolear,baiar,dar à perna,mazurcar,sapatear,valsar,polcar,sarabandear,bailar,balhar,batucar,sambar;pintar o sete,pintar a manta;pintar e bordar.

Advérbio

por tafularia,por divertimento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção