Sua língua na Internet

 

(sor.te)

sf.

1. Força inexplicável a que se atribuem os acontecimentos e o seu desenrolar, esp. os que são difíceis ou impossíveis de compreender (acasos da sorte); DESTINO; FADO

2. Acontecimento casual e favorável; CASUALIDADE; COINCIDÊNCIA: Achar uma nota de cem reais naquele momento foi realmente uma sorte

3. Felicidade, ventura, dita: Ela teve a sorte de encontrar um marido maravilhoso [ Antôn.: infelicidade, infortúnio. ]

4. Fatalidade, adversidade, infortúnio: Deu tudo errado, assim é a minha sorte. [ Antôn.: êxito, felicidade. ]

5. Espécie, tipo: objetos de toda sorte

6. Condição de vida; condição social, material: Queria melhorar a sorte dos pobres

7. Fig. Acaso, casualidade: Foi à luta, enfrentou a sorte, e acabou vencendo

8. Resolução de algum problema por meio do acaso: Naquela situação, a vitória dependia da sorte

9. Dinheiro ou algo que represente um prêmio em loteria, sorteio etc; GANHO; LUCRO: Sonhava com a sorte grande na loteria

10. Porção que, numa divisão ou distribuição, cabe a alguém por sorteio: Na partilha, coube-lhe a melhor sorte

11. Maneira, modo, jeito: Sorriu-lhe de tal sorte que deu a impressão de querer conquistá-la

12. Destino, sina: Sofrer parece ser a sorte de muitos

13. Em tauromaquia, movimento que faz o toureiro para iludir e farpear o touro

14. Suposta arte por meio da qual se pretende influir de maneira benéfica ou maléfica na vida de alguém; BRUXARIA; SORTILÉGIO: A velha bruxa cobrava caro mas entendia de sortes

15. Modo pelo qual algo ou alguém chega ao fim; DESTINO; TERMO: Um morreu asfixiado, mas o outro teve pior sorte ao pular pela janela

16. CE Cada rês que cabe ao vaqueiro como pagamento

[F.: Do lat. sors,sortis. Ideia de 'sorte', usar pref. cler(i/o)-.]


À sorte
1 Ao acaso, a esmo, ao sabor dos acontecimentos.
2 Por sorteio, ou qualquer forma aleatória de decisão ou determinação.


Boa sorte
1 Forma de desejar bom sucesso, bom êxito, que tudo corra bem para alguém.


Cair na sorte
1 Lus. Em Portugal, ser sorteado para servir no exército.


Dar sorte
1 Bras. Ter sucesso, bom êxito numa realização, empreendimento etc.: Abriu uma loja na esquina e deu sorte, está tendo um bom lucro.
2 Servir de talismã, (supostamente) fazer com que as coisas deem certo: Muita gente acha que uma ferradura dá sorte.
3 Lus. Em Portugal, reagir favoravelmente a paquera, dar bola.


Deitar a sorte
1 Ver Ler a sorte de.


De sorte que
1 De modo que: Vou sair, de sorte que é melhor você vir amanhã.


Desta sorte
1 Assim sendo.


De tal sorte
1 De tal modo, tão: Ficou cansado de tal sorte que dormiu até o dia seguinte.


Jogar a sorte
1 Ver Lançar a sorte.


Lançar a sorte
1 Deixar que o acaso determine o rumo das coisas, qual a decisão a tomar etc.


Ler a sorte de
1 Prever o futuro de (alguém), interpretando algum fato ou objeto que é considerado um sinal do destino (p.ex., disposição das cartas do baralho, as linhas da mão, manchas de café no fundo de um copo, etc.).


Má sorte
1 Revés, infortúnio.
2 Azar


Por sorte
1 Por um feliz acaso, felizmente.


Rebenqueado da sorte
1 RS Desenganado, decepcionado, desiludido.


Sorte cotó
1 Bras. Pop. Pouca sorte ou má sorte.


Sorte de campo
1 RS Medida agrária, equivale a 2.700 quadras quadradas.


Sorte grande
1 Bilhete de loteria sorteado com o maior prêmio.
2 Fig. Aquilo que é extremamente favorável
3 Fig. Joc. Pessoa jovem, solteira e muito rica (com quem muitos querem se casar).


Tentar a sorte
1 Arriscar, tentar algo na expectativa de ser bem-sucedido.
2 Ser ger., e por sorte, bem-sucedido.
3 Ganhar com alguma frequência prêmios em sorteios, loterias, jogos de azar etc.


Tirar a/à sorte
1 Decidir algo ou escolher alguém por sorteio: Resolveram tirar a sorte para ver quem ficava de plantão.


Tirar a sorte grande
1 Ganhar o prêmio maior em loteria, sorteio etc.
2 Fig. Enriquecer de repente, ou imprevisivelmente.
3 Fig. Ser muito feliz ou afortunado com determinado fato ou circunstância: Tirou a sorte grande com o emprego que arranjou.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Destino

Substantivo

fatalidade,fortuna,dita,fado,sina,sorte,ventura;existência futura,existência d’além-túmulo;pós-existência,o outro mundo,o mundo do além,futuro,devir,porvir;vida eterna,morte eterna,perspectiva.

Adjetivo

iminente,instante,destinado,prestes a acontecer,à mão,de reserva,próximo,prestes a manifestar-se,que está sobranceiro,que desponta no horizonte,futuro.

Verbo

pender,estar suspenso,esvoaçar,adejar,pairar sobre,erguer-se como ameaça,ameaçar,estar iminente,estar prestes a,avizinhar-se,aproximar-se,abeirar-se,bater à porta,aldravar à porta,vir chegando,estar para sobrevir,impender;estar a pique de,estar por um fio,estar à beira de,estar em erre de,estar próximo,instar,sobrestar,trazer em seu bojo;ordenar antecipadamente,preordenar,predestinar,predeterminar,sentenciar,decidir da sorte.

Advérbio

proximamente,iminentemente,imediatamente,esperadamente.;sobre a cabeça,em preparo,em perspectiva;em embrião,no bojo do tempo,a tempo,eventualmente;aconteça o que acontecer (certamente);por um triz,por um nada,por um pouco,por um quase nada,por um lambisco,vai não vai,a pique de,quase a,por uma linha..

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Acaso

Substantivo

obra do acaso,fortuitidade;sorte,destino;felicidade,ventura;impremeditação;atecnia;casualidade,fatalidade,aleatoriedade,inopino,serendipidade;especulação,aventura,sucesso,imprevisto,jogo de azar,tiro cego,salto nas trevas,nabos em saco (incerteza);surpresa,susto,coisa imprevista,lance de dados,jogo = batota,patota,trapaça,tribofe,maço,sorteio,sortilégio,sorte,sorte grande,carambolim,azar,sortes Virgilianae,branco ou preto,armadilhas,coroa ou cabeça,trinta e um,aposta,roleta,dados,rifa,loteria,sorteio,tômbola,batoteiro,patinho,pato,patoteiro,peru,sapo,pexote,jogador,aventureiro.

Adjetivo

fortuito e;casual,eventual,aleatório,randômico,ocasional,adventício,ventureiro,inopinado,sorteado e v.;acidental,impremeditado;imprevisto,imprevisível,aventureiro,entrelopo;indiscriminado,promíscuo,sem desígnio,vagabundo,possível.

Verbo

acontecer;correr o risco (possibilidade);lançar para cima;deitar sortes,apostar,tirar sortes,sortear,rifar,lotar,lançar sortes,tirar à sorte,deixar ao acaso,confiar no acaso,tentar fortuna,tentar a sorte,fiar-se,aventurar-se,malparar,arriscar-se;expor-se à sorte,à boa ou má fortuna;jogar,pescar,arriscar,arriscar-se,especular,experimentar a fortuna,jogar na loteria;andar às tontas,andar ao acaso;vagar,vaguear,vaguejar,proceder sobre bases incertas,comprar nabos em saco,expor à sorte,tombolar;caber,tocar.

Advérbio

casualmente e adj. por engano;por acaso,por sorte,de surpresa;de inopino;en passant,a propósito,incidentemente,por erro,a esmo,a granel,a monte,a montão,ao acaso,à toa,à ventura,a Deus e à ventura,à sorte,sem escolha,sem destino,sem premeditação,sem preferência,ao Deus dará,à faca,às tontas,à procura de sensações.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Compulsoriedade

Substantivo

involuntariedade,instinto,automatismo,movimento maquinal,precipitação,arrebatamento,ímpeto,pulsão;impulso natural,impulso cego,impulso onipotente;disposição superior,inexorabilidade,irresistibilidade,inevitabilidade,obrigatoriedade,obrigação,compulsão;necessidade premente,necessidade imperiosa,necessidade inexorável,necessidade cruel,necessidade férrea,necessidade dura,necessidade adversa;o que tem de ser;destino,força irresistível,fatalidade,fatalismo,sestro,fado,sorte,dita,fadário,bambúrrio da sorte,caprichos da fortuna,sina,vento,nacibo,eleição,predestinação,predeterminação,determinismo,fim,fortuna;maktub (“estava escrito”,dos maometanos),a predestinação de S. Paulo;estrela,planeta,influência astral,céu,os decretos do Alto,fluxo e refluxo da sorte,a roda fatal,o livro do destino;os decretos de Deus,decretos da Providência;o dedo de Deus,o dedo da Providência;a ordem imutável dos acontecimentos;Parcas,as três irmãs,vontade de Deus,vontade do Céu,movimento mecânico,último recurso,última saída,exigências;força maior,motivos supervenientes,fatalista,necessitário,ludíbrio,joguete,títere,mão morta,bamburrista,determinista.

Adjetivo

necessário,úrgico,urgente (imperativo);indispensável,inescusável,indisponível;compulsório,obrigatório;irremovível,sem remédio,infalível,inevitável,irresistível,forçoso,inapelável,invencível,forçado,imperioso,impreterível,intransferível,irrevogável,inelutável,inexorável,fatal,inexorado,implacável,incurável,improrrogável,inadiável,intransferível,matemático,indeclinável,incontrastável,irreformável,irremediável,irremissível;líquido e certo,favas contadas,pule de dez. involuntário,desintencionado,instintivo,natural,automático,inconsciente,maquinal,inconsulto,impensado,mecânico,cego,onipotente,superior,providencial,inintencional;impulsivo;de pés e mãos atados,constrangido pela necessidade,atado ao seu destino,predestinado e v.;marcado,ordenado,prescrito pelo destino;destinado,aparelhado.

Verbo

jazer sob uma necessidade;estar fadado,estar destinado,estar condenado;não poder deixar de;não ter direito à escolha,não ter direito à alternativa;estar à mercê de,rodar à mercê da corrente,só ter uma saída,não ter alternativa,ser um jogo da fortuna,ficar contra a parede,ficar encurralado,não ter querer,ser fado de alguém,ter de cumprir o seu fadário,não depender de vontade humana,não depender do alvedrio de ninguém,ser por Deus que;passar,querer Deus que,querer o céu que,querer a sortem que,querer o destino que;ficar-se com Deus,demitir de si a vontade;entregar-se,abandonar-se,submeter-se,curvar-se,resignar-se,obedecer à lei do destino;entregar-se nas mãos de Deus,não haver apelo nem agravo;deixar rolar,deixar correr o marfim;destinar,fadar,sentenciar,condenar,predeterminar,predestinar,reservar,preparar,obrigar,arrastar,compulsar,compelir;tornar-se necessário,implicar,preordenar.

Advérbio

necessariamente e adj.;por necessidade,ex necessitate rei,à força;à fina força,de bom ou mau grado,queira ou não = nolens volens,a todo transe,dê onde der,fatalmente,de qualquer maneira,sem redenção,a todo pulso,custe o que custar,de qualquer modo,a todo custo,a todo preço,por qualquer preço,velim,nolim = por bem ou por mal,haja o que houver,quer queira quer não,de boa ou má vontade,incondicionalmente;sem reserva,sem restrição;na falta de outro melhor,em todo o caso,apesar de tudo,per fas et nefas,a martelo,corram as coisas como correrem,seja qual for o resultado,como não há outro remédio,se necessário for que,por mal,por providência divina.

Provérbio

O homem põe e Deus dispõe;Nil medium est.

Interjeição

que remédio!.

Frase

Não há remédio;Alea jacta est;>A sorte está lançada;Che sará, sará;O que for, será;Isto é dos livros;Está escrito;Os seus dias estão contados;Fata obstant;Diis aliter visum;Força é que;Permitiu Deus que;Se Deus quiser;Se Deus for servido;Sua sentença está lavrada;Ita diis placuit.

Conjunção

Adversidade

Substantivo

frágoa,mal;infortúnio,desfortúnio,mal-estar,fracasso;tribulação,atribulação,cafife,aperto,apertura,pressa,dificuldades;sorte má,sorte adversa,sorte madrasta;má andança,azar = apolitana (ant.),infelicidade,tumbice (fam.),urucubaca,coita (ant.),caguira,calistismo,desgraça = camarço,desventura,desdita,desfortuna,macaca,ouro da Tolosa;infelicidade perseverante,mal-aventura,ruína,queda,série ininterrupta de acidentes funestos,desgostos,raivinha,contratempos = angustia temporum,baldão,trambolhão,triste fadário,sorte,raio = desgraça,má fortuna,descalabro,mofina,amofinação,mar revolto da vida,inferno sobre a terra,boceta caixa de Pandora,transe,prova,provação,incômodos,asperezas,transtorno,peripécias,revés,viravolta,vicissitude,maldição,rajada,vendaval,tormenta,fardo,premência do tempo,desgraça dos tempos,dia aziago,dies iræ,noite caliginosa;dias nefastos,dias ominosos,dias sombrios,dias difíceis;ano hebdomático,ano bissexto,ano caliginoso;hora infortunada,horas minguadas;vento marulheiro,vento ponteiro,vento repugnante,vento contrário;vento da desgraça,contravento,pé de vento,furacão,aflição;cuidados;tropelias,capricho da sorte;revés da fortuna,mal-aventura,maus dias,infortuna;acidente,desastre,sinistro,calamidade,fatalidade,catástrofe,casualidade,fatalismo;cruz;queda,baque,ruína;o empalidecer da estrela de alguém,o declinar da estrela de alguém,o desmaiar da estrela de alguém,desmoronamento,soçobro,destruição;vicissitudes humanas,hora amarga do ostracismo,linha sinistra,ostracismo,petalismo;Ícaro,Faetonte,Sísifo,mofino,náufrago,calisto,panema,sacomão (ant.),vítima,mão de finado,tumba,sombra negra,asa negra.

Adjetivo

adverso,infortunado,desgraçado,funesto,prejudicial;em cuja pele ninguém quer estar,desditoso,desditado,desremediado;digno de melhor sorte,digno de melhor situação;desvalido,impróspero,desventurado,mal-afortunado,mal-andante,malditoso,malnascido,malventuroso,mal-aventurado,malfadado,astroso = que nasceu sob a influência de mau astro,desditoso,infortunoso,desafortunado,caipora,infeliz,coitado,pobre;fadado à desventura,perseguido pela fortuna;brumal,deplorável,miserando,ruinoso,calamitoso,malpropício,aziago,mofinento,nefasto,adverso,caliginoso,negregoso,negro,atro,desastroso,desastrado,cruel,infando,cheio de azar,azarento,caipora,desumano,danoso,sinistro,ominoso,obnóxio,infausto,mofento,atroz,angustioso,premente,tetro,sombrio,triste,proceloso,tempestuoso,amargo,miserando,trevoso,tenebroso.

Verbo

estar mal,ser (desgraçado e adj.);encontrar dias sombrios,lutar contra as fatalidades do destino,andar aos baldões,viver dias calamitosos,não prosperar;nadar em seco,remar contra a maré,ir pela ladeira abaixo,dar uma queda,decair;estar em decadência,entrar em decadência;passar da opulência à desgraça,vergar-se ao peso da desgraça,declinar,baquear,encaiporar-se,ter conhecido dias melhores,andar com pouca sorte,ser de pouca sorte,correr mal a sorte a alguém,dizer mal a dita a alguém,não soprarem bons ventos a alguém,por um modo favorável,comer terra,desempoleirar-se,nascer em má hora,perder o valimento e a influência,ter caveira de burro,dar mau grado à fortuna = maldizer a sorte;ter nascido com mau fado,ter nascido sob estrela funesta;não passar da cepa torta,desmaiar a estrela a alguém,ser um dia de juízo;começar uma série de infelicidades,trocar-se o claro dia em noite escura,cair a maldição em casa de alguém,desandar,bater a adversidade à porta,mostrar-se adversa a fortuna,infortunar,desventurar,desgraçar,coitar,malfadar,vaticinar mau fado,mau destino,destinar para a desgraça,escapar da mosca e ser comido da aranha,dizer mal à sua vida,encaiporar,encalistar.

Advérbio

adversamente % adj,às más horas,de mal a pior,num amargo furor contra a sorte;na hora amarga do ostracismo.

Provérbio

Nos trabalhos se veem os amigos;No aperto e no perigo se conhece o amigo;Nem preso nem cativo têm amigo;Amicus certus in re incerta cernitur;Tempora si fuerint nubila solus eris;De grande subida, grande caída;Quanto maior a altura, maior a queda;Não quero estar na sua pele;Quem em mais alto nada, mais presto se afoga.

Interjeição

Frase

Sua estrela começa a empalidecer;Sua sorte está lavrada;Seus dias estão avaramente contados;Sic transit gloria mundi;Tantas vezes vai o cântaro à fonte que lá fica;Tant va la cruche à l’eau qui à la fin elle se casse;(Lei de Murphy) Se algo pode dar errado, certamente dará;O pão sempre cai com a manteiga para baixo;Nuvem caliginosa empana o brilho de sua estrela.

Conjunção