Sua língua na Internet

 

(pro. tes.to)

[é]

sm.

1. Ação ou resultado de reclamar; PROTESTAÇÃO; QUEIXA [ Antôn.: resignação ]

2. Manifestação pública ou não, de discordância ou desagrado com uma situação ou decisão: Abandonou a discussão ante o protesto de todos

3. Tenção ou resolução inabalável

4. Econ. Jur. Ato jurídico por meio do qual se registra a falta de pagamento de um título de crédito, a fim de receber a dívida por vias judiciais

Interj.

5. Exclamação, us. principalmente em julgamentos, que expressa firme desacordo com o que está sendo declarado

[F.: Dev. de protestar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Réplica

Substantivo

protesto,contraprova,contraprotesto,contraevidência,impugnação,resposta,desmentido,contestação,refutação;negação;contencioso,documentos contraditórios,contradita,contradição,objeção,retorsão,observação,redarguição,ponderação,obtemperação,coarctada,alegado;vindicação;contraposição,o reverso da medalha,contraindicação.

Adjetivo

contraditório,contrabalançador,refutador,contraditor,contestador,contestatório,contendente,responsivo,inatestado,inautêntico,destituído de evidência.

Verbo

contrabalançar,contrapor,contraprovar,contradizer,objetar,redarguir,remenicar (responder);contestar,desmentir,desfabular,desfazer a fábula de,obtemperar,retrucar,rebater,opor,refutar;ponderar = versar,aniquilar (destruir),representar contra,reclamar,atenuar;infirmar,impugnar = refertar,contender,contraditar (negar);opor formal desmentido,contar outra história,dar outra feição ao caso,encarar sob outro aspecto,provar uma negativa,mudar a face da questão,contraindicar,desconversar.

Advérbio

per contra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dissentimento

Substantivo

discrepância,desentoação,desafinação,dissonância,discordância,desacordo;desencontro,implicação,implicância,desconsentimento,desconformidade,inconformidade,reclamo,reclamação,desavença,desarmonia,divergência,contenda,desinteligência,divergência religiosa;antagonismo,oposição,diferença,controvérsia,diversidade de opinião,atrito,conflito,litígio,pendenga,quizila,confronto,separatismo,protestantismo,cisma,dissidência,dissídio,cisão,descontentamento;movimento separatista,rompimento,secessão;independência,dissensão (discórdia);abjuração,apelação,recurso;protesto,grito de revolta,vaia,apupo,contradição;rejeição;desaprovação;neuma;dissidente,descontente,opositor,concorrente,adversário,divergente,contendor,protestante,oposicionista,cismático,separatista,revoltado,insubmisso,anarquista,recorrente,apelante,emigrado,minoria,ovelha tresmalhada.

Adjetivo

dissidente,díscolo,desconcorde,desconcordante,desacorde,discorde,dissonante,divergente,uníloquo,díssono,dissoante,desentoante,destoante,contrário,desencontrado,vário,negativo;dissentâneo,desarmônico,recusador,recusante;descontente,protestante,inconvertível,inconvertido,vencido mas não convencido,inconfessado,irreconhecido,fora de questão;descontentado,incontentado;avesso a;sectário,cismático,dissidente,divergente,separatista.

Verbo

dissentir,desconsentir,conflitar,confrontar,ser nota dissonante,discordar;desacompanhar,objetar,destoar,implicar com,pôr em dúvida;apartar-se,desconvir,não se conformar,desconcordar,dissidiar,desconformar-se,desconcertar-se,partir-se,discrepar,divergir,quebrar a unanimidade,desunanimar,desconchavar,ir de encontro,estranhar,contraditar,contradizer,contestar,negar,dizer não;ir contra,votar contra;romper com,desligar-se de,abandonar as fileiras;recusar aplausos,recusar assentimento;protestar,obtestar,erguer a voz contra,repudiar,não reconhecer,não aceitar,desencontrar-se;diferir toto cœlo,diferir,ler por outra cartilha,não ir à missa de,revoltar-se,ser um revoltado contra,não ir com a corrente,ir contra a corrente,reclamar contra,desencontrarem-se nas opiniões,revoltar-se ante a ideia de,não ir nada com alguém,desentoar,desafinar,destoar,abanar a cabeça,colear,sacudir os ombros,olhar de soslaio,separar-se,cindir-se,proclamar a sua emancipação política,libertar-se,recorrer,apelar.

Advérbio

dissidentemente e adj.

Provérbio

Interjeição

não apoiado!,protesto!,lá isso não!,isso não!,fora! (desaprovação).

Frase

Tantas cabeças,tantas sentenças. Quot homines tot setentiæ. Tant s’en faut,il s’en faut bien.

Conjunção

Afirmação

Substantivo

afirmativa,intimativa,assertiva,asserto,palavra,asserção,alegação,asseveração,predicação,declaração,positivação,declaração peremptória,confirmação,reiteração;adjuração,juramento,jura,depoimento,compromisso,promessa solene;testemunho,segureza,seguridade,segurança,protesto,desígnio inabalável,profissão de fé,credo,manifestações,demonstrações,atestação,abonação,reconhecimento;voto;nota,observação,ressalva,ressalva de entrelinha,dito,sentença,ipse dixet,magister dixit;ênfase,dogmatismo,parrésia,certeza;assertor,dogmatista.

Adjetivo

asseverante,asseverativo,asseverador,testemunhador,declaratório,declarativo,predicativo,intimativo,afirmativo,assertivo,assertório,soi-disant,positivo,certo;expresso,explícito;determinativo,taxativo,definitivo,decisivo,absoluto,enfático,redondo,formal,cabal,peremptório,claro,inequívoco,insofismável,indubitável,franco,dogmático,doutoral,sentencioso,marcado,distinto,decidido,confiado,cortante,solene,categórico,irretratado,predicável.

Verbo

afirmar,assegurar,asseverar,dar por certo,apostar que,defender,gosmar,pregar,reafirmar,ratificar,confirmar,reiterar,confessar,declarar,consignar,avançar,adiantar,alegar,produzir,afiançar,garantir,proclamar,dar ao manifesto,protestar,prometer,redizer,segurar,dogmatizar,propor,enunciar,gemer,divulgar,expor,expender,publicar,patentear,manter,sustentar,pronunciar,pretender;mostrar em circunstâncias mui concludentes;depor,certificar,professar,atestar,jurar;dar,proferir,prestar juramento;jurar pelos Santos Evangelhos,empenhar a sua palavra,dar sua palavra de honra,jurar,rejurar,trejurar,invocar o céu por testemunho,invocar o testemunho do céu e do mar;dizer (com arreganho,com desassombro e adv.);jurar por (crer);insistir em,acentuar,sublinhar (evidência);adjurar;falar de cadeira.

Advérbio

afirmativamente e adj.;de cadeira,de poleiro,ex cathedra,do alto de seus coturnos;com conhecimento da matéria,com conhecimento de causa;realmente,redondamente,positivamente,com peremptória afirmação,sem receio de contradita,sem temor de contestação,sem a menor dúvida,com desassombro,com arreganho,doutoralmente,à boca cheia,como verdade inconcussa,a todos os respeitos,fora de toda dúvida,sem rebuço,sem dobrez,seriamente,deveras,sob juramento,de pés juntos,conscienciosamente;em boa consciência,em sã consciência;sim,na verdade,perfeitamente,de toda a consciência,com a mão na consciência.

Provérbio

Interjeição

pela alma que Deus me deu!,sob minha palavra de honra!,à fé de quem sou!,por minha honra!,à fé de cavaleiro,por Deus!,lá isso é!,pudera!,pela minha garganta!.

Frase

Tomo a liberdade de dizer;Aposto a minha cabeça;Garanto-lhe que;Afianço-lhe que;Ouso dizer-lhe que;Peço permissão para afirmar que;Juro que;Rejuro que;Trejuro que;Deus me é testemunha;Digam o que disserem;Pode crer;Vai por mim.

Conjunção

Negação

Substantivo

negativa,negamento,falta,nega,denegação,rejeição,desconfissão,renúncia,repúdio,abjuração,contestação,contradita,contradição,contravenção,implicação,impugnação,desmentido,coarctada,recusa,protesto,inconformidade (dissentimento);negação formal e peremptória,contradizimento,repúdio;retratação;refutação;recusa;proibição,desacordo,oposição.

Adjetivo

negador e v.;negado e v.;contraditório,contestatório,vário,negativo,negatório,protestante (dissidente);nenhum,ninguém. dissidente,oponente.

Verbo

negar,denegar,contradizer,impugnar,contrariar,contravir,contestar,contraditar,refertar,reclamar contra,atacar,arguir,refutar,contrastar,questionar,invalidar,dar-lhe nas maturangas,rejeitar,repelir a ideia de,mostrar o lado vulnerável,afastar a hipótese de,tornar pouco crível;opor formal desmentido,opor formal contestação;desmentir,desconhecer,reivindicar os direitos da verdade,desaprovar,repudiar,abjurar;revogar;protestar contra,ser muito outra a verdade;pôr de quarentena,pôr de molho,pôr de parte;ignorar;recusar;rebater;lançar dúvida sobre;ser a viva refutação de;negar peremptoriamente,negar redondamente,negar absolutamente,negar in limine,negar de plano,negar a pés juntos;gesticular uma negação.

Advérbio

negativamente e adj. não,nem,de modo algum,de nenhum modo,absolutamente,nem por sombra,nem por hipótese,de forma alguma,nanja,nem por pensamento,nem por onde passe (loc. fam.),por nenhuma condição,por preço algum,nada,nem para lá vai,longe disso,nada disso,nenhumamente,nunca,jamais,em tempo algum,antes pelo contrário,em contraposição,nem um sequer,não que eu saiba.

Provérbio

Interjeição

engano!,puro engano!,nem pensar! não apoiado!,qual... ou qual...!,que história!,tocarocha!,tocarocho!.

Frase

Tal não sucede porém. Nunca houve maior engano. Non hœc in fœdera.

Conjunção

Renitência

Substantivo

reação,contranitência,dificuldade,oposição;insubmissão,embate,resistência,resiliência;insurreição,rebeldia,rebeldaria,oposição implacável,relutância,repugnância,antagonismo,repelência,rejeição,recalcitrância,rebelião,teimosia;arruaça;repulsa,repulsão,rechaço,recusa,jus sperniandi,desobediência;protesto,greve,parede,sessão permanente,levée en masse,levantamento,jacquerie,motim,desordem.

Adjetivo

resistente,renitente,refratário (desobediente);recalcitrante,relutante,repulsivo,indisciplinado,disposto e ordenado para o combate,indomável;obstinado;inabalável,insubmisso,rebelde,perseverante;altivo,brioso,reagente,corajoso.

Verbo

resistir,opor-se,pugnar,militar contra,opor resistência,relutar,embater-se,não ceder,não aceitar,não se deixar arrastar,não se dobrar,não se submeter;protestar,refilar,engravitar-se = reagir,revirar-se contra,insurgir-se,entesar-se com = perfilar-se com,levantar a grimpa,repugnar,não dobrar a cerviz,opor-se ao propósito de avassalamento;renitir,mostrar resistência,mostrar fêvera ou febra fibra,não se deixar imolar como um cordeiro,aguentar firme,suportar,aturar,persistir no desígnio,perseverar,fazer uma bela defesa,fincar pé,estar ao pairo com alguém,suster,porfiar em,bracear,bracejar,encontrar barba a barba,fazer frente a,abarbar com alguém,não virar as costas a,ver o rosto a alguém,aguentar,suportar,fazer face a,enfrentar,sustentar o peso do inimigo,não fugir,pôr os pés à parede,aceitar o repto;apanhar a luva,erguer a luva,levantar a luva,aceitar a luva;vir à puxada = responder à provocação,fazer pé atrás,respingar,pôr-se nos bicos do pé,recalcitrar,defrontar,encarar,afrontar,arrostar,ir contra a corrente,contrastar com o inimigo,remar contra a maré,ser firme diante de,não se deixar cangar,mostrar denodo (coragem);pinotear,esbracejar,estrebuchar,pernear,espernear,escabujar,debater-se,patejar,barafustar,erguer a mão contra (atacar);recorrer às armas (guerra);preferir a morte à desonra,pôr-se na frente,recargar;declarar-se em greve,declarar-se em sessão permanente;fazer parede,revoltar-se;ter homem pela frente;prendre le mors aux dents,vender caro a vida,derramar seu sangue,repelir,repulsar,rebater,rechassar,varrer,conservar à distância,mostrar coragem.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

firmes no seu posto!.

Frase

Conjunção

Recusa

Substantivo

rejeição,refusação,recusação,repulsa,repulsão,repugno,rechaço,devolução,repúdio,aversão,repelência,desconformidade,desconsentimento,desaprovação,negativa,nega (fam.),negação,denegação,não,indeferimento,desatendimento,insucesso;queda,neuma,resposta negativa,negaça,regateio;recusa peremptória,recusa formal;acolhimento frio,acolhimento glacial;esquivança,esquivez;um não seco,um não raso,um não desenganador,um não liso,um não redondo,recusa gesticulada;abnegação,protesto,renúncia,dissentimento;revogação.

Adjetivo

recusante,recusador e v.;recusável,descomprazente,recusado e v.;repulso.

Verbo

recusar,vetar,ariscar,regatear,refusar,desconsentir,rejeitar = renuir,repelir,não aceitar,desaceitar;não querer,dar de mão,denegar,negar,refutar,apartar de si;fechar a mão,fechar a bolsa;ser moroso em,mostrar má vontade,mostrar cara feia,torcer o nariz;menear a cabeça,abanar a cabeça;cabecear,gesticular uma recusa,desacolher,desatender,abanar as orelhas,perpassar um peditório;escusar um requerimento,indeferir um requerimento;sacudir a cabeça em sinal negativo,não admitir,refugar,repugnar,repulsar,repelir,desacolher,desconcordar com,desconvir,devolver,enjeitar,recambiar,reenviar,fazer voltar,fugir com o rabo à seringa,escusar-se a um pedido,fazer ouvidos moucos,fazer ouvidos de mercador,ensurdecer-se,bancar o surdo;ser surdo,ficar surdo;não atender a,negar ouvidos a;desentender,fazer-se desentendido,desconversar,desperceber,desenvencilhar-se de (repudiar);opor-se,não se prestar a,objetar,fazer objeções,pôr dúvida,questionar,não ceder uma linha;resistir,obviar,rescindir (revogar);protestar,preterir,dissentir;indeferir,não aprovar;descomprazer,não condescender,não satisfazer o desejo de;levar uma recusa,ver indeferida sua petição,levar com a porta na cara,encontrar a porta fechada (insucesso);ficar decepcionado.

Advérbio

não;de modo algum,por forma nenhuma,nanja.

Provérbio

Interjeição

Frase

Non possumus;Seu humilde criado (ironicamente);Deus o favoreça!,A outra porta, que esta não se abre!,Tenha paciência!,Sebo de grilo!.

Conjunção

Promessa

Substantivo

proposta,palavra,fé;prometimento,palavra de honra,palavra de rei;juramento,jura,compromisso,promissão,jura,protesto,voto (afirmação);profissão,profissão de fé,protestação,asseveração,empenho,obrigação (contrato);penhor,arras,segurança,garantia,plácito,proposta;voto;palavra dada,palavra empenhada;obrigação contraída;belas palavras,boas palavras,policitação;Acadina (mit.),promitente,vovente.

Adjetivo

promitente e v.;promissor,promissório,reversal,votivo,afiançado,prometido,empenhado;sob selo,sob juramento;prometido e v.;apalavrado,ajustado,combinado,comprometido.

Verbo

prometer;afirmar verbalmente,afirmar por escrito;tomar o compromisso de,propor-se,comprometer-se,obrigar-se,garantir,asseverar,dar sua palavra (de honra),penhorar,dar esperanças de,prestar juramento;assumir o compromisso,assumir a responsabilidade,assumir o encargo de;empenhar a palavra,comprometer a palavra;obrigar-se por juramento;obrigar a fé,obrigar sua fé;ajuramentar-se,protestar,fazer protestos de,professar,ficar responsável;tomar sobre si,tomar à sua conta,tomar sob a sua responsabilidade;avocar-se;montes auri polliceri = prometer mundos e fundos,prometer mares e montes,prometer montes de ouro;acenar com,dar esperanças de;assegurar,afiançar,garantir,jurar,apalavrar,prometer em contrato;atestar (dar testemunho);adjurar,intimar em nome de Deus,receber um juramento;ajuramentar uma testemunha,juramentar uma testemunha;esconjugar,fazer alguém jurar,deferir compromisso,contrair obrigação,ficar como fiador,prestar fiança;assinar como fiador,afiançar;fazer promessas falazes,cacarejar e não pôr ovos.

Advérbio

sob palavra,sob juramento,à fé de quem sou,sob minha palavra de honra,por minha honra.

Provérbio

Interjeição

assim Deus me ajude!.

Frase

Palavra de rei não volta atrás.

Conjunção

Inobservância

Substantivo

inexecução,evasão,subterfúgio,pretermissão,omissão,descumprimento,letra morta,preterição,infração,insucesso,negligência,relaxamento,impontualidade,inexatidão,inexação,rasgão,rasgadela,infração,violação,poluição,rutura,postergação,quebra,quebramento,quebrantamento,contravenção,transgressão,repúdio,divórcio,anulação,confiscação,conspurcação,protesto,ilegalidade,infidelidade,deslealdade,desobediência;má fé;inadimplemento,falta de cumprimento de dever;descompromisso,desrespeito;desprezo;contraventor,transgressor,contraveniente.

Adjetivo

inobservante,descumpridor,transgressor,transgressivo,quebrador,quebrantador,profanador,infrator e v.;contraventor,ilusor,ilusivo,ilusório,comissório,roto,violado e v.;infiel,infido.

Verbo

descumprir,faltar,deixar de,negligenciar,deixar cair no chão,pôr de parte,sobressaltar,perpassar = preterir,passar em claro,desprezar,omitir,pretermitir,abstrair de,fechar os olhos a,contravir,deludir,infringir,violar,profanar,abrir brecha,rasgar,traspassar = transgredir,açacanhar,apisoar,quebrantar,quebrar,desfazer,conculcar,postergar,menosprezar,anular,britar,desobedecer;pospor,sotopor,subpor,sobpor,atropelar,romper,descurar,atirar aos ventos,nulificar,declarar nulo,tripudiar sobre,passar por cima de,eludir,acalcanhar,calcar,pisar = suplantar;mandar às urtigas,deixar no tinteiro;ficar letra morta,sucumbir,procumbir;retirarsua palavra,faltar à sua palavra;tergiversar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descontentamento

Substantivo

displicência,aborrecimento,queixa,aflição,agrura,dessatisfação,arrelia,desgosto,amargura,desprazer,desconsolo,dissabor,mal-estar,contrariedade,pesadume,constrição,padecimento,sofrimento,pesadumbre,tristeza,enfado,acabrunhamento,desolação,desagrado,dissentimento;inquietação,rabinice,carranca,cenho,micterismo (neol.),desapontamento,quizila,decepção,agravo,ofensa,despeito,enojo,arrufo,arrufamento,consternação,mortificação,chateação,aporrinhamento,saudade,queixa,murmuração,pesar,queixume;hipercriticismo,pessimismo,derrotismo,cara de vergalho,murmurador,despeitado,invejoso,descontente,pessimista,sebastianista,saudosista,derrotista,indignação,protesto;riso forçado,riso contrafeito,riso amarelo;vaia,assuada,sobrecenho = semblante carrancudo.

Adjetivo

descontente,dessatisfeito,insatisfeito,mal satisfeito,dissidente,derrotista,oposicionista,impidoso,agastadiço,dissaboroso,desgostoso,despeitado,zangado,entourado,marfado,aborrecido,ressentido,queixoso,exigente,emcrenqueiro,hipercrítico,amuado,malcorrente,carrancudo,nojoso,revoltado,cenhoso,trombudo,saudoso;mal humorado,mal contentadiço,mal contente,supercilioso,resmungão,rezingueiro,implicante,grazina,contrafeito,malgradado.

Verbo

estar descontente e adj.;queixar-se,não estar para festas,estar numa pior,fungar,encarrancar-se,encatramonar-se;fazer tromba,fazer careta,fazer má cara;franzir o sobrolho,franzir as sobrancelhas,franzir a testa;estar de tromba,deixar cair a beiça,fazer beiça,torcer o focinho à vista de,morder os lábios a,ter saudades de,resmungar,vociferar,reclamar,bufar,espernear,resignar,grazinar,embirrar,embezerrar,zangar,entourar,embuchar,marfar-se,despeitar-se,amuar-se;abespinhar,azucrinar,encher,(vulgar) encher o saco,causar descontentamento,causar aborrecimento;apoquentar,aborrecer,aporrinhar,desgostar,arreliar,descontentar,atazanar,indispor,escandalizar,dessatisfazer,desapontar,irritar,enfadar,perturbar,mortificar (causar contrariedade);melindrar,molestar,desconcertar,desanimar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

com a breca!,tanto pior!,com a fortuna!,caramba!,esta só pela fortuna! pode espernear à vontade!.

Frase

Quanto pior, melhor.

Conjunção

Reprovação

Substantivo

desaprovação,reprova,rejeição,desapoio,desestima,dissentimento,depreciação,aversão,desacolhimento,repulsão,repulsa,ódio,desgosto;deslouvor,desgabo,censura,denigrimento,detração;denunciação,fulminação,condenação;ostracismo,desaplauso,ferretoada,animadversão,ponderação,observação,crítica,apreciação desfavorável,objeção,(um/o) mas,oposição;criticismo;riso amarelo,riso sardônico;gargalhada sarcástica,sarcasmo,acolhimento glacial,protesto,representação,celeuma,sátira,gargalhada (desprezo);insulto (desrespeito);cavilação,hipercriticismo;mordacidade,repreensão,reprimenda,bronca,chamada,ralhos,sarabanda,rabecada,lição,gaitada,anátema,advertência,aviso,mônita,censura,prasme,ou prasmo,dura,escovadela,escova,escovação;vaia;chega,chegadela,dardo,escalda-rabo (pop.),zagunchada,exprobração,reproche,expostulação,queixa,impugnação,lembrete,lembrança,admonição,levadente (pop.),apóstrofe,ralho,ralhação,foguetada,foguetório,mercurial,invectiva,monitória,chá,objurgação,objurgatória,verberação,responso;verrina,glosa,contumélia,sabonete,sabão,ensaboadela,carranca,cenho,batibarba,bote,cara de vergalho,diatribe,jeremiada,tira,filípica,catilinária,catanada,clamor,vociferação,gritaria,assobio,sibilação,assobiada,vitupério,improperação,lançamento em rosto,chamada às contas,recriminação,reconvenção;palavras amargas,palavras ríspidas,palavras duras,palavras desagradáveis;sermão,descomponenda,esporada,descompostura = jiribanda = lambada = salmonete (pop.),maldição;increpação = récipe = batida,personalidade.

Adjetivo

reprovador,desaprovador,exprobrador,vilipendiador e v.;escandalizador,escandalizante,injurioso,afrontoso,condenatório,fulminante,denunciatório,denunciativo,abusivo,exprobratório,exprobrativo,objurgatório,incriminatório;vilipendioso,vituperativo,difamatório;repreensivo,satírico,sarcástico,sardônico,mordaz,picante,cáustico,causticante,verrinário (fig.),cínico,cortante,pungente,aguçado,severo,duro,áspero,censório,hipercrítico,fastidioso,reprovado e v.;com mau cheiro,censurável,criticável,abominável,condenável;passível de reprovação,merecedor de reprovação;odioso,repugnante,inaceitável,lastimável,repreensível,indigno,vergonhoso,escandaloso,inclassificável;que não se compreende,não se justifica;inqualificável,sem qualificativo,inconfessável,em que não se deve pensar,ruim;vicioso;inconcepto,torpe,soez;nefando,execrável,contra o qual se erguem razões de toda ordem,não lamentado,não sentido,reprovado,gaitado,chumbado (pop. fig.).

Verbo

desaprovar,reprovar,abasmar,desgostar;desapadrinhar,desapoiar,lamentar;condenar,fulminar,não apadrinhar,desautorizar,desfavorecer,objetar,opor,fazer objeção,mandar bugiar,mandar às favas,escandalizar-se com,envergonhar-se de,fazer mau juízo de;vaiar;criticar;censurar;encarar com prevenção,encarar com maus olhos,encarar com pessimismo;nihil admirari = não se admirar de nada,depreciar,proscrever,anatematizar,vergastar,combater,condenar,receber mal,desacolher,glosar,repelir,afugentar,escorraçar;fechar carranca,fechar a cara a (ou para);mostrar-se carrancudo,franzir o sobrolho,encaramonar-se,arrugar a fronte,abanar a cabeça,torcer o nariz (desprezo);mostrar má cara;olhar de esguelha,olhar de soslaio,fazer mofa a alguma coisa,fazer troça a alguma coisa,mostrar pouca vontade;fazer careta,fazer tromba;torcer o focinho à vista de,deixar cair o beiço,morder os lábios,fazer caretas,caretear,virar o rosto para outro lado,fazer cara a,ter sorriso de mofa,conculcar,espezinhar;deslouvar,desgabar,desaplaudir,desestimar,depreciar,deslustrar,enxovalhar,falar mal de,dizer de uma coisa ou de alguém,o que Mafoma não disse do toucinho;insurgir-se contra,condenar;desabrochar-se,desabrir-se com alguém;zagunchar (fam.),censurar,animadvertir,catanear,verberar,arrugir,irrogar censuras,prasmar (ant.),atirar a culpa sobre,culpar,arrazoar,tachar,reprochar,ensaboar,repreender = dar uma batibarba,acoimar,monir (ant.),advertir,admoestar,acapitular,estranhar,achar censurável,remocar,avisar,exprobrar,cantar um parolo a alguém;inculpar,incriminar,golpear com o facão da crítica,arguir,increpar,expostular,ralhar,invectivar,gritar,remoquear,lançar invectivas contra,xingar,injuriar,fazer a cama a alguém,fulminar censuras,dar uma fraterna,objurgar,escarrapachar,impugnar,afrontar;chamar às contas,chamar à ordem;lançar em rosto,lançar em face;enrostar,pregar sermão a,cantar a moliana a alguém,dar em rosto a alguém,assentar a espada em,descoser a orelha a alguém,fazer sentir a alguém,improperar,castigar,corrigir,satirizar;desancar,sovar,bater,descompor,maltratar,lembrar a alguém o cumprimento do dever,expor à reprovação,ferretear,estigmatizar,funestar,recriminar,reconvir (fazer acusação);indignar-se,revoltar-se,levantar um protesto,protestar,execrar;vituperar,vomitar brasas,declamar contra,apostrofar,chamar nomes,anatematizar,excomungar;revoltar-se,delirar,trovejar,fulminar,bradar contra;indignar-se,ficar indignado;exclamar,protestar,desencadear-se,erguer a voz,gritar,clamar contra,vociferar contra;erguer-se fulminante de,deblaterar,expelir de sua presença,levantar clamor contra,sentir-se enojado de,assobiar,apupar,atirar ao ostracismo,romper-se com,desligar-se de;espernear,escabujar,jeremiar,insultar (desrespeito);detratar;rir-se de (desprezar);descobrir falta em,descobrir a calva a alguém,pôr a calva de alguém à mostra,abanar as orelhas (recusar);deitar um erre,inabilitar,carimbar,incorrer em censura,dar resina a alguém,tocar rabeca,incorrer a nota de,estar na berlinda;escandalizar,chocar,dar maus exemplos,provocar escândalo,ser repreendido = apanhar um foguete,ser uma pedra de escândalo,chocar,ferir,revoltar,adquirir triste (ou má) reputação,ganhar triste (ou má) reputação,ficar por barreira de opróbrios,causar indignação,revoltar,repugnar,ser passível de censura,precisar de correção,ter que prestar conta de,ter uma fava preta,ser gaitado,ser reprovado no exame,ter menoridade de votos,não ser bem-sucedido.

Advérbio

injuriosamente e adj.;com cara de poucos amigos.

Provérbio

Interjeição

Deus nos livre!,o tempora! o mores!,Benza-te Deus!,caramba!,que vergonha!,pro pudor!,abaixo,morra!,rua!,rua com!,vade retro!,poh!,víspere!,soco!,não apoiado!,mau!,vá às favas!,outro ofício!,fora!,ápage!,some-te!,vá pentear macacos!,uxte!,cebo!,bolas!,cebolório!,catrâmbias!,ruda!,ponha-se na rua!,gire!,credo!,abrenuncio!,com a breca!,bom prol lhe faça!,à terra!.

Frase

Conjunção