Sua língua na Internet

 

(or.dem)

sf.

1. Organização que estabelece relação entre vários elementos de acordo com um critério pré-estabelecido, ou em função de um resultado desejado; ESTRUTURA

2. Disposição, colocação, arranjo metódico de coisas baseados em certas relações entre elas ou em certos critérios de qualidade, conveniência, utilidade etc. [ Antôn.: desordem. ]

3. Critério para dessa disposição: Distribuiu os lugares aos convidados por ordem de chegada.

4. Boa disposição ou arrumação dessas coisas; boa administração: Antes de sair deixou todos os seus papéis em ordem.: O governo deixou as finanças em ordem

5. Qualidade de quem é ordeiro, de quem usa de método e critérios na organização do que é seu ou do que lhe cabe: Ele se destaca por sua ordem e seu senso de organização.

6. Determinação (oral, por escrito, em documento etc.) que partede instância superior, destinada portanto a ser cumprida: Em sua posição, só recebe ordens do diretor.

7. Norma, regra ou lei estabelecida, ou sistema de normas, regras e leis de um sistema administrativo, político, social etc.: Essa decisão dos alunos é um desafio à ordem vigente na escola.: O terrorismo é uma ameaça à ordem social e política.

8. Subordinação a, cumprimento dessas regras e normas; DISCIPLINA: Para evitar maior tumulto os inspetores devem manter a ordem a qualquer custo.

9. Estado de tranquilidade, serenidade e paz resultante do respeito às leis, regras e normas: As eleições foram tranquilas, tudo correu em ordem e em paz.

10. Categoria, classe: É um pintor de primeiríssima ordem.: Fez uma despesa da ordem de dez mil reais.: Uma medida dessa ordem só poderia dar errado.

11. Série ou sequência de coisas ou pessoas: Na rua havia duas ordens de casas térreas.

12. Sucessão, série, sequência: Uma ordem de eventos inesperados reverteu a situação.

13. Grupo organizado de indivíduos que exercem a mesma profissão ou atividade: a ordem dos advogados

14. Associação de pessoas que se submetem aos mesmos regulamentos, à mesma regras de comportamento, morais, religiosas, disciplinares etc.: ordem de cavalaria

15. Congregação religiosa que segue certo regulamento comportamental e disciplinar, ao qual seus membros se obrigam em seus votos solenes: ordem dos franciscanos

16. Classe honorífica com que um governo, um soberano etc. agracia alguém como recompensa ou reconhecimento de mérito; a insígnia que representa essa classe: ordem da jarreteira

17. Ecles. Sacramento que autoriza o exercício de funções eclesiásticas

18. Documento que autoriza a execução de uma ação ou tarefa (ordem de serviço)

19. Arq. Forma e disposição de elementos arquitetônicos em colunas, capitéis, entablamentos etc., de acordo com estilos diversos (ordem jônica, ordem dórica)

20. Biol. Categoria de classificação taxonômica, abaixo da de classe e que se subdivide em famílias

21. Her. Cada uma das classes de peças de escudo ou brasão heráldicos

22. Mat. Num conjunto ordenado, o ordinal de determinado elemento

23. Álg. Num determinante, o número de linhas ou de colunas

24. Álg. Num conjunto finito, o número de elementos

25. Mat. Número de vezes que se repete a derivada; numa equação diferencial, a maior dessas ordens


[Pl.: -dens.]

[F.: Do lat. ordo, ordinis.]


De primeira ordem
1 Da melhor qualidade.


Em ordem
1 Sem confusão; com calma: A turma ficou em ordem, aguardando a professora.
2 Sem falhas, irregularidades; em boas condições; em boa situação: Inspecionou a máquina para verificar se estava em ordem.: - Olá, tudo bem? - Tudo em ordem.


Na ordem do dia
1 Em destaque, em evidência; muito falado ou comentado pelo público, ou na imprensa etc.


Ordem civil
1 Jur. Sistema de leis, normas e princípios que, numa sociedade, se aplicam aos interesses privados.


Ordem compósita
1 Arq. Ordem arquitetônica (sistema de medidas de arquitetura) que junta nas colunas elementos da ordem jônica (volutas) e da coríntia (folhas de acanto).


Ordem coríntia
1 Arq. Ordem arquitetônica (sistema de medidas de arquitetura) cujas colunas têm base, caneluras e folhas de acanto no capitel.


Ordem cronológica
1 Ordem de chegada ou entrada (de pessoas, coisas, documentos etc.) em certo lugar.
2 Ordenação de material (textos, listas, documentos) de acordo com sua sequência temporal.


Ordem de cavalaria
1 Hist. Instituição medieval, militar e religiosa, que reunia os nobres em confraria para combater hereges. [Tb. apenas cavalaria.]


Ordem de Cristo
1 Certa ordem (honraria, condecoração) militar portuguesa.


Ordem de grandeza
1 Mat. Área de estimativa aproximada de uma grandeza, em torno de seu valor real.


Ordem de pagamento
1 Econ. Autorização para pagamento de uma quantia a um destinatário, em data marcada.


Ordem direta
1 Gram. Numa certa língua, a ordenação dos elementos sintáticos numa frase que expressa diretamente, sem figuras de estilo, o pensamento. [Em português, a ordem direta é 1) sujeito, 2) verbo, 3) objeto direto, 4) objeto indireto.]


Ordem do dia
1 Relação de temas, ou de tarefas, a serem abordados numa reunião, numa votação, num dia de trabalho etc.
2 Mil. Conjunto de instruções, determinações e comentários que um comandante de corpo passa à tropa sob seu comando diariamente.


Ordem dórica
1 Arq. Ordem arquitetônica (sistema de medidas de arquitetura), a mais antiga, cuja coluna, sem base, tem caneluras no fuste, um capitel muito simples e friso adornado com tríglifos e métopas.


Ordem jônica
1 Arq. Ordem arquitetônica (sistema de medidas de arquitetura), cuja coluna tem capitel ornado com quatro a oito volutas.


Ordem jurídica
1 Jur. O complexo dos princípios e das normas de direito que estabelecem direitos e deveres do cidadão e da sociedade, estabelece equilíbrio entre a obrigatoriedade da lei e a liberdade e igualdade dos indivíduos.


Ordem política
1 Pol. O complexo dos princípios e das normas que equilibram os sistemas de representação e as relações entre os interesses dos vários grupos na sociedade e no Estado.


Ordem pública
1 Jur. O complexo das instituições, dispositivos e regras que visam a manter o bom funcionamento do serviço público, a segurança e a moralidade na relações entre indivíduos e instituições, em princípio não substituíveis por acordos ou convenções.


Ordem reformada
1 Ecles. Termo que designa ordem religiosa originada de movimento de reforma da Igreja católica, como a dos franciscanos, a dos beneditinos etc.


Ordem religiosa
1 Ecles. Congregação de religiosos que, por votos solenes, se comprometem a viver sob certas regras.


Ordem seráfica
1 Ecles. A ordem religiosa dos frades franciscanos.


Ordem social
1 O complexo de preceitos e princípio fundamentais estabelecidos na Constituição, que estruturam e regem as relações econômicas e sociais da sociedade, com poder policial e penal de zelar por sua implementação e seu cumprimento.


Ordem Terceira
1 Ecles. Ordem religiosa de leigos que segue as regras de ordem religiosa à qual é agregada.


Ordem toscana
1 Ordem arquitetônica (sistema de medidas de arquitetura) dos antigos romanos, ainda mais simples que a ordem dórica.


Por ordem
1 Ordenadamente, organizadamente, de acordo com a ordem estipulada.


Receber ordem
1 Ecles. Receber ordens religiosas.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Grau

Substantivo

grado,padrão,calibrador,altura,elevação,potência,expoente,ápice,amplitude,espaço,âmbito,extensão,fundura,calibre,passo,gradação,proporção,craveira,cunho,alcance,esfera,ordem,bitola,medida,remate;ponto;marca,furo,escopo,termo;intensidade,agudeza,aperto,rigor,força,plenitude,eficiência,grandeza,apogeu,auge;quantidade,sensível.

Adjetivo

comparativo,gradual,gradativo,progressivo,proporcional.

Verbo

Advérbio

comparativamente,comparativamente & adj.;pouco a pouco,palmo a palmo,gota a gota,aos pouquinhos,às pinguinhas,pinga por pinga,um a um,à formiga,por graus,de grau em grau,gradativamente,de degrau em degrau,dentro dos limites,em certo grau,até certo ponto,às avançadas,aos pedaços,a prestação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Regularidade

Substantivo

normalidade,harmonia,regra,proporção,eutaxia,ordem,medida,compasso,ritmo,batuta,proporcionalidade,precisão de relógio,constância,pontualidade,rigorosidade,uniformidade,exatidão;método,observância;atenção,rotina,rotineira,uso,usança,costume,ramerrão,chavão,mesmice,obviedade;fórmula,lei,nomia,chapa,código,palavras rituais,preceito,praxe,estilo,formalidade,dídia,pragmática,ritual,regimento,roteiro;ditame,analogia,caso análogo,nota tônica,padrão,paradigma,modelo,calibrador,exemplo,precedente,molde,protótipo;princípio,conformidade,teorema,axioma,provérbio,norma,teor,esteira,bitola,craveira,natureza,postulado,ordem das coisas;condição normal,condição ordinária;lei procustiana,lei dos medas e dos persas,princípios basilares,preceituário.

Adjetivo

regular,uniforme,corriqueiro,costumeiro,cediço,habitual,usual,banal,comum,óbvio,ordinário,trivial,usitado,vulgar,constante,proporcional,harmônico,normal,normativo,inalterável,imutável,imudável,permanente,eterno,sacrossanto,sagrado,metódico,sistemático,moente e corrente,pautado,consagrado pela lei e pelo uso,geralmente recebido,uniformemente admitido.

Verbo

Advérbio

regularmente,uniformemente,corriaqueiramente,costumeiramente,habitualmente,usualmente,comumente,ordinariamente,ordinariamente & adj.;a preceito,com todas regras,por via de regra,sempre assim,como é de praxe,sem exceção,em voga.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Periodicidade

Substantivo

ciclicidade,intermitência,remitência,oscilação;pulso,pulsação,ritmo,compasso,regularidade,euritmia,cadência,alternação,alternativa;turno,volta,giro,revolução,peragração,rotação,rotativismo,rodízio,reciclagem;volta regular,voltas sucessivas,looping,ciclo,período,circuito,ciclo solar,ciclo lunar,fase,fases da lua,lunação,novilúnio,neomênia,lua nova,interlúnio,conjunção,primeira sizígia,quarto crescente,primeira quadratura,lua cheia,panselene,plenilúnio,segunda sizígia,oposição,quarto minguante,segunda quadratura,período de Saros,dias da semana,mês,festas,Natal,Semana Santa,aniversário,centenário,jubileu;ano santo,pontualidade,assiduidade,invariabilidade,ordem,harmonia;simetria.

Adjetivo

periódico,serial,seriado,cíclico,rotativo,ritmado,rítmico,cadenciado,remitente,intermitente,horário,diurno,diurnal,diário,quotidiano,dial,domingal,dominical,semanal,hebdomadário,bissemanal,plenilunar,novilunar,mensal,bimestral,bimensal,menstrual,trimensal,trimestral,semestral,semestreiro,semianual,anual,bienal,bisanual,trianual,sexenal,trienal,vicenal,secular,centenário,pascal,quaresmal,natal,natalício,genetlíaco,eurítmico,interlunar;pontual,regular,uniforme,regrado;feito por escala,feito por tabela;compassado,normal,natural,inalterável.

Verbo

voltar periodicamente,ter remitência,remitir,reciclar,reproduzir-se mensalmente,cadenciar;pulsar,alternar-se,revezar-se,subalternar-se,ter horas canônicas para.

Advérbio

periodicamente,serialmente,ciclicamente,regularmente,ritmadamente,cadencialmente,pontualmente,uniformemente.;a compasso,por intervalos regulares,com movimento uniforme,por períodos invariáveis,com precisão matemática,com exatidão rigorosa,pontualmente,assiduamente,de die in diem,dia por dia,por turnos,em dias alternados,no primeiro,no segundo,etc;turno.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cuidado

Substantivo

solicitude,pensamento,zelo,desvelo,gelosia (ant.),atenção,tento,empenho,interesse,escrúpulo,conscienciosidade,timbre,esmero,capricho,apuro,primor,requinte,gosto,carinho,meticulosidade;afã,guarda,vigilância,olho de Argos,observatório,observação,prevenção,mão-posta,vigia,polícia,o olhar do dono,atividade;atenção;administração,tutela,prudência,circunspecção,cautela;previsão;sobreaviso,precaução (preparação);resguardo,ordem;alinho,limpeza;exatidão;minuciosidade,pormenorização,detalhe,minúcia,atenção voltada para as minúcias,vigília,pervigília.

Adjetivo

cuidadoso,séduto,meticuloso,timbroso,caprichoso,atento,solícito,zeloso,aplicado,vigilante,precavido,prevenido,de sobreaviso,prudente (cauteloso);feito com grande cuidado e atenção,minucioso,pormenorizado,providente;ativo;desvelado,cioso,escrupuloso;apercebido,acautelado,acordado,insone,velador,vigilante,vígil,arguto,penetrante,inteligente;metódico;cavendo tutus (seguro);rigoroso (exato).

Verbo

cuidar,ser (cuidadoso e adj.);fazer caso de,gastar todos os seus desvelos,tomar cuidado (ser cauteloso);prestar atenção,caprichar,timbrar,tomar a sério,levar a sério,desvelar-se,aplicar-se,empenhar-se,esmerar-se,apurar-se,requintar-se,não perder o ponto,fazer questão de,incomodar-se,prover,resguardar,prevenir,acautelar,precatar-se,precaver-se,sangrar-se em saúde,ter olhos em si;estar de olhos abertos,vigilante;estar alerta,estar à la mira;ser todo olhos,vigiar = velar,zelar,ter os olhos sobre alguém;ter cuidado,pôr cuidado,tomar cuidado;ter alguma coisa a peito,levar alguma coisa a peito,montar sentinela,cocar,estar à espreita,estar de sentinela,seguir,espreitar,trazer de vista,vigiar,guardar,estar de observatório,estar à coca de,não se deixar surpreender,passar as coisas pela fieira,pôr-se em defesa,olhar,cuidar de;interessar-se por,ocupar-se de,velar,zelar por,zelar de,olhar com os próprios olhos,ter muito a ponto uma coisa,tomar sobre si;manter severa vigilância,arregalar os olhos,observar atentamente;obsidiar,desamodorar-se,ficar acordado,policiar,rondar,sobrerrondar,sobrerroldar,mirar,não dormir,dormir com um olho aberto,estar de pé atrás com alguém,ter olhos de Argos,passar a noite sem dormir,ter o passo seguro,atentar por si,andar sempre alerta,estar à mira,resguardar;não deixar fazer moeda falsa,não deixar pôr pé em ramo verde;trazer a barba sobre o ombro = pôr as barbas de molho,tomar precaução;proteger;pôr-se em guarda,estar em guarda;estar preparado contra as eventualidades,estar de sobreaviso,atalaiar;estar de atalaia,ficar de atalaia;ficar de observação,ficar de sobreaviso;ficar antenado,ficar ligado,ficar atento;pôr as barbas de molho,esquadrinhar,andar de orelha à escuta,vigiar os passos de alguém,ser vigiado,andar a recado.

Advérbio

cuidadosamente e adj.;com (zelo e subst.);à espreita,em observação,de sobrerronda,de sobrerrolda,de atalaia,de alcateia,de vigia,de prevenção,por cautela,de sentinela,à escuta,a fito.

Provérbio

Interjeição

alerta!,em guarda!,tate!,veja lá!,atenção!,cuidado!,olho vivo!,tento!.

Frase

Quis custodiet istos custodes?.

Conjunção

Suficiência

Substantivo

o bastante,o suficiente,o quantum satis,o quantum sufficit,o necessário,o preciso,o indispensável,satisfação,completamento;mediocridade (termo médio);enchimento;plenitude,plenidão,abastança,bastança,multiplicidade,saciedade,copiosidade,influxo,força,fluxo,manancial,fonte,abundância = preamar pelas ervas,fluência,afluência,fartura,farteza,teta (p. us.),amplitude,opulência,mó,provisão,quantidade,número,cópia,fartadela,profusão,pujança,possança,prodigalidade,orgia,fertilidade;exuberância;apojadura,riqueza,Utopia,Terra da Promissão,Nova Canaã,as Hespérides,corno de abundância,corno de Almateia,século de ouro,país de cocanha,cornucópia,mineira,mina;pomos de ouro,natureza fecunda cascatas de leite e mel,transbordamento,cheia,enchente (grande quantidade);preamar;repleção (redundância);saciedade;sortimento,recheio,soma,chuva,mata,ondas de,série,rosário,formidável rede de,ordem,mola,montão,mouroço ou moirouço,floresta,selva,torrente,enfiada,infinidade,fula,monturo,pilha,monte,roda,chuveiro,oceano,pélago,manancial,um apontoado de,um feixe de,um fervedouro de,um palco de,granizo de,rio,chuva de,saraivada,saraiva,mancheia,enxurrada,grande cópia,rima,ruma,viveiro,enxame,cabazada,uma efusão de,plêiade,manucodiata,constelação,galeria,abada,braçada,avalanche,alude,colar,encadeado.

Adjetivo

suficiente,bastante,necessário e suficiente,que farte,indeficiente,razoável,aceitável,sofrível,acima do medíocre,tolerável,adequado,proporcionado,satisfatório,regular,tangível,sensível,medido,temperado,moderado;cheio (completo);amplo,abundante,abundoso,opimo,torrencial,multíplice,variado,pleno,grosso,diluvial,lauto,rico,largo,copioso,torrencioso,amazônico,opíparo,repleto,facultoso,rico,pujante,inesgotável,inextinguível,inexausto,inexaurível,bem provido,bem abastecido,pejado,atravancado,abastoso,farto,liberal,dadivoso,generoso,grande,intenso,ilimitado,numeroso,inumerável,sobejo,inexterminável,fecundo;irrestrito,sem limites,sem termos,desmedido,imoderado,pródigo;luxuriante;opulento,não precisado,largífluo,multífluo,multifluente,infindo,regalado,pingue,gordo,chorudo,suculento,polposo,recamado,nada pobre,pesado,assoberbado,ilustrado,maciço,fecundo,repleto,repassado,impregnado,vibrante,prenhe,cravejado,opulentado,constelado,abarrotado,recamado,palpitante,transbordante,gafado,eivado,verminado,atestado,cheio de.

Verbo

ser (suficiente e adj.);bastar,bastar a,ser tanto quanto é necessário,satisfazer,ser apenas o necessário,corresponder ao que se deseja,abundar,ser mimoso de,descarecer,exuberar,formigar,enxamear,ferver,fervilhar,estar fervilhando de,regurgitar,trasbordar,correr a flux,ser o refúgio e a morada de,fartar,pulular,chover,sobrar,verter por muitas bicas,ter muito pano para mangas,ser um abismo de,possuir um grande fundo de,atestar,encher;rolar,nadar em;tornar-se caudaloso,assanhar-se,opulentar-se.

Advérbio

suficientemente e adj.;abastosamente,sobejamente;assaz,bastante,harto,muito,a dar com um pau,em barda = em grande quantidade,cem por cento,aos montes,com abundância,com mãos pródigas,a contento de todos,ad libitum,sem usura,à ufa,aos borbotões,à beça (pop.),aos montões,em abundância = a tute = a barrisco,em barda,a rodo,por grosso,por junto,por atacado,avonde (ant.);à farta,à larga,a flux,a frouxo,às lufadas,em pinha,em caudais,às pastas,em alta escala,aos milhares,em alto grau,em força,de grande,em grande escala,aos molhos,sem conta nem peso,à regalona,às braçadas,até a saciedade,à regalada,à tripa forra,de sobejo.

Provérbio

Interjeição

basta!,não mais!,chega!.

Frase

Isto não me faz míngua.

Conjunção

Paz

Substantivo

sossego,ordem,bonança,calma,remanso,quietude,amizade;harmonia (concórdia);tranquilidade (quietação),serenidade;malacia,trégua (pacificação);pacatez,pacacidade,neutralidade,vida tranquila,Astreia.

Adjetivo

pacífico;amigo da paz,amigo da ordem,calmo,descansado,quieto,tranquilo,sereno,bonançoso,remansoso,incruento;pacato,plácido,zen,ordeiro,conservador,neutral,inofensivo,manso,paciente,prudente,sossegado,bonachão,bonacheiro,bonacheirão,benévolo.

Verbo

apaziguar,pacificar,viver em paz,estar em paz;conservar a paz,abonançar,guardar neutralidade,gozar as doçuras da paz (concórdia);remansear,não ter inimigos a combater,serenar,fazer as pazes com (pacificar);bonançar,aquietar,serenar,tranquilizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dinheiro

Substantivo

finança,conta-corrente;fundos,tesouro,gazofilácio,capital,numerário,estoque,bens (propriedade);riqueza;o nervo da guerra,o metal rico e reluzente,dinheiro metálico;numo,moeda,níquel,moeda forte,moeda fraca;moeda corrente,pecúnia,bagarote;guines (pop.),o louro metal;o vil metal,meios,teca,recursos,cum-quibus,china (pop.),patacos (pop.),aquilo com que se compram os melões,roço,maquia,bagalhoça,bagarote,caroço (pop.),chelpa,guinéu,parva,sustimento,sustinência,dinheiral,dinheirão,dinheirama,patacaria,bolada,bagulhos (gír.),dinheiro em metal sonante,metálico,placa (pop.),coscos,vantagem pecuniária,soma,somatório,quantia,monta,montante,verba,importância,cifra,pecúlio,saldo;produto (receita);quota,(gíria,pop.) algum,bagulho,gaita,grana,erva,arame,bago,caraminguá,cobres,mangos,paus,pacotes,pratas,soma redonda;total,moeda corrente;contante,numisma,meio circulante,dinheiro de contado,cash,espécie,real,câmbio,dólar,euro,libra,marco,soberano (pop.),libra esterlina,loura (pleb.),cavalinho (pop.),franco,lira,renmimbi,RMB,iuan,piastra,peso,rublo,peseta,tomão,florim,yen,coroa,dracma,rand,shekel,muzuna,ducado,tostão,centavo,shilling,penny,cent,pataca,cruzado,vintém,mil réis,cruzeiro,patacão,escudo;moeda antiga,cartão de crédito,cartão de débito,dinheiro de plástico,ficha;cheque ao portador,metalismo,monometalismo;bimetalismo;braceagem = cunhagem de moeda,metais preciosos,ouro,o rei dos metais,prata,platina,cobre,ouro em barra;pepita,barra de ouro;de prata,arriel,carteira,moedeiro,bolsa,bolso,bolsinho;acica (pop.),(ciência das moedas): numismática,numária,numismatografia,crisologia;crisopeia,papel-moeda,vale postal,letra ao portador,letra promissória,nota;cédula,letra de câmbio;letra de terra,cheque,rescrição,vale,letra,ordem,saque,ressaque,ordem de pagamento,ted,endosso,aval,warrant,cupom,cupão,debênture,assignat;apólice,valor nominal,valor real,valor atual;valor presente,senhoriagem;prestação (pagamento);crédito;dívida,troco,operação,sacador,avalista,devedor,banqueiro,endossante,moedeiro;cambista,lastro,ouro,commodity;valor futuro,desvalorização,moeda falsa;moeda desvalorizada,câmbio baixo;câmbio vil;aviltamento da moeda,descida do câmbio,baixa do câmbio;queda do câmbio,câmbio alto;ao par,subida do câmbio,alta do câmbio;ascensão do câmbio;valorização da moeda,fixação do câmbio,quebra do padrão,estabilização;argumentum ad crumenam.

Adjetivo

monetário,pecuniário,financeiro,financial,fiduciário,capitalístico,suntuário,fiscal,numismal,numismático,numário,numular,numulário,esterlino,divisionário,aurilavrado,aurífero,aurifício,aurifulgente,corredio,valedio.

Verbo

importar em,montar em,valer,perfazer,atingir a,elevar-se,endossar;emitir,fazer emissão,amoedar,monetizar;lavrar moeda,cunhar moeda,fabricar moeda;emitir,imprimir,fazer circular,circular,girar,ter curso forçado,correr,pôr em circulação;decretar,ter curso forçado;valer,ter curso,ter poder liberatório;pejar a circulação de notas falsas;subir o câmbio;sanear,valorizar a moeda;aumentar o poder aquisitivo,cair o câmbio,desvalorizar a moeda,desmonetizar,sacar,ser sacador de letras.

Advérbio

monetariamente e adj.

Provérbio

Negro é o carvoeiro, branco o seu dinheiro.

Interjeição

Frase

Conjunção

Fama

Substantivo

reputação,distinção,renome,nome,celebridade,nomeada,brilho,brilhantismo,notoriedade,cartaz (pop.),conceito,nome,figura varonil,nota,voga,popularidade,estima geral,benemerência,aura popular = aura popularis,o louvor da posteridade,realce,aura,relevo,glória,resplendor,revérbero,aplausos populares (aprovação);honras,crédito,prestígio,influência,estima,favor,apreço,brasão,galardão,lustre,fulguração (luz);ruído,respeito,consideração,respeitabilidade,conspicuidade;nome consagrado,nome venerado,nome belo,nome aureolado,nome de respeito;culto,probidade;pináculo,galarim,apogeu,fastígio,sumidade,assomada,fastos da glória;dignidade,solenidade,majestade,excelsitude,grandeza,imponência,sublimidade,esplendor,posto,lugar,posição,estado,posição na sociedade,ordem,grau,locus standi,precedência,primazia,condição,eminência,altura,píncaro;importância;preeminência,supereminência,poder,pojadura,topo da escada,elevação,subida,ascensão;exaltação,engrandecimento,dignificação,enobrecimento,dedicação,consagração,sagração,apoteose,entronização,canonização,divinização,glorificação,heroificação,trombeta da fama,herói,indígete,semideus,jequitibá,celebridade,varão ilustre,notabilidade,luminar,astro,estrela de primeira grandeza,relicário de virtudes cívicas,farol,fanal,sumidade,figura olímpica,leão,rara avis,campeão,meteoro,luzeiro,coluna,pilar,esteio;primata ou primate,colosso,figura homérica,super-homem,iluminado,redivivo,chefe;vulto histórico,benemérito,homem de prol,macota,uma das individualidades mais úteis,medalhão (depr.),manda-chuva,jarrão (depr.),nulidade (depr.),prócer,ícone,líder,condutor,exemplo,mentor,timoneiro,caudilho;figura de grande projeção,figura de alto relevo;carvalho,roble,querco (poét.),varoa (fem.),cinosura,estrela polar,modelo,exemplo vivo;encarnação perfeita e viva da honra;encarnação da virtude,pérola,bússola;protótipo (perfeição),sol,constelação,manucodiata = plêiade,via-láctea;galáxia (homem influente),ornamento;adorno,honra,halo,fotosfera,resplendor,auréola,lauréola;nimbo,zodíaco,aclamação,ovação,honras excepcionais,honrarias,homenagens,láurea,laurel;louros (troféu),memória,glorificação póstuma,imortalização,nicho do eterno templo,templo da eterna glória,Capitólio,panteão da História,imortalidade subjetiva;imortalidade,nome imortal,nome imperecível,magni nominis umbra,vigorosa figura de lutador,láurea de doutor,a borla doutoral,bacharelado,bacalaureato,doutoramento,ilíada,odisseia,poema,epopeia,feitos estrondosos;épicas proezas (coragem);(descrição ou desenho de feitos grandiosos): megalografia,planície da História,fastos da História,pórticos da História,umbrais da História;anais da História;epopeia imensa de prodígios,fama = a deusa das cem bocas;a tuba da epopeia.

Adjetivo

distinto,distingué,digno,notável,de grande projeção,singular,popular,conhecido,marcado;bem reputado,acreditado,conceituado;de nomeada,de renome,invulgar,gabadinho,notado,qualificado,notório,marcante,memorável,célebre,afamado,famígero,famigerado,famoso,legendário,lendário,dignus cantari = digno de veneração;de muita fama,de muita nomeada e subst.;saudoso,conspícuo,ilustre,varonil,galhardo,ilustrado,alto,inconfundível,lustroso,preclaro,insigne,prestante,ínclito,de apreço,claro,celso,excelso,magnífico,egrégio,sobre-excelente,soberbo,sublime,supino,alipotente,assinalado,de primeira grandeza,heroico,semidivino,varonil,homérico,olímpico,grande,preexcelso,eminente,prestigioso e respeitável,graduado,fastigioso,benemérito,preeminente,proeminente,supereminente,nobilitador,nobilitante,dignificante,honroso,honesto,honorífico,honrado,brioso,probo;cercado do respeito e da admiração,pundonoroso,respeitável;venerável,venerando,imperdível,imperecível,imperituro,memorável,inesquecível;inolvidável,inescurecível,indelével,imortal,de saudosa memória,em quem não teve poder a morte,œre perennius,sacrossanto,iluminado,redivivo,nimboso,nimbado,glorioso,esplêndido,remontado,brilhante,invulgar,saliente,luminoso,radiante,sem par,sem jaça,de escol,de eleição,de primeira água,supremo,sublimado,superior;que vale um poema de glórias,laurífero,laurígero,láureo,laurino,nobre,sublime,divino,deífico,honroso,airoso,elevado,subido,ufano,majestoso,augusto,principesco,majestático,do mais fino quilate,de primeira grandeza,que brilha pelo que de fato vale,grandioso;épico,digno de epopeia,epopeico,odisseico,sublime,heroico,transcendente,sagrado,sans peur et sans reproche,imáculo,imaculado,emérito,de pulso,de nome feito e consagrado,remêmoro,rememorável,privilegiado,de indiscutível mérito,meretíssimo;anelante,sedento de glórias;que tanta honra faz,que tanto desvanecimento causa,opulentado de glórias,histórico,icônico.

Verbo

ser célebre e adj.;ser uma das figuras mais belas da História,ser a figura culminante de,avultar como figura proeminente,conhecer de perto a glória,merecer altares,figurar,orgulhar-se de (orgulho);exultar-se;envaidecer-se;pressentir os aplausos da posteridade,sentir o bafejo da aura popular,honrar,dar honras,ilustrar,dignificar;ter na terra uma ilíade de triunfos,ter uma odisseia de glórias;ter seu nome consolidado,vestir a lena,iluminar,iluminar com as fulgurações de sua inteligência de escol,ornamentar,estrelar,diamantizar,opulentar de glórias,ser benemérito da pátria,brilhar;refulgir,reluzir,resplandecer,fulgurar,fazer brilhante figura,fazer um figurão,distinguir-se,exceler,esplender,galhardear,abalizar-se,destacar-se,ser de exceção,salientar-se,notabilizar-se,evidenciar-se,ressaltar,sobressair,sair bem na foto,realçar-se,engrimpar-se,destacar-se na planície azul da história,subir na estima pública,assequi immortalitatem = conquistar a imortalidade,engrandecer-se,agigantar-se,elevar-se,sobreexceder,extrapolar,ter um quid que o distingue do comum dos homens,levantar-se = deixar de si fama,dar dias de glórias ao seu país,ganhar o respeito e a veneração,granjear o séquito dos povos,cair em graça,celebrizar-se,viver,iluminar,florescer,florear,efundir luz sobre,libertar-se da lei da morte,ascender à imortalidade,agenciar-se uma invejável reputação,empunhar a batuta,conquistar honras,morrer no campo da honra,ter morte gloriosa,levar a palma;ter a precedência,ter a primazia;ir na frente,ir na vanguarda,liderar,conduzir;figurar num nível elevado,conquistar louros imarcescíveis,cobrir-se de glórias,ter o seu nome inscrito nos fastos da história,bem merecer da pátria,passar à posteridade,fulgurar nos fastos da história,rivalizar-se,correr parelhas com,competir,emular-se,exceder,eclipsar,deixar na sombra,ser superior;bater o recorde,pisar o mais alto degrau da escada que conduz à imortalidade,fazer grande ruído,rutilar com luz própria,andar na berra,dar brado = criar fama retumbante,ter fama;estar em evidência,estar em acentuado destaque,estar no galarim da fama;ser o leão do dia,ser apontado a dedo,tornar célebre e adj.;entronizar,glorificar,perpetuar,imortalizar,afamar,libertar da lei da morte,divinizar,endeusar,coroar,canonizar,santificar,sagrar,canere de clarorum hominum virtutibus = celebrar as virtudes dos varões ilustres,deificar,heroificar,privilegiar;fazer a apoteose de,fazer a glorificação de;soberanizar,assinalar,celebrizar,notabilizar,popularizar,consagrar,dedicar,trombetear,laurear,cobrir de lauréis a fronte,cobrir de louros;gravar no bronze,perpetuar no bronze,eternizar no bronze,eternizar nos fastos da história;decantar,proclamar aos quatro ventos,tornar digno da estima pública,render fama;dar crédito,dar nnome;conferir honras,preitear,sublimar,magnificar,enobrecer,nobilitar,engrandecer,exaltar,altear,aureolar,constelar,nimbar,toucar,circundar a fronte com um nimbo refulgente,elevar ao pináculo da glória,levantar altares a alguém,levantar às alturas,elevar,qualificar,recomendar à estima pública,dignificar,abrilhantar,estrelar o nome de alguém num zodíaco imortal,prestar honras,render homenagens,homenagear,ajoelhar-se ante o túmulo de,debruçar-se sobre a lousa,celebrar (comemorar);comemorar,graduar-se,licenciar-se,tomar capelo,obter o grau de doutor,doutorar-se,colar o grau,bacharelar-se;ganhar os galões de oficial,os bordados de general.

Advérbio

distintamente e adj.;honoris causa,a título de honra,por título honorífico,na pojadura de suas glórias;no campo da honra,sob o peso de seus louros.

Provérbio

Cria fama e deita-te na cama;Mais vale boa nomeada que cama dourada.

Interjeição

Frase

Sic itur ad astra;Fama volat;Aut Cæsar aut nihil;Palam qui meruit ferat;A História coroará o seu nome;Sua glória viverá in æternum;Ad augusta per angusta;Seu nome está vinculado indelevelmente a.

Conjunção

Ordem

Substantivo

comando,mando,mandamento,mandado,ordenação,ordenança,ato,fiat,cumpra-se,determinação,diretiva,cominação,prescrição,dispositivo,injunção,reclamo,reclamação,revocação,revocamento,avocação,avocamento,chamado,orientação;despacho,mensagem,recado,imposição,requisição,direção,instruções,convite (fig.),desejo (fig.),observação (fig.),recomendação (fig.),indicação,regimento,designação,exigência,imposição,imperativo,reivindicação,solicitação,arrecadação,cobrança,ultimatum;habeas-corpus,intimativa,pedido;ditame,sentença,mandado,império,caveat,edito,édito,decreto,pregão,bando,senatus consultus,mandato,preceito,indicação,ordem formal,portaria,provisão,rescrito,alvará,ordenança,estatuto,bula,carta apostólica,édito,edito,edital,decretal,capitulares,letras do papa,mandato apostólico,pastoral,carta citatória,patente,placit,ukase,firmã,warrant,passaporte,salvo-conduto,carta de prego,mittimus,mandamus,hei por bem,intimação,nisi prius,citação,interpelação;voz de comando,voz de advertência,voz de execução;mot d’ordre,palavra de ordem,toque de reunir,retreta,rufo de tambor,toque de recolher,chamada geral,convocação,mobilização,ordem do dia,promulgação (lei);plebiscito (escolha);rito.

Adjetivo

mandante e imperatório,imperativo,impositivo,taxativo,compulsório,obrigatório,injuntivo,imperioso,determinativo,determinador,determinante,decretório,decisivo,peremptório;avocatório,revocatório,preceptivo,intimativo,cominativo,cominatório.

Verbo

ordenar,comandar,mandar,dar ordens,determinar;ordenar como soberano,ordenar com soberania,ordenar com império,ordenar sem admitir reflexão;imperar,assinalar,prescrever;formular uma ordem,passar uma ordem;deixar recado para que,preceituar,estabelecer,estatuir,impor obrigações e encargos = oberar,abalizar,assinar,regular,providenciar,requerer,injungir,impor,ditar,cominar,exigir cega obediência,encomendar,querer,ser servido,haver por bem,comprazer-se;exigir,requerer,intimar,citar,taxar,requisitar,encomendar,baixar uma ordem do dia,reclamar,pretender,reivindicar,solicitar,cobrar,arrecadar,apenar,chamar por edital,convocar,reunir,avocar,revocar,chamar;assinar decreto,baixar decreto,expedir decreto,assinar portaria;promulgar uma lei,contramandar;ser mandado e adj.;cumprir ordens,receber ordens.

Advérbio

imperiosamente e adj.;em tom de comando,de uma penada,com uma penada,com um traço de pena,em tom imperioso,da parte de;por ordem,por mandado de;decretalmente,imperialmente,magistralmente,ex cathedra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Manda quem pode;Quero, posso e mando;Sic volo sic jubeo;Le Roi le veut.

Conjunção