Sua língua na Internet

 

(var.rer)

v.

1. Limpar (um lugar) ou remover (sujeira) com vassoura. [td. : Varrem impecavelmente o chão de terra da choupana.] [int. : Seu trabalho consistia em cozinhar e varrer.]

2. Destruir, devastar. [td. : As labaredas varriam o matagal.]

3. Fig. Esvaziar, limpar. [td. : O sócio desistente varreu o cofre da firma.] [tdr. + de : Varreu a cabeça das preocupações.]

4. Fig. Dispersar, expulsar. [td. : Varreu da varanda os filhos do empresário.]

5. Fig. Fazer busca em; RASTREAR; ESQUADRINHAR [td. : A polícia varreu o galpão em busca de dinheiro.]

6. Inf. Fazer varredura . [td. ]

7. Fazer dispersar. [td. : A cavalaria varreu as mães que protestavam.]

8. Fig. Fazer desaparecer (algo) de (algum lugar); EXTINGUIR; ELIMINAR [tdr. + de : A tempestade varreu a aldeia do mapa.] [td. : "O vento varria os sonhos / E varria as amizades..." ( Manuel Bandeira , Canção do vento e da minha vida, in: Lira dos cinquent'anos) ]

9. Mar. Penetrar (a vaga) no convés da embarcação. [td. ]

10. Inf. Telv. Fazer uma varredura [td. ]

[F.: Do lat. verrere.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Destruição

Substantivo

dissolução,pernície,assolação,estrago,arrasadura,arrasamento,apagamento,aniquilação,aniquilamento,desbaratamento,consunção,absunção (ant.),desagregamento,dirupção,ruína,rompimento,dilaceração,ruptura,rotura,definhamento progressivo e rápido,expunção;queda,desmoronamento,arruinamento,ruína,esborralhada,exício,perdição,estilhaçamento,despedaçamento,destroço,eversão,délabrement,débâcle,derrocada,prostração,desolação,bouleversement,subversão,reviramento,reviravolta,naufrágio;extinção,eliminação,morte;derribamento,fulminação,sideração,varredouro,golpe,condenação,demolição,extirpação,extirpamento,extermínio,rasoura,sapa,desbarato,derrota,faxina,roedura,cárie,broca,supressão,abolição,revogação;sacrifício,devastação,vandalismo,razia,incêndio,mudança violenta;extração;commencement de la fin,festim de Baltazar,a caminho da ruína,dilapidadura,absorção,clarões de incêndio,rajadas de vendavais;destruidor.

Adjetivo

destruidor,demolidor,arrasador,derrubador,avassalador,supressor,eliminador,devastador,extirpador;destrutor,destrutivo,demolitório,vandálico,subversivo,subversor,subvertedor,fulmíneo,fulminoso,fulminívomo,fulminante,voraz,voraginoso,diruptivo;destruído,cérceo,ignívomo.

Verbo

ser (destruído & adj.);perecer,desmoronar,soçobrar,aniquilar-se;desintegrar-se,reduzir-se a nada,reduzir-se a pó,reduzir-se a cinzas,reduzir-se a frangalhos;ir pelos ares;fazer-se em pedaços,fazer-se em trapos,fazer-se em molambos;ruir por terra,desaparecer ao sopro destruidor de,quebrar-se,espatifar-se,sofrer golpe mortal,esfacelar-se,acabar-se com;destruir,anular;sacrificar,desfazer,derrocar,demolir,trabucar,dilacerar,estrafegar,rasgar,subverter,alagar,submergir,engolfar,abismar;pôr um termo a,pôr um paradeiro a;desmanchar,desarmar,desurdir,desinçar,limpar,vassourar,varrer,gastar,estrompar,corroer,lavrar,esbarrondar,derrubar,esboroar,derruir,desmoronar,cortar,quebrar,rechaçar,destroçar,derrotar,desbaratar,profligar,dispersar,desarraigar;arrancar,degolar,abater,roer,despedaçar,esfarrapar,escavacar,escaqueirar,estracinhar,esbandalhar,esborraçar,esborrachar,escangalhar,fazer pasto de,triturar,dissipar,dirimir,extinguir,exinanir,malbaratar,sumir,dar sumiço a,suprimir,eliminar,descimentar,arruinar,abalar,atalhar,dar talho a,atassalhar,tirar,riscar,apagar,comer,baratar (ant.),expelir,dissolver,tragar,sorver,esmigalhar,consumir,absumir (ant.),iniciar a obra de devastação;não deixar verde nem seco,não deixar pedra sobre pedra;deitar por terra,entrar como um vândalo,desolar,depopular,despovoar,ermar,levar o luto e a desolação,fechar as portas a,esmagar,sufocar,superar,debelar,jugular,domar,carbonizar,cinerar,incinerar,neutralizar,despedaçar;britar,reduzir a nada,reduzir a pequeníssimos fragmentos;expungir,arrasar,desmantelar,extirpar,desinçar,rasourar,nivelar,rentear,deitar abaixo,petardar,petardear,dinamitar,incendiar,nivelar com o chão,pôr em posta,espostejar,esquartejar,cortar cerce,cercear,consumar a destruição de,dissolver os depósitos de,ceifar do hastil,abrir o caminho para a derivação da seiva,prosseguir a obra assombrosa de devastação;conduzir a uma situação dissolvente,desorganizar,desarvorar,desentabular,meter a pique,inutilizar;devorar,engolir,deglutir,minar,sapar,solapar,desmurar,fazer trabalho de sapa,cortar pela raiz,crestar,queimar,exterminar,calcar aos pés,fazer em pó,deitar abaixo,dar cabo de,aviar,abalar nos seus fundamentos,atirar aos cães,arrancar;roçar,alhanar,banir,proscrever,carcomer,fazer em fanicos,talar,infestar,pôr por terra,pôr a ferro e fogo;mandar de presente ao inferno,mandar de presente ao diabo;desfabricar.

Advérbio

destruidoramente,arrasadoramente,avassaladoramente,vandalicamente,fulminantemente,diruptivamente.;de efeito mortífero.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Vento

Substantivo

corrente de ar,ar,sopro,assopro,bafo,insuflação,baforada,monção,vento leve,zéfiro,frescor,galerno,bafagem,brisa,favônio,aragem,hálito,oressa,viração,aura,assopradela,flabelação,abano,bafagem,bafejo;pé de vento,lufada,borbotão de vento,tufão,tornado,rabanada,ventania,rajada,gregalada,lufa,ciclone,torvelinho de vento,furacão,vórtice,ecnefia,rabanada de vento,refrega de vento,bulcão,polvorinho (pop.),turbilhão,golpe de vento,refega,sobrevento,trabuzana (pop.),tempestade,grande temporal,pampeiro,vendaval,procela,tormenta,tornado,estrupada,euro,rolo,remoinho,redemoinho,eurônoto,borrasca,borriscada,borrisco,cansim,simum,samiel,siroco (ventos quentes),bise,nordestia,lestada;ventos gerais,colaterais;minuano,(ventos frios),rexio,terrenhos,áfrico,aquilão,aguião (ant.);ventos de repiquete,ventos de rachar;subsulano,tarasco,barbeiro,ventosidade,flatulência;anemografia,aerodinâmica,barosânemo,anemologia,anemógrafo,anemômetro,anemopausa,cata-vento,anemoscopia,anemoscópio,grimpa,insuflação,inflação,abanação,abanadela,ventilação,espirro,esternutação,soluço,resfôlego,respiração,recolho,ofego,bufido,bufo,alento,fôlego,dispneia = ortopneia;Éolo,Bóreas,caverna de Éolo,bomba de ventilação,máquina pneumática,leves (de aves),pulmões,bofes (pop.),boches,fole,ventana,leque,flabela,ventarola,abano,chaminé,ventilador,vênula,assoprador.

Adjetivo

ventoso,tarasquento,flatulento,ofegoso,ofegante,borrascoso,tempestuoso,proceloso,furioso (violento),fervente,austrífero,agreste,marulheiro,mareiro,galerno,brando,sereno,bonançoso (moderado),alisados,alísio,aquilonal,aquilonar,aquilônio,gregal,etésios,travessão;ventilado,arejado;lavado de ares,lavado dos ares;esternutatório,ventígeno,ventilativo,nubífero,nubífugo,vorticoso,imbrífero,imbrífugo,remoinhoso,nubícogo,eóleo.

Verbo

ventar,soprar,assoprar,ressoprar,varrer,bafejar,aflar,arejar,ventilar,ventanear,ventanejar,refrescar,perpassar,agitar,fustigar,varejar,açoutar,lufar,encrespar,brincar,ondear,empolar,soluçar,gemer,sibilar,rugir,suspirar,uivar,assobiar,ulular,vassourar,desgrenhar,passar em febre;suestar,descair para o S. O,sudoestar,respirar,alentar,tresfolegar,resfolegar,ofegar,arfar,arquejar,bafejar,abanar,flabelar,insuflar,espirar,espirrar,tossir,pigarrear,baforar,bufar,inflar,ventilar (sons de vento).

Advérbio

ventosamente e adj.;às lufadas,de vento em popa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Rejeição

Substantivo

rechaço,recusa,repulsa,repúdio,repulsão,exclusão,abominação,banimento,proscrição,eliminação,recusa;derrota nas urnas,menosprezo,opugnação;aversão,desprezo,execração,ojeriza,quizila,repelência,asco,nojo,repugnância.

Adjetivo

rejeitado e v.;derrotado,de que se não deve cogitar mais,repulso,repulsor,fora de questão,fora de combate.

Verbo

rejeitar,pôr de lado,repulsar,repelir,repudiar,repugnar,abandonar,desacolher,fazer abstração de,excetuar,excluir,refugar;desamparar,desacompanhar;repudiar,derrotar,enjeitar,menosprezar,desprezar;fazer pouco caso de,desdenhar,excluir,varrer,banir,proscrever;atirar aos ventos,arremessar aos ventos,mandar aos ventos,jogar aos ventos,atirar aos cães;romper,recusar,negar;descartar-se de;pôr de parte,depurar,desapadrinhar,enjeitar.

Advérbio

nem um nem outro,abstração feita de,não.

Provérbio

Interjeição

Frase

Non hoec in federa.

Conjunção

Limpeza

Substantivo

limpamento,alimpamento,higiene,assepsia,pureza,imaculabilidade,asseio,alinho,mundície,mundícia,purificação,depuração,fumigação,mundificação,defecação,evacuação,purgação,expurgação,lustração,lavação,lavadela,elutriação,detersão,abstersão,abstergência,detergência,lavatório,refinadura,refinação,refinamento,refinaria,depuração;Ensaboadura,ensaboamento,ensaboadela,lavadura,lavagem,ablução,limpadura,limpadela,coadura,desinfecção,sufumigação,sufumígio,diasóstica,dealbação,sublimação,esgoto,banho,varredura,varredela,faxina,peneiração;lavatório,lavanderia,banheiro;basculho,vasculho,ciranda,varredouro,ancinho,raspadeira,almofaça,escovalho,escovilhão,rasqueta,pá,peneira,crivo,filtro,coadouro,loção,detergente,catártico,purgante,purgativo,purga,desinfetante,purificador,coada,barrela,cenrada,lixívia,infundice ou infundiça,barrilha,lamoja,lixiviação,penteadela,penteadura,lavadeira,varredor,faxineiro,gari,limpa-chaminés,limpa-calhas,limpador,limpa-botas,engraxador,engraxate;lenço,mandil,avental,vassoura,espanador,escova,esponja,cartabuxa,pente,desinço,sabão = sabonete,ondulina,esgaravatador,palito.

Adjetivo

limpo,asseado,desenxovalhado e v.;ensaboado,mundo,neto,nítido,puro,imaculado,refinado,mundificado e v.;sem mancha,absterso,abstergente,abstersivo,abluente,detergente,detersivo,lixivioso,alimpador e v.

Verbo

ser limpo,estar (limpo e adj.);estar um brinco,estar umas pratas,estar uma limpeza;tornar (limpo e adj.);alimpar;limpar,tirar sujidades;descasquejar,assear,higienizar,dessujar,acrisolar,mundificar,enxaguar,lavar,perlavar,abluir,ensaboar,escovar,raspar,cartabuxar,esfregar,lixiviar,absteger,abstergir,encendrar,purgar,expurgar,adoçar o ouro,purificar,sublimar,acrisolar,desmarear,clarear,clarificar,desborrar,depurar,despoluir,cendrar ou acendrar,escovilhar,almofaçar,apurar,elutriar;livrar de,desembaraçar de,defecar,mondar,edulcorar,purificar,lustrar,esborrar;filtrar = refinar,sedear,desempestar,desinfetar = sufumigar,desinfeccionar,fumigar,defumar,descontagiar,mechar,ventilar,arejar,caiar,basculhar,vasculhar,varrer,esfulinhar,vassourar,peneirar,joeirar,acirandar,palitar,capinar,pentear,desinçar,peinar-se,arear,desempoar,desempoeirar;bandejar (o trigo),descascar,desencascar,desencardir,dealbar,escasquear,branquear,desborrar,desembaciar,desenlambuzar,desenlamear,desenxovalhar,esgaravatar,espanar,espanejar,destilar,restilar,decruar (a seda),descaliçar,destoldar,descaspar,espiolhar,deslendear,desenlodar,desenodoar,desensebar,desensaburrar,desaranhar,desengordurar.

Advérbio

limpamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Renitência

Substantivo

reação,contranitência,dificuldade,oposição;insubmissão,embate,resistência,resiliência;insurreição,rebeldia,rebeldaria,oposição implacável,relutância,repugnância,antagonismo,repelência,rejeição,recalcitrância,rebelião,teimosia;arruaça;repulsa,repulsão,rechaço,recusa,jus sperniandi,desobediência;protesto,greve,parede,sessão permanente,levée en masse,levantamento,jacquerie,motim,desordem.

Adjetivo

resistente,renitente,refratário (desobediente);recalcitrante,relutante,repulsivo,indisciplinado,disposto e ordenado para o combate,indomável;obstinado;inabalável,insubmisso,rebelde,perseverante;altivo,brioso,reagente,corajoso.

Verbo

resistir,opor-se,pugnar,militar contra,opor resistência,relutar,embater-se,não ceder,não aceitar,não se deixar arrastar,não se dobrar,não se submeter;protestar,refilar,engravitar-se = reagir,revirar-se contra,insurgir-se,entesar-se com = perfilar-se com,levantar a grimpa,repugnar,não dobrar a cerviz,opor-se ao propósito de avassalamento;renitir,mostrar resistência,mostrar fêvera ou febra fibra,não se deixar imolar como um cordeiro,aguentar firme,suportar,aturar,persistir no desígnio,perseverar,fazer uma bela defesa,fincar pé,estar ao pairo com alguém,suster,porfiar em,bracear,bracejar,encontrar barba a barba,fazer frente a,abarbar com alguém,não virar as costas a,ver o rosto a alguém,aguentar,suportar,fazer face a,enfrentar,sustentar o peso do inimigo,não fugir,pôr os pés à parede,aceitar o repto;apanhar a luva,erguer a luva,levantar a luva,aceitar a luva;vir à puxada = responder à provocação,fazer pé atrás,respingar,pôr-se nos bicos do pé,recalcitrar,defrontar,encarar,afrontar,arrostar,ir contra a corrente,contrastar com o inimigo,remar contra a maré,ser firme diante de,não se deixar cangar,mostrar denodo (coragem);pinotear,esbracejar,estrebuchar,pernear,espernear,escabujar,debater-se,patejar,barafustar,erguer a mão contra (atacar);recorrer às armas (guerra);preferir a morte à desonra,pôr-se na frente,recargar;declarar-se em greve,declarar-se em sessão permanente;fazer parede,revoltar-se;ter homem pela frente;prendre le mors aux dents,vender caro a vida,derramar seu sangue,repelir,repulsar,rebater,rechassar,varrer,conservar à distância,mostrar coragem.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

firmes no seu posto!.

Frase

Conjunção

Apropriação

Substantivo

apropriamento,desapropriação,expropriação,(estes dois como apropriação por parte de quem desapropria),tomada,tomadia,recepção;deglutição;apreensão,captura,arresto,rapto,confiscação,confisco,ablação,subtração;abstração,adenção,deserdação,exerdação;desapossamento,privamento,privação,intrusão,sequestro,sequestração,incameração,embargo,penhora,arresto,evicção,adjudicação,cresta,represadura,rapacidade,rapina,rapinagem,extorso,extorsão,usurpação,comedela,sangria,concussão,avanço,exação violenta,vampirismo,pirataria,latrocínio,tosquia,tosquiadela,furto;retomada,recuperação;agarramento,arrancamento,sugadouro,retenção;apresamento,tomada à força;tomador,captor,apreensor,apreendedor,arrestante,injusto possuidor,ave de rapina,harpia,tosquiador,depenador,extorsor.

Adjetivo

privativo,apreensível,predativo,predatório,rabaz,roubador,extorcionário,torcionário,rapace,rapinante,rapinador,vampírico,parasítico,privado;murador,usurpador.

Verbo

apropriar-se de,tomar,arrebatar,fisgar,agafanhar,agadanhar,agarrar,ensacar,embolsar,meter no bolso,aquinhoar-se,receber,aceitar,empalmar,reter,represar,pagar-se com as próprias mãos,colher,apanhar,obter;desnoivar,privar de,desaparelhar,apropriar-se de,arrogar,apossar-se de,fazer-se senhor de,arvorar-se dono de,arrogar-se o direito de,desaquinhoar,apoderar-se de,incamerar,senhorear-se de,apossuir-se de,assenhorear-se de,tomar para si,incorporar ao patrimônio de,expropriar,desapropriar,ocupar,deitar a mão a alguma coisa,sopresar = apresar,fazer mão baixa,rapar,depenar,fazer presa de,destituir,orfanar,não usar de cerimônias,interceptar,esforçar-se por,desaposentar,abjudicar,empolgar,apreender,desvalijar,desguarnecer,esbulhar,tomar,levar,carregar,fugir com,alçar-se com,raptar (roubar);varrer,sequestrar;cair,abater-se,atirar-se sobre;tomar à força,tomar de assalto;levar de assalto,arrefanhar;despojar;tirar por força,tirar por violência;tomar das mãos de,arrepanhar,arrebanhar,destituir,agarrar;fazer apreensão,fazer tomadia;capturar,prender,rapinar,deitar as mãos sobre,segurar,reter com firmeza,não largar,segurar pelos calcanhares,fazer prisioneiro,não deixar escapar,aprisionar;tirar de,subtrair;encurtar;utilizar-se,servir-se de,lançar mão de,apoderar-se de,invadir,assaltar,tungar,limpar,estender o braço,extorquir,arrancar,sugar,usurpar,desapoderar,despojar,evencer,desapossar,esbulhar da posse de,deserdar,despir,espoliar,sequestrar,devorar,confiscar,encontar,depauperar,secar,exaurir,enfraquecer,empobrecer;absorver;esfolar,explorar;chupar a alguém os olhos,tirar a alguém os olhos;dessangrar,rentear,tosquiar = tosar,levar couro e cabelo,tonsar,tonsurar,assestar,embargar,penhorar,fazer penhora,executar,excutir;retomar,recuperar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Dê uma polegada e receba uma braça;(burl.).

Conjunção