Sua língua na Internet

 
v. intre || spernear, mover, agitar as pernas com violência, convulsivamente: Pois quando eu a trazia ao colo... aquilo é que era um passo, vê-la rir pernear, crescer. ( Gonç.Dias. ) Raparigas histéricas perneavam, esganiçando-se em ataques. (Xav. Marques, Sargento Pedro, c. 12, p. 97, ed. 1910.) || Saltar, dar pulos: Aquele perneia, que é só o que importa; dá saltos. ( Castilho. ) || (Flex.) V. ablaquear. F. Pena.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Salto

Substantivo

saltada,salteada,pulo,pincho,pinote,galão,corcovo,curveta,upa,sacão,safanão,rabanada,gambade,gambado,cabriola,tranco,guinada,meia volta,travessura,cambalhota,cambadela,solavanco,reviravolta,salsifré;salto beduíno,salto mortal;veado,canguru,onça,cabra,cabrito,rã,gafanhão,gafanhoto,pulga,saltador,salta-valados,saltão,pulantissátiros,saltadouro,pula-pula;salto em altura,salto em distância,salto triplo,salto com vara;salto com queda livre;salto ornamental jeté,cabriole,balloné.

Adjetivo

saltitante,saltatriz,saltante,saltador,saltão,saltarelo,saltarilho,saltígrado,caprissaltante,pulante,pulador e v.

Verbo

saltar,pular,esgarabulhar,subsultar (poét.),saltitar,piruetar,dar cabriolas,cabriolar,dar cambalhotas,dar cambotas,corcovear,caracolar,curvetear,saltaricar,saltarilhar,galgar de um pulo,dançar,dar à perna,cabritar-se,encabritar-se,pernear,espernear,caprissaltar.

Advérbio

aos saltos,às upas,aos pinotes,de salto,aos pulos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agitação

Substantivo

movimento irregular = euripo,reboliço,tremor,tremelique,movimento,rebolado,implacidez,agitação convulsiva,meneio,requebro,saracoteio,revolvimento,sacudida,sacudidela,sacudidura,chouto,encapeladura,encrespadura,encrespamento,fervura,ebulição;solavanco,abalo,choque,trepidação,ziguezague,chocalhada,estremecimento,frêmito,evecção;perturbação,comoção,tumulto,desordem,sururu,confusão,mexonada,espalhafato,subsultus,salto,atetose,tremura,delírio,coreia,dança de S. Guido,clonismo,disbasia,emprostótono,espasmo,convulsão,contração dos nervos,eclampsia ou eclâmpsia,ataxia,gota coral,epilepsia,hieranose,opilência,carfologia,agonia,estertores,pestanejo;arritmia,perturbação da ordem,mutabilidade;inquietação,fervedouro,efervescência,cachotage,sacudidela,sacudidura,tempestade,procela,tempo grosso,temporal,tormenta,tromba,onda gigante,turbilhão,arrebentação,sorvedouro,voragem,remoinho (vento);turbulência.

Adjetivo

agitado e v.;trêmulo,ondulante,convulso,convulsivo,convulsionário,clônico,epiléptico,epileptiforme,espasmódico,carfológico,inquieto,fermentativo,fervente,incoordenado,desordenado,arrítmico,irregular,dessultório,atetósico.

Verbo

agitar(-se),ser (agitado e adj.);choutar,sacudir,brandir,manejar,menear,tremer,estremecer,vibrar,tiritar,remexer,revolver,brincar;estorcer-se,debater-se,pernear,espernear,espinotear,pinotear,estrebuchar,escabujar,barafustar,bracejar,esbracejar,chapejar,chapinhar,chapinar,contorcer-se,desembestar;espojar-se,espolinhar-se,pestanejar,cambalear,requebrar-se,saracotear,piruetar,retouçar-se;dançar,tripudiar,sapatear,ziguezaguear,doidejar,mariposear,borboletear,alear (desus.),bambalear-se,perturbar-se,entontecer,encrespar-se,encapelar-se,ser o joguete das ondas e dos ventos,vogar ao sabor da corrente;fermentar,aborrascar-se,esfervilhar,efervescer,ferver,ebulir,escumar,borbulhar,escachoar,referver,ferventar,chocalhar,sacolejar,agitar,vascolejar,ferver em cachão,saltitar,subsultar;convulsar,convulsionar,espasmar,bater com as asas,abalar,desnatar.

Advérbio

agitadamente e adj.;per saltum,bruscamente,em convulsões,por acessos,subsultum,aos saltinhos,aos trambolhões;aos trancos e barrancos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Renitência

Substantivo

reação,contranitência,dificuldade,oposição;insubmissão,embate,resistência,resiliência;insurreição,rebeldia,rebeldaria,oposição implacável,relutância,repugnância,antagonismo,repelência,rejeição,recalcitrância,rebelião,teimosia;arruaça;repulsa,repulsão,rechaço,recusa,jus sperniandi,desobediência;protesto,greve,parede,sessão permanente,levée en masse,levantamento,jacquerie,motim,desordem.

Adjetivo

resistente,renitente,refratário (desobediente);recalcitrante,relutante,repulsivo,indisciplinado,disposto e ordenado para o combate,indomável;obstinado;inabalável,insubmisso,rebelde,perseverante;altivo,brioso,reagente,corajoso.

Verbo

resistir,opor-se,pugnar,militar contra,opor resistência,relutar,embater-se,não ceder,não aceitar,não se deixar arrastar,não se dobrar,não se submeter;protestar,refilar,engravitar-se = reagir,revirar-se contra,insurgir-se,entesar-se com = perfilar-se com,levantar a grimpa,repugnar,não dobrar a cerviz,opor-se ao propósito de avassalamento;renitir,mostrar resistência,mostrar fêvera ou febra fibra,não se deixar imolar como um cordeiro,aguentar firme,suportar,aturar,persistir no desígnio,perseverar,fazer uma bela defesa,fincar pé,estar ao pairo com alguém,suster,porfiar em,bracear,bracejar,encontrar barba a barba,fazer frente a,abarbar com alguém,não virar as costas a,ver o rosto a alguém,aguentar,suportar,fazer face a,enfrentar,sustentar o peso do inimigo,não fugir,pôr os pés à parede,aceitar o repto;apanhar a luva,erguer a luva,levantar a luva,aceitar a luva;vir à puxada = responder à provocação,fazer pé atrás,respingar,pôr-se nos bicos do pé,recalcitrar,defrontar,encarar,afrontar,arrostar,ir contra a corrente,contrastar com o inimigo,remar contra a maré,ser firme diante de,não se deixar cangar,mostrar denodo (coragem);pinotear,esbracejar,estrebuchar,pernear,espernear,escabujar,debater-se,patejar,barafustar,erguer a mão contra (atacar);recorrer às armas (guerra);preferir a morte à desonra,pôr-se na frente,recargar;declarar-se em greve,declarar-se em sessão permanente;fazer parede,revoltar-se;ter homem pela frente;prendre le mors aux dents,vender caro a vida,derramar seu sangue,repelir,repulsar,rebater,rechassar,varrer,conservar à distância,mostrar coragem.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

firmes no seu posto!.

Frase

Conjunção