Sua língua na Internet

 

(as.se.gu.rar)

v.

1. Tornar certo, seguro; GARANTIR [td. : A chuva assegurou uma boa safra.] [tdi. + a, para : O governo quer assegurar a paz para seus cidadãos.]

2. Dizer algo com certeza ou com conhecimento de causa; ASSEVERAR [td. : O cientista assegura ter descoberto uma nova vacina.] [tdi. + a, para : "... até que me asseguravam que o próprio ordenança do ministro já estava longe..." ( Joaquim Manuel de Macedo , A luneta mágica) ]

3. Dar ou adquirir certeza; CERTIFICAR(-SE) [td. : O juiz assegurou a posse do bem pretendido pelo solicitante.] [tr. + de : O candidato quis assegurar -se de que havia passado.]

4. Oferecer algo ou conceder autorização com segurança; RATIFICAR [td. : O dono da casa assegurou a venda do imóvel com o desconto solicitado.] [tdi. + a, para : Os pais asseguraram ao filho a compra do automóvel.]

5. Garantir a autorização de (um direito). [td. : O prefeito assegurou o direito de todos.] [tdi. + a : O juiz assegurou o divórcio à mulher.]

6. Proporcionar, possibilitar (algo) a (alguém). [tdi. + a, para : O novo emprego assegurou -lhe uma vida melhor.]

7. P.us. Fazer contrato de seguro para (algo, alguém ou si mesmo); SEGURAR [td. : assegurar o carro / a casa.]

8. Fig. Nortear-se por ou basear-se em (algo ou alguém) para fazer ou afirmar algo; APOIAR(-SE); FIRMAR(-SE) [tr. + em : Não é possível assegurar -se nesse autor para fazer a pesquisa.]

[F.: Posv. do lat. vulg. *assecurare, do lat. securus, a, um, 'calmo'; 'seguro'. Hom./Par.: asseguráveis (fl.), asseguráveis (pl. de assegurável [a2g.]).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Afirmação

Substantivo

afirmativa,intimativa,assertiva,asserto,palavra,asserção,alegação,asseveração,predicação,declaração,positivação,declaração peremptória,confirmação,reiteração;adjuração,juramento,jura,depoimento,compromisso,promessa solene;testemunho,segureza,seguridade,segurança,protesto,desígnio inabalável,profissão de fé,credo,manifestações,demonstrações,atestação,abonação,reconhecimento;voto;nota,observação,ressalva,ressalva de entrelinha,dito,sentença,ipse dixet,magister dixit;ênfase,dogmatismo,parrésia,certeza;assertor,dogmatista.

Adjetivo

asseverante,asseverativo,asseverador,testemunhador,declaratório,declarativo,predicativo,intimativo,afirmativo,assertivo,assertório,soi-disant,positivo,certo;expresso,explícito;determinativo,taxativo,definitivo,decisivo,absoluto,enfático,redondo,formal,cabal,peremptório,claro,inequívoco,insofismável,indubitável,franco,dogmático,doutoral,sentencioso,marcado,distinto,decidido,confiado,cortante,solene,categórico,irretratado,predicável.

Verbo

afirmar,assegurar,asseverar,dar por certo,apostar que,defender,gosmar,pregar,reafirmar,ratificar,confirmar,reiterar,confessar,declarar,consignar,avançar,adiantar,alegar,produzir,afiançar,garantir,proclamar,dar ao manifesto,protestar,prometer,redizer,segurar,dogmatizar,propor,enunciar,gemer,divulgar,expor,expender,publicar,patentear,manter,sustentar,pronunciar,pretender;mostrar em circunstâncias mui concludentes;depor,certificar,professar,atestar,jurar;dar,proferir,prestar juramento;jurar pelos Santos Evangelhos,empenhar a sua palavra,dar sua palavra de honra,jurar,rejurar,trejurar,invocar o céu por testemunho,invocar o testemunho do céu e do mar;dizer (com arreganho,com desassombro e adv.);jurar por (crer);insistir em,acentuar,sublinhar (evidência);adjurar;falar de cadeira.

Advérbio

afirmativamente e adj.;de cadeira,de poleiro,ex cathedra,do alto de seus coturnos;com conhecimento da matéria,com conhecimento de causa;realmente,redondamente,positivamente,com peremptória afirmação,sem receio de contradita,sem temor de contestação,sem a menor dúvida,com desassombro,com arreganho,doutoralmente,à boca cheia,como verdade inconcussa,a todos os respeitos,fora de toda dúvida,sem rebuço,sem dobrez,seriamente,deveras,sob juramento,de pés juntos,conscienciosamente;em boa consciência,em sã consciência;sim,na verdade,perfeitamente,de toda a consciência,com a mão na consciência.

Provérbio

Interjeição

pela alma que Deus me deu!,sob minha palavra de honra!,à fé de quem sou!,por minha honra!,à fé de cavaleiro,por Deus!,lá isso é!,pudera!,pela minha garganta!.

Frase

Tomo a liberdade de dizer;Aposto a minha cabeça;Garanto-lhe que;Afianço-lhe que;Ouso dizer-lhe que;Peço permissão para afirmar que;Juro que;Rejuro que;Trejuro que;Deus me é testemunha;Digam o que disserem;Pode crer;Vai por mim.

Conjunção

Segurança

Substantivo

segureza,seguridade,garantia,paládio,salvaguarda,firmeza,asilo,refúgio = efúgio,alfama,guarida,abrigo,resguardo,fieldade;inexpugnabilidade,incolumidade,inconquistabilidade,invulnerabilidade,salvatério,recado = recato = condessilha,bafejo,defesa,ensombro = broquel = proteção,arrimo,âncora,manto,amparo,escora,conchego,encosto,encostes,seguro;guarda,égide,escudo,fortaleza,muralha,sombra,vigilância,policiamento,fiscalização,protutela,tutela,tutoria,patronato,patrocínio,padroado,custódia,defesa,defensa,auspícios,preservação;salvo-conduto,cartaz (ant.),escolta,comboio,escudo;carta de segurança,guarda;anjo custódio,anjo da guarda,tutelar;deus,nume,anjo,divindade tutelar;padroeiro,genius loci,anjo protetor,espírito familiar;protetor,defensor,campeão,paladino,salvador,redentor,padrinho,patrono,paraninfo,guardador,guarda-costas,rafeiro,cão,guardião,duenna,chaperon,aio,tutor,tutriz,Cérbero,policial,sentinela,guarnição,vigia,surdista,guarda-noturno,guarda-freios,guarda-joias,guarda-avançada;vigilante,batedor (aviso);guarnição;polícia,âncora,precaução;cautela,prudência,previdência,prevenção,quarentena,cordão sanitário,lazareto,lugar seguro. (sensação de segurança): sossego,euforia,tranquilidade,paz,confiança,bem-estar.

Adjetivo

seguro,sossegado,protegido,tranquilo,sorridente,confiante,reparado,salvo,abrigado,escudado,blindado pela couraça de,sob a égide de,livre de perigos,invulnerável,inatacável,imperdível,intangível,inexpugnável,inconquistável,armado de ponto em branco (defesa);em segurança,protegido e v.;cavendo tutus,imolestado,“onde terá segura a curta vida”,são e salvo,são e escorreito (preservado);à prova de fogo,ileso (perfeito);sem perigo e;protetor,protetório,defensor,redentor,salvador,tutelar,custódio,preventivo,tuitivo,preservativo;digno de confiança;capnófugo,abrigoso,policial,quarentenário,protetoral.

Verbo

segurar,assegurar,garantir,estar (seguro e adj.);estar fora do jogo;estar em boas mãos,em foto (ant.);ver de palanque,dormir confiante na fé dos tratados,estar a embarcação em foto,tornar seguro e adj.;acautelar,segurar,pôr fora de perigo,prevenir,acautelar,proteger,guardar,vigiar,tutelar,defender,escudar,amparar,salvaguardar,ressalvar,garantir,preservar;livrar,salvar,remir,redimir;pôr em cobro,pôr a bom recato,pôr a salvo;aconchegar,agasalhar,acolher,recolher,acoitar,homiziar,refugiar-se,abrigar,resguardar de,acobilhar,defender,livrar,dar resguardo a,guardar,custodiar,aceirar,murar (circunscrever);pôr a coberto,acobertar,murar contra,anteparar (defesa);guardar as costas a alguém,pôr em lugar seguro,desengolfar,esconder,encobrir,encouraçar,cobrir,apadrinhar,flanquear,quarentenar,desinçar,escoltar,comboiar,guarnecer,vigiar;montar guarda,montar sentinela;patrulhar,policiar,rondar,roldar (ant.),atalaiar,precatar-se;tomar precaução (preparar-se para);procurar (refúgio e subst.);asilar-se,recatar-se,guardar-se de,não se expor a perigos,salvar-se em água de bacalhau,acoitar-se,broquelar-se,abroquelar-se,enconchar-se,fortificar-se,entrincheirar-se,solapar-se,buscar escape,buscar amparo,confugir a;reparar o golpe.

Advérbio

seguramente e adj.;em bom recato,a bom recato,em seguro,sobre seguro,com esperança;livre de risco,livre de perigo;são e salvo,a seu salvo,a salvo,a salvamento,à cautela,para que não haja risco;sob o broquel,sob o manto protetor de,sob as asas protetoras de,sob o dossel,à sombra de,a coberto de,fora das malhas de,em terreno seguro,sob a couraça de,em terreno firme,em boas mãos,em terra firme.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Promessa

Substantivo

proposta,palavra,fé;prometimento,palavra de honra,palavra de rei;juramento,jura,compromisso,promissão,jura,protesto,voto (afirmação);profissão,profissão de fé,protestação,asseveração,empenho,obrigação (contrato);penhor,arras,segurança,garantia,plácito,proposta;voto;palavra dada,palavra empenhada;obrigação contraída;belas palavras,boas palavras,policitação;Acadina (mit.),promitente,vovente.

Adjetivo

promitente e v.;promissor,promissório,reversal,votivo,afiançado,prometido,empenhado;sob selo,sob juramento;prometido e v.;apalavrado,ajustado,combinado,comprometido.

Verbo

prometer;afirmar verbalmente,afirmar por escrito;tomar o compromisso de,propor-se,comprometer-se,obrigar-se,garantir,asseverar,dar sua palavra (de honra),penhorar,dar esperanças de,prestar juramento;assumir o compromisso,assumir a responsabilidade,assumir o encargo de;empenhar a palavra,comprometer a palavra;obrigar-se por juramento;obrigar a fé,obrigar sua fé;ajuramentar-se,protestar,fazer protestos de,professar,ficar responsável;tomar sobre si,tomar à sua conta,tomar sob a sua responsabilidade;avocar-se;montes auri polliceri = prometer mundos e fundos,prometer mares e montes,prometer montes de ouro;acenar com,dar esperanças de;assegurar,afiançar,garantir,jurar,apalavrar,prometer em contrato;atestar (dar testemunho);adjurar,intimar em nome de Deus,receber um juramento;ajuramentar uma testemunha,juramentar uma testemunha;esconjugar,fazer alguém jurar,deferir compromisso,contrair obrigação,ficar como fiador,prestar fiança;assinar como fiador,afiançar;fazer promessas falazes,cacarejar e não pôr ovos.

Advérbio

sob palavra,sob juramento,à fé de quem sou,sob minha palavra de honra,por minha honra.

Provérbio

Interjeição

assim Deus me ajude!.

Frase

Palavra de rei não volta atrás.

Conjunção