Sua língua na Internet

 

(as.som.brar)

v.

1. Causar ou sentir espanto, medo, assombro; ESPANTAR; ASSUSTAR [td. : A notícia assombrou a população.] [int. : Aquela história assombrava.: As autoridades pediam que as pessoas não se assombrassem.]

2. Cobrir(-se) de sombra; fazer sombra; ENSOMBRAR; SOMBREAR [td. : O prisioneiro tentava assombrar os olhos com as mãos.] [int. : Pouco a pouco o dia assombrava -se.]

3. Fazer ficar triste, lúgubre; ENTRISTECER [td. : A triste notícia assombrou a família.]

4. Causar admiração; MARAVILHAR [td. : Os números do mágico assombraram a plateia.] [int. : Os feitos de Madre Teresa foram de assombrar.]

5. Manifestar-se (fantasma, assombração) (em algum lugar). [td. : Fantasmas assombravam as ruínas.] [int. : Na noite sombria, os fantasmas assombravam.]

6. Fazer pouco de; APOUCAR; DESMERECER [td. : A tia sempre tentava assombrar a sobrinha.]

[F.: as -1 + sombra + -ar2. Hom./Par.: assombro (fl.), assombro (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Obscuridade

Substantivo

desclaridade,tenebricosidade,obscuração,obscurecimento,obumbração,escuridão,negrume,negridão,negrura,negregura,negror,noite,sombra,caligem,cerração,bulcão,trevas,trevas cimérias,escureza,escuridade,o tétrico da escuridão,véu,manto,falta de luz,ciografia,eclipse,acumulação de nuvens,novilúnio,abicheiro.

Adjetivo

escuro,túrbido,falto de luz,lúgubre,tétrico,sombrio,soturno,assombradiço,obscuro,tenebricoso,negro,preto,tetro,negregoso,tenebroso,trevoso,envolto em reva,enevoado,noctígeno e v.;nublado,lôbrego,cerrado,espesso,fechado,desalumiado,caliginoso,nubloso,umbrátil,umbrático,lúrido (poét.),noturnal,nocticolor,noturno,lucífugo,notívago,sonâmbulo,escuro como breu,nevoento,nevoso,umbroso,umbrífero,opaco,apagado,assombrado e v.;novilunar,cimério (poét.),acampto,cerrado,deslapidado.

Verbo

estar (escuro e adj.);estar de carrancas,absorver a luz;assombrar,ensombrar,enturvar,sombrejar,sombrear,abrumar,obscurecer,escurecer,escurentar (ant.),velar,negrejar,entardecer (o dia),toldar,turvar,turvejar,eclipsar,obumbrar,anoitecer,enoitar,enoitecer,fazer sombra,entrevecer,entrenebrecer,enegrecer,denegrir,abacinar;extinguir-se,apagar a luz;deluzir-se,emborrascar,encarrancar-se,entrenublar-se,encapotar-se,nevoar-se,nublar,enfuscar,entroviscar-se,enevoar,enublar,anuviar.

Advérbio

escuramente e às escuras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sombra

Substantivo

toldo (cobertura),guarda-chuva,guarda-sol,sombreiro,sombrinha,barraca,cortina,árvore,abajur,guarda-vista,bandeira de candeeiro,cortinado,nuvem,névoa,nevoeiro;insufilme;óculos de sol;pala,parassol;sombra fresca,protetora;umbria.

Adjetivo

sombrio,sombroso,umbroso,umbrático,umbrífero,umbrátil,enevoado,nevoento,nevoado,brumoso,brumal,nebuloso,anuviado,nuvioso,nubloso,nubiloso,nublado,umbrícola,copado,frondoso,turvo,túrbido.

Verbo

sombrear,sombrejar,lançar sombra,cerrar cortina,cortinar,enuvear,encobrir,assombrear,assombrar,projetar sombra;estender-se,cair a sombra,colgar a sombra;anuviar,nevoar,toldar,turvar,turbar,turvejar,enublar,obscurecer,enevoar,velar,embruscar,ensombrar,escurecer,nevoentar,empanar,embaciar,acidentar de fortes sombras.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Medo

Substantivo

pânico,pavor,terror,temor,receio;covardia,paúra,apavoramento. acovardamento;desprimor,apreensão,cagaço,timidez,curteza,desconfiança,solicitude,ansiedade,hesitação (irresolução);pusilanimidade,fobia,pirofobia,claustrofobia,nosofobia,quimofobia,agorafobia,astrofobia,topofobia,nictofobia,suspeita,escrúpulo,mal-estar,nervosidade,nervosismo,nervoso,intranquilidade,desassossego,tremor,tremeliques,estremeção,palpitação,maleita,arrepios,suores frios,calafrio,horripilação,tiritar de queixos (frio);bater de dentes,frendor,sobressalto,alvoroto,alvoroço,inquietação,freima,desmaio,espanto,espavento,consternação,susto,assombramento,horror,intimidação,atemorizamento,terrorismo,reinado do pavor,alarma,gritaria (indicação de perigo);ecfonema;(objeto de medo): fantasma,trasgo,aparição,assombração,avantesma,abantesma,sombra,espectro,espantalho,enxalmo,paspalho,visão fantasmagórica,visonha,duende (demônio);alma,espírito,manes,alma penada,alma do outro mundo,macabra,pesadelo,íncubo,dandão,espectro de pesadelo,bicho de sete cabeças,manticora,mula sem cabeça,Gorgonas,monstro,caipora,bicharoco (fam.),bruxa,saci-pererê,papagente,papão,papa-meninos,tutu,zumbi,cara patibular,coca,lobisomem,conde andeiro,pavorosa,topófago;ogro,vampiro,lobisomem,morto-vivo.

Adjetivo

tímido,fraco,imbele,medroso,pávido,temeroso,timorato,pusilânime,covarde,meticuloso,solícito,receoso,nervoso,suspeitoso,prevenido,acanhado,levantadiço,convulso,trépido = trepidante = tremuloso,trêmulo,espantadiço,apreensivo,inquieto,arisco = tarasco,desconfiado,difidente,intranquilo,ressabiado,assustado,assustadiço,branco como um lençol,pálido como a morte;retransido,transido,perdido,entorpecido de medo;horrorizado,contérrito,frio de espanto,petrificado e v.;apavorado,aterrorizado,estarrecido,aterrado,imóvel,tremelicoso,sobressaltado,tremebundo,arrebatado pelo terror,espavorido,alarmante,assustoso,assustador,inquietador,intranquilizador,desassossegador,formidável,formidoloso,formidando,tremendo,horrendo,torvo,sinistro,macabro,hediondo,lúgubre,sanhoso,sanhudo,lôbrego,arrepiante,temível,temerário,perigoso;terrível,larval,soturno,inominável,inqualificável,indescritível,horrífero,horrífico,hórrido,horríssono,horripilante,horroroso,pavoroso,dantesco,medonho,tétrico,temeroso,terríssono,mortífero,negro,atro,trevoso,patibular,tetro,tenebroso,metuendo (poét.),apavorante,negregoso,subversivo,suspeito,terrificante,ameaçador.

Verbo

temer,ter medo e subst.;recear,inquietar-se,açorar-se,respeitar,desconfiar (descrer);não se animar a,não se atrever,quebrar-se o coração a alguém;perturbar-se,pelar-se de medo,ter amor à pele,ficar perplexo diante do perigo,gelar,congelar-se de medo,tremelicar,tremelear,chumbar os pés ao chão,desmaiar,assustar-se;não saber lutar,não ser homem de peleja,não ter a virtude do valor,atrigar-se,perturbar-se,pelar-se de medo,gelar o sangue nas veias,arrepiarem-se os cabelos,ficar petrificado,cair o coração aos pés,ter a fala gelada na garganta,badalejar,empalidecer,mudar de cor,ficar sem uma pinga de sangue,enfiar de susto,porem-se os cabelos em pé,tremer como varas verdes,trepidar,acovardar-se;desfalecer,provocar apreensões;meter medo;pôr em alarma,alvorotar,alvoroçar,sobressaltar,sobressaltear,espaventar,assarapantar,assustar,torvar de susto,de medo,aterrar,aterrorizar,consternar,açorar,atemorizar,intimidar = apoucar,terrificar,estarrecer,apavorar,amedrontar,fazer tremer a barba a alguém,dirigir ameaças,fazer tremer os queixos a alguém,assombrar,espavorir,espavorecer,espavorizar,despavorir,abater o ânimo,causar terror,fazer barba medrosa,petrificar,arrepiar,horrorizar,horripilar,ameaçar;tirar,quebrantar o ânimo;abater,desanimar,quebrar o coração de medo.

Advérbio

in terrorem,timidamente,amedrontadamente,com o credo na boca,em sobressalto,com a voz presa que exprime o pavor supremo.

Provérbio

Interjeição

ânimo!,coragem!,sus!,eia!.

Frase

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção

Ameaça

Substantivo

intimidação,ameaçamento,arremesso,desafio;intimidação,paresta,ronco,bravata;cominação,fulminação (maldição);amago;nuvens densas e opacas no horizonte;gestos agressivos,bramido,rosnar,rosnadela,truces oculi = olhares ameaçadores.

Adjetivo

ameaçador,ameaçante,intimidante,intimidador,intimidativo,minacíssimo,minaz (poét.),trágico,sinistro,fatídico,abusivo,cominatório,cominativo,in terrorem (= em pânico) = para assustar,ominoso,desafiador.

Verbo

ameaçar,cominar,intimidar,constituir perene ameaça,pairar,adejar,esvoaçar,trazer no bojo,rosnar,latir,ladrar,arreganhar os dentes,ameaçar com a excomunhão,arremangar = arregaçar as mangas,arreminar-se,pôr um punhal ao peito de,desafiar;ir às do cabo,falar grosso,caretear,fazer caretas,dar por paus e por pedras,jurar pela pele a alguém;prometer palmada,prometer pancada,prometer porrada (pleb.),jurar desforra;assustar,amedrontar,assombrar,atemorizar,agitar o pulso,sacudir o pulso;trovejar,fulminar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

væ victis! = ai dos vencidos! (teria sido dito pelo rei Breno dos gauleses ao vencer os romanos em Ália),anda!,anda lá!,livra-te de!.

Frase

Olha que te conto uma história!,Vê que estás à mão de semear!,Ele me pagará!,Você me paga!,Você não perde por esperar,Ele não perde por esperar!,Vai ter troco!.

Conjunção

Difamação

Substantivo

detração,detratação,infamação,apedrejamento,ultraje,vitupério,depreciação,denegrimento,aviltamento,enxovalho,rabecada,maldizer,maledicência,dicacidade = mordacidade,desdouro,menoscabo;ladrado (fig.),latido (fig.),ladrido (fig.),grossaria,múrmur (p. us. fig.),murmuração (fig.),vilta,mordedura (fig.),mordedela,injúria,assacadilha,calúnia,aleivosia,insídia,aleive,pasquinada,desgabo,ferroadas traiçoeiras (fig.),agressividade,scandalum magnatum = escândalo dos poderosos (texto difamatório),sicofantismo;a serpente da calúnia,a(s) arma(s) da calúnia;personalidade,libelo,pasquim,panfleto infamante,carta anônima,mofina,verrina,anonimato,as bocas da maledicência,chronique scandaleuse = crônica de escândalos,pedra de escândalo;campanha de ódio,campanha de despeito,campanha de descrédito;o mal que dizem de;língua proterva,língua viperina,língua dos maldizentes,língua os caluniadores,língua dos contumeliosos;soalheiro,spretæ injuria formæ,detrator;criticismo (reprovação);tesourada.

Adjetivo

maldizente,deslinguado,malédico,detrator,falador,difamador,malfalante,assacador,deslustrador e v.;maledicente,calunioso,infamante,infamatório,invejoso,aleivoso,contumelioso,sabichoso,injurioso,injuriante,insultuoso,ofensivo,afrontoso,deprimente,depreciativo,vexaminoso,praguento,sarcástico,vilipendioso,mordente,verrinário,sardônico,que não poupa a ninguém,satírico,mordaz = dicaz,picante,ultrajante,ultrajoso,cínico,pechoso,vipéreo,viperino,caluniado e adj.;asseteado pelas más línguas.

Verbo

ser (maldizente e adj.);ser tão maldizente que nem a si poupa,não ter senão língua,ser catana,ser uma língua afiada,detrair,detrair da honra alheia,demolir reputação,dizer mal de,desgabar,deslouvar;ser capaz de pôr alguém na cadeia e jogar a chave fora (pop.),vilipendiar,viltar,aviltar,ultrajar,vilificar,infamar,denegrir,baratear,dedecorar,assombrar,zegoniar,enlamear,enegrecer,enodoar,enlodar,conspurcar,marear,enxovalhar,sujar;emboldriar (pop.),menoscabar,malsinar,beliscar a honra alheia,fradejar;forjar as mais revoltantes mentiras,tecer as mais revoltantes mentiras,abater,amesquinhar,ananicar,ferretear,estigmatizar;almagrar alguém por ladrão,almagrar alguém por mentiroso;prejudicar,caluniar,assisar,desacreditar,derrear,levantar falso testemunho,fantasiar calúnia,levar para a lama;malferir,desfazer,abocanhar,malfazer a reputação;catanear,assacar tudo contra;poluir,macular,desdourar,desluzir,deslustrar;levantar calúnias,ladrar calúnias;assestar as armas da calúnia contra,cravar os dentes envenenados;pôr por terra,pôr por postas;aluir o crédito,aluir a reputação;imputar,morder na pele de,cortar a casaca,arrastar pela rua da amargura,vituperar,atassalhar,difamar,aguarentar,ofender a reputação de,desferir os mais rudes golpes contra a honra de,pôr a boca a,desmanchar-se em,desfazer-se em,fazer alguém em pedaços,denegrecer,pasquinar;pôr alguém à ou pela rasa;morder,criticar com azedume,assacar aleives,assetear;dizer horrores de,dizer raios e coriscos de;não poupar ninguém;impor infâmias,impor falso testemunho;dar pábulo à maledicência invejosa,tesourar,tosar,dizer de alguém o que Mafoma não disse do toucinho;dizer cobras e lagartos,dizer sapos e saramantigas de alguém;tocar rabeca,desconceituar,arrastar alguém pela lama,atar alguém ao pelourinho da maledicência;pôr alguém raso,pôr alguém mais raso que a lama;atirar a alguém um punhado de lama apanhada das sarjetas (desrespeito);anatematizar;jogar a reputação de alguém na lama;mergulhar a pena em fel,mergulhar a pena na lama;curtir a pele a alguém,afiar a língua para,dizer mal da vida alheia,insimular,falar em desabono de alguém,fazer má ausência de,murmurar,cuspir na honra de,atirar alguém às bocas da calúnia,pôr a resina no arco,pôr alguém de rastos,ser (caluniado e adj.);ser morgado da maledicência,dar resina a alguém,ser assaltado pela maledicência invejosa;andar na berlinda,ficar na berlinda,ficar na rua da amargura;servir de pábulo à maledicência,ser o prato do dia.

Advérbio

Provérbio

Pela boca morre o peixe;Com a mão em teu seio, não dirás do fado alheio.

Interjeição

Frase

Conjunção