Sua língua na Internet

 

(sur.pre.sa)

[ê]

sf.

1. Ação ou resultado de surpreender(-se): "Dá a surpresa de ser./ É alta, de um louro escuro." (Fernando Pessoa, Cancioneiro))

2. Aquilo ou aquele que surpreende: Ela foi a surpresa da noite

3. Presente oferecido sem que o destinatário soubesse que ia recebê-lo ou qual seria seu conteúdo: Preparamos-lhe uma surpresa.

4. Fato que ocorre de maneira imprevista; sobressalto

5. Espanto provocado pelo acontecimento de algo inesperado: A chegada ela foi uma surpresa para todos.

[F.: Do fr. surprise.]


De surpresa
1 Inesperadamente.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Ceticismo

Substantivo

descrença,desesperança,desapontamento,decepção,estranheza,surpresa,desengano,escarmento,escarmenta,malogro,desilusão,desenlevo,esperanças crestadas,frustração,golpe;decepção amarga,decepção triste,decepção dolorosa,decepção cruel;desaire,transtorno,revés da fortuna,contravento,realidade sinistra,incidente inesperado,lição dura da experiência,esperança vã e falsa ilusão,expectativa ilusória,cálculo errado;tempestade num copo d’água,parto da montanha,muita bulha e nada entre dois pratos;riso forçado,riso contrafeito,riso amarelo (insucesso).

Adjetivo

desesperançado,descrente,desapontado,vendido = desconcertado,contrafeito,malgradado,banzado,embatucado,passado,engasgado,perturbado,alterado,desorientado,desnorteado,destrambelhado,atordoado,assombrado,espantado,surpreso,rescaldado,escaldado,que apanhou escaldadela.

Verbo

ficar (desapontado e adj.);ficar com cara de bobo,ficar boquiaberto;ter o riso amarelo,aprender à sua custa,escarmentar-se,levar uma lição à custa própria;ficar corrido,ficar baço,ficar embatucado com um desengano,ficar com cara à banda,ficar com a cara ao lado,ficar de nariz torcido,ficar a ver navios,ficar com um palmo de cara,ficar aquém da água,ficar com cara de quem chupou limão,ficar com nariz de palmo e meio,ficar a chupar o dedo,ficar às domingas;perder as estribeiras,cair das nuvens,safar-se com o rabo entre as pernas,morder os beiços,dar com as ventas num sendeiro;ver por um canudo,ver por um óculo;pensar que se benze e quebrar o nariz,cair a alma de alguém aos pés,andar de orelhas caídas,ficar cheirando torcida;ficar pintado;ter uma decepção,sofrer uma decepção;desapontar,cortar o voo às esperanças,desesperançar,tirar a esperança de,desesperar,desenganar,desiludir,deixar com um palmo de nariz,desenlevar,frustrar,decepcionar,deixar às escuras,deixar às boas noites,causar desapontamento a,estalar a castanha na boca a alguém;destruir as esperanças de alguém,ceifar as esperanças de alguém,desmentir as esperanças de alguém,crestar as esperanças de alguém,esboroar as esperanças de alguém,derrotar as esperanças de alguém,derrotar a expectativa de alguém;desconcertar,desorientar;mentir,não corresponder às esperanças de;falhar,desfazer em triste desilusão,esmagar sob o peso da realidade.

Advérbio

desapontadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

surriada!.

Frase

A montanha pariu um rato. Nascitur ridiculus mus. Parturient montes;Diis alitur visum. Stupor omnes difixit = o espanto deixou todos imóveis. Lá se foi tudo quanto Marta fiou. Saiu-lhe a porca mal capada.

Conjunção

Acaso

Substantivo

obra do acaso,fortuitidade;sorte,destino;felicidade,ventura;impremeditação;atecnia;casualidade,fatalidade,aleatoriedade,inopino,serendipidade;especulação,aventura,sucesso,imprevisto,jogo de azar,tiro cego,salto nas trevas,nabos em saco (incerteza);surpresa,susto,coisa imprevista,lance de dados,jogo = batota,patota,trapaça,tribofe,maço,sorteio,sortilégio,sorte,sorte grande,carambolim,azar,sortes Virgilianae,branco ou preto,armadilhas,coroa ou cabeça,trinta e um,aposta,roleta,dados,rifa,loteria,sorteio,tômbola,batoteiro,patinho,pato,patoteiro,peru,sapo,pexote,jogador,aventureiro.

Adjetivo

fortuito e;casual,eventual,aleatório,randômico,ocasional,adventício,ventureiro,inopinado,sorteado e v.;acidental,impremeditado;imprevisto,imprevisível,aventureiro,entrelopo;indiscriminado,promíscuo,sem desígnio,vagabundo,possível.

Verbo

acontecer;correr o risco (possibilidade);lançar para cima;deitar sortes,apostar,tirar sortes,sortear,rifar,lotar,lançar sortes,tirar à sorte,deixar ao acaso,confiar no acaso,tentar fortuna,tentar a sorte,fiar-se,aventurar-se,malparar,arriscar-se;expor-se à sorte,à boa ou má fortuna;jogar,pescar,arriscar,arriscar-se,especular,experimentar a fortuna,jogar na loteria;andar às tontas,andar ao acaso;vagar,vaguear,vaguejar,proceder sobre bases incertas,comprar nabos em saco,expor à sorte,tombolar;caber,tocar.

Advérbio

casualmente e adj. por engano;por acaso,por sorte,de surpresa;de inopino;en passant,a propósito,incidentemente,por erro,a esmo,a granel,a monte,a montão,ao acaso,à toa,à ventura,a Deus e à ventura,à sorte,sem escolha,sem destino,sem premeditação,sem preferência,ao Deus dará,à faca,às tontas,à procura de sensações.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Advérbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Provérbio

Interjeição

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjunção