Sua língua na Internet

 

(gru.po)

sm.

1. Conjunto de pessoas ou objetos perto uns dos outros formando um todo

2. Conjunto de pessoas ou coisas reunidas para uma finalidade comum a todas (grupo político/empresarial)

3. Conjunto de seres ou coisas reunidos em função de certas características comuns (grupo social/ linguistico)

4. Quím. Conjunto de átomos que, ligados entre si, fazem parte de uma molécula


[F.: Do it. gruppo]


Grupo abeliano
1 Mat. Grupo no qual o resultado da operação entre seus elementos não depende de sua ordem na operação; grupo comutativo.


Grupo atômico
1 Quím. Grupo de elementos que reagem quimicamente da mesma forma.


Grupocomutativo
1 Mat. Ver Grupo abeliano.


Grupo consonantal
1 Ling. Sequência de duas ou mais consoantes numa mesma palavra; encontro consonantal.


Grupo de descendência
1 Antr. Grupo social que inclui parentes ligados por determinadas relações de descendência (por linha materna, paterna, ou combinação destas), e que tem status de entidade sociopolítica, com direitos e deveres definidos.


Grupo de ondas
1 Fís. Situação em que ondas de diferentes frequências se superpõem, de modo que sua mútua interferência as anula, a não ser dentro de uma certa região do espaço, onde essa superposição adquire uma amplitude finita; pacote de ondas.


Grupo de pressão
1 Pol. Grupo de pessoas ou entidades, que atua organizadamente para influir sobre decisões governamentais ou administrativas, ou sobre a opinião pública, em função de certos interesses, convicções morais ou religiosas, princípios políticos, etc.


Grupo de referência
1 Soc. Aquele que serve de padrão para dele se extraírem normas de conduta, valores, objetivos etc.


Grupo doméstico
1 Antr. Grupo social que inclui uma ou mais famílias (e, às vezes, indivíduos agregados mas sem parentesco) e que divide uma residência comum e tarefas cotidianas de subsistência, ou outras.


Grupo escolar
1 Bras. Unidade de ensino na qual se ministra ensino fundamental (da 1a à 8a série).


Grupo estelar
1 Astron. Grupo de estrelas interligadas por atração gravitacional e com movimentos correlatos; aglomerado estelar.


Grupo étnico
1 Antr. Etnia.


Grupo fraseológico
1 Ling. Grupo de palavras que compõem um significado independente dos significados de cada uma; expressão idiomática.


Grupo funcional
1 Quím. Grupo de átomos determinam, numa molécula, as propriedades definidas de uma função.


Grupo local
1 Astron. Certo conjunto de galáxias (mais de 20, inclusive a Via-Láctea) na forma aproximada de uma elipse.


Grupo Mineiro
1 Liter. Grupo de poetas mineiros do séc. XVIII, do qual participaram, entre outros, Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto e Tomás Antônio Gonzaga.


Grupo sanguíneo
1 Med. Cada um dos grupos formados por tipos de sangue semelhantes quanto à presença de um dos tipos (A, B e O e a combinação AB) de uma substância chamada aglutinogênio, que produz a aglutinina, presente nas hemácias e no soro sanguíneo. Esses tipos podem ser positivos ou negativos (A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-) e certos tipos não podem receber sangue de outro tipo (em transfusões, p.ex.)


Grupo social
1 Soc. Conjunto de indivíduos entre os quais há relações regulares que permitem considerá-lo como uma entidade total, mais ou menos coesa, ou como uma unidade específica, com características próprias - seja com relativa autonomia, ou dentro de uma sociedade maior.


Grupo taxonômico
1 Biol. Cada uma das categorias, organizadas em níveis crescentes de abrangência (uma categoria mais geral abarcando todas as mais restritas), nas quais os seres vivos são sistematicamente classificados segundo seus caracteres biológicos, conforme proposta original de Carolus Linnaeus (Lineu) (século XVIII): espécie, gênero, família, ordem, classe, ramo, filo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Partido

Substantivo

facção,dúnia,grupo,clã,fração,dissidência,parcialidade,seara,rancho,ranchel,bloco,bando,gente,sequela,banda,bandeira,claque,tropa,falange,legião,séquito,comitiva,súcia,clique,chusma;horda,turma,pandilha,malta,grei,matilha,grupelho,panelinha,soldadesca,patrulha,rebanho,igrejinha,comunidade,comunhão,corpo,associação,sociedade,agremiação,seio,regaço,sociedade,confraria,aljama,arquiconfraria,sodalício,irmandade,conferência,corporação,grêmio,cenáculo,companhia;estabelecimento,firma,casa,sindicato,trust,comandita,instituto,instituição,liga,união,aliança,pacto,coligação,federação,confederação,hansa,hexápole,cabala,conluio,camarilha,contubérnio,quadrilha,camorra,conspiração,maçonaria,espírito de classe (cooperação);dramatis personnæ,elenco.

Adjetivo

unido,solidário,ligado;faccionário,gremial,federal,federativo,hanseático,associado,mediatizado;presos por,ligados por,unidos por,atados por.

Verbo

unir-se,ligar-se,assentar praça nas fileiras de,aderir a,reunir-se,congregar-se (cooperar);cerrar fileiras;formar um partido,organizar um partido;desfraldar uma bandeira,associar-se,suciar-se,arranchar-se,solidarizar-se,parcializar;incorporar(-se),agremiar(-se),sindicalizar(-se).

Advérbio

de mãos dadas,ombro a ombro,lado a lado,en masse,sob a mesma bandeira,no mesmo time,da mesma panelinha.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção