Sua língua na Internet

 
adj. || que não é deficiente, que não padece falta; inextinguível: Manancial indeficiente. || Indefectível. F. In... +deficiente.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Suficiência

Substantivo

o bastante,o suficiente,o quantum satis,o quantum sufficit,o necessário,o preciso,o indispensável,satisfação,completamento;mediocridade (termo médio);enchimento;plenitude,plenidão,abastança,bastança,multiplicidade,saciedade,copiosidade,influxo,força,fluxo,manancial,fonte,abundância = preamar pelas ervas,fluência,afluência,fartura,farteza,teta (p. us.),amplitude,opulência,mó,provisão,quantidade,número,cópia,fartadela,profusão,pujança,possança,prodigalidade,orgia,fertilidade;exuberância;apojadura,riqueza,Utopia,Terra da Promissão,Nova Canaã,as Hespérides,corno de abundância,corno de Almateia,século de ouro,país de cocanha,cornucópia,mineira,mina;pomos de ouro,natureza fecunda cascatas de leite e mel,transbordamento,cheia,enchente (grande quantidade);preamar;repleção (redundância);saciedade;sortimento,recheio,soma,chuva,mata,ondas de,série,rosário,formidável rede de,ordem,mola,montão,mouroço ou moirouço,floresta,selva,torrente,enfiada,infinidade,fula,monturo,pilha,monte,roda,chuveiro,oceano,pélago,manancial,um apontoado de,um feixe de,um fervedouro de,um palco de,granizo de,rio,chuva de,saraivada,saraiva,mancheia,enxurrada,grande cópia,rima,ruma,viveiro,enxame,cabazada,uma efusão de,plêiade,manucodiata,constelação,galeria,abada,braçada,avalanche,alude,colar,encadeado.

Adjetivo

suficiente,bastante,necessário e suficiente,que farte,indeficiente,razoável,aceitável,sofrível,acima do medíocre,tolerável,adequado,proporcionado,satisfatório,regular,tangível,sensível,medido,temperado,moderado;cheio (completo);amplo,abundante,abundoso,opimo,torrencial,multíplice,variado,pleno,grosso,diluvial,lauto,rico,largo,copioso,torrencioso,amazônico,opíparo,repleto,facultoso,rico,pujante,inesgotável,inextinguível,inexausto,inexaurível,bem provido,bem abastecido,pejado,atravancado,abastoso,farto,liberal,dadivoso,generoso,grande,intenso,ilimitado,numeroso,inumerável,sobejo,inexterminável,fecundo;irrestrito,sem limites,sem termos,desmedido,imoderado,pródigo;luxuriante;opulento,não precisado,largífluo,multífluo,multifluente,infindo,regalado,pingue,gordo,chorudo,suculento,polposo,recamado,nada pobre,pesado,assoberbado,ilustrado,maciço,fecundo,repleto,repassado,impregnado,vibrante,prenhe,cravejado,opulentado,constelado,abarrotado,recamado,palpitante,transbordante,gafado,eivado,verminado,atestado,cheio de.

Verbo

ser (suficiente e adj.);bastar,bastar a,ser tanto quanto é necessário,satisfazer,ser apenas o necessário,corresponder ao que se deseja,abundar,ser mimoso de,descarecer,exuberar,formigar,enxamear,ferver,fervilhar,estar fervilhando de,regurgitar,trasbordar,correr a flux,ser o refúgio e a morada de,fartar,pulular,chover,sobrar,verter por muitas bicas,ter muito pano para mangas,ser um abismo de,possuir um grande fundo de,atestar,encher;rolar,nadar em;tornar-se caudaloso,assanhar-se,opulentar-se.

Advérbio

suficientemente e adj.;abastosamente,sobejamente;assaz,bastante,harto,muito,a dar com um pau,em barda = em grande quantidade,cem por cento,aos montes,com abundância,com mãos pródigas,a contento de todos,ad libitum,sem usura,à ufa,aos borbotões,à beça (pop.),aos montões,em abundância = a tute = a barrisco,em barda,a rodo,por grosso,por junto,por atacado,avonde (ant.);à farta,à larga,a flux,a frouxo,às lufadas,em pinha,em caudais,às pastas,em alta escala,aos milhares,em alto grau,em força,de grande,em grande escala,aos molhos,sem conta nem peso,à regalona,às braçadas,até a saciedade,à regalada,à tripa forra,de sobejo.

Provérbio

Interjeição

basta!,não mais!,chega!.

Frase

Isto não me faz míngua.

Conjunção

Perfeição

Substantivo

excelência,maturidade,plenitude,perfectibilidade,aperfeiçoamento,limpeza,pureza,acabamento,excelente acabamento,indefectibilidade,impecabilidade,infalibilidade,imaculabilidade,inerrância,irretocabilidade,irrepreensibilidade,inatacabilidade,incensurabilidade,perfeição típica,perfeição ideal,magistralidade,repica-ponto,modelo,exemplar,padrão,protótipo,paradigma,rebuçado,Deus,fênix;a fina flor,o modelo da perfeição;arquétipo,ideal,primor,mimo,quilate,flor,nata,escol,suco,quintessência,auge,requinte,supra-summum,suprassumo,state of the art,estado da arte,refinamento,atilamento,correção,esmero,apuro,capricho,escamel,toque,expressão máxima da arte,lima,retoque;cygne noir,pedra filosofal,crisólita,crisólito,diamante sem jaça,joia da coroa,cereja do bolo,prata sem liga,kooh-i-nor;non plus ultra,nec plus ultra,primus inter pares,espelho,trunfo,o rei de..,obra-prima,pintura;superexcelência (bondade);transcendência (superioridade);limagem.

Adjetivo

perfeito,perficiente,primo,limpo,indefectível,indeficiente,apurado,fino,excelso,esmerado,refinado,harmonioso,primoroso,de primor,limpo,puro,castiço,impecável,irrepreensível,de mão de mestre,inexcedível,de sobremão,sem mancha,imaculado,asseado,são,intato,casto,de um perfeito acabamento,acurado,isento de imperfeição;são,neto,sem jaça,incorrutível,inconcusso,ileso,incólume,perfectivo,perfectível,são e escorreito,íntegro,pintado,limado e v.;in seipso totus teres atque rotundus,chapado,rematado,completo;consumado,acabado;bem acabado,inatacável,incensurável,incriticável,primoroso,de fina estética,executado com mestria,lapidar,feito por mão de mestre,magistral,do mais fino quilate,pindárico (excelente);sem par,exemplar,modelar,acataléctico,inimitável,incomparável,sem paralelo (superior);sublime,celso,celeste,celestial,sobre-humano,divino,acima de todo o louvor (aprovação);de mão cheia,sans peur et sans reproche,imáculo,exímio,de enche-mão,de arromba.

Verbo

ser (perfeito e adj.);ser a última palavra;ser o máximo;servir de regra,servir de espelho,servir de modelo,servir de paradigma;não ter par,não deixar nada a desejar,atingir um aperfeiçoamento,não ter jaça,estar uma limpeza;servir de timbre,servir de quilate,servir de padrão;aperfeiçoar,acrisolar,sublimar,primar,exceler,aquilatar,melhorar,apurar,caprichar,esmerar,lapidar,burilar,cinzelar,amadurecer,madurar,sazonar,abluir de máculas e imperfeições,polir,limar,rebulir,retocar,limpar,desbastar,corrigir,pôr o remate a,desemburrar (fam.),completar;preparar;dar a última mão a,escoimar,relimar,sacar de lustre,refinar,requintar,aprimorar,esmerar.

Advérbio

perfeitamente e adj.;ad unguem;de modo cabal,de modo completo,de modo acabado;de repica-ponto,a capricho,com esmero.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção