Sua língua na Internet

 

(ga.fa.nho.to)

[ô]

sm.

1. Zool. Denominação comum a diversas spp. de insetos ortópteros, ger. da fam. dos acridídeos, em sua maioria saltadores, com pernas e asas longas, que vivem em bandos, altamente nocivos para a agricultura.

2. Bot. Planta euforbiácea, Jatropha elliptica, nativa da América tropical, de folhas denteadas e rizoma lenhoso, tido como antiofídico e antissifilítico; JALAPÃO; RAIZ-DE-COBRA; RAIZ-DE-LAGARTO

[F.: De gafa2, em alusão às pernas em forma de gancho.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Estreiteza

Substantivo

estreitura,aperto,apertura,tenuidade,exiguidade,angústia,pequenez,adelgaçamento,afinamento,atresia,estenose,delgadeza,linha,risca,veia,listra,tira,hastim;coirela,corredor,garganta,desfiladeiro;fineza,finura,pelhanca,badana,pelharancas,pelanga,muxiba,pelangana,debilidade,delicadeza de compleição,magreza,macilência,esqueleto,esqualidez,sombra,fantasma,magrizela,pelém,chochinha,choninha,alfenim,mirra,múmia,gafanhoto,madrigaz,pau de vassoura,varapau,palito,trinca-espinha,cadáver ambulante,carga de ossos,figo passado,carapau,verdizela,lagartixa,espinha,mananguera,carcaça,espinafre,trangola,caveira;sanco,pernil,contração,pescoço,cerviz,colo,cinta,cintura,petrina,istmo,estreito,canal,mancha,passo,funil,fosso,angustura,afunilamento,gargalo,coarctação,aperto,estreitamento,afilamento.

Adjetivo

estreito,fino,delgado,apertado,entrasgado,entalado,angusto,mimoso,tênue,afilado,grácil,capilar,esguio,assobiado,pontiagudo,filiforme,bicudo,cerviculado;magro,estítico,chupado,amoxamado,franzino,esquelético,seco,chué,acrídio,falto de tecido adiposo,magrete,mananguera,delicado,sumido,magrote,mirrado,aflautado,subalimentado,malcomido,malcriado (p. us.),amumiado,encovado,mirrado,descarnado,reduzido à última expressão,macilento,esquálido,desfeito,rabisseco,caveiroso,esgalgado,chacinado,esgaivotado,desnalgado,entrezilhado,vaporoso,faminto,esfomeado,esfaimado,macerado,emaciado,esburgado;chuchado das carochas,chuchado das bruxas;esgrouviado,encolhido,tábido,de carnes escassas,de poucas carnes,escanifrado,escanelado,pernilongo,galgaz.

Verbo

estreitar(-se),ser (estreito e adj.);afinar-se,afunilar-se,adelgaçar-se,tomar a forma cônica;tornar (estreito e adj.);estreitar,comprimir,apertar,premer,atarracar,acanhar,afilar,afusar,desengrossar,afunilar,engarrafar,estrangular,entalar,aflautar,mirrar.

Advérbio

estreitamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Salto

Substantivo

saltada,salteada,pulo,pincho,pinote,galão,corcovo,curveta,upa,sacão,safanão,rabanada,gambade,gambado,cabriola,tranco,guinada,meia volta,travessura,cambalhota,cambadela,solavanco,reviravolta,salsifré;salto beduíno,salto mortal;veado,canguru,onça,cabra,cabrito,rã,gafanhão,gafanhoto,pulga,saltador,salta-valados,saltão,pulantissátiros,saltadouro,pula-pula;salto em altura,salto em distância,salto triplo,salto com vara;salto com queda livre;salto ornamental jeté,cabriole,balloné.

Adjetivo

saltitante,saltatriz,saltante,saltador,saltão,saltarelo,saltarilho,saltígrado,caprissaltante,pulante,pulador e v.

Verbo

saltar,pular,esgarabulhar,subsultar (poét.),saltitar,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,dar cambalhotas,dar cambotas,corcovear,caracolar,curvetear,saltaricar,saltarilhar,galgar de um pulo,dançar,dar à perna,cabritar-se,encabritar-se,pernear,espernear,caprissaltar.

Advérbio

aos saltos,às upas,aos pinotes,de salto,aos pulos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Prodigalidade

Substantivo

dissipação,desbaratamento,devorismo,largueza injustificada,extravagância,malbarato,esbanjamento;alargamento,desgoverno,descomedimento,desperdício,desregramento,malversação,dilapidação,esbulho,fabulosas dissipações;propinoduto,corrupção,desvio,desfalque,apropriação indébita,superfaturamento;gasto suntuoso,gasto astronômico,gasto largo;farra,imprevidência,estroinice,estúrdia,extravagância,desatino,frascaria,orgia de gastar,despesas loucas = sumptus effusi;trem da alegria;ralo;dispêndio,profusão,cresiana generosidade;esbanjador,devorista,dilapidador,aurívoro,gastador,estraga-albardas,perdulário,comedor,pródigo,dissipador,gafanhoto,imprevidente,largueador,mãos rotas,alagador,alagadeira,estroina,matulão,desperdiçador,valdevinos = valdo (ant.),gastador,sorvedeiro,sumidouro.

Adjetivo

pródigo,esbanjador e subst.;dadivoso,desgorgomilado,desaproveitado,perdulário,manirroto,malbaratado e v.;imprevidente,desgovernado,desregrado,descomedido,extravagante,estroina,frascário,alagador,impróvido,improvidente,roto de mãos,liberal;aurívoro,desgovernado,desequilibrado,insensato;desacautelado;corrupto,malversador,desbaratador e v.;penny wise and pound foolish.

Verbo

ser pródigo e adj.;gastar com largueza,dar dinheiro aos montes;não olhar a despesas,não olhar aos gastos,não olhar a nada;perder o dó ao dinheiro,deitar o dinheiro pela janela,comprometer o futuro de;ser generoso com dinheiro alheio,malversar,desfalcar,subtrair,surrupiar,desviar,queimar,esbanjar,absorver,derreter,fundir uma fortuna;dar com tudo em polvorosa,esturdiar,botar fora,arder o dinheiro em dissipações,atirar com o dinheiro à rua;gastar,cortar largo;dar dinheiro aos montes (liberalidade);desfrutar dinheiro,verter dinheiro por muitas bicas,jogar dinheiro no ralo;varrer os cofres,limpar os cofres,secar os cofres,anemiar os cofres,exaurir os cofres;superfaturar,apropriar-se indebitamente,corromper,prodigar,prodigalizar,tresgastar,desgovernar,malbaratar,desbaratar,esperdiçar,desperdiçar,extenuar,queimar,esbanjar;dissipar,alagar,caminhar para a ruína,comprar pelos olhos da cara;quebrar as soltas,descomedir-se;derramar,perder o dó ao dinheiro.

Advérbio

prodigamente e adj.;aos montes,sem peso nem medida,a rodo,com o dinheiro queimando-lhe a algibeira.

Provérbio

Interjeição

Frase

A ordem é rica e os frades são pobres;O dinheiro pesa a alguém.

Conjunção