Sua língua na Internet

 

(a.noi.te.cer)

v.

1. Fazer-se noite, terminar o dia; começar a noite. [int. : Anoiteceu cedo.]

2. Encontrar-se em algum lugar ou em certo estado quando a noite chega [ta. : O grupo anoiteceu no hotel.] [int. : Bebeu tanto que nem se lembrava onde anoitecera.] [tp. : Pegou chuva e anoiteceu febril.]

3. Fig. Fazer ficar escuro, sombrio, como noite; ESCURECER [td. : O eclipse anoiteceu a face da terra.]


sm.

4. O início, o cair da noite

[V. impess. na acp. 1.]

[F.: a -2 + noite + - ecer.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Meia-luz

Substantivo

claridade mediana,obscuridade,névoa,claridade frouxa,vislumbre,penumbra,embaciamento,desmaio,escuridão,palidez (cor leve),empanamento,demi-jour,eclipse parcial;luz baça,luz frouxa,luz >bruxuleante,luz >mortiça,luz duvidosa;nebulosidade,nuvem,meia-tinta,sombra,aurora,alva,primeiro alvor da manhã,fusque-fusque,lusco-fusco,claro-escuro;crepúsculo da manhã,crepúsculo da tarde;o cair das trevas,anticrepúsculo,anoitecer,sonoite,boca da noite,hora duvidosa entre a claridade e as trevas,luar,fosforescência,clarão,raios da lua;luz de vela,luz de candeia,luz das estrelas;luz coada através dos vidros de claraboia,bruxa;antolhos,helioscópio,pantalha,quebra-luz,lucivelo,abajur,sombra,guarda-vista,bandeira dos candeeiros,veneziana,persiana,empanada,sombreira,estore,tabuinhas.

Adjetivo

triste,sombrio,incerto,duvidoso,dúbio,baço,opaco,búzio,sem brilho,vítreo,vidrado,embaciado,penumbroso,morno,brusco,frouxo,tênue,débil,desmaiado e v.;vidroso,vidrento,descorado,pálido,fraco,agonizante,morrediço,trêmulo,tremulante,mortiço,semimorto,amortecido;tristonho,confuso,ferrugíneo,fosco,incolor,escuro,carregado,sombreado,brumal,nubloso,nublado,enevoado,soturno,plúmbeo,nimboso,brumoso (opaco),obnubilado,anticrepuscular,crepuscular,desvidrado,irradioso,carregado,claro-escuro,fuscalvo,luarento,enluarado.

Verbo

ser (baço e adj.);alumiar frouxamente;desfalecer,bruxulear,vislumbrar,oscilar,tremular,lampadejar,tremer,tremulinar,lucitremer,tremeluzir,tremebrilhar,entreluzir,lucilar,pirilampear,fosforear,fosforejar,fosforescer,vagalumear,desbotar,amortecer,desmaiar,empalidecer,clarescurecer,descorar,agonizar,amortiçar-se,esmorecer,tornar baço e adj;escurecer,obscurecer,empanar,obumbrar,embaçar,embaciar,marear,envidraçar,vidrar;pestanejar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tarde

Substantivo

noite,declinar do dia;crepúsculo,o cair da noite,sonoite,pôr do sol,nuvens purpúreas,sol-posto,sol poente,arrebol,rosicler,vésper,véspero,véspera,sobretarde,ave-maria;Ângelus,Trindade,o desmaiar do dia,o toque das avemarias,boca da noite,o anoitecer,noitinha,crepúsculo,lusco-fusco,hora entre a claridade e as trevas,meia-luz,happy hour,tarde de rosas,horas do Ângelus,meia-noite,hora zero,corpos celestes.

Adjetivo

vesperal,vespertino,crepuscular,pós-meridiano,noturno,notívago,lucífugo,tenebroso.

Verbo

ir caindo a tarde,pôr-se o sol,morrer o sol,tramontar o sol,caminhar para o ocaso o sol,lançar sobre a terra os seus derradeiros clarões (o sol),estar baixo o dia,entardecer,clarescurecer (neol.),descer o dia;tingir-se de rubro o céu,apagar-se o brilho do poente,anoitar,anoitecer,noitecer,entenebrecer,escurecer,descerem as trevas;ir já alta a noite,cobrir de trevas,constelar,acenderem-se as lâmpadas do firmamento,estrelar,estrelejar,surgir a estrela vespertina,recamar o céu,librar;pestanejar,tremeluzir;admirar-se a beleza dos poentes;cair a noite lenta e povoada de mistérios;argentar,pratear,palhetar de prata,bordar arabescos de prata (a lua).

Advérbio

vespertinamente,noturnamente,tenebrosamente.;ao pôr do sol,ao cair do sol;ao cair das trevas,ao ar pardo,à tarde,ao lusco-fusco,entre o lobo e o cão,à boca da noite,ao anoitecer,às horas do silêncio,sob a luz das estrelas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Nem um ponto de luz piscava na amplidão;De noite, à candeia, a burra parece donzela;De noite todos os gatos são pardos.

Conjunção

Obscuridade

Substantivo

desclaridade,tenebricosidade,obscuração,obscurecimento,obumbração,escuridão,negrume,negridão,negrura,negregura,negror,noite,sombra,caligem,cerração,bulcão,trevas,trevas cimérias,escureza,escuridade,o tétrico da escuridão,véu,manto,falta de luz,ciografia,eclipse,acumulação de nuvens,novilúnio,abicheiro.

Adjetivo

escuro,túrbido,falto de luz,lúgubre,tétrico,sombrio,soturno,assombradiço,obscuro,tenebricoso,negro,preto,tetro,negregoso,tenebroso,trevoso,envolto em reva,enevoado,noctígeno e v.;nublado,lôbrego,cerrado,espesso,fechado,desalumiado,caliginoso,nubloso,umbrátil,umbrático,lúrido (poét.),noturnal,nocticolor,noturno,lucífugo,notívago,sonâmbulo,escuro como breu,nevoento,nevoso,umbroso,umbrífero,opaco,apagado,assombrado e v.;novilunar,cimério (poét.),acampto,cerrado,deslapidado.

Verbo

estar (escuro e adj.);estar de carrancas,absorver a luz;assombrar,ensombrar,enturvar,sombrejar,sombrear,abrumar,obscurecer,escurecer,escurentar (ant.),velar,negrejar,entardecer (o dia),toldar,turvar,turvejar,eclipsar,obumbrar,anoitecer,enoitar,enoitecer,fazer sombra,entrevecer,entrenebrecer,enegrecer,denegrir,abacinar;extinguir-se,apagar a luz;deluzir-se,emborrascar,encarrancar-se,entrenublar-se,encapotar-se,nevoar-se,nublar,enfuscar,entroviscar-se,enevoar,enublar,anuviar.

Advérbio

escuramente e às escuras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção