Sua língua na Internet

 
v. tr. || (med.) entorpecer, adormecer, causar estupefação a. || (Fig.) Causar grande pasmo, grande assombro a; tornar atônito de surpresa: Aquele acontecimento inesperado estupeficou-me. F. lat. Stupefacere.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Advérbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Provérbio

Interjeição

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjunção

Insensibilidade

Substantivo

inércia,vis inertiæ,tibieza,impassibilidade,inapetência,indiferentismo,apatia,ataraxia,marasmo,aridez;indiferença,frieza,fleuma,frialdade,ânimo imperturbável,embotamento,hebetação,aparvalhamento,bestialização,obtusão;sangue frio,gelo,calma,sossego,frescura,pachorra,inalterabilidade,estoicidade,estoicismo,quietismo,imperturbabilidade;nonchalance,displicência,descaso,desinteresse,menosprezo,subestimação,desdém,inação,inércia,supinidade,desapego (indiferença);lassidão,indolência,lassitude,calejamento,calosidade;coração de pedra,coração de neve,coração de bronze,coração de mármore;cara de pau,coração impenetrável;mármore,diamante;torpor,modorra,tibieza,obstupefação,abatimento,acídia,morbidez,desfalecimento,frouxidão,ignávia,quebranto,lombeira,lomba,letargo,letargia,inconsciência,desconsciência,coma,transe de morte,sono;paralisia;langor,languor,languidez,prostração,quebranto,entorpecimento,sonolência,soneira,amortecimento,narcose,narcotismo,anestesia;analgia,analgesia;analgésico,clorofórmio;neutralidade,quietismo,faquirismo.

Adjetivo

insensível,frio,glacial,gélido,morto,inconsciente,impassível,insusce(p)tível,imperturbável,estoico,inabalável,enxuto,marasmódico,cego,surdo,fechado,impérvio,inimpressionável,inexorável,inabalável,inflexível,pétreo,brônzeo,êneo,marmóreo;apático,fleumático,leucofleumático,indiferente,vegetante,entorpecido,,nevado,gelado,de sangue frio,abatido,bestializado e v.;obtuso,inerte,indolente,vegetativo,inativo,pachorrento;lânguido,manso,comatoso,anestésico;paralítico,aletargado,árido,resfriado,seco,frouxo,tíbio,friacho,descoroçoado,desanimado;imóvel,estático,negligente,desinteressado,desinteresseiro,inatento;relaxado;desfervoroso,desapaixonado,desbriado,cínico;caloso,calejado,casca-dura,habituado,cascudo,paquiderme,paquidermático,fragueiro,endurecido,blindado,imperturbável;inambicioso.

Verbo

ser insensível e adj.;brilhar pela insensibilidade,não se doer de sua dor,não sentir emoção,vegetar,ter couro de rinoceronte,ficar fresco,ter goela de pato;ter coração de mármore,ter coração de gelo,ter coração de neve;revelar insensibilidade,fazer ofício de corpo presente,não se importar com,não fazer caso de,não se ralar,ficar como uma pedra,não estar nem aí,não dar a mínima,estar se lixando para,chorar por um olho só nil,admirari,não ligar importância;apachorrar-se,negligenciar;fazer ouvidos moucos,despegar-se de,languir,languescer,desinteressar-se;tornar insensível e adj.;insensibilizar,calejar,curtir,aguerrir,anestesiar,narcotizar,cloroformizar,embebedar,petrificar,ossificar,embotar,adormecer,embrutecer,apatizar,estupeficar,bestializar,brutalizar,brutificar,marasmar,hebetar,obtundir,entorpecer,entibiar,arrefecer,paralisar (insensibilidade física);amortecer,amortizar,atordoar,gelar,obcecar,dessecar,habituar,familiarizar,acostumar,marmorizar,endurecer,endurentar,encourar,encouraçar,cauterizar,empedernir,empedernecer,desenternecer,petrificar,encascar,encrostar,tornar-se insensível,obdurar-se,rebotar-se,estatuificar-se.

Advérbio

insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção